Ver Versão Completa : ....terminal de direção do Jimny 2011
Alguem conhece algum fabricante europeu de terminais de direção para Jimny de high performance?
Comprei um Jimny para minha esposa e está com folga no terminal que sai do Pitman!
Abraço
Já pesquisei bastante acessórios e peças e nunca encontrei algo do tipo. Só os de reposição normal mesmo.
Depois que trocar, aproveita e dá uma conferida por folgas na caixa de direção também. Tem ajuste, se precisar. Mas deve estar Ok.
alvaro.jrc
30/08/2014, 11:29
Já pesquisei bastante acessórios e peças e nunca encontrei algo do tipo. Só os de reposição normal mesmo.
Depois que trocar, aproveita e dá uma conferida por folgas na caixa de direção também. Tem ajuste, se precisar. Mas deve estar Ok.
Também estou procurando algum terminal High performance, o meu está com pneus Mud 235 e tô sentindo uma trepidação muito chata em ruas de calçamento. Essa regulagem da caixa de direção é feita de que forma?
alvaro.jrc
30/08/2014, 11:46
Será que não dá pra usar o terminal de direção de outro veículo? Mais resistente, tipo Hilux, etc?
Alvaro, tô vendo pela sua assinatura que tem um Jimny dos novos. Acho meio impossível estar com folga. Esse lance que dá impressão que bate é característica do próprio sistema de esferas recirculantes (muito resistente, diga-se de passagem).
Se você torcer com a mão a barra de direção dá impressão que tem folga, mas por baixo daquela pequena coifa a conexão é um ball joint bastante resistente. Não é necessário upgrade. A checagem do sistema normalmente inclui verificação de folga ou desgaste nas cruzetas. A rosca sem fim também que que estar sempre paralela com o pitman. Uma folga de até 30 mm é o tolerável, mas no meu Jimny eu encosto na direção e a roda dianteira se move instantaneamente. Não tem folga. Mesmo assim as vezes parece que bate em piso de calçamento. O parafuso de ajuste é no espigão da caixa de direção, mas ele regula somente a tensão do eixo setor.
Se achar necessário, faça checagem de folgas nas rodas dianteiras com elas no ar, pois é muito mais provável rolamento de munhão com folga ou mesmo rolamento de roda que qualquer outro item da parte de direção. Folga as 6-12h é rolamento de munhão e as 3-9h é rolamento de roda. Espero ter ajudado.
abraço,
Thiago
Será que não dá pra usar o terminal de direção de outro veículo? Mais resistente, tipo Hilux, etc?
Bom dia a todos. Sempre fui louco por jipes e finalmente realizei o sonho de ter um. Sou o novo proprietário de um Jimny HR 11/11 prata!
Peguei ele na sexta-feira e ontem andei em auto estrada pela primeira vez. O problema é que fui "sorteado" pelo famoso shimmy que ocorre somente por volta dos 70km/h, acima ou abaixo disso não vibra nada.
Thiago, fiz esse teste que você comentou, mas com uma roda de cada vez no ar (não sei se é pra fazer com as duas fora do chão ao mesmo tempo), e não há nenhuma folga.
Não há indícios que o antigo proprietário tenha feito trilhas pesadas, e todas as revisões foram feitas em concessionária sendo a ultima realizada a menos de 4000km, se é que isso seja parâmetro pra alguma coisa. Será que pode ser só balanceamento? Ele está com Scorpion AT 215/75R15 e estão praticamente zerados (estepe nunca rodou).
Comprei ele numa concessionária Suzuki e vou voltar lá pra eles darem um jeito nisso, mas só vou poder na próxima semana e queria pelo menos ter uma ideia de quão sério é o problema com o meu.
Obrigado desde já,
Elio
Se achar necessário, faça checagem de folgas nas rodas dianteiras com elas no ar, pois é muito mais provável rolamento de munhão com folga ou mesmo rolamento de roda que qualquer outro item da parte de direção. Folga as 6-12h é rolamento de munhão e as 3-9h é rolamento de roda. Espero ter ajudado.
abraço,
Thiago
jorgeffn
31/08/2014, 13:07
Bom dia a todos. Sempre fui louco por jipes e finalmente realizei o sonho de ter um. Sou o novo proprietário de um Jimny HR 11/11 prata!
Peguei ele na sexta-feira e ontem andei em auto estrada pela primeira vez. O problema é que fui "sorteado" pelo famoso shimmy que ocorre somente por volta dos 70km/h, acima ou abaixo disso não vibra nada.
Thiago, fiz esse teste que você comentou, mas com uma roda de cada vez no ar (não sei se é pra fazer com as duas fora do chão ao mesmo tempo), e não há nenhuma folga.
Não há indícios que o antigo proprietário tenha feito trilhas pesadas, e todas as revisões foram feitas em concessionária sendo a ultima realizada a menos de 4000km, se é que isso seja parâmetro pra alguma coisa. Será que pode ser só balanceamento? Ele está com Scorpion AT 215/75R15 e estão praticamente zerados (estepe nunca rodou).
Comprei ele numa concessionária Suzuki e vou voltar lá pra eles darem um jeito nisso, mas só vou poder na próxima semana e queria pelo menos ter uma ideia de quão sério é o problema com o meu.
Obrigado desde já,
Elio
Elio.... tem um parafuso na suspensão do Jimny que foi trocado em um Recall... não sei se o seu enquadra na lista dos que tem que fazer o serviço, mas de qualquer forma dá uma olhada nisso na Css.. mesmo fora do Recall são apenas 2 parafusos, o Thiago se não me engano havia relatado que trocou os dele antes dessa notícia.... então pode ser um problema que atinge o jipinho... Outra coisa é fazer um balanceamento bem feito... deve resolver. De qualquer forma eu até sinto uma pequena vibração no meu em certas velocidades... mas não é nada que chega a incomodar, considero quase uma característica do carro, MAS é sem exageros a vibração no caso do meu... coisa muito associada aos pneus (MUD) também... quando o Shimmy é exagerado é pq algo tá errado... de qualquer forma não ha de ser nada grave. Boa sorte com o Jipinho.. que ele te traga muitas alegrias!!!
abs!!!!
Bom dia a todos. Sempre fui louco por jipes e finalmente realizei o sonho de ter um. Sou o novo proprietário de um Jimny HR 11/11 prata!
Peguei ele na sexta-feira e ontem andei em auto estrada pela primeira vez. O problema é que fui "sorteado" pelo famoso shimmy que ocorre somente por volta dos 70km/h, acima ou abaixo disso não vibra nada.
Thiago, fiz esse teste que você comentou, mas com uma roda de cada vez no ar (não sei se é pra fazer com as duas fora do chão ao mesmo tempo), e não há nenhuma folga.
Não há indícios que o antigo proprietário tenha feito trilhas pesadas, e todas as revisões foram feitas em concessionária sendo a ultima realizada a menos de 4000km, se é que isso seja parâmetro pra alguma coisa. Será que pode ser só balanceamento? Ele está com Scorpion AT 215/75R15 e estão praticamente zerados (estepe nunca rodou).
Comprei ele numa concessionária Suzuki e vou voltar lá pra eles darem um jeito nisso, mas só vou poder na próxima semana e queria pelo menos ter uma ideia de quão sério é o problema com o meu.
Obrigado desde já,
Elio
Elio.... tem um parafuso na suspensão do Jimny que foi trocado em um Recall... não sei se o seu enquadra na lista dos que tem que fazer o serviço, mas de qualquer forma dá uma olhada nisso na Css.. mesmo fora do Recall são apenas 2 parafusos, o Thiago se não me engano havia relatado que trocou os dele antes dessa notícia.... então pode ser um problema que atinge o jipinho... Outra coisa é fazer um balanceamento bem feito... deve resolver. De qualquer forma eu até sinto uma pequena vibração no meu em certas velocidades... mas não é nada que chega a incomodar, considero quase uma característica do carro, MAS é sem exageros a vibração no caso do meu... coisa muito associada aos pneus (MUD) também... quando o Shimmy é exagerado é pq algo tá errado... de qualquer forma não ha de ser nada grave. Boa sorte com o Jipinho.. que ele te traga muitas alegrias!!!
abs!!!!
Elio, esse pneu do HR Scorpion é meio ovalado, difícil de pegar balanceamento. Procure uma borracharia de caminhão que faça balçanceamento no local. Acredito que resolva. Como o Jorge disse, vale a pena checar o aperto geral da suspensão, incluindo braços e barras panhard. Jorge, os mud vibram um pouco mais mesmo, mas na calibragem certa fica bem tolerável. Eu coloquei o amortecedor de direção novamente pra viajar esse fim de semana e agora não tiro tão cedo. Tinha me esquecido como era bom, principalmente em estradas com asfalto irregular. O carro fica muito melhor e diria até mais seguro. E você tem razão, tinha mesmo soltado meu parafuso da Panhard dianteira. Passei trava rosca nele e em todos os outros também. Nunca mais afroxou. Olha aqui o post: http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/20424-pecas-e-adaptacoes-para-jimny-185.html#post1980270
No mais parabéns, Elio, pelo jipinho. O meu já passou dos 100 mil km e tenho muito mais elogios que reclamações. O Jimny é muito versátil, confortável, ágil na cidade, o tamanho é bom pra 2 pessoas, sem os bancos traseiros então sobra espaço. O seguro é relativamente barato (entre 1.500 - 2.000 reais) e muito fácil de mexer, tudo de uma simplicidade apaixonante.
Viajar com ele é meio cansativo, tem que ficar usando muito as marchas e giro acima de 4500, então não é o carro mais indicado pra expedições. Mas se tem espírito de aventura vai numa boa. Eu gosto muito de outros modelos de 4x4, inclusive da suzuki. Mas quando penso em me desfazer do jipinho me dou uns tapas na cara e quando caio na real, desisto. Agora meu plano é esperar os primeiros Swift Sport sinistrados e partir pra um M16 de 142 cv 8-P
abraços,
Thiago
Elio, esse pneu do HR Scorpion é meio ovalado, difícil de pegar balanceamento. Procure uma borracharia de caminhão que faça balçanceamento no local. Acredito que resolva. Como o Jorge disse, vale a pena checar o aperto geral da suspensão, incluindo braços e barras panhard. Jorge, os mud vibram um pouco mais mesmo, mas na calibragem certa fica bem tolerável. Eu coloquei o amortecedor de direção novamente pra viajar esse fim de semana e agora não tiro tão cedo. Tinha me esquecido como era bom, principalmente em estradas com asfalto irregular. O carro fica muito melhor e diria até mais seguro. E você tem razão, tinha mesmo soltado meu parafuso da Panhard dianteira. Passei trava rosca nele e em todos os outros também. Nunca mais afroxou. Olha aqui o post: http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/20424-pecas-e-adaptacoes-para-jimny-185.html#post1980270
No mais parabéns, Elio, pelo jipinho. O meu já passou dos 100 mil km e tenho muito mais elogios que reclamações. O Jimny é muito versátil, confortável, ágil na cidade, o tamanho é bom pra 2 pessoas, sem os bancos traseiros então sobra espaço. O seguro é relativamente barato (entre 1.500 - 2.000 reais) e muito fácil de mexer, tudo de uma simplicidade apaixonante.
Viajar com ele é meio cansativo, tem que ficar usando muito as marchas e giro acima de 4500, então não é o carro mais indicado pra expedições. Mas se tem espírito de aventura vai numa boa. Eu gosto muito de outros modelos de 4x4, inclusive da suzuki. Mas quando penso em me desfazer do jipinho me dou uns tapas na cara e quando caio na real, desisto. Agora meu plano é esperar os primeiros Swift Sport sinistrados e partir pra um M16 de 142 cv 8-P
abraços,
Thiago
Fala Thiago,
Pretende deixar o jipinho "endiabado"?
Abraço,
Fala Jão! Nada mal hein? Esse motor do Swift é plug n play, mesma série M. E ainda dá pra manter ECU, talvez até injeção. Mas teria que andar com pé de pluma pra não forçar o resto do conjunto. Andei pesquisando e o pessoal nas gringa faz muito essa conversão de motor, principalmente na Austrália. Lá o Swift tem o M15 VVT e usam também o M18 VVT do Liana :)
Você acha 1.3 suficiente?
https://www.youtube.com/watch?v=7ik69bMFLKg#t=134
Fala Thiago,
Pretende deixar o jipinho "endiabado"?
Abraço,
Fala Jão! Nada mal hein? Esse motor do Swift é plug n play, mesma série M. E ainda dá pra manter ECU, talvez até injeção. Mas teria que andar com pé de pluma pra não forçar o resto do conjunto. Andei pesquisando e o pessoal nas gringa faz muito essa conversão de motor, principalmente na Austrália. Lá o Swift tem o M15 VVT e usam também o M18 VVT do Liana :)
Você acha 1.3 suficiente?
https://www.youtube.com/watch?v=7ik69bMFLKg#t=134
O Alemão está muito irritado. Se colocar um motor desse o jipinho vira um capetinha!
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