PDA

Ver Versão Completa : Ottomovel - engesa f1

OTTO HEITZMANN
15/05/2013, 12:57
411261411262411263411264411265

o projeto

Eduardo Velo
15/05/2013, 13:12
Otto , vc tem detalhes de como instalar essa fechadura na tampa traseira ??
Qdo acha que vai ficar pronto ??

Muito bom esse esquema da frente , da até pra retirar pra facilitar mais ainda ...

OTTO HEITZMANN
15/05/2013, 13:13
Resposta para o Zeca

"Otto,

Enquanto você não tem tópico, vamos usando o de Uxio mesmo! hehehehe ele não se importa!

Você vai usar a trava do wrangler pra fechar o capô ou todo o conjunto da frente?

Se for a segunda opção, não sei se ele vai aguentar. Já pensou em usar travas de caminhões? tipo F12000"

Bom zeca, é melhor criar logo um tópico não ficar enchendo o saco Uxio,

Sim, vou usar a trava do Wangler para travar todo o conjunto, por incrivel que parece o conjunto é bastante leve, quando fechado, fica bastante firme. Um dos motivo que resolvi fazer o capo abrir desse jeito foi porque pelo menos umas 4 vezes tive o capo aberto em movimento e numa viajem que fiz para patagonia o vento era tão forte que tive que amarrar o capo com uma cordinha, pois os fechos originais não estavam aguentando a pressao do vento, acho que com isso acho que resolvo este problema

Vídeo0003 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=tMi0Wu_2kGA)

OTTO HEITZMANN
15/05/2013, 13:19
Outra vantagem, é que agora tenho acesso facil a qualquer parte do motor, filtro de Oleo, Ar, direção, motor de arranque......

OTTO HEITZMANN
15/05/2013, 13:45
Otto , vc tem detalhes de como instalar essa fechadura na tampa traseira ??
Qdo acha que vai ficar pronto ??

Muito bom esse esquema da frente , da até pra retirar pra facilitar mais ainda ...

Oi Eduardo, quanto a tampa traseira do troller, cortei a carroceria de fibra, fiz uma estrutura reforçada de metal, inseri na fibra......na realidade é muito facil mexer com a fibra

zeca_cj
15/05/2013, 14:32
Show de bola Otto!

Parabens pelo projeto!

Estarei aqui acompanhando quietinho :)

OTTO HEITZMANN
15/05/2013, 15:07
resposta para Zeca

""Ontem a Sucom bateu aqui na porta porque os vizinhos reclamaram do barulho da lixadeira, mas assim que a seção de corte e desbaste acabar o barulho também acaba.""

KKKKKKKKKKKKK, essa maquininha é danada....é a que mais uso....kkkkkkkk, .....estou trabalhando na garagem da casa da minha mãe.O foda é lixar e cortar a fibra.......levanta um pó danado, lá esta tudo branco, o jardim, as plantas, os cachorros, papagaio.......só mesmo a mãe para aguentar.
Depois de lixar ou cortar a fibra, fico parecendo un véio de 100 anos, cabelo branquinho baranquinho....o pior que a fibra "pinica pra caramba".
Hoje penso duas vezes antes de reclamar dos funileiros......

zeca_cj
15/05/2013, 15:17
Rsrsrsrs

De acordo com a SUCOM, estou limitado a usar a lixadeira pra limpar o chassis de 7 as 18h. O problema é que nesse horario eu to trabalhando... Infelizmente nasci lindo inves de rico.

Ontem até consegui lixar um pouco no horario do almoço.. 20 minutinhos só. Nesse ritmo vai demorar pacas pra terminar!

Sabado tambem daria pra fazer, mas a patroa disse que esse sabado eu quero viajar com ela. Entao ja sabe né...

Não tive coragem de mexer na fibra ainda, justamente por esse inconviniente. Deixei a carroceria lá na oficina mas o fibreiro tambem está me enrolando.

Se ele continuar, o jeito vai ser cair pra dentro dela tambem. Ja comprei macacão tyvek, luva, mascara, oculos etc... só falta talco e disposição!

OTTO HEITZMANN
15/05/2013, 20:37
Uma dica que dou para quem tem jeep de fibra de vidro é o uso do rebite porca "plusnut", tampa do assoalho, lanterna, painel, alargador do paralama, farol, tudo é montado com esse rebite, facil e rapido de usar, é uma mão na roda.

uxio69
15/05/2013, 22:51
Ôpa, chegando pra pitacar. Pode? :mrgreen:

Show essa mudança que fez. Pra acessar o motor é bão dimais! :palmas:

Os desenhos do post #1 foi vc quem fez?

Eduardo Velo
16/05/2013, 10:33
Poxa , pq vc não mostrou isso antes ?? rsrsrs ... pra fixar o tampão da porta coloquei madeira encaixada na volta toda e usei parafuso soberbo , funcionou muito bem , ta bem firme e tem como tirar e por de novo sem problema de ficar solto , mas esse treco aí ia ficar mehor ainda ...
Esse serviço da trava na tampa tras. vou ter que ver ao vivo pra entender como faz , por enqto abro por dentro , e a tampa com vidro está fixa pq quebrou a fixação na dobradiça num acidente , estava querendo muito deixar uma tampa só com vidro e estepe e precisaria de uma boa trava com chave como essa que vc fez ...

abs ...

OTTO HEITZMANN
16/05/2013, 12:54
Uxio.....fui eu que fiz, abaixei o programa "SKETCHUP" e fiz os desenhos para mostrar ao amigos que eles achavem da reforma, acabei usando tambem para desenvolver algumas peças.....se viu o que faz a necessidade!!!!!!! de jipeiro para desing grafico, passando por mecanico, funileiro, fibreiro, eletrecista, engenheiro....., pra que fazer faculdade ?????, basta ser jipeiro.......kkkkkkk

OTTO HEITZMANN
16/05/2013, 13:04
Eduardo, posso dizer que a reforma do Ottomovel só deslanchou depois que encontrei esses rebites.
Quanto a tampa traseira, ela é do Troller, a fechadura tambem, eu só fiz o encherto da tampa do Troller no Engesa, segue as fotos do Troller doador

Eduardo Velo
16/05/2013, 13:34
Otto , muito bom ver as fotos , minha dúvida era o encosto ...
Da pra ver que tem 2 batentes em angulo pra segurar bem firme a porta e depois a trava funciona exclusivamente como trava , no engesa a trava é tb o batente , por isso a curiosidade , teria que refazer a parte de encosto no engesa pra essa adaptação ... mas não acho que seja complicado ...

Tem um amigo nosso que entrou no mundo 4x4 depois dos 60 anos , o comentário dele é que isso é uma fonte da juventude ... rsrs , e que deveria ter conhecido muito tempo atras ... somos mecanicos , eletricistas , engenheiros , projetistas , soldadores , ferramenteiros , fibreiros , funileiros ... e Gambiarristas Juramentados ... rs .

OTTO HEITZMANN
16/05/2013, 13:46
Tem um amigo nosso que entrou no mundo 4x4 depois dos 60 anos , o comentário dele é que isso é uma fonte da juventude ... rsrs , e que deveria ter conhecido muito tempo atras ... somos mecanicos , eletricistas , engenheiros , projetistas , soldadores , ferramenteiros , fibreiros , funileiros ... e Gambiarristas Juramentados ... rs .[/QUOTE]

Pior que acho que é verdade...., o que eu gasto de dinheiro no jeep, economizo no médico......

zeca_cj
16/05/2013, 14:30
Uxio.....fui eu que fiz, abaixei o programa "SKETCHUP" e fiz os desenhos para mostrar ao amigos que eles achavem da reforma, acabei usando tambem para desenvolver algumas peças.....se viu o que faz a necessidade!!!!!!! de jipeiro para desing grafico, passando por mecanico, funileiro, fibreiro, eletrecista, engenheiro....., pra que fazer faculdade ?????, basta ser jipeiro.......kkkkkkk

Opa vou baixar esse ketchup!

Um tempo atras tentei aprender a mexer no solid works mas o trem é muito dificil.

zeca_cj
16/05/2013, 14:32
Tem um amigo nosso que entrou no mundo 4x4 depois dos 60 anos , o comentário dele é que isso é uma fonte da juventude ... rsrs , e que deveria ter conhecido muito tempo atras ... somos mecanicos , eletricistas , engenheiros , projetistas , soldadores , ferramenteiros , fibreiros , funileiros ... e Gambiarristas Juramentados ... rs .

Pior que acho que é verdade...., o que eu gasto de dinheiro no jeep, economizo no médico......[/QUOTE]

falando em soldadores..

ontem chegou a maquina de solda que comprei.. fiquei das 19 as 22h queimando eletrodo pra ver se aprendo a fazer escama de peixe.

To aprendendo... to aprendendo!!!

Eduardo Velo
16/05/2013, 14:39
A pratica leva a perfeição ... , fiz muitas soldas no Senai e depois numa firma que trabalhei pouco tempo , faz mais de 35 anos isso , depois só pra quebra galho , aí qdo vou soldar tem que derreter um pouco em algum pedaço de ferro pra praticar e mesmo assim fica mais pra coco de pombo ... rs , acabo só ponteando e levo numa oficina de escape pra terminar ... toma cuidado com os olhos e manda ver ...

OTTO HEITZMANN
16/05/2013, 14:56
A minha solda tambem é sofrivel, descobri que a solda eletrica faz muita sujeira, tem que ficar limpando o tempo todo, ja desisti de tentar fazer a escama de peixe, hoje só vou ponteando, depois limpo e verifico se ficou firme, e passo uma massa plastica para disfarçar, depois de pintada até parece coisa de profissional, mas só coisas mais simples, coisa mais sofisticada, levo para um soldador, tipo: fazer uma solda na ponta do chassis para colocar o guincho.

OTTO HEITZMANN
16/05/2013, 15:02
Zeca,.....não é possivel, as situações que voce comenta, são muito parecidas com as minhas, eu tambem, quando compreio a maquina de solda, fiquei a noite treinando, acho que vc é um clone.......kkkkkkkkkk.

As minhas primeiras tentativas com a maquina de solta, o maldito eletrodo grudava na peça,
quando começa a solda....não enxergava nada, é necessario ter sencibilidade na mão......coisa que só agora, depois de 5 meses estou conseguindo.

OTTO HEITZMANN
16/05/2013, 15:11
Hoje talvez não compraria a solda eletrica, talvez mig, que não faz tanta sujeira.

haundrich
16/05/2013, 18:50
Que massa está ficando o Ottomovel !!!

Abertura total do capô ainda livrou o guincho da frente , muito legal

Pergunta: Onde ficou as baterias?
Calço de quantas pols?
Que banco você está usando?
qual é o trem de força ?

Aproveitando, no armazem 3D tem sketchup de outro engesa, azul. Esse não é meu.
Estou desenhando o chassis do engesa F2, assim que tiver pronto disponibilizo.

OTTO HEITZMANN
16/05/2013, 20:38
" Abertura total do capô ainda livrou o guincho da frente , muito legal"

Depois muita analise, mudei o projeto original, resolvi aposentar o Guincho Envemo e comprar um 12000 compacto ZHME, com isso mudei a posiçao das dobradiças do capo.

"Pergunta: Onde ficou as baterias?"

Não precisava, mas estava com espaço sobrando, coloquei entre o chassis no meio do jeep

"Calço de quantas pols?"

Isso não gostei, mas não teve jeito, não havia como colocar a carroceria, acho que estou com 15cm

"Que banco você está usando?"

Bancos de Couro Rally Desing, com decanso de braço

"qual é o trem de força ?"

Motor Maxion, cambio clack 240v, tranf. toyota

Aproveitando, no armazem 3D tem sketchup de outro engesa, azul. Esse não é meu.
Estou desenhando o chassis do engesa F2, assim que tiver pronto disponibilizo.[/QUOTE]

OTTO HEITZMANN
16/05/2013, 20:59
Filtro de Ar Troller

OTTO HEITZMANN
16/05/2013, 21:04
"Aproveitando, no armazem 3D tem sketchup de outro engesa, azul. Esse não é meu.
Estou desenhando o chassis do engesa F2, assim que tiver pronto disponibilizo.[/QUOTE][/QUOTE]"

Puxa!!!!!!...que legal!!!!!....vou procurar

haundrich
16/05/2013, 21:05
Heitzmann

Você alargou entre o chassis? a caixa de câmbio e de transferência estão com bastante espaço!

OTTO HEITZMANN
16/05/2013, 21:25
Não, não mexi no chassis

OTTO HEITZMANN
17/05/2013, 12:32
Mais detallhes da fixaçao da frente

OTTO HEITZMANN
17/05/2013, 12:35
Freio de Mão Hidraulico......ainda em fase de desenvolvimento

zeca_cj
17/05/2013, 15:45
Zeca,.....não é possivel, as situações que voce comenta, são muito parecidas com as minhas, eu tambem, quando compreio a maquina de solda, fiquei a noite treinando, acho que vc é um clone.......kkkkkkkkkk.

As minhas primeiras tentativas com a maquina de solta, o maldito eletrodo grudava na peça,
quando começa a solda....não enxergava nada, é necessario ter sencibilidade na mão......coisa que só agora, depois de 5 meses estou conseguindo.

Otto, sigo a filosofia "Se quer bem feito, faça voce mesmo"

Só preciso praticar pra melhorar.

Olha ai as esculturas que fiz com os pedaços que cortei da suspensão do Troller!

Sou praticamente um artista plastico!

https://lh5.googleusercontent.com/-eLxrzbMCEOw/UZZzLK0mUyI/AAAAAAAAF04/QaKUX1s_rmI/s800/IMAGE_BB16FA88-FFDF-4DDB-AEDA-A4F9C0B68206.JPG
https://lh4.googleusercontent.com/-s05MEAnMMUQ/UZZ0KL75xkI/AAAAAAAAF1I/AtV2rcjTVi4/s1152/IMAGE_3C60FA44-700E-4DBB-B537-B230B69469EE.JPG
https://lh3.googleusercontent.com/-Z-cy5qmZ6Ns/UZZ0bchjMmI/AAAAAAAAF1Q/Ea0HgVB1edE/s1152/IMAGE_8832F064-70FF-4756-9A82-AFF52EEC5901.JPG

CAVESO
17/05/2013, 15:48
Que cocô de pombo...kkkkkkkkkkkkkkk

Mas é assim que se aprende..rssss

Já viu a xuxa pelada de madrugada (quiemadura nos olhos) ? rs

OTTO HEITZMANN
17/05/2013, 16:36
KKKKKKKK.......muito bom........KKKKKKKK, não é possivel,eu tambem fiz uma coisa parecida......., que pena que coloquei no reciclado nesta quarta, senão tambem postava......, mas a sua solda ficou muuuuuuuuuuito melhor que a minha....

Bom, mais uma coisa pra colocar na lista das capacidades dos jeepeiros: "artista plastico", apesar que artista plastico parece ser uma coisa meio "boiola"

OTTO HEITZMANN
17/05/2013, 16:42
Olhando bem,......parece as cicatrizes do Frankestein

OTTO HEITZMANN
17/05/2013, 16:50
Que cocô de pombo...kkkkkkkkkkkkkkk

Mas é assim que se aprende..rssss

Já viu a xuxa pelada de madrugada (quiemadura nos olhos) ? rs

Puxa Caveso até que ficou muito bom, na minha solda acho que o pombo estava com caganeira....

JOÃO R.
17/05/2013, 19:21
Oi Otto, muito boa essa solução sua para o capô...
Agora estou vendo seu trem de força e é parecido com meu, sendo meu motor q20b... Qual a relação que vc usa e tamanho dos peneus? Qual a sua velocidade final?
Quanto a solda, eu estava tb fazendo meus primeiros pontos quando morava na Bahia, por enquanto missão abortada...
Abraço.

OTTO HEITZMANN
17/05/2013, 20:16
João, na minha opinião conjunto motor ST4/Q20B turbinado, cambio clark 240V, reduzida Band, é o mais equilibrado para o Engesa.O Motor MWM não fica muito a vontade com cambio 240V.
A velocidade maxima no GPS é de aproximadamente 140KM/H, velocidade cruzeiiro 110KM/H, uso a relaçao 3,54 (13X46), pneus BF33.
Esse trem de força é extremamente confiavel,(o mesmo que a D20), ja rodei quase 500.000 km.
abraço

OTTO HEITZMANN
20/05/2013, 12:32
Defininda a posição do guincho

OTTO HEITZMANN
20/05/2013, 12:47
Defenido paineil direito, com o controle do guincho

RicardoSW
20/05/2013, 12:48
Coisa linda

OTTO HEITZMANN
20/05/2013, 12:51
Detalhes: estribo, filtro ar e para barro para proteger o bocal de combustivel.

OTTO HEITZMANN
20/05/2013, 13:06
Mais fotos

hercilio.neto
20/05/2013, 17:28
Puta jipe da hora!!!!

CAVESO
20/05/2013, 17:45
Otto,

A frente do engesa que você está usando é a mesma do fase II?

Você comprou do fernando filoni?

OTTO HEITZMANN
20/05/2013, 20:14
Obrigado Ricardo e Hercilio, eu acho que o ENGESA F1, foi o Engesa mais bonito de todos,e digo mas, o Engesa F2 é mais bonito que o Marrua.(minha opinião.......).

Quero manter esteticamente mais parecido com o Engesa original: grade, farol, lanternas da frente, limpadores de parabrisa na parte de cima, lanternas traseiras, velocimetro.

OTTO HEITZMANN
20/05/2013, 20:16
Otto,

A frente do engesa que você está usando é a mesma do fase II?

Você comprou do fernando filoni?

Oi Caveso, sim, comprei a frente com o Fernando, mas a frente é do F1.

uxio69
20/05/2013, 22:03
Oi Caveso, sim, comprei a frente com o Fernando, mas a frente é do F1.

:pensativo: Fiquei sem entender!

Qual a diferença entre a frente do fase 1 e a frente do fase 2?

Fase 1

412603

Fase 2

412604

OTTO HEITZMANN
20/05/2013, 22:24
[QUOTE=uxio69;1932190]:pensativo: Fiquei sem entender!

Qual a diferença entre a frente do fase 1 e a frente do fase 2?

Fase 1

412603

Fase 2

412604[/QUO

Na realidade a fente é do faseII, mas o capo é do fase I.

HERICK
20/05/2013, 22:27
Parabéns!! Muito bonito o projeto! um forte abraço.

uxio69
20/05/2013, 22:29
O Capo do FII, tem a grelha de entrada de ar para ventilacao forçada interna e aonde ficam os lipadores do parabrisa, o parabrisa tambem é maior.

Ah tá! Como vcs usaram a palavra "frente", entendi que tratava-se do painel frontal (faróis, grade do radiador, etc.). :concordo:

OTTO HEITZMANN
20/05/2013, 22:36
A frente de fase II e inteira com acesso ao farol pela frente, a frente do faseI para ter acesso ao farol tem que desmontar o quadro do farol, as porcas ficam atras, dentro do paralama, ela esta dividida em 3 peças (quadro farol, grade, quadro farol)

O Capo do FII, tem uma grelha de entrada para a ventilaçao forçada interna, aonde fica os lipadores de parbrisa.

O Parabrisa do FII tambem é maior.

OTTO HEITZMANN
20/05/2013, 22:44
Uxio, vc tem razao, escrevi errado.

Bruno Scandoleira
20/05/2013, 23:41
Essa Engesa tá ficando o filé do boi, ja morei em SJBV e tive o prazer de conhecer ele pessoalmente quando estava instalando o ar

OTTO HEITZMANN
21/05/2013, 12:33
Essa Engesa tá ficando o filé do boi, ja morei em SJBV e tive o prazer de conhecer ele pessoalmente quando estava instalando o ar

O Bruno Valeu, o serviço do ar foi muito bem feito, alem de rapido.

A frente ainda não pintei, porque preciso definir qual o trava vou usar: a mais simples seria adpatar a do Wangler, mas esta dificil de encontrar, e a comprar nos EUA é um pouco demorada, a segunda opção, que estou desenvolvendo agora e adaptar a trava de capo do Fiat Uno, com a alvanca de abertura por dentro do jeep.

abraço

haundrich
21/05/2013, 18:50
A idéia do capô foi felomenal , Heitzmann !

Percebi que foram eliminadas várias paredes, deve ter ficado mais leve! Quantos kilos de chapa você eliminou?

Não consegui ver nas fotos, a chapa horizontal que fica em cima da caixa de roda, também foi eliminada? O barro agora é lançado direto contra o capô?

Gostei da nova localização da bateria. Ajudou a baixar o centro de gravidade e a relação peso dianteira/traseira ficou ainda mais perto dos 50%. Puro e simples equilíbrio.

Estou curioso para ver a vedação entre o capô e a base do parabrisa. Eu imaginei água barrenta espirrando ali por dentro até ao parabrisa, mas deve ser fácil resolver isso.

OTTO HEITZMANN
22/05/2013, 00:25
Boa observação, apenas uma pedaço da parte de dentro foi cortada, esta parte cortada vai ficar fixa na carroceria, esta parte ainda não foi feita, mas ja tenho o projeto, assim que definir o sitema de trava começo a faze-la em fibra.

Observe o projeto (desenho), ela esta lá.
412836412837

A frente toda é de fibra, apenas parafusei o capo nos paralamas, com isso ficou bem compacto leve e forte, lembrando que existe em algumas partes, uma estrutura de ferro bem reforçada por baixo da fibra, em relacao ao peso, comparando a fibra com o original que e ferro.....a diferença é muito grande, mas só vou saber quanto economize em peso depois de pronto, quando pesar, a ultima vez que pesei, deu aproximadamente 2000kg.

O espaço da Bateria que sobrou no compartimento do motor vou instalar o a caixa de selenoide do guincho, outra curiosidade, é que estou usando os mesmos cabos que estavam na antiga posicao da bateria, o engesa é tao curto que pouco mudou a distancia da bateria para o motor de arranque.

A Bateria não esta escondida como pode parece, tenho acesso facil, fiz de um jeito que consiga colocar os cabos de "chupeta" com certa facilidade, ao contrario das Land e a Band.

CAVESO
22/05/2013, 00:29
Não consegui visualizar......

A bateria ficou na caixa de ferramentas debaixo do banco traseiro?

OTTO HEITZMANN
22/05/2013, 00:51
Não Caveso, em baixo dos bancos estou com bastantes espaço para o macaco jacare de um lado e uma boa caixa de ferramenta e material do guincho do outro lado.

A Bateria esta na caçambinha do engesa, na frente do tamque de combustivel.

OTTO HEITZMANN
22/05/2013, 00:59
Desculpe Caveso, sim, a bateria ficou praticamente embaixo do banco traseiro, mas como uso um banco pequeno atras e movel, a bateria ficou com facil acesso, eu entendi errado sua pergunta, em vez de banco traseiro, tinha lido banco do passageiro, desculpe.

OTTO HEITZMANN
22/05/2013, 01:07
Na foto em que a carroceria esta suspença, da pra ver a posição da caixa da bateria.

CAVESO
22/05/2013, 13:32
Ah tá.....é que o fase II tem uma caixa de ferramentas igualzinha essa caixa de bateria que vc fez...

Boa idéia para colocar a minha bateria..rss

OTTO HEITZMANN
28/05/2013, 12:35
Neste ultimo fim de semana, deu para instalar os farois e as lanternas dianteira, e começei a desenvolver a trava do capo.
O Farol tive que fazer um suporte, quebrei cabeça, mas no final até que ficou bom.
Ja a trava de capo, que a principio seria Wangler, resolvi fazer com a do Fiat Uno, ainda não terminei, mas pretendo terminar no proximo feriado.

OTTO HEITZMANN
04/06/2013, 12:52
Trava pronta, ficou muito bom, usei a trava de capo do FIAT UNO e o cabo e alavanca do GOL.

haundrich
05/06/2013, 18:38
Heitzmann

Vai manter os limpadores originais do F1 no topo do parabrisa?
Do jeito que tô olhando aqui, tá fácil de passar para baixo.. rs

OTTO HEITZMANN
06/06/2013, 12:19
Heitzmann

Vai manter os limpadores originais do F1 no topo do parabrisa?
Do jeito que tô olhando aqui, tá fácil de passar para baixo.. rs

Eu acho legal esses limpadores na parte de cima do parabrisa, pretendo manter.

Eduardo Velo
06/06/2013, 17:37
Eu acho legal esses limpadores na parte de cima do parabrisa, pretendo manter.

Otto , se estiver operando de acordo tb acho melhor ficar em cima , e se der algum problema da pra operar o bixinho em manual ... rsrs ...

Esse tipo de trava lembra o Niva , dava muito problema , toda vez que ia fazer algum serviço no motor tirava fora a tampa , e no seu ficou bem facil sacar o cjto se precisar tirar ... ta ficando td muito bacana e muito pratico , tb sou fã da praticidade , mas não dou a mínima pra estética ... , e tem mais , qdo deixo td bonito o troço não funciona ... rs

Vai no prox. encontro ??

Veja algumas fotos do encontro em Campos RJ
http://www.4x4brasil.com.br/forum/eventos/109659-vii-encontro-nacional-de-engesas-e-outros-4x4-no-imbe-campos-rj-em-30-05-13-02-06-a-30.html

abs ...

OTTO HEITZMANN
06/06/2013, 18:47
Eduardo, tem algumas caracteristicas do F1, que eu gosto muito, motivo que comprei um F1 e não o F2:
Limpador, Bocal de Combustivel, Parabrisa Menor e Basculante......faz lembra que o F1 foi feito para o exercito.

A trava de capo ficou muito simples, sacrifiquei a estetica do capo, colocando 4 parafusos sobre o capo (na verdade bem discretos), caso seja necessario abrir o capo se der algum pau na trava ou no cabo.

O Ottomovel, esta sendo montado para viagens longas, estou querendo ir para EUA e CANADA, para fazer algumas trilhas com os gringos, como a Rubicon, por isso ele esta sendo projetado para ser o mais simples o possivel, para que seja possivel fazer manutenção bem longe de casa.

Enquanto ao encontro, não irei.

abraço

OTTO HEITZMANN
10/06/2013, 18:57
Estas fotos mostram a posição que ficou o amortecedor de pressão do capo, utilizei dois amortecedores da tampa traseira do Vectra, ficou bem leve a abertura do capo, aparentemente ficou bom.

OTTO HEITZMANN
20/06/2013, 16:23
Freio de Mão Hidraulico, projeto defenitivo e instalado, ainda não testei pra valer, só com o veiculo parado, mas aparentemente ficou bom.

OTTO HEITZMANN
20/06/2013, 18:35
Antes que alguem comente que a legislação de transito proibe o uso de freio mão hidraulico em veiculos, vou me adiantando que o Ottomovel esta com os dois sistemas de freio de mão, o mecanico por cabo acionado pelo pé que não segura quase nada (pinça do kadett) e este que é uma experincia, para ser usando na saida de subidas e nas trilhas.
Ele usa o mesmo sistema a mesma pinça do freio traseiro.
Como é uma experincia e ainda não testei não sei dizer se ele mantem a pressão durante muito tempo.

CAVESO
20/06/2013, 23:46
O unico problema do sistema hidráulico é justamente não sustentar por muito tempo, OTTO.....tem que ficar esperto quando for deixar ancorado por muito tempo...

OTTO HEITZMANN
21/06/2013, 00:51
O unico problema do sistema hidráulico é justamente não sustentar por muito tempo, OTTO.....tem que ficar esperto quando for deixar ancorado por muito tempo...

É Caveso, eu pensei nisso, mas só mesmo testando para saber, ja que o mecanismo não é uma valvula, e sim um cilindro que mantem a pressão.....bom em breve começo a fase de teste do Ottomovel, nesse momento esto fazendo uma revisao nos freios, trocando inclusive as pinças dianteiras.
O meu engesa nunca teve um freio de mão confiavel, uma vez depois de passar por uma porteira desci para fecha-la, quando virei as costas o jeep saiu sozinho despecando de um barranco de mais de 50 metros, no final o bixo saltou e caiu na outra margem do "corguinho", inacreditavelmente nada aconteceu no jeepão, apenas quebrou o suporte de filtro de oleo do motor e entortou a barra de direção, foi necessarios uns 5 jeeps para tira-lo do buraco.....rs.

Cavesso....no feriado do dia 9 de julho (feriado paulista) estarei indo para o pico da bandeira, acho que sua cidade fica no caminho, na BR116, certo?

abraço

CAVESO
21/06/2013, 10:42
Otto,

O problema não é a valvula e sim o fluido...

Pelo que já li o fluido de freio não mantem uma "certa estabilidade" quando pressionado por periodos maiores, daí ele "cede"...

MInha cidade fica no caminho sim.

Dê uma parada aqui para um café com direito a dicas sobre o pico!

Abs

haundrich
21/06/2013, 18:45
ptz... agora que entendi que está totalmente hidra.

Eu estava imaginando que o pistão hidráulico estivesse tracionando um cabo de aço, que por sua vez, puxando as pinças. E que aquela manopla para destravar a catraca do cabo de aço e abrir a válvula...

Os meus eixos são de trolha, o freio de estacionamento é mais ou menos. Com pneus 34 pols, está ficando menos.

Estou pesquisando trocar a alavanca manual do freio estacionário por uma de pé da S-10 (não acho muito legal porque tem que soltar na mão, uma manobra meio esquisita com a mão esquerda) e tem o sistema da Honda CRV que acho muito legal, o mesmo pé esquerdo que trava, é o mesmo que destrava.

MaGao
21/06/2013, 22:55
Otto,

Já usei freio de mão hidraúlico.. 10 minutos ele ja começa a descer o carro.. Cuidado!

Abraços,

uxio69
02/07/2013, 14:29
Otto,

Já usei freio de mão hidraúlico.. 10 minutos ele ja começa a descer o carro.. Cuidado!

Abraços,

Huuum, acho que vou ter mo mesmo problema! :pensativo:

gustaff
05/08/2013, 16:54
Boa observação, apenas uma pedaço da parte de dentro foi cortada, esta parte cortada vai ficar fixa na carroceria, esta parte ainda não foi feita, mas ja tenho o projeto, assim que definir o sitema de trava começo a faze-la em fibra.

Observe o projeto (desenho), ela esta lá.
412836412837

A frente toda é de fibra, apenas parafusei o capo nos paralamas, com isso ficou bem compacto leve e forte, lembrando que existe em algumas partes, uma estrutura de ferro bem reforçada por baixo da fibra, em relacao ao peso, comparando a fibra com o original que e ferro.....a diferença é muito grande, mas só vou saber quanto economize em peso depois de pronto, quando pesar, a ultima vez que pesei, deu aproximadamente 2000kg.

O espaço da Bateria que sobrou no compartimento do motor vou instalar o a caixa de selenoide do guincho, outra curiosidade, é que estou usando os mesmos cabos que estavam na antiga posicao da bateria, o engesa é tao curto que pouco mudou a distancia da bateria para o motor de arranque.

A Bateria não esta escondida como pode parece, tenho acesso facil, fiz de um jeito que consiga colocar os cabos de "chupeta" com certa facilidade, ao contrario das Land e a Band.

Você ta fazendo somente a frente de fibra ? Se for possivel coloca o projeto ai para gente quem sabe alguém não faça o resto de fibra !!!!

OTTO HEITZMANN
05/08/2013, 22:54
Gustaff, ja existe a um bom tempo a carroceria de fibra para ENGESA, (paralama, frente, capo,capota,portas carroceria), voce pode encontrar a venda na Rota ou Agromotor.
Comprei na Rota, paralamas, capo, frente e carroceria tudo de fibra,(seguindo o conselho do DR GUILHEME) e vou lhe dizer, não me arrependo, a fibra é muito facil de trabalhar e modifica-la.
O que vou fazer de fibra é um acabamento interno do paralama dianteiro, ja que tive que cortar uma parte do paralama para poder faze-lo abrir junto com o capo basculando para frente(igual ao caminhao Ford "sapão", mercedes bicudinho, volvo, scania).
Hoje o "Ottomovel" não esta pronto mas ja esta em teste, ja rodei um 120km em trilha, e tem se comportado muito bem.
Quanto a frente, te garanto que ficou excelente, é muito simples e facil de fazer, alem de otimo acesso ao motor todo, é possivel em menos de um minuto duas pessoas(no caso eu e minha mulher) retirar toda a frente.

sportster
06/08/2013, 10:27
Parabéns, vou ficar de olho no topico!

OTTO HEITZMANN
06/08/2013, 13:39
O Ottomovel, ja esta em teste, ja rodei 120km em estrada de terra e trilha com bastante erosão e pedra, show de bola, o engesao esta uma delicia para pilotar, a frente ainda esta no acabamento da fibra, vou pintar acho que semana que vem, o parachoque ficou bem simples, ainda falta o peito de aço que protege as barras da direção que vou mandar dobrar esta semana.

OTTO HEITZMANN
07/08/2013, 09:56
O Parachoque ficou simples mas bruto.....

OTTO HEITZMANN
10/08/2013, 20:17
Ottomóvel na fase de homologanção pela patroa........kkkkk

engesa f1 - YouTube (http://youtu.be/E2VoEWwTVTI)

tuna
11/08/2013, 00:05

Muito bom, parabéns!!!!

uxio69
12/08/2013, 01:49

Eitcha alegria! Isso é bom! Aumenta a dedicação e agonia pra terminar logo!:mrgreen:

Fabio Diniz
12/08/2013, 15:46
Excelente topico e muito bem elaborado seu projeto. Parabens pelo brinquedo. Uma pergunta: O 'carro' ficando assim com grande parte dele em fibra, não é um risco maior a segurança, em um acidente?
Abraços, e parabens, continuo seguindo. Apendendo cada vez mais... : )

OTTO HEITZMANN
13/08/2013, 13:57
Excelente topico e muito bem elaborado seu projeto. Parabens pelo brinquedo. Uma pergunta: O 'carro' ficando assim com grande parte dele em fibra, não é um risco maior a segurança, em um acidente?
Abraços, e parabens, continuo seguindo. Apendendo cada vez mais... : )

Fabio, quanto a segurança, bem lembrado. O Engesa originalmente como qualquer jeep (jeep de verdade) projeto dos anos 80 para baixo (Land, Band, Cjs, Javali) é bem fraquinho no item segurança, acho era o que menos levavam em conta no projeto. O Engesa original é veiculo bastente perigoso, fiz diversas modificações como freios (disco nas 4 rodas), pneus, gaiola (bancos e cintos fixo na gaiola), cinto de 3 pontos que sem duvida melhou bastante a segurança, mas continua sendo um veiculo perigoso.
Com relação a fibra acho que a segurança melhou em baixa velocidade (tombamento, batidas, mas em alta velocidade....sei não......acho que ela não absorve bem impacto.
Quanto a frente, numa batida mais forte frontal, ou num capotamento pode ser que a frente saia, o que vai proteger mesmo o motorista é o chassis, pneus/eixo, gaiola e a carroceria mas realmente acho melhor nem pensar muito nisso, o meu maior medo é atropelamento, acho que não vai sobrar muita coisa do infeliz.

Fabio Diniz
13/08/2013, 19:05
Fabio, quanto a segurança, bem lembrado. O Engesa originalmente como qualquer jeep (jeep de verdade) projeto dos anos 80 para baixo (Land, Band, Cjs, Javali) é bem fraquinho no item segurança, acho era o que menos levavam em conta no projeto. O Engesa original é veiculo bastente perigoso, fiz diversas modificações como freios (disco nas 4 rodas), pneus, gaiola (bancos e cintos fixo na gaiola), cinto de 3 pontos que sem duvida melhou bastante a segurança, mas continua sendo um veiculo perigoso.
Com relação a fibra acho que a segurança melhou em baixa velocidade (tombamento, batidas, mas em alta velocidade....sei não......acho que ela não absorve bem impacto.
Quanto a frente, numa batida mais forte frontal, ou num capotamento pode ser que a frente saia, o que vai proteger mesmo o motorista é o chassis, pneus/eixo, gaiola e a carroceria mas realmente acho melhor nem pensar muito nisso, o meu maior medo é atropelamento, acho que não vai sobrar muita coisa do infeliz.

Então, eu lhe pergunto, pois, meu pai, tinha um engesa ( agora passou pra mim.hehe ) e que ele é carroceria de lata ( dura pacas ) e a capota é de fibra, assim como as portas. Um tempo atras, meu irmão achou que jeep é igual a automovel e pode correr acima dos 100km tranquilos. Bom, o que aconteceu é que a ponta de eixo traseira de um dos lados estourou e voou ( não achamos depois ). O engesão em si, não aconteceu nada ( a parte da lata, não aconteceu muita coisa, a cabine tb não, graças a uma gaiola que meu pai havia instalado nas epocas de competição ( raid )). O lance que que a porta do motorista, evaporou.:rally:hehehe

OTTO HEITZMANN
14/08/2013, 12:35
É Fabio......ja ouvi falar alguns trollers (fibra bem reforçada) e campers se desmancharem apos capotamento mais violento, ate mesmo a Land que é aluminio ja vi desmanchar, portanto acredito que essa é um possibilidade de ocorrer com a fibra, por isso fiz uma gaiola interna aonde estao fixados os bancos e os cintos de segurança, pelo menos me passa uma melhor sensação de segurança.....

OTTO HEITZMANN
14/08/2013, 21:51
Fabio ainda falando de segurança......olha esse video....

Crash test 1959 Chevy Bel Air with a 2009 Chevrolet Malibu - YouTube (http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=HWdZGWIKdV0)

Fabio Diniz
14/08/2013, 22:06
Caracas, que doido, e o chevy antigão, é lata mais dura tb e ficou moidinho...Bom, ja vi que teremos que providenciar um air bag.rsrs Mas sério agora, eu tb estou colocando uma certa gaiola por dentro, a que tinhamos por fora do carro, é muiiito pesada, e não compensa o desgaste que tera nas molas e todo o resto do amortecimento do veiculo, uma vez que meu jeep não será ara competição e corridas...
Abraççços, não deixe de postar as fotos... vou seguindo...:cool:

uxio69
16/08/2013, 01:56
Sacanagem com o Bel Air! :parede:

OTTO HEITZMANN
16/08/2013, 12:52
Tarefa para o fim de semana: desenvolver um peito de aço/protetor dianteiro.

OTTO HEITZMANN
18/08/2013, 23:00
Resultado.....até que ficou bom, só falta pintar.....

Kim
18/08/2013, 23:03
Me manda o papelão?????

kkkkkkkkkkk

Ficou bom de mais!!!!!!!

CAVESO
18/08/2013, 23:32
Quero papelão e a receita completa...

uxio69
19/08/2013, 12:14
E pra mim o papelão, receita completa, e vídeo aula em DVD! :mrgreen:

Fabio Diniz
19/08/2013, 18:34
Resultado.....até que ficou bom, só falta pintar.....

Invocado seu jeep hein... A frente assim, fica loco! Parabens pelo possante!

Abraços

OTTO HEITZMANN
20/08/2013, 15:06
Kim/Caveso/Uxio......o papelão é um segredo da minha avó.....kkkkkkkkk, na verdade depois que descobri a esmerilhadeira com disco de corte, cortar aço é como cortar papelao....mando dobrar as chapas de aço e.... depois eu mesmo corto no formato desejado....

Fabio ficou bem legal a frente.....obrigado.

Proxima tarefa/desafio......fazer em fibra de vidro a parte interna dos paralamas.

Outra ideia é um dia....se quando essas engesadas da frota estiverem andando....agrupando engesas desde o Rio Grande do Sul/Parana(KIM)/São Paulo/ Rio/ Minas(Caveso).....passando por Salvador(uxio) e por fim Maceio(Magao), para comer uma bela peixada na praia......(acho melhor evitar a praia de carro quebrado....kkkkkk).

abs.

uxio69
21/08/2013, 01:25
Kim/Caveso/Uxio......o papelão é um segredo da minha avó.....kkkkkkkkk, na verdade depois que descobri a esmerilhadeira com disco de corte, cortar aço é como cortar papelao....mando dobrar as chapas de aço e.... depois eu mesmo corto no formato desejado....

Fabio ficou bem legal a frente.....obrigado.

Proxima tarefa/desafio......fazer em fibra de vidro a parte interna dos paralamas.

Outra ideia é um dia....se quando essas engesadas da frota estiverem andando....agrupando engesas desde o Rio Grande do Sul/Parana(KIM)/São Paulo/ Rio/ Minas(Caveso).....passando por Salvador(uxio) e por fim Maceio(Magao), para comer uma bela peixada na praia......(acho melhor evitar a praia de carro quebrado....kkkkkk).

abs.:master: É só marcar que estaremos esperando. E ainda pode rolar uma trilha regada a moqueca de camarão!

OTTO HEITZMANN
21/08/2013, 19:03
A idéia do capô foi felomenal , Heitzmann !

Percebi que foram eliminadas várias paredes, deve ter ficado mais leve! Quantos kilos de chapa você eliminou?

Não consegui ver nas fotos, a chapa horizontal que fica em cima da caixa de roda, também foi eliminada? O barro agora é lançado direto contra o capô?

Gostei da nova localização da bateria. Ajudou a baixar o centro de gravidade e a relação peso dianteira/traseira ficou ainda mais perto dos 50%. Puro e simples equilíbrio.

Estou curioso para ver a vedação entre o capô e a base do parabrisa. Eu imaginei água barrenta espirrando ali por dentro até ao parabrisa, mas deve ser fácil resolver isso.

Haudrich, este é projeto da parte interna do paralama, pretendo fazer em fibra de vidro, é minha tarefa para a proxima semana.

CAVESO
22/08/2013, 00:45
Otto,

O meu engesa fase II veio de fábrica com uma espécie de tapete liso de borracha, rebitada no paralama, que fecha esse buraco que vc fará com fibra...

Acho que vou manter a o borracha no meu..rs

OTTO HEITZMANN
07/09/2013, 20:08
Fazendo o molde da parte interna do paralama em compensado,ainda não esta pronto mas ja da pra ter noção de comovai ficar.... depois é só passar a vibra

hercilio.neto
07/09/2013, 23:45
Otto,
É fato que o paralama precisa ter a parte interna.
Pelas fotos não dá pra ter uma ideia completa, mas esse anteparo não limitará o acesso ao motor?
Onde será preso, no chassi?

OTTO HEITZMANN
08/09/2013, 01:59
Ja esta na hora de pensar em colocar a capota.

OTTO HEITZMANN
08/09/2013, 02:27
Otto,
É fato que o paralama precisa ter a parte interna.
Pelas fotos não dá pra ter uma ideia completa, mas esse anteparo não limitará o acesso ao motor?
Onde será preso, no chassi?

Praticamente não atrapalha em nada, ainda continua facil a retirada do filtro de oleo de um lado e o motor de arranque do outro lado, tem bastante espaço para se trabalhar com as ferramentas, lembrando que antes somente era possivel a troca do filtro de oleo e do motor de arranque pela parte de baixo do motor.
Seja como for, como não tem nada preso nessa peça é de facil remoçao, ja que pretendo usa 3 parafusos para prende-la

A fixação que pretendo fazer fixa a parte de traz (como era original do meu engesa) na carroceria e fixa a parte da frente no chassis, junto ao suporte que segura a capo (no chassis) atraves de coxim de borracha, ja que a carroceria trabalha diferente do chassis, mas como o engesa o chassis quase não torce acredito não vai haver problema em fixa uma parte no chassis e outra na carroceira( a flexibilidade da fibra mais o coxim de borracha resolverao qualquer tensão que poderao existir)

OTTO HEITZMANN
08/09/2013, 02:30
Acho que esta ficando legal, o motor esta bem protegido de barro que os pneus possam levantar.

JOÃO R.
08/09/2013, 19:46
Também gostei... Esta ficando muito bom... Estudando cópias.... Hehehehe....

OTTO HEITZMANN
19/09/2013, 11:52
Complemento do paralama recem retirado do molde, por ser a primeira vez que faço uma peça com molde,o resultado ficou bom, agora é só da o acabamento

ROBERTO SCHOLLER
19/09/2013, 15:39
:master: É só marcar que estaremos esperando. E ainda pode rolar uma trilha regada a moqueca de camarão!

Gostei de idéia!!!:concordo:

Parabéns pelo projeto!!!

vou acompanhando o topico!!!

abraço.

haundrich
19/09/2013, 17:01
se sair kit desse capô, sou o primeiro da fila, cheguei primeiro ! !! rs

OTTO HEITZMANN
24/09/2013, 12:39
O Complento do paralama ainda bruto (sem acabamento) colocado no lugar.

OTTO HEITZMANN
24/09/2013, 13:06
Comparando o projeto com o resultado:

OTTO HEITZMANN
24/09/2013, 13:20
Tenho este espço sobrando, no antigo lugar da bateria, devo colocar o Selenoide do Guinho e a caixa de fusiveis.

ROBERTO SCHOLLER
24/09/2013, 16:11
Comparando o projeto com o resultado:

Show de bola!!!:palmas: parabéns!!!

JOÃO R.
24/09/2013, 23:17
Otto, essa peça ficou muito boa, mas não tirou um pouco o bom acesso que vc tinha ao motor??

OTTO HEITZMANN
25/09/2013, 14:34
Praticamente não atrapalha em nada, ainda continua facil a retirada do filtro de oleo de um lado e o motor de arranque do outro lado, tem bastante espaço para se trabalhar com as ferramentas, lembrando que antes somente era possivel a troca do filtro de oleo e do motor de arranque pela parte de baixo do motor.
Seja como for, como não tem nada preso nessa peça é de facil remoçao, ja que pretendo usa 3 parafusos para prende-la

A fixação que pretendo fazer fixa a parte de traz (como era original do meu engesa) na carroceria e fixa a parte da frente no chassis, junto ao suporte que segura a capo (no chassis) atraves de coxim de borracha, ja que a carroceria trabalha diferente do chassis, mas como o engesa o chassis quase não torce acredito não vai haver problema em fixa uma parte no chassis e outra na carroceira( a flexibilidade da fibra mais o coxim de borracha resolverao qualquer tensão que poderao existir)

João essa era a mesma duvida do Hercilio......

OTTO HEITZMANN
25/09/2013, 14:58
Joao, na realidade não precisaria corta o paralama do lado esquerdo, quando cortei estava pensando na bateria, depois mudei a posição da bateria, mas ja era tarde, ja havia cortado, bom como o paralama é de fibra, pode se que refaça a parte cortada, estou pensando nisso.

Do Lado direito não tem jeito, coloquei um filtro de ar anabolisado ( Troller 3.0), mas tambem não atrapalha em nada. Do lado direito tenho o compressor do ar condicionado em cima do alternador, ficou muito facil de acessar o alternado agora, lembro que uma vez na Argentina de manhã, depois do Ottomovel dormir na rua aonde a noite anterior fez -10 C., fui da a partida com o engesa todo congelado o alternador começou a fazer barulho na correia,estava extremamente esticada, foi um saco regula-la, tinha que fazer um monte de contorcionismo, não havia acesso, hoje este problema esta resolvido, uma coisa é mexer no jeep na oficina, com ferramentas, chão cimentado, outra coisa é mexer na rua.

OTTO HEITZMANN
25/09/2013, 15:39
Acesso ao alternador antes, e agora

JOÃO R.
25/09/2013, 23:52
Joao, na realidade não precisaria corta o paralama do lado esquerdo, quando cortei estava pensando na bateria, depois mudei a posição da bateria, mas ja era tarde, ja havia cortado, bom como o paralama é de fibra, pode se que refaça a parte cortada, estou pensando nisso.

Do Lado direito não tem jeito, coloquei um filtro de ar anabolisado ( Troller 3.0), mas tambem não atrapalha em nada. Do lado direito tenho o compressor do ar condicionado em cima do alternador, ficou muito facil de acessar o alternado agora, lembro que uma vez na Argentina de manhã, depois do Ottomovel dormir na rua aonde a noite anterior fez -10 C., fui da a partida com o engesa todo congelado o alternador começou a fazer barulho na correia,estava extremamente esticada, foi um saco regula-la, tinha que fazer um monte de contorcionismo, não havia acesso, hoje este problema esta resolvido, uma coisa é mexer no jeep na oficina, com ferramentas, chão cimentado, outra coisa é mexer na rua.

É Otto, eu pensei nisso que vc falou do lado esquerdo... Quanto ao lado direito, vc tem razão, agora entendi pela foto... E mais o acesso ficou muito bom...

OTTO HEITZMANN
26/09/2013, 23:38
Caramba.....faz um ano que resolvi eu mesmo reformar o Engesa....e acho que vai demorar mais alguns meses para terminar definitivamente.......Equanto isto um filminho para matar a saudades do Ottomovel em ação.

engesa - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=oRrxjD8uB6s&feature=c4-overview&list=UUjeBvVXCEXxITGSGz5edtBw)

engesa1.wmv - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=xk0z1u8RmjU&list=UUjeBvVXCEXxITGSGz5edtBw)

OTTO HEITZMANN
26/09/2013, 23:47
Salar de Uyuni

engesa x troller - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=8mUTO4GMyGA&list=UUjeBvVXCEXxITGSGz5edtBw)

engesauyuni.wmv - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=WRU1AuSy6OE&list=UUjeBvVXCEXxITGSGz5edtBw)

OTTO HEITZMANN
26/09/2013, 23:55
fazendo graça:

ENGESANERVOSOI.wmv - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=tdkxinaaiPA&list=UUjeBvVXCEXxITGSGz5edtBw)

Filme_0004.wmv - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=CkUqLMiwkZI)

OTTO HEITZMANN
27/09/2013, 00:03
Na trilha:

trilha do telegrafo 12 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=300roLGoL9A&list=FLjeBvVXCEXxITGSGz5edtBw)

Trilha em Campos de Jordão - Negresco - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=vwYj_TDbn1E)

Trilha do telegrafo 06 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=G-pwjaWGT2E&list=HL1380251335)

haundrich
27/09/2013, 07:47
Pensa numa diferença no acesso ao alternador !!! :shock: .
O elétricos da região deviam até dar desconto nessas revisões,.... rs

guilhermeabreu
27/09/2013, 13:53
EHHHHHHHHHHHHHHH OTTO

Estes filminhos é só para ficarmos BABANDO não ???????????????

Parabens

Abração

OTTO HEITZMANN
27/09/2013, 18:53
[QUOTE=guilhermeabreu;2013079]EHHHHHHHHHHHHHHH OTTO

Parabens

Não é não Dr, é saudades do Engesão.......1 ano parado no Lanterneiro (desmontado) aguardando a boa vontade do dito cujo, peguei um guinho plataforma e levei para casa, mais 3 meses esperando abrir vaga em outro, ai tive que apelar, resolvi eu mesmo terminar a reforma, tive que refazer todo o serviço do primeiro, estava tudo errado, tive começa praticamente do zero, perdi muito tempo, alem da falta de experiência, tive que comprar todas as ferramentas e apreender a usa-las..... bom resumindo......ontem fez um ano que decedi eu mesmo fazer a reforma, esta devagar porque praticamente só mexo no fim de semana, falta muito....... para voltar o que era, mas ja esta andando......nesse fim de semana vou para Andradas(cidade vizinha) em um econtro de jipeiros, fazer um pouco de trilha......ja é o começo.

Abraço.

OTTO HEITZMANN
27/09/2013, 19:16
O Engesão ficou 2 anos parado, dei partida e o motorzão pegou de primeira, esta uma delicia, redondinho, a mecanica esta 10.....nem parece que ficou tanto tempo parado.....o bom desse motor é que não tem nada eletronico, aliais o Engesao esta sem o chicote eletrico, tem os fios da bateria para o motor de arranque e o fio da partida e selonoide da bomba.......KKKKKKK

MaGao
29/09/2013, 18:22
OTTO ,

ainda estamos aguardando o engesão por aqui heim? vc , Kim, Guilherme .. kkk

Abraços,

guilhermeabreu
30/09/2013, 12:33
OTTO ,

Abraços,

GRANDE MAGAO

Agradeço demais o convite , a vontade é muita terei que dar uma de doido mesmo pq a patroa não vai encarar esta de ir aí de ENGESA mas apesar de estar a meia bomba , 60 anos hernia de disco , artrose , mas COM MUITA DISPOSIÇÃO AINDA .

Vc reiterando sempre este convite , vou esperar o VICENTE acabar com o HULK dele e tenho certeza que o EDU VELO tb vai topar esta visitinha aí .

Agradeço de coração a sua receptividade .

Forte abraço .

guilhermeabreu
30/09/2013, 12:35
[QUOTE=guilhermeabreu;2013079]EHHHHHHHHHHHHHHH OTTO

Parabens

Não é não Dr, é saudades do Engesão.......1 ano parado no Lanterneiro (desmontado) aguardando a boa vontade do dito cujo, peguei um guinho plataforma e levei para casa, mais 3 meses esperando abrir vaga em outro, ai tive que apelar, resolvi eu mesmo terminar a reforma, tive que refazer todo o serviço do primeiro, estava tudo errado, tive começa praticamente do zero, perdi muito tempo, alem da falta de experiência, tive que comprar todas as ferramentas e apreender a usa-las..... bom resumindo......ontem fez um ano que decedi eu mesmo fazer a reforma, esta devagar porque praticamente só mexo no fim de semana, falta muito....... para voltar o que era, mas ja esta andando......nesse fim de semana vou para Andradas(cidade vizinha) em um econtro de jipeiros, fazer um pouco de trilha......ja é o começo.

Abraço.

OTTO

Admiro a sua coragem , mas a parte elétrica dou a sugestão de vc comprar um chicote completo que existe no mercado , o CARLOS SIQUEIRA colocou no dekle e esta muito satisfeito , vem com o passo a passo para a instalação . Vem completo com caixa de fusíveis e tudo mais .

uxio69
30/09/2013, 13:24
GRANDE MAGAO

Agradeço demais o convite , a vontade é muita terei que dar uma de doido mesmo pq a patroa não vai encarar esta de ir aí de ENGESA mas apesar de estar a meia bomba , 60 anos hernia de disco , artrose , mas COM MUITA DISPOSIÇÃO AINDA .

Vc reiterando sempre este convite , vou esperar o VICENTE acabar com o HULK dele e tenho certeza que o EDU VELO tb vai topar esta visitinha aí .

Agradeço de coração a sua receptividade .

Forte abraço .

Pq não um arrastão?

Começa lá no RS com Roberto e Cigano, passa no PR e pega Kim, vai pra SP e pega Edu, Otto, Luti e Gabriel, depois RJ e arrasta Vicente e Guilherme, segue por MG e pega Caveso, no DF tem o sumido do Marcus, e aqui na Bahia tem Macarrão e eu. Pronto! A quadrilha vais estar completa! :mrgreen:

Uxío

PS.: Por favor, desculpem-me se esqueci alguém. Tá na hora do almoço e as placas já estão colando! :lol:

OTTO HEITZMANN
30/09/2013, 15:28
OTTO ,

Abraços,

MAGAO, ir para Maceo de Engesa é um dos meus projetos para 2014.....e quem sabe levar essa cambada junto.....

Espero no mês de outubro conseguir pintar a frente e a capota, em novembro mexe nas portas, em Dezembro/Janeiro estou indo para o Peru de Moto, (vinte dias), em janeiro, terminar a parte elétrica e revisão da mecânica, provalmente o o Ottomóvel só estara em condiçoes de viagem a partir de março/abril de 2014.O meu maior problema para terminar é tempo.........

OTTO HEITZMANN
30/09/2013, 15:33
O
Pq não um arrastão?

Começa lá no RS com Roberto e Cigano, passa no PR e pega Kim, vai pra SP e pega Edu, Otto, Luti e Gabriel, depois RJ e arrasta Vicente e Guilherme, segue por MG e pega Caveso, no DF tem o sumido do Marcus, e aqui na Bahia tem Macarrão e eu. Pronto! A quadrilha vais estar completa! :mrgreen:

Uxío

PS.: Por favor, desculpem-me se esqueci alguém. Tá na hora do almoço e as placas já estão colando! :lol:

Para o Caveso ja separarei um Towbar.......

OTTO HEITZMANN
30/09/2013, 15:56
Dr é verdade......ja tinha esquecido desse chicote. vou fazer algumas pesquisas, na realidade eu ja fiz um esboço do esquema eletrico do chicote, agora vou estudar as três possibilidades:

1a - Recuperar o chicote original, que esta desmontado e guardado.
2a - Comprar um chicote universal ( esse que o DR esta falando )
3a - Mandar fazer um novo.

Estou estudando.

OTTO HEITZMANN
30/09/2013, 17:45
Acho que era esse fabricante de chicote:

12VoltBoost.com - chicote principal universal com caixa de fusível billet para hotrods e carros custom (http://www.12voltboost.com.br/produtos/caixa_fusivel_billet.htm)

Bom mandei, uma mensagem ao fabricante pedindo mais detalhes

Valeu Dr Guilherme

guilhermeabreu
30/09/2013, 18:08
Acho que era esse fabricante de chicote:

12VoltBoost.com - chicote principal universal com caixa de fusível billet para hotrods e carros custom (http://www.12voltboost.com.br/produtos/caixa_fusivel_billet.htm)

Bom mandei, uma mensagem ao fabricante pedindo mais detalhes

Valeu Dr Guilherme

OTTO

É este mesmo , se vc comprar o mais completo vai te atender em tudo que vc tem no seu OTTOMÓVEL .

guilhermeabreu
30/09/2013, 18:11
O

Para o Caveso ja separarei um Towbar.......

OTTO

Esta foi a melhor de todas , até vc já sabe do IMPASSE do CAVESO ?????????? rsrsrsrsrsrsrsrs .

guilhermeabreu
30/09/2013, 18:17
Pq não um arrastão?

PS.: Por favor, desculpem-me se esqueci alguém. Tá na hora do almoço e as placas já estão colando! [/SIZE]:lol:

UXIO

Vai acabar acontecendo , já pensou esta frota de ENGESAS cruzando este BRASILZÃO ?????????? Vai dar até TV filmando a gente e teremos que cobrar royaltes por isto .

Abração , mas estou até acreditando que isto possa ocorrer .

uxio69
30/09/2013, 21:26
UXIO

Vai acabar acontecendo , já pensou esta frota de ENGESAS cruzando este BRASILZÃO ?????????? Vai dar até TV filmando a gente e teremos que cobrar royaltes por isto .

Abração , mas estou até acreditando que isto possa ocorrer .

E já poderíamos criar o Clube do Engesa!

Mais um motivo pra turma botar os Engesões na estrada!

OTTO HEITZMANN
30/09/2013, 21:44
O Fabricante do chicote ja respondeu o meu e-mail, parece serem bastante atenciosos, estou bastante interessado.

"Mas pelo que já nos descreveu sobre seu veículo, a versão indicada é a Premium.

Os nossos chicote principais acompanham manual de instalação em português, permitindo que
qualquer pessoa com noções básicas de elétrica, até mesmo o proprietário do veículo faça a instalação
sem problemas.

Por um período indeterminado estamos com uma promoção de 25% de desconto:
Chicote Principal – Standard R$ 895,00 -25% = R$ 671,25
Chicote Principal – Deluxe R$ 1.018,00 -25% = R$ 763,50
Chicote Principal – Premium R$ 1.165,00 -25% = R$ 873,75

Os preços acima incluem a caixa de fusível com acabamento Cromado, caso deseje
com o acabamento em outra cor para combinar com a cor do carro ou com a tapeçaria
acrescente mais R$ 48,00 e nos diga qual a cor escolhida (Preta, Laranja/Dourada,
Azul, Verde, Vermelha ou Roxa).

Aproveite para adquirir o produto enquanto durar a promoção!"

abmedeiros
02/10/2013, 16:16
Olá Otto
Estive olhando seu álbum. Parabéns!!!!!!
O dia que tiver espaço pretendo fazer o mesmo.
Vê se pode me ajudar. Brigo há tempos para ter um estribo decente. Ví que você tem um suporte que é afixado no chassis. Você teria alguma foto dele já pronto para me enviar (ou melhor, "chupar" na cara dura)????
Caso tenha, pode postar aqui ou me enviar por email (abmedeiros@uol.com.br).
Abs

uxio69
02/10/2013, 22:41
O Fabricante do chicote ja respondeu o meu e-mail, parece serem bastante atenciosos, estou bastante interessado.

"Mas pelo que já nos descreveu sobre seu veículo, a versão indicada é a Premium.

Os nossos chicote principais acompanham manual de instalação em português, permitindo que
qualquer pessoa com noções básicas de elétrica, até mesmo o proprietário do veículo faça a instalação
sem problemas.

Por um período indeterminado estamos com uma promoção de 25% de desconto:
Chicote Principal – Standard R$ 895,00 -25% = R$ 671,25
Chicote Principal – Deluxe R$ 1.018,00 -25% = R$ 763,50
Chicote Principal – Premium R$ 1.165,00 -25% = R$ 873,75

Os preços acima incluem a caixa de fusível com acabamento Cromado, caso deseje
com o acabamento em outra cor para combinar com a cor do carro ou com a tapeçaria
acrescente mais R$ 48,00 e nos diga qual a cor escolhida (Preta, Laranja/Dourada,
Azul, Verde, Vermelha ou Roxa).

Aproveite para adquirir o produto enquanto durar a promoção!"

Tb pensei em comprar esse chicote premium, mas quando vi que todos os fusíveis são mini, desencorajei. Não sei pq, mas não confio muito nesses minis. Dão uma sensação de fragilidade.

Meu eletricista descobriu que a caixa de fusíveis do Fiat Stilo cabe direitinho embaixo do painel, e é de fácil acesso. Gostei!

433475

OTTO HEITZMANN
03/10/2013, 13:29
Olá Otto
Vê se pode me ajudar. Brigo há tempos para ter um estribo decente. Ví que você tem um suporte que é afixado no chassis. Você teria alguma foto dele já pronto para me enviar (ou melhor, "chupar" na cara dura)????
Abs

Eu uso estribo fixo no chassis ja faz um bom tempo, o original que é preso lataria é uma merda, qualquer pancada amassava a lataria. O que estava usando antes (F1000) era bem forte e protegia bem o Engesa, principalmente em barranco e cava, aquentou muita pancada, mas ja estava bastante amassado era hora de aposentar. Recentemente dando uma volta num desmache de carros aqui na minha cidade encontrei esse que estou usando agora, tamanho exato do engesa F1, bonitinho mas fragil, então tive que bola uma mesa reforçada para proteje-lo(sim proteger o estribo) das pancadas......no fim de semana vou tirar algumas fotos.
Tenho um amigo que viu o meu estribo fixo no chassis e fez uma coisa parecida e simples no Engesa dele, comprou curvas cotovelo e tubos, e fez um bem parrudo tambem fixo no chassis ( igual as dos Jeeps ), a principal função é proteger a lataria, mas tambem serve como estribo

OTTO HEITZMANN
03/10/2013, 13:44
Algumas fotos ja postadas: A primeira do estribo, medida exata do engesa. A segunda; detalhe da fixação no chassis braço(suporte) aonde é fixo o estribo

OTTO HEITZMANN
03/10/2013, 13:51
Uxio, estou estudando ainda, mas gostei da idéia desse chicote pronto, exatamente por ser compacto e principalmente de não precisar levar o Engesa em um eletrecista....

JOÃO R.
03/10/2013, 19:05
Tb pensei em comprar esse chicote premium, mas quando vi que todos os fusíveis são mini, desencorajei. Não sei pq, mas não confio muito nesses minis. Dão uma sensação de fragilidade.

Meu eletricista descobriu que a caixa de fusíveis do Fiat Stilo cabe direitinho embaixo do painel, e é de fácil acesso. Gostei!

433475

E essa válvula aí? É o freio de mão?? Onde compraste?
eu estava pensando nisso aí....

OTTO HEITZMANN
10/10/2013, 13:35
Olá Otto
Abs

Mais algumas fotos do estribo: detalhe da "mesa" que fiz para servir de base do estribo, detalhe do estribo ( (pertence algum carro da Ford, mas não sei o modelo).

OTTO HEITZMANN
10/10/2013, 13:45
Segui a dica do Dr Guilherme, resolvi comprar o chicote pronto:

Estou sem tempo de mexer na Engesa, no momento estou terminando o complemento do paralama do lado direito, a forma basicamente é a mesma que usei do lado esquerdo.

OTTO HEITZMANN
11/10/2013, 16:09
Chegou o chicote, parace ser legal e simples e organizado. A caixa de fusivel é bem compacta. O Uxio disse que eram nini fusiveis, mas na realidade é micro fusiveis.... rssss.

uxio69
16/10/2013, 20:37
E essa válvula aí? É o freio de mão?? Onde compraste?
eu estava pensando nisso aí....Oi João

Essa válvula é o freio carneiro, e substitui o freio-de-mão. Comprei na Super Break Disk (www.superbreakdisk.com.br (http://www.superbreakdisk.com.b)) junto com o kit de repotencialização do freios pra Engesa.

Com o carro ligado, basta pisar no freio, girar a válvula pra baixo e desligar o carro.

Não é uma solução definitiva, mas pra deixar estacionado por algumas horas, já quebra o galho.

Chegou o chicote, parace ser legal e simples e organizado. A caixa de fusivel é bem compacta. O Uxio disse que eram nini fusiveis, mas na realidade é micro fusiveis.... rssss.

Só quero ver trocar um desses no meio do lamaçal. Vai precisar de pinça e lupa! :mrgreen:

OTTO HEITZMANN
25/10/2013, 00:09
firme - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=sML2XfCPw0g)

Pra quem conhece a Serra da Canastra, sabe quanto aquele lugar é "Bão de Mais"

CAVESO
25/10/2013, 12:11
Otto,

Tá sabendo desse tópico?

Abs

OTTO HEITZMANN
25/10/2013, 20:03
Otto,

Tá sabendo desse tópico?

Abs

O pessoal esta querendo ir para canastra né.....

CAVESO
25/10/2013, 20:27
Não......estamos juntando uma galera para fabricar tanque de plástico para nossos engesas.

Faltam poucos para fecharmos o lote mínimo...

OTTO HEITZMANN
25/10/2013, 21:50
Haaaaa!!!!!!, sim estou sabendo, mas o tanque do meu esta bom, ele é de aço inox, nesse momento tenho outras prioridades (despesas) e não posso me comprometer.

OTTO HEITZMANN
25/10/2013, 21:58
Aproveitando que estou limpando meu computador, tenho mas este filminho que já foi visto em 80 países, segundo estatística do youtube.

engesas - jalapão 2007 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=3dygUKVScQk)

Italo Padilha
26/10/2013, 21:01
Essa válvula é o freio carneiro, e substitui o freio-de-mão. Comprei na Super Break Disk (www.superbreakdisk.com.br (http://www.superbreakdisk.com.b)) junto com o kit de repotencialização do freios pra Engesa.

Salve Uxio,

Esse kit de repontecialização utiliza peças de outros veículos ou são peças exclusivas da SBD?

Abraços,

uxio69
27/10/2013, 10:35
Salve Uxio,

Esse kit de repontecialização utiliza peças de outros veículos ou são peças exclusivas da SBD?

Abraços,

Oi Ítalo,

Esse kit usa no freio dianteiro os discos e pinças da Band, porém os suportes são feitos pela SBD. No freio traseiro as pinças são as da Kombi (que estavam no dianteiro), e os discos e suportes são da SBD.

Dê uma olhada nesse post: http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/93716-engesa-fase-ii-galego-mwm-2-8-td-43.html#post1803738

Abs,

Uxío

OTTO HEITZMANN
12/11/2013, 22:46
Finalmente, os ultimos detalhes da frente terminados, agora e a pintura para o feriado......

OTTO HEITZMANN
12/11/2013, 23:00
Curiosidade, o engesa sem a frente......o coisa esquesita.....

OTTO HEITZMANN
23/11/2013, 20:50
Finalmente.....frente pintada e montada.

OTTO HEITZMANN
23/11/2013, 21:03
Mais algumas fotos

hercilio.neto
23/11/2013, 23:27
Campeão!!!!:palmas:

eliasFerreira
23/11/2013, 23:44
Tirei o chapéu!

:concordo:

Fabio Diniz
24/11/2013, 08:47
:cool: show de bola! Ficou muito bom!
Acredito que a funcionalidade tb tenha melhorado muiiiito. Caracas outro dia fui tirar o motor de arranque do meu, e vo te falar hein... dificil chegar em certas partes!! P....kkkkk
Parabens

Abração

tuna
24/11/2013, 09:46
Otto, ficou fantástico o carro parabéns!

Eduardo Velo
24/11/2013, 10:42
Otto , ficou muito bom até pra limpar depois da trilha ...
Já bolou o limpador de parabrisa ?? ou vai montar o original ??

Vicente Guimaraes
24/11/2013, 17:55
Show heim..... :)

Espetacular !

haundrich
25/11/2013, 07:55
Adorei !!!

OTTO HEITZMANN
25/11/2013, 14:06
Valeu pessoal, tambem gostei muito do resultado ficou muito bom. Legal mesmo seria se colocasse Pneus 37, mas ai comprometer a confiabilidade mecanica do conjunto, acho melhor segui os conselhos do Dr. Guilherme.
Agora o proximo passo e colocar a capota, vou deixar isso para fins de janeiro.

Otto , ficou muito bom até pra limpar depois da trilha ...
Já bolou o limpador de parabrisa ?? ou vai montar o original ??

Nem acredito que o Eduardo Velo fez esse comentario, ontem fui para o encontro 4x4 de Amparo, a reestreia da engesa em trilha, a molha cueca - e não é por causa de agua, e sim por causa das decidas aonde o jeep desse sem controle.....é só perguntar por Igor da Rota....animal a trilha, cheguei em casa com o Engesa carregado de barro, tive que lavar na rua antes de colocar na garagem, com o capo aberto, tenho acesso facil a suspençao dianteira e tambem ficou facil lavar o paralama dianteiro. blz.

Quando ao limpador, vou manter o original, esta funcionando direitinho, alem de achar charmoso ele na parte de cima do quadro do parabrisa.

guilhermeabreu
25/11/2013, 19:38
OTTO

PAAAAAARABENS , ficou muitíssimo bom e bonito e parabens pela DISPOSIÇÃO de encarar esta empreitada .

Forte abraço

OTTO HEITZMANN
26/11/2013, 08:26
OTTO

PAAAAAARABENS , ficou muitíssimo bom e bonito e parabens pela DISPOSIÇÃO de encarar esta empreitada .

Forte abraço
Valeu Dr., eu so tomei coragem de fazer a reforma depois de acompanhar a saga do coracao valente, a carroceria de fibra e a tampa traseira foram inspirado no coracao valente.

Eduardo Velo
26/11/2013, 08:41
Otto , qdo vi essa frente erguida pensei em como seria fácil bater água e limpar qdo chega em casa que o barro ainda está solto , geralmente chego em casa tarde da noite e só vou poder bater água no outro dia no final da tarde , aí o barro já tá todo grudado ...

Muito bom não ter colocado pneuzão , eu e o Doc estamos em campanha permanente pra usar pneus até 33" pra conservar a maquina e principalmente as trilhas , temos um pessoal pra fazer trilhas que todos tem maquinas originais , estamos sem fazer os trechos de costume pq passaram com pneuzões por lá e agora só com trator 4x4 pra passar ... fomos pra lá ha 2 semanas e só está passando moto faz muito tempo , não tem nada de marca de pneus , passaram por lá , estragaram a trilha e não voltaram mais ...

outra obs. - como vc tomba o parabrisa é melhor mesmo manter o sistema original do limpador ...

abs ...

ROBERTO SCHOLLER
26/11/2013, 11:10
:palmas::palmas: Parabéns OTTO ficou ótimo!!! Lindão mesmo.

JOÃO R.
30/11/2013, 01:38
:palmas::palmas: Parabéns OTTO ficou ótimo!!! Lindão mesmo.

X2...
Muito bom seu trabalho... Ficou a frente de engesa mais alinhada que eu já vi....

OTTO HEITZMANN
30/11/2013, 11:24
João, obrigado, o capo ficou bem compacto e firme, mas não e 100%, a fibra é meio ondulada, mas ficou bem melhor que antes, o capo do engesa é muito grande.

Vicente Guimaraes
30/11/2013, 12:03
Ficou show com esses pneus, ficou bem proporcional! é de qual tamanho? 33" ? Eu estou usando o 285x75xr16 no meu, é a mesma altura do 33" só que é um pouco mais fino.

Agora vamos ver se vc e a galera do sul se animam para vir no encontro nacional de engesas em Maios/2014 em Itamonte(Itatiaia) :) é longe mas tem um bom tempo para se planejar.

guilhermeabreu
30/11/2013, 21:39
Valeu Dr., eu so tomei coragem de fazer a reforma depois de acompanhar a saga do coracao valente, a carroceria de fibra e a tampa traseira foram inspirado no coracao valente.

GRANDE OTTO

Vc não imagina como fico feliz por ter podido dar esta inspiração para o OTTOMÓVEL , sinal de que valeu a pena não ? Não me arrependo nunca de ter trocado a carroceria por fibra , pena que ela é um pouco ondulada , MAS NUNCA TEREMOS CUPIM DE FERRO NOVAMENTE , ou melhor , nunca teremos que ficar com as viaturas paradas em funileiro e pintores , a não ser qdo queremos mudar mais alguma coisa .

Parece que vc entrou num brejo de turfa ???? Alí não sai por nada neste mundo , pq não tem fundo , os pneus vão afundando toda vida .

Forte abraço

haundrich
01/12/2013, 12:03
Como corrigir ou eliminar essa ondulação da fibra? As minhas portas estão assim.

Penso colocar elas sobre uma superfície lisa e aquecer com soprador térmico, até cederem e moldar com a superfície lisa. O gnomo do lado esquerdo do cérebro sopra no ouvido dizendo que não dá certo, não vai ceder.

Alguém compartilha?

Vicente Guimaraes
01/12/2013, 13:58
Como corrigir ou eliminar essa ondulação da fibra? As minhas portas estão assim.

Não dá para fazer com massa de funilaria/lanternagem? não sei se essa massa pega na fibra... mas em carros antigos as chapas de aço também vão ficando detonadas e o único jeito é usar massa e lixa, leva tempo e se o cara for bom, fica perfeito, parece que saiu da fábrica.

OTTO HEITZMANN
01/12/2013, 19:06
Dá para tirar as ondulações.O que estava mais ondulado no meu caso foi o capo ele é muito grande e vem muito ondulado, eu ja estava sem saco em tentar deixar perfeito, o negocio é massa plastica e lixar, só procurando e olhando de perto e que da pra ver as ondulacoes, o resto ficou perfeito.

OTTO HEITZMANN
01/12/2013, 19:20
Já ia me esquecendo, a parede corta fogo tambem é bastante ondulada, mas como o capo esconde boa parte acabei deixando assim mesmo, ja a lateral traseira do lado do motorista, era bem torta para dentro, tive que fazer um enchimento com fibra. Agora só saberemos o resultado quando colocarmos a capota e a porta, mais acredito com criatividade chegarei a um resultado razoável, na minha opinião não precisa ficar perfeito, afinal, não sou profissional da area e além do mais é um jeep.

hercilio.neto
01/12/2013, 22:52
Embora não seja muito fã do Troller, tenho que admitir tem uma carroceria de muita qualidade. Dá pra ver que é bem resistente e mesmo os Troller mais antigos não apresentam deformações na carroceria.
O que há de diferente na construção da carroceria do Troller para as demais carrocerias de fibra?

OTTO HEITZMANN
02/12/2013, 10:06
Acho que a carroceria do Fernando Filomi, e montada em placas, quando sao unidas o calor da fibra secando faz com elas acabem ondulando, bom foi isso que me falaram, não tenho certeza, e tambem o custo, alem de querer economizar fibra, em algumas partes a fibra é muito fina e a falta de controle de qualidade, provavelmente o Luiz para abaixar ainda mais o custo ,repassa a tarefa de alinha-la para quem comprar.
Tenho a impressao que o Troller é uma peca unica e o pessoal não economiza na fibra alem da superfice ser toda arrendondada.

guilhermeabreu
02/12/2013, 13:30
Não entendo muito de fibra , mas o fibreiro daqui de minha cidade me falou que existe dois modos , duas técnicas de fazer a carroceria de fibra uma é a da TABATINGA e a outra é do TROLLER não me lembro do nomes destas técnicas , SÃO TECNOLOGIAS TOTALMENTE DIFERENTES , por isto que os nossos ENGESAS são todos deformados , MAS NÃO ENFERRUJAM e nem quebram a fibra embora seja muito fina em relação a do TROLLER . A tecnologia que fabricavam a carroceria do TROLLER é a mesma que fabricaram a da CAMPER , para quem não sabe ninguem diz que estas carrocerias são de fibra de tão lisas que são .

Abraço

guilhermeabreu
09/12/2013, 20:26
GRANDE OTTO

Como vc acabou de fazer a sua reforma e eu acabei de comprar o capô e a frente de fibra que ainda era de aço , pergunto :

Como vc fixou o suporte dos faróis na sua frente ??? Pois a minha frente que comprei veio com o fundo dos faróis vazado , não tem nada atras foi cortado aquela cuia por tras dos faróis e quais os faróis que vc usou ???

No ENGESA original os faróis entram pela frente pq a traseira era vedada e este de fibra veio com a traseira aberta , daí terei que adaptar algum suporte e fazer uma cuia para fechar a traseira para não entrar lama , pensei em usar os faróis do caminhão MB acelo que tem um farol maior e outro menor , fazendo adaptação lógico pq no caminhão o maior é o externo e no ENGESA tem que ser o maior interno .

Abraço

OTTO HEITZMANN
11/12/2013, 21:51
Olá Dr. desculpa pela demora em responder, estava com problemas com a internet.

A peça que forma a frente não tem fundo, o que faz o fundo para fixar o farol e a parte da frente do paralama. Estranho o seu paralama vim sem a parte da frente......não consigo imaginar, e não entendo porque o foi mudado.

Eu fiz um suporte para o farol, bem simples, e nele é fixado a base original (chapa plana aonde o farol e fixado originalmente no Engesa). Eu estou usando os farol de Brasilia.

A lanterna e o suporte dela ainda é a original ( 27 anos kkkkkkk).

O segredo para montar a mascara do farol (a chapa preta) é o uso de rebites "plusnut" com rosca para fibra de vidro (5mm se não me falha a memoria).

Obs.: na foto aparece a parte de trás do suporte, aonde fica parafusado na parte da frente do paralama.

OTTO HEITZMANN
11/12/2013, 22:11
Esquema da montagem do farol

guilhermeabreu
11/12/2013, 23:41
CARO AMIGO OTTO

Muito obrigado , vejo que terei que improvisar aqui , o meu hoje é assim como o seu , hoje vi e tirei as medidas do farol do caminhão MB acelo e como não tive tempo ainda de ir na oficina do fibreiro onde esta o JIPE não deu pra saber se vai caber com pequenas adaptações , mas vou dar meu jeito por aqui mesmo .

Obrigado mais uma vez pela presteza da resposta e com desenho ainda .

Abração

Fabio Diniz
13/12/2013, 17:04
:curtir: Seguindo. Pó cada adaptação q fica muito legal. Este fórum e quase um enciclopédia. Muito legal. Eu fico vendo os pitados e sugestões e imaginando o que fazer e como fazer no morfeu.hehehe. Abracos

OTTO HEITZMANN
19/01/2014, 21:07
Esta semana, vou trabalhar na capota.

OTTO HEITZMANN
19/01/2014, 21:16
Capota colocada, apenas como teste, entrou legal, não esta pegando em nada, ainda vou retira-la para fazer o acabamento interno

OTTO HEITZMANN
19/01/2014, 21:24
Detalhe dos encaixe da capota, fiz de um modo que as borracha da porta fique firme no lugar, antes este
s cantos eram problemáticos.

ROBERTO SCHOLLER
20/01/2014, 09:33
Vai ficar muito bom!

Show de bola.

Acompanhando...

Kim
20/01/2014, 11:44
Otto!

Sempre um trabalho de excelência!

Parabéns pelo capricho e pelo engesa!

Abraços.

Kim.

OTTO HEITZMANN
03/08/2014, 20:04
Notícias do OTTOMÓVEL

OTTO HEITZMANN
03/08/2014, 20:19
Mais fotos

guilhermeabreu
03/08/2014, 21:37
OTTO

O seu carro esta bonito demais , PARABENS pelo bela reforma .

Abraço

hercilio.neto
03/08/2014, 22:24
Coisa linda esse jipe.

Otto, o estepe ficará na traseira?

OTTO HEITZMANN
03/08/2014, 22:39
Coisa linda esse jipe.

Otto, o estepe ficará na traseira?

Hercilio, o suporte de estepe é do Toller, mas com ele.......o estepe Bf 33 pega um pouco no parachoque e na tampa traseira, mas ja resolvi o problema, vou soldar um pedaço do antigo suporte afastando o estepe para cima e para fora..

OTTO HEITZMANN
05/08/2014, 11:55
A Marcar registrada do OTTOMÓVEL é a frente basculante, isso ficou muito bom....

eliasFerreira
05/08/2014, 12:10
Tá bonito Otto!

Parabéns! :concordo:

Fabio Diniz
05/08/2014, 12:36
A Marcar registrada do OTTOMÓVEL é a frente basculante, isso ficou muito bom....

Otto, esse seu jipe ficou lindo de mais... essa frente basculante muito bem bolado. Estou com esta idéia sua na cabeça, cada vez que levanto o capu do meu, me lembro do seu.kkkkkkkkk

Abraços

OTTO HEITZMANN
06/08/2014, 23:49
OTTOMÓVEL, sem capota e com capota.....

JOÃO R.
08/08/2014, 23:09
Esse engesa é show!!! Muito bom gosto, Otto.

OTTO HEITZMANN
11/08/2014, 12:06
Obrigado, Dr Guilherme, Hercilio, Elias, Fabio, Joao
Alguém já disse aqui no Foro que os Engenheiro da Engesa foram bastante felizes no design do Engesa4.
O que fiz, foi tentar deixar mais original sem mudar as características do F1. Praticamente, em relação ao engesa original da época, que era vendido na Envemo com esta capota, só mudei os Pneus e a Altura.

uxio69
14/08/2014, 01:00
Parabéns Otto. Tá lindão! :palmas:

OTTO HEITZMANN
24/08/2014, 02:15
Depois que coloquei as portas tive uma supresa, as pontas do painel pegam levemente nas portas, estranho já que refiz as portas mais estreitas....bom a solução foi cortar as pontas do painel e refazendo-as com um formato trapézio. Também defini o painel esquerdo, comprei um nova tampa do porta luva e a colocação de um multi-midia, com GPS, TV DIGITAL, CÂMERA DE RE, RADIO, DVD.......etc.

OTTO HEITZMANN
24/08/2014, 10:01
Depois que coloquei as portas tive uma supresa, as pontas do painel pegam levemente nas portas, estranho já que refiz as portas mais estreitas....bom a solução foi cortar as pontas do painel e refazendo-as com um formato trapézio. Também defini o painel esquerdo, comprei um nova tampa do porta luva e a colocação de um multi-midia, com GPS, TV DIGITAL, CÂMERA DE RE, RADIO, DVD.......etc.

Opa!!!!!, errei, aonde-se lê esquerda, leia-se DIREITO. O Esquerdo já tinha defenido faz tempo.

guilhermeabreu
24/08/2014, 19:06
OTTO

No meu qdo troquei a carroceria para fibra o painel tb ficou mais largo do que o espaço e ficava mordendo a porta , tb tive de encurtá-lo . Na realidade ele mordia um pouco antes de trocar a carroceria e depois que troquei mordeu mais forte daí encurtei um pouco . Esta é uma das grandes vantagens da fibra .

OTTO HEITZMANN
25/08/2014, 11:19
OTTO

No meu qdo troquei a carroceria para fibra o painel tb ficou mais largo do que o espaço e ficava mordendo a porta , tb tive de encurtá-lo . Na realidade ele mordia um pouco antes de trocar a carroceria e depois que troquei mordeu mais forte daí encurtei um pouco . Esta é uma das grandes vantagens da fibra .

Então a carroceria de Fibra é um pouco mais estreita. Já tinha percebido que sobrava uma coisa insignificante no quadro do parabrisa em relação a carroceria...., bom seja como for...é muito pouco, facil de acertar.

guilhermeabreu
25/08/2014, 12:47
Então a carroceria de Fibra é um pouco mais estreita. Já tinha percebido que sobrava uma coisa insignificante no quadro do parabrisa em relação a carroceria...., bom seja como for...é muito pouco, facil de acertar.

OTTO

É agrande vantagem da fibra , fácil de mexer , na realidade encurtei uns 3mm de cada lado externo do painel . Realmente muito pouco , mas qdo a carroceria ainda era de aço o painel já encostava na forração das portas .

OTTO HEITZMANN
08/01/2018, 17:58
......;..................................