Conectar

Ver Versão Completa : Quebras na caixa de direção do Maverick

Pagani
05/10/2005, 19:09
AE !!

Utilizo a caixa de direcao do maverick em meu CJ5 com pneus 235 85 R16, recapados.

Acho muiot eficiente para o uso que dou ao Jeep (trilhas pesadas). Por''em pela segunda vez houve uma ruptura da lona q faz a união da caixa com a barra de direção...

Alguem utiliza alguma alternativa que substitua esta lona ou o causador desta quebra...

[]'s desgovernados

leovalle
05/10/2005, 19:16
AE !!

Utilizo a caixa de direcao do maverick em meu CJ5 com pneus 235 85 R16, recapados.

Acho muiot eficiente para o uso que dou ao Jeep (trilhas pesadas). Por''em pela segunda vez houve uma ruptura da lona q faz a união da caixa com a barra de direção...

Alguem utiliza alguma alternativa que substitua esta lona ou o causador desta quebra...

[]'s desgovernados

Pagani,

Pra romper a lona, deve estar desalinhado. Não use sem ela pq senão as porradas no sistema vão direto pro volante.

[]'s

Pagani
05/10/2005, 19:33
:concordo:

Como assim desalinhado? a caixa em relação a barra?

VLW

Luciano de Castro
05/10/2005, 23:16
Pagani,
O mecânico que instalou essa cx no meu jipe, soldou (torneiro) um complemento no eixo de saída da cx; com estrias onde acopla uma cruzeta da direção de FIAT, e daí, as barras retráteis de opala. Não tem essa lona. Tenho usado o jipe no dia-a-dia (um ano), sem problema, mas ainda não botei no rala.
Sua adaptação tem barras retráteis, que absorvem qualquer torção do sistema?
Boa sorte.
Lula

Elmer_Jeep
06/10/2005, 09:09
Tira a porcaria dessas lonas e instala uma barra articulada da F1000, custa algo próximo de 200 reais nas concessionárias mas vale a pena. Meu jeep tem pneus 35x12,5 e direção hidráulica de opala, já tem 4 anos, 100 mil km e nunca tive problemas.

[]'s

Pagani
06/10/2005, 09:52
Pagani,
O mecânico que instalou essa cx no meu jipe, soldou (torneiro) um complemento no eixo de saída da cx; com estrias onde acopla uma cruzeta da direção de FIAT, e daí, as barras retráteis de opala. Não tem essa lona. Tenho usado o jipe no dia-a-dia (um ano), sem problema, mas ainda não botei no rala.
Sua adaptação tem barras retráteis, que absorvem qualquer torção do sistema?
Boa sorte.
Lula

AE !!

Ela já tem o sistema retratil...
Neu medo unico receio é que algo poderia estar forcando e a lona quebrando por ser o menos resistente do sistema... Dpois da trilha sem a lona parafusei tudo e nao senti nenhuma vibracao...

[]'s desgovernados

monge
14/10/2005, 08:55
Eu tenho a mesma direção.

Esta lona minha rompeu há uns 3 anos e no meio da trilha mesmo eu aparafusei sem a lona, e estou rodando até hoje sem problema nenhum.

[]'s

Eugênio

Pagani
14/10/2005, 17:31
Eu tenho a mesma direção.

Esta lona minha rompeu há uns 3 anos e no meio da trilha mesmo eu aparafusei sem a lona, e estou rodando até hoje sem problema nenhum.

[]'s

Eugênio

AE !!!

Eiu pensei em fazer isso, pois sai da trilha do mesmo modo, mas achei estranho a quebra e meu medo e soltar fortalecendo este ponto e comprometer algo acarretando em quebra em outro setor...

[]'s ainda desgovernados

14/10/2005, 18:53
Parafusa direto , pode ficar tranquilo, que nao tem erro.

leopoldo
15/10/2005, 18:31
Dependendo do ângulo em que ela trabalha, tem erro sim !

O Pagani só poderia parafusar SE na montagem dele os barramentos estão alinhados

Se não, vai forçar alguma coisa.

Giovani
15/10/2005, 22:23
Ela já tem o sistema retratil...
Neu medo unico receio é que algo poderia estar forcando e a lona quebrando por ser o menos resistente do sistema... Dpois da trilha sem a lona parafusei tudo e nao senti nenhuma vibracao...
:pensativo: Sei não... Mas creio que seja esse o problema. Ou vc tem a lona ou vc tem a barra retrátil. As duas juntas não combinam.
No momento em que vc esterça, a tendência das peças que seguram a lona é de se afastarem uma da outra. Sendo a barra retrátil, nada impedirá esse movimento, causando a ruptura da lona.
Ou vc tira a barra retrátil ou vc troca a lona por uma cruzeta. Na minha opinião, ficaria com a retrátil e colocaria uma cruzeta. :concordo:
Uso assim no meu jeep à vários anos, sem problema algum.

:!: Não parafuse as peças juntas, sem a lona!!! É preciso uma articulação nesse ponto, senão a barra quebra!!

Léo-poldo... Mesmo estando alinhado, a carroceria se move em relação ao chassi, por isso é necessária uma articulação. :wink:

[]'s

leopoldo
16/10/2005, 01:05
Sim Giovani.

Mas também depende do tipo de coluna que ele usa. Tem coluna com junta deslizante "interna" ...... Mas não sei qual ele usa !

Definitivamente, a almofada não foi feita para servir como se fosse cruzeta e sim absorver os movimentos axiais e alguma coisa angular da caixa em relação ao painel .... onde a coluna está presa.

Quanto maior a distância e quanto maior a torção do chassis, pior fica para a almofada.

e pode ser por movimento axial excessivo que a almofada esteja estourando.

Assim, a cura só se daria colocando uma luva deslizante no meio do caminho.

O ideal seria usar cruzeta+junta deslizante mas, de novo, como não vimos como ele montou, primeiramente deveríamos ver as fotos de como está a montagem do sistema dele

Voltando ao caso em questão, caso a almofada se rompa, só daria para aparafusar direto e como medida de emergência (caso não haja junta deslizante no caminho ..... ) se houvesse alinhamento entre os eixos.

Giovani
16/10/2005, 01:33
Sim Giovani.

Mas também depende do tipo de coluna que ele usa. Tem coluna com junta deslizante "interna" ...... Mas não sei qual ele usa !
Sim, sem fotos ou uma descrição mais detalhada, estamos na área das subjeções...
Mas pelo pouco que está descrito, suponho que esse não seja o caso, pois tendo uma direção de Maveco, a adaptação "tradicional" é com uma coluna fixada no painel e na parede corta-fogo. E ele tem uma junta deslizante, entre a coluna e a cx. de direção, que deve estar montada lá na frente da grade do radiador. Como ele disse que parafusou direto, sem sentir "vibração", suponho que estejam alinhadas, senão isso não seria possível.

Definitivamente, a almofada não foi feita para servir como se fosse cruzeta e sim absorver os movimentos axiais e alguma coisa angular da caixa em relação ao painel .... onde a coluna está presa.
Quanto maior a distância e quanto maior a torção do chassis, pior fica para a almofada.
e pode ser por movimento axial excessivo que a almofada esteja estourando.
Assim, a cura só se daria colocando uma luva deslizante no meio do caminho.
Discordo... Ele já tem uma deslizante. Por isso que está estourando a junta elástica. Essas 2 juntas não combinam. É uma ou outra.
Junta elástica (lona) c/ ou s/ cruzeta e sem deslizante. Ou...
Junta deslizante + cruzeta. A melhor opção sem dúvida! :concordo:

O ideal seria usar cruzeta+junta deslizante...
Voltando ao caso em questão, caso a almofada se rompa, só daria para aparafusar direto e como medida de emergência (caso não haja junta deslizante no caminho ..... ) se houvesse alinhamento entre os eixos.
Isso aí!!! :concordo:

[]'s

Pagani
10/11/2005, 13:22
AE !!

Galera desculpe-me pela falta de respeito, pois coloquei uma dúvida e não apareci mais pra dar sequencia ao problema e ajudar ao vcs entenderem meu problema...

Aproveitando hj a folga no trampo, vou visitar o CJ ainda em coma pra tirar umas fotos...

[]'s desgovernados...

Pagani
23/11/2005, 09:53
AE !!!

DEscobri o problema das quebras da junta elastica...

Fiz duas tentativas, uma com junta elastica e outra com cruzeta, porém fica extremamente dura a direcao, não espero vida facil com esta caixa, mas está muito mais dura que o normal, inviabilizando a conducao...

Retirei a caixa, trokei os rolamentos, limpeza e adicao de oleo 140... fora da viatura rodo com a mao sem esforco algum, mas ao instala-la parece ate estar travada...
Os terminais estão 100% engrachados e nao apresentam sinais de dano.
Utilizo o sistema com uma barra longa conectada a roda mais distante da caixa e as duas rodas conectadas por uma outra barra.

Alguem tem alguma luz...

PS: a Hidraulica será instalada com o restante do upgrade.

[]'s desgovernados...

Giovani
23/11/2005, 20:34
Alguem tem alguma luz...

Verifique o ajuste dos rolamentos do munhão. E também o estado deles. É comum o inferior detonar pela água...

O mestre Leopoldo deu uma aula sobre isso aqui:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=1880&highlight=munh%E3o

[]'s :concordo:

Hélio
23/11/2005, 21:01
Ae Pagani !

E os rolamentos dos munhões ? ...estão ok ?

Levanta a frente do CJ, livrando as rodas do chão e pede para alguém movimentar o volante, dai vc tem uma idea melhor que pode estar acorrendo.
:pensativo:

[]'s dirigidos 8)

Pagani
23/11/2005, 21:08
AE !!

Valeu Giovani, amanhã vou seguir o procedimento... :concordo:

Helio, os eixos foram revisados não tem um ano, mas mesmo assim vou verificar tudo...

[]'s

Pagani
24/11/2005, 18:44
AE !!!

Vamos lá:

desconectei a caixa do conjunto e levantando o CJ empurrando o pneu com as maos sem fazer força eh uma manteiga.

Desmontei tudo, caixa, braços tudo... lavei novamente mandei graxa emontei.

Com a viatura parada, a força se equivale a um carro com dir hidraulica com o motor desligado...
Em movimento esta uma beleza....

O duro q nao tenho outro CJ pra comparar as forças e ver se a minha esta dura ou nao...

Um ponto de atençao a minha caixa eh de Opala... :oops:
Sempre achei que fosse do mavera, mas tinha a inscricao GM no corpo da caixa...

[]'s direcionados e musculosos

Thiago Rodeghel
24/11/2005, 19:02
AE !!!

O duro q nao tenho outro CJ pra comparar as forças e ver se a minha esta dura ou nao...

Um ponto de atençao a minha caixa eh de Opala... :oops:
Sempre achei que fosse do mavera, mas tinha a inscricao GM no corpo da caixa...

Depois qdo eu falo vc naum acredita :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Desde o dia q vc trocou os eixos, e foi lá no posto, testei sua direção no cimento liso. Achei duro demais pra quem falava q era do maveko :pensativo: ... Olhando ela já falava q era de Opala. Mas tdo bem :stop: :lol: :lol: :lol:

Lembra dos cabos de vela né :lol: :lol: :lol: Mas já até acostumei com isso :palmas: :palmas: :palmas:

[s]hidraulicos

Hélio
24/11/2005, 19:28
... Com a viatura parada, a força se equivale a um carro com dir hidraulica com o motor desligado...
Em movimento esta uma beleza....

O duro q nao tenho outro CJ pra comparar as forças e ver se a minha esta dura ou nao.......

Ae Pagani ! blz!

Se vc quiser testar no meu CJ ( DH com o CJ parado) esteje a vontade :mrgreen:

Mas, vc acha que é a caixa que esta com problema ou o conjunto ?

Tenho uma caixa de opala, aqui em casa....se vc quiser trocar a sua pra ver no que dá, é só dar um alô.

[]'s

8)

Pagani
24/11/2005, 20:11
AE!!!

Pô Helião ia ser show de bola tirar esta duvida...

Se estiver na mão podemos marcar já estou crack em trocar caixa... heheheh...

VLW

Elmer_Jeep
25/11/2005, 02:11
Cara, a direção mecanica do opala é pesada mesmo.

Tenho dois clientes aqui que adaptaram no CJ caixa mecanica do opala e alguns meses depois trouxeram o jeep pra substituir/adaptar a hidráulica... :pensativo:

[]'s

Pagani
25/11/2005, 21:36
AE !!

Acabei desistindo de fazer a caixa mecanica ficar legal e comprei uma caixa e bomba do opala...

Agora gostaria de ver fotos da fixacao da bomba no BF pra ter uma ideia...

[]'s

Chiari
26/04/2006, 21:58
Olá Sr.(s), tenho uma caixa de Maverick no meu CJ e já tive anteriormente a do Opala, e sem dúvida a do Maverick é bem melhor.]Quanto a essa borracha eu consegui eliminála utilizando duas cruzetas do Fiat 147 e a barra de direçã da coluna do opala só que sem os pinos de trava, dessa forma ela fica telescópica.
Abraço.