PDA

Ver Versão Completa : 4x4 para fazer rio-santarém todos os anos!



frenético
05/10/2005, 10:45
Olá pra todos, estou pesquisando a compra de um 4x4 para quem nâo tem muita grana e quer viajar por todo o brasil e américa latina sem gastar muito e sem ter problemas com peças. E quem me leve de santarém ao rio todos os anos.

Cheguei a coclusão do Niva, aí é só achar um que preste e com motor AP a gasolina.

Mas se sobrar mais um dinheiro, acho que ficaria entre o Sportage turbo diesel para rodar barato e com conforto, ou a toyota sw4, mas aí, na faixa dos 35 mil, iria lá para o ano 93, enquanto o sportage seria 2000-2001. Pensei na pagero, por ser similar a sw4, mas parece que a manutensão é bem mais cara.


As caminhonetes traçadas seriam uma escolha óbvia, mas não gosto muito da falta de conforto e do espaço interno das caminhonetes cabine dupla. Minha intenção é viajar por nossas péssimas estradas e ocasionalmente pegar um lamaçal e um areial, mas não fazer trilhas de propósito.


Ao contrário do que muitos pensam, a br 163 não é isso tudo não, no auge do inverno não passa nada mesmo, mas quando tá seco, como agora, neguinho vai de Cuiabá até Santarém de uno, fusca, mas bom mesmo é se o carro tiver Ar, por causa da poeira, o resto é supérfluo.


Gostaria das opiniões dos mais experientes, pois eu tenho a impressão que certos veículo aceitam peças de outros similares mais facilmente minimizando as chances de vc ficar quebrado num fim de mundo, caso do niva, e outros não, caso do pagero até 95 por aí.

Abraços.

frenético
12/10/2005, 22:01
Pô galera ninguem quis dar uma ajuda????

Mas beleza, acabei comprando uma tornado, o jipe fica pra frente....


Pra não dizerem queeu só quero sugar, lhes mando uma curiosidade, aqui quando começa a tempoorada de chuvas todo mundo vende jipes e motos e recompra depois quando chega o verão.

Eduardo Velo
13/10/2005, 06:38
Fala Frenético , não tinha visto esse tópico ...
Tive Niva por 6 anos , exige manutenção constante , como qqer off-road , o problema são algumas peças especificas do Niva ... Se tiver muitos Nivas por ai , com certeza ja acharam fornecedor , se não tiver parte pra outro ...
Uma Band anos 70 tem preço bom e mecanica bem conhecida ...

[]s ...

frenético
13/10/2005, 08:59
Bom eduardo, obrigado, com a crise aqui na região tem muito cj sendo vendido, mas pedem um absurdo chegando a 12, 14 mil, pr veículos com motor de opala e as vezes direção hidráulica. Niva por aqui tem uns 4, todos ruins.

Bandeirante tem muito, muitas a venda, mas é desconfortável né? E dizem que é muito fácil de abrir as portas, aí numas férias seria complicado, e é desconfortável numa viagem longa.

Pensei que o Niva pudesse ser mais confortável que o bandeirante, se eu pegasse um daqueles de 10, 12 mil, motor ap, bem modificado pra ficar melhor e mais confortável, precisando fazer quase nada, entende?

Que achas?

du
13/10/2005, 22:29
Frenético,

Se o preço da gasolina não for problema, uma Cherokee Sport está no seu orçamento, conforto, ar condicionado e tração.

Quanto à manutenção não sei dizer, o motor é resistente, algumas peças devem coincidir com Dakota, mas é lógico que qualquer importado em certos lugares não encontrará peças.

Abraços Du.

Eriksom Teixeira Lima
17/10/2005, 13:25
Caro Nativo de Alter do Chão :lol:

Um Niva é um bom veículo, mas não para isso que você pede. Para começar é um veículo para se andar na Sibéria, e não a 40ºC à sombra. :x

Compre uma Bandeirantes mesmo, adapte bancos confortáveis, adapte um ar condicionado decente e seja feliz a bordo de confiável veículo a diesel. 8)

Se você achar uma Band mais nova, com motor 14B (aquele japonês), compre sem susto, pois vale cada centavo. O motor é excelente, extremamente robusto, e dificil de quebrar (tem de insistir para conseguir). De quebra, você tem a vantagem de levar uma caixa com 5 marchas, sendo a 5ª desmultiplicada, o que te permite andar mais rápido no asfalto ou na terra batida das estradas daí, e nele é mais fácil instalar o compressor do ar condicionado. Mais uma vantagem, ela tem diferenciais traseiros flutuantes. Ou seja, muitas vantagens :idea: :dance:

Ainda mais vantagens, em qualquer buraco do Brasil ou dos países vizinhos você acha peça para uma Band. :twisted:

Eu não tenho Band, tenho uma Camper, com esse motor 14B e com os diferenciais da Band, por isso recomendo a Band.

Daí você me pergunta, por que não uma Camper? Uma Camper seria uma ótima solução para você, mas não recomendo, pois você teria de trabalhar muito em cima dela para deixá-la confiável (exceto se você comprasse de alguém com origem, mas não posso recomendar ninguém por enquanto). Como não sei qual a qualidade dos mecânicos aí na beira de Alter do Chão :putz: ..... não recomendo.

Eriksom

Edintruder
17/10/2005, 20:27
O que eu achei estranho é a idéia de um Nive e depois parte para uma Toyota Sw4... Daí nem dei palpite, mas eu teria comprado uma Band de 30 anos no lugar da moto.

frenético
20/10/2005, 11:15
Caro Edintruder

Vou explicar a salada, tenha uma fiat strada 1.6, completa, comprada zero, excelente e útil carro. Mas preciso de mais um veículo, pra passear e pra trabalhar. Com a grana do meu carro(uns 16 mil) + a grana que eu dei na moto(7.5 mil) mais uns trocados, daria para:

manter meu carro e comprar uma tornado pra passear nas praias(foi o que fiz)

manter meu carro e comprar um niva(também pra brincar nas praias e viajar, afinal é barato e ia acabar ficando lá na garagem de vez)

vender meu carro e apostar tudo num veículo bacana, como a sportage, a sw4, a bandeirante, e ficar com um só veículo e sem moto, pelo menos até comprar uma usadinha só pra ir pro trabalho.

Entenderam?


caro Du

Um tempo desse apareceu uma sport aqui, linda, azul e por 30 mil eu acho, só que o consumo é inviável ainda mais com a gasosa a 2,68. Questionei o vendedor sobre as peças e ele disse: a peça que não tiver a gente faz.

Aqui no norte pela dificuldade, existe essa cultura de se fazer peças no torneiro, não sei se fica bom.

Caro Eriksom Teixeira Lima

Muito obrigado pelo seu texto, muito instrutivo. Não cheguei a olhar a fundo as bandeirantes, a vez que puseram a venda duas de uma empresa aqui que todo mundo sabia que eram boas, foram vendidas antes do jornal sair com o anúncio.


Pros sportagers:

Um vendedor aqui me aconselhou a não comprar a gasolina, mesmo sendo 10 mil a menos, pois é mais difícil de vender e desvaloriza mais. Mas o Sportage é bem legal né, vamos combinar.

A bandeirante aqui tem uma vantagem: mão de obra pra deixar ela do jeito que se quer é barata, trocar bancos, forro e tal, sem falar que como tem muitas, todo mundo mexe, mas a maioria é caçamba de madeira.

Vou tentar postar umas fotos, sabem o que eu vi aqui????? A nova hilux com caçamba de madeira, inacreditável, igualzinho das bandeirantes.

Kilder de Meneses
20/10/2005, 16:01
Boa tarde Frenético,

Você poderia ter matado dois coelhos em uma só paulada......comprar uma Engesa bem arrumada com capota de lona.... ai você teria o prazer de ter o vento na cara e curtir um 4x4 show de bola......muitos falam da falta de segurança da capota de lona :stop: , + isso é psicológico se um "mala" quiser levar qualquer coisa do seu veículo - ou o próprio - ou ele quebrará o vidro ou irá te esperar...... não se iluda.....e falando do Niva, eu sinceramente não aconselho ninguém comprar se não for mudar quase tudo dele, eu já tive um e não pretendo ter de novo. :roll:

:oops: Peço desculpas aos Niveiros, essa é uma opinião pessoal.

frenético
20/10/2005, 22:00
Caro colega, o niva na verdade é tipo aquele sonho de quem nunca teve seu próprio 4x4 e ve num niva um carro traçado acessível em tudo, é tipo uma porta de entrada pros 4x4, tipo os cj né, são baratos. Aqui tem um nivinha coitado que tá servindo de carro de som, triste fim.... O outro, todo arrebentado, amarelo vivo e com motor de opala é de um barbeiro, tá sem tração e o maluco quer 6 mil, quase ri na cara dele... Tem mais uns 2 maneirinhos.

Acho bem difícil encontrar niva original e inclusive creio que nem é bom marketing pra quem quer vender um jipe com 10 ou mais anos de vida dizer que é original, quanto mais equipado e melhorado melhor né?

Mais uma vantagem do niva: ninguém rouba ele, hehehhe e não paga IPVA!

Engesa por aqui eu sei de 2, um do exército e outro que tá numa oficina direto, sobre cavaletes, é um tesão de carro, qualquer hora vou lá com calma conversar. Troller aqui tem um bocado, mas como o pessoal do fórum sempre fala é inflacionado, se compra muita coisa boa com o que pedem num troller qualquer.

Este final de semana vou dar um rolé de moto nas praias secas, vou ver coisas que talvez não se repitam tão cedo, pois os rios daqui da amazônia estão secos como nunca.

até!

Eriksom Teixeira Lima
22/10/2005, 11:12
Tire fotos e coloque aqui.

Fico imaginando como está Alter do Chão seca, ou como será tomar uma gelada aí na praça, olhando o rio, oops, o areal onde era o rio.

Eriksom

frenético
24/10/2005, 13:27
Carro Erickson


Ontem peguei minha motoca e a patroa e fui justificar meu voto perto de casa, depois entrei num lago seca chamado Maicá e andei mais de um quilômetro até chegar na parate que ainda tem água, e a moçada tava lá, pegando os peixes antes que morressem. O engraçado é que já fiz passeio turistico de barco neste lago, que é lindo, por locais onde hoje se anda de moto, carro, golzinho e tal, é impressionante. Tirei fotos, quando tiver tempo de passar pro micro eu posto aqui, quem sabe os colegas se animam vir fazer trilha por estas bandas, posso dizer que vale a pena.

abraços a todos.

Ps: alguém aqui já teve pajero para dar uma palhinha???

Everton Júnior
24/10/2005, 13:34
Eu! Diga as duvidas

frenético
24/10/2005, 17:53
Everton,


queria saber o básico, todos falam que é um excelente carro, muito equipado, bom preço para 95,96, confiável e etc. Mas queria saber no dia a dia, se qualquer um mexe nele, se aceita peças de outros carros, se é realmente muito cara a manutensão, ou se é comparável a de outros utilitários.

Pergunto isso porque aqui em santarém tem muito SUV, a maioria esmagadora é de sw4, os vendedores pelo que eu soube trazem de fora daqui só pra revender os usados, mas pagero, que é da mesma categoria quase não tem. Ele não teria peças em comum com a L200 não?

Valeu?

Só por curiosidade, vendeu porque?

Everton Júnior
24/10/2005, 18:58
A Pajero é muito confortavel em qualquer situaçao, se aceita peças de outros eu nao sei porque nunca quebrou, a unica vez que ela me deixou na mao foi quando o disco da embreagem acabou. Unica manutençao que dei foi torcar os oleos. A Pajero é tao boa quanto a SW4 e eu acho que o nivel de resistencia é igual tambem. Muitas peças da L200 cabem na Pajero e vice-versa. Vendemos porque o negocia aqui é picape. Eu recomendo.

frenético
24/10/2005, 20:43
Obrigado Everton sua mensagem foi útil. Mas pra tudo tem jeito né? Meu cunhado tem uma L200, e descobriu um lugar em contagem Mg, que se vc levar qualquer disco de embreagem e qualquer pastilha de freio, eles enchem de novo, pois é uma fábrica de pastilhas. Fica zerinho e por uma pequeníssima fração do preço que se paga nas lojas.

Aguardo mais relatos.


Hoje eu vi uma pagero daquelas do primeiro lote de importação do governo collor, quem se lembra????

Azul, toda cromada, cromada em volta dos faróis.... já se vão dez anos...

ArthurC
26/10/2005, 22:16
Alô frenético, tudo tranquilo? da uma olhada no site do Jeep Clube do Pará (http://www.jeepclubedopara.com/), todos os anos fazemos a trilha da Transamazônica, quem sabe você se anima!

[]s do Pará

frenético
28/10/2005, 20:50
Como eu disse que ia fazer, lá vão as fotos dos rios amazonas e Tapajós, todas da beira das prais e lagos, que agora estão secos.


Infelizmente pessoal, estou com as fotos prometidas que tirei. Estão ótimas mas o site não aceita pelo tamanho e eu não tenho aqui nenhum programa que reduza...

Eriksom Teixeira Lima
29/10/2005, 11:24
Mande as fotos para mim, pro meu endereço particular que eu as reduzo. Lembre-se que a maior parte dos provedores só aceita msg com no máximo 2 Mb de tamanho, ou seja, mande várias, se for o caso.

eriksom@camper.com.br

[]s curiosos sobre como está aquela maravilha chamada Alter do Chão

Eriksom