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Ver Versão Completa : Procedimentos p/ regulagem de Válvulas DM-301 Motor Javali CBT



simtesch
23/05/2013, 16:24
Olá amigos Javalizeiros,
Estou precisando de ajuda com relação ao procedimento para a regulagem de válvulas do motor Original 3 cilindros do Javali CBT....vou retirar o cabeçote para substituir a junta....No manual que tenho, manda colocar o motor em PMS, dar um giro 360º e regular 1º cilindro....depois o 2º e o por fim o 3º...Gostaria de confirmar como regular este motor 3 cilindros : deixo em PMS, giro 360º, regulo a válvula de admissão 1º, depois outro giro 360º e regulo a válvula do escapamento do 1º cil e assim no 2º e 3º??????Não tenho certeza de como regular as válvulas deste DM 301!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Esse motor é 3 Cilindros, ordem de queima 1,2,3.Algúem pode me dar uma ajuda sobre os procedimentos de motores 3 cilindros.....!!!Aguardo ajuda!!!!Obrigado

URSO 4X4
23/05/2013, 22:52
simtesch
vc tem que colocar o motor pms,e ver qual dos cilindros esta em balanceio,ou seja as duas valvulas fechadas,ahí vc regula a folga desse cilindro,vira 360 e vai pro outro assim sucesivamente,e complicado te explicar por aqui,procura um video no you tube,a fato de tres cil o quatro o dez,a regulagem e igual.
espero ter te ajudado.pois o 2º e o por fim o 3º...Gostaria de confirmar como regular este motor 3 cilindros : deixo em PMS, giro 360º, regulo a válvula de admissão 1º, depois outro giro 360º e regulo a válvula do escapamento do 1º cil e assim no 2º e 3º??????Não tenho certeza de como regular as válvulas deste DM 301!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Esse motor é 3 Cilindros, ordem de queima 1,2,3.Algúem pode me dar uma ajuda sobre os procedimentos de motores 3 cilindros.....!!!Aguardo ajuda!!!!Obrigado[/QUOTE]

simtesch
25/05/2013, 10:52
Olá Urso....Deu para entender sim...Não necessariamente regulo o 1º cilindro... Abro a tampa de válvulas, coloco no PMS e regulo o cilindro correspondente que estiver em balanceio(as 02 válvulas fechadas) 25mm válvula admissão e 35mm válvula escape, depois rodo 360º e regulo o cilindro correspondente e por fim o último de 03 giros completos.....!!!!Terei que trocar a junta do cabeçote e terei que fazer os procedimentos....Valeu e obrigado!

URSO 4X4
26/05/2013, 23:20
SIMTESCH
a folga não e uma coisa exata,vc debe ter em conta desgaste,se tudo estiver ok,mantem as folgas correspondentes,do contrario use a logica,mais vale um pouco aberta,mesmo com mais barulho,do que estrangular e queimar as mesmas,a mecânica tem muito de lógica e um pouco de habilidade de cirurgião.
um abraço

simtesch
27/05/2013, 17:14
Olá amigos Javaleiros, Recebi uma resposta no site www.4x4javali.com.br (http://www.4x4javali.com.br) explicando em detalhes a regulagem do motor 3 cilindros DM-301 da Javali CBT.... Resposta dada por nosso amigo Caio Melis: O motor 3 cilindros não tem pistões "gêmeos", assim dificulta o processo de regulagem das válvulas.

1º retire a tampa de válvulas.

2º gire o motor no sentido "horário" até perceber o balanço de um dos cilindros
- balanço: é quando o conjunto de válvulas está proporcionando para o cilindro "final de escape e início de admissão" ou seja é o momento que vc visualiza uma válvula no final da subida e a outro do mesmo cilindro em início de descida.
Importante: Neste momento as duas válvulas estão presas - NÃO é o momento da regulagem.

3º faça uma marca no cilindro que está em balanço. (com giz branco)

4º faça uma referência na polia do motor e no bloco. (com giz branco)

5º gire o motor 360º ou seja até que sua marca de referência volte a se coincidirem. "no sentido horário"

6º o cilindro que estava em balanço neste momento se encontra na posição exata de regulagem. (final de compressão e início de combustão)
- importante: antes de realizar a regulagem certifique que as duas válvulas tem "FOLGA"

7º regule as duas válvulas "admissão e escape".

8º apague a marca de referencia da polia, encontre o balanço de outro cilindro (girando sempre no sentido horário) e refaça o processo.

Espero que ajude outros amigos!!!