Ver Versão Completa : Tracker falhando.
Pessoal, boa noite!
Estou com um problema no carro da minha esposa e gostaria de uma opinião dos amigos.
Hoje fui visitar minha sogra em Sorocaba/SP com o Tracker 2008 da minha esposa.
A viatura está com 85.000km rodados e na volta para Piracicaba/SP estava com pouco menos de 1/4 de tanque.
Como o combustível daria para chegar em um posto da minha cidade resolvemos não abastecer na estrada.
Faltando uns 30km pra chegar em casa um cheiro invadiu a cabine, como se os gases do escape estivessem entrando de alguma maneira. Como quando compramos o Tracker 0km sempre vinha um cheiro de enxofre quando pegávamos a estrada, apenas abrimos os vidros para circular aquele ar e seguimos viagem.
Mais a frente senti que o carro estava meio "xoxo"... não falhava mas estava aparentemente com mais dificuldade de manter a velocidade numa subida, por exemplo. Achamos que era por conta de todos os vidros abertos e continuamos... Faltavam mais ou menos uns 25km pra chegar em casa.
Faltando uns 15km percebi que o ponteiro do combustível já estava na reserva e o carro parou como se estivesse em pane seca.
Liguei para minha irmã e ela me socorreu com 5L de gasolina, suficiente para chegar em um posto de confiança.
Pois bem... dai em diante o carro sofreu para chegar no posto, como se estivesse com uma valvula a menos, e chegou praticamente sem gasolina.
No posto percebi que estava fumando muito! Muito mesmo... Parecia aqueles carros de combate ao mosquito da dengue! rssss Aparentemente fumaça branca...
Vim para casa, encostei o carro na garagem e cá estou morrendo de medo do pior...
O carro não ferveu e tem liquido de arrefecimento OK.
Também não acendeu a luz de pressão do óleo e olhando a vareta, tem óleo no nível inferior. Já está na hora de trocar o óleo e eu faria isso nessa semana.
Pensei que podia ser alguma coisa relacionada ao combustível que estava no final, e dos 5L que me trouxeram num frasco de óleo que apesar de limpo podia conter algum resíduo... Mas aquele cheiro de gases do escape e a "frouxidão" que num primeiro momento passaram desapercebidos me parecem que foras os primeiros sintomas...
O pior que amanhã devo viajar mas tenho que tentar resolver isso com urgência para minha esposa não ficar muito tempo a pé.
Alguém tem alguma suspeita do que possa ser, para eu adiantar o assunto com o mecânico?
Abraços em todos e ótimo domingo!
Issao
Saudações Issao e a todos os foristas,
1) Tirando o cheiro dentro da cabine, minha Tracker apresentou problemas semelhantes aos 74 mil km ( após a viagem, ela está com 74.600km): fumaçava de vez em quando, não tinha força e na estrada não consegui passar de 120 km/h e ao comparar com outro tracker que estava na oficina, o meu motor era muito mais barulhento.
2) Não havia vazamento de óleo ou água, nenhuma lampada acendia e não esquentava.
3) Fiz flushing, limpeza de sistema de injeção, troca de velas, filtros, limpeza de tanque de combustível e nada.
4) Eu só descobri o que era quando o carro ficou 1 semana e meia parado fazendo lanternagem e aguardando um vidro de porta. Ao ligar, ouviu-se um barulho de metal batendo e o medo veio logo: retífica...5mil de preju, mais 2 semanas parado...vou colocar óleo de transmissão e vender...essas coisas. Além disso, o mecânico disse que teria que abrir o motor para verificar.
5) Ele retirou o carter e logo de cara constatou que havia muita crosta no motor. Desmontou o comando de válvulas e retirou o cabeçote. Novamente, ficou claro o problema: o motor estava muito carbonizado. As válvulas não estavam fechando direito e a queima não era feita de forma correta.
6) Ele então fez a limpeza e a descarbonização. Paguei no total 960,00. Só a descarbonização foi 650,00.
7) Quando liguei o carro já vi a melhora no barulho, sem nenhum tipo de metal com metal. Viajei este feriado e o carro chegou fácil a 140km/h e fui até a 160km/h. Nas subidas, ele mantinha a velocidade. Como eu fiquei testando em alta velocidade o consumo final ficou em 8,96km/l. Vou viajar neste finde, mas manterei a velocidade de 110/120 km para ver o consumo.
8) Como cada motor teve exigências e manutenções diferentes, pode ser que seu problemas não seja igual, mas cabe verificar junto ao seu meca, se uma limpeza/descabornização dessas não resolveria o problema, pois o custo é bem inferior ao de uma retífica. No meu caso, resolveu e até desisti de vender o carro, pois ele está muito bom, dá até gosto de viajar com ele.
Boa sorte e abraços.
manuelsampaio
03/06/2013, 14:19
Saudações Issao e a todos os foristas,
1) Tirando o cheiro dentro da cabine, minha Tracker apresentou problemas semelhantes aos 74 mil km ( após a viagem, ela está com 74.600km): fumaçava de vez em quando, não tinha força e na estrada não consegui passar de 120 km/h e ao comparar com outro tracker que estava na oficina, o meu motor era muito mais barulhento.
2) Não havia vazamento de óleo ou água, nenhuma lampada acendia e não esquentava.
3) Fiz flushing, limpeza de sistema de injeção, troca de velas, filtros, limpeza de tanque de combustível e nada.
4) Eu só descobri o que era quando o carro ficou 1 semana e meia parado fazendo lanternagem e aguardando um vidro de porta. Ao ligar, ouviu-se um barulho de metal batendo e o medo veio logo: retífica...5mil de preju, mais 2 semanas parado...vou colocar óleo de transmissão e vender...essas coisas. Além disso, o mecânico disse que teria que abrir o motor para verificar.
5) Ele retirou o carter e logo de cara constatou que havia muita crosta no motor. Desmontou o comando de válvulas e retirou o cabeçote. Novamente, ficou claro o problema: o motor estava muito carbonizado. As válvulas não estavam fechando direito e a queima não era feita de forma correta.
6) Ele então fez a limpeza e a descarbonização. Paguei no total 960,00. Só a descarbonização foi 650,00.
7) Quando liguei o carro já vi a melhora no barulho, sem nenhum tipo de metal com metal. Viajei este feriado e o carro chegou fácil a 140km/h e fui até a 160km/h. Nas subidas, ele mantinha a velocidade. Como eu fiquei testando em alta velocidade o consumo final ficou em 8,96km/l. Vou viajar neste finde, mas manterei a velocidade de 110/120 km para ver o consumo.
8) Como cada motor teve exigências e manutenções diferentes, pode ser que seu problemas não seja igual, mas cabe verificar junto ao seu meca, se uma limpeza/descabornização dessas não resolveria o problema, pois o custo é bem inferior ao de uma retífica. No meu caso, resolveu e até desisti de vender o carro, pois ele está muito bom, dá até gosto de viajar com ele.
Boa sorte e abraços.
Tive o mesmo problema com meu GVIII, batendo muito pino, barulho e fumaça pela manhã quando ligava. Foi feita a descarbonização completa do cabeçote e limpeza do carter e o carro tá zerado novamente. Pelo que andei observando parece ser uma característica desse motor carbonizar!
Isso mesmo, principalmente se a manutenção não for feita de forma correta.
No meu caso, sou o 2o dono. A 1a dona era uma mulher. Ela fez somente a 1a revisão na GM. Acho que deve ter perdido a garantia antes do tempo. Comprei o carro com 50 mil km e fiz uma revisão completa.
Mas eu sempre achei o motor meio barulhento. Ainda sim, fiz uma viagem de 11mil km, incluindo uma volta completa no Jalapão e o Tracker aguentou firme, sem falhar ou esquentar. Passei por 2 L200 com motor fervendo pelo caminho.
Abraços
CRISIVAN
03/06/2013, 14:47
Idem aos colegas. Tbm passei por isso, mas salvo engano meu meca fez uma descarbonização parcial. Ou seja, o carro voltou a falar em retomadas e, de vez em quando, sai uma fumaça pela manhã.
Giu Bernardon
03/06/2013, 15:51
Isso mesmo, principalmente se a manutenção não for feita de forma correta.
No meu caso, sou o 2o dono. A 1a dona era uma mulher. Ela fez somente a 1a revisão na GM. Acho que deve ter perdido a garantia antes do tempo. Comprei o carro com 50 mil km e fiz uma revisão completa.
Mas eu sempre achei o motor meio barulhento. Ainda sim, fiz uma viagem de 11mil km, incluindo uma volta completa no Jalapão e o Tracker aguentou firme, sem falhar ou esquentar. Passei por 2 L200 com motor fervendo pelo caminho.
Abraços
Quando comprei minha Tracker esta já tinha 92.000 km, todas as revisões anteriores feitas na concessionária. O problema é que as revisões eram com 10.000 km, e as concecionárias usaram sempre o óleo mais baratinho (mineral), o que deveria ser trocado com 5k. Desse modo, aliado à gasolina porcaria existente no Brasil, creio que não tem muito como evitar a borra e carbonização, e eu até notava umas "casquinhas" que saiam no óleo velho. Bem, após pouco mais de 1 ano (e 30 mil km) usando óleo semi-sintético e trocando com 5.000 km, noto hoje em dia que este demora bem mais para sujar, sinal que o motor está bem mais limpo agora.
Pessoal, boa noite!
Estou com um problema no carro da minha esposa e gostaria de uma opinião dos amigos.
Hoje fui visitar minha sogra em Sorocaba/SP com o Tracker 2008 da minha esposa.
A viatura está com 85.000km rodados e na volta para Piracicaba/SP estava com pouco menos de 1/4 de tanque.
Como o combustível daria para chegar em um posto da minha cidade resolvemos não abastecer na estrada.
Faltando uns 30km pra chegar em casa um cheiro invadiu a cabine, como se os gases do escape estivessem entrando de alguma maneira. Como quando compramos o Tracker 0km sempre vinha um cheiro de enxofre quando pegávamos a estrada, apenas abrimos os vidros para circular aquele ar e seguimos viagem.
Mais a frente senti que o carro estava meio "xoxo"... não falhava mas estava aparentemente com mais dificuldade de manter a velocidade numa subida, por exemplo. Achamos que era por conta de todos os vidros abertos e continuamos... Faltavam mais ou menos uns 25km pra chegar em casa.
Faltando uns 15km percebi que o ponteiro do combustível já estava na reserva e o carro parou como se estivesse em pane seca.
Liguei para minha irmã e ela me socorreu com 5L de gasolina, suficiente para chegar em um posto de confiança.
Pois bem... dai em diante o carro sofreu para chegar no posto, como se estivesse com uma valvula a menos, e chegou praticamente sem gasolina.
No posto percebi que estava fumando muito! Muito mesmo... Parecia aqueles carros de combate ao mosquito da dengue! rssss Aparentemente fumaça branca...
Vim para casa, encostei o carro na garagem e cá estou morrendo de medo do pior...
O carro não ferveu e tem liquido de arrefecimento OK.
Issao
A fumaça branca e a perda de potência com consumo elevado de combustível deve se dá também pelo CATALIZADOR entupido. Além das alternativas e experiências relacionadas acima por outros foristas, observe esse item que faz muita diferença caso esteja com problemas. Um genérico é colocado por no máximo R$ 400,00 reais, que foi o valor que conseguimos aqui no tracker do meu pai com 60 mil km. No caso dele, o miolo soltou e ficou fazendo barulho. Mas o mesmo pode vir a entupir e causar esses problemas acima relacionados por você.
Boa sorte.
Sean_Pablo
31/08/2015, 09:52
Bom dia pessoal!
Acompanho o fórum, porém não possuía registro, comprei uma tracker 2009 há 9 meses e fiz uma viagem do brasil ao chile em julho, 8400kms, futuramente faço um tópico postando imagens e histórias.
No momento estou enfrentando um problema que não sei o que fazer para resolver e resolvi criar o tópico para pedir ajuda.
há umas três semanas o carro começou a ficar mais "fraco" e consumir muito (normal faz 10/L, estava fazendo 5/L), resolvi levar em um primeiro mecânico (que eu julgava confiável), e o mesmo disse que era as bobinas pois o carro não tinha vela e precisava trocar (R$ 1200,00), desacreditei e fui a outros mecânicos.
O segundo mecânico (de confiança, porém apenas atende carro populares), disse que não conhecia o carro e poderia fazer algo errado.
Então cheguei ao terceiro mecânico que passou scanner, limpou o corpo da injeção, cobrou R$ 90,00. Num primeiro momento resolveu o consumo, passou a fazer 8/L, entretanto, toda vez que eu ligava o carro com motor frio (de manhã, almoço, final da tarde), o carro ficava acelerado em 20 giro até andar um pouco e esquentar. (o que eu julgo errado, pois nunca aconteceu).
O terceiro mecânico disse que é normal, fez uma alteração que reduziu um pouco a rotação muito alta, porém, levei hoje novamente para que ele voltasse como estava antes, o carro esta muito pesado, em marcha lenta ele praticamente para, e mesmo pisando muito no acelerador, ele demora pra responder, sem contar que quando embala, o freio "empaca" até desacelera um pouco.
Solicitei ao mesmo que voltasse a rotação anterior e que faça a limpeza dos bicos de injeção.
Ressalvo que botei gasolina Podium pra ver se dava uma melhorada e realmente deu uma atribuição melhor, porém, a relação de marchas está muito ruim, principalmente na lenta.
Vocês teriam ideias ou dicas sobre o que pode estar acontecendo?
Obrigado dese já.
Atenciosamente,
Sean.
Solta o freio de mão... rsrsrs... Desculpa a brincadeira, mas não resisti...
Realmente as bobinas podem estar ruins... Como estão as velas? Pelas coloração da vela dá para saber bastante sobre a mistura... veja se todas estão com a aparência semelhante também.
Sean_Pablo
31/08/2015, 13:22
Solta o freio de mão... rsrsrs... Desculpa a brincadeira, mas não resisti...
Realmente as bobinas podem estar ruins... Como estão as velas? Pelas coloração da vela dá para saber bastante sobre a mistura... veja se todas estão com a aparência semelhante também.
Hhehehe bem que podia ser!!
Foi o que eu pedi para os demais mecânicos verem, bobinas e velas, ambos falaram que está tudo certo.
Infelizmente acredito que ambos mecânicos não são "especialistas" na tracker, e eu desconheço algum na cidade...em contra-partida, acredito que, os mecânicos que me atenderam, não afirmariam que está tudo certo a toa.
O carro fica ruim mesmo frio ou só depois de esquentar? Se for depois de quente, sensor de rotação. Pode ser sonda lambda também.
Abs,
LFC
MARCANGIANE
31/08/2015, 14:14
Provavelmente será carbonização,ela está com quantos km rodados?
abraço.
Sean_Pablo
31/08/2015, 14:23
O carro fica ruim mesmo frio ou só depois de esquentar? Se for depois de quente, sensor de rotação. Pode ser sonda lambda também.
Abs,
LFC
Frio, ao ligar ele fica acelerado no ponto morto, ao esquentar, normaliza aceleração.
O mecânico havia alterado a rotação por causa da aceleração no motor frio, porém, piorou ao andar no dia-a-dia, pela qual, pedi ao mesmo para que retornasse com a rotação anterior e limpasse os bicos de injeção.
O que seria esta sonda?
Provavelmente será carbonização,ela está com quantos km rodados?
abraço.
A tracker está com 92 mil kms, quase 93, o que seria esta carbonização?.
Faço regularmente a troca de oleo/filtro e filtro de ar a cada 8 mil kms.
Arildo MT
31/08/2015, 15:02
Bom dia pessoal!
Acompanho o fórum, porém não possuía registro, comprei uma tracker 2009 há 9 meses e fiz uma viagem do brasil ao chile em julho, 8400kms, futuramente faço um tópico postando imagens e histórias.
No momento estou enfrentando um problema que não sei o que fazer para resolver e resolvi criar o tópico para pedir ajuda.
há umas três semanas o carro começou a ficar mais "fraco" e consumir muito (normal faz 10/L, estava fazendo 5/L), resolvi levar em um primeiro mecânico (que eu julgava confiável), e o mesmo disse que era as bobinas pois o carro não tinha vela e precisava trocar (R$ 1200,00), desacreditei e fui a outros mecânicos.
O segundo mecânico (de confiança, porém apenas atende carro populares), disse que não conhecia o carro e poderia fazer algo errado.
Então cheguei ao terceiro mecânico que passou scanner, limpou o corpo da injeção, cobrou R$ 90,00. Num primeiro momento resolveu o consumo, passou a fazer 8/L, entretanto, toda vez que eu ligava o carro com motor frio (de manhã, almoço, final da tarde), o carro ficava acelerado em 20 giro até andar um pouco e esquentar. (o que eu julgo errado, pois nunca aconteceu).
O terceiro mecânico disse que é normal, fez uma alteração que reduziu um pouco a rotação muito alta, porém, levei hoje novamente para que ele voltasse como estava antes, o carro esta muito pesado, em marcha lenta ele praticamente para, e mesmo pisando muito no acelerador, ele demora pra responder, sem contar que quando embala, o freio "empaca" até desacelera um pouco.
Solicitei ao mesmo que voltasse a rotação anterior e que faça a limpeza dos bicos de injeção.
Ressalvo que botei gasolina Podium pra ver se dava uma melhorada e realmente deu uma atribuição melhor, porém, a relação de marchas está muito ruim, principalmente na lenta.
Vocês teriam ideias ou dicas sobre o que pode estar acontecendo?
Obrigado dese já.
Atenciosamente,
Sean.
Primeiramente bem vindo ao fórum, parabéns pela tracker, pela experiência da viajem deve ter visto que não é um carro problemático, realmente esta faltando mecânico e sobrando mexanico, vai ter que meter a mão na ''graxa'' ou encontrar alguém honesto e disposto, eu seguiria o caminho que os colegas estão dando, em uma sequencia por eliminação para encontrar o problema, pois pode ser um problema especifico ou uma somatória, desde filtros, bomba gasolina, viscosidade do óleo, somba lambda (fica tubagem da exaustão, na saída do motor p/ catalizador), velas, bobinas, mal contato, oxidação, borra, defeito em algum sensor, tbi entre outras possibilidades que não lembro agora, lembra de algum evento que coincida com inicio do problema ? (tipo: bateu num buraco, lavou o carro, passou na agua, trocou óleo, etc.) mas eu começaria do básico, desligar a bateria, desconectar e limpar conexões do sensores (passar limpa contato), reconectar, ver se não tem nada solto, retirar e limpar os contatos das bobinas e supressores (será que os mecânicos ao menor retiraram as bobinas e velas?) limpeza e equalização dos bicos, reset básico da central (tira os cabos da bateria, espera alguns minutos e fecha curto entre os cabos positivo e negativo depois reconecta, dá partida sem ligar nenhum acessório por uns 15 minutos) como estão as trocas de filtros?, depois passarias aos itens menos prováveis e mais caros, tem muitas variaveis que também podem ter contribuídos ao longo do tempo, como será que o dono ou donos anteriores cuidavam do carro? qual óleo usavam, trocavam nos períodos corretos, será que tem borra, carbonização interna, segue um passo a passo crescente que por eliminação deve encontrar os vilões da historia, quanto ao comportamento do freio não entendi direito?, é normal quando frio na primeira partida, o aumento da rpm (+ ou - 1500 a 2000) por alguns segundos ou minutos e vai diminuindo, estabiliza (700 a 900 rpm + ou -), vai postando e compartilhando o decorrer da historia, sucesso na empreitada.
Arildo MT
31/08/2015, 15:18
Não se desespere, pode ser algo simples, combustível ruim e pé direito pesado influencia muito também, combustível adulterado + pé de chumbo, mijlina boa + pé leve, vento contra, a favor, relevo, já fiz media na cidade de 4.5 km/litro e 9.5 km/l e na estrada 7 km/l e 13.8 km/l uma diferença absurda, uma possibilidade também seria o ponto de ignição, mas como não mexeu nessa parte, é pouco provável, calma e boa sorte.
Sean_Pablo
31/08/2015, 16:53
Primeiramente bem vindo ao fórum, parabéns pela tracker, pela experiência da viajem deve ter visto que não é um carro problemático, realmente esta faltando mecânico e sobrando mexanico, vai ter que meter a mão na ''graxa'' ou encontrar alguém honesto e disposto, eu seguiria o caminho que os colegas estão dando, em uma sequencia por eliminação para encontrar o problema, pois pode ser um problema especifico ou uma somatória, desde filtros, bomba gasolina, viscosidade do óleo, somba lambda (fica tubagem da exaustão, na saída do motor p/ catalizador), velas, bobinas, mal contato, oxidação, borra, defeito em algum sensor, tbi entre outras possibilidades que não lembro agora, lembra de algum evento que coincida com inicio do problema ? (tipo: bateu num buraco, lavou o carro, passou na agua, trocou óleo, etc.) mas eu começaria do básico, desligar a bateria, desconectar e limpar conexões do sensores (passar limpa contato), reconectar, ver se não tem nada solto, retirar e limpar os contatos das bobinas e supressores (será que os mecânicos ao menor retiraram as bobinas e velas?) limpeza e equalização dos bicos, reset básico da central (tira os cabos da bateria, espera alguns minutos e fecha curto entre os cabos positivo e negativo depois reconecta, dá partida sem ligar nenhum acessório por uns 15 minutos) como estão as trocas de filtros?, depois passarias aos itens menos prováveis e mais caros, tem muitas variaveis que também podem ter contribuídos ao longo do tempo, como será que o dono ou donos anteriores cuidavam do carro? qual óleo usavam, trocavam nos períodos corretos, será que tem borra, carbonização interna, segue um passo a passo crescente que por eliminação deve encontrar os vilões da historia, quanto ao comportamento do freio não entendi direito?, é normal quando frio na primeira partida, o aumento da rpm (+ ou - 1500 a 2000) por alguns segundos ou minutos e vai diminuindo, estabiliza (700 a 900 rpm + ou -), vai postando e compartilhando o decorrer da historia, sucesso na empreitada.
Não se desespere, pode ser algo simples, combustível ruim e pé direito pesado influencia muito também, combustível adulterado + pé de chumbo, mijlina boa + pé leve, vento contra, a favor, relevo, já fiz media na cidade de 4.5 km/litro e 9.5 km/l e na estrada 7 km/l e 13.8 km/l uma diferença absurda, uma possibilidade também seria o ponto de ignição, mas como não mexeu nessa parte, é pouco provável, calma e boa sorte.
Obrigado pelas boas vindas.
O carro em si me surpreendeu, por aguentar os 8400kms sem apresentar nenhum defeito durante e nem imediatamente pós viagem, somente agora depois de mais de 1 mês.
Difícil encontrar algum mecânico honesto e que conheça o carro bem a ponto de reaver a todos os problemas. Vocês teriam uma lista de coisas que possa ser verificado em casa? Nesta semana o trabalho vai me pecar o dia todo, porém no final de semana pretendo abrir o motor e dar uma olhada (mesmo sem ter conhecimento), com algumas dicas que já vi aqui pelo forum.
Como citei anteriormente, as trocas de oleo e filtro são regulares, porém, de combustivel ainda não o fiz. Já referente ao antigo dono, era um senhor muito bem cuidadoso, a principio dirigia igual eu, devagar e em giro mais baixo, não havia problema nos filtros e oleos, apenas tive que trocar os freio (disco e pastilha).
Peguei o carro com 73k kms, me mandou a nota fiscal ainda, porém, o manual ele perdeu.
Acredito que eu vá dar uma olhada sobre esta carbonização, vou pesquisar melhor na internet e também com algum mecânico.
Sobre o giro alto, sim, com o frio é normal ele aumentar, mas não acredito que seja normal a toda hora que ligar o carro ficar assim, no caso, em um periodo de 3h desligado no minimo.
Quanto a pé, ando em 20 giro, bem tranquilo, dificilmente faço alguma ultrapassagem ou levo o carro ao "extremo".
Outra coisa que pode ser seria o combustivel, coloquei a podium pra dar uma estabilizada, e após a limpeza dos bicos, estarei mudando de posto (para um de confiança, mais caro) e farei testes com apenas aditivada.
Munhozlu
31/08/2015, 17:55
Sean, Meu carro também sobe o giro quando ligo, e é assim desde sempre, achei que era normal.(Parece até carro DIESEL)
O seu não fazia isso antes? Vou verificar, pois pode ser um problema no meu que eu desconhecia.
Sinto meu carro muito fraco na estrada também, qualquer subidinha já tenho que reduzir. Achei também que fosse normal do carro pelo peso, sempre que pesquisei por aqui, ouvia algumas reclamações da tracker ser lenta. Como nunca tive carro deste tamanho e peso e também não tenho amigos que possuem tracker, não tenho parâmetros para comparar, e como sei que o antigo dono cuidava bem do carro, acreditei que isso sempre era normal do carro.
Sean, também sou de Joinville. Em quais oficinas você levou?
Está bem nítido ser uma falha de alimentação, nada muito complicado.
marcelo_henrique
31/08/2015, 18:45
Sean, Meu carro também sobe o giro quando ligo, e é assim desde sempre, achei que era normal.(Parece até carro DIESEL)
O seu não fazia isso antes? Vou verificar, pois pode ser um problema no meu que eu desconhecia.
Munhoz, diz no manual que é normal elevar o giro após a partida do motor.
Sean_Pablo
31/08/2015, 19:53
Sean, Meu carro também sobe o giro quando ligo, e é assim desde sempre, achei que era normal.(Parece até carro DIESEL)
O seu não fazia isso antes? Vou verificar, pois pode ser um problema no meu que eu desconhecia.
Sinto meu carro muito fraco na estrada também, qualquer subidinha já tenho que reduzir. Achei também que fosse normal do carro pelo peso, sempre que pesquisei por aqui, ouvia algumas reclamações da tracker ser lenta. Como nunca tive carro deste tamanho e peso e também não tenho amigos que possuem tracker, não tenho parâmetros para comparar, e como sei que o antigo dono cuidava bem do carro, acreditei que isso sempre era normal do carro.
Então, no meu tracker nunca aconteceu, quando virava a chave dava aquela aceleração parecendo um tanque de guerra e já descia direto pro 700~900 e de repente começou a ficar quase 1 minuto nos 2000.
Não tenho como comparar com outra tracker ou algo do gênero, pois nunca dirigi e senti, apenas uma s10 2006 que não tem muitos parâmetros de comparação, porém, desenvolvia melhor.
A minha tracker, em alta rotação, embala bem, porém numa troca de marchas nos 2500, não desenvolve muito bem.
Sean, também sou de Joinville. Em quais oficinas você levou?
Está bem nítido ser uma falha de alimentação, nada muito complicado.
Opa! quem sabes podem me indicar algumas na cidade? hehehe
Não vou citar nomes (quando for liberado mando por private), mas não são oficinas conhecidas na cidade, uma é no bom retiro, outra no santo antônio.
Esta falha na alimentação, teria que ser visto/arrumado o que? Tens um lugar pra indicar?
Munhoz, diz no manual que é normal elevar o giro após a partida do motor.
Infelizmente não tenho o manual em mãos, porém, elevar o giro após a partida é ok, mas continuar por minutos depois, também?
Recapitulando o dia:
Peguei o carro com a limpeza dos bicos de injeção (R$ 80,00) e ele voltou ao normal da rotação, quanto ao andar ficou ok, não está mais oscilando, nem dando falhas nas trocas de marchas, porém, não andei o suficiente pra concretizar.
Quanto a aceleração com o motor frio, as 22h30 vou ligar o carro e amanhã cedo também vou ver como está.
Mecânico disse que o carro está show de bola, velas, bobinas e etc, mas esta aceleração e consumo está me deixando a ver navios.
Obrigado pelas dicas pessoal, a principio no final de semana vou dar tentar uma olhada no motor de acordo com o que vocês estão repassando.
Ricardo Passoni
31/08/2015, 20:02
Sean Pablo por ser 16v o motor so acorda digamos assim apos os 3500 rpm , abaixo disso fica xoxo mesmo , faça um teste pegue uma estrada e mantenha a rotação entre 4000/4500 por uns quilometros por 20km , com gasolina boa se puder Podium da BR , ai veja se mudou alguma coisa, tem uns parafusos nas bobinas que oxidam com o tempo , da uma lixada e aplica um limpa contato e remonta no lugar .
Abraço
João Muraro
31/08/2015, 21:58
Munhoz, diz no manual que é normal elevar o giro após a partida do motor.
Boa noite a todos,
Quanto ao ligar o carro frio, é normal o aumento do giro até o motor aquecer. Comece a estranhar se o carro não fizer isso.
Sean_Pablo
01/09/2015, 08:44
Sean Pablo por ser 16v o motor so acorda digamos assim apos os 3500 rpm , abaixo disso fica xoxo mesmo , faça um teste pegue uma estrada e mantenha a rotação entre 4000/4500 por uns quilometros por 20km , com gasolina boa se puder Podium da BR , ai veja se mudou alguma coisa, tem uns parafusos nas bobinas que oxidam com o tempo , da uma lixada e aplica um limpa contato e remonta no lugar .
Abraço
Farei um teste deste na BR e vou verificar os parafusos.
Boa noite a todos,
Quanto ao ligar o carro frio, é normal o aumento do giro até o motor aquecer. Comece a estranhar se o carro não fizer isso.
Eu concordo, porém, nunca aconteceu comigo de aumentar tanto a ponto de estar muito acelerado (2000 rpm) em um longo período.
No que eu andei ontem e hoje, o carro esta bem melhor após limpeza dos bicos de injeção, não engasga e mantem um desenvolvimento bom o suficiente nas trocas de marcha aos 2500.
Ao ligar o carro hoje cedo, ele não ficou mais acelerado em 2000, ficou cerca de 10 segundos nos 1400, nada tão assustador quanto anteriormente. (minha opinião)
Coloquei aditivada e farei a média do consumo esta semana.
Sean_Pablo (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/101748-sean_pablo/),
É claro que tudo que se escreve aqui tem um certo achômetro, mesmo de quem entende de mecânica. Sem ver o carro é muito difícil, mas por tudo que li, aposto que você colocou alguma coisa entre guaraná e mijo de vaca no tanque. Pode até não ser, mas todos os sintomas batem com isso. A rotação subir é normal mas não até 2000 rpm e muito menos ficar algum tempo nisso. Penso que é uma tentativa da eletrônica compensar no giro o que falta de octanas.
Como já foi dito, um mecânico honesto e competente tem que existir em Joinville. Estou na torcida.
No meu caso, tenho o mecânico (ótimo por sinal), mas o problema são as peças. Estou com o carro parado por falta de um rolamento tensor da correia do alternador. A peça teve que ser encomendada em SP.
Alex SPI
01/09/2015, 23:43
Lfz,
Vou acrescentar meu relato a este tópico, porque a minha está na mesma situação que a sua, então espero que talvez consigamos localizar o problema de consumo e desempenho, se é que este existe.
Desde quando peguei o meu carro ele aumenta a rotação até 2000rpm por algum tempo (acredito que com 1 minuto abaixe, pois eu nunca marquei) na primeira partida (quando o motor está frio - não importa a temperatura externa).
Será que se isso é problema dos nossos motores ou é normal (estou confuso quanto à isso).
Hoje a minha está com 44490km e está fazendo a média acumulada de 5,5 a 6km/l entre cidade e idas para outras cidades media 2x por mês (250km por viagem ida e volta) com pé leve e ar somente quando pego estrada.
Obs. na cidade onde moro não tem transito (cidade de 9000 habitantes) e uso gasolina aditivada de posto de bandeira.
Andando na rodovia a 100km se não der uma pisada no fundo pra manter nas subidas, tenho que reduzir.
Eu troquei óleo motor, filtros (menos o de combustível), velas, limpei bicos, foi colocado no ponto após troca das correntes de comando (problema relatado aqui no forum) só não passei no scaner. (ainda)
Pneus calibrados com 26 lbs conforme indicação na coluna da porta do motorista.
Estou achando alto o consumo, antes de comprar li relatos do pessoal aqui do forum e lembro de ter lido sobre fazerem consumos superiores e com ar e transito mais pesado (cidades maiores) e neste momento a minha está gastando igual a uma tr4 (claro que pelos relatos de consumo da seçao mit aqui no forum).
Antes de comprar eu previa um consumo de 7,5 a 8,0 km/l na cidade andando sem ar e pé leve e 5,5 a 6,0 entre cidade e um pouco de estrada é uma boa diferença.
Compartilho da mesma experiência dita neste tópico pelo Munhozlu:
"Como nunca tive carro deste tamanho e peso e também não tenho amigos que possuem tracker, não tenho parâmetros para comparar" o consumo e desempenho.
Vou tentar fazer uma "revisão" caseira baseado nas indicações anteriores e ver como fica, se o consumo não melhorar e o orçamento está apertando, acho que vou sair com ela apenas 2 ou 3x por semana e o resto deixar ela em casa descansando o meu bolso, rsssss.
Alex
Arildo MT
02/09/2015, 00:01
Lfz,
Vou acrescentar meu relato a este tópico, porque a minha está na mesma situação que a sua, então espero que talvez consigamos localizar o problema de consumo e desempenho, se é que este existe.
Desde quando peguei o meu carro ele aumenta a rotação até 2000rpm por algum tempo (acredito que com 1 minuto abaixe, pois eu nunca marquei) na primeira partida (quando o motor está frio - não importa a temperatura externa).
Será que se isso é problema dos nossos motores ou é normal (estou confuso quanto à isso).
Hoje a minha está com 44490km e está fazendo a média acumulada de 5,5 a 6km/l entre cidade e idas para outras cidades media 2x por mês (250km por viagem ida e volta) com pé leve e ar somente quando pego estrada.
Obs. na cidade onde moro não tem transito (cidade de 9000 habitantes) e uso gasolina aditivada de posto de bandeira.
Andando na rodovia a 100km se não der uma pisada no fundo pra manter nas subidas, tenho que reduzir.
Eu troquei óleo motor, filtros (menos o de combustível), velas, limpei bicos, foi colocado no ponto após troca das correntes de comando (problema relatado aqui no forum) só não passei no scaner. (ainda)
Pneus calibrados com 26 lbs conforme indicação na coluna da porta do motorista.
Estou achando alto o consumo, antes de comprar li relatos do pessoal aqui do forum e lembro de ter lido sobre fazerem consumos superiores e com ar e transito mais pesado (cidades maiores) e neste momento a minha está gastando igual a uma tr4 (claro que pelos relatos de consumo da seçao mit aqui no forum).
Antes de comprar eu previa um consumo de 7,5 a 8,0 km/l na cidade andando sem ar e pé leve e 5,5 a 6,0 entre cidade e um pouco de estrada é uma boa diferença.
Compartilho da mesma experiência dita neste tópico pelo Munhozlu:
"Como nunca tive carro deste tamanho e peso e também não tenho amigos que possuem tracker, não tenho parâmetros para comparar" o consumo e desempenho.
Vou tentar fazer uma "revisão" caseira baseado nas indicações anteriores e ver como fica, se o consumo não melhorar e o orçamento está apertando, acho que vou sair com ela apenas 2 ou 3x por semana e o resto deixar ela em casa descansando o meu bolso, rsssss.
Alex
Calma, siga o passo a passo, as vezes é coisa simples, além do que postei, fiz preventivamente o temível flush e innjetei uma lata de descarbonizante na tbi e pelos buracos das velas, revisei tudo, sai de 4,5 km/l p/ até 9,5km/l com gasolina boa, depois disso testei até com 70% etanol e não acendeu luz de injeção nem nada, fiz só p/ teste mesmo, não aumentou muito o consumo, mas fica ruim quando frio, com 50% etanol (30%já tem na gasolina + 20%) não mudou quase nada em relação a mijolina ''normal'', porem fiz somente alguns testes por curiosidade, e quanto mais etanol mais demora a esquentar, mas sobe a rpm, e fica ''frouxo'' em baixa rpm, então pode ser só combustível adulterado, ou não, boa sorte.
Arildo MT
02/09/2015, 00:06
Lembrando que o que é bom p/ mim não necessariamente é para todos, cautela e caldo de galinha como dizia a vovó não faz mal a ninguém, tirei umas ''férias'' de 60 dias revisando a tractana aos poucos, ainda não finalizei tudo, quando concluir postarei em algum lugar, terei quase 1000 fotos, porem preciso retornar ao ganha pão, quando ''terminar'' dou noticias.
Sean, te indico a RM 4x4. Vai la, fala com o Oscar (dono da oficina) e diz que o Guilherme do Grand Vitara azul te indicou. Ele tem muita experiência em Suzuki, e o sócio dele tem uma Tracker, inclusive.
A oficina fica na rua Iririu, uns 300m antes da Dona Francisca, no lado esquerdo, vai la sem medo!
Abraços!
Arildo MT
02/09/2015, 00:28
Sean, te indico a RM 4x4. Vai la, fala com o Oscar (dono da oficina) e diz que o Guilherme do Grand Vitara azul te indicou. Ele tem muita experiência em Suzuki, e o sócio dele tem uma Tracker, inclusive.
A oficina fica na rua Iririu, uns 300m antes da Dona Francisca, no lado esquerdo, vai la sem medo!
Abraços!
Com certeza, um bom mecânico vai te facilitar muito a vida.
Arildo MT
02/09/2015, 01:37
Não esqueçam de voltar relatando os próximos ocorridos.
Sean_Pablo
02/09/2015, 08:56
Bom dia pessoal!
Sean_Pablo (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/101748-sean_pablo/),
É claro que tudo que se escreve aqui tem um certo achômetro, mesmo de quem entende de mecânica. Sem ver o carro é muito difícil, mas por tudo que li, aposto que você colocou alguma coisa entre guaraná e mijo de vaca no tanque. Pode até não ser, mas todos os sintomas batem com isso. A rotação subir é normal mas não até 2000 rpm e muito menos ficar algum tempo nisso. Penso que é uma tentativa da eletrônica compensar no giro o que falta de octanas.
Como já foi dito, um mecânico honesto e competente tem que existir em Joinville. Estou na torcida.
No meu caso, tenho o mecânico (ótimo por sinal), mas o problema são as peças. Estou com o carro parado por falta de um rolamento tensor da correia do alternador. A peça teve que ser encomendada em SP.
Bem, eu fiz a viagem ao Chile com a tracker, onde passei por postos no brasil, argentina e chile, tentei ao máximo pegar postos confiáveis (que já conhecia), porém em alguns momentos não tinha escolha (principalmente na argentina onde fiquei 300kms sem ver um posto, anoite ainda).
Acredito que possa ser a gasolina que eu costumava a usar aqui também, mudei de posto e estou colocando em um totalmente confiavel (e consequentemente mais caro).
Com a limpeza dos bicos injetores, ao ligar no motor frio o carro fica em torno de 1500~1700 rpms, ficou "melhor", sem contar que a dirigibilidade está 100%, porém, vou levar ao mecânico especializado que o Punch comentou, para dar uma geral no carro.
Qual a KMs da sua tracker? este seu problema deve-se pelo uso?
Lfz,
Vou acrescentar meu relato a este tópico, porque a minha está na mesma situação que a sua, então espero que talvez consigamos localizar o problema de consumo e desempenho, se é que este existe.
Desde quando peguei o meu carro ele aumenta a rotação até 2000rpm por algum tempo (acredito que com 1 minuto abaixe, pois eu nunca marquei) na primeira partida (quando o motor está frio - não importa a temperatura externa).
Será que se isso é problema dos nossos motores ou é normal (estou confuso quanto à isso).
Hoje a minha está com 44490km e está fazendo a média acumulada de 5,5 a 6km/l entre cidade e idas para outras cidades media 2x por mês (250km por viagem ida e volta) com pé leve e ar somente quando pego estrada.
Obs. na cidade onde moro não tem transito (cidade de 9000 habitantes) e uso gasolina aditivada de posto de bandeira.
Andando na rodovia a 100km se não der uma pisada no fundo pra manter nas subidas, tenho que reduzir.
Eu troquei óleo motor, filtros (menos o de combustível), velas, limpei bicos, foi colocado no ponto após troca das correntes de comando (problema relatado aqui no forum) só não passei no scaner. (ainda)
Pneus calibrados com 26 lbs conforme indicação na coluna da porta do motorista.
Estou achando alto o consumo, antes de comprar li relatos do pessoal aqui do forum e lembro de ter lido sobre fazerem consumos superiores e com ar e transito mais pesado (cidades maiores) e neste momento a minha está gastando igual a uma tr4 (claro que pelos relatos de consumo da seçao mit aqui no forum).
Antes de comprar eu previa um consumo de 7,5 a 8,0 km/l na cidade andando sem ar e pé leve e 5,5 a 6,0 entre cidade e um pouco de estrada é uma boa diferença.
Compartilho da mesma experiência dita neste tópico pelo Munhozlu:
"Como nunca tive carro deste tamanho e peso e também não tenho amigos que possuem tracker, não tenho parâmetros para comparar" o consumo e desempenho.
Vou tentar fazer uma "revisão" caseira baseado nas indicações anteriores e ver como fica, se o consumo não melhorar e o orçamento está apertando, acho que vou sair com ela apenas 2 ou 3x por semana e o resto deixar ela em casa descansando o meu bolso, rsssss.
Alex
Alex, bom dia,
Desde que peguei a minha tracker, em nov/2014, nunca ao dar partida ficou acelerado, no máximo ia para 1300 rpm para acertar a temperatura (coisa de 10s), o mecânico disse que é normal ir para uma aceleração maior, porém eu discordo que acelere tanto.
Até o momento, antes deste problema que ocorreu, a tracker nunca fez menos de 8,5 por litro, na estrada fazia 10,5/11/L, na cidade 9,5/10/L, somente em subida de serra que puxava mais pra 8,5/L.
Tenho um amigo do trabalho que tbm possui uma tracker também 2009, e que o consumo é idêntico ao meu.
Sobre a calibragem, para o uso diário uso 28 e para viagens 29, sei da recomendação, porém o carro mais estável na estrada e também o consumo não fica excedido, poderiam avaliar isto?
Calma, siga o passo a passo, as vezes é coisa simples, além do que postei, fiz preventivamente o temível flush e innjetei uma lata de descarbonizante na tbi e pelos buracos das velas, revisei tudo, sai de 4,5 km/l p/ até 9,5km/l com gasolina boa, depois disso testei até com 70% etanol e não acendeu luz de injeção nem nada, fiz só p/ teste mesmo, não aumentou muito o consumo, mas fica ruim quando frio, com 50% etanol (30%já tem na gasolina + 20%) não mudou quase nada em relação a mijolina ''normal'', porem fiz somente alguns testes por curiosidade, e quanto mais etanol mais demora a esquentar, mas sobe a rpm, e fica ''frouxo'' em baixa rpm, então pode ser só combustível adulterado, ou não, boa sorte.
Lembrando que o que é bom p/ mim não necessariamente é para todos, cautela e caldo de galinha como dizia a vovó não faz mal a ninguém, tirei umas ''férias'' de 60 dias revisando a tractana aos poucos, ainda não finalizei tudo, quando concluir postarei em algum lugar, terei quase 1000 fotos, porem preciso retornar ao ganha pão, quando ''terminar'' dou noticias.
Acredito que nosso problema de consumo com a tracker, trata-se bastante de gasolina utilizada, pois mesmo tentando sempre deixar o carro em dia com a manutenção básica, uma hora ou outra aparece estas situações de desniveis.
Sean, te indico a RM 4x4. Vai la, fala com o Oscar (dono da oficina) e diz que o Guilherme do Grand Vitara azul te indicou. Ele tem muita experiência em Suzuki, e o sócio dele tem uma Tracker, inclusive.
A oficina fica na rua Iririu, uns 300m antes da Dona Francisca, no lado esquerdo, vai la sem medo!
Abraços!
Opa! obrigado Punch!
Verifiquei no google, é pertinho da minha casa, nesta semana vou fazer a média com a gasolina que coloquei e caso ainda esteja com consumo excessivo, vou lá conhecer a oficina.
Em breve vou lá para que seja revisado demais partes também (para prevenção).
Resumo do dia:
Liguei o carro logo cedo, no almoço, final da tarde e final do dia, somente pela parte da manhã que a aceleração fica em 1500~1700 em cerca de 20s, notei uma grande diferença.
Sem contar o consumo, pois apenas no "olhômetro" da relação "quantos riscos desceram" x kms rodados, a principio ficou em 8,75km/L.
Até o final da semana acredito que andarei o suficiente pra ter uma noção melhor do consumo.
Assunto2:
Queria comentar com vocês também referente a meu "sonho" de elevar um pouco a tracker, coloquei uma dúvida num tópico ressuscitado no link:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/114183-calco-tracker.html
Poderiam avaliar meu comentário (#7), por favor?
Obrigado a todos
Alex SPI
02/09/2015, 11:04
Vamos lá, ainda não sei como fazer as citações nas respostas, então vou colocar os comentários entre aspas e meu nome antes dos meus comentários, ok.
"Alex, bom dia,
Desde que peguei a minha tracker, em nov/2014, nunca ao dar partida ficou acelerado, no máximo ia para 1300 rpm para acertar a temperatura (coisa de 10s), o mecânico disse que é normal ir para uma aceleração maior, porém eu discordo que acelere tanto.
Até o momento, antes deste problema que ocorreu, a tracker nunca fez menos de 8,5 por litro, na estrada fazia 10,5/11/L, na cidade 9,5/10/L, somente em subida de serra que puxava mais pra 8,5/L."
(Alex)Esse consumo que sempre vi aqui no forum e seria um sonho realizado conseguir isso com a minha tracker.
Estou quase pra dizer que sai mais barato andar numa pajero ou triton v6 flex, rsss
Sobre a calibragem, para o uso diário uso 28 e para viagens 29, sei da recomendação, porém o carro mais estável na estrada e também o consumo não fica excedido, poderiam avaliar isto?
(Alex)Vou aumentar a calibragem hoje para 28 e acompanhar, espero que neste fds eu consiga fazer alguns dos procedimentos citados, principalmente a da retirada do cabo da bateria.
Acredito que nosso problema de consumo com a tracker, trata-se bastante de gasolina utilizada, pois mesmo tentando sempre deixar o carro em dia com a manutenção básica, uma hora ou outra aparece estas situações de desniveis.
(Alex)Estou começando a acreditar nisso também, se for estou perdido por apesar do posto ter bandeira, sinceramente não confio no combustível e quando falei pro frentista que ia pedir para testar a gasolina ele me disse que eu ia arrumar confusão com o povo (cidade pequena e os donos são bem fortes de grana), aí resolvi deixar quieto por enquanto.
Hoje vou marcar o tempo e a rotação que fica e depois posto aqui.
Alex
Sean_Pablo
02/09/2015, 11:18
Vamos lá, ainda não sei como fazer as citações nas respostas, então vou colocar os comentários entre aspas e meu nome antes dos meus comentários, ok.
(Alex)Esse consumo que sempre vi aqui no forum e seria um sonho realizado conseguir isso com a minha tracker.
Estou quase pra dizer que sai mais barato andar numa pajero ou triton v6 flex, rsss
(Alex)Vou aumentar a calibragem hoje para 28 e acompanhar, espero que neste fds eu consiga fazer alguns dos procedimentos citados, principalmente a da retirada do cabo da bateria.
(Alex)Estou começando a acreditar nisso também, se for estou perdido por apesar do posto ter bandeira, sinceramente não confio no combustível e quando falei pro frentista que ia pedir para testar a gasolina ele me disse que eu ia arrumar confusão com o povo (cidade pequena e os donos são bem fortes de grana), aí resolvi deixar quieto por enquanto.
Hoje vou marcar o tempo e a rotação que fica e depois posto aqui.
Alex
Para fazer citação, ao lado do botão "Resposta" tem um botão "Responder com citação" que gerará o código [ QUOTE ] no inicio e ao final da mensagem que você citou. Se você perceber, após clicar em resposta/responder com citação terá a opção "Modo avançado" que abrirá uma nova tela com um espaço maior, que você poderá prever a resposta antes de enviar.
Sobre o consumo, eu estava vendo uma tr4 2009 e a tracker 2009, e fiquei com a tracker pelo preço e também consumo, enquanto os relatos de tracker eram 10/L, a tr4 fechava em 8 ou 8,5/L.
Faça primeiro o teste com a calibragem antes de mexer em algo.
Sobre a questão do posto, ai fica complicado, não faça teste (pode sobrar pior a você), vá em demais postos, mesmo que sejam mais caro, somente para avaliar esta questão do consumo, sugiro verificar a limpeza do corpo e dos bicos injetores, pra mim parece que o carro está melhor do que quando peguei, principalmente nas trocas e retomadas de marcha.
Eu fiz um videozinho ligando o carro após 4h parado no trabalho, antes da limpeza, porém não sei subir o video para youtube/aqui hehehe mas deu cerca de 30 segundos, andando só de primeira, quando colocava no ponto morto, subia pra 2000 rpm novamente.
Sean, perdoe o off topic, mas é por um bom motivo.
Nesta quinta-feira vai ter encontro de 4x4 no Mercado Municipal, a partir das 19h30. Apareça por lá para conhecer a galera. Sou da turma do Clube da Lama.
Abraços!
Sean_Pablo
02/09/2015, 13:22
Sean, perdoe o off topic, mas é por um bom motivo.
Nesta quinta-feira vai ter encontro de 4x4 no Mercado Municipal, a partir das 19h30. Apareça por lá para conhecer a galera. Sou da turma do Clube da Lama.
Abraços!
Boa tarde Punch!
Obrigado pelo convite, mas infelizmente tenho faculdade, até que horas vai o encontro?
Sean_Pablo,
Acabei de comprar a minha. Está com 57.000Km. Fiz uma revisão geral e troquei o que precisava e que poderia precisar em um tempo não muito longo. Ou seja, agora só troca de óleo e filtros nos próximos 30000Km.
Boa tarde Punch!
Obrigado pelo convite, mas infelizmente tenho faculdade, até que horas vai o encontro?
Até umas 23h, normalmente. Nessa semana preciso sair mais cedo, devo ficar até umas 21h.
Abraços!
marcelo_henrique
02/09/2015, 18:21
Pessoal, comprei a Tracker imaginando que não havia problemas para encontrar peças.
Mas estou vendo que não é bem assim. Agora estou preocupado, embora não tenha precisado de nada até agora.
marcelo-henrique,
Até aonde percebi, o problema não é encontrar as peças, mas sim encontrá-las perto de você. Pode demorar para receber mas encontra. E mais, você não conhece nenhum caso de carros novos, nas concessionárias esperando as peças chegarem?
Comprei a minha Tracker faz um mês e estou muito contente com ela. Sempre que ligo ele parte com uma rotação elevada e depois baixa acho q com uns 10s. Estou tb encucado com o consumo achando um pouco alto. A calibragem que uso é 26lb, mas vou utilizar as 28lb pra ver se faz diferença e abastecer gasolina podium pra fazer uma limpeza no sistema de combustível.
marcelo_henrique
02/09/2015, 23:56
Qual o consumo Alex?
Consta no manual: "Um pequeno aumento na rotação da marcha lenta com o motor frio é normal, estabilizando-se em seguida."
LZF, concordo.
Sean_Pablo
03/09/2015, 10:33
Sean_Pablo,
Acabei de comprar a minha. Está com 57.000Km. Fiz uma revisão geral e troquei o que precisava e que poderia precisar em um tempo não muito longo. Ou seja, agora só troca de óleo e filtros nos próximos 30000Km.
Pela KM, está novinha então...
Eu peguei em nov/2014 com 73 mil kms, o antigo dono tinha acabado de colocar pneus novos (235/60/R16), ou seja, tá zeradinho.
Poderia me passar a relação do que você trocou? Até o momento só fiz trocas de oleos, filtro de ar...os mecânicos dizem que está tudo certo e no momento não é necessário trocar mais nada, porém estava pensando nas velas, filtro de combustivel e etc.
Sem contar que pretendo colocar um calço 1".
Até umas 23h, normalmente. Nessa semana preciso sair mais cedo, devo ficar até umas 21h.
Abraços!
Show de bola!
Se eu conseguir uma brecha, apareço sem dúvidas, mas não garanto =/
Abraços e bom encontro!
Pessoal, comprei a Tracker imaginando que não havia problemas para encontrar peças.
Mas estou vendo que não é bem assim. Agora estou preocupado, embora não tenha precisado de nada até agora.
Cara, sinceramente ainda não tive nenhum problema "drástico" e olha que rodei 20 mil kms desde que peguei em novembro.
Pelos comentários e consultas em sites 4x4, pude perceber que temos uma grande presença de auto peças especializadas, principalmente sp, desta forma, não há muita preocupação, apenas com frete.
marcelo-henrique,
Até aonde percebi, o problema não é encontrar as peças, mas sim encontrá-las perto de você. Pode demorar para receber mas encontra. E mais, você não conhece nenhum caso de carros novos, nas concessionárias esperando as peças chegarem?
Exatamente isto que pensei, as lojas 4x4 estão repletas de peças que possam a vir ser necessário, e a pronto entrega. Embora longe em alguns casos, porém, chega!
Comprei a minha Tracker faz um mês e estou muito contente com ela. Sempre que ligo ele parte com uma rotação elevada e depois baixa acho q com uns 10s. Estou tb encucado com o consumo achando um pouco alto. A calibragem que uso é 26lb, mas vou utilizar as 28lb pra ver se faz diferença e abastecer gasolina podium pra fazer uma limpeza no sistema de combustível.
O carro sem dúvidas é apaixonante, não? Fico fascinado toda vez que entro na tracker.
Até o momento, sempre ao dar partida, a rotação elevava e voltava ao normal em menos de 10s, agora fica uns 15s~30s com a rotação acima de 1500.
Bem, o consumo padrão é 10/L, verifique primeiro utilizando calibragem 28lb.
Repito a pergunta do Marcelo conforme abaixo, qual o consumo atual?
Qual o consumo Alex?
Consta no manual: "Um pequeno aumento na rotação da marcha lenta com o motor frio é normal, estabilizando-se em seguida."
LZF, concordo.
Eu concordo com o pequeno aumento na rotação no motor frio, sem dúvidas, qualquer carro é assim, mas não acho que 1700~2000 rpms sejam "pequeno aumento".
Meu intuito neste tópico foi falar sobre o que está/estava acontecendo com a minha tracker, verificar se é normal e consequentemente como arrumar, porém, com os relatos e dicas, temos os dois polos:
1) Ou eu e mais alguns estamos com algum problema visto que ao dar partida com motor frio, a rotação fica alta demais.
2) Ou é normal.
Enfim, temos muitos capítulos pela frente! Estou gostando bastante das discussões evidenciadas por aqui.
Resumindo mais um dia:
A partir do olhômetro no marcador de combustível, a principio está fazendo 8km/L, entretanto, a dirigibilidade está maravilhosa.
Pelo consumo, ainda não está 100%, estarei verificando nos próximos dias, o problema é ficar pulando de mecânico por mecânico e cada um cobrando uma coisinha diferente, desta forma, vou dar um tempo das oficinas, rodar e verificar algo em casa mesmo.
Obrigado a todos!
Arildo MT
03/09/2015, 14:16
Por aqui a tractana sempre manteve o padrão original, oscilando pouca coisa, a não ser quando a mijolina é pior que a media, 1° partida a frio depois de passar a noite inteira parado, liga, faz barulho de hélice de avião (acoplamento viscoso acoplado) 1350 rpm, após 90segundos 1000 rpm, após 150 segundos começa descolar do 0 o ponteiro da temperatura e fica 800 rpm, após 300 segundos chega a temperatura normal de trabalho do motor fica em 650 rpm s/ ar e 750 com ar cond. ligado, observações: os motores gasolina japoneses em sua maioria gostam de trabalhar em alta rpm (com carga, não se deve elevar muito a rpm em neutro) o motor da tracker/gv gasolina j20a corta o giro a 6500 rpm (limite p/proteção) alguns relataram pouco uso do carro, ligando e andando pouco ou chegando no destino antes de atingir a temperatura normal do motor, outros andam em baixa rpm p/ economizar a mijolina, porem estes motores de desempenho em media/alta rpm tem um uso severo sendo usando desta maneira, começam a deteriorar o óleo, apresentar borra, carbonização, isso acaba afetando muito as características de funcionamento, então se tiver carbonização ou borra em estado avançado, as vezes é preciso uma limpeza, e p/ manter limpo, usar aditivo, as vezes por uma gasolina podium, meter a botina na rodovia, alongando as marchas e trocando em giro maior, p/ dar uma desentupida das vias respiratórias do motor, quando a tracktana começa a ficar meio froxa, pisa e não vai, dou uma esticada nela, dai ela fica meses bem comportada.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/140277-grilo-no-motor.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/135837-barulho-tracker-2008-ajuda.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/129384-tracker-grilando-batendo-pino-pre-ignicao-3.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/127747-tracker-ruido-no-motor-apos-troca-de-oleo.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/134641-limpeza-corpo-da-borboleta-tracker-3.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/archive/index.php/t-129384.html
Ricardo Passoni
03/09/2015, 14:33
Arildo certinho , é isso ai mesmo trocar de marcha com rpm baixo , gasta mais gasolina e carboniza o motor , tem que trabalhar entre 3500/4000 rpm ai anda bem e gasta o normal, todo dia pego estrada 25 km para ir e voltar , andando a 80km/h faz menos de 9,5 km/l e andando a 110 km/h a 3100 rpm faz 10,0 km/l é a curva de torque do motor , vc pega uma subida e so trisca o pe no acelerador , em velocidade baixa tem que afundar o pe .....
Abraço
MARCANGIANE
03/09/2015, 14:59
isto não é defeito,toda ela sobe giro quando o motor está frio,e vai baixando conforme a temperatura sobe.Característica do motor.
Mauro Bianchi
03/09/2015, 19:11
Minha gm Tracker esta com problema no funcionamento
pela manha quando faço o aquecimento das velas aquecedoras ela da partida normalmente mas
depois que o motor esquenta ela fica muito ruim de dar partida!!
Algum dos colegas ja passou por esse problema? alguma dica do que pode estar acontecendo?
abraços
Sean_Pablo
04/09/2015, 11:30
Por aqui a tractana sempre manteve o padrão original, oscilando pouca coisa, a não ser quando a mijolina é pior que a media, 1° partida a frio depois de passar a noite inteira parado, liga, faz barulho de hélice de avião (acoplamento viscoso acoplado) 1350 rpm, após 90segundos 1000 rpm, após 150 segundos começa descolar do 0 o ponteiro da temperatura e fica 800 rpm, após 300 segundos chega a temperatura normal de trabalho do motor fica em 650 rpm s/ ar e 750 com ar cond. ligado, observações: os motores gasolina japoneses em sua maioria gostam de trabalhar em alta rpm (com carga, não se deve elevar muito a rpm em neutro) o motor da tracker/gv gasolina j20a corta o giro a 6500 rpm (limite p/proteção) alguns relataram pouco uso do carro, ligando e andando pouco ou chegando no destino antes de atingir a temperatura normal do motor, outros andam em baixa rpm p/ economizar a mijolina, porem estes motores de desempenho em media/alta rpm tem um uso severo sendo usando desta maneira, começam a deteriorar o óleo, apresentar borra, carbonização, isso acaba afetando muito as características de funcionamento, então se tiver carbonização ou borra em estado avançado, as vezes é preciso uma limpeza, e p/ manter limpo, usar aditivo, as vezes por uma gasolina podium, meter a botina na rodovia, alongando as marchas e trocando em giro maior, p/ dar uma desentupida das vias respiratórias do motor, quando a tracktana começa a ficar meio froxa, pisa e não vai, dou uma esticada nela, dai ela fica meses bem comportada.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/140277-grilo-no-motor.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/135837-barulho-tracker-2008-ajuda.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/129384-tracker-grilando-batendo-pino-pre-ignicao-3.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/127747-tracker-ruido-no-motor-apos-troca-de-oleo.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/134641-limpeza-corpo-da-borboleta-tracker-3.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/archive/index.php/t-129384.html
Anteriormente a rotação ao ligar no frio ficava assim, mas somente na parte da manhã (onde fica cerca de 8h parada).
Em relação a rotação, geralmente ando com a rotação na média de 2000/2500, visto que no dia-a-dia não é "possível" correr. Isto pode corroer algumas coisas? Vou dar uma olhada pra ver se tem algo.
Uma vez ou outra estico as trÊs primeiras marchas até uns 3500 +-, mas tenho receio que gaste muito a mais.
Arildo certinho , é isso ai mesmo trocar de marcha com rpm baixo , gasta mais gasolina e carboniza o motor , tem que trabalhar entre 3500/4000 rpm ai anda bem e gasta o normal, todo dia pego estrada 25 km para ir e voltar , andando a 80km/h faz menos de 9,5 km/l e andando a 110 km/h a 3100 rpm faz 10,0 km/l é a curva de torque do motor , vc pega uma subida e so trisca o pe no acelerador , em velocidade baixa tem que afundar o pe .....
Abraço
2500 rpms eu acho uma troca de marcha "média" e que economiza e trabalha o suficiente.
Para o dia-a-dia na cidade é dificil manter em 3500/4000, só se andar a 60km/h na terceira marcha, o que eu não acho certo.
Na estrada é diferente, andando a 100km/h, próximos aos 4000rpms, velocidade constante e etc.
isto não é defeito,toda ela sobe giro quando o motor está frio,e vai baixando conforme a temperatura sobe.Característica do motor.
Eu concordo Marcangiane, porém, subir tanto (2000 rpm), eu não acho normal.
Minha gm Tracker esta com problema no funcionamento
pela manha quando faço o aquecimento das velas aquecedoras ela da partida normalmente mas
depois que o motor esquenta ela fica muito ruim de dar partida!!
Algum dos colegas ja passou por esse problema? alguma dica do que pode estar acontecendo?
abraços
Eu não entendi direito, seria assim:
Você liga de manhã cedo (no motor frio) e liga tudo certo, supondo que ande 30 minutos, esquente o motor, pare e desligue o carro, ao ligar novamente, ele fica ruim (?)
Ruim em qual sentido? O que acontece?
Nunca tive nenhum problema evidenciado no motor quente.
Resumo de mais um dia:
Ao ligar a tracker com motor frio, fica em torno de 1700~2000 rpm e demora quase 30 segundos para abaixar, neste final de semana irei tentar verificar partes carbonizadas e algo enferrujado.
Entretanto, o consumo está entre 7,5 e 8km/L, está um pouco abaixo do esperado, porém, melhor do que anteriormente, acredito que ainda falte algo pra ajustar, mas ressalvo que a limpeza dos bicos injetores foram de grande importância, principalmente no dia-a-dia com o carro.
//offTopic
~Punch
Eu quase fui no encontro, mas como estava chovendo e meu tempo era curto, acabei desistindo com receio que não teria encontro.
Nas próximas favor me constatar que estarei disposto a aparecer!!
//offTopic
~Punch
Eu quase fui no encontro, mas como estava chovendo e meu tempo era curto, acabei desistindo com receio que não teria encontro.
Nas próximas favor me constatar que estarei disposto a aparecer!!
Sean, esse encontro acontece uma vez por mês e é "interclubes", pra galera do 4x4 em geral. Foto de ontem:
511049
Mas temos também a "nossa" turma, o Clube da Lama. Promovemos passeios e trilhas, se tiver interesse em participar avisa que te chamo!
João Muraro
04/09/2015, 18:55
Pessoal, comprei a Tracker imaginando que não havia problemas para encontrar peças.
Mas estou vendo que não é bem assim. Agora estou preocupado, embora não tenha precisado de nada até agora.
Boa noite....recomendo a concessionária NATSU da Suzuki em BH....peças originais, ótimo atendimento e preço competitivo.
em.pereira
05/09/2015, 20:04
Já limpou as bobinas, onde sai a corrente para as velas. Ali costuma enferrujar. Veja nas fotos o antes e o depois da limpeza do parafuso central da bobina, que leva a corrente para as velas.
em.pereira
05/09/2015, 20:12
Na verdade é o depois e o antes, porque as fotos ficaram na sequência errada
em.pereira
05/09/2015, 20:17
Usei uma pequena escova de aço com um número pequeno de cerdas, para caber na bobina.
Sean_Pablo
06/09/2015, 14:42
Sean, esse encontro acontece uma vez por mês e é "interclubes", pra galera do 4x4 em geral. Foto de ontem:
511049
Mas temos também a "nossa" turma, o Clube da Lama. Promovemos passeios e trilhas, se tiver interesse em participar avisa que te chamo!
Putz!! Espero que na próxima eu consiga ir!!
Tenho interesse em participar sim!! Seria bacana partilhar passeios e trilhas!! Assim que liberar o acesso pra privado ou consigamos se encontrar no mercado, trocamos contatos!!
Já limpou as bobinas, onde sai a corrente para as velas. Ali costuma enferrujar. Veja nas fotos o antes e o depois da limpeza do parafuso central da bobina, que leva a corrente para as velas.
Usei uma pequena escova de aço com um número pequeno de cerdas, para caber na bobina.
Valeu a dica!! Vou verificar estas bobinas! Como não sei onde fica, nem tenho a escova de aço, um mecânico poderia validar isto, certo?
Resumo dos últimos dias:
O carro está ficando bastante acelerado ao dar partida, estou levando como normal.
Andei 150km ontem, maior parte na estrada, deu um consumo médio de 10,5~11km/L, gostei bastante, pois a principio voltou a normal, ao menos na estrada, com velocidade entre 80/100km com chuva.
Acredito que era sujeira nos bicos mesmo, pois após limpeza ficou redondo!
Minha ideia é andar este mês inteiro e ver como fica, depois disto, levo na especializada que o Punch me indicou, pra verificar melhor o carro, pequenos detalhes.
Sem contar que se estiver tudo certo e se possível, pretendo colocar o calço 1".
Obrigado a todos!!
shirleysilva
06/09/2015, 22:36
Olá Sean ! Tambem levo minha tracker na oficina RM 4X4 com o OSCAR . E claro venho aqui pegar alguns conselhos e o pessoal me ajuda mto . Terei que fazer uma revisao mto boa na tracker e vejo que vai ficar caro , mas vai valer a pena .
Sean_Pablo
08/09/2015, 08:16
Olá Sean ! Tambem levo minha tracker na oficina RM 4X4 com o OSCAR . E claro venho aqui pegar alguns conselhos e o pessoal me ajuda mto . Terei que fazer uma revisao mto boa na tracker e vejo que vai ficar caro , mas vai valer a pena .
Olá Shirley,
Em breve estarei levando na RM, também preciso fazer uma revisão especializada pra ver se está tudo certo, o problema realmente é este, será que ficará muito caro? heheheh
Infelizmente tem que ir devagarzinho, nestas condições.
Mauro Bianchi
09/09/2015, 21:14
Boa noite Pessoal
o problema de funcionamento da tracker deve bomba injetora
ela tem muita dificuldades para ligar.. fez os testes nas velas aquecedora.. tudo ok, fiz testes de chegada de combustível na bomba, tudo ok.. filtros , ok.. bateria, ok, arranque de partida.. ok
so restou a bomba!!
gostaria de saber se existe alguma bomba injetora alternativa, caso a minha esteja com problemas?
ouvi alguem falar que a bomba injetora da kia besta, serve, aguem sabe me informar se funciona.??
Mauro Bianchi
09/09/2015, 21:22
Boa noite Pessoal
o problema de funcionamento da tracker deve bomba injetora
ela tem muita dificuldades para ligar.. fez os testes nas velas aquecedora.. tudo ok, fiz testes de chegada de combustível na bomba, tudo ok.. filtros , ok.. bateria, ok, arranque de partida.. ok
so restou a bomba!!
Alguma dica??
gostaria de saber se existe alguma bomba injetora alternativa, caso a minha esteja com problemas?
ouvi alguem falar que a bomba injetora da kia besta, serve, aguem sabe me informar se funciona.??
Vellasco
10/09/2015, 01:06
Pessoal depois de passar raiva com os mexanicos daqui conecei a fuçar e, descobri algumas coisas que influenciam a lenta do meu vitara,motor G16A.
Entupimento das mangueiras do atuador da borboleta. Esse sistema funciona somente no momento da partida. É uma válvula que mantém a borboleta aberta e quando o motor é ligado o vácuo gerado no coletor de admissão fecha essa válvula e a rotação passa a ser controlada só pela ECU. Se as mangueiras estiverem entupidas a válvula fica mais tempo aberta.
Tem também a válvula de indução de ar, que faz um bypass do ar da mangueira do filtro, pra um ponto depois da borboleta, quando o motor está frio. Essa é uma válvula de cerâmica que recebe água da saída do motor, ou seja, quando a água esquenta a válvula fecha e a entrada de ar volta a ser controlada pela borboleta. O problema é que ela acumula muita sujeira, e como a vedaçao é metal/metal as vezes não veda direito.
Tem também a válvula EGR, que trabalha em conjunto com a ECU, pra fazer o aproveitamento dos gases queimandos no cilindro quatro, jogando-os novamente na admissão para serem queimados dinovo. Acontece que essa bandida suja muito mais do que qualquer outra coisa nesse motor e trava. Se ficar travada fechada, menos pior, mas se, como no meu caso, ela travar aberta, deixa passar os gases direto pra admissão, o que pode aumentar o consumo e deixar o motor xoxo.
Tudo resolvivel com uma chave Philips, chave de boca 12mm e um spray descarbonizante.
Boa sorte ae.
Sean_Pablo
14/09/2015, 17:35
Boa noite Pessoal
o problema de funcionamento da tracker deve bomba injetora
ela tem muita dificuldades para ligar.. fez os testes nas velas aquecedora.. tudo ok, fiz testes de chegada de combustível na bomba, tudo ok.. filtros , ok.. bateria, ok, arranque de partida.. ok
so restou a bomba!!
gostaria de saber se existe alguma bomba injetora alternativa, caso a minha esteja com problemas?
ouvi alguem falar que a bomba injetora da kia besta, serve, aguem sabe me informar se funciona.??
Boa tarde Mauro,
Desculpa não saber te ajudar, mas posta no tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/70480-gm-tracker-motor-mazda-83.html, que é sobre a versão da sua tracker que acredito que terá melhor recepção e até dicas.
Pessoal depois de passar raiva com os mexanicos daqui conecei a fuçar e, descobri algumas coisas que influenciam a lenta do meu vitara,motor G16A.
Entupimento das mangueiras do atuador da borboleta. Esse sistema funciona somente no momento da partida. É uma válvula que mantém a borboleta aberta e quando o motor é ligado o vácuo gerado no coletor de admissão fecha essa válvula e a rotação passa a ser controlada só pela ECU. Se as mangueiras estiverem entupidas a válvula fica mais tempo aberta.
Tem também a válvula de indução de ar, que faz um bypass do ar da mangueira do filtro, pra um ponto depois da borboleta, quando o motor está frio. Essa é uma válvula de cerâmica que recebe água da saída do motor, ou seja, quando a água esquenta a válvula fecha e a entrada de ar volta a ser controlada pela borboleta. O problema é que ela acumula muita sujeira, e como a vedaçao é metal/metal as vezes não veda direito.
Tem também a válvula EGR, que trabalha em conjunto com a ECU, pra fazer o aproveitamento dos gases queimandos no cilindro quatro, jogando-os novamente na admissão para serem queimados dinovo. Acontece que essa bandida suja muito mais do que qualquer outra coisa nesse motor e trava. Se ficar travada fechada, menos pior, mas se, como no meu caso, ela travar aberta, deixa passar os gases direto pra admissão, o que pode aumentar o consumo e deixar o motor xoxo.
Tudo resolvivel com uma chave Philips, chave de boca 12mm e um spray descarbonizante.
Boa sorte ae.
Opa! interessante a sua dica! Será que isto cabe também a tracker? Consigo dar uma olhada sozinho em casa?
Resumo:
Desculpas pelos dias sem posts, estive muito ocupado.
A tracker está muito bem desenvolvida, fazendo 9,5~10/L, entretanto, a maldita rotação com o motor frio fica em 2 mil giros, e não entrou ainda na minha cabeça que isto seja normal.....
Entretanto, estou levando, ela está muito boa e gostosa de dirigir, ainda neste mês estarei indo para serra do rio do rastro com ela, fazer um passeiozinho!!!
Sean_Pablo,
Pena que para mim é longe, senão ia nessa. A serra deve ser linda.
Sean_Pablo
14/09/2015, 18:17
Sean_Pablo,
Pena que para mim é longe, senão ia nessa. A serra deve ser linda.
Daqui é pertinho, 400kms eu acho.
Vou de carro de apoio, umas 4 motos vão junto hehehehee bem tranquilo e aproveitando a paisagem!!
Se um dia puder, venha! Não vai se arrepender
marcelo_henrique
14/09/2015, 18:23
Vai pela 282 e vem descendo a serra. Vai encontrar belas paisagens.
Vellasco
14/09/2015, 20:23
Meu caro, no Vitarinha tem um sistema totalmente mecânico que mantém o motor acelerado por alguns segundos após a partida.
Você ta dizendo que o seu fica em 2000 rpm quando ta frio, por quanto tempo ele fica assim?
Sean_Pablo
15/09/2015, 13:27
Vai pela 282 e vem descendo a serra. Vai encontrar belas paisagens.
Praticamente qualquer canto lá, será uma boa paisagem hehehehe
Meu caro, no Vitarinha tem um sistema totalmente mecânico que mantém o motor acelerado por alguns segundos após a partida.
Você ta dizendo que o seu fica em 2000 rpm quando ta frio, por quanto tempo ele fica assim?
Sim, isto alguns já comentaram e eu estou tentando botar na cabeça que é normal.
Porém fica cerca de 15~30segundos, é estranho...
Sim, isto alguns já comentaram e eu estou tentando botar na cabeça que é normal.
Porém fica cerca de 15~30segundos, é estranho...
Totalmente normal, sendo partida com motor frio. A minha Grand Vitara (mesma mecânica) faz exatamente a mesma coisa.
Vellasco
17/09/2015, 00:29
Então, pode ser que uma restrição na mangueira de vácuo esteja fazendo a válvula abrir aos poucos. Faz o teste, peça a alguém pra dar a partida no motor e fique olhando o atuador, se ele acionar de uma vez depois dos 30 s ta td certo. Agora se ele começar a abrir desde o momento da partida e for abrindo devagar, pode ver q ta entupido ou a solenoide num ta abrindo de uma vez.
Boa tarde prezados.
Tenho notado algo parecido, porém acontece desde que adquiri minha Tracker 2007/2008 no ano passado.
Ao ligar o carro com o motor frio há uma maior aceleração por algum tempo (~1700 RPM), depois de algum tempo aquecido essa rotação, que antes permanecia na casa das 900 RPM, agora tem ficado mais baixa apresentando cerca de 700 e a luz de pressão do óleo tem acendido e quando aumenta-se a rotação a luz apaga (só acontece com o motor quente)
O manual diz que a luz do óleo pode acender com o motor já quente e em baixas rotações e apaga-se ao aumentar o giro exatamente como acontece, mas antes não acontecia e esta situação me deixa meio desconfia. A
Acontece isso contigo também?
Boa tarde prezados.
Tenho notado algo parecido, porém acontece desde que adquiri minha Tracker 2007/2008 no ano passado.
Ao ligar o carro com o motor frio há uma maior aceleração por algum tempo (~1700 RPM), depois de algum tempo aquecido essa rotação, que antes permanecia na casa das 900 RPM, agora tem ficado mais baixa apresentando cerca de 700 e a luz de pressão do óleo tem acendido e quando aumenta-se a rotação a luz apaga (só acontece com o motor quente)
O manual diz que a luz do óleo pode acender com o motor já quente e em baixas rotações e apaga-se ao aumentar o giro exatamente como acontece, mas antes não acontecia e esta situação me deixa meio desconfia. A
Acontece isso contigo também?
Até hoje nunca aconteceu. Se o óleo está no nível certo e no prazo de troca, eu iria ao mecânico. Pode até estar relacionado à rotação menor que o habitual, mas se está menor, porque está?
Vellasco
26/09/2015, 20:47
HCRocha,
Minha linha de raciocínio: Se estava td certo até algum tempo atrás e vc não mudou nada no motor, o comportamento anormal provavelmente é devido ao acumulo de sujeira.
Nesse caso em que a rotação fica abaixo do normal, tem chance de ser entupimento da valvula EGR. Se ela estiver suja e não estiver vedando, em regime de baixas rotações, os gases do escapamento são readimitidos e a mistura fica muito pobre, por isso a rotação fica baixa.
O procedimento de limpeza não é difícil, uma chave de boca e um bom spray descarbonizante são suficientes mas, se não quiser botar a mão, leva num mecânico e pede pra olhar.
boa sorte,
ewchevrand
25/04/2016, 07:01
Bom dia.
No inicio do mês ao concertar furo no pneu, aproveitando que a viatura esta levantada, pedi ao rapaz para trocar o filtro de combustível, ele deixou vazar um pouco de combustível. Logo em seguida (não lembro se foi no mesmo dia ou mais adiante) o carro começou a engasgar em marcha lenta e as vezes também em velocidade maior. Lembrei da troca do filtro e conferi se a colocação estava correta, ok.
As vezes ao ligar o carro e sair não esta engasgando mas alguns minutos e pronto... começa.
O carro esta com 145000 km e esta com velas de iridium desde 74000 km. Abasteço sempre em postos de referencias e colocando também gasolina Premium/Podium mesclando com aditivada.
Aqui no Rio, estou sem boas referencias de mecanica de confiança e pretendo encaminhar via seguradora para Sao Paulo no Daniel.
Alguma dica o que pode estar acontecendo?
Obrigado.
Procure o ZÉ Zuki. http://www.zezuki.com/
É longe, mas ele busca o carro em sus casa. Eu já fiz isso sem problemas.
Vc poderia começar trocando o filtro. Mas pode ser bomba de combustível ou mesmo o sensor de rotação.
Abs,
LFC
Vellasco
27/04/2016, 10:08
Meu amigo pode ser que o filtro novo esteja restringindo o fluxo de combustível. É fácil verificar, se vc tiver um manômetro e conexões em casa, se não, qualquer oficina faz pra vc. No motor G16A a pressão deve ser 265 kpa. É bem provável que seus bicos estejam com alguma restrição também, aconselho uma boa limpeza.
Abraço,
cesarfabreu
03/03/2017, 09:10
Prezados,
Meu Tracker 2007 tem 90 mil rodados. Já tenho ele a 1 ano e meio. Nunca deu problema. Mas esses dias ele pela manhã (motor frio) está demorando pra pegar, só pega na segunda tentativa e depois fica falhando quando piso o acelerador de uma vez. Quando esquenta o motor melhora muito, mas ainda continua falhando e quando piso no acelerador de uma vez
O que seria? Vcs podem me ajudar. Agradeço muito, pois estou preocupado com isso...
eder oliveira
03/03/2017, 10:04
Cesar, meu gv de uns tempos para cá, começou a aparecer os mesmos sintomas. Dificuldade na partida e falhas ao acelerar, além do consumo aumentado drasticamente, de 6,5 que era a média, para 5,9. Todos os bicos sujos, desequalizados e dois gotejando. Feito a limpeza, equalização, o carro transformou, virou outro tanto no desempenho quanto no consumo. O computador começou fazer medias de 7,4. Achei que tinha dado pau no cb, então fui tirar media pela bomba do posto. E para minha surpresa, deu 7,5 aqui em bh com pessimo transito. Maravilhoso para um carro at . O maximo que conseguia fazer era 7,0 em finais de semana que não tem transito. Por tanto, dê uma conferida nos bicos, ok
marcelolbaum
11/12/2017, 22:59
Senhores, venho através deste relatar meu problema com o baixo desempenho da minha tracker 2008 original.
A quase um ano ela vem apresentando este sintoma, com o motor quente e alguns kms rodados o veiculo perdia muito seu desempenho, moro no sul e no inverno este problema não era tão acentuado quanto no verão.
Apos muitos testes, troca de posto de combustível, verificação de velas, ponto de ignição, pressão de combustível, pressão dos pneus, geometria, restrição do escape resolvi buscar na internet sobre este sintoma.
Eis que encontro o seguinte vídeo no youtube
https://www.youtube.com/watch?v=tgeqm6smhYI
Baseado nele, encontrei a tal válvula PCV na tracker e a mesma estava obstruída com borra de óleo, não achei nenhum tópico no fórum sobre esta válvula na Tracker.
Após a limpeza da mesma o veiculo se transformou, ficou mais ágil e com o bom desempenho que tinha antes.
Creio que o baixo desempenho vinha da pressão que se formava no cárter e impedia o correto funcionamento do motor.
Marcello Almeida
23/04/2019, 10:57
Bom dia pessoal, eu tenho uma Tracker Diesel, 2001 (mazda, turbo, intercooler), ela está com uma bomba mecânica da L200 (zexel), o carro está apresentando o seguinte problema: partida normal, rápida, mas a bomba fica com muito barulho e muita fumaça preta, quando esquenta o motor diminui bastante a fumaça e o barulho, e o carro anda muito bem, mesmo assim solta muita fumaça preta (menos do que com o motor frio). Quando troquei a bomba, tirei a semi eletrônica, que dava muitos problemas, o bombista que fez a troca não mexeu nos bicos injetores, alguém no grupo já fez esta alteração da bomba ? Marcello Almeida - São Paulo
Boa noite.pessoal tenho uma tracker 2008 2.0..ela tá fazendo média de 6 l na cidade, velas, bobinas , sonda lambda, td novo, as ainda continua falhando , na subida sem forca .porém notei detalhe, abastecendo com.gasolina aditivada ou gasolina comun e colocando aditivo..ela não falha...e possível tá com carbonizacao interno? Indicam algum outro aditivo mais forte que possa resolver , limpar o sistema por completo?
Até
Eluana
Gabriel RB
28/10/2024, 18:17
Boa noite.pessoal tenho uma tracker 2008 2.0..ela tá fazendo média de 6 l na cidade, velas, bobinas , sonda lambda, td novo, as ainda continua falhando , na subida sem forca .porém notei detalhe, abastecendo com.gasolina aditivada ou gasolina comun e colocando aditivo..ela não falha...e possível tá com carbonizacao interno? Indicam algum outro aditivo mais forte que possa resolver , limpar o sistema por completo?
Até
Eluana
Eluana, não use somente aditivo, mande fazer uma limpeza no tanque também.
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