PDA

Ver Versão Completa : Motor Maveco 6ccXBF161



Pedro
27/11/2003, 17:30
PessoALL,
Quais são as principais diferenças destes motores, quanto a potencia, consumo e torque?
Para substituir um BF pelo do Maveco é plug and play?
Vale a pena? :roll: :roll: :?:
[]´s perguntadores

Giovani
27/11/2003, 20:00
PessoALL,
Quais são as principais diferenças destes motores, quanto a potencia, consumo e torque?
Para substituir um BF pelo do Maveco é plug and play?
Vale a pena? :roll: :roll: :?:
[]´s perguntadores

:D Grande Pedro!!!

:D É o melhor up-grade para se fazer no motor. Não altera em nada as características originais, não tem adaptação nenhuma e o ganho de potência e torque é bem significativo. Para pôr o 3.000, basta vc ficar com o cárter e pescador da bomba de óleo do BF-161. Tira um e põe o outro.
:D Olha só:
Motor Maveco 3.000:
:arrow: 112 HP à 4.400 RPM
:arrow: 22,6 Kgf/m de torque à 2.000 RPM
:arrow: Consumo idêntico ao BF.

Motor BF:
:arrow: 90 HP à 4.000 RPM
:arrow: 18,6 Kgf/m de torque à 2.000 RPM
[]'s

EduardoLang
27/11/2003, 20:04
Olha só,
Eu fiz esse Up Grade em meu CJ e estou totalmente confortável!!!!!!!!!!


sds

Pedro
27/11/2003, 22:32
:shock: :shock:
Hummm....interessante.
Vou começar a garimpar um engenho destes.
Qual carburador vcs estão usando ou recomendam?
[]'s

Giovani
27/11/2003, 23:35
Qual carburador vcs estão usando ou recomendam?

:D Fala Pedro!!!

:D No meu jeep estou usando um Solex, corpo simples, que vinha nos motores OHC 2.3 do Jeep. Mas ainda pretendo conseguir um original do motor BF, só que novo. :wink:
[]'s

Pedro
28/11/2003, 00:05
Valeu Giovani,
O original dos BF161 são idênticos aos carburadores de corpo simples
dos antigos Opalas, não é?? :? :?
Será que ainda vendem novos? Já ví alguns a base de troca.
O meu foi dado uma geral que o deixou como novo, melhorando bastante o consumo, que era de 3,5km/l e passou para 5,5km/l.
[]'s

Giovani
28/11/2003, 21:01
Valeu Giovani,
O original dos BF161 são idênticos aos carburadores de corpo simples
dos antigos Opalas, não é?? :? :?
Será que ainda vendem novos? Já ví alguns a base de troca.
O meu foi dado uma geral que o deixou como novo, melhorando bastante o consumo, que era de 3,5km/l e passou para 5,5km/l.
[]'s

:D Grande Pedro!!!

:shock: Não sei se é igual ao do Opala... Mas tem novo sim, só que custa quase 500 latas... :roll: Acho caro, para um carburador antigo... Tem um cara que colocou um desses, novo, no BF-161. Ele disse que fez média 9,0!! :shock: Exageros à parte, acredito que o consumo caia bastante, com a instalação de um carburador zero... :wink:
[]'s

leopoldo
29/11/2003, 00:30
Não esqueça que, para facilitar a instalação no jeep, ou voce faz um suporte novo no chassis = trabalheira, ou usa o próprio suporte do motor BF, que é o recomendavel.
Desmonte a frente do motor BF e remova o suporte, que fica atras da coberta de engrenagens, ah!, instale também a coberta de engrenagens do motor BF.
O coletor de escape do maverick tambem é diferente, mas voce pode usar o do motor BF.
Um problema: se sua caixa de direção for a original do jeep, voce vai ter que trocar a bomba de óleo do motor pois no maverick a bomba é integrada ao suporte do filtro de óleo.
Esse é um revéz, pois voce vai ter que usar então a filtragem parcial de óleo.....vai ter que usar o corpo, filtro, mangueiras, aquela coberta das engrenagens que te falei acima.
Já ví a alguns anos uma adaptação na bomba de óleo original do motor 3.0 em que o filtro ficava preso ao paralama, mas não sei se tem para vender; também não é muito difícil de fazer.
Na instalação do suporte do filtro provavelmente vai ter que fazer um pequeno ajuste nos furos para os parafusos de cabeçote.
Não esqueça de torquear os parafusos.
É muito importante também manter o amortecedor de vibrações do girabrequim do motor 3.0. Não use o do BF.
O resto, o pessoal já comentou.
No meu jeep, quando eu usava este motor, conseguia média de 8 na estrada e 5 na cidade. O carburador era um solex.
Aproveite e coloque um kit de ignição eletrônica.
boa sorte

Giovani
29/11/2003, 20:39
Desmonte a frente do motor BF e remova o suporte, que fica atras da coberta de engrenagens, ah!, instale também a coberta de engrenagens do motor BF.
O coletor de escape do maverick tambem é diferente, mas voce pode usar o do motor BF.

:D Grande Leopoldo!

:D É verdade... Tinha esquecido desses "detalhes". Mas o bom é que vc tem um motor BF-161 para tirar essas peças, e todas elas são "Plug&Play". :wink:
[]'s