Conectar

Ver Versão Completa : F1000 diferencial coroa e pinhao turbo qual por?



Cassanta
21/05/2013, 18:02
Boa tarde a todos, estou entrando hoje, vejo que aqui as coisas andam, tenho uma F1000 91/92 ASPIRADA cambio 5 marchas 1 pra traz, diferencial BRASEIXO com 120 mil km originais,sou segundo dono, esta nova, comprei a 2 meses, a viagem mais longa que ela já fez foi comigo de 450 km, anda bem, pois apartir dos 110 km/h ela parece que força muito o motor, barulho e tal, então resolvi que vou colocar uma COROA E PINHAO para ficar mais longa e girar a maior velocidade com menos giro de motor, ainda nao abri para ver qual numeração tem dentro, vou abrir essa semana, mas gostaria que me ajudassem a resolver essa questão,OBRIGADO DESDE JA. Lisandro Minozzo Cassanta.

Ramon Pires
21/05/2013, 18:29
Boa tarde a todos, estou entrando hoje, vejo que aqui as coisas andam, tenho uma F1000 91/92 ASPIRADA cambio 5 marchas 1 pra traz, diferencial BRASEIXO com 120 mil km originais,sou segundo dono, esta nova, comprei a 2 meses, a viagem mais longa que ela já fez foi comigo de 450 km, anda bem, pois apartir dos 110 km/h ela parece que força muito o motor, barulho e tal, então resolvi que vou colocar uma COROA E PINHAO para ficar mais longa e girar a maior velocidade com menos giro de motor, ainda nao abri para ver qual numeração tem dentro, vou abrir essa semana, mas gostaria que me ajudassem a resolver essa questão,OBRIGADO DESDE JA. Lisandro Minozzo Cassanta.


Se fosse diferencial Spicer a relação seria 2,72 (18x49), mas o Braseixos correspondente seria o 2,73 (15x41), pra alongar mais que isso só mudando o diametro do pneu.

Edintruder
21/05/2013, 22:15
Cassanta, essa é a relação mais longa disponível para os eixos da F1000. Vais sentir mais "fraca" porém tens como compensar num repotenciamento leve, começando por ajuste na bomba injetora até a instalação de um intercooler. O 229 aceita muito bem um repotenciamento para empurrar um diferencial longo. Vais gostar do resultado.

Em 99 eu tinha um Monza 87 2.0 classic à alcool e não consegui passar de uma F1000 86 diesel. O velho andava muito. Cheguei a andar a 170km/h colado na F1000 mas o Monza não tinha fôlego para passar ela. Com certeza era essa a receita, kit turbo, bomba aberta e diferencial longo.

casquinha
21/05/2013, 22:21
Olá Cassanta, tenho uma F1000, com a msm configuração da sua, só que 89 e turbinada por fora, coloquei uma coroa e pinhão mais longo (15x39) da marca Engrecom, comprei aqui msm da Casa das transmissoes 4x4 , do Danilo ficou muito bom. :concordo:

Daniel.Shimomoto
21/05/2013, 22:51
Como sugestão para F-1000 MWM D-229 aspirada: Relação 3,07:1 que veio nas 4x4 aspiradas também.

Se a idéia for turbinar a F-1000, ficam as seguintes informações: As F-1000 4x2 MWM TD-229/4 (turbo) sairam com 2,72:1

As F-1000 MWM 4.10T 4x2 sairam com uma relação ainda mais longa de 2,54:1. Se existisse essa relação para o eixo dianteiro (Dana 44IFS), eu colocaria na minha F-1000 um conjunto desses sem pestanejar. Mas como não existe me contento com o 3,07:1...

Se pretende deixar aspirada, fica com 3,07:1

Se pretende turbinar e repotenciar, vai direto para a 2,54:1

Forte Abraço

Cassanta
21/05/2013, 23:32
Boa noite Ramon!Mas sera que eu consigo colocar esse 15x41 sem trocar mais nada no diferencial?

Cassanta
21/05/2013, 23:39
Casquinha, tu quer dizer que a tua tbm eh braseixo? e qual era o tamanho da coroa e pinhao? e tu colocou o 15x39 e soh substituiu pelos da marca Engrecom sem nenhuma adaptacao?quanto tu pagou?

Cassanta
21/05/2013, 23:47
Edintruder! Qual que tu diz que eh a mais longa? Eu pretendo depois de sentir ela com a relacao longa turbinar sim.

Cassanta
21/05/2013, 23:52
DANIEL!
Desculpe mas nao sei oque quer dizer com essas medidas ex: 2, 54:1 , obrigado a intencao, mas como estou no comeco, soh sei que se trata de braseixo e que tenho que trocar por pinhao menos e coroa maior.
Obrigado.

Ramon Pires
22/05/2013, 00:14
Boa noite Ramon!Mas sera que eu consigo colocar esse 15x41 sem trocar mais nada no diferencial?

Se for Braseixos serve sim, pois essa relação é propria ´para essa marca, se fosse dana era 18x49.

Ramon Pires
22/05/2013, 00:21
DANIEL!
Desculpe mas nao sei oque quer dizer com essas medidas ex: 2, 54:1 , obrigado a intencao, mas como estou no comeco, soh sei que se trata de braseixo e que tenho que trocar por pinhao menos e coroa maior.
Obrigado.

Voce pega o numero de dentes da coroa e divide pelo numero de dentes do pinhao.
Ex:

18x49

49/18= 2,72222222

15x41
41/15= 2,73333333


Le-se 18 por 49, 15 por 41.

Esse numero 2,72 quer dizer que para as rodas darem uma volta o pinhao precisa girar 2,72 vezes.

Barbadinha, logo logo tu pega o jeito.

Ramon Pires
22/05/2013, 00:25
Quanto menor for o numero, mais longo é o diferencial, vai andar mais com menor RPM do motor.

Cassanta
25/05/2013, 00:07
Olá Cassanta, tenho uma F1000, com a msm configuração da sua, só que 89 e turbinada por fora, coloquei uma coroa e pinhão mais longo (15x39) da marca Engrecom, comprei aqui msm da Casa das transmissoes 4x4 , do Danilo ficou muito bom. :concordo:

Casquinha, hoje abri o diferencial tem uma relacao 13x41, eixo 405, braseixo, a autura da coroa medimos com 35,5 milimetros, estou preocupado se vai servir na mesma caixa satelite, oque tu me diz, ja que tu colocou na tua, era a mesma relacao?

Edintruder
25/05/2013, 18:41
Essa relação é até mais curta que as F1000 4x4. Imagino como deve ser estrangulada! Não deve passar dos 125km/h.

casquinha
25/05/2013, 19:48
Casquinha, hoje abri o diferencial tem uma relacao 13x41, eixo 405, braseixo, a autura da coroa medimos com 35,5 milimetros, estou preocupado se vai servir na mesma caixa satelite, oque tu me diz, ja que tu colocou na tua, era a mesma relacao?
Olá Cassanta, era exatamente essa 13x41, que tinha na minha, olhando a 15x39 parece ser bem menor né, mais pode colocar que dá certinho é plug&play,(será que é assim msm que escreve), vai ver ficará otima só que não arrancará mais de segunda, e nos aclives terá de voltar quarta, não se esqueça de com uns 1000km depois de colocar troque o óleo do diferencial de novo!

Cassanta
26/05/2013, 11:03
Bom dia Casquinha, ontem fui no asfalto, ela vai tranquilo nos 140k/hora soh que o motor fica no final, eu quero viajar nos 130 mas com ela solta de motor,vou colocar sim, obrigado.deposi que eu colocar vou falar como ficou.Abraço.


Olá Cassanta, era exatamente essa 13x41, que tinha na minha, olhando a 15x39 parece ser bem menor né, mais pode colocar que dá certinho é plug&play,(será que é assim msm que escreve), vai ver ficará otima só que não arrancará mais de segunda, e nos aclives terá de voltar quarta, não se esqueça de com uns 1000km depois de colocar troque o óleo do diferencial de novo!

Cassanta
26/05/2013, 11:05
Edintruder, ela passa rapidinho dos 125, mas é como falei para o casquinha, o da sua 4x4 é pq a caixa é diferente,ai a relacao nao conta como de uma 4x2,abraço.
Essa relação é até mais curta que as F1000 4x4. Imagino como deve ser estrangulada! Não deve passar dos 125km/h.

Edintruder
26/05/2013, 19:39
A caixa tem 5a marcha 1:1 igual à sua, então a diferença fica apenas no diferencial. Apenas as HSD ou gasolina que tem 5a drive. Todas as MWM tem 4a ou 5a 1:1.

Chutei pelos 125 pois é mais curta. A 4x4 vai a 150km/h nos 3000rpm. Então andar acima dos 120 ela já anda pedindo marcha, imagino com relação mais curta.

Daniel.Shimomoto
26/05/2013, 19:50
A caixa tem 5a marcha 1:1 igual à sua, então a diferença fica apenas no diferencial. Apenas as HSD ou gasolina que tem 5a drive. Todas as MWM tem 4a ou 5a 1:1.

Chutei pelos 125 pois é mais curta. A 4x4 vai a 150km/h nos 3000rpm. Então andar acima dos 120 ela já anda pedindo marcha, imagino com relação mais curta.

Edin;

Fiz as contas ontem, a F-1000 4x4 não chega nos 150km/h @ 3000 rpms. Com pneus 31x10.5 R15 a máxima a 3000 rpms é 137.7km/h, conforme a tabela que eu anexo em pdf.

Fiz essas contas pois estava simulando que jeito poderia rodar a 120km/h @ 2200 rpms. E para tal, precisaria colocar o cambio da Silverado, FSO2305A, com quinta marcha a 0,77:1

Abraços

Edintruder
26/05/2013, 20:17
É que a minha está com os 33". Eu botei na fórmula com os 33"...
Usei essa planilha até acertar o pinhão do velocímetro. A minha marca exatamente certo graças à tabela.
Então eu sei a velocidade real pelo conta-giros em 5a marcha. Nos redutores de velocidade 1000rpm em 5a bate exatos 50km/h e no painel abaixo dos 80km/h marca um pouco a mais. A 50 no painel marca 55~60km/h. Varia com o dia... Mas acima dos 80 ele marca certinho.

Waldir Carlos
26/05/2013, 20:29
Bom, na EFE [com os pneus 33"], os valores são esses:





* RPM 1750 [painel] e velocidade 80/90 [painel/GPS];
* RPM 2000 [painel] e velocidade 100/110 [painel/GPS];
* RPM 2500 [painel] e velocidade 120/130 [painel/GPS];
* RPM 2750 [painel] e velocidade 140/148 [painel/GPS].





Esclareço que a MINHA velocidade, em boas rodovias, é cerca de 110. No máximo, 120 Km/h. Outro detalhe: Para a minha F-1000 alcançar 120/130 [painel/GPS] é relativamente "fácil". Mas, para chegar nos 140 [painel], somente num retão. E, ladeira abaixo.



PS: Faaala, Shimo! :bye:




[]s

Edintruder
26/05/2013, 21:43
Waldir, se usares a "nossa" receitinha de ajuste de BI verás ela chegar nos 3000rpm ligeirinho! 150 é ali na esquina! ahahah

Cassanta
26/05/2013, 21:47
Olá Cassanta, era exatamente essa 13x41, que tinha na minha, olhando a 15x39 parece ser bem menor né, mais pode colocar que dá certinho é plug&play,(será que é assim msm que escreve), vai ver ficará otima só que não arrancará mais de segunda, e nos aclives terá de voltar quarta, não se esqueça de com uns 1000km depois de colocar troque o óleo do diferencial de novo!
Entao Casquinha e galera, tbm vou querer colocar um turbo, estive pesquisando, aqui em caxias tem quem coloca o kit completo Biagio por 1600 instalado, nao sei qual eh?Soh sei que ele disse que se eu quizer tambem tem uma de 2000 mil reais,tbm biagio, oque sera que diferencia?ele diz que eh moderna a de 2000.E a GARRET? Vi que tem kit no mercado livre por 1600, qual eh a melhor?E oque seria a melhor ?
Abraco a todos que estao aqui no forum e desculpe e nao responder a todos, eh que cada post me esclarece um pouco.

Ramon Pires
26/05/2013, 22:03
Tem gente que gosta mais da Garret, eu coloquei uma T300 da Master Power e to achando louco de bom... mas bem na real pra ficar bom mesmo vc teria que trocar os pistoes e o comando de valvula, dai sim fica turbo mesmo, aumenta 25% a cavalaria... de uns 90 vc vai pra 120, e se vc colar um turbo apenas, vai aumenta uns 10% ou 9 cv... mas ja faz uma diferença, tem que ver a disponibilidade de recurso pra mexer, pois vai um trocado...

Cassanta
26/05/2013, 22:56
Valew pela dica Ramon!

casquinha
27/05/2013, 20:55
413997
Cassanta a minha já veio com o turbo, mais ele é um Garret TA31 não é valvulada, não tenho nada a reclamar e talvez alguem me ajude a fazer ela dar mais pressão dá 0,9 como faz pra aumentar?

Waldir Carlos
28/05/2013, 07:03
Waldir, se usares a "nossa" receitinha de ajuste de BI verás ela chegar nos 3000rpm ligeirinho! 150 é ali na esquina! ahahah


Homi, eu não preciso "disso tudo"! Minha "tocada" é tipo 110/120 Km/h.



[]s

Edintruder
28/05/2013, 08:48
Cassanta a minha já veio com o turbo, mais ele é um Garret TA31 não é valvulada, não tenho nada a reclamar e talvez alguém me ajude a fazer ela dar mais pressão dá 0,9 como faz pra aumentar?

É só aumentar a quantidade de diesel injetada que a pressão sobe junto. Na minha está regulada em 2 Bar. kkk

Edintruder
28/05/2013, 08:50
Homi, eu não preciso "disso tudo"! Minha "tocada" é tipo 110/120 Km/h.
[]s

A minha tocada também é entre 100 e 110hm/h (de F), mas é bom dar uma grudada na traseira de Silverados, D20's e F250's.

casquinha
28/05/2013, 12:15
É só aumentar a quantidade de diesel injetada que a pressão sobe junto. Na minha está regulada em 2 Bar. kkk

Olá Edin, já vi em outros topicos vc aumentando nas X10, e nas 229 de bomba em linha onde é?

Edintruder
28/05/2013, 14:15
Bomba em linha não faço ideia... Nunca mexi nessa bomba dela.
Nas BI rotativas o débito e LDA funcionam juntas, como mostra a figura abaixo.

http://img71.imageshack.us/img71/4229/pompe7vlbc5.jpg


Nas em linha tem que mexer no corpo da bomba, substituindo as peças que puxam e injetam o diesel para os bicos. Desconheço outra forma pois nunca mexi, mas se pesquisares pelo modelo da tua BI, podes procurar os veículos que ela equipa e o torque dos motores, então parte para as peças internas dessa BI e veja quais são as diferenças.
Mas a troca do cilindro, elemento e pistão por um de maior diâmetro com certeza dará maior vazão para os bicos e maior torque.

Entenda que esses motores trabalham muito estrangulados, e tem muita margem de injeção antes de trabalharem com mistura muito rica.


http://www.joseclaudio.eng.br/Imagens/image018.jpg

casquinha
28/05/2013, 20:45
Valeu Edin talvez apareça alguém por aqui pra esclarecer e ensinar como faz!

TGABIRU
28/05/2013, 22:38
Edin, comprei um f1000 xlt 97/98 q era 4x4 so q foi capada a minha ta com a relacao original nao sei exatamente qual eh a medida e nao sei qual eh o diferencial dela, gostaria de por enquanto so mexe nessa relacao dela e mexe na bomba e deixa ela mais longa futuramente a hora q tive mais folgado intercula ela e coloca um zf nela, qual relacao e o q vc me recomenda por enquanto????

Edintruder
28/05/2013, 22:50
Tgabiru, a minha estava assim também, mas coloquei a 4x4 de volta.
A relação original dela é 3,07:1, porém coloca a 2,72:1 da 4x2 mesmo que fica muito boa e mais econômica. Abre a regulagem da BI que melhora muito.

Daniel.Shimomoto
28/05/2013, 23:23
Tgabiru, a minha estava assim também, mas coloquei a 4x4 de volta.
A relação original dela é 3,07:1, porém coloca a 2,72:1 da 4x2 mesmo que fica muito boa e mais econômica. Abre a regulagem da BI que melhora muito.

Eu iria até mais além...colocaria a relação da 4.10T 4x2 que é 2,54:1 A unica coisa é que você precisará da primeira marcha.

Abraços

Cassanta
29/05/2013, 11:34
Se fosse diferencial Spicer a relação seria 2,72 (18x49), mas o Braseixos correspondente seria o 2,73 (15x41), pra alongar mais que isso só mudando o diametro do pneu.
Este 15x41 sera que serviria na minha caixa satelite? tirar colocar? a minha tem uma 13x41, braseixo 405 , e onde posso encontrar?

Edintruder
29/05/2013, 11:58
Eu iria até mais além...colocaria a relação da 4.10T 4x2 que é 2,54:1 A unica coisa é que você precisará da primeira marcha.

Abraços
2,54 é a da 4.10T? Bom saber. Essa relação é a que casa melhor com esse motor, sem dúvidas.

TGABIRU
29/05/2013, 21:38
Edin a onde posso axa essa relacao q vc recomendo e tem diferenca de diferencial serve nesse meu q eh da 4x4??? Brigado

Daniel.Shimomoto
29/05/2013, 22:01
2,54 é a da 4.10T? Bom saber. Essa relação é a que casa melhor com esse motor, sem dúvidas.


Edin a onde posso axa essa relacao q vc recomendo e tem diferenca de diferencial serve nesse meu q eh da 4x4??? Brigado

Edin e TGABIRU

Essa relação consta no catalogo da Braseixos de alguns anos atrás e no catalogo da Spicer de 2012. Tem coroa de 42 dentes e pinhão de 17. Na verdade é 2,53:1. É para o Eixo Braseixos DL406.

Abraços

VetRoger
07/06/2013, 20:06
Boa noite cassanta, estava visualizando o topico e como a paixão antiga sempre nos remete... sempre tive F-1000 e muitas fizeram parte no cotidiano de minha famila...
Seguinte a sua é das 4 faróis? pois saiu uma leva nesse ano das geração 3 inclusive essas vinham com 2 baterias e em seguida ja veio com uma bateria só(fins esclarecedor, para minha pergunta).
Ela é aspirada? O diferencial dela é com anti derrapante? qual Kilometragem ela está? Para qual finalidade tem ela? Vai puxar peso com ela?
Com estes questionamentos acho que posso estar colaborando com você.
Fico no aguardo!

Cassanta
08/06/2013, 11:32
Boa noite cassanta, estava visualizando o topico e como a paixão antiga sempre nos remete... sempre tive F-1000 e muitas fizeram parte no cotidiano de minha famila...
Seguinte a sua é das 4 faróis? pois saiu uma leva nesse ano das geração 3 inclusive essas vinham com 2 baterias e em seguida ja veio com uma bateria só(fins esclarecedor, para minha pergunta).
Ela é aspirada? O diferencial dela é com anti derrapante? qual Kilometragem ela está? Para qual finalidade tem ela? Vai puxar peso com ela?
Com estes questionamentos acho que posso estar colaborando com você.
Fico no aguardo!
Bom dia Vetroger!

Entao, ela é 4 farois, com duas baterias, ano 91 mod,92 aspirada,o dif é original braseixo 405 com pinhao e coroa 15x41 , anda muito bem, porem como gosto de viajar com ela,e a mais perto e costumeira sao de 450 km, quero deixar ela mais livre na rotação, se eh anti derrapante nao sei, ela esta com 120 mil km originais.Nao uso para carga somente passeio mesmo.
A relação ja comprei uma 15x39 da Engrecom de campinas, to soh esperando chegar para colocar, depois quero colocar um turbo, estou pensando em colocar o biaggio ou o master power, ou o garret, queria saber dos amigos qual colocar e diferencas que pode ter um de outro?

Abraço e obrigado.

Pedrazzi
05/11/2013, 21:36
Bom dia Vetroger!

Entao, ela é 4 farois, com duas baterias, ano 91 mod,92 aspirada,o dif é original braseixo 405 com pinhao e coroa 15x41 , anda muito bem, porem como gosto de viajar com ela,e a mais perto e costumeira sao de 450 km, quero deixar ela mais livre na rotação, se eh anti derrapante nao sei, ela esta com 120 mil km originais.Nao uso para carga somente passeio mesmo.
A relação ja comprei uma 15x39 da Engrecom de campinas, to soh esperando chegar para colocar, depois quero colocar um turbo, estou pensando em colocar o biaggio ou o master power, ou o garret, queria saber dos amigos qual colocar e diferencas que pode ter um de outro?

Abraço e obrigado.


Usa a turbina Garret .60, e mesmo que vc nao fizer questao de andar ligeiro (anda junto com mwm sprint 6), abre bem a bomba dela, fica extremamente agradavel de dirigir e forte, fica num torque absurdo......e não altera tanto o consumo......
Esse video é de uma que tinhamos, garret .60, bomba aberta, escape no meio com ponteira de 5"
F1000 turbo rodando de noite - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=M7z1JZOjr1E)

Patryk Laube
13/04/2015, 17:22
Iai turma, revivendo o tópico... rsrsrsrs

Eu tenho uma f1000 4 farois, com diferencial da 90 e a caixa 5 marchas da 92 se nao me engano. estou pretendendo colocar um turbo nela, so que o que tenho aqui é o .60 do motor om352.
A relação do diferencial é muito curto. antigamente ela dava 140 numa facilidade, depois q coloquei esse diferencial pra passar dos 120 tem q ser num descida em linha reta e de preferencia pegando vácuo.. kkkkkk
oque vcs me indicam pra fazer?

Obrigado

Edintruder
13/04/2015, 21:23
Patryk, coloca um diferencial 2,72:1 e coloca uma turbina própria para 229. Essa turbina e possível que fique muito demorada para encher;

sallespickup
14/04/2015, 18:44
15x39 é pra carro turbinado mesmo, se não for fica sem força, as turbinas mais usadas no 229, é a tb 4125 e a apl 240

Patryk Laube
15/04/2015, 12:50
Valeu gente.. sera q vai ficar muito deferente do apl 240? vou colocar ele por enquanto e tentar sair a caça de um Apl 240.. Na cidade onde moro o pessoal não mexe muito com turbo, e ainda mais se não for de loja, ai que não compram msm.. :parede:

Obrigado pela dica do diferencial, vou procurar aqui e colocar o mais rápido possível..
Obs: Edintruder, eu era ai de Rio Grande tb.. Hj estou em MG.. aqui é mais difícil de mexer com essas coisas.. quando fala em adaptar o pessoal chega torcer o nariz..

Abraço galera

Edintruder
15/04/2015, 16:53
Tem mecânicos aqui que são excelentes para adaptar qualquer coisa, e fazem com capricho e qualidade.

Mas eu prefiro eu mesmo adaptar do que pagar para fazer. rsrsrs

Patryk Laube
16/04/2015, 09:15
Tem mecânicos aqui que são excelentes para adaptar qualquer coisa, e fazem com capricho e qualidade.

Mas eu prefiro eu mesmo adaptar do que pagar para fazer. rsrsrs

Eu tb sou desses que gosto de meter a mão na massa.. Quando alguém faz, nunca fica igual nos queremos.. E ainda mais que aqui o pessoal não gosta de adaptar, tenho q fazer eu msm.. kkkkk Vou montar e levar la pro cara mexer com os ajuste da bomba e tals.. se tiverem dicas pra dar, estou a disposição.. rsrsrs abraços

Edintruder
16/04/2015, 10:16
Patryk, eu morei em Campo Grande/MS, mas a família não se adaptou ao calor e acabei voltando para o RS. No meu caso que moro na praia, ficar longe do mar é bem complicado. O ar úmido e frio contrasta demais com o interior do país. Creio que também sentisses muito essa diferença quando te mudasses para MG.
A minha esposa não aguentou e insistiu para voltarmos.

Patryk Laube
16/04/2015, 11:36
Patryk, eu morei em Campo Grande/MS, mas a família não se adaptou ao calor e acabei voltando para o RS. No meu caso que moro na praia, ficar longe do mar é bem complicado. O ar úmido e frio contrasta demais com o interior do país. Creio que também sentisses muito essa diferença quando te mudasses para MG.
A minha esposa não aguentou e insistiu para voltarmos.

Sim Sim.. Ficar longe da maresia e da lama preta que tem no litoral é meio difícil msm.. Pra acostumar foi doido.. Ai em Rio Grande tem um lanterneiro chamado Catarina. O cara é bom.. eu tinha ate cogitado a ideia de ir ai fazer a lanternagem da minha Fimil e passar umas ferias.. rsrrsrs Mas Não teve como, por causa da facu e do trabalho.. rsrsrs

Pra pegar a estrada, é só checar isso que vc falou, colocar Combustível e sair no mundo!!! rsrsrs
Ano que vem estou planejando de ir com a família la no chile. Se der certo, passaremos ai, pegaremos dois casais que irão em uma F1000 tb, e vamos nessa indiada... kkkk

adbatels
27/03/2016, 19:27
Ola ilustríssimos colegas aqui do site, já li diversos comentários a respeito da substituição da coroa e pinhão da F1000, portanto, comprei uma ano 1980, com MWM 229 turbo, não sei se foi turbinada internamente ou apenas externamente, a dúvida seria que ela possui a caixa de cambio 4 marchas, provavelmente a coroa e pinhão sejam 13X46, para ela andar um pouco mais aliviada e manter os 110, 120km/h no asfalto eu sem trocar a caixa de cambio poderia substituir apenas o pinhão de 13 para um de 15? mantendo a coroa de 46, peço ajuda a vcs que tem a prática sobre a coisa. Grande abraço a todos aqui do site. Desculpem mas não localizei o lugar correto para fazer a pergunta, desta feita, acabei produzindo aqui.

adbatels
27/03/2016, 20:28
Ola ilustríssimos colegas aqui do site, já li diversos comentários a respeito da substituição da coroa e pinhão da F1000, portanto, comprei uma ano 1980, com MWM 229 turbo, não sei se foi turbinada internamente ou apenas externamente, a dúvida seria que ela possui a caixa de cambio 4 marchas, provavelmente a coroa e pinhão sejam 13X46, para ela andar um pouco mais aliviada e manter os 110, 120km/h no asfalto eu sem trocar a caixa de cambio poderia substituir apenas o pinhão de 13 para um de 15? mantendo a coroa de 46, peço ajuda a vcs que tem a prática sobre a coisa. Grande abraço a todos aqui do site. Desculpem mas não localizei o lugar correto para fazer a pergunta, desta feita, acabei produzindo aqui.

Edintruder
27/03/2016, 22:30
adbatels, bem vindo ao fórum. Diferencial sempre troca o casal de coroa + pinhão. Não pode trocar separado pois não casa.

Essa relação é 3,53:1. O ideal é colocar a 3,07:1 ou 43x14. Se a tua F1000 empurrar forte, des ainda colocar uma relação mais longa anda 2,72:1, mas precisa estar bem acertada de motor para andar legal nessa relação. Caixa de 4 ou 5 marchas não é problema pois a última marcha é 1:1.

Outra opção é trocar a caixa, colocar uma zf da silverado ou F250 que tem 5a longa, e mantém o teu diferencial como está.

adbatels
27/03/2016, 23:04
Muito obrigado por prestar sua experiencia conosco Edintruder, vou tentar uma relação 14X43 que dará 3,07:1 pois apenas gostaria de andar com o motor em menos rotação dentro dos limites de velocidades, aqui na minha cidade a caixa mesmo da F1000 5a marcha ou silverado é um absurdo de valor e uma raridade de encontra-las, grande abraço galera.

Edintruder
28/03/2016, 16:31
Amigo, não some. Mantenhanos informados, pois opções são várias. Posta uma foto da tua F1000.

A minha 4x4 usa essa relação 3,07:1, e uso pneus 35" para alongar a relação, visto que o MWM X-10 implorava por uma marcha mais longa.

ricarvalhal
29/03/2016, 08:00
Para exemplificar o que o Edin falou, eu uso um dif 3.54:1 e caixa zf com overdrive...

Abraço


adbatels, bem vindo ao fórum. Diferencial sempre troca o casal de coroa + pinhão. Não pode trocar separado pois não casa.

Essa relação é 3,53:1. O ideal é colocar a 3,07:1 ou 43x14. Se a tua F1000 empurrar forte, des ainda colocar uma relação mais longa anda 2,72:1, mas precisa estar bem acertada de motor para andar legal nessa relação. Caixa de 4 ou 5 marchas não é problema pois a última marcha é 1:1.

Outra opção é trocar a caixa, colocar uma zf da silverado ou F250 que tem 5a longa, e mantém o teu diferencial como está.

adbatels
04/04/2016, 00:12
Minha F1000 ainda se encontra na chapeação, pintura feita já, durante esta semana eu pego ela e posto uma foto, ela é 1980 esta com MWM 229 turbo, 4 marchas originais, gostaria de agradecer muito a todos vcs que prestam informações aqui, vou abrir o diferencial dela pra ver, grande abraço

fabiopretim
04/10/2016, 09:30
Bom dia a todos, recentemente comprei uma F1000 96/97 motor 4.9I (Falcon) o carro é muito forte o motor está ótimo estava rodando só no GNV troquei a bomba de combustível mandei limpar os bicos e voltou a rodar na gasolina, agora rodo nos dois.
Só uma coisa me incomoda ela não tem um final muito expressivo chego a 110 ~ 120 na rodovia pensei em trocar pião e cora minha relação (pelo menos a marcada) é 3,53 ainda não abri para contar os dentes e ver qual o pião e coroa que tem lá.
Estou pensando em por essa relação citada pelo amigo Edintruder 3.07 (43x14) estou rodando com pneus 255/70/15. Será que terei mais final sem perder muito da força e agilidade dela? e sobre o consumo de combustível aumenta? Fiz uma média de que estou rodando mais o menos 5,9km/metro cubico de gnv e entre 6~7km/l de gasolina.
Desde já agradeço a todos

israelgoetz
10/10/2016, 16:07
Pessoal e nessa troca de coroa e pinhão como se faz o ajuste do velocímetro?se for SPICER e colcoar a 2,72 como ajusta o velocímetro para marcar certo?

FURACAO
09/05/2017, 13:04
como sugestão para f-1000 mwm d-229 aspirada: Relação 3,07:1 que veio nas 4x4 aspiradas também.

Se a idéia for turbinar a f-1000, ficam as seguintes informações: As f-1000 4x2 mwm td-229/4 (turbo) sairam com 2,72:1

as f-1000 mwm 4.10t 4x2 sairam com uma relação ainda mais longa de 2,54:1. Se existisse essa relação para o eixo dianteiro (dana 44ifs), eu colocaria na minha f-1000 um conjunto desses sem pestanejar. Mas como não existe me contento com o 3,07:1...

Se pretende deixar aspirada, fica com 3,07:1

se pretende turbinar e repotenciar, vai direto para a 2,54:1

forte abraço

gostaria de uma ajuda amigo... Tenho f-1000 turbo motor mwm 229, 4 marchas com diferencial da f-250, porém não passa de 80km/h sendo que com o diferencial original dela atingia 120km/h e ficava com rotacão mais baixa. Que casal de coroa e pião é indicado para solucionar meu problema?

sallespickup
09/05/2017, 21:36
gostaria de uma ajuda amigo... Tenho f-1000 turbo motor mwm 229, 4 marchas com diferencial da f-250, porém não passa de 80km/h sendo que com o diferencial original dela atingia 120km/h e ficava com rotacão mais baixa. Que casal de coroa e pião é indicado para solucionar meu problema?

Furacao, ai não tem o que fazer no seu diferencial, pois pelo menos aqui no brasil não tem relação mais longa pra ele, a solução ai é um cambio 5 drive,

pcnicolau
10/05/2017, 18:28
Beleza Salles, estou com um problema parecido na f1000 1990, troquei a caixa de cambio coloquei uma 2615b e coroa e pinhão 43x14 ficou boa, mas gostaria de mais final ai surgiu a oportunidade de uma 40x14 da engrecom pois o meu e dana 44 só que o mecanico me falou que o meu dana 44 cai a roda facil, ai fiquei na duvida compensa braseixo 405 ou 406, só que dai vou ter que trocar novamente coroa e pinhão aí a conta começa a ficar muito grande. E o dana 46 das mais modernas ainda cai a roda, tem também o dana 60 das 350 novas ou este da f250 do amigo ai de cima o que vc acha que compensa mais? Já que a picape dificilmente sera vendida e para meu uso de trabalho e algum lazer.

sallespickup
13/05/2017, 09:59
Beleza Salles, estou com um problema parecido na f1000 1990, troquei a caixa de cambio coloquei uma 2615b e coroa e pinhão 43x14 ficou boa, mas gostaria de mais final ai surgiu a oportunidade de uma 40x14 da engrecom pois o meu e dana 44 só que o mecanico me falou que o meu dana 44 cai a roda facil, ai fiquei na duvida compensa braseixo 405 ou 406, só que dai vou ter que trocar novamente coroa e pinhão aí a conta começa a ficar muito grande. E o dana 46 das mais modernas ainda cai a roda, tem também o dana 60 das 350 novas ou este da f250 do amigo ai de cima o que vc acha que compensa mais? Já que a picape dificilmente sera vendida e para meu uso de trabalho e algum lazer.

cara braseixos nela, ai monta com 15x39 da engrecom, é o que eu tenho nas minhas da 180 de final, e anda a 120 com motor calado, é só ter motor turbo que ja fica excelente, e o braseixos não da problema, ja os dana 44 e 46 caem mesmo a roda, rolamento conico, não foi uma ideia boa...

CWiggers
19/07/2017, 16:53
amigo qual o tamanho da coroa e pinhão dessa relação 2,54:1??? e essa é a relação mais loga q saiu????

Willian m coppini
14/06/2020, 00:23
Boa noite minha f1000 é 1990 motor Mwm 229 turbinada câmbio clark 5 marchas ré para trás diferencial dana 13x41 estou pensando em trocar colocar um mais longo qual seria a relação correta que ficaria bom ?

sallespickup
14/06/2020, 20:04
Boa noite minha f1000 é 1990 motor Mwm 229 turbinada câmbio clark 5 marchas ré para trás diferencial dana 13x41 estou pensando em trocar colocar um mais longo qual seria a relação correta que ficaria bom ?

ré pra traz, não seria 5 pra traz, se for é um 240V, e como ja é turbo, tem de ver se tem 2.52, pro seu dana, pois essa é pro dana 46, tem de ver se o seu é 44 ou 46, ou trocar o eixo por um braseixos, e ai ir pra engrecom 2.60