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Ver Versão Completa : GV 1.6: problema intermitente, sistema de injeção?



mfjunior
16/05/2013, 22:50
Ola!
Pesquisei bastante e não achei um tópico com a minha especificidade. Estou enfrentando um problema complicado com um Grand Vitara 1.6. O carro começou a falhar em saída de lombadas ou outras situações de uso em baixa rotação. Eram várias engasgadas, principalmente se afundasse o pé no acelerador.
Foram trocados: vela, cabos, sonda lambda e por último as bobinas.
O carro melhorou em relação aos engasgos, mas ficou um sintoma intermitente: algumas vezes, em acelerações ou retomadas, o carro parece travar, o giro não sobe, ficando entre 1000/2000rpm, sem crescer. Uns 10 a 15 segundos depois, o carro dispara, subindo até os 4000rpm’s. Não há scanner que funcionem no carro aqui em minha cidade. A luz do check engine não acende. Este comportamento é totalmente aleatório.
Hoje, após deixar o carro na rua, durante o intervalo de trabalho, ao retornar, um novo sintoma apareceu: o carro acelerava e reduzia os giros, entre 500 e 1000rpm’s, o motor começou a vibrar, como se falhasse um cilindro. Como o trabalho é perto, segui com o carro assim e cheguei sem problemas, a não ser uma travada de giro, entre 1000/2000rpm.
Alguém pode indicar algo? A oficina competente mais próxima esta a 360km...

mfjunior
19/05/2013, 00:24
agora parou com as acelerações automáticas e voltou a engasgar...

Rainer 89
19/05/2013, 11:19
Junior,

Pode ser o sensor de abertura da borboleta da admissão de ar (TPS que chama se não me engano). Não sei ao certo como é a eletrônica do GV 1.6, para dar uma informação mais precisa. Mas acredito q uma limpeza no sensor possa resolver.

Boa sorte!

Chuva
19/05/2013, 18:03
Não sou mecanico, mas não poderia ser MAP (ou MAF)?

mfjunior
19/05/2013, 19:29
Hoje em percurso de 100km voltou a travar entre 1000/1500 rpm. Além destes sensores há lógica em duvidar da bomba de combustível?

Chuva
19/05/2013, 19:47
É relativemente simples de testar a pressão da bomba de combustível. A maioria dos mecânicos tem manometro pra isso. O problema é a intermitência.. se for isso talvez não se encontre fácil ou rápido.

mfjunior
19/05/2013, 21:51
... a bruxa estava a solta. Rodei pela manhã exatos 98km, 36 em asfalto liso, raro nesta região da Bahia. Ao voltar, a tardinha, deixei o carro do lado de fora. Há poucos minutos fui colocar a viatura na garagem....e....nada da 1º entrar. Desliguei o motor e todas marchas entraram normalmente. Coloquei na garagem empurrando. Foi pro saco ou embreagem ou cilindro inferior. O nível de óleo está normal. 2 meses depois de comprá-lo o GV vai ficar uns tempos parado...:putz::shock:

Rainer 89
20/05/2013, 15:28
Que azar cara!!!

Não conheço bem a embreagem do GV mas se o óleo não baixou não deve ser cilindro... e embreagem ir pro saco sem dar sinal que vai quebrar é raro. Pode ser alguma coisa boba.

Boa sorte!

mfjunior
20/05/2013, 19:04
eu fiz uma sangria (vi num tópico aqui do fórum) e as marchas voltaram a entrar. Amanhã vou levar numa oficina pra fazer a sangria de forma correta e tirar a folga. A embreagem está ok ainda :-D

LFC
21/05/2013, 12:12
Hoje em percurso de 100km voltou a travar entre 1000/1500 rpm. Além destes sensores há lógica em duvidar da bomba de combustível?
O problema do seu carro pode ser a bomba sim. Ela esquenta e começa a falhar (e não acende a luz do check engine). Se vc for trocar, procure o kit da Bosch 103 e troque tb o filtro (acho que é o do Corsa, trocando os engates). Esse carro tb pode estar com excessiva carbonização no coletor de admissão. Depois disso, observe se os defeitos estão relacionados à temperatura. Essa oscilação poderia ser o sensor de temperatura. Além disso, há um defeito comum nesse motor que é o sensor de rotação, se bem que quendo ele está com defeito, esquenta e o carro apaga.
Abs,
LFC

mfjunior
22/05/2013, 08:58
Obrigado a todos. Passei os relatos para o mecânico. O GV está de repouso, deu pau no cilindro superior, embreagem. Estou pensando em trocar o kit todo e aproveitar e já trocar a bomba. O filtro que você falou é o que fica fora do tanque?Tem algum dentro??

LFC
22/05/2013, 11:40
Obrigado a todos. Passei os relatos para o mecânico. O GV está de repouso, deu pau no cilindro superior, embreagem. Estou pensando em trocar o kit todo e aproveitar e já trocar a bomba. O filtro que você falou é o que fica fora do tanque?Tem algum dentro??
Sim, fora do tanque somente.
Se não há vazamento de fluido da embreagem, veja se é possível somente trocar as buchas internas do cilindro (normalmente são como um êmbolo de seringa, entende?).
Boa sorte.
Abs,
LFC