PDA

Ver Versão Completa : ABS na TR4 - acendeu a luz e o carro não parou...

nicotr4
12/05/2013, 22:40
Amigos,

Ontem sai para me divertir um pouco aqui por perto, e passei uma situação que fiquei sem reação, vou dividir com vocês a experiencia e tentar descobrir se alguem já passou por algo parecido e sabe como se safar disso.

Estavamos em tres carros mapeando uma área para um passeio aqui por perto. Em determinado momento me separei dos outros dois carros que estavam se desenrolando de uns atolamentos. Tive que voltar para apoia-los e como a estrada era apertada, voltei já de ré.
Numa descidinha do lado esquerdo tinha um barrinho liso bem escorregadio, do direito algo um pouco mais de grip. Desci freando de ré, só para controlar o ritmo, e de repente senti que tudo o que eu freava nao adiantava em nada montei com os dois pés no freio e o carro continuou descendo, sem embalar, mas descendo ao invés de parar. Reparei que a luz do ABS acendeu e ficou acesa por um bom tempo depois.
Não sei se julgo errado mas, esperava uma resposta melhor do freio nessa situação, que literalmente saiu do controle.
Alguém tem o que opinar?

Valeu!

Igor_tr4
14/05/2013, 00:31
Como vc parou? estava em R? colocou em N e continuou sem freio? Engatou D? fiquei curioso... mas nunca vi nada igual...

Gui Marques
14/05/2013, 08:03
Uma limitação do ABS em pisos fora-de-estrada é essa. Ao detectar o travamento o freio libera a roda. O problema é que em pisos como barro liso ou cascalho a roda trava com tanta facilidade que o ABS não deixa o freio atuar direito, e o caro não pára.

Em algumas situações sobre a terra, o travamento das rodas pode até reduzir a distância de frenagem, uma vez que as mesmas "cavam" pequenas bermas em sua frente, ajudando a parar o veículo. Um ABS normal evitaria que isso ocorresse. Atualmente, versões modernas do ABS ("ABS off road" ou algo parecido) levam isso em consideração. Porém não creio que o ABS da TR4 seja dessa natureza.

Tem que ter cuidado, eu tb. já passei alguns sustos sobre o barro liso. Devido a isso alguns veículos fora-de-estrada têm a opção de desligar o ABS.

Voce percebeu o pedal trepidando durante a freada ? Isso seria normal. Quanto à luz acesa após o ocorrido, não saberia dizer. Talvez seja um pouco de barro no sensor.

Gui Marques

Caíto
14/05/2013, 09:27
De repente, o piso que você estava descendo estava sem nenhuma condição de tração mesmo..... ABS atuando ou roda travada, seu carro iria descer de qualquer maneira. Já aconteceu comigo isso e acabei beijando o barranco. A sensação de impotência é terrível mesmo.... Importante notar se você sentiu o pedal trepidando. Se sentiu, o ABS atuou de forma padrão. Se o pedal desceu até o final do curso e você não sentiu nada, pode haver algo errado com o sistema, principalmente pelo relatado da luz acesa direto. Eu levaria o carro em uma oficina de confiança e dava uma checada no sistema inteiro.

Nos atualize com mais detalhes.

abs

Igor_tr4
19/06/2013, 00:14
Pessoal, aconteceu comigo! Minha TR4 é automática com ABS.
Estava subindo uma ladeira bem íngreme, de lama, o carro subiu até começar a patinar e não subir mais. Estava em reduzida, cambio na posição L. Quando fui parar, pisando no freio, normal, o carro parou na ladeira. Coloquei o cambio em N para descer de ré no freio, quando eu aliviei um pouco o freio para iniciar a descida o ABS atuou de repente... fazendo com que o carro ganhasse muita velocidade, de ré, o pé socado no freio e nada... somente a trepidação característica de funcionamento do ABS. Puxei o freio de mão e ai o carro parou. Foi um sufoco... assim fica a dica... controlar o carro também com o freio de mão...