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Ver Versão Completa : Problema com cambio grand cherokee 1997 v8



andreilopes
13/05/2013, 23:36
Boa Noite gente boa;


Grandes amigos e companheiros, estou com um problema com minha transmissao automatica, e espero que não seja nada grave.
E como sempre gosto de saber da opniao dos amigos antes de ser enrolado por algum mecanico maluco.

Vamos ao acontecimento;

Na quarta feira dia 08/05 sai para uma viagem de em torno 300 km... tudo foi bem na viagem, chegando ao destino resolvi ir para jaguarao/rio branco (uruguai) viagem de 140 km total de 280 ida e volta isso no dia 9/05 no outro dia 10/05 resolvi voltar a rio branco, na volta foi que me apareceu a primeira vez o problema, quando arancava, trocava as marchas... n sei bem o correto se é da é da 2 para a 3 ou da 3 para 4 marcha que a rotaçao tinha que ser maior que o normal para trocar... e isso so foi piorando... antes disso em torno de 2 mil giros trocava normal sem nenhum problema. bom chegando ao primeiro posto cheguei e logo fui verificar o nivel do oleo da caixa... estava ZERADOOOO.. nossa fiquei assustado e com medo de problemas maiores.. la sei eu quantos km rodou assim.

Bom o cara do posto n saia que oleo colocar e muito menos eu... ja tive uma experiencia com o amigos Rustao que me ajudou a arrumar uma vez e lembro que era alguma coisa ATF e tal.. mas n saiba qual.. como tava no meio do caminho preferir colocar o que o cara tinha.. achei melhor rodar com um oleo errado do que rodar ser nada.

Bom o problema continuou e hj que retornei de viagem estou aqui para alguma alma santa me de uma luz...
Amigos... a situação é a seguinte... n tenho barrulho algum na caixa.. nao faz ruido nenhum. nem tranco. coloc no D troca a 1, 2 e acho eu que a 3 n vai.... tenho que levantar o gira a 5..6...7 mil para ela trocar e quando troca da um salavanco e as outros sao normais.. em 2 mil troca todas.. e volta todas.. n tem dificuldade para baixar as marchas.. o R funciona normal.

Alguem tem uma luz??

Grato pela atenção em ser meu problema.

Att

Andrei Lopes

andreilopes
14/05/2013, 00:10
Adicionando mais informações;

No manual fala em algo de drenagem da caixa para n misturar lubrificantes, e que vai 10,1 litros para enchimento a seco e 3,8 para troca periodica. OBS: quando observei a vareta estava sem marcação acabei colocando 1 litro e a marcação ficou no maximo.

Sera que fazer a troca do oleo total da transmissao seria uma solução. Este problema poderia estar acontecendo pq estou usando um fubrificante errado.

No manual fala para usar MOTAR ATF PLUS ( FLUIDO TIPO 7176 PARA TRANSMISSAO AUTOMATICA ) ou equivalente, os fluidos tipo DEXRON II devem ser usados somente se o fluido recomendado não estiver disponivel.

brunoramos
14/05/2013, 18:40
Tenho uma Cherokee do mesmo ano e motor que a sua, mas, até hoje, não troquei o óleo da transmissão. Li em algum lugar no fórum, que o óleo recomendado para esta transmissão é o DEXRON III.

AlexPalma
19/05/2013, 00:47
Andrei:

Nível muito alto ou muito baixo do óleo de câmbio pode gerar trancos e/ou deixar o câmbio "maluco".

É muito provável que houve vazamento, pois o óleo não pode ter sumido do nada.

O óleo correto é o ATF+4. O Dexron II não é mais comercializado e em um emergência pode "completar" com o Dexron III.

O original é o Mopar, mas é quase impossível de se achar no Brasil. Se encontrar de outra marca idônea pode usar sem problemas.

Outro óleo que muitos utilizam é o Motul que segundo o fabricante é homologado ATF+4.

Em relação aos sintomas, fica difícil falar pois ela trabalhou "seca". Você pode trocar todo óleo e ela voltar ao normal ou pode continuar com o problema.

Como o óleo pode custar entre R$70,00 e R$90,00 o litro, arriscar somente a troca pode ser um erro.

O ideal seria encontrar um especialista em câmbio automático ou na linha Jeep/Chrysler para ver o que é melhor para você.

Não sei se você conhece o procedimento para verificação do nível do óleo de câmbio: carro parado, motor funcionando, aquecido, alavanca na posição N. Aí você puxa a vareta.

Espero ter ajudado...

Boa sorte!!!

Abraço!

andreilopes
20/05/2013, 09:30
Bom Dia amigo AlexPalma;

Ainda estou com o problema e realmente ja estou pensando que vou ter mesmo que levar para alguem ver.

Agora o que noto é o seguinte.... quando ligo o carro pela primeira vez (ou depois que fica um tempo parado ) no caso motor friu, ela faz todas as marchas normalmente, quando esqueta que começa a apresentar o problema, troca a primeira normal.. mas ai quando vai para trocar as outras, parece que não consegue, e fica andando em rotação bem alta... se eu piso forte ai troca as outros vao normal....

Não sei se um oleo ruim poderia afetar desta forma a caixa.
Tive pesquisando no manual e vi que ao total vai 10 litros de oleo na caixa, e para trocar todo tem que fazer uma drenagem, ai que esta o meu medo.. trocar todo este oleo e n ajudar em anda.. ou acabar estragando algo pior.

Não consegui achar ainda como realmente fazer a troca do oleo da caixa.. se tem que trocar todo o oleo, pq realmente eu n sei o oleo que ta la.

O que estou tb encucado é que quando verifiquei o oleo da caixa e na vareta n apareceu nenhuma marcação e fui completar o oleo coloquei 1 litro pela vareta, e o oleo ja estabilizou... mas se vai 10 litros e somente 1 litro na ficou marcando na vareta quer dizer que ela tinha oleo mas tava baixo. ai fica minha duvida.

Obrigado pela atenção em responder.

att

Andrei

AlexPalma
21/05/2013, 01:09
Andrei:

A troca de óleo do câmbio na Grand Cherokee (e em outros modelos automáticos) é feita retirando-se o cárter e repondo pela vareta. Alguns utilizam uma máquina semelhante a de hemodiálise, mas tenho minhas dúvidas sobre sua eficiência.

Se você trocar apenas o óleo do cárter a quantidade será menor, pois parte do óleo vai dentro do conversor de torque.

Na troca "sempre" troque o filtro.

Sei que é um dilema: pode trocar o óleo e o problema continuar...

Em relação ás trocas:

O problema aparecer com motor e o câmbio aquecidos pode ser muitas coisas: o óleo errado, a falta ou excesso de óleo, algum sensor com problema, problema em alguma válvula solenóide...fica difícil saber.

Apenas uma opinião: não force as trocas de marcha, pois pode danificar ou piorar algum dano que já ocorreu.

Estranho a vareta não ter nenhuma marcação, pois as originais vem com uma marca "hot", que é o nível normal de trabalho, utilizando a forma de medição que citei no post anterior.

Se não houver um bom mecânico em sua cidade é melhor procurar ajuda em Porto Alegre.

Desculpe não poder ajudar mais, mas não tenho muito conhecimento no assunto e o que postei foi com experiências próprias (troca do óleo de câmbio) e com os casos que já ocorreram nesse e em outros fóruns, além de muitas conversas com mecânicos.

Boa sorte e qualquer novidade escreva aqui.

Abraço!

LittleJames
21/05/2013, 08:19
Se precisar de algum serviço recomendo a S (http://sinoscaixas.com.br/)inos Caixas: Sinos Caixa - home (http://sinoscaixas.com.br/)
Fica aí pertinho da tua cidade e os caras são bons, só mexem com câmbio automático de importados.
O próprio dono tem uma cherokee e quando fui lá tinha umas 5 Gcherokee paradas.
Fui para fazer uma simples troca de óleo e dar uma revisada no câmbio, mas se qualquer problema aparecer certamente levarei lá.

andreilopes
21/05/2013, 08:54
Bom Dia gente boa....
Obrigado por todas suas postagem... realmente vou acabar levando em um mecânico mesmo, devido a falta de conhecimento e problemas que podem acontecer se eu mesmo mexer...
Claro que tudo vale como experiência...

Assim que eu tiver algo certo posto o resultado aqui para vcs..
Forte abraço

att
Andrei Lopes

georgevalle
21/05/2013, 09:02
É realmente o medo de trocar o óleo e simplesmente ficar igual, me fez optar em mandar a caixa para uma oficina especialista em Curitiba (inclusive após muita pesquisa o lugar mais caro é no final o mais barato pois o óleo já esta incluso no valor) vai custar R$ 3.000,00 troca do kit master, revisão do conversor de torque (é mandado para SP segundo eles é procedimento padrão sempre mandam os conversores pois assim podem dar garantia), revisão do radiador e montagem, eu retirei a caixa abri e constatei que a cherokee parou pois comeu toda a 1ª cinta a mola do acumulador estava quebrada, quanto aos discos aparentemente ainda estavam bons, a minha conta mola do acumulador R$ 70,00 mais frete R$ 20,00 (encontrei em um fornecedor em Maringá), cinta R$ 190,00 o frete aproveito o da mola, junta da bomba para fechar a caixa ganhei uma em uma oficina em Ctba, óleo R$ 840,00, ainda ficaria a dúvida se ao montar iria funcionar corretamente (provavelmente iria mas...) no final iria gastar R$ R$ 1.120,00, que se não ficar bom iria perder pois nenhuma oficina aproveita o óleo, se somar mais o kit banner (R$ 1.500,00 no ML) fica em R$ 2.620,00 por mais R$ 380,00 de MO e revisão do conversor de torque e colocação da caixa, vale a pena sofrer um pouco mas ficar com o carro garantido que jogar fora quase R$ 1.000,00 e ainda ter que pagar os 3k depois para poder rodar com o carro em ordem depois.

andreilopes
21/05/2013, 09:13
Realmente Georgevalle... ai que esta o meu medo... ate onde li.. pesquisei etc... varais pessoas falam que o meu problema pode estar relacionado ao oleo mesmo... e se NÃO estiver? pois ai decidir levar para um mecanico.. vou solicitar um orçamento e posto aqui para o pessoal falar o que acha.

obrigado por responder.

att

Andrei Lopes

andreilopes
21/05/2013, 13:20
Gente boa... liguei para a oficina que o amigo LittleJames mencionou, e o mecanico por telefone me tirou algumas duvidas, me disse que mesmo com oleo errado n causa o defeito do meu carro.. e pelo o que eu mencionei para ele pode ser o solenoide, custo de 450 a 650, depende de qual é...

Bom que bom que n gastei com a troca de oleo.. mas que provavelmente vou ter que acabar fazendo..

O mecanico disse que tenho que levar o carro para passar no scaner para ter certeza do que é.. mas que pelo defeito que eu relatei pode ser o solenoide... bom... deixo aqui minha pergunta... sera que pode ser?? ou é somente um palpite furado??

att

Andrei Lopes

AlexPalma
21/05/2013, 19:56
Pode ser solenoide sim...e passar no scanner pode ajudar a encontrar o problema. Abraço!

LittleJames
21/05/2013, 20:46
Se for solenóide e não souber qual óleo tem dentro aproveita e faz o flushing já pra garantir e deixar novo :)

andreilopes
29/05/2013, 12:15
gente boa..

acabei mandando para oficina mesmo..
o cara passou o scaner e achou 2 valvulas selenoides com problema..
mas ele me disse que pode ser tato a peça com problema eletrico.. que n recebe informação do motor para trocar me marcha..
espero eu que seja so isso
n me passou ainda orçamento completo..

assim que passar posto aqui..

abraço a todos e muito obrigado pelas ajudas..

Andrei lopes

andreilopes
14/08/2013, 14:14
boa tarde gente;

resumindo a conversa estou sem carro ate agora... e ja se foi 3 meses
mandei o mecanico fazer o serviço na caixa, avaliado em 5400 reais, ja pagos.
mas ate agora estou sem carro, apos varios testes e uma tentativa de retirada acabou aparecendo outros problemas
agora estourou um bulbo da pressão do oleo e o mesmo n consegue encontrar para trocar.

se tiver noticias melhores eu posto aqui e se alguem conhecer onde posso achar este tal de bulbo e me indicar agradeço;

abraço a todos

LittleJames
14/08/2013, 20:09
Nossa, aonde q tu levou?

Lucas88
15/08/2013, 02:27
ei amigo, R$5.400 bem caro hein.. precisei fazer a caixa da minha limited, pois o radiador de oleo da caixa furou e misturou agua com oleo em uma viagem para SC, ida e volta 2 mil km rodando assim, e paguei R$3.500 caixa completa + radiador da caixa novo e garantia de 1 ano ou 50mil km, em uma oficina aqui da região Automatic especializada em caixas automaticas de importados.
a oficina fica em Faxinal do Soturno e o tel (55) 32631251. Recomendo, o trabalho que fizeram na minha ficou perfeito, e ficou pronta em 2 semanas. abraço.

andreilopes
15/08/2013, 11:44
Amigos, tb achei caro o valor, mas como estava em uma outra cidade e n tinha muito o que fazer acabei aceitando o valor e que o mecanico arrumasse, mas bem, o cara começou a mexer e fui aparecendo coisas e coisas, ate agora n sei nem ao certo se o problema era realmente a caixa, nestes 3 meses, fiz toda a caixa, revisao completa na parte eletrica, troca do cano de descarga, e por ultimo estourou o sensor da pressao de oleo, onde trantou tudo, pq estamos com dificuldades de arrumar esta peça. o mecanico ja comprou peça e fala ele que a peça veio errada, e conta que sem isso ele n pode fazer testes finais na caixa e nem testa-la.

bom estou atras deste sensor, se alguem souber alguma numeração ou tiver informaçãos, chama-se bulbo ou sensor da pressao do oleo...


qualquer novidade posto aqui..

abraços

e obrigado pela atenção de todos