Ver Versão Completa : Duvidas de um Iniciante, porém infectado pelo virus TOYOTA BANDEIRANTES
Fabiano Louces
28/05/2013, 17:17
Ola...
Moro no interior de São Paulo, e há algum tempo tenho vontade de ter uma Band Curta. Estou quase comprando uma, ano 1980, D.H , freio a disco dianteiros...Porém está e a terceira vez que eu guio um carro a Diesel.
Sentimento como passageiro desta Band que estou fechando negocio:
Parecia que o carro estava deslizando para a direita o tempo todo, porém o barulho do motor é sensacional. Nada de luxo por dentro, muita coisa a se fazer...mas o tempo todo me concentrava no barulho do motor.
Sentimento como motorista:
Embreagem um pouco dura...cometi o erro de ficar o tempo todo controlando a embreagem...
Em relaçao ao freio, achei a diferença para o meu carro de passeio absurda...nao tinha muito a sensação de segurança...talvez se for freio a disco nas quatro rodas dimunia um pouco esta sensação.
Em relação ao cambio, acho que é só uma questao de dias para acostumar.
Não sabia também que tinha que deixar o motor sempre cheio...
Estranhei tambem muito a direção...o tempo de resposta....
Em linhas gerais...tenho muita vontade de ter uma BAND, mas como este vai ser meu unico carro, existe aquela duvida se vou me adaptar rapido.
Abraços...
Ola...
Moro no interior de São Paulo, e há algum tempo tenho vontade de ter uma Band Curta. Estou quase comprando uma, ano 1980, D.H , freio a disco dianteiros...Porém está e a terceira vez que eu guio um carro a Diesel.
Sentimento como passageiro desta Band que estou fechando negocio:
Parecia que o carro estava deslizando para a direita o tempo todo, porém o barulho do motor é sensacional. Nada de luxo por dentro, muita coisa a se fazer...mas o tempo todo me concentrava no barulho do motor.
Sentimento como motorista:
Embreagem um pouco dura...cometi o erro de ficar o tempo todo controlando a embreagem...
Em relaçao ao freio, achei a diferença para o meu carro de passeio absurda...nao tinha muito a sensação de segurança...talvez se for freio a disco nas quatro rodas dimunia um pouco esta sensação.
Em relação ao cambio, acho que é só uma questao de dias para acostumar.
Não sabia também que tinha que deixar o motor sempre cheio...
Estranhei tambem muito a direção...o tempo de resposta....
Em linhas gerais...tenho muita vontade de ter uma BAND, mas como este vai ser meu unico carro, existe aquela duvida se vou me adaptar rapido.
Abraços...
Band é assim mesmo, vc não consegue entender porque gosta tanto, mas gosta e não consegue largar. Qualquer carro de passeio, mesmo "pe de boi" é mais confortável, mas nehum carro de passeio transmite a sensação que o motor da band transmite!!! É irracional e, por isso mesmo, É BOM DEMAIS!!! heheh!
Se vc sonha em ter uma band, tenha então, mesmo que vc se decepcione e venda logo depois, pois, muito pior, é ficar com essa vontade reprimida.
Agora questões técnicas importantes que vc deve conferir antes de comprar:
Considerando o ano da band - 80, em tese, ela deve ter as duas primeiras marchas não sincronizadas e não ter reduzida. Se o atual dono não alterou isso, essa é a configuração original, que não é a mais adequada. Pergunte a ele.
Também questione qual o motor (314, 364, 14b), isso também é importante para avaliar o preço.
Ela está turbinada, com freio a disco, direção hidráulica, ar condicionado? Pelo menos freio a disco dianteiro e DH tem que ter, pois proporciona mais conforto e segurança no trânsito.
Por fim, como vc é novo no ramo, quanto mais nova e atual vc comprar melhor ( com os itens de conforto acima citados), pois não tem ainda experiência e a peregrinação em mecânicos é grande até a band ficar do seu jeito e, como vc não deve conhecer ainda os profissionais mais aptos, a peregrinação será ainda maior.
Em síntese: se puder comprar uma band pronta melhor. Entenda: turbinada, com DH, freio a disco, ar, etc.
abçs e boa sorte.
fabiano r
28/05/2013, 17:47
Meu xará quanto ao freio pode ser melhorado a minha freia mesmo nada q uma revisa daqui a pouco troca do hidrovácuo e reparos do cilindro não resolvam e se vai ser seu único carro me conta se ela tem cambio seco ou sincronizado?? Neste ano deve ser seco igual a minha coisa q me arrependo de não ter pego uma com cambio sincronizado agora é caro p karai p trocar quanto a resposta diesel não tem a mesma resposta q alcool ou gasolina agora uma turbina melhora e muito.. No mais para se adaptar é questão de gosto quem gosta se adapta, eu tenho a minha p uso diário mas a patroa tem outro carro o qual usamos para viagens longas.. Boa sorte!
Fabiano Louces
28/05/2013, 17:54
Demelo, o Cambio é sincronizado, tem reduzida, D.H de omega, freio a disco dianteiros, motor de 608, não é tubinada.
Fabiano, o tempo resposta que eu fiz menção era na direção...rs...
Entao, estou comprando por 20k...achei barato o valor...por isto estou muito inclinado a fechar negocio esta semana mesmo.
Demelo, o Cambio é sincronizado, tem reduzida, D.H de omega, freio a disco dianteiros, motor de 608, não é tubinada.
Fabiano, o tempo resposta que eu fiz menção era na direção...rs...
Entao, estou comprando por 20k...achei barato o valor...por isto estou muito inclinado a fechar negocio esta semana mesmo.
Rapaz,
A lataria tá boa? O preço tá bom demais!! Vc conhece algum mecânico de confiança para olhar a band? O preço normal seria em torno de 30K!!!
Olhe com carinho e boa sorte
Se ela não tiver muito detonada, o valor tá bom. Mas tenha em mente que se vc pretende fazer melhorias como A/C, turbo, bancos, e outros, vai gastar um bom dindin, fora as coisas que terão qie ser feitas numa viatura com + de 30 anos. Esse sintoma da direção pode ser alinhamento, folga. Porvavelmente uma junção de fatores. Procura por band passarinheira que vai achar muitas dicas. Não sei da sua disponibilidade de $$$, mas para utilizar como único carro, procure a mais nova que puder, com dh, 5m e motor 14b ( assunto controverso, a maioria prefere o MB, mas o 14 b é bem melhor KKKK). São mais sociáveis.
Band é um caso de amor ou ódio hahaha. Se vc já foi infectado, não tem jeito. Iniciei com band há três anos, só para ter um lazer sem maiores pretenções, fui equipando, começei a fazer expedições, comprei outra que agora vai ser minha única viatura.
O carro de plástico só fica na garagem e vai ser vendido.
Abs
edcmanhaes
28/05/2013, 18:53
Boa noite a todos. Estou com um dilema parecido com o do Fabiano. Estou vendendo meus 2 carros (um de passeio e um vitara) pra comprar uma band. Alguns me disseram que não é confortável e tal, mas não tá tendo jeito, vou partir pra uma o mais breve possível, quando vejo uma na rua aqui na minha cidade, fico admirando... tenho procurado bastante informações a respeito delas, e cada dia aprendo mais. Espero poder continuar contando com os colegas aqui do fórum para futuras dicas e truques... e já agradecendo por essas dadas neste tópico...
Grande abraço!
Boa noite a todos. Estou com um dilema parecido com o do Fabiano. Estou vendendo meus 2 carros (um de passeio e um vitara) pra comprar uma band. Alguns me disseram que não é confortável e tal, mas não tá tendo jeito, vou partir pra uma o mais breve possível, quando vejo uma na rua aqui na minha cidade, fico admirando... tenho procurado bastante informações a respeito delas, e cada dia aprendo mais. Espero poder continuar contando com os colegas aqui do fórum para futuras dicas e truques... e já agradecendo por essas dadas neste tópico...
Grande abraço!
EDCMANHAES,
Acho que esse é o grande dilema das bands: O CONFORTO!!! o carro é incrível, mas o conforto, mesmo com DH, ar, freio a disco e bancos melhores, deixa a desejar e muito.
Dentro da cidade não se sente muito e dá para levar. Agora, quando vc viaja mais de 200km o bicho pega!!! Fui para a Chapada Diamantina o mês passado (3000km ida e volta) e, ao final, quase vendi a band! e olha que a minha é jipe longo e já tem todos os mimos aí da assinatura.
MAS ..... o amor é grande demais e decidi investir $$$$$$$$$$$$$$$$ um pouquinho mais :screwy:
Só para acabar com a "passarinhada" já foram 2000k e o projeto de molas helicoidais não vai sair por menos de 6000k:screwy::screwy::screwy::screwy:
Então é isso ... "prepare os borsos"!!!
abçs
Francisco Bicalho
28/05/2013, 19:39
Ola...
Moro no interior de São Paulo, e há algum tempo tenho vontade de ter uma Band Curta. Estou quase comprando uma, ano 1980, D.H , freio a disco dianteiros...Porém está e a terceira vez que eu guio um carro a Diesel.
Sentimento como passageiro desta Band que estou fechando negocio:
Parecia que o carro estava deslizando para a direita o tempo todo, porém o barulho do motor é sensacional. Nada de luxo por dentro, muita coisa a se fazer...mas o tempo todo me concentrava no barulho do motor.
Sentimento como motorista:
Embreagem um pouco dura...cometi o erro de ficar o tempo todo controlando a embreagem...
Em relaçao ao freio, achei a diferença para o meu carro de passeio absurda...nao tinha muito a sensação de segurança...talvez se for freio a disco nas quatro rodas dimunia um pouco esta sensação.
Em relação ao cambio, acho que é só uma questao de dias para acostumar.
Não sabia também que tinha que deixar o motor sempre cheio...
Estranhei tambem muito a direção...o tempo de resposta....
Em linhas gerais...tenho muita vontade de ter uma BAND, mas como este vai ser meu unico carro, existe aquela duvida se vou me adaptar rapido.
Abraços...
maravilha, Fabiano, agora, é Bandeirante no singular.
Carlo Pecca
28/05/2013, 19:49
FabianoLouces
Não tenha pressa em comprar! Como já foi dito de preferência as quem tem DH, Cx Sincronizada, Freio a disco( na dianteira e no futuro atras). Motor MB(364) ou 14B dependendo da oferta do preço da Band. Da que vc falou MB314 por 20Km veja documentação e principalmente qual o número do motor inscrito no CRV. Se o cara trocou o motor é não comunicou ao DETRAN, vc irá te dores fortissimas de cabeça para regularizar a documentação. No mais leve sempre que possível um mecânico de confiança. Boa SORTE!!!!
Fabiano
Se resolver comprar a Band revise imediatamente os terminais de direção e na dúvida troque todos. A Toy é sensível a folgas.
Quanto ao estilo "Pinguim" de andar é uma característica delas. Com o tempo vc nem perceberá mais. Já no ítem conforto não espere muito da Band. É um jipe bruto mesmo, embora seja suspeito para falar pois encontro-me irremediavelmente viciado.
DeMelo
:offtopic: Os smiley´s estão fazendo sucesso... rsrsrs.
Abs
fabiano r
28/05/2013, 22:05
Demelo, o Cambio é sincronizado, tem reduzida, D.H de omega, freio a disco dianteiros, motor de 608, não é tubinada.
Fabiano, o tempo resposta que eu fiz menção era na direção...rs...
Entao, estou comprando por 20k...achei barato o valor...por isto estou muito inclinado a fechar negocio esta semana mesmo.
Fabiano p vc ter uma idéia paguei na minha com frete 30k e depois disseo ainda turbinei interculei troquei o hidrovacuo abri o cambio já gastei mais de 5k na brincadeira e ainda tenho q fazer alguns retoques na lataria e o cambio é seco.
Bota uma foto da band p gente ver....
hercilio.neto
28/05/2013, 23:58
Fabiano,
Aqui em Campinas eu recomendo os mecânicos Paulo e Antonio. Eles tem oficina no Jd Satelite Iris, antiga oficina do kumazawa (que agora é só loja e mudou para o Taquaral) e podem te dar uma opinião mais profissional.
Paulo e Antonio são de inteira confiança. Aprenderam o ofício com o Sr. Alceu e com o Sr. Chico Toyota (já falecidos), que eram especialistas em Toyota Bandeirante.
Bandeirante é assim mesmo, na primeira vez que dirige fica-se com a impressão que não vai acostumar. Mas depois não quer largar mais.
Se já está com cambio sincronizado, o preço está muito bom.
Se precisar de alguma coisa, pode contar comigo.
Arthur Alves
30/05/2013, 16:10
Senhores, eu estou mais ou menos no mesmo barco. Acho que fui contaminado por esse vírus da Band, aliás estou babando para ter uma perua longa faz tempo.
Eu sei de tudo o que dizem: é um carro sem conforto, barulhento, sem muita estabilidade etc., mas e dai? A imponência de uma Band no trânsito; não tem um lugar que passe e não chame a atenção. E aquele barulho do motor diesel então, principalmente do 314 e do 364, é indescritível. É um carro bruto, pra motorista de verdade, sem frescura.
Tenho pesquisado ultimamente para comprar uma viatura que me agrade, e dentro de minhas possibilidades financeiras, e vi esta há algum tempo no Webmotors.
Carro Toyota-BANDEIRANTE-TOYOTA BANDEIRANTE 3.7 BJ50LV-B 4X4 CHASSI LONGO DIESEL 2P MANUAL-1991 - Webmotors (http://www.webmotors.com.br/comprar/toyota/bandeirante/3-7-bj50lv-b-4x4-chassi-longo-diesel-2p-manual/2-portas/1990-1991/7080662)
O quê os senhores acham deste veículo? Alguém por acaso conhece este vendedor? E a viatura, pode ser considerada em boas condições e com um preço bom?
Agradeço a todos pela atenção e opiniões são muito bem vindas.
MarcioNatal
30/05/2013, 16:55
Somos todos um bando de malucos:screwy:..... leia abaixo e entenda!!
Trechos retirados de uma reportagem da 4x4 de 2006 e de outras revistas:
"Indestrutível", "sobe até em paredes", "um verdadeiro tanque de guerra". Estas são algumas das frases sempre associadas a um ícone da indústria nacional de veículos fora-de-estrada, que deixou de ser produzido no ano passado: o Toyota Bandeirante.
Apesar disso, até hoje o Bandeirante é conhecido pela sua robustez, durabilidade, valentia e capacidade de se deslocar em terrenos desfavoráveis aos automóveis de passeio. Por isso, é admirado e amado pelos fanáticos por 4x4 e ainda tem um bom valor de revenda no mercado de veículos usados. "Indestrutível", "sobe até em paredes", "um verdadeiro tanque de guerra" são algumas das frases sempre associadas a um ícone da indústria nacional de veículos off-road.
Por isso tudo, o Toyota Bandeirante é um fora-de-estrada fora de linha, mas que nunca foge da briga. Encara qualquer terreno e qualquer concorrente. É pau pra toda hora!
A Toyota Bandeirante foi construído para durar longos anos produzindo lucros para seu proprietário." A frase, que constava do manual do proprietário, não chegou a ser desmentida pelos donos do carro, que tinha fama de poder rodar 1 milhão de quilômetros sem abrir o motor. Seu nome indicava que não havia tempo ruim - e muito menos caminho - que pudesse deter o utilitário.
O Bandeirante impressionava pelo porte maior que o do jipe Willys e pela austeridade de suas linhas. Era força em estado puro.
Certas características, inaceitáveis em outras categorias, não chegam a tirar pontos do Bandeirante. Depois de escalada a cabina e acionado o motor, os ocupantes eram recebidos com "aquela" vibração pelo diesel. A folga na direção vinha de "série", ao contrário do isolamento acústico: passageiros sacolejavam involuntariamente ao ritmo da batida tecno do motor. Mas ninguém podia reclamar. Que não se esperassem mesuras dele: bastava olhar sua cara para entender seu caráter.
Em 1994, o Bandeirante voltou às origens e recebeu um motor Toyota importado, uma evolução em relação ao OM-364, adotado desde o fim da década de 80. Mais potente que o Mercedes-Benz (96 cavalos a 3400 rpm, ante 90 cavalos a 2800 rpm), a mudança não chegou a ser aplaudida por todos os toyoteiros; muitos trocariam de bom grado os 6 cavalos a mais e a maior suavidade de funcionamento pela durabilidade e facilidade de manutenção do velho MB, que contava com o apoio da rede de concessionárias da marca. Isso sem falar no torque abundante em baixa rotação do motor nacional.
Mais de quatro décadas não provocaram mudanças significativas no Bandeirante. O conservadorismo pode ser explicado por sua boa aceitação no mercado - pretendentes chegavam a enfrentar meses de fila. Algumas poucas concessões foram opções de chassis mais longos, além de leves alterações, tanto estéticas como mecânicas. Mas nada que mudasse significativamente o projeto original.
Então volto a dizer: como é que hoje em dia, com tantas opções de carros luxuosos, com tecnologia embarcada, cheio de mimos oferecidos pelos fabricantes, ainda vemos pessoas optando por um veículo duro que nem uma mula, treme que nem um paciente com Parkinson, aerodinâmico que nem uma geladeira, etc, etc, etc.?? ......como disse anteriormente, um bando de loucos!!!
Somos todos loucos, mas muito felizes!! Parabéns a todos nós, os malucos, por essa escolha!! :palmas::palmas:
Um abraço a todos.
Márcio Humberto
Arthur, esta Band já faz um bom tempo que esta anunciada, aparentemente parece muito bonita, alguém conhece o proprietário desta Band p/ esclarecer melhor p/ o nossos futuro companheiro, entre em contato com o comprador se vc tem realmente interesse mas desconfie sempre em SP tem bons Mecanicos e os companheiros lhe orientaram p/ que vc possa levar em deles p/ vc poder tirar todas as duvidas.
junior888
30/05/2013, 17:51
Somos todos um bando de malucos:screwy:..... leia abaixo e entenda!!
Trechos retirados de uma reportagem da 4x4 de 2006 e de outras revistas:
"Indestrutível", "sobe até em paredes", "um verdadeiro tanque de guerra". Estas são algumas das frases sempre associadas a um ícone da indústria nacional de veículos fora-de-estrada, que deixou de ser produzido no ano passado: o Toyota Bandeirante.
Apesar disso, até hoje o Bandeirante é conhecido pela sua robustez, durabilidade, valentia e capacidade de se deslocar em terrenos desfavoráveis aos automóveis de passeio. Por isso, é admirado e amado pelos fanáticos por 4x4 e ainda tem um bom valor de revenda no mercado de veículos usados. "Indestrutível", "sobe até em paredes", "um verdadeiro tanque de guerra" são algumas das frases sempre associadas a um ícone da indústria nacional de veículos off-road.
Por isso tudo, o Toyota Bandeirante é um fora-de-estrada fora de linha, mas que nunca foge da briga. Encara qualquer terreno e qualquer concorrente. É pau pra toda hora!
A Toyota Bandeirante foi construído para durar longos anos produzindo lucros para seu proprietário." A frase, que constava do manual do proprietário, não chegou a ser desmentida pelos donos do carro, que tinha fama de poder rodar 1 milhão de quilômetros sem abrir o motor. Seu nome indicava que não havia tempo ruim - e muito menos caminho - que pudesse deter o utilitário.
O Bandeirante impressionava pelo porte maior que o do jipe Willys e pela austeridade de suas linhas. Era força em estado puro.
Certas características, inaceitáveis em outras categorias, não chegam a tirar pontos do Bandeirante. Depois de escalada a cabina e acionado o motor, os ocupantes eram recebidos com "aquela" vibração pelo diesel. A folga na direção vinha de "série", ao contrário do isolamento acústico: passageiros sacolejavam involuntariamente ao ritmo da batida tecno do motor. Mas ninguém podia reclamar. Que não se esperassem mesuras dele: bastava olhar sua cara para entender seu caráter.
Em 1994, o Bandeirante voltou às origens e recebeu um motor Toyota importado, uma evolução em relação ao OM-364, adotado desde o fim da década de 80. Mais potente que o Mercedes-Benz (96 cavalos a 3400 rpm, ante 90 cavalos a 2800 rpm), a mudança não chegou a ser aplaudida por todos os toyoteiros; muitos trocariam de bom grado os 6 cavalos a mais e a maior suavidade de funcionamento pela durabilidade e facilidade de manutenção do velho MB, que contava com o apoio da rede de concessionárias da marca. Isso sem falar no torque abundante em baixa rotação do motor nacional.
Mais de quatro décadas não provocaram mudanças significativas no Bandeirante. O conservadorismo pode ser explicado por sua boa aceitação no mercado - pretendentes chegavam a enfrentar meses de fila. Algumas poucas concessões foram opções de chassis mais longos, além de leves alterações, tanto estéticas como mecânicas. Mas nada que mudasse significativamente o projeto original.
Então volto a dizer: como é que hoje em dia, com tantas opções de carros luxuosos, com tecnologia embarcada, cheio de mimos oferecidos pelos fabricantes, ainda vemos pessoas optando por um veículo duro que nem uma mula, treme que nem um paciente com Parkinson, aerodinâmico que nem uma geladeira, etc, etc, etc.?? ......como disse anteriormente, um bando de loucos!!!
Somos todos loucos, mas muito felizes!! Parabéns a todos nós, os malucos, por essa escolha!!:palmas::palmas:
Um abraço a todos.
Márcio Humberto
Falou tudo, até me emocionei, hehehehe... somos todos loucos, mas uma loucura saudável
Arthur Alves
30/05/2013, 18:13
Arthur, esta Band já faz um bom tempo que esta anunciada, aparentemente parece muito bonita, alguém conhece o proprietário desta Band p/ esclarecer melhor p/ o nossos futuro companheiro, entre em contato com o comprador se vc tem realmente interesse mas desconfie sempre em SP tem bons Mecanicos e os companheiros lhe orientaram p/ que vc possa levar em deles p/ vc poder tirar todas as duvidas.
Obrigado pela dica Bira, vou ver se dou uma olhada na bichona semana que vem. A Band parece ser conservada e já tem vários acessórios como o guincho, as rodas e os bancos também, que não são baratos. Está com câmbio 4 m e direção hidráulica, mas não tem ar. Acho que só falta dar uma olhada na lata e ver o motor funcionando. O resto, eu vou arrumando com o tempo, porque querer que um carro dessa idade e nesse preço esteja 100%, o dono vai dizer: "quer mamar na vaca também?" hehehehe.
hercilio.neto
30/05/2013, 19:12
Senhores, eu estou mais ou menos no mesmo barco. Acho que fui contaminado por esse vírus da Band, aliás estou babando para ter uma perua longa faz tempo.
Eu sei de tudo o que dizem: é um carro sem conforto, barulhento, sem muita estabilidade etc., mas e dai? A imponência de uma Band no trânsito; não tem um lugar que passe e não chame a atenção. E aquele barulho do motor diesel então, principalmente do 314 e do 364, é indescritível. É um carro bruto, pra motorista de verdade, sem frescura.
Tenho pesquisado ultimamente para comprar uma viatura que me agrade, e dentro de minhas possibilidades financeiras, e vi esta há algum tempo no Webmotors.
Carro Toyota-BANDEIRANTE-TOYOTA BANDEIRANTE 3.7 BJ50LV-B 4X4 CHASSI LONGO DIESEL 2P MANUAL-1991 - Webmotors (http://www.webmotors.com.br/comprar/toyota/bandeirante/3-7-bj50lv-b-4x4-chassi-longo-diesel-2p-manual/2-portas/1990-1991/7080662)
O quê os senhores acham deste veículo? Alguém por acaso conhece este vendedor? E a viatura, pode ser considerada em boas condições e com um preço bom?
Agradeço a todos pela atenção e opiniões são muito bem vindas.
Já faz um tempo que esse jipe está a venda. Talvez o cara seja duro de negócio.
Aparentemente está muito boa, mas com um pouquinho mais você pega um com câmbio de 5 marchas e motor 14B (pra quem gosta).
Ar condicionado é importante, mas dá pra pôr depois. Já um câmbio de 5 marchas é mais difícil.
Arthur Alves
30/05/2013, 19:40
Já faz um tempo que esse jipe está a venda. Talvez o cara seja duro de negócio.
Aparentemente está muito boa, mas com um pouquinho mais você pega um com câmbio de 5 marchas e motor 14B (pra quem gosta).
Ar condicionado é importante, mas dá pra pôr depois. Já um câmbio de 5 marchas é mais difícil.
Pois é Hercílio, você comentou justamente o que eu estava pensando: no câmbio. Será que eu consigo vender o câmbio 4 m depois que colocar o de 5? E a diferença de preço, será que vou ter que desembolsar muito, mesmo contando com o valor do câmbio vendido?
E aproveitando a oportunidade, gostaria de uma opinião sua: Eu sei que é um assunto polêmico, mas porquê você prefere o 14B? Veja bem, não estou perguntando qual é a melhor motorização, mas porque você prefere o 14B.
Já que o tópico trata de dúvidas de iniciantes em band, aproveito para fazer uma pergunta ao amigos toyoteiros:
Como fica a questão das Band X Controlar?
Tempo atrás um conhecido vendeu sua band (Ano 90, MB608) pois segundo ele a Controlar estava acabando com seu bolso ($$$).
Sei que muitos fogem da Controlar transferindo seus veículos para outros municípios, porém, assisti nesta semana uma reportagem na Tv onde dizia que TODOS veículos à DIESEL do ESTADO de São Paulo, serão obrigados à realizar a Controlar (subentendido que independe do município em que o veículo estiver registrado), e que no prazo de até um ano e meio esta medida já estaria em vigor.
Enfim... como amante e entusiasta da gloriosa Band, fica minha dúvida de iniciante, é tão difícil passar a Band na Controlar? Gera muita despesa $$$ deixá-la apta à ser aprovada?
Agradeço.
João
Arthur Alves,
Você que está procurando uma longa, de uma conferida no Rolo4x4, pouco tempo atrás estavam anunciadas 2 (amarelas) belíssimas! Vale dar uma procurada.
[ ]'s
Arthur,
O Eercilio prefere o 364, eu prefiro o 14b hahahaha. Vou tentar aer imparcial. Motor OM 364 ou 314. Extremamente roubusto, baixa rotação, peças baratas e fáceis de encontrar. 14b 250 Kg, mais leve, mais elástico, menos vibração, muito durável e peças fáceis de achar, mas não como os MB, custo de mnt uns 30% maior. Imagina uma Band longa motor 14b 5m turbinada. Uma viatura estradeira por excelência pena que são difíceis de achar
hercilio.neto
30/05/2013, 23:59
Pois é Hercílio, você comentou justamente o que eu estava pensando: no câmbio. Será que eu consigo vender o câmbio 4 m depois que colocar o de 5? E a diferença de preço, será que vou ter que desembolsar muito, mesmo contando com o valor do câmbio vendido?
O cambio de 4 marchas sincronizado é bem fácil de vender, o difícil é achar um cambio de 5 marchas para comprar. Mas uma alteração possível, vai gastar uns 2 mil reais.
Os Bandeirantes que saíram de fábrica com 5 marchas, tem tanque maior e do lado esquerdo. A bateria fica no cofre do motor, ou seja, tem algumas diferenças.
E aproveitando a oportunidade, gostaria de uma opinião sua: Eu sei que é um assunto polêmico, mas porquê você prefere o 14B? Veja bem, não estou perguntando qual é a melhor motorização, mas porque você prefere o 14B.
Considero que a melhor configuração é o OM364 com cambio de 5 marchas. Porém esses só foram fabricados em 1993 e uns poucos em no início de 1994. Por isso são considerados raridades.
O conceito "simplicidade, robustez e estilo" do Bandeirante atingiu seu auge em 1993, o chamado "ano de ouro".
Mas é lógico que eu também seria feliz acelerando um 14B.
Arthur Alves
31/05/2013, 11:44
Arthur Alves,
Você que está procurando uma longa, de uma conferida no Rolo4x4, pouco tempo atrás estavam anunciadas 2 (amarelas) belíssimas! Vale dar uma procurada.
[ ]'s
Obrigado pela dica João Paulo, elas realmente estão bonitas, e o preço está bastante razoável. Pena que elas estão com o motor do 608, e estou dando preferência para as peruas com o motor do 709 ou 14B. O negócio é ter paciência e procurar bastante, né?
Valeu!
Arthur Alves
31/05/2013, 12:00
Arthur,
O Eercilio prefere o 364, eu prefiro o 14b hahahaha. Vou tentar aer imparcial. Motor OM 364 ou 314. Extremamente roubusto, baixa rotação, peças baratas e fáceis de encontrar. 14b 250 Kg, mais leve, mais elástico, menos vibração, muito durável e peças fáceis de achar, mas não como os MB, custo de mnt uns 30% maior. Imagina uma Band longa motor 14b 5m turbinada. Uma viatura estradeira por excelência pena que são difíceis de achar
Sei não, caro Dimasi, mas acho que vou acabar sendo mais um da turma do 364, porque está bem mais difícil achar perua longa com 14b, e quando acha é bem mais cara, ou "peladona".
Você provavelmente deve ter visto aquela planilha velo toyota que faz um comparativo de desempenho entre as diferentes configurações de motor, transmissão e pneu. Me corrija se estiver falando besteira, mas pelo que pude perceber, uma viatura com OM 364 turbinado, câmbio 5M, pneu 33 e diferencial 12x35, acaba andando pau a pau com uma 14b. Quanto à diferença de peso, como não pretendo fazer trilhas pesadas, não sei se vai fazer muita diferença.
Vamos ver, se eu der a sorte de encontrar uma boa perua 14b, dentro das minhas possibilidades financeiras, abraço a danada sem pensar duas vezes.
Um 14b com essa configuração tem a final ( teórica ) de 218 Km/h. Acho o 14b melhor para estrada, devido a maior suavidade e elasticidade. Realmente Band longa moderna é rara e cara.
Abs
Fabiano Louces
31/05/2013, 13:26
Pessoal, muito obrigado pela atenção.
Resolvi arriscar e o negocio está fechado. Quinta-feria dia 06/06 posto as fotos.
Agora vou para um outro estagio...o de aprender com todos vocês um pouco sobre este fantastico automovel.
Hercilio, você pode me passar o seu e-mail? Segue > fabiano.cesario.k@gmail.com
Grande Abraço a todos.
mecamaniaco
31/05/2013, 17:03
Sei não, caro Dimasi, mas acho que vou acabar sendo mais um da turma do 364, porque está bem mais difícil achar perua longa com 14b, e quando acha é bem mais cara, ou "peladona".
Você provavelmente deve ter visto aquela planilha velo toyota que faz um comparativo de desempenho entre as diferentes configurações de motor, transmissão e pneu. Me corrija se estiver falando besteira, mas pelo que pude perceber, uma viatura com OM 364 turbinado, câmbio 5M, pneu 33 e diferencial 12x35, acaba andando pau a pau com uma 14b. Quanto à diferença de peso, como não pretendo fazer trilhas pesadas, não sei se vai fazer muita diferença.
Vamos ver, se eu der a sorte de encontrar uma boa perua 14b, dentro das minhas possibilidades financeiras, abraço a danada sem pensar duas vezes.
Vale lembrar que a planilha "velo Toyota" usa o rpm máximo do 14b abaixo do real, na planilha esta como 3500rpm mas na verdade chega até os 4000 fácil com corte programado para 4200rpm!!!!
isso implica em velocidades finais muito maiores do que as apresentadas na planilha!
viva o 14b !!!!
Arthur Alves
31/05/2013, 23:46
Vale lembrar que a planilha "velo Toyota" usa o rpm máximo do 14b abaixo do real, na planilha esta como 3500rpm mas na verdade chega até os 4000 fácil com corte programado para 4200rpm!!!!
isso implica em velocidades finais muito maiores do que as apresentadas na planilha!
viva o 14b !!!!
Vixi! Esse motor 14b é um monstro mesmo! Mas se ele trabalha com um regime de rotação maior, ele não teria teoricamente uma durabilidade menor? E com relação às peças, será que eu teria dificuldade de achar por aqui na minha região, no Vale do Ribeira?
Arthur Alves
31/05/2013, 23:55
Pessoal, muito obrigado pela atenção.
Resolvi arriscar e o negocio está fechado. Quinta-feria dia 06/06 posto as fotos.
Agora vou para um outro estagio...o de aprender com todos vocês um pouco sobre este fantastico automovel.
Hercilio, você pode me passar o seu e-mail? Segue > fabiano.cesario.k@gmail.com
Grande Abraço a todos.
PARABENS!!!
Eu vou ser o próximo, e independente da viatura tenho certeza que não vou me arrepender. Vou realizar o sonho que tenho desde a infância, aliás como dizem: Adiferença entre um homem e um menino está no tamanho dos seus brinquedos.
Não esqueça de postar as fotos e dizer o que você está achando.
hercilio.neto
01/06/2013, 01:02
Pessoal, muito obrigado pela atenção.
Resolvi arriscar e o negocio está fechado. Quinta-feria dia 06/06 posto as fotos.
Agora vou para um outro estagio...o de aprender com todos vocês um pouco sobre este fantastico automovel.
Hercilio, você pode me passar o seu e-mail? Segue > fabiano.cesario.k@gmail.com
Grande Abraço a todos.
Fabiano,
Parabéns pela aquisição.
Te mandei um e-mail.
junior888
01/06/2013, 15:43
Vou dar minha opinião sobre OM-364 e 14b...
Tenho uma band com OM-364 turbo, 4 marchas e pneus 35, na estrada nao tenho do que reclamar, minha velocidade de cruzeiro é 100 km/h, querendo eu chego com ela a 130 fácil, mas ai acho que já começa ficar perigoso, pela estabilidade e capacidade de frenagem.
Meu primo tem uma 14b, 5 marchas (claro), e pneus 35, já andei com ela na estrada, e o que pude notar foi o seguinte, minha band com MB turbo, "levanta o peso" mais rápido, mas já o 14b na estrada é mais suave, claro que essa comparação nao pode ser levada muito sério, pois o 14b é aspirado...
Dirigi as duas bands na trilha, a minha com MB tem mais torque, e praticamente vai tudo na lenta, o motor nem da bola para os obstaculos, já a 14b é um motor um pouco mais de alta, na trilha ela vai muito bem tambem, mas requer uma aceleração um pouco maior que o MB...
O que eu conclui foi o seguinte, MB turbo na estrada anda junto ou um pouco mais que um 14b aspirado;
Na trilha o MB ganha vantagem por ter mais torque em baixa, tornando a condução mais gostosa...
REPITO, essa comparação foi feita com uma band turbo e outra aspirada...
Não quero ver ninguem brigando aqui por causa de motores, afinal, os dois são ÓTIMOS, certo?
Carlo Pecca
01/06/2013, 16:03
Junior888
A tua band com OM-364 turbo, 4 marchas e pneus 35, vc extendeu a transmissão ou esta como originalmente e qual e a atual turbina?
A minha é aspirada e mal consigo chegar a 90Km, parece que o motor vai explodir. Tanto que que em viagens eu mantenho 80KM e não tenho tremedeira no motor! Esqueci de dizer a minha OM364, cx de 4 marchas e pneu 216X80X16".
junior888
01/06/2013, 19:59
Junior888
A tua band com OM-364 turbo, 4 marchas e pneus 35, vc extendeu a transmissão ou esta como originalmente e qual e a atual turbina?
A minha é aspirada e mal consigo chegar a 90Km, parece que o motor vai explodir. Tanto que que em viagens eu mantenho 80KM e não tenho tremedeira no motor! Esqueci de dizer a minha OM364, cx de 4 marchas e pneu 216X80X16".
Está original, só com os pneus 35... Minha turbina digamos que nao é a "certa" para a band, é uma apl240 .42/.63, ela só pega em alta, agora quando vou intercoolar vou trocar a turbina por uma k16 de cargo 815, que já é valvulada, ai sim vai ficar forte...
Carlo Pecca
01/06/2013, 20:47
Junior888
Blz quando instalar a K16 não esqueça de contar os detalhes!!!
hercilio.neto
01/06/2013, 20:58
Junior888
A tua band com OM-364 turbo, 4 marchas e pneus 35, vc extendeu a transmissão ou esta como originalmente e qual e a atual turbina?
A minha é aspirada e mal consigo chegar a 90Km, parece que o motor vai explodir. Tanto que que em viagens eu mantenho 80KM e não tenho tremedeira no motor! Esqueci de dizer a minha OM364, cx de 4 marchas e pneu 216X80X16".
Pecca,
Essa medida do pneu que você usa é equivalente a original (7.40x16).
Se usar medidas maiores o jipe anda mais solto.
Por exemplo:
Quando voce anda a 80 Km/h, se tivesse com pneus de 31" estaria a 84 km/h, com pneus de 33" a velocidade seria de 88 km/h e com pneus de 35" seria 96 Km/h . Isso no GPS é lógico, pois no painel do jipe a velocidade seria a mesma.
Quando eu tinha o jipe de câmbio seco, eu usava pneus 265x75x16 (31,6") e a velocidade de cruzeiro era 80 km/h. Mais que isso forçava o giro do motor. Mas mesmo assim eu curtia demais viajar com o jipe, era só não ter pressa... hehehe.
A dificuldade (pelo menos para mim) é que para colocar pneus novos custa muito caro... Um jogo de pneus de 33" custam no mínimo R$ 3.200,00 (do mais barato) e se forem maiores não saem por menos de R$ 5.000,00... e ainda tem o lift. Aí quebra a firma, né.
A opção mais econômica é utilizar pneus de 31" (acha a partir de R$ 2.200,00 o jogo) ou 265x75x16 e alongar a relação C&P. O que a primeira vista parece um investimento é maior, acaba compensando a longo prazo.
Mas há também que se ver, que pneus maiores deixam o jipe mais bonito.
junior888
01/06/2013, 21:51
Junior888
Blz quando instalar a K16 não esqueça de contar os detalhes!!!
pode deixar que vcs vao ser os primeiros a ficar sabendo, hehehe
Carlo Pecca
02/06/2013, 11:40
Hercilio blz
Valeu pela explicação, mas como vc mesmo lembrou, os pneus grandes são mais caros e como vc estou com outras prioridades. Já para a semana vou finalmente abrir o cabeçote e ver como esta "a coisa", já que o motor esta queimando óleo. E assim vamos melhorando as nossas Bands. Olha vou acompanhado a sua i´deia de colocar as coifas a ar e gostei também da idéia de utilizar calço do motor opala, sabe 50cm é um bucado grande, não?
O calço do motor de Opala tem 5 Cm, cerca de 2"
souza.net
02/06/2013, 13:21
A minha é aspirada e mal consigo chegar a 90Km, parece que o motor vai explodir. Tanto que que em viagens eu mantenho 80KM e não tenho tremedeira no motor! Esqueci de dizer a minha OM364, cx de 4 marchas e pneu 216X80X16".
x2 :) Também não passo de 80 km/h
Fabiano Louces
05/06/2013, 23:03
Já estou com a viatura. Dirigi uns 40km hoje para trazer ela para casa. Estou o freio mesmo é na redução, mesmo com o freio a disco na frente esta tenso..rs..quando pisa forte no freio ela "samba". Ainda não tenho muita noção de espaço...noção nenhuma da mecanica dela...estou meio orfão em relação a isto. Mas estou gostando muito...com o tempo vou me adaptando. Olhem a foto...Valeu pelo apoio. Abraços.
415364
hercilio.neto
05/06/2013, 23:44
Já estou com a viatura. Dirigi uns 40km hoje para trazer ela para casa. Estou o freio mesmo é na redução, mesmo com o freio a disco na frente esta tenso..rs..quando pisa forte no freio ela "samba". Ainda não tenho muita noção de espaço...noção nenhuma da mecanica dela...estou meio orfão em relação a isto. Mas estou gostando muito...com o tempo vou me adaptando. Olhem a foto...Valeu pelo apoio. Abraços.
415364
A foto não saiu.
Então estou anexando aqui.
415390
hercilio.neto
05/06/2013, 23:49
Fabiano,
No final de semana voce vai estar aqui em Campinas?
Vamos ver o jipe.
Vou mandar um e-mail pra combinar.
Fabiano Louces
05/06/2013, 23:59
Vou estar em Campinas sim neste final de semana...Legal combinamos então Hercilio.
Abraços
A foto não saiu.
Então estou anexando aqui.
415390
Tá "bunitona"!!! Noção de mecânica vc aprende aqui mesmo. Acompanhe o forum e sempre que tiver dúvidas passe por aqui que vc encontrará a resposta que mecânico nenhum tem!!
Abçs e boa sorte
Carlo Pecca
06/06/2013, 21:35
Fabiano
parabéns pela aquisição e aos pouco vc vai pegando a manhã. Não esquenta, aqui somos todos alunos, uns mais outros menos, no final da tudo certo.
grande Abraço
edcmanhaes
07/06/2013, 22:36
Pessoal, boa noite. Desculpa aos amigos, porém gostaria de "aproveitar" este tópico e saber de vcs, sugestões e dicas sobre o seguinte: estou negociando uma band 80 jipe curto em meu carro de passeio, porém essa band está bem pertinho (1300km aiai), estou certo de que possuirei uma band, cedo ou tarde, essa vontade me acompanha desde moleque quando meu pai saía para trabalhar (viajar) pelo nosso Brasil a fora a bordo de uma Band (ex-funcionário IBGE)... pois bem, o dono da band foi bem sincero e falou do carro, como ele está de mecânica e funilaria, de mecânica ele falou que está td funcionando direitinho, ela tem direçao hidraulica da hillux, ele pôs radiador novo, arranque novo, bateria nova, alternador novo e tanque novo. De funilaria falou que está bem ruim, porém isso eu ajeito por aqui... gostaria de saber alguns cuidados que eu devo tomar e gostaria tb que os colegas compartilhassem das experiências sobre o que fazer, até q ponto ir e tal, qualquer crítica será bem vinda. grande abraços a todos.
hercilio.neto
07/06/2013, 23:06
Pessoal, boa noite. Desculpa aos amigos, porém gostaria de "aproveitar" este tópico e saber de vcs, sugestões e dicas sobre o seguinte: estou negociando uma band 80 jipe curto em meu carro de passeio, porém essa band está bem pertinho (1300km aiai), estou certo de que possuirei uma band, cedo ou tarde, essa vontade me acompanha desde moleque quando meu pai saía para trabalhar (viajar) pelo nosso Brasil a fora a bordo de uma Band (ex-funcionário IBGE)... pois bem, o dono da band foi bem sincero e falou do carro, como ele está de mecânica e funilaria, de mecânica ele falou que está td funcionando direitinho, ela tem direçao hidraulica da hillux, ele pôs radiador novo, arranque novo, bateria nova, alternador novo e tanque novo. De funilaria falou que está bem ruim, porém isso eu ajeito por aqui... gostaria de saber alguns cuidados que eu devo tomar e gostaria tb que os colegas compartilhassem das experiências sobre o que fazer, até q ponto ir e tal, qualquer crítica será bem vinda. grande abraços a todos.
EDCMANHAES,
Pela sua assinatura da pra ver que voce já é jipeiro, e como explicou, nutre admiração pelo Toyota Bandeirante pelas boas lembranças que este carro te traz.
Sendo assim não tem como se decepcionar com o Bandeirante. Mas seria interessante que alguém aqui do forum pudesse ver o jipe pessoalmente para voce.
Não é prudente comprar um veículo de 34 anos e pegar 1200 km de estrada sem antes passar por uma revisão, mesmo sendo esse nosso bravo companheiro.
Se puder, levante o jipe (ou na canaleta de troca de óleo) e inspecione por baixo. O jipe não pode estar sujo para poder inspecionar o chassi, ver se tem trincas e para que os pontos de vazamento fiquem visíveis, tanto no motor, quanto no cambio, T-case e diferenciais. Veja os terminais, coxins do motor, etc.
Ao experimentar chegue a uma velocidade de pelo menos 80 km/h e repare se há ronco no cambio e vibrações e shimmy na direção.
Com o capô aberto acelere (com a mão) e ouça se o motor ronca redondo sem som de batida e se não há falhas no ronco.
A falha pode ser apenas sujeira no filtro, mas também pode ser problema na bomba injetora.
Como já foi falado aqui, Band 80 não tem cambio com todas as marchas sincronizadas e não tem reduzida. Considere isso na hora da oferta, pois embora seja tranquilo para dirigir, é um item que desvaloriza o jipe.
Quanto a lataria, tome alguns cuidados se tiver partes que não dá pra recuperar. Se for necessário trocar peças, saiba que algumas peças são bem caras (um teto de jipe curto em bom estado, por exemplo, não sai por menos de R$ 1.000,00).
Boa sorte na compra.
edcmanhaes
08/06/2013, 01:09
Obrigado Caro amigo Hercílio. Tenho acompanhado bastante os assuntos sobre as bands e vejo que você (com respeito) carrega grande bagagem e experiência desse precioso modelo. Agradeço por todas as informações dadas a mim, direta e indiretamente. Como procuro alguém para ver essa band? tem alguma dica? grande abraço.
hercilio.neto
08/06/2013, 09:40
Diga em que região está o jipe, para que alguém se proponha a olhá-lo.
edcmanhaes
08/06/2013, 12:07
Ele está em Capivari de Baixo - SC.
Carlo Pecca
08/06/2013, 13:05
EDCManhaes - tú é doido, homi? Vc não falou sobre valores da negociação, mas veja bem, aí em Campos tem sempre alguém querendo vender uma Band, ou melhor próxima a divisa do Estado no ES, também tem sempre ofertas. Sem querer jogar água fria no teu chopp mas uma Band antiga como foi dito, só se for preço de galinha morta, tipo 5K e olhe lá. De repente vc aguarda um pouco economiza mais uma grana e parte para uma mais moderno, com 4 ou 5 marcha, DH, Ar cons, etc, etc.
Não vá com sede ao POTE!!!!
Pô Carlo,
Menos... por 5K vc não compra nem os eixos da Band hahaha. Eu sou a favor de comprar a mais atualizada/euipada que o dindim der, pq vc nunca repõe o que investiu. Mas uma sucata em leilão, sem condições de rodar, sai por uns 15K
edcmanhaes
08/06/2013, 16:55
Primeiro obrigado nas dicas e críticas... na verdade não disponho agora de muito $$$ pra comprar uma mais moderna e tal... já tenho um vitara, e uma band mesmo sendo a mais antiguinha, estaria de bom tamanho, não queria vender meu carro (passeio) e inteirar mais um dinheiro (digo dinheiro mesmo, uma boa tá mais de 30k tranquilo), queria mesmo é pegar uma e ir ajeitando quando o $$$ desse e nas horas vagas...
Já pensei tb em fazer uma viagem pro ES, já vi que no caminho as vezes aparecem algumas a venda... não sei, vamos ver!
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