Ver Versão Completa : Velocidade máxima com 4x4 H
Hilux_VV
28/05/2013, 23:25
Pessoal,
Qual a velocidade máxima que posso andar com o 4x4 H engatado? Posso fazer uma viagem com o 4x4 H o tempo todo? Limitação de manobra / giro?
Pergunto porque cada uma fala uma coisa...
Abs
R.Becker
28/05/2013, 23:58
Velocidade máxima não tem...
4x4 h do tipo part-time ligado o tempo todo só em estrada de terra... Não use em asfalto molhado, muito menos em seco..
As manobras ficam mais difíceis pois o raio de giro aumenta bastante devido ao acoplamento do sistema e a grande diferença de rotação das rodas do eixo dianteiro com o traseiro...
É isso.
Velocidade máxima não tem...
4x4 h do tipo part-time ligado o tempo todo só em estrada de terra... Não use em asfalto molhado, muito menos em seco..
As manobras ficam mais difíceis pois o raio de giro aumenta bastante devido ao acoplamento do sistema e a grande diferença de rotação das rodas do eixo dianteiro com o traseiro...
É isso.
Becker, pq não se pode usar em pista molhada, já que há pouca aderência?
Hilux_VV
29/05/2013, 13:17
Pessoal,
Consultei o manual. Na posição 4H não existe nenhuma restrição a velocidade, tipo de pavimento ou limite de giro / manobra. As limitações são restritas a como alternar entre 4H, N e 4L, isto sim deve ser respeitado.
Alem de aumentar a segurança em rodovias com chuva, se formos seguir a orientação no manual de ativar o sistema 4x4 pelo menos por 16km ao mes tendo tendo que procurar situações de baixa aderência seria complicado.
Isto posto, para cumprir as recomendações do manual, hoje completei os 15 km entre minha residência e meu escritório com o 4H acoplado. Nada de anormal, mas confesso que ao entrar em duas avenidas (curvas 90 graus) o carro ficou "travado". Fora isso, tudo certo, velocidades normais de cidade com pico de 90 - 100 km/h sem nada anormal.
Vou fazer uma consulta à TOYOTA via SAC... Incrível como cada um fala uma coisa, vários sites dizem coisas diferentes, as pessoas tem opiniões diferentes, o manual não é 100% claro... Uma coisa é certa: este fórum é o local perfeito para que todos, inclusive eu, cheguemos às respostas verdadeiramente corretas... Está aberto o debate!
att
Realmente, pra rodar os 16 k por mês, tem que andar em pista seca... a não ser que o cara more numa fazenda!
R.Becker
29/05/2013, 15:51
Becker, pq não se pode usar em pista molhada, já que há pouca aderência?
Pq ainda assim é uma aderência alta... e como no asfalto tu anda mais rápido e em geral por grandes quilometragens, a caixa de transferência fica recebendo muita força por muito tempo... O tempo se encarrega de mostrar os danos..
Isso ja tem págians e págians e mais páginas de discussão por ai. Todo mundo devia ser curioso a ponto de entender a caixa de transferência part-time. Dentro tem uma corrente que liga os dois eixos de transferência. Ela não é flexivel, e não permite compensação, logo toda força é suportada por ela. Com o temo ela desgasta, ou gasta os dentes, e começa a pular dente e fazer estralos.
Não é uma peça que deve ser trocada seguido, logo, quando tem que trocar, é lógico que não é barato.
mas cada um usa como quer, já que é dono. Pobre de gente como eu que compra o carro em geral de segundo dono, rsrsrs
Bruno Furtado
29/05/2013, 17:14
tenho uma tr4 e posso passar para o 4x4 andando até 90km/h e posso andar em asfalto normal com a tração ligada, queria saber como posso usar a tração da Prado? AINDA VOU PEGAR O MANUAL PARA TIRAR AS DUVIDAS.
tenho uma tr4 e posso passar para o 4x4 andando até 90km/h e posso andar em asfalto normal com a tração ligada, queria saber como posso usar a tração da Prado? AINDA VOU PEGAR O MANUAL PARA TIRAR AS DUVIDAS.
Bruno, acredito que a tração da Prado seja integral full-time...
R.Becker
29/05/2013, 17:42
A tr4 possui tração 4x4 com diferencial central... não é do tipo part-time, então pode usar direto....
TCHEIGOR
29/05/2013, 23:11
Pessoal,
Qual a velocidade máxima que posso andar com o 4x4 H engatado? Posso fazer uma viagem com o 4x4 H o tempo todo? Limitação de manobra / giro?
Pergunto porque cada uma fala uma coisa...
Abs
depende tbem de que ano é a camionete
Hilux_VV
30/05/2013, 09:11
depende tbem de que ano é a camionete
13/13... Realmente informação importante!
Hilux_VV
30/05/2013, 09:14
Pessoal,
Consultei a Toyota via SAC, segue a resposta:
Quanto a tração 4x4, informamos que não há um limite de velocidade para utilizar a tração 4x4 na posição H4, porém esta posição deve ser utilizada apenas para dirigir em estradas molhadas, escorregadias, etc e por segurança, nestas condições não é recomendável trafegar em altas velocidades.
O veículo deve ser conduzido com a tração 4x4 durante no mínimo 16 km por mês. Isso assegura a lubrificação de todos os componentes da tração 4x4.
A única observação é que a tração 4x4 deve ser utilizada em pistas que permitam o patinamento. Quanto ao limite, não há nenhuma informação. Observe o tacômetro para evitar que a rotação do motor alcance a faixa vermelha e as condições do terreno em que o veículo esteja trafegando.
Pessoal,
Consultei a Toyota via SAC, segue a resposta:
Quanto a tração 4x4, informamos que não há um limite de velocidade para utilizar a tração 4x4 na posição H4, porém esta posição deve ser utilizada apenas para dirigir em estradas molhadas, escorregadias, etc e por segurança, nestas condições não é recomendável trafegar em altas velocidades.
O veículo deve ser conduzido com a tração 4x4 durante no mínimo 16 km por mês. Isso assegura a lubrificação de todos os componentes da tração 4x4.
A única observação é que a tração 4x4 deve ser utilizada em pistas que permitam o patinamento. Quanto ao limite, não há nenhuma informação. Observe o tacômetro para evitar que a rotação do motor alcance a faixa vermelha e as condições do terreno em que o veículo esteja trafegando.
Ou seja, na chuva, pode arrochar o 4x4 HI.
TCHEIGOR
30/05/2013, 21:28
só tem um porém, a resposta foi meio genérica no início, mas no fim foram categóricos, a pista tem que permitir o patinamento. O asfalto estar molhado não significa que ele permita o escorregamento, vc vai continuar forçando as engenagens sim. Se ocorrer o deslizamento/escorregamento do pneu significa que vc perdeu o atrito estático e está em atrito dinâmico, ou seja sem o total controle. E o veículo tracionado, nas curvas, vai forçar uma das rodas a sair do atrito estático mais do que forçaria sem a tração, ou seja usar 4x4 part time em asfalto molhado é uma falsa sensação de segurança, só pq o volante fica um pouco mais firme (o que comprova que força as engrenagens), mas acaba por fazer com que a perda do atrito estático ocorra mais precocemente do que ocorreria sem a tração estar ligada. Numa situação normal tudo bem, mas numa situação limite vc perde o controle mais cedo. É física. 4x4 part time não é pra asfalto, é pra atoleiro, areia, casaclho ou terreno com pouca tração mesmo. Infelizmente poucos têm a oportunidade de percorrer terrenos assim todo mês, meu sistema de tração é assim tbem e eu lamento, mas não fico forçando ele à toa, só uso quando preciso mesmo. as vezes vou num capo de futebol aqui, de areia e fico rodando tracionado pra lubrificar o conjunto e era isso. E olha que eu queria muito acreditar que era bom usar no asfalto molhado. Paciência, um dia eu chego nas 4x4 full time, que aí sim faz a diferença no asfalto.
abraço!
É isso aí. 4X4 part time só em estradas de terra. Para lubrificar os componentes da tração boto 4x4 com a roda livre em 4X2 toda vez que entro na garagem.
Mantiqueira
30/05/2013, 23:49
só tem um porém, a resposta foi meio genérica no início, mas no fim foram categóricos, a pista tem que permitir o patinamento. O asfalto estar molhado não significa que ele permita o escorregamento, vc vai continuar forçando as engenagens sim. Se ocorrer o deslizamento/escorregamento do pneu significa que vc perdeu o atrito estático e está em atrito dinâmico, ou seja sem o total controle. E o veículo tracionado, nas curvas, vai forçar uma das rodas a sair do atrito estático mais do que forçaria sem a tração, ou seja usar 4x4 part time em asfalto molhado é uma falsa sensação de segurança, só pq o volante fica um pouco mais firme (o que comprova que força as engrenagens), mas acaba por fazer com que a perda do atrito estático ocorra mais precocemente do que ocorreria sem a tração estar ligada. Numa situação normal tudo bem, mas numa situação limite vc perde o controle mais cedo. É física. 4x4 part time não é pra asfalto, é pra atoleiro, areia, casaclho ou terreno com pouca tração mesmo. Infelizmente poucos têm a oportunidade de percorrer terrenos assim todo mês, meu sistema de tração é assim tbem e eu lamento, mas não fico forçando ele à toa, só uso quando preciso mesmo. as vezes vou num capo de futebol aqui, de areia e fico rodando tracionado pra lubrificar o conjunto e era isso. E olha que eu queria muito acreditar que era bom usar no asfalto molhado. Paciência, um dia eu chego nas 4x4 full time, que aí sim faz a diferença no asfalto.
abraço!
Perfeito:palmas:.
Na cidade só uso a tração quando é pra entrar na rua da minha casa e pra entrar na garagem de ré (sem tração, a embreagem começa a queimar).