Ver Versão Completa : Molas Eibach no Troller
Amigos, a Eibach (provavelmente o melhor fabricante de molas do mundo) tem uma linha de molas OEM voltada para off-road. Não são tão caras, variam entre $65 e $95 cada mola.
Podemos usar essas molas TOPS em nossos carro se descobrirmos os seguintes dados:
- Altura da mola original (acredito que 38cm ou 15" alguém confirma?)
- Diâmetro da mola
- Índice de carga
Sabendo esses dados, podemos determinar qual a mola ideal para o Troller T4.
E para lift, basta adicionar na altura da mola o número de polegadas desejadas.
Vamos tentar isso?
Vou tirar uma mola do meu carro para fazer as medições, mas vai ficar faltando o índice de carga delas.
Abraços.
Alemao_Am
25/05/2013, 08:25
Abreu para vc ter a carga da mola vc tem que comprimi-la uma polegada e ver o valor que da em um relógio.
Equipamento como este aqui.
Longacre Racing - Online Catalog: Electronic Wheel Scales, Gauges, Pyrometers, Chassis Setup and More! (http://www.longacreracing.com/catalog/item.asp?id=575&catid=5)
.
Eu tenho este dinamômetro, porem não estou com tempo para medir a carga original.
As molas Eibach são realmente boas mas, as melhores são as Hypercoil.
Gostei da idéia.
Abç
Alemao_Am
25/05/2013, 08:28
Segue link!!
Welcome to Hyperco | High Performance Coil Springs & Suspension Components (http://www.hypercoils.com/)
R.Becker
25/05/2013, 11:24
Não entendi o propósito, pois você medindo tamanho e força das molas, tenderá a comprar uma mola igual a que tu já tem...
Qual poderá ser a diferença? Onde estará o ganho?
Não entendi o propósito, pois você medindo tamanho e força das molas, tenderá a comprar uma mola igual a que tu já tem...
Qual poderá ser a diferença? Onde estará o ganho?
Não amigo, as medidas da mola original servem apenas como parametro inicial para a escolha de molas mais adequadas para cada carro.
São muitos ganhos, que vai depender do uso de cada um.
Descobrindo os parametros da originais, podemos adequar as molas para:
- Carros com lift
- Carros com maior peso
- Carros que buscam mais conforto
As molas Eibach são progressivas e de qualidade indiscutível.
No meu carro por exemplo, eu preciso de molas com 2" a mais que as originais e com índice de carga superior, para compensar o peso extra dos acessório do carro.
O interessante é que cada um pode dimensionar as molas de acordo com as suas necessidades.
Abraços.
Abreu, as Eibach ERO ("available in 2.50", 3.00" and 3.63" inside diameters with free lengths from 8" to 33" and rates from 100 lbs to 800 lbs.") são boas, mas me parece que o ideal seriam as ERS, veja:
Eibach Race Spring-System
EIBACH DOUBLE-SPRING SYSTEM
"For optimum balance, Eibach has developed the ERS double-spring system. By combining Eibach Main, Tender and/or Helper springs, the suspension engineer or weekend racer can create the perfect combination of spring rates for the ultimate suspension set-up. With our extensive range of motorsport spring sizes and rates—our ERS double-spring system is unsurpassed in performance and flexibility. For Off-Road racing where extreme wheel travel is a must—combining two different rate main springs gives you the softer rate required for small bumps and a stiffer final rate to prevent bottoming on the bigger bumps and jumps."
Seria muito interessante ter os parâmetros para essas molas no Troller.
Estou usando molas Eibach em meu projeto do Taxi.
No meu caso, como estou usando amortecedores Coilovers, tive que comprar 8 molas. Todas com 3" ID, 16" e 250lbs/in. Contudo, pelo fato de cada CO usar duas molas, posso brincar de usar molas com coeficientes diferentes. Assim terei suspensão progressiva.
Escolhi Eibach por justamente o que Abreu falou. São as melhores do mercado. Aço premium e fabricação com certificado de qualidade. Não são que nem essas que encontramos por ai com qualidade duvidosa.
Em tempo, essas molas que comprei não servem pra suspensão original do Troller. São especificas pra Coilovers. Pro prato original do Troller o diametro da mola tem que ser maior que 3".
https://lh6.googleusercontent.com/-Z3eBfhIy4N8/UUJL0V-SMSI/AAAAAAAAFec/jWz3SYxr2xg/s640/IMAGE_EAAD560B-F347-4FBE-9A6D-FA7AEE5F7A55.JPG
https://lh4.googleusercontent.com/-YKWCNWoVGok/UUJLs3tmzeI/AAAAAAAAFeU/XgiYQb2PhU0/s512/IMAGE_B80EE425-CD75-4443-91BB-9D6CB5283486.JPG
Amanha já vou tirar minha mola fora e fazer as medições.
Vai ficar faltando apenas o índice de carga delas, pois infelizmente não tenho como medir. =(
Quem puder ajudar seria muito bom para todos nós!
Abraços.
Opa! Se rolar um group buy to dentro! 3"++
andres-tavares
28/05/2013, 00:56
Eu ja tinha pesquisado sobre o assunto, e sobre as molas convencionais da eibach nao achei nenhnuma que atenda o troller pra um lift de pelo menos 2".
Poly Performance JEEP/TRUCK & BUGGY :: Suspension :: Springs :: Eibach Coil Springs :: Conventional Rear Coil Springs - 4X4 Off-Road Parts (http://www.polyperformance.com/shop/Conventional-Rear-Coil-Springs-p-1-c-2089.html)
Talvez eles tenham outro tipo de mola, progressivas, dual rate, que tenham algum tamanho, diametro e dureza apropiado pro troller, mas dessas convencionais eu nao achei nao, nem mesmo no catalogo da eibach que eu consegui achar e consultar.
Alemao_Am
28/05/2013, 09:39
Amanha já vou tirar minha mola fora e fazer as medições.
Vai ficar faltando apenas o índice de carga delas, pois infelizmente não tenho como medir. =(
Quem puder ajudar seria muito bom para todos nós!
Abraços.
Abreu segue a formula para calcular o índice de carga, levando em conta que tem ai uns 10% de variação de aço, sem falar em temperas.
K= Rigidez da mola d=comprimento livre L= Diâmetro do arame Q= Quantidade de voltas D= Diâmetro médio (Some o diâmetro externo e o interno e divida por 2) Na= Numero ativo de expiras (Conte as expiras ai vc tem que subtrair 2 a inferior e posterior)
G=800.000 Kp/cm2 este é um coeficiente variável dependendo do aço
G.d4
K= ---------
8.D3 Na
Abç
Abreu, já tentou contato diretamente com a Eibach na Alemanha? É provável que eles consigam os parâmetros com muito mais facilidade, mencionando o código do modelo OEM e aplicação, se não me engano é Fabrini (RNA). Na embalagem da peça de reposição não menciona as especificações?
De repente pra saber o indice de carga vcs poderiam entrar em contato com as empresas que atualmente fazem os kits de mola 3" para troller.
Bom dei uma pesquisada rápida. E encontrei esse arquivo. Talvez possa vir a ajudar. Fala da mola dos T4 .
http://www.cindumel.com/main/cindumel_catalogo_molas_helicoidais.pdf
Troller:
Cin - 709 - Dianteira
Cim 706 - traseira
Só jogar na pagina 21 do arquivo e ver as dimensões disponíveis.
abraços
Sandrãobh
01/06/2013, 12:41
Caros,
Pressupondo que as molas dianteiras do JK servem tanto na diant/tras. do Troller (tópico das molas Rock Krawler) vi estas molas.... Eibach Springs 2894.620 - Eibach Front Leveling Springs for 07-13 Jeep® Wrangler & Wrangler Unlimited JK - Quadratec (http://www.quadratec.com/products/16193_1002_07.htm) , mas achei umas ainda mais interessantes da OME que tem maior resistência para pesos extras (guincho, pc ou base).... Old Man Emu 2616 - Old Man Emu 2" Lift Front Heavy (90-180lbs)/Light (0-90lbs) Load Coil Spring Pair for 07-13 Jeep® Wrangler & Wrangler Unlimited JK - Quadratec (http://www.quadratec.com/products/16090_4034_07.htm) , o que vçs acham?
abç
o que vçs acham?
abç
Sandrãobh,
Quem vende OME é a ARB - fale com o representante da marca, eles tem itens expecíficos p/ Troller.
Pedro Rocha
01/06/2013, 13:28
Caros,
Pressupondo que as molas dianteiras do JK servem tanto na diant/tras. do Troller (tópico das molas Rock Krawler) vi estas molas.... Eibach Springs 2894.620 - Eibach Front Leveling Springs for 07-13 Jeep® Wrangler & Wrangler Unlimited JK - Quadratec (http://www.quadratec.com/products/16193_1002_07.htm) , mas achei umas ainda mais interessantes da OME que tem maior resistência para pesos extras (guincho, pc ou base).... Old Man Emu 2616 - Old Man Emu 2" Lift Front Heavy (90-180lbs)/Light (0-90lbs) Load Coil Spring Pair for 07-13 Jeep® Wrangler & Wrangler Unlimited JK - Quadratec (http://www.quadratec.com/products/16090_4034_07.htm) , o que vçs acham?
abç
Sandrão...
bom post!
gostei das opções, tava aqui cogitando que talvez fosse interessante uma combinação da primeira opção (eibach) na dianteira , e da segunda (OME light) na traseira pra evitar que a traseira fique mais baixa.... só tô na dúvida se seria melhor a heavy ou a light load na traseira...(não sei se entendi direito, mas me parece que a OME tem duas opções de molas com cargas diferentes, é isso?) ou então comprar um par heavy e outro light da OME para diant. e tras.... sugestões..?
entrei em contato pelo chat, e vi que eles mandam pro Brasil, vou aguardar a cotação do frete (só fazem por e-mail0) só pra ter idéia, e posto aqui se me responderem o email.
Sandrãobh
01/06/2013, 13:35
Sandrãobh,
Quem vende OME é a ARB - fale com o representante da marca, eles tem itens expecíficos p/ Troller.
Valeu André, tô procurando o representante que vende para Troller, ainda não achei.... dicas???
abç
Sandrãobh
01/06/2013, 13:45
Sandrão...
bom post!
gostei das opções, tava aqui cogitando que talvez fosse interessante uma combinação da primeira opção (eibach) na dianteira , e da segunda (OME light) na traseira pra evitar que a traseira fique mais baixa.... só tô na dúvida se seria melhor a heavy ou a light load na traseira...(não sei se entendi direito, mas me parece que a OME tem duas opções de molas com cargas diferentes, é isso?) ou então comprar um par heavy e outro light da OME para diant. e tras.... sugestões..?
entrei em contato pelo chat, e vi que eles mandam pro Brasil, vou aguardar a cotação do frete (só fazem por e-mail0) só pra ter idéia, e posto aqui se me responderem o email.
Pedro, pensei na HD para frente e Light para traseira....no meu caso: 2 pessoas (eu e esposa) e bagagem (nada demais)... se pensarmos que as molas dianteiras para o JK já devam ser mais robustas por causa do peso do motor e ainda tem um up de até + ou - 50 kgs extras.... acho que fica um set legal.......
abç
Fala Sandrãobh, então to visando trocar as molas tambem, mas pretendo colocar umas com +3 polegadas do que as originais se realmente for pra frente com essa idéia de troca, me fala. De repente nós fazemos um group buy. Estou a procura tambem tendo + infos posto aqui.
Ja tenho as medidas das molas originais, mas infelizmente o índice de carga não =(
Sandrãobh
04/06/2013, 12:51
Ja tenho as medidas das molas originais, mas infelizmente o índice de carga não =(
Abreu e demais interessados:
Ontem enviei um e-mail a uma empresa brasileira fabricante de molas (inclusive esportivas), no qual me referia à necessidade de importação de molas especiais (maiores e algumas progressivas) para o T4 sem nenhum tipo de pesquisa técnica quanto ao uso nos nossos carros, baseando-nos apenas em experiencia e engano, inclusive anexando este siteOld Man Emu 2616 - Old Man Emu 2" Lift Front Heavy (90-180lbs)/Light (0-90lbs) Load Coil Spring Pair for 07-13 Jeep® Wrangler & Wrangler Unlimited JK - Quadratec (http://www.quadratec.com/products/16090_4034_07.htm) para que vissem o referido produto, e hoje, com certeza vendo um novo nicho de mercado ou uma promoção interna, recebi um contato telefônico de uma pessoa da área técnica, a qual se dispôs a analisar as molas e tentar adequá-las ao Troller e se tudo der certo fabricá-las....(tem de amadurecer a ideia, pegar as mais longas e duras e ou as RK do JK existentes, ....)
Inclusive ele se pôs a disposição para receber amostras e iniciar um estudo sobre as molas RK que estão sendo usadas e adequá-las ao Troller.
A empresa já fabrica as originais para o T4 (bom começo), inclusive eu comentei com ele sobre as molas que uso, que são muito duras e sem elasticidade e ele me disse que poderia talvez ''amaciá-las'' ou alongar as originais do Troller...
O que vcs acham? Sugestões?
abç
Sandrãobh
04/06/2013, 15:51
Te mandei por MP....Não anotei por isso não vou postar, mas se vc confirmar e quiser postar....
abç
Sandrão qual molas vc está utilizando atualmente? Estava pensando em equipar o meu com as da garage4wd com 3polegadas a mais do que as originais. Tendo em vista que é dificil pra caramba trazer/fazer molas boas para o troller.
Sandrãobh
05/06/2013, 18:31
Sandrão qual molas vc está utilizando atualmente? Estava pensando em equipar o meu com as da garage4wd com 3polegadas a mais do que as originais. Tendo em vista que é dificil pra caramba trazer/fazer molas boas para o troller.
Igor, se não me engano são de + 3'' da Rota 4x4, mas não comprei direto com eles... são muito duras, para usá-las primeiramente terá de fazer um trabalho na panhard, pois o eixo sairá para um lado, esquerdo se não me engano...
Não conheço as da Garagem, mas também não creio que sejam tão boas quanto as progressivas da RK ou OME por exemplo....
Importar é muito simples, não tem segredo, mas eu gostaria de ter um par das citadas molas para enviá-las à empresa que citei acima....e não estou ganhando nada com isso, é somente a vontade de ajudar e ser ''ajudado'' por uma empresa nacional......
Se alguém por aí souber de um par e tiver interesse em ajudar... os amigos trolleiros agradecem.....Não sei se posso colocar o nome da empresa aqui, mas tenho os contatos e passarei com prazer a quem interesse....Eles me disseram que inclusive na região de São Paulo/Campinas mandam um pessoal da área técnica para analisar, medir e se preciso recolher a peça e levar para a empresa e copiá-las para o padrão Troller....
Por hora vou aguardar, não quero colocar as cansadas originais, não estou satisfeito com as atuais, mas ainda vou aguardar mais um tempo para ver o desenrolar....
abç
Valeu André, tô procurando o representante que vende para Troller, ainda não achei.... dicas???
abç
Sandrãobh, não consegui mais contato com o vendedor ARB que me atendeu.
Na página da ARB consta apenas a Tecmin (TECMIN - Importação - Bem Vindo (http://www.tecmin.com.br) - SC) como representante para o Brasil. Quem sabe falando com eles não informam qual mola que serve.
Sobre a fabricação das molas, há as originais da Fabrini/RNA (RNA | Rassini - NHK Automotive - FABRINI (http://www.rassini-nhk.com.br/produtos/fabrini)), que é a empresa que fornece para a Ford. Então não custava nada pros caras fazerem uma mola progressiva com +2" ou +3" p/ Troller para aftermarket, certo? Acho que falta boa vontade mesmo...
Sobre essa outra fábrica, se ajudar, os códigos OEM das molas do Troller são I-TR0516 e I-TR0517, basta procurar nas lojas de autopeças.
Abraço.
Sandrãobh
05/06/2013, 23:55
Sandrãobh, não consegui mais contato com o vendedor ARB que me atendeu.
Na página da ARB consta apenas a Tecmin (TECMIN - Importação - Bem Vindo (http://www.tecmin.com.br) - SC) como representante para o Brasil. Quem sabe falando com eles não informam qual mola que serve.
Sobre a fabricação das molas, há as originais da Fabrini/RNA (RNA | Rassini - NHK Automotive - FABRINI (http://www.rassini-nhk.com.br/produtos/fabrini)), que é a empresa que fornece para a Ford. Então não custava nada pros caras fazerem uma mola progressiva com +2" ou +3" p/ Troller para aftermarket, certo? Acho que falta boa vontade mesmo...
Sobre essa outra fábrica, se ajudar, os códigos OEM das molas do Troller são I-TR0516 e I-TR0517, basta procurar nas lojas de autopeças.
Abraço.
Obrigado André, vou entrar em contato com o pessoal da ARB....
Quanto as molas originais, a empresa que falei nos posts atrás também fabrica,e o rapaz do D. Técnico me disse que aumentar a mola em 2'' ou 3'' é simples(aumentar 2,3 ou + elos) mas pode ocasionar o problema da dureza excessiva que reclamei a ele e a falta de elasticidade, qualidade encontrada nas progressivas, ele me disse que conseguindo uma de amostra, eles poderiam copiar, acho que é mais fácil assim e com nenhum custo de pesquisa....mandei um e-mail a ele com alguns sites e modelos de molas gringas... se a empresa dele realmente tiver interesse é só comprar algumas e copiar, não é? Por isso não vou comprar nada agora, vai que...
abç
andres-tavares
14/06/2013, 11:51
Tem as molas da eibach pro JK ... sao uma opcao
Eibach Springs Q2-16193JK - Eibach Leveling Lift Kit for 07-13 Jeep® Wrangler & Wrangler Unlimited JK - Quadratec (http://www.quadratec.com/products/16193_1003_07.htm)