PDA

Ver Versão Completa : Quebrou algo quando arranquei de 1ª, será a caixa?



dands010
25/05/2013, 18:10
FLUGENCIO SOCORROO!! KKKKK

bem estava a 50mt de casa saindo do mercado, quando arranquei de primeira, ele fez um estalo e saiu andando estalando... fui pra casa na bangela.. testei bloqueado e reduzido e o barulho faz.. todas as marchas engatam tranquilamente.. e na ré praticamente nao tem barulho.. mas ao arrancar de primeira faz mto estalo, ao pisar na embreagem automaticamente o estalo some.. o que pode ser galera??? meu niva passou 5 meses na oficina fazendo motor... agora que tava todo contente com o carro bom novamente, durou 1 semana!

mauricio_silva
26/05/2013, 18:05
Olá.

Verifique a fixação do diferencial dianteiro. Quando quebra, faz um barulhão.
[]s.


FLUGENCIO SOCORROO!! KKKKK

bem estava a 50mt de casa saindo do mercado, quando arranquei de primeira, ele fez um estalo e saiu andando estalando... fui pra casa na bangela.. testei bloqueado e reduzido e o barulho faz.. todas as marchas engatam tranquilamente.. e na ré praticamente nao tem barulho.. mas ao arrancar de primeira faz mto estalo, ao pisar na embreagem automaticamente o estalo some.. o que pode ser galera??? meu niva passou 5 meses na oficina fazendo motor... agora que tava todo contente com o carro bom novamente, durou 1 semana!

dands010
26/05/2013, 20:43
Olá.

Verifique a fixação do diferencial dianteiro. Quando quebra, faz um barulhão.
[]s.


e ai, como faço? kkkk não conheço ninguém que mexa com isso! nem onde encontro peça pra diferencial.. vish to lascado denovo!!!

simtesch
27/05/2013, 17:22
Calma!!!!Podem ter "partido" os suportes da caixa de marchas ou da caixa de transferência !!!!!!! retire os tapetes e verifique o assoalho sem tem trincas, ferrugens,etc!!!Pode ter partido o acoplamento elástico da caixa.....Pode ser os prisioneiros do diferencial dianteiro e por fim pode ter sido algo nos diferenciais....Os mecânicos mexeram nos diferenciais, trocaram óleo ou coisa parecida...???Não será nada grave!!!!Quando pisa na embreagem para????mas com o veículo em movimento? Faça uma inspeção......Se Flugêncio mora perto veja se ele pode te ajudar....!!!

mauricio_silva
27/05/2013, 20:43
Não é nada complicado. Dê uma olhada embaixo do carro, no eixo dianteiro. Mais ou menos na metade do eixo, tem o diferencial (fácil de achar; é onde chega o eixo cardã vindo do diferencial central e caixa de câmbio). Verifique se a cruzeta (acoplamento) entre o eixo cardã e o diferencial está apoiado na barra de direção (que liga uma roda a outra). É isso que pode estar provocando o "barulhão" (a batida da cruzeta na caixa de direção).
[]s.


e ai, como faço? kkkk não conheço ninguém que mexa com isso! nem onde encontro peça pra diferencial.. vish to lascado denovo!!!

dands010
27/05/2013, 22:34
Não é nada complicado. Dê uma olhada embaixo do carro, no eixo dianteiro. Mais ou menos na metade do eixo, tem o diferencial (fácil de achar; é onde chega o eixo cardã vindo do diferencial central e caixa de câmbio). Verifique se a cruzeta (acoplamento) entre o eixo cardã e o diferencial está apoiado na barra de direção (que liga uma roda a outra). É isso que pode estar provocando o "barulhão" (a batida da cruzeta na caixa de direção).
[]s.

Blz, muito obrigado pela ajuda e suporte SIMTESCH e MAURICIO_SILVA !! amanha o flugencio vem aqui em casa dar uma olhada e sem sombra de dúvidas ele saberá analisar melhor do que eu.. minha praia é mais a parte elétrica.. e mesmo assim não sou nenhum genio.. minha maior façanha foi instalar o distribuidor do niva e modulo de ignição, modificando o chicote, módulo e bobina de posição para ficar mais adequado.. mas to sempre querendo aprender! inclusive tem um vídeo disso postado no meu otro topico, sobre o motor do meu niva! Abs!

mauricio_silva
27/05/2013, 23:06
Beleza então. O Flugêncio pode lhe dar uma baita ajuda. O cara é bom! Manda um abração para ele, do paulistano Che, ex-proprietário da "Peituda" (era o nickname do meu Niva).
[]s.


Blz, muito obrigado pela ajuda e suporte SIMTESCH e MAURICIO_SILVA !! amanha o flugencio vem aqui em casa dar uma olhada e sem sombra de dúvidas ele saberá analisar melhor do que eu.. minha praia é mais a parte elétrica.. e mesmo assim não sou nenhum genio.. minha maior façanha foi instalar o distribuidor do niva e modulo de ignição, modificando o chicote, módulo e bobina de posição para ficar mais adequado.. mas to sempre querendo aprender! inclusive tem um vídeo disso postado no meu otro topico, sobre o motor do meu niva! Abs!

dands010
27/05/2013, 23:58
Beleza então. O Flugêncio pode lhe dar uma baita ajuda. O cara é bom! Manda um abração para ele, do paulistano Che, ex-proprietário da "Peituda" (era o nickname do meu Niva).
[]s.

Hahaha ta ok, o meu eu gentilmente apelidei de "pé de pano" como meu niva é branco e o cavalo do pica pau (fiel escudeiro) é branco hahaha

simtesch
30/05/2013, 20:27
Olá Niveiro,
Alguma solução foi dada no seu caso?Flugêncio resolveu seu problema?Foi algo grave ou nada demais?Mande notícias!!!abs

Roland

Flugêncio
31/05/2013, 09:11
Olá Niveiro,
Alguma solução foi dada no seu caso?Flugêncio resolveu seu problema?Foi algo grave ou nada demais?Mande notícias!!!abs

Roland

Roland,

Fui ver o que aconteceu, e foi algo comum, quebrou um prisioneiro que segura o diferencial dianteiro. Terá que desmontar, e levar a um torneiro.

simtesch
31/05/2013, 11:11
Olá Flugêncio, Que bom que não foi nada demais!!!!!Meu Niva precisava de uma ajuda sua aqui em Salvador........Nada de dar freio eficiente....já troquei cilindro mestre, tubulações, cilindros de roda, hidrovácuo e nada de freio ainda!!!!!!!!!!!!!!!!!!!eheehhhe!!!deixamos para outro tópico!!!!vou trocar o reparo das pinças e as lonas.....tem que freiar Abs
Roland,

Fui ver o que aconteceu, e foi algo comum, quebrou um prisioneiro que segura o diferencial dianteiro. Terá que desmontar, e levar a um torneiro.

Flugêncio
01/06/2013, 12:40
Olá Flugêncio, Que bom que não foi nada demais!!!!!Meu Niva precisava de uma ajuda sua aqui em Salvador........Nada de dar freio eficiente....já troquei cilindro mestre, tubulações, cilindros de roda, hidrovácuo e nada de freio ainda!!!!!!!!!!!!!!!!!!!eheehhhe!!!deixamos para outro tópico!!!!vou trocar o reparo das pinças e as lonas.....tem que freiar Abs

Roland,
O freio do Niva é mais fácil de acertar do que parece. Não adianta trocar tudo se não fizer duas coisinhas básicas. Primeiro: Por meio dos parafusos de ajustes das sapatas ( dois, na parte interna do espelho da roda, onde estão fixadas as sapatas) ajustar as sapatas travando-as para segurar o giro da roda e depois liberar um pouco pra roda ficar livre. Segundo:Ajustar o freio de mão para que o carro fique travado no máximo com 4 cliques da alavanca. Pronto! Vai ter freio bom.

simtesch
01/06/2013, 21:54
Roland,
O freio do Niva é mais fácil de acertar do que parece. Não adianta trocar tudo se não fizer duas coisinhas básicas. Primeiro: Por meio dos parafusos de ajustes das sapatas ( dois, na parte interna do espelho da roda, onde estão fixadas as sapatas) ajustar as sapatas travando-as para segurar o giro da roda e depois liberar um pouco pra roda ficar livre. Segundo:Ajustar o freio de mão para que o carro fique travado no máximo com 4 cliques da alavanca. Pronto! Vai ter freio bom.
Olá Flugêncio, Ainda não troquei as lonas e cabo de freio de mão....Vou ajustar segundo suas recomendações!!!!!Tem que dar freio!!!!!Valeu e obrigado!!!!

Flugêncio
02/06/2013, 09:58
Olá Flugêncio, Ainda não troquei as lonas e cabo de freio de mão....Vou ajustar segundo suas recomendações!!!!!Tem que dar freio!!!!!Valeu e obrigado!!!!

Roland,
Na parte inferior do Niva, tem duas chapinhas/suporte que prendem as pontas da capa do cabo do freio de mão, muitas vezes elas se abrem e deixa escapar a ponta onde tem um encosto. Daí não dá regulagem.

dands010
03/06/2013, 13:44
Flugêncio, quanto ao problema do prisioneiro, como vamos fazer? tem algo que eu possa ir comprando para adiantar? aquele calço do motor que está partindo? mais alguma coisa? você acha que esse problema pode ter sido causado por alguma culpa da retífica na montagem do motor? pois posso também, levar para eles resolverem apesar de preferir fazer o serviço com seus auxílios hehehehe

Abs.

dands010
07/06/2013, 14:58
Atualizando, retirei o calço que pega do motor para o diferencial, um dos parafusos que vai no motor, eu coloquei no lugar do diferencial e parafusei com 1 parafuso a menos no motor (apenas para teste) percebi que a rosca no diferencial está um pouco espanada (mais provavel) ou o parafuso que está gasto (menos provavel), enfim andei 5mts pra frente e não fez mais o barulho, o que eu posso fazer? tentar arrumar um parafuso ligeiramente mais 'largo' para ver se fica fixo no diferencial? ou só levando em um torneiro mesmo?

Flugêncio
07/06/2013, 16:08
Atualizando, retirei o calço que pega do motor para o diferencial, um dos parafusos que vai no motor, eu coloquei no lugar do diferencial e parafusei com 1 parafuso a menos no motor (apenas para teste) percebi que a rosca no diferencial está um pouco espanada (mais provavel) ou o parafuso que está gasto (menos provavel), enfim andei 5mts pra frente e não fez mais o barulho, o que eu posso fazer? tentar arrumar um parafuso ligeiramente mais 'largo' para ver se fica fixo no diferencial? ou só levando em um torneiro mesmo?

DANDS010,
Estive enrolado esta semana, por isto não te liguei. Os prisioneiros do diferencial (2) que vai naquele suporte que está quebrado, são de 12mm, passo de rosca 1,25mm. É possível, se não tiver muito desgaste, usar um prisioneiro da mesma espessura, com passo de rosca 1,5mm. No entanto, a fixação ficará mais frágil. Tem tb quem coloque parafusos desta última medida.
O ideal é retirar o diferencial e levar na Tornearia pra fazer o serviço correto.

dands010
07/06/2013, 18:28
DANDS010,
Estive enrolado esta semana, por isto não te liguei. Os prisioneiros do diferencial (2) que vai naquele suporte que está quebrado, são de 12mm, passo de rosca 1,25mm. É possível, se não tiver muito desgaste, usar um prisioneiro da mesma espessura, com passo de rosca 1,5mm. No entanto, a fixação ficará mais frágil. Tem tb quem coloque parafusos desta última medida.
O ideal é retirar o diferencial e levar na Tornearia pra fazer o serviço correto.

Amigo, eu consegui retirar facilmente o pedaço de parafuso que estava lá dentro quebrado... coloquei um novo na medida máxima possível do furo, pois a rosca estava boa.. tinha quase 4cm rosqueável, apenas o primeiro cm que estava com a rosca um pouco desgastada.. e o prisioneiro original, pelo visto nao vai até o final da rosca, por tanto eu coloquei no lugar um parafuso um pouco maior que o original, apertei com carinho e ta redondo! agradeço e muito sua disposição em vir me ajudar, entendo perfeitamente que você estava enrolado mas parece que a solução que consegui, vai durar, o que acha?? se não fosse você para dar uma olhada eu estaria perdido ainda!

Flugêncio
07/06/2013, 19:45
Amigo, eu consegui retirar facilmente o pedaço de parafuso que estava lá dentro quebrado... coloquei um novo na medida máxima possível do furo, pois a rosca estava boa.. tinha quase 4cm rosqueável, apenas o primeiro cm que estava com a rosca um pouco desgastada.. e o prisioneiro original, pelo visto nao vai até o final da rosca, por tanto eu coloquei no lugar um parafuso um pouco maior que o original, apertei com carinho e ta redondo! agradeço e muito sua disposição em vir me ajudar, entendo perfeitamente que você estava enrolado mas parece que a solução que consegui, vai durar, o que acha?? se não fosse você para dar uma olhada eu estaria perdido ainda!

Deve ter ficado bom! Mas se um dia puder, retire o parafuso e na hora de recolocar, utilize uma trava química. Soldou aquela trinca no suporte do motor? Qualquer coisa estamos ai!

dands010
07/06/2013, 19:47
Deve ter ficado bom! Mas se um dia puder, retire o parafuso e na hora de recolocar, utilize uma trava química. Soldou aquela trinca no suporte do motor? Qualquer coisa estamos ai!

não soldei não, onde posso fazer isso?

Flugêncio
08/06/2013, 09:04
não soldei não, onde posso fazer isso?

Retira e leva no torneiro perto do Prezunic.

dands010
08/06/2013, 10:19
Retira e leva no torneiro perto do Prezunic.

tem mistério para tirar? precisar calçar algo? ou só soltar os parafusos tirar e levar? sou meio leigo... entendo mais da parte elétrica hehehe

Flugêncio
08/06/2013, 10:23
Calce o motor com um macaco, e pode retirar o suporte.

dands010
08/06/2013, 15:01
Calce o motor com um macaco, e pode retirar o suporte.

Blz! acabei de completar os óleos que estavam vazando, coube pouca coisa, manja de carburador? eu troquei as peças desse carburador ano passado, mas ele da uma mancada (sempre deu) qnd pisa no acelerador, como se afoga-se ou não injetasse combustivel logo no começo do curso do pedal do acelerador se pisar mais fundo ele acelera normal... no gnv funciona 100% normal (como sempre)

Flugêncio
08/06/2013, 17:59
Começe ajustando as hastes de acionamento do carburador.

dands010
08/06/2013, 18:08
Começe ajustando as hastes de acionamento do carburador.

vish.. fui dar uma volta hoje.. antes completei o óleo da caixa, diferencial e quando estacionei vi bastante óleo pingando da caixa.. ali na entrada do eixo na frente... não to com sorte

Flugêncio
09/06/2013, 10:55
vish.. fui dar uma volta hoje.. antes completei o óleo da caixa, diferencial e quando estacionei vi bastante óleo pingando da caixa.. ali na entrada do eixo na frente... não to com sorte

Tudo fácil de resolver.

dands010
09/06/2013, 11:04
Tudo fácil de resolver.

é alguma junta? facil de trocar?

Flugêncio
09/06/2013, 11:30
é alguma junta? facil de trocar?

Faça uma limpeza onde aparece o vazamento e depois veja se é possível identificar de onde está surgindo o óleo.

dands010
09/06/2013, 11:45
Faça uma limpeza onde aparece o vazamento e depois veja se é possível identificar de onde está surgindo o óleo.

Ok, não terei tempo hoje, amanha farei isso e tirarei fotos!

dands010
10/06/2013, 14:23
Será que apenas desencaixou o retentor? ou danificou? como proceder? não entendo nada dessa parte! Segue foto!

http://img199.imageshack.us/img199/5797/s5030325o.jpg (http://imageshack.us/photo/my-images/199/s5030325o.jpg/)


Uploaded with ImageShack.us (http://imageshack.us)

Flugêncio
10/06/2013, 15:23
É o retentor, esse óleo é 90?

dands010
10/06/2013, 16:01
É o retentor, esse óleo é 90?

é 90 sim..... pelo visto esse retentor então já era? existe algum igual no mercado facil de encontrar, plug and play? ou só pedindo em SP, sarancar e outras lojas?

simtesch
10/06/2013, 16:11
é 90 sim..... pelo visto esse retentor então já era? existe algum igual no mercado facil de encontrar, plug and play? ou só pedindo em SP, sarancar e outras lojas?
Olá Niveiro, Esse vazamento é da caixa de transferência.......Faça um teste, compre 02 litros do óleo TRM 140 GL5(Vende nos postos BR) e faça a troca!!!!o óleo 140 é bem mais espesso...talvez vaze menos ou pare de vazar......É um paliativo....custa uns R$9,00 o litro!!!!Faça o teste!!!!Meus Nivas antigos só utilizava óleos de transmissão TRM 140 GL5 e nunca tive problemas!!!Abs Roland

dands010
10/06/2013, 19:50
Olá Niveiro, Esse vazamento é da caixa de transferência.......Faça um teste, compre 02 litros do óleo TRM 140 GL5(Vende nos postos BR) e faça a troca!!!!o óleo 140 é bem mais espesso...talvez vaze menos ou pare de vazar......É um paliativo....custa uns R$9,00 o litro!!!!Faça o teste!!!!Meus Nivas antigos só utilizava óleos de transmissão TRM 140 GL5 e nunca tive problemas!!!Abs Roland

sumiram 2 postagens nesse tópico logo após essa sua, tinha uma do flugencio e outra minha que esquisito, enfim esse lance do óleo 140 acho que nem como paliativo daria certo, pois o vazamento está grande, com o carro parado eu observei que pingava uns 3~4 pingos seguidos e dava intervalo de apenas alguns segundos para pingar 3~4x denovo...

simtesch
11/06/2013, 10:35
Olá Niveiro, Desconsidere a opção do óleo TRM 140 nesse seu caso...pelo que vc disse seu vazamento está realmente grande.....De preferência nem ande com o Niva nesse estado.....!Sempre utilizo o óleo TRM140 e não tive problemas, dificuldades engatar marchas, nada!!!Aqui na Bahia é muito quente(No RJ tb) e não tem problemas!!!! Roland

dands010
11/06/2013, 11:09
Olá Niveiro, Desconsidere a opção do óleo TRM 140 nesse seu caso...pelo que vc disse seu vazamento está realmente grande.....De preferência nem ande com o Niva nesse estado.....!Sempre utilizo o óleo TRM140 e não tive problemas, dificuldades engatar marchas, nada!!!Aqui na Bahia é muito quente(No RJ tb) e não tem problemas!!!! Roland

Blz! agradeço o comprometimento em ajudar e continuar seguindo o tópico, realmente não estou andando com o carro, eu completei os óleos todos, e andei apenas 10km, e observei o vazamento, após isso apenas rodei os 10km de volta pra casa hehehe, estou louco pra poder rodar com ele por aí... preciso vender ele, já anunciei, mas queria rodar um pouco para matar as saudades hehehehe

dands010
11/06/2013, 19:30
Flugêncio, aos seus conselhos segue fotos do processo para retirada do retentor, apenas soltei o cardã, não tenho aquela chave grande para soltar a porca ali da caixa,( é agora que uso aquela chave que você me emprestou para travar com 2 parafusos para não girar junto certo?) amanha vou numa oficina aqui pegar a chave emprestada, qual o número da chave mesmo? 22?

Muito bom meter a mão e fazer!!

http://img707.imageshack.us/img707/2452/cam00216s.jpg (http://imageshack.us/photo/my-images/707/cam00216s.jpg/)


http://img832.imageshack.us/img832/5210/cam00215p.jpg (http://imageshack.us/photo/my-images/832/cam00215p.jpg/)

Flugêncio
11/06/2013, 20:43
Tá indo bem! chave 24mm.

dands010
12/06/2013, 15:36
tudo resolvido! acabei por descobri um outro problema enquanto resolvia este.. mas por hora agradeço muito a ajuda do Flugêncio e dos outros companheiros que aqui no tópico se expressaram afim de ajudar! não sei se tem moderação para colocar "resolvido" la no titulo do tópico, pois pelo o que vi não posso editar.

Cada vez mais aprendendo sobre este carro sou muito adepto ao "faça você mesmo", estou muito triste de estar vendendo o meu...

ajcarvalhoo
22/10/2014, 20:14
Boa tarde, amigos do frupo...Flugêncio, estou com problema recente no meu NIVA 91x91 e tenho percebido uns estralos quando forço ele em subidas...ja troquei as homocineticas e ainda continua, mas quando pego um estiram ele acaba e quando preciso forçar um pouco começa os estralos e qdon eu bloqueio ele fica estralando direto como se estive tocando em algo......vcs poderia me dar uma ajuda :??? sou novo no ramo.