Ver Versão Completa : Substituiçao terminal castanha Hilux Japa
Pessoal,
tenho uma hilux cd japa e estou com medo do angulo que a barra que possui o tal terminal castanha está em relação aos dois pontos de fixação ( caixa / pitman ).
instalei molas novas ( kuzma ) mais arqueadas e o angulo que se encontra a barra nos terminais tipo bola não tá legal.
tenho pneus 285/75/16 que já forçam os terminais naturalmente e faço viagens longas uma vez por ano com a familia.
pergunto a todos: alguem já substituiu o terminal castanha por Pivô, se sim qual o pivô utilizado ???
pensei em fazer uma barra nova angulada e colocar os terminais roscados da bandeirante, já que as castanhas são as mesmas utilizadas.
fotos ilustrativas serão bem vindas....
Alguem tem outra sujestão.... as férias estão chegando e necessito de uma solução que seja bem segura para andar os previstos 6000km com a familia nas BR´s da vida.
Como estou fazendo mais viagens do que trilhas vou retirar os mud 285/75/16 e colocar os AT 265/75/16 , forçará menos o conjunto : embreagem, terminais, vai melhorar o freio, aumento de autonomia de diesel, e o melhor o barulho que faz quando estão na meia vida é terrível.
abraço a todos e no aguardo das respostas
Mathias
Elias_qf
20/05/2013, 12:11
bom dia mathias
na minha tambem tive essa duvida pois a minha esta com feixes de molas novos jumelos maiores ai ficou bem acentuado o angula da barra porem ate o momento não tive problemas
para vc ter ideia o angulo da minha a ponta da barra chega a pegar no grampo q segura a mola
como fiquei meio inseguro pelo angulo da barra comprei um outro terminal e deixei de reserva
minha ideia é trocar a caixa de direçao pela das mais modernas acima de 97 assim muda o sistema de barra de direção terminais fixação sendomuito mais confiavel e mais resistente
tmb utilizo 285 75 r16 a 2 anos e meio e nao tive problemas ate hj... com essas peças
e ja estou com 33/12.5r15 prontos para ir para o carro so quero trocar os amortecedores dianteiro primeiro
Elias,
Eu ja cheguei a ver uma destas barras em angulo para vender em um site gringo, agora não sei mais onde achar, muito menos o nome em ingrêis....
vamos ver se os amigos mais experientes venham com novas soluções.
abraço
Mathias
Pessoal,
tenho uma hilux cd japa e estou com medo do angulo que a barra que possui o tal terminal castanha está em relação aos dois pontos de fixação ( caixa / pitman ).
instalei molas novas ( kuzma ) mais arqueadas e o angulo que se encontra a barra nos terminais tipo bola não tá legal.
tenho pneus 285/75/16 que já forçam os terminais naturalmente e faço viagens longas uma vez por ano com a familia.
pergunto a todos: alguem já substituiu o terminal castanha por Pivô, se sim qual o pivô utilizado ???
pensei em fazer uma barra nova angulada e colocar os terminais roscados da bandeirante, já que as castanhas são as mesmas utilizadas.
fotos ilustrativas serão bem vindas....
Alguem tem outra sujestão.... as férias estão chegando e necessito de uma solução que seja bem segura para andar os previstos 6000km com a familia nas BR´s da vida.
Como estou fazendo mais viagens do que trilhas vou retirar os mud 285/75/16 e colocar os AT 265/75/16 , forçará menos o conjunto : embreagem, terminais, vai melhorar o freio, aumento de autonomia de diesel, e o melhor o barulho que faz quando estão na meia vida é terrível.
abraço a todos e no aguardo das respostas
Mathias
Mathias vou dar a minha opinião, na minha hilux tinha feito a conversão da direção de barra longitudinal para transversal, ficou muito bom, mais leve a direção e acabou com o problema de ângulo, recomendo pra carros levantados.
Na do meu pai que é a única agora hehe mantivemos o sistema original só que fizemos o terminal pegando no braço do munhão por cima ao invés de por baixo, isso foi o suficiente pra amenizar o ângulo mas não tira todos os problemas da direção... Agora vamos passar o que tinha na minha pra dele que na verdade ficou meia dele meia minha os dois usam kkkkkk
[]s
LucasCarenhato
29/05/2013, 17:19
Fiz a troca do setor original, com barra longitudinal pelo da pajero antiga (até 1999 se não me engano) com barra transversal que tem uma furação que facilita a fixação no chassis. Ai usei terminais da MB608 que são muito fortes, mas pode usar os da Band tbm. To rodando com Pneu 35" a mais de ano e fazendo um pouco de trilha e tá nada de folga ou desgaste ainda.
Lucas, da para vc tirar umas fotos para melhor exemplificar a adaptação? grato
LucasCarenhato
30/05/2013, 12:36
414468414469414470
Lucas, da para vc tirar umas fotos para melhor exemplificar a adaptação? grato
Da uma olhada. Qqr coisa eu faço mais algumas
LucasCarenhato
30/05/2013, 13:22
Mathias, as fotos ficaram viradas pois fiz e postei direto do celular. Mas da pra entender.
Aquela barra "torta" que passa perto do diferencial é a panhard. Tu deve ter reparado que eu fiz a suspensão com mola espiral e braços como a do Troller. Por isso tive q trocar o sistema do setor. A suspensão ficou bem mais macia e com o sistema original ela oscilava e virava sozinha. E esse sistema novo tem q ter barra estabilizadora. Mas foi um investimento que valeu a pena, ficou um carro pra andar. E com os rancho 9000 então, espetacular. Indico.
Valeu Lucas pelas fotos
estou um pouco sem tempo para estudar melhor o que fazer
quando fizer postarei aqui para dar seguimento no tópico
Abraço
Mathias
...preparando a "Miúda" para as próximas férias