PDA

Ver Versão Completa : Fenajeep 2013

Fernando Caçador
20/05/2013, 19:01
FENAJEEP 2013

Objetivo
Possibilitar a confraternização entre as famílias Jipeiras e os diversos Jeep Clubes do Brasil.

Divulgar lançamentos de novos equipamentos off-road, permitindo às empresas do ramo mostrarem seus produtos e serviços.

Incentivar o turismo, destacando nosso comércio, hotéis, restaurantes e similares, estabelecendo Brusque como uma referência da região Sul do Brasil.

Público
A Fenajeep reúne tanto o público ligado ao Jeep, quanto aqueles que buscam simplesmente uma descontração, um lazer e a emoção de um esporte que agrega a natureza e o espírito aventureiro.

O espetáculo proporcionado pelas competições, as novidades e as atrações do salão do automóvel reunem 50 mil pessoas entre os Jipeiros e suas famílias, turistas e o público de toda a região.

Histórico
Em abril de 1991, um grupo de amigos, admiradores da natureza, tendo como seu melhor amigo "um Jeep", reuniu-se para um passeio ao Faxinal do Bepe, uma trilha encantadora de 110 km.

As emoções foram tão grandes que a oportunidade era única para surgir a idéia de fundar o Clube. E uma pedra foi encravada naquele local.

Oficialmente no dia 4 de agosto de 1991 foi fundado o Brusque Jeep Clube, após o desfile comemorativo ao aniversário da cidade, sendo seus fundadores, Vilmar Walendovsky, Humberto Rezini, Udo Cerpa, Alberto Granville, Silvio Vargas, Altair Lauritzen e José de Oliveira.

Atualmente, são 35 os titulares e aproximadamente 120 participantes, entre familiares e amigos. União, companheirismo e respeito à natureza fazem parte da filosofia do clube.

Atividades
RALLY
JEEP INDOOR
TRILHA 4 X 4 - PASSEIO RADICAL
EXPEDITION - PASSEIO ECOLÓGICO

412552

Fernando Caçador
20/05/2013, 19:04
PROGRAMAÇÃO

Dia 29/05 (Quarta)

17:00 HASTEAMENTO DA BANDEIRA NACIONAL
17:30 CERIMONIAL DE ABERTURA DA XX FENAJEEP
19:00 CONFIRMAÇÕES DE INSCRIÇÕES E RETIRADA DOS KITS DE COMPETIDORES
22:00 ENCERRAMENTO DO SALÃO OFF ROAD

Dia 30/05 (Quinta)

08:00 ABERTURA DOS PORTÕES E ESTACIONAMENTO
09:00 REINIÇIO DAS CONFIRMAÇÕES DE INSCRIÇÕES E RETIRADA DOS KITS DE COMPETIDORES
10:00 ABERTURA DO SALÃO OFF ROAD
14:30 INICIO GAIOLA CROSS
16:00 JIPEATA PELO CENTRO DA CIDADE
20:00 ENCERRAMENTO GAIOLA CROSS

Dia 31/05 (Sexta)

08:00 ABERTURA DAS BILHETERIAS
09:30 LARGADA GAIOLA CROSS
18:00 CONFIRMAÇÃO INSCRIÇÕES DO RALLY
21:00 ENCERRAMENTO GAIOLA CROSS

Dia 01/06 (Sábado)

08:00 CONCENTRAÇÃO PARTICIPANTES DO RALLY (AO LADO DO CAMPING)
08:15 DESLOCAMENTO RALLY PARA O LOCAL DA PROVA
08:30 SAIDA PASSEIO 4X4 RADICAL
09:00 LARGADA JEEP INDOOR
09:30 SAIDA PASSEIO EXPEDITION (POSTO DA HAVAN)
15:00 CHEGADA DO RALLY
16:00 ENCERRAMENTO JEEP INDOOR
16:30 LARGADA GAIOLA CROSS NOTURNA
18:30 PREMIAÇÃO RALLY
21:00 ENCERRAMENTO GAIOLA CROSS NOTURNA

Dia 02/06 (Domingo)

09:00 LARGADA JEEP INDOOR
10:00 DESAFIO
15:00 FINAIS JEEP INDOOR E GAIOLA CROSS
16:30 ARRIAMENTO DA BANDEIRA
17:00 PREMIAÇÃO JEEP INDOOR E GAIOLA CROSS
18:00 ENCERRAMENTO XX FENAJEEP.

Fernando Caçador
20/05/2013, 19:07
REGULAMENTO DAS PROVAS/PASSEIOS

Regulamento Indoor
Link para download: http://www.fenajeep.com/web/upload/arquivos/regulamento_indoor_2013.pdf

Regulamento Rally
Link para download: http://www.fenajeep.com/web/upload/arquivos/regulamento_rally_2013.pdf

Regulamento Radical
Link para downlaod: http://www.fenajeep.com/web/upload/arquivos/regulamento_radical_2013.pdf

Regulamento Expedition
Link para download: http://www.fenajeep.com/web/upload/arquivos/regulamento_expedition_2013.pdf

Vinicius Hauagge
21/05/2013, 10:01
Então, certamente irei para a fenajeep (já fui várias vezes) porém estou em dúvida se participarei de alguma das trilhas...
Fiz duas vezes a trilha radical, já fiz o raid e sinceramente, esse ano to pensando em ir na expedition... Ano passado, ficamos parados por mais de cinco horas em um atoleiro... Esse problema seria resolvido facilmente se tivesse um trator ou veículo robusto para apoio, coisa que não existiu (aqui na minha região, sempre há tal tipo de preocupação)...
Assisti episódios lamentáveis, como brigas, discussões e pessoas entranto literalmente no braço...
Mandei email para a organização da fenajeep perguntando se esse ano haveria apoio mais "especializado" na trilha radical, mas não recebi nenhuma resposta.
Alguém poderia passar alguma informação?
Obrigado,
Vinicius!

Arthur Gubert
21/05/2013, 14:07
Senhores, sugiro a leitura desse tópico:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/eventos/106280-fenajeep-criticas-e-sugestoes.html

Att

Fernando Caçador
21/05/2013, 17:41
Quem for em nosso stand com uma camiseta, boné ou chapéu do 4x4Brasil irá ganhar um brinde.

Não deixem de passar em nosso stand, vamos ter muitas novidades.

Abraços!!!

uxio69
27/05/2013, 00:34
Terrible 4x4 (http://www.terrible4x4.com.br) de Salvador/Ba, preparado pra Fenajeep 2013.

Grupo com mais de 30 integrantes.

E também vamos participar da Trilha Radical.

7 jipes viajaram de cegonha no sábado e mais 1 vai direto do Rio de Janeiro.

413851

maico lapschies
28/05/2013, 14:08
Quem for em nosso stand com uma camiseta, boné ou chapéu do 4x4Brasil irá ganhar um brinde.

Não deixem de passar em nosso stand, vamos ter muitas novidades.

Abraços!!!

o barril de chopp, vai ter? se tiver será o local que eu visitarei mais vezes

[]'s

Paulo1234
30/05/2013, 01:12
Esse ano estou indo só de sábado para domingo...

Minha vó faleceu sexta passada, mas nao posso deixar de dar uam espiadinha na fenajeep...

pela nona vez, e sexta consecutiva.

Paulo1234
30/05/2013, 01:17
Bonito esse logo novo.. EMBORA MAIS COMPORTADO eehehehhehee:chorandoderir:

O adesivo do ano passado esta rodando em 2 carros aqui de casa :-):safari-rig:

Paulo_CW
31/05/2013, 14:43
Então....
Como esta a Fenajeep.... KD os comentários, fotos.... etc...
Este ano não vou conseguir ir

CAVESO
31/05/2013, 15:03
fotossssssssssssssss

Caiogaucho
31/05/2013, 22:02
Arthur, voce é o mesmo da rádio atlântida??

Senhores, sugiro a leitura desse tópico:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/eventos/106280-fenajeep-criticas-e-sugestoes.html

Att

Paulo_CW
03/06/2013, 07:14
Nossa, ninguem foi na Fenajeep de 2013????
KD os comentários...Fotossssss
Todos os anos tem vários posts já nas primeiras horas..... desta vez nada??????

Leandro-SC
03/06/2013, 11:00
Tenho algumas fotos do expedition que participei. Bem de boa, quem tinha pneu mud nem ligou tração. Bem passeio mesmo.

414856 414857 414858 414859414860 414861

Glauco mendes
03/06/2013, 13:52
Algumas fotos da feira , que estava show, assim que baixar posto mais algumas..

klaju1955
03/06/2013, 14:31
também procurei sem sucesso uma coisa sobre este envento este fim de semana, aparecia que não rolou

Giovani
03/06/2013, 17:45
Point do Fórum 4x4 Brasil na 20ª FENAJEEP.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=414901&d=1370292047

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=414902&d=1370292047

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=414903&d=1370292047

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=414904&d=1370292047

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=414905&d=1370292047

Paulo1234
03/06/2013, 20:58
Que delicia

point do fórum 4x4 brasil na 20ª fenajeep.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=414901&d=1370292047

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=414902&d=1370292047

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=414903&d=1370292047

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=414904&d=1370292047

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=414905&d=1370292047

Dimasi
03/06/2013, 21:17
Bacana os adesivos...

klaju1955
03/06/2013, 22:49
Bacana os adesivos...

kkkkkkkkk, tbm gostei ......................

que canoés de Warn xenon 700, tava pensando se coloco 400 ou eles no para-choque, são "monstros"

que viatura bonita

zeca_cj
04/06/2013, 13:02
Gostei muito da Fenajeep esse ano.

Encontrei e conversei com muita gente que conhecia virtualmente, achei os estandes bem organizados, gostei do show das gaiolas e jeeps do indoor, das lindas promotoras e tudo mais. Tudo estava muito bem organizado e preparado pra receber o publico. Ponto alto da feira foi o estande do 4x4brasil com showzinhos particular e chopinho gelado! Parabens galera!

Saímos de Salvador em um grupo de aproximadamente 35 pessoas e embarcamos 7 jipes pra fazer o Passeio Radical e voltamos muito satisfeitos com tudo, salvo o passeio.

Ponto negativo pra organização do Passeio Radical que colocou nada mais nada menos que 150 carros de uma vez numa trilha estreita e sem abortos. Resultado disso foi muita demora, espera, atraso e desorganização. Em alguns trechos ficamos parados por mais de 3h. Saímos do passeio de noite e não encontramos ninguém da organização, nem mesmo na frequência de VHF usada por eles pra saber como, quando e aonde seria o almoço contido no kit.
Pra uma festa de 20 anos de know-how, a organização do passeio deixou muito a desejar.

No mais, saldo positivo pra feira. Voltaremos mais vezes, mas não sabemos se levaremos jipes novamente.

Abraços.

Giovani
04/06/2013, 16:59
O estande do Fórum foi um dos melhores, sem dúvida. Show e chopp todas as noites.

Fomos em 2010, 2011, 2012 e agora em 2013. Sendo que em 2011 e 2012, como expositores.
Posso dizer que acertamos em não expor nessa edição. A feira vem decaindo nos últimos anos. Metade dos expositores eram de pneus e outro bom tanto de lojas de roupas e badulaques.
Expositores de equipamentos off road estão fugindo do evento, ou pelo menos, minimizando suas participações. Seria uma boa ideia os organizadores se perguntarem o pq disso.

Veículos 4x4 equipados, dentro e fora do salão podiam ser contados nos dedos (de uma mão!).
Haviam espaços "nobres" vazios no salão.
A praça de alimentação estava um pouco melhor, mas na noite de sábado, quando desabou um chuvão, ficou toda alagada. A única passagem do salão para a praça, ficou com uma cortina de água.
Os banheiros continuam sendo um problema, gerando filas.
Trilhas paralelas ao evento foram realizadas e de forma mais organizada. Ao invés de agregar, estão dispersando. Não é à toa. De novo, 150 jipes numa mesma trilha "radical"? Radical é ter paciência para encará-la.
Chegamos na 5ª feira, à noite, lá pelas 22:30h. Vimos uns jipes no posto que tem em frente ao parque. Passamos no hotel para fazer o check in e descarregar as tralhas. Saímos às 23:00h para dar um rolé e ver se encontrávamos alguns conhecidos para tomar umas e jogar papo fora... Em 20 minutos estávamos de volta no hotel. Não tinha mais nada. Nem um buteco aberto...

E antes que venham os xiitas criticarem essas opiniões, dizendo que o evento é feito por pessoas que se dedicam, suam a camisa e blá blá blá, vejam que estamos na 20ª edição! O tempo, a forma e os preços cobrados não são nada amadores. O evento é vendido e cobra dos participantes de forma muito profissional.

Não quero menosprezar o que os organizadores conseguiram até agora. É realmente um grande feito chegar à 20ª edição. Estão de parabéns. Mas se mantiverem dessa forma, não chegará à 22ª ou 23ª. Parece que o motor morreu e está só no embalo...
Eu sei como é difícil e o quanto de tempo precisa dedicar. E fazer isso 20 anos seguidos, é demais para qualquer um. Tem que colocar gente nova, rever alguns conceitos, quebrar os paradigmas... Tem que entrar sague novo para dar um gás, senão desanda mesmo.

Bom, é só minha opinião e ninguém precisa concordar com ela.

[]'s

beetle
04/06/2013, 18:52
Participo a muitos anos desta festa e certamente vou continuar mas infelizmente podemos notar claramente q a cada ano tem ficado pior.
No salão faz muito tempo q não vejo novidades, o melhor stand, certamente foi o do forum, e a cada ano diminuem os expositores.
Felismente é uma festa que sobrevive graças ao espirito dos jipeiros, pois nenhum outro evento poderia ser feito nestas condições, é vergonhosa a situação dos sanitários e praça de alimentação, talvez muitos não se importem com isso pq não levam esposa e filhos/as pequenos.
A trilha radical deste ano eu não participei, pq da última vez me stressei demais e não quiz passar pela mesma situação.
É triste ver muitos jipeiros que vem de longe e q se decepcionam com a festa assim como encontrar pessoas que jamais mereceriam ser chamados de jipeiros e sim de espirito de porcos tamanha a falta de educação e bom senso.
Mas vamos lá, é único grande evento que temos onde encontramos velhos amigos e fazemos novos.

Sandro Tannuri
04/06/2013, 20:36
Eu fui pela primeira vez este ano e pretendo voltar no ano que vem e explico abaixo o porque.

Depois da popularização da internet ninguém mais precisa ir a feiras para saber das novidades e isso tem esvaziado este tipo de evento em todos os setores da economia menos Oil & Gas porque o "único" cliente deste mercado compra para valer. De qualquer forma eu gostei de conhecer alguns poucos fornecedores meus lá pessoalmente.
Eu ja havia lido aqui no fórum que a trilha era bagunçada, e mesmo que não tivesse lido nada não iria a nenhuma trilha pesada com mais que 10 ou 15 carros.
Fiquei no camping que foi uma experiência muito bacana pois pude conviver de perto com jipeiros de vários tipos e origens alem de apreciar de perto algumas maquinas interessantes entre jipes, gaiolas, motorhomes e caminhões.
Eu fui a uma trilha com amigos, alguns que eu só conhecia virtualmente e esta foi sensacional com muita dificuldade e companheirismo.

Os 2 motivos que me fazem voltar são encontrar e trilhar com os amigos alem de viver 4 dias perto de tantos jipeiros e suas maquinas maravilhosas.

Abraços,

Jgaliotto
04/06/2013, 21:57
Eu vou desde 2007 e digo que hoje vou pela nossa turma que vai em grande quantidade, em torno de 40 pessoas, e por que gosto de jeepcross.

Zeca_CJ, no ano passado fui pela segunda vez na trilha radical e quando voltei tive vontade de falar muita besteira aos organizadores por que chegamos ao ponto de almoço as 8h da noite, por que estavamos em 5 carros bem preparados que ajudamos em varios pontos a retirar os quebrados e menos preparados do mato. Em 2010 teve demora tambem, mas tanto.

Realmente Giovani a feira vem perdendo expositores, em partes pelo acesso a net como comentou Sandro, mas bastante pelos altos valores cobrados. Lembro de um ano que tinha a Eaton num pavilhão de lona do lado de fora aonde foi a praça de alimentação. Sinal que tinha muita gente boa...
E os valores da praça de alimentação, que estava bem organizada é verdade, mas com preços bem profissionais já que fora é dificil comer algo pela distancia (ja que estavamos a pé no camping ao lado) ou por não estar aberto.
A proposito, aquele jeep no posto era nossa turma que estava por ali tomando umas.

Beetle, realmente a festa tem força pela falta de opção e pela força do companheirismo. Quanto aos banheiros, não estavam de acordo, mas confesso, já foram infinitamente piores. Agora acho que o grande problema são os usuarios, não todos é claros, mas uma minoria que realmente não merece estar em sociedade.

Sandro, realmente a internet faz a diferença na opção de compra hoje, porem se a feira esvasiar não trará o publico aficcionado de longe e sim somente o publico local. Com isso aqui de um tempo não se fará mais questão de ir a Fenajeep pois ninguem mais esta indo, e para ver um jeep cross é muito longe e não vale a pena.

E trilha radical é possivel sim com mais de 10 jeeps, mas tem que estar muito bem organizada. Coisa que não acontece nesta trilha radical. Um exemplo? Trilha de Palmares do Sul-RS aconteceu no dia 25 de maio aonde tiveram 550 inscrições entre 4x4 e motos. E outras tantas que temos na região que vale a pena conhecer.
Mas é claro, cada região tem sua limitação geografica que colaborá ou atrapalha para a realização. Mas o que acho é que pode acontecer a trilha, mas com numero limitado em torno de 70 veiculos devidamente inspecionados.

Mas não estou aqui pra denegrir o evento, sei das dificuldades para organizar um evento de pequeno porte, imagina para um de grande porte como é a Fenajeep hoje.
Acho que este ano tiveram mais acertos do que erros, mas tem que tomar cuidado com o rumo a ser tomado...

Abraço.

Segue o link matéria do Zero Hora sobre Palmares pra quem ficou com agua na boca como eu... Aventura no Barro - ZH Esportes: Notícias de futebol, dupla Gre-Nal, campeonatos e mais - Zero Hora (http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/esportes/conteudo/aventura-no-barro.html#esportes_radicais)

Giovani
05/06/2013, 02:05
Realmente Giovani a feira vem perdendo expositores, em partes pelo acesso a net como comentou Sandro, mas bastante pelos altos valores cobrados. Lembro de um ano que tinha a Eaton num pavilhão de lona do lado de fora aonde foi a praça de alimentação. Sinal que tinha muita gente boa...
Olá Jeferson!

O valor em si até que não é alto. Mas a nossa taxa de retorno é baixa. Não adianta investir num evento que não atrai nosso público alvo. Tem muitos, mas muitos jipeiros mesmo, que não vão na Fenajeep. Tem uma turma que vai na Festa do Pinhão em Lages e não vem para Brusque, que é do lado! "Tribos" inteiras que não participam... Daquela massa de gente que vemos lá, a maioria absoluta é de visitantes locais.
Como expositor, podemos fazer muito mais do que apenas colocar umas peças sobre um balcão. Podemos deixar tudo bem mais interessante. Só precisa haver retorno.
A internet é uma coisa, mas se as feiras fizerem mais do que o habitual, atrairão investimentos.

E os valores da praça de alimentação, que estava bem organizada é verdade, mas com preços bem profissionais já que fora é dificil comer algo pela distancia (ja que estavamos a pé no camping ao lado) ou por não estar aberto.
A proposito, aquele jeep no posto era nossa turma que estava por ali tomando umas.
Olha só... Perdemos a oportunidade de tomar umas brejas...
O ponto alto é justamente esse: encontrar as pessoas. Pude conhecer o Tannuri, Duda, Hans e muitos outros que a lista não teria fim...
Mas para as pessoas irem, é preciso ter atrativos e facilidades. E nisso a Fenajeep deixa à desejar.

Eu fui a uma trilha com amigos, alguns que eu só conhecia virtualmente e esta foi sensacional com muita dificuldade e companheirismo.

Os 2 motivos que me fazem voltar são encontrar e trilhar com os amigos alem de viver 4 dias perto de tantos jipeiros e suas maquinas maravilhosas.
Grande Tannuri!

Diz aí... Se tivesse apenas a trilha do evento, você viria?

Também não quero ficar só malhando... O que eu espero é que acenda uma luz na cabeça de alguém do JC de Brusque e que façam algo para reverter a situação. A Fenajeep já foi melhor e pode ser muito melhor do que já foi nos seus grandes dias. Mas precisa fazer diferente, para ter resultados diferentes. Aguardamos 2014...

[]'s

Sandro Tannuri
05/06/2013, 20:18
Eu não iria de jeito nenhum para a trilha do evento.

Abraços,

CAVESO
06/06/2013, 15:00
Nunca fui ao evento mas pergunto:

Por que não realizar a feira cada ano num estado diferente (ou no eixo sul-sudeste-nordeste) ?

Penso que atrairia mais público e empresas...

fugger
06/06/2013, 15:26
Além de tudo o que já foi falado aqui, achei que os preços praticados por quase todos os expositores eram mais caros que nas respectivas lojas. Sem novidades, nem preços atrativos, qual a vantagem de se comprar na feira então?

Ainda assim, meus parabéns a organização que manteve a coragem de fazer a maior feira offroad do Brasil. Espero que a mantenham e que leiam os comentários aqui postados com humildade e espírito jeepeiro para que as próximas edições sejam cada vez melhores em termos de publico, expositores e produtos. :concordo:

[]´s

Fernando Caçador
06/06/2013, 16:21
Galera, obrigado a todos que passaram em nosso stand nesses 5 dias de Fenajeep.
É o 6º ano que participo e esse foi o melhor ano, em todos os sentidos.

Desde divulgação de marca, contatos com usuários e também contatos com expositores.

Segue algumas fotos do evento:

41549441549741549541549841549941550041550141550241 55034155044155054155064155074155084155094155104155 11415512415513415514

Fernando Caçador
06/06/2013, 16:25
415515415516415517415518415519415520415521

Fernando Caçador
06/06/2013, 16:25
Galera, gostaria da ajuda de vocês para 2014.
Gostaram do stand do 4x4Brasil na Fenajeep 2013? Alguma crítica ou/e sugestão para 2014?

Obrigado.

Tom
15/01/2014, 10:48
Gostaram do stand do 4x4Brasil na Fenajeep 2013? Alguma crítica ou/e sugestão para 2014?

Obrigado.

Opa Fernando com certeza, o stand do 4x4Brasil não pode faltar, falando nisso não tem nada ainda aqui no site sobre a Fenajeep 2014, no aguardo.

emerson da rosa
12/02/2014, 16:12
oi acabei de me cadastra tenho uma tr4 e gostaria de saber dos encontro obrigado

Tom
12/02/2014, 16:33
oi acabei de me cadastra tenho uma tr4 e gostaria de saber dos encontro obrigado
Olá Emerson tudo certo, temos um grupo aqui em Floripa nesse link q estou te enviando, temos uma turma com mais ou menos 7 TR4 na turma, inclusive eu, sempre nos reunimos para passeios, segue o link do grupo

http://www.4x4brasil.com.br/forum/eventos/16096-encontros-em-floripa-69.html

Abraços Tom

fablopo
09/03/2014, 19:02
Ola Pessoal! Sou de MG e gostaria de participar da proxima viagem de vcs ate a fenajeep 2014. Tenho uma Grand Cherokee CRD Limited 08/09 liftkit 2'' daystar, amortecedores old man emu, k&n, 264hp, BFGoodrich allterrain 33''

Haroldo Moreira
28/05/2014, 12:07

Obrigado.

Cara, o stand de vocês estava tão bom que se melhorar estraga. Esse ano tô lá de novo com meus amigos!!! Prepara o CHOPP...

marcao76
15/06/2014, 22:19
Gostaria de saber se alguem de São Paulo está com ideia de ir para Fenajeep 2014.

Grande Abraço a Todos.

Marcão

Paulo1234
23/06/2014, 15:06
Gostaria de saber se alguem de São Paulo está com ideia de ir para Fenajeep 2014.Grande Abraço a Todos.MarcãoParece que o forum ta fraco de posts