Ver Versão Completa : Projeto CEREJA - Mecânica de SW4 2009 e visual de Wrangler
Bom dia a todos. Adquiri há alguns meses uma sucata de SW4 para montar uma viatura off road, inspirada no Wrangler JK unlimited.
Optei pela SW4 pela confiabilidade da mecânica toyota, sem falar que já tem tração integral permanente, com diferencial central torsen com distribuição variável de torque entre os eixos, além da opção de bloqueio do diferencial central e reduzida. Isso tudo em um veículo que ainda tem alma off road (apesar de ser usado mais para buscar criança na escola ou fazer compras em shoppings), com bom curso de suspensão e construção mais robusta (carroceria sobre chassi)
Olhando as fotos, pode parecer que as rodas dianteiras estão desalinhadas ou meio que deslocadas para fora, mas não estão, isso é efeito da lata amassada. Não estourou nenhum air bag. O volante caído, é decorrente da quebra de uma pequena chapa de alumínio que o segura na posição, facilmente reparável. Inclusive é fácil encaixá-lo de volta e dirigir normalmente a sucata (sim, ela está rodando perfeitamente). Preciso da tampa do porta-luvas. De resto o acabamento interno está ótimo. Não está funcionando o som nem o computador de bordo, mas isso é detalhe para ser visto posteriormente. No mais, tudo no painel, ar condicionado, etc, esta funcionando perfeitamente
A idéia não é fazer algo muito radical, mas sim uma viatura que rode bem em trilhas (mais de lama, aqui na região), sem mexer muito na mecânica original, para evitar aumento nos gastos e redução na confiabilidade. Então penso em algo mais contido, como pneus 33", sem lift de suspensão ou carroceria. Os pneus originais são 265/65-17 (dão 30,6" x 10,4 x 17) e as rodas originais são 17x7,5", não sei o off set. Minha idéia é ter um jogo de pneus MUD medida 285/70-17 (32,8" de diâmetro e 11,2" de tala) para usar no dia a dia e em passeios mais leves, provavelmente os BF KM2, que são mais comportados e menos barulhentos no asfalto, além de mais duráveis (estou aceitando sugestões), aproveitando as rodas originais. Será que vai pegar quando esterçar a direção?
Para trilha, andei pesquisando e tenho tido dificuldade de encontrar carcaças 17". Daí penso em ter um segundo jogo de rodas, de 16" (penso nas rodas de ferro, modelo daytona da USwheels, 16x8" com off set -25mm), com pneus com desenho mais agressivo para lama, que dê um diâmetro de 33". Talvez os 265/75-16, já que 285/75-16 deve ficar beirando as 34". Desenho eu gostei muito do Dourados fest da cricripneus e do genius sem limites. Esses, aparentemente não trotam tanto quanto os extremamente agressivos, já que geralmente terei um bom trajeto de deslocamento. E aí, alguma opinião?
Ah, o nome CEREJA vem da cor que pretendo usar, o vermelho CEREJA (a cor original é deep cherry red crystal, vou ver uma tonalidade que se aproxime dela, talvez um pouco mais clara), que acho que combina muito bem com o wrangler. Algumas fotos que vão servir de inspiração!!
Já adquiri para-lamas estilo bushwacker de um colega forista. Com eles e trabalhando a lata, acredito que consiga encaixar os 33" sem mexer em suspensão. Talvez os para-lamas sejam até meio exagerados para os pneus 33", mas pelo relato que li em outro tópico, acho que do AKPG, que usou 33" em uma hilux automática, já teve problemas com o câmbio ficar reduzindo marcha em rodovia por causa dos pneus maiores. Esse acredito ser o limite para a configuração original, mais que isso teria que reduzir diferenciais (acho que não é simples encontrar relações para SW4 como é para Wrangler, muito menos barato), sem falar que já começaria a forçar eixos, etc, o que não é o meu objetivo. Se alguém tiver alguma dica, fico grato
A grade frontal já até encomendei uma usada do ebay. Estou tentando conserguir legalização como veículo artesanal ou como buggy, já que vai ser aberto. A idéia é fazer uma frente um pouco diferente (descaracterizando o visual jeep), mas depois de documentado, instalar a grade original. Vamos ver, essa é a parte que estou achando mais complicada, a legalização. Mas acho que vai. Conversei bastante antes de adquirir a sucata e acho que consigo, mas não será fácil!
Renan Folly
27/05/2013, 13:54
vai usar o chassi da sw4?
Sim. Não posso usar o número deste chassi, que não existe mais, mas a idéia é usar sim tudo da SW4, apenas tirando a "roupa amarrotada" dela e vestindo uma nova.
vai usar o chassi da sw4?
A idéia de usar o visual do Wrangler é que na minha cidade tem um lanterneiro que trabalha muito bem, restaura veículos antigos, trabalha muito bem com lata, produz peças que só vendo pra acreditar. E o wrangler tem uma lataria mais fácil de copiar, muita chapa plana, sem vincos e com poucas curvas. Ademais, ele é especializado em restaurar jipes (não costuma preparar, já que esse mercado é escasso por aqui, faz mais é restauração mesmo). Com isso, foi a escolha, sem falar que o visual do wrangler JK/JKU é fantástico.
Minha vontade seria pegar um JKU com motor pentastar e me deliciar com a viatura, fazendo poucas alterações e só curtir, mas a grana não tá sobrando pra isso. Além do que, ficará uma viatura exclusiva, com uma mecânica diesel, com bom torque, econômico, manutenção muito fácil e relativamente barata, sem o problema de ter de esperar peças dos isteites. Juntando isso, com o desejo de "botar a mão na massa", quebrar a cabeça e ver o resultado nascendo, optei por esta empreitada. Vamos ver como (e quando!!!) termina.
Sadlowski
27/05/2013, 18:34
Show de bola FASSIS,
Meus parabéns pela empreitada... sem duvida será fantástico o resultando...
Abrasss
FASSIS meus Parabéns pela iniciativa! Acho que vai ter mais trabalho pra regularizar a VTR do que montá-lá com a forma do Jipão Wrangler, Boa Sorte e acompanhando a "CEREJA", um forte abraço.
Acompanhando!!!! FASSIS põe fé nisso e manda bala, impossível só é o que não é tentado!
[]´s
SADLOWSKI, estou muito animado com a empreitada. Ainda não conhecia seu projeto, vi todo seu tópico. Parabéns, vai ficar show a F com V6. O que norteou meu projeto foi mais ou menos o que você também procura: conforto e bom desempenho de uma mecânica moderna. No meu caso tudo fica mais fácil (nesse aspecto) pois vai ser a mecânica competa de um carro aprovadíssimo pelos usuários e com alma off road. A parte difícil vai ser a estética ficar a altura da boa mecânica e o pior de tudo, a legalização!!! Vi no seu tópico que você cogitou iniciar como protótipo. Já li há algum tempo a legislação sobre veículo artesanal. Mas sabe como anda isso. Acho que tem sido bem complexo cumprir as exigências deles. Vamos trocando figurinhas.
HERICK: Então, não tem dúvida que o grande problema vai ser exatamente a legalização. Ah, não é "A CEREJA", vai ser macho e será "O CEREJA"
Acompanhando!!!! FASSIS põe fé nisso e manda bala, impossível só é o que não é tentado!
[]´s
Valeu colega, essa força, bem como as dicas do pessoal aqui do fórum serão essenciais
Provavelmente mês que vem deve começar a montagem
Já andei conversando sobre possibilidades de legalizar e quero ter uma posição mais firme antes de botar a mão na massa. Mas é certo que farei, isso sem dúvidas!
Valeu colega, essa força, bem como as dicas do pessoal aqui do fórum serão essenciais
Provavelmente mês que vem deve começar a montagem
Já andei conversando sobre possibilidades de legalizar e quero ter uma posição mais firme antes de botar a mão na massa. Mas é certo que farei, isso sem dúvidas!
FASSIS, acho que o Rodrigo da DONIVEL pode responder suas dúvidas, eles fazem bastante, e muito bem feito, projetos parecidos com o seu, e com certeza, eles regularizam sem problemas.
[]´s
Opa, excelente dica. Vou pesquisar melhor. Já mandei email no site deles. Por isso é que esse fórum vale a pena. Muito grato pela dica, colega!
Amigão, se a gente não puder ajudar, a gente atrapalha, mas o importante é participar :mrgreen:
[]´s
Sadlowski
28/05/2013, 23:09
SADLOWSKI, estou muito animado com a empreitada. Ainda não conhecia seu projeto, vi todo seu tópico. Parabéns, vai ficar show a F com V6. O que norteou meu projeto foi mais ou menos o que você também procura: conforto e bom desempenho de uma mecânica moderna. No meu caso tudo fica mais fácil (nesse aspecto) pois vai ser a mecânica competa de um carro aprovadíssimo pelos usuários e com alma off road. A parte difícil vai ser a estética ficar a altura da boa mecânica e o pior de tudo, a legalização!!! Vi no seu tópico que você cogitou iniciar como protótipo. Já li há algum tempo a legislação sobre veículo artesanal. Mas sabe como anda isso. Acho que tem sido bem complexo cumprir as exigências deles. Vamos trocando figurinhas.
Fassis...
Eu desisti da ideia de conseguir registrar como protótipo, pois acho que aqui na minha cidade é impossível. Quanto a questão da legalização das alterações, caso eu não consiga aqui, irei ver nas cidades do interior onde tenho familiares...
Quanto a questão da mecânica, realmente as escolhas são ótimas, e mais que aprovadas...
E "vamo que vamo"
Aqui em Goiás também é péssimo o Detran, em especial na minha cidade. Estou estudando maneira de viabilizar. Tenho feito alguns contatos, existem várias possibilidades, estou correndo atrás de todas. Não vai ser fácil, mas vou atrás. Atualmente penso em conseguir algum documento de jipe, válido e achar algum detran que consiga fazer a alteração para diesel. Em alguns estados há facilidade para se conseguir isso. Já tenho alguns chassis de jipe em vista
HERICK: Então, não tem dúvida que o grande problema vai ser exatamente a legalização. Ah, não é "A CEREJA", vai ser macho e será "O CEREJA"
Ôpa foi mal! Não sabia, aguardando novas fotos do Jipão "O CEREJA" boa sorte na nova empreitada!
hercilio.neto
30/05/2013, 09:59
s,
Voce já pensou em usar a carroceria do CJ6 4p em fibra?
Daí vai adaptando as medidas e emendando a fibra.
Eu desconheço essa questão de legalização, mas acho que a utilização de um chassi baixado (sucata) não é aceita nem mesmo como protótipo.
titanium
30/05/2013, 12:34
Excelente projeto! Um dia farei isso também!
sei que em Brasília/DF dá para regularizar como protótipo!
detalhe: tem alguns itens de segurança que devem ser NOVOS (comprovados por nota fiscal)... Mas é coisa pouca, frente ao tamanho da sua empreitada!
vai ficar EXCELENTE!!!
abraços
s,
Voce já pensou em usar a carroceria do CJ6 4p em fibra?
Daí vai adaptando as medidas e emendando a fibra.
Eu desconheço essa questão de legalização, mas acho que a utilização de um chassi baixado (sucata) não é aceita nem mesmo como protótipo.
Olha, usar a carroceria do bernardão seria uma possibilidade, mas acho que não é a ideal. Terei que usar o painel da SW4, bem como toda parte interna da mesma. A previsão é "descascar" a sucata e reconstruir no formato de wrangler JKU, com as devidas adaptações. Só o fato de ter que usar painel, bancos, etc da SW4 acho que já não vai casar muito bem com CJ6.
Realmente, você está correto, usar um veículo baixado é somente para retirada de peças, teoricamente ele não pode voltar a rodar. A questão é que a idéia é ter a nota da sucata para retirada de peças, mas usar de fato o chassi (físico) dela. Ele teve o local onde é gravado o número removido - não foi lixado, foi removido mesmo uma parte da chapa. Pode ser refeito o local com chapa, devidamente pintado, sem deixar vestígios. Daí não sei se é fácil alguém afirmar que é reutilizado e não construído um novo! Poder pode, mas não sei se vão chegar a esse nível de detalhe! Acho que isso tem que ser bem conversado antes, até mesmo na empresa onde for realizada a vistoria para emissão do CSV (certificado de segurança veicular)
Há algum tempo, quando queria fabricar um baja, estive em uma empresa de vistoria credenciada pelo INMETRO. No detran daqui (na capital) o responsável pelo setor de modificações, disse que era impossível fabricar um baja. Tudo passaria por ele e ele nunca autorizaria!!! Fui na empresa de vistoria. Possuem matriz e uma filial no interior de SP e uma em Goiânia. Disseram que em SP sempre faziam vistorias para legalizar gaiolas, baja, fabricação de triciclos, etc, coisa que o detran de Goiás sempre barrava. A idéia seria expor o caso antecipadamente para uma empresa como essa e ver se há ou possibilidade.
Boa Noite Titanium, como vai? Vi que está em BH. Morei 11 anos aí, quando estudei na UFMG. Gosto muito de BH e tenho grandes amigos aí.
Bom saber que em BSB tem como legalizar. Se tiver mais detalhes, tipo alguém que já fez para ensinar o caminho das pedras, fique a vontade em passar as dicas.
Realmente algumas peças tem que ser novas em protótipos, segundo a resolução 63 do CONTRAN, no caso de veículo artesanal de passageiros, os seguintes ítens tem que ser novos, comprovados por NF:
-- pontas de eixo; cubos de rodas; rolamentos; braço de direção; ponteira de direção; caixa de direção; amortecedores; molas; rodas; pneus; sistema de freio completo (dianteiro e traseiro); sistema elétrico e de iluminação; lanternas sinalizadoras.
Esta resoluão dis que os demais componentes, não especificados, poderão ser recondicionados ou em bom estado de conservação, verificados pela entidade credenciada pelo INMETRO.
A esposa do meu avô é proprietária de uma loja de auto-peças bem movimentada aqui da cidade. Acredito que não terei muita dificuldade de conseguir essas notas com ele, talvez pagando o imposto da nota ou mesmo aproveitando notas de produtos que eles vendam para outros veículos e o comprador não exija nota fiscal (que de todo jeito eles tem que emitir posteriormente para fins contábeis). Enfim, como você mesmo disse, isso é o menor dos problemas, diante de outros que enfrentarei.
Excelente projeto! Um dia farei isso também!
sei que em Brasília/DF dá para regularizar como protótipo!
detalhe: tem alguns itens de segurança que devem ser NOVOS (comprovados por nota fiscal)... Mas é coisa pouca, frente ao tamanho da sua empreitada!
vai ficar EXCELENTE!!!
abraços
A construção de veículos artesanais é regida pela resolução 63 de 1998 do CONTRAN, que ainda está em vigor
DENATRAN - Departamento Nacional de Trânsito (http://www.denatran.gov.br/resolucoes.htm)
De forma sumária aqui vai o exemplo, do detran-SC e detran-ES, dos requerimentos para regularização de veículo artesanal. No detran-GO, não tem absolutamente nada relativo a veículo artesanal
DETRAN - Departamento Estadual de Trânsito/SC - VEÍCULOS > Registro Inicial > Veículo de Fabricação Artesanal (http://www.detran.sc.gov.br/index.php/veiculos/registro-inicial11/119-veiculos-registro-inicial/347-veiculos-registro-inicial-veiculo-de-fabricacao-artesanal)
1º Emplacamento Veículo Fabricação Artesanal - Detran | ES (http://www.detran.es.gov.br/_conteudo/2010/01/878-1+emplacamento+veiculo+fabricacao+artesanal.html)
Aqui vem o que é exigido pela vistoria do INMETRO e como é feita, ítem por ítem:
http://www.inmetro.gov.br/rtac/pdf/RTAC000880.pdf
Na prática sei que é beeeeeem mais complicado do que consta na legislação
Como disse, esta é uma das possibilidades. Mas tenho outras em mente que talvez sejam mais ágeis
Muito provavelmente, fora de Goiás, porque aqui tudo é mais complicado em termos de Detran. Nas minhas conversas, no MT, PA e SP a coisa é bem menos complicada do que por aqui.
titanium
31/05/2013, 07:33
Fassis, a complicação vem do fato de que os próprios funcionários do DETRAN não conhecem a legislação... Aí ficam criando caso, achando que você ta querendo fazer algo ilegal, ou algo do gênero.
mas se você for numa boa, com a ajuda de um bom despachante (que tenha contatos dentro do DETRAN) e com os conhecimentos das legislações que voce apresentou, certamente nao terá problemas!
:D
mas já tenha em mente que vai demorar um pouquinho pra conseguir fazer tudo.
quem sabe já seria uma estratégia ir à toa no imetro e no DETRAN so pra já ir conversando.... Perguntando,.. Assuntando..
hehehehe... A vezes eles ja te dão alguma dica! Falam sobre algum formulário que tem que ser preenchido e (talvez) autenticado em cartório, etc. Aí você ja vai entender um pouco mais de como o processo de regularização funciona!
e se puder compartilhar conosco, seria ótimo!
:D
fassis, moro hoje em BH, que realmente é uma cidade muito bacana, mas morei muito tempo em Brasília.
no entanto, fiquei sabendo desse camarada que faz carros manuais pra ele mesmo por meio do YouTube.
Vou procurar e ver se encontro o link dos vídeos... Dai poderemos encontrar o e-mail dele.
abraços e siga em frente!
Com certeza vou fazer isso. Há dois dias estive conversando com um despachante de confiança. Eles não entendem bem a legislção específica, mas se mostraram interessados e combinamos de irmos juntos ao detran falar com conhecidos dele para verificarmos como funciona. Se sentir segurança lá dentro, farei uma consulta ou solicitação formal para autorização da construção do protótipo e aguardo a resposta deles. Como já disse, também já fui na empresa de vistoria credenciada pelo INMETRO, que fica em Goiânia. Assim que puder, quero voltar lá para conversar e sentir se dá algum problema. Como disse, esta empresa também tem unidades no interior de são paulo, onde talvez seja mais fácil. Vou ouvir e avaliar o que fica melhor.
Conseguindo o email deste cara de BSB, passe aí. Vou sempre mantendo o fórum informado
titanium
31/05/2013, 09:52
Maravilha Fassis!
você está bem adiantado na empreitada! Certamente dará certo!
vou procurar o contato do camarada de Brasília e se encontrar, te passo!
abraços
Handrey V8
31/05/2013, 15:38
Fassis, boa tarde..
Da uma lida na Revista 4x4&Cia Maio/2013 nº 238... Tem uma reportagem especial falando exatamente o que vc quer fazer, um camarada fez um "Jeelux" como foi mencionado na revista... um jeep baseado no CJ5 com a mecanica completa da hilux. Na reportagem não fala sobre a parte burocrática da legalização que vc ta pesquisando mas fala da construção em si... vale a pena conferir e ainda deve ter nas bancas.
Boa sorte na empreitada e assinado o tópico!!
Opa, show de bola a dica. Vou ver se consigo encontrar por aqui em umas bancas de revistas que são mais movimentadas.
Tô aqui só com a net 3g que não tá muito boa, mas tem uns videos e fotos interessantes desse jeeelux
Gostei desse link, inclusive com um vídeo que tem uma música de jipe que eu não conhecia, hehehe. Ficou bem interessante o fundo musical. O vídeo tem fotos da montagem do jeelux
Galera Radical - sua aventura aqui! (http://galeraradical.com.br/?p=noticia-detalhe¬icia=4)
A diferença é que o meu eu quero com cara de JK.
Fernando Assis
Fassis, boa tarde..
Da uma lida na Revista 4x4&Cia Maio/2013 nº 238... Tem uma reportagem especial falando exatamente o que vc quer fazer, um camarada fez um "Jeelux" como foi mencionado na revista... um jeep baseado no CJ5 com a mecanica completa da hilux. Na reportagem não fala sobre a parte burocrática da legalização que vc ta pesquisando mas fala da construção em si... vale a pena conferir e ainda deve ter nas bancas.
Boa sorte na empreitada e assinado o tópico!!
Vendo um vídeo do jeelux, achei interessante que ele possui duas alavancas de "freio de mão". Será um freio traseiro seletivo parecido com o "selectraction" dos Gurgel? Mas acredito que a maioria das hilux tenha diferencial traseiro com LSD, daí não faria muito sentido esse freio seletivo!
Não sei quanto às picapes Hilux, mas a hilux SW4, na geração atual (que começou a ser importada da Argentina em abril de 2005), a partir de novembro de 2007 ela passou a usar diferencial traseiro autobloqueante (provavelmente bloqueio tipo LSD). Acredito que com a picape também seja a mesma coisa, já que a principal diferença mecânica entre elas é a caixa de tração (com 4x2 na picape e 4x4 full time na SW4), além da suspensão traseira (feixe de molas na picape e molas helicoidais na SW4) e o chassi mais curto na SW4.
Chegou em cerca de 3 semanas após eu ter encomendado. Comprei no ebay a um bom preço e, acreditem, não paguei imposto, mesmo sendo um produto grande. A frente original é essencial, a partir dela começaresmos a moldar o restante. Ah, comprei usada, mas está em excelente estado. Possui dois discretos arranhões. De todo jeito vai receber pintura nova, não faz diferença!
Já tinha desmontado todo o interior há algum tempo, os bancos e acabamentos estavam meio amontoados em casa. Final de semana passado dei uma bela limpeza em tudo, deixei secar bem e acomodei tudo bem organizado. Todos os sete lugares estão OK, sem nenhum dano e ajuste elétrico do motorista funcionando.
Boa noite amigo, estou começando um projeto parecido ao seu, mecanica e chassi de sw4, mas a lataria vou fazer tubular e chapas de alumínio. Consegui um despachante em Londrina que só trabalha com esse tipo de documentação, se não conseguiu fazer ainda posso te passar o contato.
Se quiser podemos trocar idéia sobre os projetos, uma dica é sempre boa nessas horas.
Marcos_sc
03/08/2013, 23:47
Ja tive muita vontade de me enfiar num projeto destes... Parabéns pela iniciativa e sucesso com o projeto!
RP, se puder mandar o contato o despachante de Londrina, seria bom. Sou de Maringá, vai que um dia eu precise....
AlfredoB
20/08/2013, 12:48
senhores, perdão pela pergunta, mas qual foi o custo pela viatura. poderiam em passar contato do vendedor da sw4 batida?
obrigado
Essa eu quero ver... tópico assinado!!
luiz albano
17/09/2013, 00:17
Acompanhando........................
Peço desculpas pela "ausência" do fórum. Ando muito esgotado mentalmente por causa do trabalho.
Bom quero sim trocar idéias. Entre em contato pelo fassisjti@bol.com.br
Quero o contato desse despachante. Ele consegue fazer, no caso da mecânica ser diesel?
Semana passada passei pelo Paraná, em viagem. Passei em uma oficina que pode ajudar.
Entrei em contato com o Edson, aí do Paraná. Tem histórico, no fórum de gaiolas, de ele legalizar esses projetos. Lataria tubular e com chapas de alumínio?? Eu pensava em fazer algo semelhante, tipo o Ford EX, que fica muito bonito e funcional, mas se for de 2 lugares. No meu caso, será maior, não sei se ficará harmônico. Tem fotos ou esboços do seu projeto?
Boa noite amigo, estou começando um projeto parecido ao seu, mecanica e chassi de sw4, mas a lataria vou fazer tubular e chapas de alumínio. Consegui um despachante em Londrina que só trabalha com esse tipo de documentação, se não conseguiu fazer ainda posso te passar o contato.
Se quiser podemos trocar idéia sobre os projetos, uma dica é sempre boa nessas horas.
Não é fácil não, ainda mais com a falta de tempo que tenho vivido, mas com certeza valerá muito a pena!!
Grato pelo apoio.
Ja tive muita vontade de me enfiar num projeto destes... Parabéns pela iniciativa e sucesso com o projeto!
RP, se puder mandar o contato o despachante de Londrina, seria bom. Sou de Maringá, vai que um dia eu precise....
AlfredoB, comprei em uma empresa de leilões de Goiânia. Lá eu conheço 3 empresas que fazem leilões semanais de veículos. Tem de todo tipo. Basicamente se dividem em RECUPERÁVEIS e SUCATAS, sendo os últimos com documentação baixada. Aí no sul, especialmente em SC tem várias empresas, basta rodar o mercado Livre que tem várias revendas de sinistrados.
Bom, quanto ao valor, paguei R$ 19 mil na sucata. Considero um bom valor, haja visto que, se eu fosse comprar em separado, talvez só comprasse motor (completo, com periféricos e eletrônica) e câmbio automático com caixa de transferência. Minha sucata veio toda completa, só com a lata amassada. Tudo que um carro precisa ela tem, eixos, freio, ar condicionado,suspensão, bancos, painel, etc, etc. Sem falar que estava em ótimas condições. Algumas ficam muito tempo aguardando liberação dos documentos da seguradora ou detran, para o leilão, daí tomam chuva e estragam. A minha teve pouco tempo de pátio.
senhores, perdão pela pergunta, mas qual foi o custo pela viatura. poderiam em passar contato do vendedor da sw4 batida?
obrigado
ATUALIZANDO:
Muito tempo parado, na oficina tinham vários outros serviços mais antigos. Tinha tirado todo estofamento e parte de tapeçaria. Retiramos todo painel e elétrica (PQP, como tem fio!!!). Começo a desmontar a lata. Dei uma parada, pois preciso definir melhor o visual do projeto. Vou pegar umas fotos e trocar idéias aqui para definir qual a melhor estratégia.
Em relação a documentação, acho que não vai ser tão complicado. Ainda não está definido, mas aqui em Goiás pode ser feito como veículo artesanal. Conversei pessoalmente em uma empresa que faz a vistoria, credenciada pelo INMETRO. Podem embaçar quanto ao chassi original, que não é aceito. Até sugeriram para colocar uma "capa" de chapas tubulares sobre o chassi original, que daí ninguém poderia questionar. Também, em passagem pelo Paraná, dei uma ida em uma conhecida oficina de Paranavaí, onde puderam me prestar orientações e talvez consiga legalizar usando um documento de jeep válido, convertendo para diesel!
Quanto a legalização é isso, sei que não será fácil, mas sei que tem jeito, a prioridade agora é construir o veículo
Outra dúvida era em relação ao conjunto rodas/pneus
Tenho as rodas originais 17x7,5" em pneus 265/65-17. Esses pneus dão 30,6" de diâmetro, com tala de 10,5".
Minha idéia é usar pneus MUD, a princípio 33". Mais precisamente, iria aproveitar as rodas e usar os 285/70-17 (que dão 32,8" x 11,2"), mas ao retirar a lata, vi que não dá para usar esse conjunto, pois tem uns terminais da suspensão nos quais os pneus vão pegar, daí teria que deslocar as rodas mais pra fora.
Vi no tópico da hilux do AKPG, que usou rodas 15" e pneus 33"x12,5", mas não deu para usar as rodas 15" da toyota e sim do troller, que tem offset mais negativo
Daí resta opção de comprar rodas com off set negativos ou alargadores. Sou meio cabreiro com alargadores, daí prefiro trocar as rodas. Como os pneus 285/75-16 são R$ 300 mais baratos que os 285/70-17 (BF mud KM2), devo pegar rodas 16", que também são mais baratas que as 17"
Engraçado é que, na revenda oficial BF/michellin daqui consigo preços bem mais interessantes do que pneusfacil.com ou outros sites que anunciam na net e aqui no forum! E com garantia da fábrica!
Provavelmente usarei rodas modelo daytona, cor preta
AlfredoB
23/09/2013, 12:51
AlfredoB, comprei em uma empresa de leilões de Goiânia. Lá eu conheço 3 empresas que fazem leilões semanais de veículos. Tem de todo tipo. Basicamente se dividem em RECUPERÁVEIS e SUCATAS, sendo os últimos com documentação baixada. Aí no sul, especialmente em SC tem várias empresas, basta rodar o mercado Livre que tem várias revendas de sinistrados.
Bom, quanto ao valor, paguei R$ 19 mil na sucata. Considero um bom valor, haja visto que, se eu fosse comprar em separado, talvez só comprasse motor (completo, com periféricos e eletrônica) e câmbio automático com caixa de transferência. Minha sucata veio toda completa, só com a lata amassada. Tudo que um carro precisa ela tem, eixos, freio, ar condicionado,suspensão, bancos, painel, etc, etc. Sem falar que estava em ótimas condições. Algumas ficam muito tempo aguardando liberação dos documentos da seguradora ou detran, para o leilão, daí tomam chuva e estragam. A minha teve pouco tempo de pátio.
Fassis, falou e disse. comprou todo o agregado mecanico a um preço justo.
quanto a montagem da lata, procure pela cinfel Produtos - Cinfel (http://www.cinfel.com.br),. é uma empresa que produz a carroceria do engesa, e tem um modelo 4 portas que casaria bem com tua ideia, claro que com um ajuste no visual a seu gosto.
Só algumas fotos, para atualizar. Estas são do celular. Mais tarde posto outras da câmera, já sem a lata.
Pneus originais são 265/65-17. Pelas fotos não fica tão claro, mas se mudar para 285/70-17, vão crescer um cm para cada lado e mais uma polegada para cima, daí ia pegar naquela parte da suspensão. Daí resolvi usar rodas com off set negativo e aproveito para mudar para aro 16, medida na qual as rodas e pneus são mais baratos e fáceis de encontrar, sem falar que pneu de perfil mais alto dá um visual mais interessante na viatura.
titanium
28/11/2013, 11:15
Shooww de bola Fassis!
Estamos acompanhando!
Gostei da grade! Ela é que dá todo o visual do carro!
Quanto aos pneus, de fato, os 16 são mais fáceis de encontrar!
Mas os pneus para aro 15 saem mais barato! principalmente os 33" e os 35!! Se usar eles com roda tala 8, não ficam tão pra fora e dão um aspecto bruto à viatura!
Maravilha!
Abraços
Titanium, o problema é que aro 15" não entra na SW4. Aro 16 entra muito justo, sobrando talvez meio cm das pinças de freio dianteiras. As primeiras hilux dessas novas, acho que as 2005/06, vinham com rodas 15 e a SW4 com rodas 16. Mas depois modificaram os freios por maiores e mudaram os aros para 16" na picape e 17" na SW4. Vi as duas hilux na oficina, com aro 15" e 16" e realmente são diferentes os freios dianteiros. Então só resta a opção de aro 16. Mesmo com off set mais negativo, as 15" não entrariam na SW4. Penso em pegar rodas 16x8, já que as originais são 17x7,5 (16x7 na picape). Não consegui encontrar o off set da roda original da SW4, mas certamente é positivo. Como vai ser jogado mais pra fora, acredito que não terei problema com as 16x8, que devem ser mais adequadas para o pneu que vou usar do que as 16x7.
titanium
28/11/2013, 11:34
Bem colocado Fassis! As rodas 15" pegam nas pinças de freio.
Na minha band também enfrentaria esse problema, se fosse partir para as 15"... o lance é que na Band consigo utilizar uma roda 15 com offset -25 e dá certo!
Mas aí -25 na Hilux não sei não heim!?
Tem que ver a largura da carroceria de Wrangler...
Se a largura da nova carroceria for maior, talvez tenha que jogar os pneus um pouco pra fora.. aí um offset negativo, seja na 15 ou na 16, será necessário não é!?
Já adquiri para-lamas estilo bushwacker de um colega forista, como os da foto. Qual seria o problema de usar off set -25 na Hilux? Acha que vai forçar muito?
Vamos ter que ver como fica, mas aparentemente com os para-lamas de fibra e a largura da carroceria, vai ficar interessante, mesmo com as rodas um pouco pra fora, por causa do off set negativo, acho que ficam bem cobertas.
titanium
28/11/2013, 12:51
Pois é, acho que ficará bom com os offsets negativos.
Se for offset zero ou positivo vai ficar "pra dentro".
Se pretende obter um visual semelhante a este da foto, é partir pra um pneu 315/75r16 ou 33"x12,5 (com rodas aro 15 e offset de -45 - aquelas rodas Kombat, por exemplo).
Aí eu acho que ficam legais! rsrs..
IMHO
:concordo:
uvantuil
28/11/2013, 13:12
Acompnhando essa empreitada, e parabens pela disposição coragem e o projeto que merecerá capa de revista!
Seria ótimo pneus bem maiores, mas daí vão começar os problemas. 315/75-16 dão 34,6" (equivalem a um 35") e daí teria que encurtar relações de diferenciais, sem falar que força mais os eixos, ainda mais se usar off set tão negativo quanto -45. Também teria que fazer lifts, coisa que não pretendo. Quero um carro confiável (por isso optei por mecânica toyota), sem preocupações com quebras. Por isso optei por ser mais conservador. Os pneus originais dão 30,6" e os 285/75-16 dão 32,8" (equivalem aos 33") e por si só já alongam em 7%. Espero conseguir encaixar esses pneus sem nenhum lift.
Qualquer coisa a mais que isso vai me dar dor de cabeça e gastos a mais, coisa que não pretendo ter.
Até coloquei pneus 315/70-17 ao lado dela. Não parecem tão maiores, mas sei que vão dar problemas, por isso prefiro ir mais tranquilo!!!
Pois é, acho que ficará bom com os offsets negativos.
Se for offset zero ou positivo vai ficar "pra dentro".
Se pretende obter um visual semelhante a este da foto, é partir pra um pneu 315/75r16 ou 33"x12,5 (com rodas aro 15 e offset de -45 - aquelas rodas Kombat, por exemplo).
Aí eu acho que ficam legais! rsrs..
IMHO
:concordo:
Acompnhando essa empreitada, e parabens pela disposição coragem e o projeto que merecerá capa de revista!
Pois é cara, vou curtir muito a empreitada e a viatura. Pena estar tão atarefado. Em dezembro estarei de férias e poderei dar uma adiantada. Vou postando
Mais fotinhas, agora dela descascada, sem roupa, peladinha mesmo!
Da carroceria tá sobrando praticamente só a parede corta-fogo e o assoalho. O resto todo será refeito em cima disso.
Agora a fase "destrutiva" acabou. Hora de encarar a coisa séria!!!
ak.batera
30/11/2013, 22:05
Parabéns pelo projeto, assinando para acompanhar....
Ricardo Franklin
03/01/2014, 13:13
Este projeto eu quero acompanhar de perto. Parabens pela empreitada
Este projeto eu quero acompanhar de perto. Parabens pela empreitada
Valeu colega. Tinha férias agendadas para dezembro, tive que adiar para fevereiro. Fiquei quase um mês sem ir a oficina. Por coincidência hoje estive lá levando fotos para definirmos projeto.
Uma coisa que eu tinha receio é de que o eixo dianteiro não ficasse harmônico, pois na hilux ele não é tão "jogado" pra frente quando o do wrangler. Vi uma Xterra em que tentaram fazer frente de jeep e teto aberto e ficou ridículamente ridiculo pois ficava muita coisa na frente das rodas dianteiras, já que o eixo dianteiro é mais para trás em relação ao wrangler.
Mas vendo as fotos de uma carroceria de F75 sobre chassi de hilux, do Morceli, me animei
http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/67988-picape-wrangler-com-mecanica-completa-da-hilux-27.html
E vamos que vamos, agora tem que sair.
Elmer_Jeep
15/01/2014, 13:05
gostei do projeto, vou acompanhar.
[]'s e boa sorte na empreitada
luiztacco
16/01/2014, 10:20
Assinando para acompanhar.... Parabéns, bela empreitada.
leandromachadorio
15/05/2018, 23:38
Valeu colega. Tinha férias agendadas para dezembro, tive que adiar para fevereiro. Fiquei quase um mês sem ir a oficina. Por coincidência hoje estive lá levando fotos para definirmos projeto.
Uma coisa que eu tinha receio é de que o eixo dianteiro não ficasse harmônico, pois na hilux ele não é tão "jogado" pra frente quando o do wrangler. Vi uma Xterra em que tentaram fazer frente de jeep e teto aberto e ficou ridículamente ridiculo pois ficava muita coisa na frente das rodas dianteiras, já que o eixo dianteiro é mais para trás em relação ao wrangler.
Mas vendo as fotos de uma carroceria de F75 sobre chassi de hilux, do Morceli, me animei
http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/67988-picape-wrangler-com-mecanica-completa-da-hilux-27.html
E vamos que vamos, agora tem que sair.
Fala Fassis, depois de alguns anos como ficou o seu projeto?
Abs