Ver Versão Completa : Deixar ligado antes de sair com motor a diesel. Tem fundamento?
betobarreto
15/05/2013, 21:10
Olá galera do Forum.
Comprei recentemente uma ranger 3.0 xlt limited a diesel.
Quando o vendedor foi me entregar o carro ele me advertiu que era bom sempre deixar o carro de 30 segundos a 1 minuto ligado e parado sempre antes de sair com o carro e sempre antes de desliga-la.
Ele disse que isso era para uma melhor lubrificação da turbina o que faria aumentar consideravelmente a vida útil dela.
Como não manjo nada de mecânica muito menos a diesel gostaria da opinião de vcs. Acho que isso não tem nada haver ou viria essa advertência no manual. Mas não custa perguntar a quem entende.
Aproveito para perguntar se existe algum outro "macete" ou cuidado que tenho q ter com este carro/motor.
Abç
Paulo
lincolnjb
15/05/2013, 22:03
Amigo,
O sistema de lubrificação de qualquer veículo demanda um mínimo de tempo para fazer circular o óleo e lubrificar todo o conjunto adequadamente. Depois um noite inteira na garagem você deve realmente esperar no mínimo 30s antes de colocar no seu motor o esforço de arrancar.
Nos veículos a diesel (principalmente os que tem turbina) você deve fazer o mesmo antes de ligar/desligar. A turbina parte do zero quando você liga o carro e ainda estará em alta rotação quando você para o carro. Esperar alguns segundos antes de ligar/desligar o motor vai permitir que a lubrificação aconteça.
Este comportamento realmente aumenta a vida útil de todas as peças da sua viatura. (Nas camionetes a turbina fica na parte mais alta dentro do motor - enquanto a bomba de óleo fica lá em baixo).
Espero ter ajudado.
abraços
Olá galera do Forum.
Quando o vendedor foi me entregar o carro ele me advertiu que era bom sempre deixar o carro de 30 segundos a 1 minuto ligado e parado sempre antes de sair com o carro e sempre antes de desliga-la.
Ele disse que isso era para uma melhor lubrificação da turbina o que faria aumentar consideravelmente a vida útil dela.
Como não manjo nada de mecânica muito menos a diesel gostaria da opinião de vcs. Acho que isso não tem nada haver ou viria essa advertência no manual. Mas não custa perguntar a quem entende.
Aproveito para perguntar se existe algum outro "macete" ou cuidado que tenho q ter com este carro/motor.
Abç
Paulo
Amigo, troca de óleo e filtros no período correto (eu troco com 6000km). Água radiador sempre no nível. Diesel de boa qualidade. No mais é sempre lembrar que está num veículo utilitário, e não em um esportivo!
ja leu o manual do veiculo ?
Olá galera do Forum.
Abç
Paulo
É realmente é importante esse cuidado, principalmente ao parar a viatura, para que haja resfriamento da turbina.
Na minha SW4 não tem o adesivo, mas vi em uma 99 as seguintes observações:
Em percursos de rodovia rodados a 80 Km/h, aguardar 30 segundos em marcha lenta antes de desligar;
Em percursos de rodovia rodados a 100 Km/h, aguardar 60 segundos em marcha lenta antes de desligar;
Em percurso urbano, não há há necessidade de se aguardar em marcha lenta.
Boa sorte com sua viatura.:concordo:
Sem dúvida a recomendação procede pelos comentários anteriores.
betobarreto
19/05/2013, 09:38
Lí sim dudu83 e não diz nada a respeito, e pelo que o pessoal postou aqui é recomendável fazer isto mesmo.
betobarreto
19/05/2013, 09:40
Glaicon muito útil esta informação, só não entendo porque todos os veículos não vem com esta informação. Tem hora que eu penso que as fabricas deixam de colocar certas informações para que o cliente estrague o carro e eles tenham mais lucro. Vou adotar esta atitude.
betobarreto
19/05/2013, 09:45
Amigo,
O sistema de lubrificação de qualquer veículo demanda um mínimo de tempo para fazer circular o óleo e lubrificar todo o conjunto adequadamente. Depois um noite inteira na garagem você deve realmente esperar no mínimo 30s antes de colocar no seu motor o esforço de arrancar.
Nos veículos a diesel (principalmente os que tem turbina) você deve fazer o mesmo antes de ligar/desligar. A turbina parte do zero quando você liga o carro e ainda estará em alta rotação quando você para o carro. Esperar alguns segundos antes de ligar/desligar o motor vai permitir que a lubrificação aconteça.
Este comportamento realmente aumenta a vida útil de todas as peças da sua viatura. (Nas camionetes a turbina fica na parte mais alta dentro do motor - enquanto a bomba de óleo fica lá em baixo).
Espero ter ajudado.
abraços
Obrigado pelo esclarecimento LINCOLNJB. Seguindo esta ideia, aproveito para perguntar: Como moro num condominio fechado e da minha casa até a portaria devo gastar de 1 minuto a 2. Gostaria de saber se vc acha q tem problema fazer como venho fazendo.
Saio normalmente com o carro beeem devagar andando praticamente só em marcha lenta, sem deixar a turbina se armar. Desta forma eu penso que estou dando o tempo para a lubrificação e não corro risco de atropelar nenhuma criança solto brincando aqui no condomínio.
Obrigado mais uma vez pelas dicas.
Ramon Pires
19/05/2013, 10:03
O problema de aceler com o motor frio, segundo um mecanico que faz serviço para mim, é que os aneis vibram nas canaletas e alinham, e pra resolver o problema de anel alinhado só abrindo o motor, e de deixar o motor trabalhando em marcha lenta durante uns minutos resolve esse problema, e tambem pela lubrificação, ja que o óleo sobe e o motor esta em baixo giro, nao vai chegar a trabalhar ``a seco´´ por muito tempo
lincolnjb
19/05/2013, 19:11
Obrigado pelo esclarecimento LINCOLNJB. Seguindo esta ideia, aproveito para perguntar: Como moro num condominio fechado e da minha casa até a portaria devo gastar de 1 minuto a 2. Gostaria de saber se vc acha q tem problema fazer como venho fazendo.
Saio normalmente com o carro beeem devagar andando praticamente só em marcha lenta, sem deixar a turbina se armar. Desta forma eu penso que estou dando o tempo para a lubrificação e não corro risco de atropelar nenhuma criança solto brincando aqui no condomínio.
Obrigado mais uma vez pelas dicas.
30s nao vai te matar....mas pode matar o seu carro.
Faca o seguite.....ligue o carro e desca para dar uma olhada se os pneus estao cheios ...he...he...
Ou va ver o porque o portao esta rangendo.....sei.la... mas de esse tempo pro seu motor.
Abracos
Rodrigo Wolpert
29/06/2013, 04:02
No manual da Ranger diesel está escrito essa recomendação de deixar o motor ligado por um tempo antes de sair e antes de desliga-lo novamente.
Achei o adesivo.
Era de uma viatura à venda e consegui baixar a foto.:concordo:
Desnickadu
29/06/2013, 11:49
30s nao vai te matar....mas pode matar o seu carro.
Faca o seguite.....ligue o carro e desca para dar uma olhada se os pneus estao cheios ...he...he...
Ou va ver o porque o portao esta rangendo.....sei.la... mas de esse tempo pro seu motor.
Abracos
Esse xiitismo é desnecessario.
Motor nenhum vai morrer por 30s "mais ou menos quente ou frio". É uma boa pratica, não quer dizer que é essencial.
Assim como não acelerar nas trocas de marchas, não descansar o pé no pedal de embreagem, não andar com giro alto por muito tempo e outos, fazer esse tipo de coisa apenas vai encurtar a "vida util" do motor.
O que, se vc for pensar não faz muito sentido. Já que a vida útil de um motor é um intervalo de quilometragem, que tem gente que funde um motor com 50.000 enquanto outro rodam 1.000.000, vc nunca vai saber o que realmente aconteceu ou o que foi bom ou ruim pro seu motor....
Edintruder
29/06/2013, 13:55
Os 30 segundos é propriamente para aumentar a vida útil da turbina.
Pelo que eu li até agora, ninguém esclareceu porque o vendedor recomendou a espera dos 30 segundos. Muito bom o vendedor ter recomendado, pois a maioria não se importa com isso...
Quando o motor está desligado o óleo do mancal da turbina desce para o cárter e fica sem lubrificação. Como ao acelerar a turbina pode atingir facilmente mais de 90.000rpm, fazer isso sem óleo é desgastar o eixo e retentores muito rápido. Em 30 segundos dá tempo do óleo chegar no mancal da turbina e aumentar a pressão de lubrificação antes da turbina passar de 10.000rpm. Sem falar dos outros fatores que o Ramon citou.
Ao desligar, deixa o motor na lenta para auxiliar no resfriamento (principalmente nas SW4) e para a turbina reduzir ao máximo a rpm antes de cessar sua lubrificação. Entenda que ao desligar o motor, a turbina segue girando por até 40 segundos, e isso com o fluxo de óleo cessado...
Mas em rodovias sempre aguarda mais de 1 minuto antes de desligar para reduzir a temperatura da turbina de cerca de 1000°C para cerda de 400°C. Nas SW4 isso gera trincas no cabeçote.
marcoswiedemann
29/06/2013, 17:15
Pelo que eu li até agora, ninguém esclareceu porque o vendedor recomendou a espera dos 30 segundos. Muito bom o vendedor ter recomendado, pois a maioria não se importa com isso...
Quando o motor está desligado o óleo do mancal da turbina desce para o cárter e fica sem lubrificação. Como ao acelerar a turbina pode atingir facilmente mais de 90.000rpm, fazer isso sem óleo é desgastar o eixo e retentores muito rápido. Em 30 segundos dá tempo do óleo chegar no mancal da turbina e aumentar a pressão de lubrificação antes da turbina passar de 10.000rpm. Sem falar dos outros fatores que o Ramon citou.
Ao desligar, deixa o motor na lenta para auxiliar no resfriamento (principalmente nas SW4) e para a turbina reduzir ao máximo a rpm antes de cessar sua lubrificação. Entenda que ao desligar o motor, a turbina segue girando por até 40 segundos, e isso com o fluxo de óleo cessado...
Mas em rodovias sempre aguarda mais de 1 minuto antes de desligar para reduzir a temperatura da turbina de cerca de 1000°C para cerda de 400°C. Nas SW4 isso gera trincas no cabeçote.
Muito boa sua explicação
para quem tem viatura a diesel acho que perder 30 segundos ou 1 min não é nada.
para quem ta acostumado com motores a gasolina que são totalmente diferentes dos diesel
gasolina é liga e sai andando, verifica a saída da surdina pra ver quanto vapor sai por ela.
eu sou tão maniatico, que até no meu palio eu espero pra sair. deixo dar uma esquentadinha. mal não fará.
Edintruder
29/06/2013, 20:18
Mas é questão de adaptação. No meu caso, nos 30 segundos eu coloco o cinto de segurança e manobro em marcha lenta. Eu levo mais que isso para sair do pátio de casa, e saio sempre manobrando em marcha lenta para não fazer mais fumaça do que já faz, e quando chego em algum lugar e o tempo de estacionar, tirar o cinto e fechar os vidros antes de desligar o motor.
marcoswiedemann
29/06/2013, 22:23
Mas é questão de adaptação. No meu caso, nos 30 segundos eu coloco o cinto de segurança e manobro em marcha lenta. Eu levo mais que isso para sair do pátio de casa, e saio sempre manobrando em marcha lenta para não fazer mais fumaça do que já faz, e quando chego em algum lugar e o tempo de estacionar, tirar o cinto e fechar os vidros antes de desligar o motor.
Falou uma grande verdade
o tempo pra fechar os vidros e tira o cinto com o motor ligado, ja é o tempo ideal pra lubrificar a turbina.
a mesma coisa na hora de ligar, depois coloca o cinto da uma olhada no retrovisor ja se foi os 30 segundos.
Artilheiro
30/06/2013, 15:57
É isso mesmo... esse intervalo é para evitar que o eixo da turbina gire sem lubrificação...
A turbina na Ranger 3.0 só é acionada a 1.500 giros.. ai pode-se ir manobrando.. andando de boa até dar os 30 segundos... mesma coisa antes de desligar .. já vem na rua de boa... quase parando... ai já deu o tempo... faço sempre isso..
Em lojas de preparação ( carros de arrancada ) vendem um timer que mantém o carro ligado por 1 min mesmo depois de tirar as chaves...
As Rangers 2.8 vinham com adesivo no vidro pedindo 45seg as 3.0 pedem 30seg... as Hilux e Triton não tem adesivo nenhum...
Edintruder
30/06/2013, 23:23
Artilheiro, a turbina é acionada no momento que o motor é ligado, porém ela só gera pressão acima de 0,5 Bar nos 1500rpm.
Artilheiro
01/07/2013, 12:02
Artilheiro, a turbina é acionada no momento que o motor é ligado, porém ela só gera pressão acima de 0,5 Bar nos 1500rpm.
Desculpe pelo erro... não lembro onde li que só era depois dos 1.500..
Mas obrigadoo... bom saber disso..
Valewww
lincolnjb
01/07/2013, 14:49
Tai uma explicação que eu não deixaria de ler.
Preciso, cientifico e altamente correto.
abraços
Edintruder
03/07/2013, 12:07
Desculpe pelo erro... não lembro onde li que só era depois dos 1.500..
Mas obrigadoo... bom saber disso..
Valewww
É que só "sentimos" a turbina quando o motor entra na faixa de torque, que varia em cada motor. Nos motores com bomba injetora mecânica, o sistema de injeção só inicia a sua compensação acima de 0,5 bar para manter o nível de fumaça baixo. Quando a válvula LDA inicia seu curso (a partir de 0,5 bar até 1,4 bar), ela vai aumentado gradativamente o débito do diesel, que nada mais é do que mias acelerador. Por isso sentimos a atuação da turbina pois a BI compensa com mais diesel.
Em motores eletrônicos isso ocorre da mesma forma, mas controlada eletronicamente para evitar a fumaça preta. Se a compensação de injeção ocorrer antes dos 0,5 bar terá bastante fumaça preta, então sentimos a turbina atuando também dentro da faixa de torque do motor, ou 1500 rpm na maioria dos casos. Uma turbina menor entra com a pressão antes dos 1500 e uma turbina maior entra depois dos 1500 rpm, mas tudo é calculado. Os 2.5 HSD entram após 1700, mas com ajuste na BI ela entra nos 1500 rpm mas com bastante fumaça preta.
Voltando ao assunto, um dos motivos dos motores Maxion 2.5 HSD terem ganhado tal má fama se dá ao mau uso dele, com o bom exemplo de pessoas acostumados à motores a gasolina serem os maiores compradores das S-10 e Rangers na época do seu lançamento, e como não sabiam dos cuidados com a turbina, muitos tiveram motores condenados por fazerem fumaça branca, que nada mais é do que o retentor da turbina estourado que jogava muito óleo na admissão e escapamento. Daí foi campo fértil para muitos merdânicos ganharem dinheiro em cima de proprietários desavisados...
eu sou tão maniatico, que até no meu palio eu espero pra sair. deixo dar uma esquentadinha. mal não fará.
Dois... eu também espero pra sair e desligar, sempre uns dois ou três minutos.
Pela manhã, após o café, ligo o carro e vou escovar os dentes. Quando chego, fecho os vidros, tiro o cinto de segurança e as compras do supermercado, aí sim, desligo o carro. Neurose total... KKKKKKKKKK
Engraçado meu TROLLER 2017 tirado zero km vem com o adesivo de alerta solicitando deixar o motor em marcha lenta e sem sobrecarga por 30 segundos ANTES DE DESLIGAR. Por que será não falam nada com relação à partida r saida? Mesmo motor da Ranger 3.2 XLT Duratorq de 200cv
Engraçado meu TROLLER 2017 tirado zero km vem com o adesivo de alerta solicitando deixar o motor em marcha lenta e sem sobrecarga por 30 segundos ANTES DE DESLIGAR. Por que será não falam nada com relação à partida r saida? Mesmo motor da Ranger 3.2 XLT Duratorq de 200cv
Para evitar o corte repentino da refrigeração da turbina.
Principalmente, para quem está trafegando em rodovia.
Entre partir com o motor frio e, parar repentinamente com ele quente, este último provocará maiores danos.:concordo:
Danilo Garcia
29/03/2018, 18:49
Na minha 2009 3.0 vem um adesivo no parabrisa que diz 45 segundos, antes e depois de andar com o carro.
No manual da minha ranger 2013 diesel tem o aviso para deixar um minuto (eu acho) ligado antes e depois de rodar. O depois de rodar, é principalmente por conta da turbina ainda poder estar girando a altas rotações. No meu caso, eu ligo ela logo cedo e tiro da garagem quase sem acelerar e desço pra fechar o portão, só ai já deu mais de um minuto, e quando estou chegando em casa, na rua de casa já estou dirigindo bemmm de boa, rotação baixa, sossegado, ai eu chego, deixo ligado enquanto abro o portão e guardo na garagem quase sem acelerar, e ainda espero uns 15 segundos antes de desilgar, as vezes se precebo que andei meio chutado ai eu largo ligado enquanto fecho o portão e somente depois eu desligo.