Ver Versão Completa : Turbina Ranger.
gunes1206
25/05/2013, 02:46
Boa noite pessoal, ontem a turbina da minha ranger foi pro saco. Eu estava procurando um lugar para fazer o reparo da turbina, pois o valor da nova é 5 mil reais. Quando cheguei em uma loja que trabalhava com peças de camionetes, procurei a turbina da ranger, e o vendedor me disse, aquela de geometria variavel? Eu disse que sim, ele disse que não valeria apena arrumar a mesma, pois essa turbina a ford utilizou apenas na ranger, e ficou impossível de ser regulada quando reparada por ter a pressão variavel, disse que se eu arrumasse outra poderia resolver o problema, mas se um dia desse problema novamente eu não conseguiria arrumar, disse então para eu colocar a turbina da ranger 3.0 do motor eletronic que não é variavel, e que segundo o meu mecanico é uma evolução do motor 2.8, e disse que para colocar essa turbina seria apenas trocar o coletor e a mangueira, e que tudo isso com ele sairia mais barato do que arrumar uma turbina usada. Depois disso pesquisei sobre a turbina da 3.0, e vi no mercado livre de que é bem mais barata do que a 2.8 e que segundo o vendedor se um dia precisar, tem como ser reparada.
O que vocês acham disso?? Alguem ja teve esse tipo de problema com a turbina da 2.8?? Alguem teve problema com a 3.0??
Gostaria de ouvir qualquer opinião ou relato.
Valeu
carlosatjunior
05/03/2017, 22:25
Estou com essa mêsma dúvida !! Alguém para ajudar ??
Miranda_MG
05/03/2017, 23:13
Boa noite, Carlos.
Você saberia dizer qual foi a causa da falha da sua turbina? Questionei algumas pessoas sobre a possível substituição pela de outro modelo e, assim que tiver alguma resposta mais concreta, posto aqui.
Abraço,
Miranda
Estou com essa mêsma dúvida !! Alguém para ajudar ??
carlosatjunior
05/03/2017, 23:29
Boa noite amigo,
Não verdade não sei o motivo, era de uma ranger que fui olhar para comprar e o cara falou que a turbina é dá 3.0.
Andei no carro como passageiro e não como motorista e levei um amigo para analisar melhor o carro, porém esperava um pouco mais de arrancada ( não sei em que momento a turbina entra ) e não ouvi nenhum assovio .
Ainda estou analisando se fico com o carro pois está muito bom , aparentemente mecânica e a parte interna , a parte externa deixa a desejar pois o carro fica na rua ( não tem garagem ) e o dono viaja bastante .
Miranda_MG
06/03/2017, 20:12
Carlos,
Conversei com o pessoal e disseram ser pouco usual, mas possível a troca pela da 3.0. Também de acordo com eles, algumas outras peças precisam ser trocadas também. Sinto muito não poder entrar em detalhes, mas não pude me estender na conversa.
De qualquer forma, se precisar de mais a respeito, tem tópicos sobre as Rangers em questão aqui no fórum e são movimentados. Talvez valha a pena postar lá. Exemplo: http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/94287-topico-da-ranger-3-0-electronic.html
Abraço,
Miranda
Boa noite amigo,
Não verdade não sei o motivo, era de uma ranger que fui olhar para comprar e o cara falou que a turbina é dá 3.0.
Andei no carro como passageiro e não como motorista e levei um amigo para analisar melhor o carro, porém esperava um pouco mais de arrancada ( não sei em que momento a turbina entra ) e não ouvi nenhum assovio .
Ainda estou analisando se fico com o carro pois está muito bom , aparentemente mecânica e a parte interna , a parte externa deixa a desejar pois o carro fica na rua ( não tem garagem ) e o dono viaja bastante .
sallespickup
06/03/2017, 20:40
TGV foi desenvolvida pra entrar bem cedo, e tirando a mesma, o motor perdera essa virtude, por outro lado os custos realmente são bem menores, mais EU manteria a tgv, e outra coisa tgv não se repara, se troca o conjunto rotativo, por um novo, aproveitando os carocois frio e quente,
RicardoFLN
06/03/2017, 23:18
TGV foi desenvolvida pra entrar bem cedo, e tirando a mesma, o motor perdera essa virtude, por outro lado os custos realmente são bem menores, mais EU manteria a tgv, e outra coisa tgv não se repara, se troca o conjunto rotativo, por um novo, aproveitando os carocois frio e quente,
Se o problema for nas aletas da geometria variável dá pra trocar só esse conjunto. Olha, estou pra comprar um TGV pra 2.8 pra instalar na minha 2.5, e pelas minhas pesquisas, uma turbina zero Garrett está uns 5k e uma Master Power 2,3 k, sendo isso preço de distribuidora!! Em lojista a faca entra um pouco mais!!
Abs.
Imperador!
07/03/2017, 09:19
Vou ser letra morta na conversa, porque os colegas já responderam devidamente.
Se você decidir trocar a turbina da sua 2.8, troque pela 2.8 XLS que tinha wastegate e não era TGV.
A turbina do 3.0 é bem maior que a do 2.8, significando dizer que ela demora bem mais a encher, por isso o carro fica xôxo.
Agora se quer minha opinião, não deixe de usar sua turbina TGV, é o maior tesão da Ranger 2.8.
carlosatjunior
05/05/2017, 00:32
Vou ser letra morta na conversa, porque os colegas já responderam devidamente.
Se você decidir trocar a turbina da sua 2.8, troque pela 2.8 XLS que tinha wastegate e não era TGV.
A turbina do 3.0 é bem maior que a do 2.8, significando dizer que ela demora bem mais a encher, por isso o carro fica xôxo.
Agora se quer minha opinião, não deixe de usar sua turbina TGV, é o maior tesão da Ranger 2.8.
Pessoal vou precisar comprar a turbina, alguém pode indicar um site para compra que tenha um valor menos exploratório ?
agradeço
Olá pessoal,
Gostaria de sabe se existe alguma turbina alternativa que possa ser utilizada na ranger 2.2 diesel 2013. A minha ranger consta no documento 125cv de potencia, mas teve uma empresa de chipagem que jurou de pé junto que ela tem 148cv, que é a mesma potência das rangers de 150cv. Pelo que já pesquisei, parece que o modelo da turbina da 125v é diferente da 150cv.
Resumindo, turbina de ranger 150cv serve na de 125cv? Tem alguma outra turbina de outro fabricante que sirva nela?
Valeu moçada, []s
Boa noite pessoal, me chamo Rodrigo, sou novo no fórum e no 4x4, estou a 30 dias com uma Ranger xlt estendida 2.8 2002, pneu 31 (pretendo por os 33)
Tive que fazer uma revisão no motor de arranque e descobri que o antigo dono trocou a turbina TGV pela WG, muito provavelmente pelo custo de reparo.
A camionete está sem final, da máxima de 150km/h, então gostaria de trocar a turbina, colocar ou a original TGV ou a TGV da frontier 2.5. Sei que o FernandoCBS já colocou esta última mas não consigo contactar o mesmo.
Pretendo colocar os bicos de maior vazão tambem, por isso gostaria da opinião de quem já fez estas alterações, qual turbina casa melhor com esse motor 2.8 com bicos de maior vazão?
Como ficou o consumo?
( Já aprendi muito como fórum nestes 30 dias, e pretendo ajudar o pessoal no que estiver ao meu alcance )
Saudações.
Francisco Casal
20/10/2018, 11:50
Amigo a minha original, não faz mais que 9,5 na cidade, com aumento de vazão de diesel e tal, te prepara para uns 8. Sobre a turbina, a tgv original da ranger na Altec turbos que é aqui na minha cidade gira em torno de uns 2 a 2,5k
Amigo a minha original, não faz mais que 9,5 na cidade, com aumento de vazão de diesel e tal, te prepara para uns 8. Sobre a turbina, a tgv original da ranger na Altec turbos que é aqui na minha cidade gira em torno de uns 2 a 2,5k
Aqui na autorizada MWM, a TGV da ranger sai por 5 mil e a da frontier sai por 2800, isso nova, a da ranger recondicionada sai por 2000.
Pra mim compensa adaptar a da frontier, mas queria saber de quem já fez, os resultados.
Francisco Casal
20/10/2018, 17:40
Conversei com o vendedor da altec, ele é meu amigo, ele disse que consegue fazer uns 2k a original da ranger, e falou que a da frontier 190cv tem o comando da geometria eletrônico, aí não da pra adaptar!
Conversei com o vendedor da altec, ele é meu amigo, ele disse que consegue fazer uns 2k a original da ranger, e falou que a da frontier 190cv tem o comando da geometria eletrônico, aí não da pra adaptar!
Francisco, se possivel,verifica pra mim a da frontier ate 2012 o acionamento dela e a vácuo. Esse modelo gera 170cv na frontier.
Ele saberia informar a medida dos caracóis da TGV da ranger? O da frontier consegui as medidas abaixo. Se daria pra fazer uma comparação.
Rotor compressor: 41,6 / 56mm, 6/6 palhet
Rotor turbina: 42.28 / 46,86mm 9 palhetas
Obrigado, desde já.
RicardoFLN
21/10/2018, 16:07
Francisco, se possivel,verifica pra mim a da frontier ate 2012 o acionamento dela e a vácuo. Esse modelo gera 170cv na frontier.
Ele saberia informar a medida dos caracóis da TGV da ranger? O da frontier consegui as medidas abaixo. Se daria pra fazer uma comparação.
Rotor compressor: 41,6 / 56mm, 6/6 palhet
Rotor turbina: 42.28 / 46,86mm 9 palhetas
Obrigado, desde já.
RsPaes,
Tu estás levando em consideração que a TGV da Frontier é completamente diferente da TGV da Ranger em relação a todas as flanges? Vais ter de fazer adaptação pra cada um deles, quiçá refazer o coletor de escape.
Vendo que as duas são do mesmo preço, se comparando marcas iguais, eu iria de original mesmo. Mas essa é só a opinião de alguém que não vai colocar 150 por hora nem fodendo numa carroça dessas.....kkkk
Sds.
RsPaes,
Tu estás levando em consideração que a TGV da Frontier é completamente diferente da TGV da Ranger em relação a todas as flanges? Vais ter de fazer adaptação pra cada um deles, quiçá refazer o coletor de escape.
Vendo que as duas são do mesmo preço, se comparando marcas iguais, eu iria de original mesmo. Mas essa é só a opinião de alguém que não vai colocar 150 por hora nem fodendo numa carroça dessas.....kkkk
Sds.
Então Ricardo, as flanges não batem mesmo, mas não e nada difícil de se adaptar.
Minha velocidade de cruzeiro e 110 hehehe, meu uso e mais para carga, sempre uso carregada (1ton) em terreno macio, um torque a mais pra mim faz diferença, ainda mais querendo colocar os pneu 33 que dão outra cara na pick up.
Como mencionei, já teve gente que adaptou, e já que vou mudar a turbina estou com esse capetinha na cachola.
Francisco Casal
21/10/2018, 18:01
Da frontier 170cv da certo, mas pelo preço que eles (altec) fazem na tgv da ranger, não vale a pena fazer adaptação!
Da frontier 170cv da certo, mas pelo preço que eles (altec) fazem na tgv da ranger, não vale a pena fazer adaptação!
Francisco o preço deles está ótimo, é o valor de uma recon em minha região.
Mas o quanto maior é a turbina da frontier em relação a da ranger?
Conseguiria gerar uma potencia maior ?
Salientando que meu uso e pra carga, tanto asfalto quanto em terreno fofo com pouca aderência, por isso de uns cavalinhos a mais.
Acredito que está potencia a mais pode até me gerar uma redução no consumo, pois com a pick-up carregada efetuaria menas reduções de marcha.
Francisco Casal
21/10/2018, 19:46
Trocando uma idéia com o vendedor, ele me disse o seguinte, que a TGV da ranger, abre e fecha conforme a pressão do conjunto, e essa da frontier é por vácuo, é possível fazer a adaptação, mas que não irá valer a pena. E eu tmb axo que se tu queres mais potência o caminho é pela bomba e bicos, a turbina da ranger já é muito boa, inclusive até hj não conheço um motor com pico de torque a 1400 rpm como esse motor tem (graças a essa turbina). Se vc quiser eu passo o contato do vendedor aqui, aí vc conversa melhor com ele e sana suas dúvidas.
Trocando uma idéia com o vendedor, ele me disse o seguinte, que a TGV da ranger, abre e fecha conforme a pressão do conjunto, e essa da frontier é por vácuo, é possível fazer a adaptação, mas que não irá valer a pena. E eu tmb axo que se tu queres mais potência o caminho é pela bomba e bicos, a turbina da ranger já é muito boa, inclusive até hj não conheço um motor com pico de torque a 1400 rpm como esse motor tem (graças a essa turbina). Se vc quiser eu passo o contato do vendedor aqui, aí vc conversa melhor com ele e sana suas dúvidas.
Sim, todos elogiam a da ranger, só fico imaginando outra turbina tão boa quanto gerando mais potência.
Se puder me passar o contato ae tiro as dúvidas com ele.
Estou esperando alguém que já tenha feito a adaptação aparecer para esclarecer como realmente fica na prática.
Se alguém puder mandar uma MP pro FernandoCBS. Sou novo aqui e não consigo.
Obrigado mesmo Francisco pelo ajuda.😁
xibiu!!!
21/10/2018, 21:41
Se alguém puder mandar uma MP pro FernandoCBS. Sou novo aqui e não consigo.
Caro RsPaes.
Já enviei uma MP para o colega FernandoCBS informando-o. :computador:
Abraço;
Francisco Casal
21/10/2018, 22:16
Segue numero de telefone: 54981055253
Falar com Fabiel Altec turbos
RicardoFLN
22/10/2018, 09:59
Então Ricardo, as flanges não batem mesmo, mas não e nada difícil de se adaptar.
Minha velocidade de cruzeiro e 110 hehehe, meu uso e mais para carga, sempre uso carregada (1ton) em terreno macio, um torque a mais pra mim faz diferença, ainda mais querendo colocar os pneu 33 que dão outra cara na pick up.
Como mencionei, já teve gente que adaptou, e já que vou mudar a turbina estou com esse capetinha na cachola.
RsPaes,
Se tu estás mesmo mordido pelo mosquito das adaptações, eu te diria que tu teria um baita ganho é trocando o intercooler da viatura. Não só colocando um com uma geometria dos tubos mais favorável (tubos mais curtos e em maior número, ao contrário do original, que tem tubos mais compridos que esperança de pobre!), e acima de tudo a posição no cofre do motor. Na verdade retirando ele do cofre do motor e colocando na frente do condensador do AC.
Só lembra que a Nissan tem 170 sendo 2.5, não é à toa. São 16 válvulas e cabeçote de fluxo cruzado, entre outras coisas!
E se vai abraçar o capeta, já pensa em dutos rígidos, ao invés dos de borracha.
Abs.
RsPaes,
Se tu estás mesmo mordido pelo mosquito das adaptações, eu te diria que tu teria um baita ganho é trocando o intercooler da viatura. Não só colocando um com uma geometria dos tubos mais favorável (tubos mais curtos e em maior número, ao contrário do original, que tem tubos mais compridos que esperança de pobre!), e acima de tudo a posição no cofre do motor. Na verdade retirando ele do cofre do motor e colocando na frente do condensador do AC.
Só lembra que a Nissan tem 170 sendo 2.5, não é Ã* toa. São 16 válvulas e cabeçote de fluxo cruzado, entre outras coisas!
E se vai abraçar o capeta, já pensa em dutos rÃ*gidos, ao invés dos de borracha.
Abs.
Opa Ricardo,.estou animado, cada um com seu conhecimento ajudando no topico. Acho que vai tirar a duvida de muita gente.
Interessante a questao do Intercooler, com certeza levar ele pra frente e livralo da caloria do motor deve ajudar muito na troca de calor, vai ajudar em rodovias, mas em baixas velocidades (20 km/h) carregado acredito que nao vai haver muita diferenca.
Qual seria um Intercooler melhor para adaptar nela ? Se axar um usado por aqui posso arriscar. Mas vou ver o que precisa pra levar ele para frente sem comprometer a refrigerasao do radiador do motor e do Ac.
No momento estou fazendo uma revisao geral nela, revisei alternador, motor de arranque, turbina apesar de WG esta file.
Vou tirar cambio e caixa de tracao hoje, e amanha limpar todo o sistema de refrigeracao com bomba d'agua nova,so vai faltar mecher na bomba, bico e Ac.
RicardoFLN
22/10/2018, 14:08
Tô fora desse negócio de abraçar o capeta aksoakao, não curto não.
Abras.
KKK.... abraçar o capeta no sentido de se meter a fundo nas adaptações!
Então, colocar o intercooler pra frente vai piorar um pouco o AC, mas convenhamos, o treco já gela pra cacete, ainda mais em uma supercab, só fica devendo uma ventoinha elétrica pra ajudar a troca de calor na baixa velocidade.
Nos livros que li sobre preparação de motores diesel é consenso, quanto maior o intercooler, melhor. Vai estar na frente do radiador, mas pondera que radiador tem lá um sobredimensionamento por segurança. Vão levantar a questão do Lag com IC grande, mas com TGV nem precisa se preocupar com isso.
Uma mudança fácil de fazer, é evitar de a boca do filtro de ar puxar ar quente do cofre do motor, que é uma coisa que acontece nessas nossas carroças, ainda mais em baixa velocidade.
Abs.
Mas então Ricardo, saberia de um Intercooler melhor para a ranger ?
RicardoFLN
22/10/2018, 15:05
Mas então Ricardo, saberia de um Intercooler melhor para a ranger ?
A ideia na minha é fazer um eu mesmo. Compraria o bloco e então faria as caixas. Não cheguei a ir tão a fundo e procurar um que coubesse certinho. Até mesmo porque acho difícil ter algo plug & play. Como eu sou adepto do self-made e meu nível de soldagem TIG não atingiu um patamar tão decente ainda, sei que vai demorar até que eu faça essa mudança.
Mas te digo que só o fato de na minha 2.5 eu ter colocado o intercooler da 2.8 (mantendo no mesmo lugar ruim!), já trouxe melhora.
Dá um pulo em oficina especializada em intercooler que geralmente os caras tb fazem modificações, e até mesmo constroem do zero.
Abs.
Ok, vlw pela ajuda
Vou ficar aguardando alguém que me ajude com a turbina.
Abraço
lucas jose da silva
06/08/2019, 00:51
tenho uma ranger 2000 2.5 vou trocar a turbina,nela estava tub garrett a/p 48 m27,gostaria de saber se tenho que trocar pela mesma turbina,ou pode ser de outra marca.
lucas jose da silva
06/08/2019, 18:37
vou comprar uma turbina mas o vendedor me pede se ela e 110 ou 115cv,mas no doc esta sl 2505cc,qual a resposta paro vendedor,ela estava com turbina garrett a/p 48 m27,o vendedor quer me vender uma bagio é igual,não conheço bem a ranger,ajuda sera bem vinda
titanium
06/08/2019, 19:37
vou comprar uma turbina mas o vendedor me pede se ela e 110 ou 115cv,mas no doc esta sl 2505cc,qual a resposta paro vendedor,ela estava com turbina garrett a/p 48 m27,o vendedor quer me vender uma bagio é igual,não conheço bem a ranger,ajuda sera bem vinda
Lucas, o ideal seria retirar a sua turbina e ir com ela até a loja (autopeças).
Assim verifica a questão física da turbina (posições dos dutos de entrada e saída, pressurizado, etc).
Agora, se não tiver como, sugiro pedir a ele a turbina específica para seu carro (ano, modelo, versão).
O motor 2.5 maxion saiu em vários carros... Van Sprinter, Land Rover Defender, Ranger....
Tem que ver qual delas vai casar bem com seu coletor e sua tubulação de entrada de ar pressurizado e saída de escape.
Abraço
Ricardo Ranger
02/06/2020, 10:04
Bom dia amigos!!
Sou novo no fórum.
Recentemente adquiri uma ranger 2005cs 2.8 tgv...e a turbina apresentou folga. Levei ao mecânico diesel para realizar o reparo do serviço, aí surgiu a dúvida.....manter a turbina original, colocar uma outra turbina maior ou trocar o miolo da tgv atual?
Quero aumentar a potência dela...aí que veio a ideia de uma turbina maior.
Agradeço.
Valeuu.
Pedro Sylvestre
02/06/2020, 13:51
Fala Ricardo, tudo bom?
Se eu fosse vc, pularia fora das TGV. Que tal uma na linha das GT25? É a mesma que vai nas Ranger/Troller 3.0. Ela tem regulagem de pressão por west gate e aguenta até 2kg. Você acha uma nova na faixa dos R$1.500.
A única desvantagem de colocar um turbina um pouco maior é que o motor vai ficar um pouco mais "bobo" de baixa, mas quando a turbina encher (lá pros 2.000rpm) o carro vira um avião a jato.
RicardoFLN
02/06/2020, 17:32
Bom dia amigos!!
Sou novo no fórum.
Recentemente adquiri uma ranger 2005cs 2.8 tgv...e a turbina apresentou folga. Levei ao mecânico diesel para realizar o reparo do serviço, aí surgiu a dúvida.....manter a turbina original, colocar uma outra turbina maior ou trocar o miolo da tgv atual?
Quero aumentar a potência dela...aí que veio a ideia de uma turbina maior.
Agradeço.
Valeuu.
Então xará, depende o que tu almejas com a viatura. Eu sai de uma turbina WG e fui pra uma TGV . É outro mundo! Aquela "xoxidão" em baixas rotações é um pé no saco. Vê se tu consegue dar uma volta na viatura de algum conhecido que tenha WG pra sentir isso.
Eu particularmente trocaria o conjunto rotativo dessa tua TGV, e caso queira dar um incremento, ia na regulagem da LDA e depois pra troca do pin booster.
Sds.
Douglas Marini
01/05/2022, 22:26
Boa noite, postei um vídeo no YouTube da instalação de outro intercooler instalado na frente da ranger 2002 tgv que trabalha em série com o original e a melhora é absurda
RicardoFLN
02/05/2022, 11:16
Boa noite, postei um vídeo no YouTube da instalação de outro intercooler instalado na frente da ranger 2002 tgv que trabalha em série com o original e a melhora é absurda
Douglas, dei uma olhada na tua engembração! Sim, foi um jeito simples de mexer num vespeiro, sem precisar cortar lata ou fazer alterações mais trabalhosas. Claro que fazer o calor do primeiro intercooler pegar em parte do segundo não é o ideal, mas no fim das contas se houve melhor, tá valendo!
O ar deve dar um tonteada de tanta volta!!:lol:
upgrade intercooler ranger 2.8 - YouTube (https://www.youtube.com/shorts/vQOntDlBhzY)
Esses dias me ocorreu de ver se o conjunto radiador/intercooler da 3.0 poderia ser colocado nas 2.5 e 2.8.
Sds.
Guilherme_ironhead
20/02/2023, 14:30
Boa tarde, preciso comprar uma turbina nova pra minha Ranger 2000 motor maxxion hs 2.5 115cv, entrei em contato com um fornecedor e ele disse que a turbina EURO I se aplica nesse motor, porém todas as EURO I que vi na Internet são 110cv, e as EURO II são 115cv, alguém teria essa informação?.. Estou com receio de pôr essa EURO I, se tem problema por a outra
RicardoFLN
20/02/2023, 18:29
Boa tarde, preciso comprar uma turbina nova pra minha Ranger 2000 motor maxxion hs 2.5 115cv, entrei em contato com um fornecedor e ele disse que a turbina EURO I se aplica nesse motor, porém todas as EURO I que vi na Internet são 110cv, e as EURO II são 115cv, alguém teria essa informação?.. Estou com receio de pôr essa EURO I, se tem problema por a outra
Seguinte gaudério: originalmente nos Euro I a turbina é a Garret APL986-1, No Euro II, Garret GT 20525
Dados do manual do motor. Se elas são iguais ou não, isso eu não sei. Tem de comparar as duas.
A diferencia de potência entre o euro 1 e 2 pode ser por conta das diferenças na BI.
Sds.