PDA

Ver Versão Completa : Engesa 4x2



CAVESO
06/10/2005, 09:36
Companheiros,

Estou negociando a aquisição de um Fase 2 sem motor, caixas e diferenciais. Como utilizarei o carro somente em viagens e cidade, gostaria de saber a opinião de vocês quanto a montá-lo 4x2. Tenho um motor Q 20 B, portanto minhas dúvidas são as seguintes:

1 - Que caixa de marcha devo usar?
2 - Que diferencial ficaria bom na trazeira (de preferência um mais "longo")?
3 - Que eixo dianteiro posso adaptar?

O que vocês acham de caixa e diferencial da D20?

Lembrando que manterei o carro original por fora, sem Tunning, sem farol de Golf e outras plumas e paetês....

Abraços pessoal!

GuTo_Cerulli
06/10/2005, 11:12
Opa blz?

então, cada um cada...mas eu nunca faria um jipe 4x2...compra uma pick-up logo... :evil: Mas vamos lá...

1 - para 4x4 - original engesa / d-40 com transferência engesa ou toyota, ou ainda toyota com transferência de toyota.
2 / 3 - pode colocar dois eixos de rural - dianteiro e traseiro (pra ficar barato) o dois de troller, também vai bem. quanto as relações, atente, pois, o seu eixo traseiro e dianteiro TEM QUE TER A MESMA RELAÇÃO seja ela curta ou longa...isso quem manda é a coroa e o pinhão que estão lá dentro...

obs: tudo isso é 100% compatível com o seu motor q20b (que depois se podia trocar por um sprint 2.8 né?), ou no mínimo, requer pouca adaptação...

espero ter ajudado...

[]'s

CAVESO
06/10/2005, 11:32
Valeu Guto, ajudou bastante!

Optei pelo Q20b porque ganhei-o de meu irmão, daí, de graça já viu né.

A idéia é montar 4x4, mas como estou sem grana disponível para tal, estou vislumbrnado a possibilidade do 4x2, embora concorde com você que um engesa 4x2 é um desperdício.

Abraços

wilson ghetti
06/10/2005, 21:33
Boa noite mineirinho,

Eu nasci em Além Paraiba, conhece????, pois conheço Muriaé muito bem.....mas vamos ao assunto, independente de ser 4x2 ou 4x4, na minha camper, eu utilizo a relação 13x46 dana 44(fácil de encontrar, é a da F1000 antiga, ou seja de 92 pra trás, o motor que tenho na minha viatura é o MWM2.8 e empurra bem, ando a 100 ou 120 Kms/h na boa, e o Q20B tbem empurra tranquilo essa relação, espero ter ajudado,


Abraços,

GuTo_Cerulli
06/10/2005, 22:05
carlos,

Faz o seguinte, deixa todu + ou - e vai fazendo aos poucos...Põe o eixo de rural...ou ainda o original do engesa, o traseiro, o câmbio, e deixa sem a transferência...depois deixa 4x4...

[]'s

gnecchi
06/10/2005, 22:12
Carlos Augusto,

Se vc quer uma relação bem longa tem a 43/14 3.07 (Dana 44) que é a relação original do Fase3 à Diesel.

Nosso amigo Eduardo Velo tem essa relação no Fase 3 dele com motorização Q20B. Se quizer maior detalhes mande uma MP para ele. Essa relação não é dificil de achar... quando eu estava procurando a minha (47/12 - 3.92 - Dana 44) achei a relação 3.07 em site de opaleiros e tb no Mercado Livre. O Eduardo Velo comprou essa relação (para reposição) em um desmanche sendo de um Galaxie Automático :wink: :wink:

Quanto a montar o Engesa 4x2 :parede: :parede: não faça esse crime. Se um dia vc quiser vendê-lo, vai ser dificil encontrar alguém que queira :pensativo: :pensativo: e se quiser, vai oferecer abaixo do valor pois está sem o diferencial dianteiro.

Se vc optar pela relação 12/47 tem um eixo inteiro à venda aqui no site por R$400 http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=11756&highlight=diferencial


[]'s seja bem vindo e boa sorte

CAVESO
07/10/2005, 10:39
OI Wilson!
Beleza conterraneo? Conheço muito Além Paraíba. Era vendedor e ia lá todo mês.
Rapaz, que dificuldade encontrar um Engesa aqui em minas. Estou à procura há um tempão e não consigo nada, só acho alguns kit's para montar aí em Sampa, mas enfim, é continuar procurando.
Valeu pela dica e se souber de algum Engesa pors lados de cá me dá um toque.
Abração amigo!

CAVESO
07/10/2005, 10:44
Fala Gnecchi!

Rapaz, também acho um crime colocar um Engesa 4x2, mas a falta de grana no momento e a vontade de andar num me levaram a pensar na possibilidade.

Gostei muito da sua proposta de colocar 4x4 mas com uma relação mais longa. Ficaria Muito bom.

Vou trocar um idéia com o Eduardo pra ver que caixa de marcha ficaria legal com uma relação 43/14.

valeu amigo pela dica!

Abraços

Eduardo Chaves
13/10/2005, 15:55
Ooopa...

- Num tem $$ agora ? Instale o seu Q20B e uma caixa de marcha da D-20/D-40, Clark 240V, original dos Engesas, tenho um amigo com a transferencia Engesa funcionando e sobrando...

- Está sobrando um tiquin ? Ponha logo a caixa da toyota 4m com transferência/reduzida...

- Nas duas opções, ligue somente o cardan traseiro e deixe a frente como está...

A propósito, se vc me arrumar dois conjuntos coroa/pinhão 47x12 para Dana 44, te dou meus dois conjuntos 43x14 (3,07) Dana 44, uso até hoje, já fui até Porto de Galinhas-PE com meu Engesa, e te digo, esta relação para esta finalidade é show de bola...

[]'s...

CAVESO
13/10/2005, 18:30
Valeu pela dica eduardo.
Na verdade ainda estou procurando um Kit ou Engesa para realizar o sonho. Depois de comprado irei montar ou passar pra um diferencial mais longo.

Valeu pelas dicas, abração!