PDA

Ver Versão Completa : será que ainda compensa ter jeep a diesel ?



mauro balmiza
28/05/2013, 10:38
bom dia, estou em dúvida entre comprar um jeep USADO a gasolina ou a diesel(modelo galloper ou Pajero) sei que hoje em dia o preço do diesel já encostou no da gasolina, já tive galloper a gasolina e ela fazia 9km/litro e tinha 167 cv e já tive galloper diesel que fazia 9 km/litro e 87 vc. porém a galloper diesel não corre(máximo de 100 km/h) e ferve fácil o motor.....será que ainda vale a pena ter jeep a diesel ? em geral os motores a gasolina são mais ágeis na rodovia e com manutenção mais barata

HERICK
28/05/2013, 11:50
Mauro o que vai ditar se compensa ou não Diesel ou Gasosa é o modo de condução do motorista, tudo depende do pé direito! Hoje em dia as novas VTRs movidas à Diesel c motor Common Rail e TGV são bem ágeis, com relação à manutenção pode até ser mais cara do que as gasosas, mas a durabilidade é superior, é claro que todos aqui darão opiniões favoráveis às suas respectivas VTRs, no final é você quem decide, essa é a minha opinião, boa sorte!

Amostardeiro
28/05/2013, 13:15
Mauro/ Herick

Na minha opinião o que pesa é o uso e quantos km se roda por ano, se a VTR é de uso intensivo, vamos dizer 50.000 km/ano, acho que o diesel pode ser uma boa, mas se, como é o meu caso, rodar no máximo 15.000 km/ ano vai de gasolina que sai mais em conta.

Abs

candango 4x4
28/05/2013, 17:13
caro colega, se vc definir a utilização do JEEP fica mais facil opinar,galloper e um SUV mais destinado a expedição e supermercado ,passeios etc.. se vai fazer trilha a coisa muda de figura,fala ai que a jente da os pitacos .abraço

pauloalberto
28/05/2013, 19:47
Amigo, apesar de possuir um Troller 2007 e já ter possuido uma band 93, todos diesel, acho que não vale a pena, considerando o preço do diesel, bem como a sua manutenção que é muito mais onerosa. Carro a gasolina vce nao precisa abrir o capo, pode passar o periodo de troca de oleo/filtros, etc,etc, sem contar que é tudo mais barato.
Agora, no diesel tem que olhar pro motor todo dia, olhando oleo, agua, vazamentos, etc,etc....entrar debaixo dele de vez enquando...e quando vem a porrada sai debaixo, pois vai din din embora.
Agora, ouvir o barulho do motor diesel não tem preço......

fpandur
28/05/2013, 21:57
Pergunta complicada e polêmica ... rs, rs, rs, Motor diesel que é beberrão e fraco já ficou no passado com o advento dos motores dito eletrônicos a partir de meados de 2005, então essa comparação sua inicial de motor diesel que ferve e não anda não é parâmetro. Mesmo antes de 2005, dependendo do motor isso não é verdade, basta olhar o famoso MWM 2.8 mecânico, que faz entre 10,5 a 12 Km/lt na estrada e anda facilmente a 120 Km/h por horas a fio sem pestanejar. Outra coisa é que depende de quanto irá rodar ao ano, fazendo uma conta simples: 20000 Km/ano, gasolina a R$ 2,9, diesel a R$ 2,5 (considerando S10, dá para encontrar ainda diesel S500 ao preço médio de R$ 2,4), KM na cidade em gasolina = 6 Km /lt, KM na cidade em diesel = 8,5 Km/ lt, fica assim: despesa com gasolina = R$ 9666 ; despesa com diesel = R$ 5882. Fui conservador no consumo do diesel e otimista no consumo da gasolina e já deu essa diferença. Claro que se andar mais KM, a diferença só aumenta, se andar menos, a diferença diminui. Daí tem que fazer as contas e ver a manutenção, diesel é mais no longo prazo, mas quando mexe dói mais, gasolina tem que ficar com manutenção mais frequente (vela, cabos, correia dentada, etc). E tem outros aspectos a considerar, que até já comentaram acima: qual a utilização da viatura ? diesel te dará autonomia maior, isso é importante para sua aplicação ou não ? Para finalizar, o problema ao que me parece é que da geração mais nova de veículos, não existe 4x4 e gasolina, então 4x4 + gasolina somente veículos mais antigos (2005/6 para trás eu acho). Ou estou errado nesse aspecto ? :pensativo:

OBS: discordo um pouco somente do que foi dito pelo pauloalberto: verificar óleo, água e vazamentos é tanto para gasolina como para diesel. Tenho viaturas diesel mas nem por isso tenho que ficar olhando óleo e água "todo dia". Deixar passar troca de filtros e óleo não é recomendável nem em diesel nem em gasolina, o diesel S10 por ter menos enxofre contamina bem menos o óleo lubrificante que o antigo S1800. Concordo que quando dá problema, o diesel é mais caro, mas demora mais para dar problema mais sério, então a conta tem que ser feita diluindo o valor gasto pelo tempo que usou. Acho que no fim das contas dá elas por elas, em termos de manutenção, ficando então a diferença mais na conta do combustível mesmo, daí volta o que disse acima.

PP5GAS
28/05/2013, 22:52
Imagine uma Toyota Bandeirante pick-up sendo utilizada de segunda a sexta sem descanso. No mínimo dois motoristas diferentes por dia, podendo chegar até cinco. Feixes de molas estourados por excesso de peso. Manutenção somente no sábado para completar óleo, água, limpeza, etc. O motor aguentou de 1989 a 2010 sem nunca abrir. Bom... mas é um OM-314, antigo e valente.
Agora a companheira dela. Pick-up D-10 motor Perkins. Resgatamos ela em 2004 de um terreno baldio. Havia mato em volta e até dentro da cabine. Limpeza geral no motor, troca de óleo mas deixamos para abrir assim que o mesmo entregasse os pontos. Está no mesmo regime da Band e até agora nada, quase dez anos já. Ganhou reforma na lataria, caixa e diferencial mas o motorzinho ainda resiste.
Evidente que não andam em asfalto, somente em estradas esburacadas em baixa velocidade. Já as pick-up Saveiro, Strada e Fiorino ganharam duas retíficas cada uma em cinco anos. Foram a leilão. Num regime desses o diesel é mais recomendável.