PDA

Ver Versão Completa : Suspensão a ar - Bandeirante

hercilio.neto
22/05/2013, 10:30
Pessoal,
A partir das discussões no tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/117117-suspensao-4link-na-bandeirante-30.html, resolvi criar esse tópico para discutirmos a viabilidade de adoção da suspensão a ar adicionada ao feixe de mola do Bandeirante.
Esse tópico visa atender aqueles que como eu utilizam o jipe no dia a dia e em viagens e querem maior conforto sem descaracterizar o veiculo.
Assim, não vamos discutir a viabilidade do sistema em trilhas radicais, que exigem grandes cursos de suspensão e resistencia a impactos e contato com materiais perfurantes.

MarcioNatal
22/05/2013, 10:42
Bom dia Hercílio!

Excelente ideia de criar esse tópico. Também tenho interesse nessa possível solução para melhorar o conforto.

Um abraço.

Márcio Humberto

DeMelo
22/05/2013, 10:42
Então, fiquei bastante empolgado com a possibilidade de se adaptar suspensão a ar na band, visando conforto. Entendo que é perfeitamente possível, visto que os ônibus, com muito mais peso, trabalham com suspensão a ar.
Assim, comecei fuçar na internet e encontrei uma empresa aqui em Goiânia - Lowair - que faz essas adaptações.
Liguei lá e o Claiton disse que é perfeitamente possível e que já fez várias para pick-us, como F-150. Retiram lâminas do feixe de molas, deixando apenas duas, e adicionam as bolsas, reguláveis eletronicamente. O conforto melhora muito, segundo ele.
Programei uma visita na semana que vem, já que minha band tá no meca colocando barra estabilizadora.
Assim que tiver novidades posto aqui, quem sabe não seja essa a solução, pois as mudanças não são drásticas (reversíveis) e os feixes de molas permanecem.
Vamos ver ... já estou ansioso!!! heheh

Rodrigo ODIN4X4
22/05/2013, 10:59
Seria uma adaptação simples, teriam que ser feitos apenas "pratos" que seriam colocados acima dos eixos e abaixo do chassi para receberem as bolsas, as bolsas poderiam ter um compressor ou serem calibradas com válvula como pneus.
No caso de se usar um compressor ligado ao motor teriam a vantagem de deixar a suspensão calibrada conforme o percurso, mais macia em trechos acidentados e mais rígida em trechos de maior velocidade além de ter ar embarcado no veiculo o que muitas vezes é útil, o que é importante caso seja essa a opção é o uso de quatro solenoides (uma por bolsa) algumas pessoas utilizam apenas duas (dianteira e traseira) deixando o veiculo perigoso em curvas pois quando é aplicada pressão em uma bolsa o ar é passado para a bolsa do lado oposto da curva, mas usando as quatro solenoides fica totalmente seguro.
Espero ter ajudado.

Abraço a todos

mecamaniaco
22/05/2013, 11:24
Pessoal, se essa porcaria de já dá problemas em carros como Discovery 3 e 4 q vem de fábrica com isso imagine como ficaria uma adaptação?!?

Outra coisa é a indicação de uso, q nem de perto é para off-road...

Isso q nem estou falando da distribuição de peso sobre o chassis.... No feixe de mola cada eixo possui 4 pontos de apoio, mudando este sistema para molas ou pneumático o ponto de apoio ficará num único ponto fazendo com o o chassis fique muito mais propenso a trincas, torção, empenamento, etc etc etc...

Em resumo, não vale a pena, é a minha opinião....

Sergioporto
22/05/2013, 11:32
Pessoal, se essa porcaria de já dá problemas em carros como Discovery 3 e 4 q vem de fábrica com isso imagine como ficaria uma adaptação?!?

Isso q nem estou falando da distribuição de peso sobre o chassis.... No feixe de mola cada eixo possui 4 pontos de apoio, mudando este sistema para molas ou pneumático o ponto de apoio ficará num único ponto fazendo com o o chassis fique muito mais propenso a trincas, torção, empenamento, etc etc etc...

Pois eu interesso ! Já tenho ar na Band,é meio caminho andado.O que eu gostaria de saber como é feito contrabalanço em curvas como nos onibus Double Deck onde carroceria nas curvas lado que deita mais o ar é injetado para compensar peso.

Rodrigo ODIN4X4
22/05/2013, 13:11

Amigo essas eles estão querendo somente melhorar o conforto das bands que são usadas em estradas, e não em trilhas.
No uso off road essa suspensão seria péssima e sem curso, para off road continuo defendendo as molas helicoidais com links,
mas no uso urbano e rural essa seria sem duvidas uma boa opção, e quanto a distribuição do peso, ele se dividiria em 6 pontos por eixo, lembrando que as laminas não ficariam totalmente sem ação, e mesmo que ficassem, seria apoiado como na colocação de links o que não em problema algum.

Rodrigo ODIN4X4
22/05/2013, 13:13
Pois eu interesso ! Já tenho ar na Band,é meio caminho andado.O que eu gostaria de saber como é feito contrabalanço em curvas como nos onibus Double Deck onde carroceria nas curvas lado que deita mais o ar é injetado para compensar peso.
Não é feito, as bolsas funcionam como molas espirais.

DeMelo
22/05/2013, 14:51
Não é feito, as bolsas funcionam como molas espirais.

Então pessoal, o que gostaria de saber é o seguinte: claro, tenho um 4x4 e quero continuar tendo um, não para trilhas, que não tenho o menor interesse em fazer, mas, de toda forma, usarei o carro em estradas de chão com valetas, sulcos, "costela de vaca" e outros. Aí vem a questão: as bolsas aguentam esse uso? pois não quero uma band só para uso urbano. Para isso teria um corolla.
abçs

DeMelo
22/05/2013, 18:20
Contribuindo para a discussão, segue comentários (colhidos aqui no forum) do mestre Leopoldo sobre as bolsas de ar em seu jipe:

"1- comparando com a mola original, o jeep fica mais macio.
- o quanto, depende da quantidade de folhas no feixe que vc compara, mas em geral, a suspensão fica mais macia pois a "resposta elástica da mola" é diferente da mola helicoidal comum ou do feixe de mola. A mola a ar responde progressivamente à compressão. É como se fosse a mola heliptica de arame conico, mas tem a vantagem de poder ser regulada com a pressão.

2 - na estrada, é muito superior no quesito conforto.
- no fora de estrada, apresenta limitações só se vc for trabalhar com grandes cursos de suspensão.

Observe que a band parece ter uma suspensão bem equilibrada comparando com o CJ original, tanto que o pessoal, converte o CJ com a suspensão parcial da band.

A suspensão a ar necessita um pesado serviço de adaptação, a menos que vc use como suspensão auxiliar: sem remover as molas originais."

abçs

OliveiraDf
22/05/2013, 18:35
Isto muito me interessa! Gostaria de saber qual é a vida útil destas bolsas, e o que aconteceria se uma estourar com o carro em movimento?(pode ocorrer?)

DeMelo, você tem ideia do custo?

DeMelo
22/05/2013, 18:50
Isto muito me interessa! Gostaria de saber qual é a vida útil destas bolsas, e o que aconteceria se uma estourar com o carro em movimento?(pode ocorrer?)

Então Oliveira,
Semana próxima levarei a Band em uma oficina especializada no assunto aqui em goiânia e depois postarei informações e, se o cabra lá liberar, fotos da suspensão instalada na F150 que ele possui.
Vamos aguardar.
abçs

Gugu-Mairipa
22/05/2013, 20:28

OliveiraDf, eu já tive suspensão a ar em um gol, e rodei somente uma semana (e estourei 2 bolsas), na minha suspensão tinha 1 solenoide em cada bolsa, mas mesmo assim fico uma merd@, eu jamais colocaria na minha Bande.... Procure usar bolsas de caminhão pois são muito mais resistentes...

João Eduardo
22/05/2013, 20:44
Putz!

Mal acabei de instalar o Ar Comprimido e já vem estas idéias "malucas".
Se for do tipo faça você mesmo, eu tô dentro.
Agora, estou entendendo que a alteração é só na suspensão traseira, a da frente fica o feixe original, não é?

João Eduardo
22/05/2013, 21:10
Putz!

Agora, estou entendendo que a alteração é só na suspensão traseira, a da frente fica o feixe original, não é?

Vou explicar melhor:

É que instalei a mola do Gol quadrado entre os feixes de molas traseiros e o chassis. Ganhei em estabilidade nas curvas, principalmente nas viagens, mas perdi em conforto na cidade, é que ela ficou "pulando" muito.
Se eu tirar as molas helicoidais do Gol e instalar as bolsa de AR, somente na traseira, acredito que ficarei mais satisfeito.

hercilio.neto
22/05/2013, 21:54
Lá fora tem kits feitos especialmente para o FJ40. (4WDbits Landcruiser FJ/BJ40 No Lift, 60 Rear Polyair Kit 50mm Lift (http://www.4wdbits.co.nz/ProductDetails.aspx?productID=481))
Não é tão caro, mas será que dá para importar na boa?
E depois, se precisar manutenção, será fácil reparar?

Aqui no Brasil parece que só tem de caminhão e de carro tunado... As bolsas de caminhão são grandes e exageradas. Quem sabe tem para picapes.

Então, fiquei bastante empolgado com a possibilidade de se adaptar suspensão a ar na band, visando conforto. Entendo que é perfeitamente possível, visto que os ônibus, com muito mais peso, trabalham com suspensão a ar.
Assim, comecei fuçar na internet e encontrei uma empresa aqui em Goiânia - Lowair - que faz essas adaptações.
Liguei lá e o Claiton disse que é perfeitamente possível e que já fez várias para pick-us, como F-150. Retiram lâminas do feixe de molas, deixando apenas duas, e adicionam as bolsas, reguláveis eletronicamente. O conforto melhora muito, segundo ele.
Programei uma visita na semana que vem, já que minha band tá no meca colocando barra estabilizadora.
Assim que tiver novidades posto aqui, quem sabe não seja essa a solução, pois as mudanças não são drásticas (reversíveis) e os feixes de molas permanecem.
Vamos ver ... já estou ansioso!!! heheh

DeMelo,
Fico no aguardo dessas informações. Por enquanto é a fonte mais quente que temos.

DeMelo
22/05/2013, 22:11
Lá fora tem kits feitos especialmente para o FJ40. (4WDbits Landcruiser FJ/BJ40 No Lift, 60 Rear Polyair Kit 50mm Lift (http://www.4wdbits.co.nz/ProductDetails.aspx?productID=481))
Não é tão caro, mas será que dá para importar na boa?
E depois, se precisar manutenção, será fácil reparar?

Aqui no Brasil parece que só tem de caminhão e de carro tunado... As bolsas de caminhão são grandes e exageradas. Quem sabe tem para picapes.

DeMelo,
Fico no aguardo dessas informações. Por enquanto é a fonte mais quente que temos.

Então Hercilio,

Lá eles estão colacando as bolsas em carros grandes, como hilux, F150, Pajeto etc, tanto para "tunar" quanto para melhorar o conforto. Pesquisei bastante na net hoje e o que pude perceber é que já existe um segmento para pick-ups no brasil
De toda forma vou perguntar bastante por lá e ver a f150 que ele tem instalada a suspensão.
Quanto às bolsas estourarem, isso ocorre mesmo, mas no caso citado pelo Gugu, acho que foi a qualidade de instalação, visto que o Leopoldo rodou mais de 10 anos no jipe dele e não teve esse problema.
Outro ponto para ressaltar é que o Leopoldo colocou bolsas de caminhão (superdimencionadas) e no tópico que trata do assunto ele disse que não ficou tão grande assim, então é possível fazer essa opção também.
Mas vamos com calma e pesquisando sempre.
Semana que vem trago novidade.
abçs

hercilio.neto
22/05/2013, 22:12
Seria uma adaptação simples, teriam que ser feitos apenas "pratos" que seriam colocados acima dos eixos e abaixo do chassi para receberem as bolsas, as bolsas poderiam ter um compressor ou serem calibradas com válvula como pneus.
No caso de se usar um compressor ligado ao motor teriam a vantagem de deixar a suspensão calibrada conforme o percurso, mais macia em trechos acidentados e mais rígida em trechos de maior velocidade além de ter ar embarcado no veiculo o que muitas vezes é útil, o que é importante caso seja essa a opção é o uso de quatro solenoides (uma por bolsa) algumas pessoas utilizam apenas duas (dianteira e traseira) deixando o veiculo perigoso em curvas pois quando é aplicada pressão em uma bolsa o ar é passado para a bolsa do lado oposto da curva, mas usando as quatro solenoides fica totalmente seguro.
Espero ter ajudado.

Abraço a todos

Rodrigo,
A adição de molas helicoidais ao feixe de mola foram desaconselhadas pela maioria aqui no forum.
Segundo relatos, essas molas quando pressionadas em uma curva funcionam como um trampolim lançando um dos lados do carro para cima com alto risco de capotamento. E ainda, por equilibrar o carro em piso plano, dão a falsa impressão de estabilidade.
Há algum risco desse comportamento ser repetido no caso da adição das bolsas?

Minha idéia inicial seria a de adicionar as bolsas sem o compressor. Nesse caso, seria possível calibrar as bolsas no compressor do posto de combustivel?

DeMelo
22/05/2013, 22:33
Hercilio,

Acredito que a possibilidade de capotamento não existiria, pois as bolsas de ar trabalham de maneira diferente, dissipando a pressão no ar existente dentro da bolsa e não transferindo para a corroceria como faz a mola. Ademais, vc sempre pode calibar a bolsa.
Quanto a possibilidade de usar um compressor de posto, existem bolsas com um bico parecido com o do pneu, então, em tese seria possível. Agora, não sei como seria quanto a praticidade e qualidade dessa calibragem. De toda forma, perguntarei isso lá na loja.

hercilio.neto
22/05/2013, 22:48
Hercilio,
Acredito que a possibilidade de capotamento não existiria, pois as bolsas de ar trabalham de maneira diferente, dissipando a pressão no ar existente dentro da bolsa e não transferindo para a corroceria como faz a mola. Ademais, vc sempre pode calibar a bolsa.
Ainda assim, são bolsas de borracha cheias de ar. Será que não podem funcionar como aquelas bolas canguru. (Não sei se é do seu tempo, mas o brinquedo era uma bola que pulava com a criança sentada em cima, hahaha)

Quanto a possibilidade de usar um compressor de posto, existem bolsas com um bico parecido com o do pneu, então, em tese seria possível. Agora, não sei como seria quanto a praticidade e qualidade dessa calibragem. De toda forma, perguntarei isso lá na loja.
Inicialmente seria assim para minimizar os custos.
Uma vez aprovado nos testes, pensaria na colocação do compressor com bomba elétrica ou quem sabe até mesmo a instalação de freio a ar usando a bomba do motor.

Poxa vida, quem sabe achamos a solução, heim!

DeMelo
22/05/2013, 23:00
Ainda assim, são bolsas de borracha cheias de ar. Será que não podem funcionar como aquelas bolas canguru. (Não sei se é do seu tempo, mas o brinquedo era uma bola que pulava com a criança sentada em cima, hahaha)

Uma vez aprovado nos testes, pensaria na colocação do compressor com bomba elétrica ou quem sabe até mesmo a instalação de freio a ar usando a bomba do motor.

Pois é.... Estou fazendo isso tudo para não desistir da minha band, mas estou muito inclinado, caso não dê certo, a partir para uma hilux 4runner (2001/02), pois o objetivo principal da compra da band foi para longos deslocamentos em asfalto e estrada de chão com a família. O único que fiz (3000km) sozinho terminei moído de tanto sacolejar dentro da band.
Fico imaginando se tivesse levado a família.... criança pequena... affff
Vamu que vamu

Rodrigo ODIN4X4
23/05/2013, 00:43

Hercilio nunca fiz uma montagem dessas, tenho um amigo que já montou várias suspensões a ar em carros de passeio,
calibrar as bolsas em postos é possível sim, e no caso das molas a ar elas tem um efeito de "rebote" mais suave que molas helicoidais devido a elasticidade do ar e da borracha, mas mesmo assim aconselho o uso de amortecedores de dupla ação que fazem toda a diferença em uma suspensão, os traseiros da Ranger até 97 turbo gás cofap estou pagando R$ 415.00 os quatro eles darão conta no seu projeto.
Eu deixaria 3 laminas de mola para não permitir o axle wrap alem de diminuir o peso aplicado nas bolsas, pessoas que montam suspensões a ar tunning costumam deixar o minimo possível de laminas para poder rebaixar o carro, no caso da band acho que não ficaria bom alem de não haver necessidade.
Uma coisa muito importante é definir a "altura cruzeiro" dos amortecedores, ou seja a altura que ele ira trabalhar em uma estrada de asfalto onde serão desenvolvidas maiores velocidades, no caso dos que sugeri acima são exatamente o meio do curso do amortecedor, segundo o fabricante esse amortecedor tem regulagem automática e nessa posição é mais rígido e aumenta a estabilidade do veiculo.
Caso precisem de auxilio no desenvolvimento de suportes, me coloco a disposição de todos tenho facilidade para corte em plasma e dobras aqui na minha região.

Abraços a todos.

Rodrigo ODIN4X4
23/05/2013, 03:28
Pesquisando encontrei esse trabalho que parece ser bem completo sobre molas pneumáticas e suas aplicações.

http://sites.poli.usp.br/d/pme2600/2009/Trabalhos%20finais/TCC_028_2009.pdf

Os devidos créditos estão anexados no link.

Sergioporto
23/05/2013, 08:55
Putz!

Começaram à mexer com o joao heheheeheh
Joao,acredito que seja na dianteira e traseira ,deixando algumas molas originais com uma espécie de guia,o problema será em estrada de terra onde poderá acumular sujeira entre assento da bolsa e a dita cuja causando vazamento.Porisso é fundamental ter ar próprio na viatura como é nosso caso.Colocaçao de bolsas nao é dificil !

hercilio.neto
23/05/2013, 18:53
Eu deixaria 3 laminas de mola para não permitir o axle wrap alem de diminuir o peso aplicado nas bolsas, pessoas que montam suspensões a ar tunning costumam deixar o minimo possível de laminas para poder rebaixar o carro, no caso da band acho que não ficaria bom alem de não haver necessidade.
Rodrigo,
Essa é uma dúvida que eu tenho. A quantidade mínima de molas para não correr riscos de axle wrap.
Três lâminas são suficientes?

Uma coisa muito importante é definir a "altura cruzeiro" dos amortecedores, ou seja a altura que ele ira trabalhar em uma estrada de asfalto onde serão desenvolvidas maiores velocidades, no caso dos que sugeri acima são exatamente o meio do curso do amortecedor, segundo o fabricante esse amortecedor tem regulagem automática e nessa posição é mais rígido e aumenta a estabilidade do veiculo.
Hoje o jipe está com jumelos altos na traseira com molas bem arqueadas. Gostaria de manter essa altura.

Caso precisem de auxilio no desenvolvimento de suportes, me coloco a disposição de todos tenho facilidade para corte em plasma e dobras aqui na minha região.
Cara, isso é muito bom. Certamente precisaremos de ajuda no desenvolvimento e confecção dos suportes.
Esses suportes podem ser parafusados?

Abraço.

Rodrigo ODIN4X4
23/05/2013, 20:32
Rodrigo,
Essa é uma dúvida que eu tenho. A quantidade mínima de molas para não correr riscos de axle wrap.
Três lâminas são suficientes?

Hoje o jipe está com jumelos altos na traseira com molas bem arqueadas. Gostaria de manter essa altura.

Cara, isso é muito bom. Certamente precisaremos de ajuda no desenvolvimento e confecção dos suportes.
Esses suportes podem ser parafusados?

Abraço.

Hercilio, acredito que três lâminas darão conta sim, nas adaptações que vi de feixes de Band em willys por aqui usam somente três.

Quanto a altura você pode manter sem problemas, o que talvez tenha de ser feito é a adequação dos suportes dos amortecedores para que trabalhem no ponto correto (meio do curso) muitas pessoas trocam os amortecedores por amortecedores de tamanho diferente dos originais sem se atentar a esse importante detalhe.

Os suportes das bolsas podem ser parafusados sim, talvez tenha que soldar somente os novos suportes dos amorteceres, isso no caso de não se adequarem aos suportes originais da Band.

Abraços,

Caiogaucho
23/05/2013, 21:08
Sou a prova viva disto!!! Depois de ficar "no pé" com uma das bolsas da Disco furada no meio do nada, arranquei tudo e coloquei molas+amortecedores. Agora é pura confiança e alegria. O compressor está só para enfeite!!!

abs

hercilio.neto
23/05/2013, 21:22
Muito bom saber.
Embora dê essa impressão devido aos calços da carroceira, a distância dos suportes (onde são presos os olhais dos amortecedores) é praticamente a mesma do original. Vou medir, depois eu posto aqui.

OliveiraDf
24/05/2013, 23:38
hoje vi um jipe com 8 amortecedores instalados, 2 por roda, não tenho certeza mas acho que as duplas estavam invertidas. Qual a vantagem disso?

hercilio.neto
25/05/2013, 00:50
Será que a instalação é simples assim?
How to Install Airbag Helper Springs (Firestone Ride Rite) - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=mVt36FNhIaw)

Rodrigo ODIN4X4
25/05/2013, 09:22
hoje vi um jipe com 8 amortecedores instalados, 2 por roda, não tenho certeza mas acho que as duplas estavam invertidas. Qual a vantagem disso?

Se o cara colocou invertido mesmo, eles vão vazar o óleo, amortecedores normalmente tem que trabalhar o mais próximo da vertical e com a haste para cima.
São usados dois amortecedores por roda para duplicar a ação dos amortecedores, só vi isso em carros de Rally onde não presam muito pelo conforto.

MarcioNatal
25/05/2013, 09:59
Será que a instalação é simples assim?
How to Install Airbag Helper Springs (Firestone Ride Rite) - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=mVt36FNhIaw)

Pelo jeito é fácil, basta ter o kit pronto! É só montar.

E para ver como a coisa funciona:

http://www.youtube.com/watch?v=_o8mHmDfet4

DeMelo
25/05/2013, 11:06

O problema que vejo nisso aí e´que o carro tá com SPOA (molas sobre os eixos) o que demandaria mais uma alteração na suspa!!!
abçc

Realmente o que me preocupa nessa adaptação e o que o colega citou acima, a mola furar numa estrada distante e vc ficar na mão!!! Não tenho conhecimento da durabilidade desse material, por isso a dúvida""

hercilio.neto
25/05/2013, 13:16

Eu já tinha visto esse vídeo, fiquei com a impressão de um leve axle wrap.

hercilio.neto
25/05/2013, 13:25
O problema que vejo nisso aí e´que o carro tá com SPOA (molas sobre os eixos) o que demandaria mais uma alteração na suspa!!!
abçc

Realmente o que me preocupa nessa adaptação e o que o colega citou acima, a mola furar numa estrada distante e vc ficar na mão!!! Não tenho conhecimento da durabilidade desse material, por isso a dúvida""

No segundo vídeo está em um spoa, mas no primeiro vídeo não.
Aparentemente dá para colocar o suporte com o eixo no lugar original.
A Discovery com suspensão pneumática não tem mola, só tem a bolsa, por isso se furar fica na mão.
Não é o caso dessa adaptação demonstrada nos vídeos, onde as molas são mantidas.

valmirjunior
25/05/2013, 19:07
Hercilio, a ideia de usar as bolsas com pressao constante funciona sim, existem kits no ebay de reforço da suspensão para varios veiculos que o sistema é deste jeito.
Para lembrança de todos algumas Ipanemas tinham bicos dentro do porta mala pra voce calibrar os amortecedores traseiros, se ia carregada voce aumentava a pressão, sem a carga tirava a pressão voltando ao normal (senão ela pulava como cabrito doido)

Rodrigo ODIN4X4
25/05/2013, 19:16
No segundo vídeo está em um spoa, mas no primeiro vídeo não.
Aparentemente dá para colocar o suporte com o eixo no lugar original.
A Discovery com suspensão pneumática não tem mola, só tem a bolsa, por isso se furar fica na mão.
Não é o caso dessa adaptação demonstrada nos vídeos, onde as molas são mantidas.

No caso das Discovery além da suspensão ser totalmente pneumática, quantos anos tinha de uso a bolsa que furou, no projeto do Hercílio serão adicionadas bolsas sem que sejam retiradas muitas lâminas do feixe, caso fure uma das bolsas ele não ficará "a pé"
Quando sugeri a colocação das bolsas, salientei que essa seria uma opção para quem não usa a viatura em trilhas, indiquei somente para o uso urbano e rural.

Quanto a colocação dos suportes, acredito que primeiro devem encontrar bolsas que se adequem, sabendo as dimensões da bolsa posso ajudar no desenvolvimento dos suportes que poderão certamente ser parafusados e de preferencia sem furar o chassi.

fabiano r
27/05/2013, 13:32
Boa tarde Hercilio! Conforme prometi segue as fotos dos feixes de mola da minha band..... Pessoal que já andou de Band diz q a minha é muito macia, observe o numero de molas e veja o detalhe em uma delas que deve ter sido cortada, não sei como foi feito pois já comprei assim, o que eu mudei foram os calços da carroceria q são coxins de motor de opala, quando anda na buraqueira se abrir a porta e olhar (cuidado ao fazer isso rsrs) percebe-se que a carroceria trabalha muito sobre os calços, e ali absorve boa parte dos impactos..4139234139244139254139264139274139284139 29413930

artcsmota
27/05/2013, 13:42
Fabiano,
tenho no meu jipe curto exatamente esses calcos de carroceria.
A diferenca foi enorme quando instalei.
Ficou otimo, instalei ha cerca de 2 anos.

fabiano r
27/05/2013, 14:01
Fabiano,
tenho no meu jipe curto exatamente esses calcos de carroceria.
A diferenca foi enorme quando instalei.
Ficou otimo, instalei ha cerca de 2 anos.

Boa tarde Artcsmota! Veja que algumas bands vem com oito molas a minha tem apenas 4 na traseira e 3 na dianteira.
Agora somente os calços absorvem muito impacto mesmo..

hercilio.neto
27/05/2013, 21:05
Fabiano,
Valeu pelas fotos.
Durante os anos em que o jipe Bandeirante foi fabricado, as molas foram mudando. Tem uns que tem o feixe com mais lâminas e outros com menos. O jipe 93 tem um feixe com lâminas mais finas num total de 7 (incluindo aquela pequenininha que fica embaixo).
Conforme orientação do Rodrigo Odin, é possível deixar com apenas 3 lâminas (menos da metade) sem risco de axle wrap, e assim poder adicionar as molas pneumáticas. Estamos pesquisando essa adaptação. Acho que vai rolar.
Quanto aos calços, pretendo manter os calços de 1,5" porque as medidas já estão ajustadas. Principalmente na coluna de direção.

hercilio.neto
27/05/2013, 21:49
Bom, como eu disse anteriormente, pretendo manter a altura do jipe como está.
A medida entre o eixo e o chassi na traseira é 30 cm.
Suponho que será necessário remover o batente do chassi e adaptar ali um suporte para a bolsa de ar. O espaço me pareceu bem adequado para a medida da bolsa.
Já na dianteira, o espaço entre o eixo e o chassi é bem limitado, 15 cm, acho que a bolsa terá que ser presa no feixe e no chassi, fora do eixo.

marciorank@gmail.com
27/05/2013, 22:48
Boa tarde Hercilio! Conforme prometi segue as fotos dos feixes de mola da minha band..... Pessoal que já andou de Band diz q a minha é muito macia, observe o numero de molas e veja o detalhe em uma delas que deve ter sido cortada, não sei como foi feito pois já comprei assim, o que eu mudei foram os calços da carroceria q são coxins de motor de opala, quando anda na buraqueira se abrir a porta e olhar (cuidado ao fazer isso rsrs) percebe-se que a carroceria trabalha muito sobre os calços, e ali absorve boa parte dos impactos..4139234139244139254139264139274139284139 29413930
boa noite amigo
é o meu proximo trabaho colocar os coxins de opala na minha band, pois ja coloquei
em varios willys e todos os proprietarios deles estão muito satisfeitos, a minha duvida
é a seguinte, como voce fixou os coxins nos paralamas e na grade?
abraço

fabiano r
28/05/2013, 07:58
Marcio, os para lamas são fixos apenas foi usado uma chapa de aço para fazer a elevação, como na dianteira as duas laterais não são parafusadas no restante da lataria (no meu caso até quebrou essas laterais onde está escrito bandeirante pq quando comprei a band elas eram parafusadas e não permitiam que trabalhassem)na dianteira coloquei dois coxins no ligar daquele suporte central, hj de meio dia tiro as fotos p lhe mostrar.

Hercilio quanto a coluna de direção é simples agora olha no tópico direção da bandeirantes que coloquei um link outro dia com uma coluna (telescópica) no meu caso adaptei a coluna de um caminhão mercedes onde também tem fotos do tópico a coluna tem uma emenda estriada então pode sacolejar que a coluna se adapta ao comprimento necessário.

fabiano r
28/05/2013, 13:28
Marcio, segue as fotos só tome cuidado de colocar parafusos de aço na chapa q prende o para lamas pois eu coloquei uns parafusos comuns e muito finos dai quebraram no solavanco e a lateral onde está escrito bandeirantes estava erradamente parafusada e acabou quebrando conforme foto, tome cuidado para não parafusar com o restante da lataria.414142414143414144

OliveiraDf
28/05/2013, 13:43
Fabiano, qual é a altura destes calço do motor de opala? O meu jipe está com os calços do radiador de uma caminha, mas acho que é muito duro.

fabiano r
28/05/2013, 13:57
Oliveira, tem 50mm.

Rodrigo ODIN4X4
29/05/2013, 01:18
Bom, como eu disse anteriormente, pretendo manter a altura do jipe como está.
A medida entre o eixo e o chassi na traseira é 30 cm.
Suponho que será necessário remover o batente do chassi e adaptar ali um suporte para a bolsa de ar. O espaço me pareceu bem adequado para a medida da bolsa.
Já na dianteira, o espaço entre o eixo e o chassi é bem limitado, 15 cm, acho que a bolsa terá que ser presa no feixe e no chassi, fora do eixo.

Hercilio, acredito que possa encontrar bolsas que se encaixem entre o chassi e o eixo dianteiro (150 mm) no jipe do Leopoldo elas não parecem ser maiores que isso.

Um ponto importante é que os batentes não podem ser retirados, você pode reloca-los ou substitui-los por outro modelo como os do corsa que poderão ser incorporados aos suportes das bolsas.
Os batentes preservam os amortecedores limitando a suspensão para que os êmbolos dos amortecedores não sejam esmagados em um solavanco mais forte.

marciorank@gmail.com
29/05/2013, 12:34
Marcio, os para lamas são fixos apenas foi usado uma chapa de aço para fazer a elevação, como na dianteira as duas laterais não são parafusadas no restante da lataria (no meu caso até quebrou essas laterais onde está escrito bandeirante pq quando comprei a band elas eram parafusadas e não permitiam que trabalhassem)na dianteira coloquei dois coxins no ligar daquele suporte central, hj de meio dia tiro as fotos p lhe mostrar.

Hercilio quanto a coluna de direção é simples agora olha no tópico direção da bandeirantes que coloquei um link outro dia com uma coluna (telescópica) no meu caso adaptei a coluna de um caminhão mercedes onde também tem fotos do tópico a coluna tem uma emenda estriada então pode sacolejar que a coluna se adapta ao comprimento necessário.
blz Fabiano
nao sei porque mas nao consigo ver estas fotos,
seria muito pedir para passar em meu email

marciorank@gmail.com

abraco

fabiano r
29/05/2013, 13:15
Marcio já mandei as fotos para seu e-mail qq dúvida só pedir.. Abraço!

DeMelo
04/06/2013, 11:28
Pessoal, acabei de retornar da Lowair (que instala suspensão a ar)!!
Levei a band lá e o cara falou que não há problemas na instalação de todo o sistema de suspensão a ar na bandeirante. Como sistema entenda-se bolsas, reservatório, compressor, controle e painéis digitais. :euforico:
Vi uma F250 lá com essa suspensão nas 4 rodas e ficou muito bem feita. Eles usam cabos de aço na ligação da bolsa com o reservatório, o que torna o sistema mais resistente. :concordo:
Questionei a respeito das Discoveries e seus problemas e ele salientou o seguinte:
1º falta de manutenção adequada, pois na concessionária o pre$$$$$$inho mata!
2º as bolsas na discovery são clipadas, enquanto no sitema dele, são flanges parafusadas na bolsa (leia-se, batentes de mola);
3º As mangueiras da discovery são de plástico e com o tempo e a falta de manutenção ressecam, ocasionando perda de pressão. Nas dele são de aço e a possibilidade de furo é bem pequena e manutenção reduzida.

Visualmente, gostei muito do que vi, pois me pareceu muito bem feito e resistente. O problema é o preço R$ 6.500,00 latinhas!!!! vixi!!!! :shock: :shock: :shock:

Dúvida que não vai passar tão cedo. Instalando suspensão a ar mantém-se, em boa parte, a orinalidade da suspa, pois os feixes de mola continuarão lá, no entanto se tem uma limitação no curso da suspensão, sem falar em possíveis problemas de vazamento de ar e o custo, que é muito alto para um serviço bem feito.
Bom, espero ter ajudado, mas acho que criei mais dúvidas!!! :pensativo:

Carlo Pecca
04/06/2013, 22:12
Marcio, segue as fotos só tome cuidado de colocar parafusos de aço na chapa q prende o para lamas pois eu coloquei uns parafusos comuns e muito finos dai quebraram no solavanco e a lateral onde está escrito bandeirantes estava erradamente parafusada e acabou quebrando conforme foto, tome cuidado para não parafusar com o restante da lataria.414142414143414144
FABIANO
não consegui abrir esses anexos. poderia mandar para o meu email: clpgpecca@ig.com.br
Como vc fez com os dois parafusos que fixam a carroceria ao chassi, são aqueles dois embaixo do banco de traz?

hercilio.neto
04/06/2013, 22:43
DeMelo,
Não tenha dúvida que o maior empecilho é realmente o valor: R$ 6.500,00 é desanimador.
Coincidentemente é o mesmo custo da instalação do 2 Link com panhard.
Mas esse é um sistema mais simples, acho que dá para arriscar uma construção artesanal.
Pesquisei mas não encontrei nada sobre qual é a bolsa indicada para o Bandeirante e onde encontrar a flange.
Minha ideia é instalar inicialmente sem o compressor, daí rodava um tempo dessa forma (até tomar um fôlego) e depois colocava o sistema todo junto com o freio a ar. Afinal quem tem motor Mercedes não vai colocar compressor elétrico, né.

DeMelo
04/06/2013, 23:41
DeMelo,
Não tenha dúvida que o maior empecilho é realmente o valor: R$ 6.500,00 é desanimador.
Coincidentemente é o mesmo custo da instalação do 2 Link com panhard.
Mas esse é um sistema mais simples, acho que dá para arriscar uma construção artesanal.
Pesquisei mas não encontrei nada sobre qual é a bolsa indicada para o Bandeirante e onde encontrar a flange.
Minha ideia é instalar inicialmente sem o compressor, daí rodava um tempo dessa forma (até tomar um fôlego) e depois colocava o sistema todo junto com o freio a ar. Afinal quem tem motor Mercedes não vai colocar compressor elétrico, né.

Então Hercilio,
Infelizmente não levei máquina para tirar foto da F250 que estava lá!! O sistema passa segurança, pois muito bem feito. O meu receio em relação à solução caseira é o detalhe, especialmente, as flanges e sua vedação, pois qualquer vazamento comprometerá a suspensão toda.
Claro que é possível desenvolver essa suspensão, pois realmente não parece complexa, desde que se ache as bolsas com suas respectivas flanges, sem adaptação, portanto.
Deve-se evitar prender as bolsas por meio de "clipes" ou braçadeiras, que é a maior causa de vazamentos nas discoveres, segundo informou o vendedor. Também deve-se usar mangueiras de aço e não de plástico.
No meu caso, tendo em vista o valor e a minha falta de disposição para desenvolver algo, vou optar pelo sistema dois links/panhard/molas helicoidais, porquanto manterei, na integralidade, a robustez da suspa.
Provavelmente farei a alteração em agosto e, claro, postarei tudo por aqui.
abçs

jacosalles
13/11/2013, 17:54
Olá Hercílio, estou meio perdido nas respostas do forum, mas jajá vou me achando, cara, so da Bahia (chapada Diamantina), tenho uma band curta, e uso ela no asfalto e estrada, nada de trilhas pesadas, ví seu forum sobre a suspensão a AR, funciona mesmo? voce ja fez ou ainda está estudando como e onde? a minha está show, mais estou estudando de levar ela para SP para dar uma arrumada total, a minha é uma 98 curta, motor mercedes, já foi turbinada na Sollo, mais quero melhorar, (intercullar, colocar uma quinta marcha), para o motor trabalhar mais solto, porque meu pé é pesado "rs", trocando em miúdos eu quero deixar ela mais confortável, em relação ao "ar condicionado", tem algum link ai referente ao painel, ou outra forma de instalar o ar (tipo no teto), pois ali no banco do carona fica ruim, porque minha esposa sempre reclama do frio.

hercilio.neto
13/11/2013, 20:44
Olá Hercílio, estou meio perdido nas respostas do forum, mas jajá vou me achando, cara, so da Bahia (chapada Diamantina), tenho uma band curta, e uso ela no asfalto e estrada, nada de trilhas pesadas, ví seu forum sobre a suspensão a AR, funciona mesmo? voce ja fez ou ainda está estudando como e onde? a minha está show, mais estou estudando de levar ela para SP para dar uma arrumada total, a minha é uma 98 curta, motor mercedes, já foi turbinada na Sollo, mais quero melhorar, (intercullar, colocar uma quinta marcha), para o motor trabalhar mais solto, porque meu pé é pesado "rs", trocando em miúdos eu quero deixar ela mais confortável, em relação ao "ar condicionado", tem algum link ai referente ao painel, ou outra forma de instalar o ar (tipo no teto), pois ali no banco do carona fica ruim, porque minha esposa sempre reclama do frio.
Jacosalles,
A suspensão do meu jipe continua original e continua dura pra caramba.
Agora está chegando o momento da funilaria, devo gastar entre 7 e 8 mil reais, portanto a suspensão e outros up grades ficarão para o futuro.
Pesquisei bastante sobre suspensão, a conclusão que cheguei é que a melhor opção é a suspensão original. Para quem se decidir pela alteração da suspensão, acho que a 2 link/panhard/helicoidais é a solução mais viável. O Rodrigo Odin desenvolveu um modelo que será instalado na Band do DeMelo. Vou esperar o parecer dele e quem sabe no futuro investir nessa solução.
Sua Band é 98? O motor deveria ser 14B com 5 marchas. Ou seria 89?
A quinta marcha é ótima, mas parece que é um pouco difícil de achar.
Sobre a instalação do ar condicionado, aqui tem bastante informação:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/85812-posicao-do-arcondicionado-da-bandeirante.html

Kalasas
25/06/2015, 12:36
Minha Contribuição:
https://www.youtube.com/watch?v=SCviYI2pA8g

Kalasas
25/06/2015, 12:38
Mais uma:
https://www.youtube.com/watch?v=xC5TqRvW7GY

Esta para mim é muito interessante pela disposição das molas.

Kalasas
25/06/2015, 12:41
Para se ter uma ideia melhor do conjunto feixe e bolsa de ar:
https://www.youtube.com/watch?v=ZvP57DxN76k

Kalasas
25/06/2015, 12:44
Instalação numa chevy:
https://www.youtube.com/watch?v=CfuxOhUGhqA

Kalasas
25/06/2015, 12:50
Existem kits à venda no Brasil na airlift nobreak. O link é:

http://www.airlift.com.br/#!cargakitssuspensoes/c1li6

Será que daria para adaptar um sistema na band como abaixo para uso mais urbano e viagens longas?

505622

Kalasas
25/06/2015, 13:03
Instalação de um sistema 2-link a ar:
https://www.youtube.com/watch?v=UDgpmLMtL0Y

Sergio c
26/06/2015, 10:07
O problema da suspensão a ar é o Off Road, entra um galho e fura a bolsa aria a bandeirante de um lado heheheh.

T.Azevedo
26/06/2015, 13:05
505729
Sempre tem um doido que já fez rsrs. Na Austrália.

dudu83
26/06/2015, 14:31
Adicionar bolsa de ar ao feixe de molas é pra aumentar a capacidade de carga, nao vai deixar o carro mais macio , pelo contrario vai ficar mais duro, e ainda corre o risco de ficar a igual as rangers sem carga, quando pega pista irregular o carro joga de lado, um perigo..

dudu83
26/06/2015, 14:33
Existem kits à venda no Brasil na airlift nobreak. O link é:

http://www.airlift.com.br/#!cargakitssuspensoes/c1li6

Será que daria para adaptar um sistema na band como abaixo para uso mais urbano e viagens longas?

505622

assim ficaria muito macio, mas so se fabricar um chssis diferente, no chassis original esquece...

dudu83
26/06/2015, 14:58
vejo muita reclamação e ideias mirabolantes em relação ao conforto das band, mas apesar da dureza eu nunca passei por situações de perigo, nunca perdi a traseira nem a dianteira mesmo rodando em velocidades altas em terrenos acidentados ou com pouca aderência..

Venho fazendo testes com molas e amortecedores, em um dos jipes ja consegui chegar num ponto otimo de conforto, porem o carro tem o lado direito mais baixo que o esquerdo, no outro com guincho mecanico pesado estou tendo problemas com o afundamento da dianteira, mas uma coisa ja adianto buchas de molas de pneu e amortecedores duplo fluxo originais ja sao suficientes, o outro que ainda nao consegui equalizar e a adiçao de molas.. mas ja adianto que melhorando o atrito e adicionando molas, isso mesmo adicionando, melhora o conforto..

hercilio.neto
26/06/2015, 18:33
vejo muita reclamação e ideias mirabolantes em relação ao conforto das band, mas apesar da dureza eu nunca passei por situações de perigo, nunca perdi a traseira nem a dianteira mesmo rodando em velocidades altas em terrenos acidentados ou com pouca aderência..
Concordo com voce Dudu. Para a Band a melhor suspensão é a com feixes.
Vejo em sites estrangeiros as opções de feixes desenvolvidos especialmente para o TLC FJ40.
Infelizmente aqui no Brasil as opções são poucas e suscitam muitas dúvidas. Por exemplo, poderiam vender feixes já com os dispositivos para minimizar o atrito (fitas, pastilhas, etc). Parece que os fabricantes não tem interesse em desenvolver os produtos.

Venho fazendo testes com molas e amortecedores, em um dos jipes ja consegui chegar num ponto otimo de conforto, porem o carro tem o lado direito mais baixo que o esquerdo, no outro com guincho mecanico pesado estou tendo problemas com o afundamento da dianteira, mas uma coisa ja adianto buchas de molas de pneu e amortecedores duplo fluxo originais ja sao suficientes, o outro que ainda nao consegui equalizar e a adiçao de molas.. mas ja adianto que melhorando o atrito e adicionando molas, isso mesmo adicionando, melhora o conforto..
Cara, você é referência aqui. Quando tiver alguma posição sobre essas experiências, posta aqui que a gente segue o rastro.

Kalasas
27/06/2015, 11:15
É, vcs falam com muita propriedade. Empírica, na verdade, mas a experiência conta e muito. Concordo dudu, sobre o que disse que ficamos somente nas idéias. Mas estamos aqui justamente mexendo na ferida para ver se acha um remédio. O que temos são apenas paliativos. Precisamos de engenharia. Como disse o Hercílio (realmente um guru em band, sempre sensato e prudente nas colocações) será que nenhuma empresa se coloca à disposição para desenvolver kits alternativos devidamente testados e homologados? Como disse em um outro post tô até pensando em financiar um projeto numa universidade ou SENAI sobre uma suspensão de band para conforto como o da ICON por exemplo. Poderíamos nos juntar e criar uma cooperativa para financiar os custos rsrsrsrs. Como uma bolsa de valores e depois repartir os lucros rsrsrs, mas pela corrupção que temos no Brasil ninguém acredita em mais ninguém. Mas, não temos uma solução efetiva desenvolvida pelo Rodrigo e testada pelo DeMelo? A Band dele ficou segura? Confortável? Realmente mexer em suspa é algo sério que compromete a segurança dos passageiros.

Kalasas
27/06/2015, 11:16
Sim, Hercílio, seu melhor é custo benefício ou melhor em termos efetivos de segurança, etc. Pois insisto na solução do Rodrigo.

hercilio.neto
27/06/2015, 15:09
Kalasas,
Talvez eu não seja a melhor pessoa a opinar, e já me declaro um purista incorrigível, eh eh

O que me atrai no Toyota Bandeirante é a simplicidade, a robustez e o estilo desse carro.
Assim, tento não fugir muito dessas características, até porque, não fosse por esse gosto, encontraria opções melhores em outros veículos.

As alterações que me são bem vindas restringem-se a rodas, pneus amortecedores e bancos, além dos upgrades já consagrados em atualizações da própria Toyota ou Mercedes (direção hidráulica, turbina, intercooler, eixo flutuante, etc).

No caso da suspensão com molas helicoidais, penso que isso descaracteriza muito a Band, e mesmo que a suspensão seja robusta, ficará longe da simplicidade do sistema original da Band.

Kalasas
27/06/2015, 23:39
Ok Hercílio, não insistirei mais contigo sobre isto. Mas me fascina a chance de deixar a band dirigível confortavelmente com segurança (esta é a dúvida), pois como está fica impossível encarar uma viagem interestadual com toda a trepidação, barulho e desconforto. Tudo bem, alguns irão dizer "se quisesse conforto compraria um suv ou um carro de passei". Mas, cara gostamos do carro e queremos curti-lo em longas distâncias. Então, qualquer alteração para melhorar este item é bem vindo. DeMelo posta aí teu relato sobre a modificação. É mesmo válido o custo benefício?

Sergio c
28/06/2015, 00:30
Na minha modesta opinião, eu não gastaria um centavo para mudar a suspensão de minha band. O que seria de uma band sem o barulho, suspensão dura, cheiro de óleo diesel, lataria reforçada, sem nada de eletrônico para incomodar quando um fio sai fora do plug.......

kaketa
01/08/2015, 16:55
ATE MAIS DAQUILO QUE SIMPLIFICA, PREFIRO O MAIS SIMPLES. rECOMENDO NAO MODIFICAR A SUSPENSAO DE UMA BAND, AS VESES PELO SIMPLES CONFORTO RECEBEMOS SERIOS ABORRECIMENTOS. dEIXE COMO ESTA.

PP5GAS
01/08/2015, 21:15
Na minha modesta opinião, eu não gastaria um centavo para mudar a suspensão de minha band. O que seria de uma band sem o barulho, suspensão dura, cheiro de óleo diesel, lataria reforçada, sem nada de eletrônico para incomodar quando um fio sai fora do plug.......

Concordo plenamente. Na Band com tempo sabe-se exatamente a origem de cada barulho. Aliás a minha está com um barulhinho novo.
Quanto aos mais modernos tivemos um problema na última Trilha da Polenta com dois veículos.
Na véspera (sexta-feira) o pessoal da organização percorreu o trecho novamente para verificação e voltaram cheios de lama. Estava chovendo forte e alguns sufocos eram realmente pesados.
Os carros foram para um chuveiro total, afinal no sábado haveria desfile dos participantes antes da largada.
No dia da trilha amanheceram em modo de segurança. Como eram de membros da equipe organizadora, nem tentamos diagnosticar a falha. Os pilotos deixaram as viaturas na garagem e seguiram de zequinha.
Segunda feira revisaram os veículos e descobriram que ambos estavam com a caixa de fusíveis molhada.

valmirjunior
16/03/2016, 19:05
Installation of Firestone Ride-Rite Air Helper Springs on a 2009 Chevrolet Silverado - etrailer.com - YouTub (https://m.youtube.com/watch?v=G4U5CTHLUvA)