PDA

Ver Versão Completa : Como transformar a F-75 de original para animal ??????



Adriano Maguela
06/10/2005, 18:07
Galera,

Sou novo no pedaço, sou da Jacareí SP, e já vi que neste meio só tem cobras, e se alguém puder me ajudar, agradecerei muito.
Pois bem, comprei uma F-75 Pick UP mod 9122, ano 1967, azul, com motor original, ótima de lata, interior a reformar, instrumentos de painel para arrumar ou substituir, alguns vazamentos de óleo aqui e ali, cardã da tração dianteira e cruzeta desligados (quero ligar novamente).
Gostei de como ficou a "Azulinha" que vi em alguns tópicos atrás....... ficou algumas dúvidas de como encurtar o chassi entre eixos, em que ponto ? e como uní-los novamente sem comprometer a performance do mesmo ?
Acrescento algumas fotos abaixo........

lucas felipe
06/10/2005, 19:03
Bem Vindo adriano ! :D

dá uma olhada no tópico que está falando sobre isso...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=13016

[]'s aew ! e muita lama 8)

Adriano Maguela
06/10/2005, 19:44
Valeu a dica, mas ainda faltou os detalhes das uniões pós corte ...........

obrigado

sds

Alex SPI
17/01/2006, 11:24
Adriano qto vc pagou nela?

Adriano Maguela
18/01/2006, 08:11
Alex,

Paguei R$ 6.500,00 em três vezes.............

sds

ribon
18/01/2006, 09:28
Adriano,

Corta só após o suporte traseiro do feixe do mola... Acho que vai diminuir bem o comprimento da F-75 e não muda o entre-eixos...

Fora que vai ter menos problemas com o chassi...

[ ]´s

sorvetão
18/01/2006, 10:19
adriano

eu cortei somente a trazeira do meu chassis somente na trazeira e nao tive coragem de cortar no entre eixo acho q o chassis pode perder resistencia ......mas tem quem corte ai so fazendo pra ver.

abs

Juninho
19/01/2006, 20:58
Ae Adriano ...

Faz como o Sorvetão ..

Corta só na parte traseira e faz uma caçamba de lata ... mas estreita .... e faz tipo uns paralams de caminhão quadrados ...tem um cara akli em Arapongas com uma dessas ...é show ....

E dae Sorvetão ...

A tua vai se como ??? carroceria original encurtada ou vai manda faze ?

[ ]'s .. choveu ..bora pra trilha !!

Adriano Maguela
20/01/2006, 10:48
Rapaziada, estive lendo um pouco mais afundo sobre encurtar os entre-eixos e cheguei na conclusão que não é viável, pela perda de resistência e da estabilidade do chassis.......
Já o corte na traseira, creio que é a melhor opção, pois aumenta também o ângulo de saída em algumas pirambeiras........... e gostei da opção da caçamba menor com paralamas de caminhão....... de que caminhão são ???

sds

Adriano Maguela
20/01/2006, 10:50
Estou procyrando um câmbio e reduzidas novos pra minha F-75, o motor é de 6 cilindros BF 161 e é 4x4, e o atual é de 4 marchas, alguém tem alguma dica de onde eu posso encontrar um novo ou recondicionado da própria F-75 ou de outro veiculo ?????

Juninho
22/01/2006, 17:47
Ae Adriano ..dá uma olhada destas fotos e vê se vc gosta ...saõ dois tipo ..uma com paralamas e caçamba e outra só com os paralams ..mas com um eskema bacana atrás ..vê o que tu acha mais legal e faz aí ...eu gosto do 1 tipo ... com caçamba ...

qq coisa ...a mesma coisa !! (cópia) :mrgreen: :mrgreen:

Juninho
22/01/2006, 17:58
:concordo:

Juninho
22/01/2006, 18:00
:shock:

Juninho
22/01/2006, 18:02
NOssa ...

O " esxtintor" dali da foto é importado ..lá de Portugal ....

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:


Sorry ...[ ]'s ...

Polvora
22/01/2006, 20:38
Adriano,

O Ribon e o Sorvetão já falaram tudo, tira no final :concordo:

Olha o Dom Pedro : http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=7710&postdays=0&postorder=asc&&start=60

Note que a caçamba tem que ser trabalhada também e no caso dele não foi mexido no Vinco (a estampa) pede mais detalhe pro Leandro Coxinha.

[]

Adriano Maguela
23/01/2006, 08:40
Rapaziada,

Achei bacana o primeiro exemplo, aí vem a dúvida :
O feixe de molas não fica muito exposto no dois exemplos ???
Achei mais viável o que foi feito no Dom Pedro............

Alguém tem um câmbio com reduzida para vender ???

sds

regis
23/01/2006, 10:34
Acho que essas mostradas pelo Junin tem o chassi também encurtado....

Essa aqui em anexo tá do jeito que todo mundo falou....

Fica como mais um exemplo.....

Note que a caçamba é de madeira.

Preste muita atenção nos trincos da tampa traseira :mrgreen: :mrgreen:

Otávio Luiz
23/01/2006, 11:32
Adriano,
A caçamba pode ser a dos caminhões Kia (Bongo, se não me engano)...
É só mandar cortar e adaptar, fica legal!!!
Dá uma olhada nessa:
http://www.atlantida4x4.com.br/f75_06.htm
http://www.atlantida4x4.com.br/f75_07.htm
http://www.atlantida4x4.com.br/f75_05.htm
Já que queres uma F-75 animal, se for trocar o motor e câmbio parta p/ motor de Opala (ou outro mais moderno) e câmbio de c-10, d-20 ou um Clark... é claro, tudo depende da verba... 8)

Adriano Maguela
23/01/2006, 13:20
Beleza......

Só tem um problema........... onde encontro tudo ???

- as caçambas....
- o motor.....
- o câmbio
- etc.....

onde vcs costumam comprar acessórios e peças para as viaturas ???

sds

ribon
23/01/2006, 13:42
Adriano,

Muita pesquisa...

Caçamba, motor e cambio.... Desmanches, no forum, mercadolivre...

Acessórios é peças... Donatti4x4, Operama e etc...

Eu tenho algumas coisas tb...

Fala o que vc precisa exatamente que fica mais fácil ajudar...

[ ]´s

Otávio Luiz
23/01/2006, 14:42
Como disse o Ribon, muita pesquisa...
Faça sem pressa, só troque o que é nescessário.
Curta a viatura, o importante é o prazer que ela proporciona... :mrgreen:
Depois com tempo e grana sobrando (fácil né?) vai fazendo o motor, caixa, etc...
Eu acabei de trocar meu motor, coloquei um BF161 mesmo por economia (pra não precisar mexer em caixa, radiador, etc...) depois de quase um ano com motor fumando e gastando um litro de óleo por semana :shock:
Então vá com calma, faça o nescessário pra viatura rodar com segurança e sem quebras e aproveite o seu 4x4!!!

Adriano Maguela
23/01/2006, 14:43
Amigão,

Pra começar estou precisando de um câmbio de 4 marchas e a redução completos, inclusive com as alavancas. Não precisa ser de F-75 necessariamente, mas que seja um que dê certo !
Meu motor é o BF 161 com 6 cilindros, 4x4.

sds

ribon
23/01/2006, 14:51
No seu caso...

Eu já colocaria um clark 4 ou 5m, kit deeptec e reduzida original...

Tem um cambio destes a venda nos classificados...

Se não me engano a pessoa que esta vendendo quer 1000,00 no cambio... o preço esta muito bom... Pois o valor que eu tenho encontrado é superior a 1500,00...

Reduzida não é muito complicado achar...
No Paulista4x4 tem umas a base de troca... Não sei a qualidade dos componentes...
Como esta a sua? Ou vc não tem?

[] ´s

Adriano Maguela
23/01/2006, 15:43
Para este câmbio é necessário alguma adaptação ????
na redução e no motor ????

sds

Adriano Maguela
23/01/2006, 16:11
qual é o modelo de câmbio clark ideal ?????

e o kit onde encontro ??

sds

ribon
23/01/2006, 16:25
Adriano,

Cambios:

4m - 260F
5m - 2205 ou 2215

Kit:
www.deeptec4x4.com.br
www.piradiesel.com.br

Qualquer coisa é só falar...

Dica:
Compra o cambio... Quando estiver com ele em mãos procure o kit...

[ ]´s

Arnaldo Tomazetti
23/01/2006, 17:47
Não é bom mexer no entre-eixos, mas se resolver cortar, precisa mudar também as barras de direção, senão fica ruim pra dirigir, derrapa nas curvas e vai ter dificuldade em sair de atoleiros.
abs

rafaelsouza
23/01/2006, 18:47
Amigo Adriano, se tiver $$$$ põe logo um clark, os cambios originais dão muitos problemas, principalmente porque não existe mais peças originais e as novas que estão no mercado são muito ruins. e esperto com as caixas de transferencias, as vezes é melhor uma caixa usada funcionando do que uma "recondicionada" com peças de qualidade duvidosa, as kits da deep tec são muito bons
Boa sorte :concordo:

Adriano Maguela
24/01/2006, 08:20
Pois então estou a procura de câmbio Clark de 4 ou 5 marchas.......

Alguém tem ou saiba quem tem pra vender ?????

sds

ribon
24/01/2006, 08:58
Adriano,

Veja em classificados...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=12035

[ ]´s

Adriano Maguela
24/01/2006, 09:48
Agora procuro o projeto de para choque frontal bacana pra trocar com o original...........

sds

ribon
24/01/2006, 10:18
Adriano,

Veja na Operama em SJC, o Frederico tem ums modelos legais lá...

[ ]´s

Adriano Maguela
24/01/2006, 10:22
Ribon......

Agora que eu vi que vc é de SJC.......... qual é a sua viatura ???

Onde fica o Operama ?

Vc tem mail ???

ribon
24/01/2006, 10:32
Adriano,

No momento eu tenho um CJ-5, mais o mesmo esta a venda... Pois pretendo montar uma cachorro louco... Como nunca vista antes...

e-mail: ribon1m@yahoo.com.br

Operama - Nelson D´avila, bem no final, lado direito... Sempre tem algum jeep parado lá... É uma loja de esquina...

[ ]´s

Adriano Maguela
26/01/2006, 08:12
Bom vamos lá :

pra voltar a andar :
-Câmbio;
-Reforma da parte elétrica
-Reforma ou troca dos mostradores de painel;
-Estepe;
-Macaco.

pra começar a personalizar :
-Pedaleira suspensa;
-Servo e cilindro de freio;
-Respiros;
-Calços de carroceria;
-Rodas aro 15 ou 16;
-Pneus;
-Freio a disco;
-Roda livre;
-Bloqueio;
-Filtro a ar;
-Snorkel;
-Assoalho de aluminio;
-Parachoques;
-Guincho;
-Santo Antonio;
-Quebra mato;
-Estribos;
-Engate;
-Faróis de Milha;
-Acessórios para trilha, etc, etc, etc

sds

ribon
26/01/2006, 09:35
pra voltar a andar :
-Câmbio (não invete moda é coloca logo um clark 260F, 2205 ou 2215)
-Reforma da parte elétrica (tem que achar um bom eletricista, se precisar de um toque que eu vejo aqui em SJC que o pessoal recomenda)
-Reforma ou troca dos mostradores de painel (eu gosto dos mostradores originais da F-75, eu reformaria)
-Estepe (é simples, qual medida de pneu e roda vc esta usando?)
-Macaco (compra um hidraulico para 2 ou 4T, tá mais que bom. Não compra Chines)

pra começar a personalizar :
-Pedaleira suspensa (Opala)
-Servo e cilindro de freio (depende de qual freio e se vai colocar na dianteira e traseira. Opala/S-10/F-1000/D-20)
-Respiros (facil)
-Calços de carroceria (facil tb, na Operama tem bastante opções)
-Rodas aro 15 ou 16 (tenho um bom preço para a região)
-Pneus (vendo pneus Maxxis - www.braziltires.com.br)
-Freio a disco (Usa os que o Giovani vende - UBD, são os melhores do mercado e esta iniciando um grupo de consorcio novo)
-Roda livre (AVM serie 400)
-Bloqueio (Ensimec ou micromaq, depende do uso)
-Filtro a ar (tem que ir em um FV e achar um qualquer adaptavel, eu coloquei o do UNO antigo, é facil e barato)
-Snorkel (Operama)
-Assoalho de aluminio (coisa de coxinha HAHAHAHA)
-Parachoques (Operama - como quer guincho é melhor comprar um que possa instalar o guincho)
-Guincho (eu vendo mecanicos da Ensimec)
-Santo Antonio (Operama)
-Quebra mato (Operama)
-Estribos (Operama)
-Engate (Eu tenho gancho G bola, muito legal e a pronta entrega - www.ensimec.com)
-Faróis de Milha (facil)
-Acessórios para trilha, etc, etc, etc (tenho algumas coisas)

Qualquer duvida é só falar.

[ ]´s

Adriano Maguela
26/01/2006, 12:32
Putz valeu as dicas............. ainda faltaram :

-Direção Hidraulica (do Opala ???)
-Feixe de molas (da S-10 e da Toyota ???)
-Amortecedores
-Banco (de S-10) fica legal ???
-Jumelão
-SPOA (talvez)

obs : a idéia do assoalho de aluminio e porque não acabamanto nenhum nem no chão e nem nas portas .........rs..........

vc tem idéia de valores ????

um abraço

Elmer_Jeep
27/01/2006, 12:39
Putz valeu as dicas............. ainda faltaram :

-Direção Hidraulica (do Opala ???)
-Feixe de molas (da S-10 e da Toyota ???)
-Amortecedores
-Banco (de S-10) fica legal ???
-Jumelão
-SPOA (talvez)

obs : a idéia do assoalho de aluminio e porque não acabamanto nenhum nem no chão e nem nas portas .........rs..........

vc tem idéia de valores ????

um abraço

1 - DIREÇÃO: OPALA. Barras e terminais do MBenz 608 :wink:
2 - FEIXES: TOYOTA :!:
3 - AMORTECEDORES: RANGER (TURBOGÁS) :idea:
4 - BANCO:O INTEIRIÇO DA S10 É PLUG AND PLAY. :mrgreen:
5 - JUMELÃO NÃO, PROCURE JUMELOS DE TAMANHO ORIGINAL :concordo:
6 - SPOA BEM FEITO É SHOW DE BOLA :dance: :twisted:

E pra finalizar, as chapas de alumínio com o fundo revestido por manta asfáltica ficam 10 também, fiz assim na F75 do meu pai.

[]'s

Loras
27/01/2006, 13:46
Bem, vamos as minhas considerações... :arrow:

A Azulinha foi encurtada 20 cm no entre-eixos e 20 cm no final (ângulo de saída). Em minha opinião ficou um conjunto harmonioso do ponto de vista estético, e prático do ponto de vista funcional. :!:

No entanto, para o uso que EU faço dela, aqueles 20 cm do entre-eixos fazem falta para carregar alguns materiais específicos na caçamba... :pensativo: Talvez porque eu tenha um cilindro de GNV de 27m3 lá também...

Não tive problemas em relação ao chassis. O serviço foi muito bem feito, por empresa especializada em POA. Preventivamente, levei em SP em um alinhamento técnico, que só trabalha com utilitários, e tudo está OK!!!

Enfim, é meu carro de dia a dia, viagens, trabalho, casamentos, e até agora o chassis está 100%. :concordo:

Não precisei alterar as barras de direção, nem consigo imaginar o porque da necessidade disso, quando se encurta o chassis... :pensativo:

Caso fosse montar uma nova, faria sem encurtar o entre-eixos, mas não por receio de fragilizar o sistema, e sim porque se encaixaria melhor nas minhas necessidades pessoais!!! :idea:

Na Azulinha tenho banco inteiriço da S-10 (excelente opção!!!!), caixa de direção ZF com bomba do opala, molas de toyota na frente e S-10 diesel reforçadas atrás, calços de carroceria do caminhão scania (jacaré), snorkel interno, etc...

Se procurar na seção frota 4x4 encotrará algumas fotos!!! :D

Abraços,

=Loras=

Adriano Maguela
27/01/2006, 13:48
Valeu véio !!!!!

se eu lembrar de mais algumas coisas volto a consultá-los................. agora é mãos a obras......

vou tirar umas fotos conforme for fazendo as alterações...........

um abraço

Giovani
27/01/2006, 16:37
Não é bom mexer no entre-eixos, mas se resolver cortar, precisa mudar também as barras de direção, senão fica ruim pra dirigir, derrapa nas curvas e vai ter dificuldade em sair de atoleiros.
:pensativo: :pensativo: :?: :?: :?: :?:

Olá Arnaldo!

No que um corte no chassi, lá perto do feixe traseiro influencia nas barras de direção??

[]'s

Ovelha
27/01/2006, 18:55
ele quis dizer no entre eixos, o que vai atrapalhar pois mudará a angulação com que as rodas trabalhas em curvas,

um entre eixos mais curto necessita de uma nova angulo de giro para as rodas dianteiras... :concordo:

vai tudo explicadinho pelo FDP Ackerman...
http://home.tiscali.be/be067749/58/c3/

Não é tããããããão complicado assim :putz:

Elmer_Jeep
27/01/2006, 19:10
a página parece ter ótimas informações, infelizmente não sei ler inglês, mas acredito que o ângulo de esterçamento pode ser corrigido regulando os parafusos conforme a necessidade.

Não seria o caso de "mudar barras de direção" :discordo:

[]'s

Milton Bley Junior
21/02/2006, 23:25
Pessoal,

aproveitando o assunto '' Encuratar pickup'', gostaria de mostrar para a galera algumas fotos da minha pickup ''JOSSA'' encurtada!
Para fazer a minha tirei por base a pickup do Gustavo heck(hoje do Ricardo) e apos 1 ano esta quase pronta.
Cortei 20 cm no meio e mais 20 na traseira, junto ao jumelo. O corte e solda(solda mig) foram feitos na EDIBA- concessionaria da Scania em Lages -SC e posso afirmar que ficou excelente.
Antes de cortar a pickup tinha dificuldade em passar nos locais onde os jipes passavam(valetas curtas e fundas por exemplo) e agora passo em todasou quase todas!
Dou conselho de quem tem uma pick:Se for utilizar em trilhas e náo quizer fazer feio, entao encurte sua pickup!
segue fotos
t+