Ver Versão Completa : Dúvida cruel: Suzuki Grand Vitara OU Toyota RAV4 ou Honda CR-V, todos 2013
Boa noite,
Estou querendo comprar um carro novo, 4x4, e estou na dúvida entre os carros do título (tudo zero, 2013):
Suzuki Grand Vitara
Toyota RAV4
Honda CR-V
O meu perfil:
- Carro atual: Zafira Elegance 2008/2009
- 90% do tempo na cidade
- 10% trilhas leves (que pretendo fazer, pois com o Zafira não dá)
- Viagens com a família: mulher e duas meninas (uma de 13 e outra de 6 anos)
- Gostamos de viagens longas
- Orçamento disponível: máximo de 120 mil reais
Algumas das dúvidas que tenho para a a seleção (por desconhecimento mesmo):
- Chassi ou monobloco?
- Que tipo de câmbio automático?
- Quantas marchas no câmbio automático (o Vitara tem 4, o RAV tem 6 ou 7 dependendo da versão, o CR-V tem 5)?
- Elementos de seguridade: ABS, EBD, EPS, etc. etc.
O que gostaria:
- Potência para suportar os 5 passageiros (para subir por exemplo a Serra da Tormenta (http://pt.wikipedia.org/wiki/Serra_da_Tormenta), o Cristo de Poços de Caldas sem sufoco, etc.)
- Conforto para as viagens longas.
Desde já agradeço qualquer sugestão....
Hatuey
PS: Eu procurei me informar no forum, mais não achei tópicos atuais que me ajudassem a decidir :(
Jonnhy Bravo
24/05/2013, 22:19
Boa noite amigo!
Primeiramente seja benvindo!
A dúvida entre os 3 carros que procura de cara ja exclui um: HONDA CR-V.
Honda CR-V, ao meu ver o mais top de todos estes aí, não é 4x4 e sim 4WD, o que é diferente! 4WD é tração integral.
Posto isso, lhe sobra o RAV e o VITARA.
Eu, indiscutivelmente, sou TOYOTISTA! Hoje pra mim o que há de mais supra sumo em se falando de veículos no mercado atual está entre HONDA e TOYOTA!
Suzuki eu sou neutro para falar, pois nunca tive e pouco conheço...
Abraços e boa sorte!
titanium
24/05/2013, 22:22
Boa noite amigo.
Não chegou a pensar em uma Hilux SW4 Diesel?
não sei quanto está custando uma zero.... Mas certamente é um carro que terá uma ótima assistência ao redor do mundo e também na América latina (voce comentou que gosta de viagens longas... Com uma dessas, curtir o nosso continente ganha outros ares).
eu iria com um carro à Diesel.
E já peço desculpas por ter fugido um pouco da sua pergunta original..
mas entre as opções que você mencionou, eu iria de Grand Vitara.
Abraços
Olá Jonnhy Bravo (http://www.4x4brasil.com.br/forum/4x4brasil-off-road/6306-jonnhy-bravo.html) e titanium (http://www.4x4brasil.com.br/forum/4x4brasil-off-road/32126-titanium.html),
Muito obrigado pelas respostas!
Como meu orçamento está limitado a menos de 120 mil, a Hilux SW2 Diesel esta fora (começa em 167.720,00 reais), embora a minha mulher tenha amado ela.
Hatuey
Frederico Mendes
26/05/2013, 05:56
Hatuey, O grande problema daqui do forum é que para cada resposta que voce tiver, voce ganhara umas cinco dúvidas.... hehehe...
Voce ja definiu se quer automática ou manual?
Tem espaço na garagem para mais um carro?
Eu nao conheço a Gran Vitara nova, mas... os Vitarinhas e Gran Vitara/Tracker, são muito bons de estrada de chao (tem reduzida).
Inclusive eu quase comprei uma, ficando muito tempo analisando e comparando com o Troller na relação custo x benefício.
Enfim, eu, por gosto pessoal, ficaria com a Suzuki.
Eu acredito que para OR leve/medio a GV é a opção .....agora se for para usar em viagem longa com a familia as outras 2 deve ser melhores quando equipadas com ESP e 6 airbags a pesar que eu nunca pagaria o preço pedido por ter isso a mais.
Frederico Mendes
26/05/2013, 10:11
Eu acredito que para OR leve/medio a GV é a opção .....agora se for para usar em viagem longa com a familia as outras 2 deve ser melhores quando equipadas com ESP e 6 airbags a pesar que eu nunca pagaria o preço pedido por ter isso a mais.
Iamdix, qual a viatura voce recomenda???
O que é ESP???
Desculpe, mas, nao entendi o que voce falou.
Iamdix, qual a viatura voce recomenda???
O que é ESP???
Desculpe, mas, nao entendi o que voce falou.
ESP é o controle de estabilidade
OR = off-road
GV = Grand Vitara
Se é para encarar trilhas leve o Grand Vitara é o mais indicado seguido pelo RAV4 que tem 6 airbag mas não tem ESP em nenhum modelo com bloqueio eletrônico central de diferencial (ao comando de um botão, mantém a tração integral sob demanda até a velocidade de 40 km/h).......aqui o link das infos: Novo Toyota RAV4 começa em R$ 96.900 e antecipa futuro do Corolla - Ultimas Notícias - UOL Carros (http://carros.uol.com.br/noticias/redacao/2013/05/06/novo-toyota-rav4-comeca-em-r-96900-e-antecipa-futuro-do-corolla.htm)
Então eu sou mais o Grand Vitara pelo custo-beneficio
Ou se quizer arriscar um Jeep tem o cherokee sport / limited por 100k / 114k que vem com 6 airbags, ESP, controle de tração e reduzidas
TONHO SUZUKI
26/05/2013, 12:59
Se for analisar CxB o carro indicado é o Grand Vitara, sem dúvida alguma. O CRV e RAV4 nas suas versões de entrada, 4x2 já chegam próximos aos 100 mil reais. Os 4x4 dos dois estão na casa dos 115 mil, enquanto pega um GV por 25 mil a menos (4x4). E se for usar no fora de estrada nem se compara, o GV é melhor que os dois. Estou no meu segundo GV e nunca tive qualquer problema com o carro.
azrael_rj
27/05/2013, 13:22
Amigo,
Dos 3 o mais seguro é a CRV, pois tem ESP com 6 airbags na versão EXL. É bem mais cara e a pior de performance, vai passar raiva, pode acreditar. Esse carro não tem motor pro porte que possui.
A RAV4 é a que tem melhor desempenho desses aí, mas desconheço a versão nova. Mas por melhor desempenho não se empolgue muito não. Deve no ESP...
A GV é disparada a pior opção. Câmbio, motor e segurança defasada ou ausente. Não é a toa que custa bem mais barato. Não existe almoço grátis...
E me desculpe o colega aí em cima que falou que Toyota e Honda são o supra sumo. Pode ser as melhores opções no nosso mercado por questões alheias aos veículos em si, pq como produto são todos defasados, principalmente na questão SUV/Crossover.
Newton Guerra
27/05/2013, 15:32
A comparação é meio complicada...
Sem dúvida nenhuma a Rav4 e o CR-V são mais espaçosos, confortáveis e com mais tecnologia. Têm câmbio mais moderno e mais opções de air-bags e controles eletrônicos nas versões top. Devem ter desempenho superior ao Grand Vitara.
Os 3 são monobloco. Só conheço a estrutura do Grand Vitara, o monobloco dele é bem reforçado. O motor é um projeto antigo, vem dos antigos GVs. O câmbio também. Não tem muita potência para o porte do carro. Quando carregado deve ser meio lento.
Falado isso, qual que eu compraria? O Grand Vitara. Digo isso para mim mesmo. Só gosto de 4x4 com reduzida. Desses 3 só o GV tem. Posso usá-la muito pouco, mas quando preciso dela faz toda a diferença. Apesar do motor ser fraco e o projeto antigo, a confiabilidade do GV é enorme. Dificilmente te deixará na mão. E o preço é bom pelo que oferece.
Já para quem não faz questão da reduzida e não se importa em pagar um pouco mais eu ficaria com qualquer um dos outros dois.
Aqui em casa tem 1 CRV EXL e 1 Grand Vitara 4x4.
O que posso te dizer é que são carros bem diferentes!!
Só para ter uma comparação, ao dirigir um CRV parece que está dirigindo um Civic ou um Corola.
Quando vai dirigir um Grand Vitara, parece que está dirigindo uma Pajero Full ou uma Hilux pela robustez que transmite o carro.
Comparando os dois carros, o CRV sem dúvida é mais confortável, tem rodar mais suave, mais econômico e aproveita o espaço interno melhor. Já o Grand Vitara tem um estilo de dirigir mais esportivo, mais duro, parece realmente um carro e não um brinquedo como o CRV (sem graça de dirigir na minha opinião).
O que quero dizer é que são carros bem diferentes! Faça um test drive e veja por você mesmo.
Se eu fosse você, iria para o Grand Vitara pela grande diferença de preço que tem atualmente. O CRV ficou muito caro e o RAV4 sempre foi caro!
Tudo bem que o GVIII tem cambio de 4 marchas e motor de concepção mais antigo, mas o cambio achei bem escalonado e o motor em rotações altas anda bem, sendo a sua diferença de desempenho com o CRV bem pequena (CRV é mais eficiente, anda um pouco melhor e consome menos).
TONHO SUZUKI
28/05/2013, 10:43
Amigo,
Dos 3 o mais seguro é a CRV, pois tem ESP com 6 airbags na versão EXL. É bem mais cara e a pior de performance, vai passar raiva, pode acreditar. Esse carro não tem motor pro porte que possui.
A RAV4 é a que tem melhor desempenho desses aí, mas desconheço a versão nova. Mas por melhor desempenho não se empolgue muito não. Deve no ESP...
A GV é disparada a pior opção. Câmbio, motor e segurança defasada ou ausente. Não é a toa que custa bem mais barato. Não existe almoço grátis...
E me desculpe o colega aí em cima que falou que Toyota e Honda são o supra sumo. Pode ser as melhores opções no nosso mercado por questões alheias aos veículos em si, pq como produto são todos defasados, principalmente na questão SUV/Crossover.
CRV e RAV 4x2, somente 2 airbags por 100 mil reais é para matar. Por 10 mil a menos leva para casa um GV, legítimo 4x4 com reduzida e com os mesmo equipamentos destes ai. Ou por estes mesmo 100 mil dá para levar para casa um Outlander.
azrael_rj
28/05/2013, 17:31
Tonho, fiquei limitado às alternativas que ele passou. O colega tb disse que seu orçamento é de até 120k, o que pegaria as versões mais completas dos veículos. E pelo perfil ele não precisa de reduzida e talvez nem de 4x4. Para quem não vai fazer trilha (trilha mesmo hein) o 4x4 já tira de um bom enrosco numa viagem.
Posso estar enganado, mas o que ele precisa é de um carro bom de estrada, seguro, espaçoso e que possa acessar aquela cachoeira ou pico pra tirar umas fotos (meu perfil hehehe). E nessa configuaração o GV só se dá melhor no acesso a locais dificeis, com grande sacrifício à segurança. Pegando estrada direto, com a familia no carro?
TONHO SUZUKI
28/05/2013, 18:01
Tonho, fiquei limitado às alternativas que ele passou. O colega tb disse que seu orçamento é de até 120k, o que pegaria as versões mais completas dos veículos. E pelo perfil ele não precisa de reduzida e talvez nem de 4x4. Para quem não vai fazer trilha (trilha mesmo hein) o 4x4 já tira de um bom enrosco numa viagem.
Posso estar enganado, mas o que ele precisa é de um carro bom de estrada, seguro, espaçoso e que possa acessar aquela cachoeira ou pico pra tirar umas fotos (meu perfil hehehe). E nessa configuaração o GV só se dá melhor no acesso a locais dificeis, com grande sacrifício à segurança. Pegando estrada direto, com a familia no carro?
Entendi; Só que quis dizer que o GV não deve em nada para as versões de entrada dos concorrentes, e ainda por cima é mais barato e leva para casa um 4x4 com reduzida. Pagar 115 mil nas verões completas dos carros citados é uma insanidade, tem coisa melhor por este valor. Repito o que acho, se quiser gastar menos a melhor opção é o Grand Vitara 4x4, se for gastar mais, próximo a 120 mil, os outros dois já não valem a pena, tem carro melhor por este valor ou até menos. O RAV e CRV são bons SUVs, mas tem o preço fora do padrão já elevado do Brasil, são caríssimos pelo que oferecem.
neilsonhenriques
28/05/2013, 18:55
- Orçamento disponível: máximo de 120 mil reais
Nessa faixa de preço, na minha opinião, só há uma opção e não é nenhuma dessas.
Compraria um Tiguan.
Motor muito bem disposto (anda bem viu), excelente ergonomia, 6 air-bags, todos os mecanismos eletrônicos de segurança (nenhum outro tem, por esse preço), tração 4x4 e custa uns R$ 105.000.
Quando você diz que vai fazer uma trilha, está se referindo a uma estrada de chão ou quer se embrenhar no meio do mato mesmo ? Se for pro meio do mato, nenhuma dessas opções serve bem. A que vai se sair (muito) melhor é o Grand Vitara 3 porque tem 4x4 reduzida, mas não tem bons ângulos de ataque e saída além de pouca altura. Pra uma estrada de chão com lama, ou na areia, qualquer 4x4 desses vai tranquilo.
O acabamento do RAV é para um carro de R$ 70.000 e é bem manco (dirigi a versão anterior com motor 2.4, mas não acredito que esse motor 2.5 seja muito diferente).
O motor e câmbio do CRV são sofríveis.
O GV3 é honesto e muito bem construído. Só faltou mais motor e um câmbio atual, mas pelo preço, está justo. Embora não goste de Suzuki (já saiu do país uma vez e ficou sem concessionárias), reconheço as qualidades mecânicas do carro.
Outra excelente máquina por mais ou menos esse preço é o Subaru Forester XT. Um CANHÃO ! O problema é ser representado pela CAOA. Pode ser que não existam muitas concessionárias pra fazer a manutenção.
Boa sorte na escolha ! :concordo:
Neilson
TONHO SUZUKI
28/05/2013, 19:18
Compraria um Tiguan.
Motor muito bem disposto (anda bem viu), excelente ergonomia, 6 air-bags, todos os mecanismos eletrônicos de segurança (nenhum outro tem, por esse preço), tração 4x4 e custa uns R$ 105.000.
Quando você diz que vai fazer uma trilha, está se referindo a uma estrada de chão ou quer se embrenhar no meio do mato mesmo ? Se for pro meio do mato, nenhuma dessas opções serve bem. A que vai se sair (muito) melhor é o Grand Vitara 3 porque tem 4x4 reduzida, mas não tem bons ângulos de ataque e saída além de pouca altura. Pra uma estrada de chão com lama, ou na areia, qualquer 4x4 desses vai tranquilo.
O acabamento do RAV é para um carro de R$ 70.000 e é bem manco (dirigi a versão anterior com motor 2.4, mas não acredito que esse motor 2.5 seja muito diferente).
O GV3 é honesto e muito bem construído. Só faltou mais motor e um câmbio atual, mas pelo preço, está justo. Embora não goste de Suzuki (já saiu do país uma vez e ficou sem concessionárias), reconheço as qualidades mecânicas do carro.
Outra excelente máquina por mais ou menos esse preço é o Subaru Forester XT. Um CANHÃO ! O problema é ser representado pela CAOA. Pode ser que não existam muitas concessionárias pra fazer a manutenção.
Neilson
Bela análise. Não vejo lógica em carros como CRV e RAV (pelo preço que cobram). Tiguan é mais barato que a versão completa dos citados e melhor. Honda e Toyota aqui viraram marcas premium e cobram por isso, coisa de brasileiro.
TONHO SUZUKI
28/05/2013, 19:18
Completando a postagem anterior, uma pena a Subaru estar nas mãos da CAOA, triste. Belos carros só que inviáveis de se adquirir pelo seu representante aqui no Brasil.
Pois é até 120k a Forester 2.5 turbo é de longe a melhor pedida sobre CRV e RAV .....colocando tambem Tiguan, Cherokee Limited, Outlander v6 Dodge Journey com o motor pentastar se não precisar do 4x4 ......acredito que até o santa fe seja melhor custo beneficio
azrael_rj
28/05/2013, 21:04
Então... a Forester XT seria a minha indicação, mas foquei nas opções que ele postou. Outra, se for equipar o Tiguan como a Forester, acho que o VW fica até mais caro.
Eu tive uma forester aspirada e fui para Ushuaia com ela e aquele controle de estabilidade da Subaru é coisa de outro mundo... mas isso é para quem corre um pouquinho ;)
Hoje tenho uma CRV EXL e estou doido para pegar uma Forester XT!
Luis Artur - SP
31/05/2013, 22:11
Compraria um Tiguan.
Neilson
Com duas crianças o TIG vai ser pequeno.
Ricksxavier
02/06/2013, 10:06
Hatuey,
Esses dias vivi a mesma dúvida que você e passei uns dois meses estudando algumas opções de compra de um SUV.
Tenho vida mais urbana, mas nos finais de semana vou para a fazenda, enfrentado estrada de chão e cascalho.. as vezes lama, especialmente agora com a chuva. O pensamento foi adquirir um carro que me desse confiança de enfrentar tal terreno, especialmente engatado com um reboque, transportando um cavalo apenas.
O primeiro item que levei em consideração foi o de querer adquirir um SUV de verdade, mas que também me proporcionasse o luxo necessário para eu rodar durante a semana na cidade.
Essa semana adquiri a Grand Vitara 4X4 automática (pego na terça-feira) e o pessoal aqui do site ajudou muito na minha decisão, deixando transparecer o que eu posso esperar do carro.
Depois do estudo, confirmei que é o melhor custo-benefício para quem tem a pretensão de ingressar nessa linha de veículos.
Forte abraço e espero que logo termine a sua busca.
O que leva escolher o GVIII sobre a cherokee sport que vem com 6 airbags ESP CT e anticapotamento e é maior ainda por cima?
CSS e post-venda ruim?
falta de peças caso precisar?
alta desvalorização?
motor beberrão?
já saiu de linha e so tem ate modelo 2012/2012?
estou perguntando pois na carta tem de tudo pára ser o melhor custo beneficio mas não vejo nenhum na rua e tambem aqui no forum
TONHO SUZUKI
02/06/2013, 15:00
O que leva escolher o GVIII sobre a cherokee sport que vem com 6 airbags ESP CT e anticapotamento e é maior ainda por cima?
CSS e post-venda ruim?
falta de peças caso precisar?
alta desvalorização?
motor beberrão?
já saiu de linha e so tem ate modelo 2012/2012?
estou perguntando pois na carta tem de tudo pára ser o melhor custo beneficio mas não vejo nenhum na rua e tambem aqui no forum
Tenho uma amigo que ficou 8 meses com a Sport em Blumenau. Pagou na primeira revisão somente a bagatela de 1400 reais. Seguro por meros 4000 reais (numa região em que o seguro de um GV é 2000 para o perfil dele). A Jeep tem poucas ccs e é marca premium aqui no Brasil, o que faz ter os preços lá na altura para manter o carro. Acho que por ai é um indicativo da dificuldade de se ter um veículo desses.
REalmente 1400 se for a cada 6 meses é bem puxado ......
Hatuey (http://www.4x4brasil.com.br/forum/4x4brasil-off-road/75224-hatuey.html),
Sou suspeito em dizer, pois sou Toyotista. Parece loucura, mas procuraria uma RAV4 do modelo "antigo" 0km, pois já vi algumas promoções bastante interessantes, já que saiu o modelo novo!
Porém vale sempre a máxima, dirigir as opções que os colegas mencionaram. O carro pode ter de tudo, custar barato ou caro, mas o que vale mesmo é a "química" na hora de dirigir...
Jeb
Caros amigos, agradeço pelas respostas e sugestões.
Inicialmente estava para decidir entre o GV, o CR-V e o RAV4. Acabei olhando outros como o Cherokee Sport, HilluxSW4 e Trailblazer.
A minha escolha e impressões (nunca dirigi um 4x4 nem automático):
Escolha:
Grand Vitara Limited Edition 2013
Pros: melhor custo/benefício, espaço interno. Tradição em 4x4. Pessoal da concessionária IBIZA de Ribeirão Preto. A vendedora (Juliana) fez demonstração de alguns itens de segurança como a estabilidade das curvas, os freios e até do ângulo de entrada. Saiu da rodovia e foi entrar num buraco. A minha mulher quase teve um treco!
Contra: câmbio de 4 marchas (comparado com o da RAV4, por exemplo), falta de mais Airbags, Potência: 140 cv
Extras: coloquei sistema multimédia, encostos de cabeça com telas e fone de ouvido wireless (para viagens longas, mantêm as crianças entretenidas), sistema para fechar as janelas assim que fechar o carro (por questões de segurança, nenhum dos carros avaliados tem esse sistema. Como já estamos acostumados, colocamos na mesma concessionária).
Preço: R$ 100.000,00
Avaliados:
Jeep Cherokee Sport
Pros: custo/benefício. Cara de jipão mesmo. Gostei muito da configuração de extras: 6 airbags, sistemas de proteção ABS, EBD, anticapotamento, etc. Assim que tiver uma grana "extra" vou comprar, se não mudar o look pois a versão 2013 parece que vai mudar o jeito quadradão para um mais suave (tipo Grand Cherokee)
Contra: não fosse o espaço interno, teria sido a opção antes do Vitara. Bancos em tecido. O espaço que fica entre os bancos traseiros e dianterios é minúsculo. Tem o menor portamalas de todos. Fica difícil viajar com mulher e duas filhas (é mala que não acaba nunca!)
Preço: R$ 99.900,00 (a versão Limited custa R$ 115.000,00 e além de vir com teto solar e banco de couro, vem com memorizador para as posições dos bancos e retrovisores, muito bacana quando duas pessoas dirigem o mesmo carro)
Honda CR-V
Pros: espaço interno, os bancos são muito confortáveis (sobre tudo os traseiros)
Contras: preço. Versão 4x2, sem banco de couro: R$ 114.000,00. Versão 4x4 (4WD), com banco de couro: R$ 124.000,00
Toyota RAV4
Pros: espaço interno, câmbio de 6 marchas mais manual triptronic (muito fácil de passar de uma marcha para outra, no testdrive, não senti as mudanças de marchas), parece um sedã
Contra: bancos traseiros um pouco duros. Versão 4x2, sem banco de couro: R$ 111.000,00, versão 4x4 motor 2.0: R$110.000,00, versão 4x4 motor 2.5: R$ 120.000,00
Toyota HilluxSW4
Pros: espaço interno, carro robusto. Posição ao dirigir: você fica acima dos outros carros.
Contras: preço. Versão Flex R$ 137.000,00 (tiraram um monte de adicionais), versão Diesel 4x4 começa em R$ 167.000,00
Chevrolet Trailblazer
Pros: espaço interno (7 lugares), motor (230 cv!), itens de segurança, conforto interno.
Contras: câmbio um pouco "duro" na mudanças manuais de marcha. Preço: R$ 133.000,00
TONHO SUZUKI
18/06/2013, 12:27
Vai gostar do GV, é robusto e resistente. Não tem luxo nenhum, mas o acabamento é correto, sem problema algum. Hoje é o melhor CxB do mercado, tanto na versão 4x2 quanto na 4x4. Boa sorte e poste suas impressões do carro lá no tópico Grand Vitara.
Link - http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/50890-novo-grand-vitara-09-a.html
Olá, Hatuey !
Ótimo depoimento mostrando os prós e os contras dos carros pesquisados ! Também estamos a aprender sempre um pouquinho mais ! Seja feliz com a nova viatura ! Sds.
neilsonhenriques
20/06/2013, 19:06
Chevrolet Trailblazer
Pros: espaço interno (7 lugares), motor (230 cv!), itens de segurança, conforto interno.
Contras: câmbio um pouco "duro" na mudanças manuais de marcha. Preço: R$ 133.000,00
Já que seu orçamento era um pouco elástico, acho que a Trailblazer é o melhor custo x benefício dos verdadeiros SUVs (capacidade de tração e capacidade de carga).
De qualquer forma, não tem como ficar insatisfeito com o GV. É um excelente carro com um grande legado off-road. Dificilmente você vai deixar de ir em algum lugar por culpa do carro.
Boa sorte com sua nova viatura e que te traga muitas alegrias ! :concordo:
Neilson
Na minha opnião o mais importante após definir patamar de valor e estilo de carro (uso também) é fazer um teste drive, sem isso agente fica com uma eterna dúvida se deveria ter comprado outro carro!
No início de 2012 passei pela mesma dúvida... limitei os concorrentes entre:
Toyota (http://www.vrum.com.br/Autos?tp=VRUM&name=db:FichaTecnica&fabricante=Toyota&modelobase=RAV4&anomodelo=2009&codigo=002097-4)RAV4 2.4 4x4 16V 170cv Aut. (http://www.vrum.com.br/Autos?tp=VRUM&name=db:FichaTecnica&fabricante=Subaru&modelobase=FORESTER&anomodelo=2010&codigo=027024-5) - marca confiável, posição de dirigir não me agradou, preço alto;
Suzuki (http://www.vrum.com.br/Autos?tp=VRUM&name=db:FichaTecnica&fabricante=Suzuki&modelobase=GRAND%20VITARA&anomodelo=2010&codigo=028013-5)Grand Vitara 2.0 16V 5p 140cv Aut. (http://www.vrum.com.br/Autos?tp=VRUM&name=db:FichaTecnica&fabricante=Suzuki&modelobase=GRAND%20VITARA&anomodelo=2010&codigo=028013-5) - 4x4 integral, marca confiável, excelente possição de dirigir, preço razoável;
Ssangyong Kyron 2.0 16V 141cv TDI Diesel Aut. (http://estadodeminas.vrum.com.br/Autos?tp=VRUM&name=db:FichaTecnica&fabricante=Ssangyong&modelobase=KYRON&anomodelo=2010&codigo=055026-4) - marca menos conhecida, possição de dirigir agradável, preço alto.
Durante o teste drive com o Grand Vitara gostei do carro, mas fiquei inseguro com a resposta do motor com câmbio automático, além do consumo ser o mais alto dos concorrentes (aprox. 8~9Km/l na cidade). Então um dia passando em frente a Subaru Champion resolvi fazer um teste drive com a Forester XS 2.0, adorei o carro... comprei na hora! (e o consumo de 9~10Km/l na cidade).
Subaru Forester 2.0 4x4 160cv Aut (http://www.vrum.com.br/Autos?tp=VRUM&name=db:FichaTecnica&fabricante=Subaru&modelobase=FORESTER&anomodelo=2010&codigo=027024-5). - 4x4 integral, marca confiável, posição de dirigir agradável, preço razoável.
Comprei em junho/2012 este carro e já fui 4 vezes a uma fazenda em Unaí/MG (140Km asfalto e 40Km terra) e participei doBuriti Adventure/2012 (http://www.buritirally.com.br/buriti/noticias/1-noticias/201-buriti-adventure-diversao-para-ficar-na-historia), Adventure folia/2013 e Adventure, prova de amor!/2013. O carro é tão estável na terra quanto o asfalto, mas eu prefiro dirigir na terra!
Ob.: meu irmão dirigiu minha Forester e duas semanas depois comprou uma XS 2.0 pra ele também! A esposa dele acabou ficando com o carro, então depois de participarmos do Buriti Adventure ele decidiu foi na concessionária e comprou outra Forester XS (agora preta)!
visite:
2011 Subaru Traction/Stability Control and Symmetrical AWD vs. Nissan, Honda, Toyota, and Ford - YouTube (http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=P21lwEYY-D0)
Fotos (http://www.rallyadventure.com.br/index.php/2012-12-22-13-23-27)
http://www.buritirally.com.br/buriti/
Testdrive - Testfahrt - Subaru Forester kippt fast um - almost roll over - AMI Leipzig 2009 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=IkuRKm1U58M)
Na minha opnião o mais importante após definir patamar de valor e estilo de carro (uso também) é fazer um teste drive, sem isso agente fica com uma eterna dúvida se deveria ter comprado outro carro!
No início de 2012 passei pela mesma dúvida... limitei os concorrentes entre:
Toyota (http://www.vrum.com.br/Autos?tp=VRUM&name=db:FichaTecnica&fabricante=Toyota&modelobase=RAV4&anomodelo=2009&codigo=002097-4)RAV4 2.4 4x4 16V 170cv Aut. (http://www.vrum.com.br/Autos?tp=VRUM&name=db:FichaTecnica&fabricante=Subaru&modelobase=FORESTER&anomodelo=2010&codigo=027024-5) - marca confiável, posição de dirigir não me agradou, preço alto;
Suzuki (http://www.vrum.com.br/Autos?tp=VRUM&name=db:FichaTecnica&fabricante=Suzuki&modelobase=GRAND%20VITARA&anomodelo=2010&codigo=028013-5)Grand Vitara 2.0 16V 5p 140cv Aut. (http://www.vrum.com.br/Autos?tp=VRUM&name=db:FichaTecnica&fabricante=Suzuki&modelobase=GRAND%20VITARA&anomodelo=2010&codigo=028013-5) - 4x4 integral, marca confiável, excelente possição de dirigir, preço razoável;
Ssangyong Kyron 2.0 16V 141cv TDI Diesel Aut. (http://estadodeminas.vrum.com.br/Autos?tp=VRUM&name=db:FichaTecnica&fabricante=Ssangyong&modelobase=KYRON&anomodelo=2010&codigo=055026-4) - marca menos conhecida, possição de dirigir agradável, preço alto.
Durante o teste drive com o Grand Vitara gostei do carro, mas fiquei inseguro com a resposta do motor com câmbio automático, além do consumo ser o mais alto dos concorrentes (aprox. 8~9Km/l na cidade). Então um dia passando em frente a Subaru Champion resolvi fazer um teste drive com a Forester XS 2.0, adorei o carro... comprei na hora! (e o consumo de 9~10Km/l na cidade).
Subaru Forester 2.0 4x4 160cv Aut (http://www.vrum.com.br/Autos?tp=VRUM&name=db:FichaTecnica&fabricante=Subaru&modelobase=FORESTER&anomodelo=2010&codigo=027024-5). - 4x4 integral, marca confiável, posição de dirigir agradável, preço razoável.
Comprei em junho/2012 este carro e já fui 4 vezes a uma fazenda em Unaí/MG (140Km asfalto e 40Km terra) e participei doBuriti Adventure/2012 (http://www.buritirally.com.br/buriti/noticias/1-noticias/201-buriti-adventure-diversao-para-ficar-na-historia), Adventure folia/2013 e Adventure, prova de amor!/2013. O carro é tão estável na terra quanto o asfalto, mas eu prefiro dirigir na terra!
Ob.: meu irmão dirigiu minha Forester e duas semanas depois comprou uma XS 2.0 pra ele também! A esposa dele acabou ficando com o carro, então depois de participarmos do Buriti Adventure ele decidiu foi na concessionária e comprou outra Forester XS (agora preta)!
visite:
2011 Subaru Traction/Stability Control and Symmetrical AWD vs. Nissan, Honda, Toyota, and Ford - YouTube (http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=P21lwEYY-D0)
Fotos (http://www.rallyadventure.com.br/index.php/2012-12-22-13-23-27)
http://www.buritirally.com.br/buriti/
Testdrive - Testfahrt - Subaru Forester kippt fast um - almost roll over - AMI Leipzig 2009 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=IkuRKm1U58M)
eMatias, realmente é uma excelente escolha, e a tração é sem igual! Quando comprei a RAV tinha pensado no Subaru, mas não tem CSS aqui e nem próximo. Pior que os mecânicos daqui são bem fraquinhos para este tipo de carro.
O seguro você paga na faixa de quanto? Tem desconto ou perfil especial?
J.
TONHO SUZUKI
25/06/2013, 07:08
A Subaru tem carros excelentes, só que o que mata ela aqui no país é ser representada pela CAOA. Eu já fui cliente CAOA com a Tucson e nunca mais. Cheguei a cotar uma Forester, desisti depois de ver o preço da cesta de peças, a mais cara de todos os SUVs. Pena que está nas mãos da CAOA, caso contrário seria possivelmente uma carro que iria comprar, gosto muito.
eMatias, realmente é uma excelente escolha, e a tração é sem igual! Quando comprei a RAV tinha pensado no Subaru, mas não tem CSS aqui e nem próximo. Pior que os mecânicos daqui são bem fraquinhos para este tipo de carro.
O seguro você paga na faixa de quanto? Tem desconto ou perfil especial?
J.
Estou com este veículo a 1ano e 1 mês fiz revisões de 50.000Km (R$700,00) e 60.000Km (R$750,00) ambas na Subaru Champion em Brasília/DF, para o seguro paguei R$1.800,00 (perfil de desconto 11).
Meu irmão trocou uma Tucson V6 2009 por uma Forester XS 2011 (zero) em set/2012, e recebeu de volta diferença do seguro, creio que o da Forester ficou em R$2.000,00 (não sei com quem, nem a pontuação).
azrael_rj
26/06/2013, 12:55
Sou ex-proprietário de uma forester e o seguro é realmente barato. Hoje tenho uma CRV e o seguro é um absurdo! Sem falar que as peças (filtros, pastilhas etc) na css são até mais caras que na Subaru! Os únicos problemas da Forester são desvalorização e uma possível falta de peças. Do resto, é só deixar o preconceito de lado e encarar um carro muitíssimo superior aos concorrentes... Aliás acho que só a Freelander encara a Fozzy XT. Na versão aspirada é covardia com os concorrentes.
Estou doido para voltar para a Forester
Consultei a concessionaria em Brasilia sobre a revisao de 70.000Km e fui informado de que o valor sera de R$550,00, pois as revisoes passaram a ter valor tabelado.
Não conheço muito bem, mas será que a Cherokee Sport não seria uma boa opção? Considerando em termos de carro. Ou seja, desconsiderando o consumo ou peças mais caras. Hoje vi promoção 0km 2012 por 99k.
J.
Hatuey,
Esses dias vivi a mesma dúvida que você e passei uns dois meses estudando algumas opções de compra de um SUV.
Tenho vida mais urbana, mas nos finais de semana vou para a fazenda, enfrentado estrada de chão e cascalho.. as vezes lama, especialmente agora com a chuva. O pensamento foi adquirir um carro que me desse confiança de enfrentar tal terreno, especialmente engatado com um reboque, transportando um cavalo apenas.
O primeiro item que levei em consideração foi o de querer adquirir um SUV de verdade, mas que também me proporcionasse o luxo necessário para eu rodar durante a semana na cidade.
Essa semana adquiri a Grand Vitara 4X4 automática (pego na terça-feira) e o pessoal aqui do site ajudou muito na minha decisão, deixando transparecer o que eu posso esperar do carro.
Depois do estudo, confirmei que é o melhor custo-benefício para quem tem a pretensão de ingressar nessa linha de veículos.
Forte abraço e espero que logo termine a sua busca.
E agora, como está a GV?
E agora, como está a GV?
Olá rzatki,
O GV está ótimo. As revisões programadas ficando em torno dos R$ 450...mas sempre há alguma "coisinha" como limpeza dos bancos de couro, higienização do sistema de ar condicionado, etc. que faz o valor aumentar um pouco. Até agora, nada de problema mecânico (o carro esta com 30mil km de uso desde junho/2013).
Infelizmente não tenho pego nenhuma trilha para desfrutar da alegria do 4x4 (a minha mulher tem medo que o carro quebre, já pensou?). Agora, a altura do carro com respeito ao chão e a posição de dirigir são muito boas.
A minha única queixa até agora é o motor e o câmbio. Para ultrapassar na estrada, você tem que "pegar o jeito" pois do contrário te pega de surpresa e não consegue ultrapassar. Em subidas aqui na minha cidade é comum escutar o motor "pedindo" a troca de velocidade. Mas eu já entendi que a filosofia do carro não é para andar na cidade, então não precisa de um câmbio tão suave como o RAV4, por exemplo.
Por último, o consumo. Dependendo do posto, de quem dirigir e onde estivermos dirigindo, o consumo tem ficado até melhor que o previsto pela própria Suzuki (os valores de consumo ainda estão grudados no para-brisa).
Valeu!
Olá rzatki,
O GV está ótimo. As revisões programadas ficando em torno dos R$ 450...mas sempre há alguma "coisinha" como limpeza dos bancos de couro, higienização do sistema de ar condicionado, etc. que faz o valor aumentar um pouco. Até agora, nada de problema mecânico (o carro esta com 30mil km de uso desde junho/2013).
Infelizmente não tenho pego nenhuma trilha para desfrutar da alegria do 4x4 (a minha mulher tem medo que o carro quebre, já pensou?). Agora, a altura do carro com respeito ao chão e a posição de dirigir são muito boas.
A minha única queixa até agora é o motor e o câmbio. Para ultrapassar na estrada, você tem que "pegar o jeito" pois do contrário te pega de surpresa e não consegue ultrapassar. Em subidas aqui na minha cidade é comum escutar o motor "pedindo" a troca de velocidade. Mas eu já entendi que a filosofia do carro não é para andar na cidade, então não precisa de um câmbio tão suave como o RAV4, por exemplo.
Por último, o consumo. Dependendo do posto, de quem dirigir e onde estivermos dirigindo, o consumo tem ficado até melhor que o previsto pela própria Suzuki (os valores de consumo ainda estão grudados no para-brisa).
Valeu!
Tiro de letra. Dirijo uma dobló adventure 1.8 com 115 hp, normalmente carregada.
Obrigado
Ronaldo J Moraes
07/02/2018, 23:42
Também estou na dúvida, estou querendo vender a sw4 95 que acabei de adquirir a questão é que achei grande demais... Estou interessado em um Toyota Rav 4
2001 e em um Honda crv 2006 ambos estão otimos já andei no Honda gostei muito o Rav só achei mais ágil mas o Honda é mais confortável gostaria de sabre custo benefício consumo etc.. o uso do 4x4 seria apenas para não empurrar o carro dias de chuva em algumas situações aleatoriamente
obrigado a todos!