PDA

Ver Versão Completa : Recuo do Cambio



mister_d
07/10/2005, 15:29
Num outro fórum, está rolando um tópico falando de motor ap em chassi de fusca, como voces mexem com gaiola ap, devem saber algo dessa adaptação:

Chico Biela

Se usar uma suspensão traseira IRS, com homocinéticas, é possível se levar o câmbio (seja de gol a ar com coroa invertida e flange ou de kombi diesel) e o motor AP mais para entro do cofre do fusca, melhorando o fechamento do capô traseiro.


A maneira de avançar o cãmbio junto com o motor é removendo o coxim que vai na ponta do câmbio e seu suporte na estrutura do chassi. Tem que fazer outro suporte para segurar a ponta do câmbio com coxim. Aqui vai um pouco de criatividade. Nos EUA existe um reforço de coxim que poderia ser readaptado para cumprir a função de coxim principal.

A variant II têm um rebaixo no garfo para as homocinéticas para que o movimento normal do conjunto motor-câmbio não as faça roçar no garfo. No caso do fusca, esse rebaixo tem que ser feito em cada uma das hastes do garfo. Isso não é difícil, até uma marreta pode fazer isso, apoiando o outro lado do garfo e depois fazendo o acabamento; é melhor que passar um maçarico e afetar o aço.

Uma vez que o conjunto está sendo movido, é possível se mexer na altura do motor em relação ao garfo. Como nunca fiz essa modificação, somente quem tem um motor AP sabe quantos centímetros são necessários para que a tampa do motor feche sem precisar retrabalho de funilaria.

Se alguém souber e me dizer, posso fazer uma estimativa da possibildade de se conseguir instalar o motor sem dar bandeira de que se tem um motor AP no fusca.

Chico é um intendido em fuscas, corre em interlagos e faz muitas adaptações e praparação de motor a ar... Ele passou essas dicas lá no fuscaforum.
Queria saber do pessoal daqui, principalmente os engenheiros mecanicos, e entendidos em chassi vw:

-A ligação dos 2 tubos onde vão as barras de torsão, é feita por um ferro chato... Eu poderia "gastar" ou até mesmo cortar esse ferro para fazer esse recuo?

-Posso cortar a ponta do garfo (onde vai o parafuso que segura o coxim do cambio) a fim de encurta-lo também, já que todo o cambio vai ficar mais pra dentro do chassi?

-A "cebolinha" da luz de ré ficaria dentro do chassi, se fosse retirada, a outro modo de ter um interruptor de luz de ré acionado pelo cambio ou alavanca de marchas.

-Se alguem conhece, já fez ou ouviu falar sobre essa adaptação, poderiam me passar mais detalhes, problemas.. soluções?? E principalmente fotos.

DESENHO:
http://img47.imageshack.us/img47/6642/recuodocambio2ko.jpg

Obrigado!
Aguardo opiniões!