PDA

Ver Versão Completa : Suzuki Samurai com motor Diesel?

Hirocaster
11/05/2013, 01:26
Amigos,

Tenho algumas dúvidas, a primeira delas é se um motor diesel VW 1.4 TDI (do polo europeu) empurra bem um Suzuki Samurai.
O motor deve ter uns 70 cv se não me engano, na verdade não tenho muitos dados do motor.

Queria saber qual a melhor fase do Samurai, quais anos ele saiu melhor?
Pq sempre tem mudanças...e quase sempre vai pra pior.

Quanto é um bom preço pra um Samurai integro ano 93 ou 94?
Quais as dicas pra comprar um bom? Já comprei alguns carros e picapes, mas um carro desse estilo, nunca.

Como é o mercado de peças desse carro? Acha facilmente? Muito caro?

Obrigado.

Hiroshi.

mauricio_silva
11/05/2013, 02:19
Olá.

Perguntinhas complicadas, heim?
Quanto a motorização, não creio que o motor citado tenha sido objeto de muitas modificações de Samurais (se é que foi de alguma...). Assim sendo, a "experiência prática" é pequena. Mas há algum tempo é feita atroca do motor Suzuki por VW AP 1.8. Em teoria, é possível. Mas para qual finalidade? Um motor diesel tem (normalmente) mais torque em baixas rotações (o que é bom para o off road) que os equivalentes a gasolina, além de ser mais robusto (o que também é bom para off road). Agora, se a troca é viável/compensadora, isso vai depender mais do uso que se queira dar ao veículo do que das suas (do motor) caracaterísticas técnicas. E também do "tamanho do bolso" do freguês...
Para responder a pergunta de " - Qual a melhor fase do Samurai? - " é preciso saber o que você considera como "melhor". O modelo 95 é considerado muito bom para a prática do off road "puro e duro" por ter suspensão em feixe de mola e motor com injeção eletrônica. A partir de 97 (não sei por que não vejo modelos 96...) a supensão dianteira passa a ter molas helicoidais. Mas como muito dos proprietários fazem (profundas) modificações/adaptações, isso acaba não importando tanto assim.
Um Samuca 93 ou 94 realmente inteiro é difícil de se encontrar. Por isso, costuma ser caro (pode chegar perto da casa dos R$ 30.000,00). Um que "não esteja destruído" fica por volta de R$ 20.000,00. Preços aproximados, obviamente.
Até o modelo 95, o mais importante é verificar o estado do chassis. Se apresentar muitas marcas de soldagem, tricas ou outras marcas de abuso, melhor deixar para lá. O câmbio é outro ítem importante a ser verificado, bem como a caixa de acoplamento.
Peças em geral não costuma ser raras nem muito caras (a manutenção corriqueira é das mais baratas para veículos off road). Mas algumas peças específicas (lanternas e vidros) podem virar "moscas da cabeça branca".
O Samurai é um bom jipe. Pequeno e leve, se sai muito bem nas trilhas e permite uma enorme gama de preparações. O bolso do proprietário é o limite.
[]s.

Amigos,

Tenho algumas dúvidas, a primeira delas é se um motor diesel VW 1.4 TDI (do polo europeu) empurra bem um Suzuki Samurai.
O motor deve ter uns 70 cv se não me engano, na verdade não tenho muitos dados do motor.

Queria saber qual a melhor fase do Samurai, quais anos ele saiu melhor?
Pq sempre tem mudanças...e quase sempre vai pra pior.

Quanto é um bom preço pra um Samurai integro ano 93 ou 94?
Quais as dicas pra comprar um bom? Já comprei alguns carros e picapes, mas um carro desse estilo, nunca.

Como é o mercado de peças desse carro? Acha facilmente? Muito caro?

Obrigado.

Hiroshi.

Hirocaster
11/05/2013, 02:34
É que já tenho um motor 1.4 TDI, eu ia colocar em uma Saveiro diesel, porém estou desanimado com o carro e estou procurando outras alternativas.

Quero um carro mais robusto, porém não farei muito off road, coisa leve.
Seria mais um carro para o dia a dia... mas "disposto" a alguma aventura. :)

Quando falo em melhor versão é no geral mesmo, nada específico, como por exemplo, nas Chevrolet D20, teve uma fase de fabricação argentina com um diferencial ruim...esse tipo de coisa.

Como faço para mandar uma mensagem privada aqui no forum, Maurício?

Hirocaster
11/05/2013, 02:38
Achei alguns dados do motor em questão:

Motor TDI: Diesel, 3 cil. em linha
Cilindrada: 1422 cm³
Potência: 74,6 CV a 4000 RPM
Torque: 19,80 kgfm a 2.200 rpm

Hirocaster
27/05/2013, 23:25
Achei esses dois...

Suzuki Samurai 93 Aceita Troca - Ano 1993 - 314000 km - no MercadoLivre (http://carro.mercadolivre.com.br/MLB-483359022-suzuki-samurai-93-aceita-troca-_JM)

Samurai Seg Dono Igual Okm , Vitara Toyota Jeep Troler 4x4 - Ano 1991 - 84500 km - no MercadoLivre (http://carro.mercadolivre.com.br/MLB-485689432-samurai-seg-dono-igual-okm-vitara-toyota-jeep-troler-4x4-_JM)

Será que vale a pena algum desses?

Marvin_CPS
19/06/2013, 09:41
Srs,
Pergunta maluca.... Mas seria possível instalar um 14B num samurai?!
Lógico, teria que fazer a troca dos eixos, mudar conjunto de cambio+tcase e reforçar o chassis....

Mas seria possivel?! Será que o cofre do motor do samurai aceita esse motor?!

Abs

Rubens Linhalis
20/06/2013, 09:01
Srs,
Pergunta maluca.... Mas seria possível instalar um 14B num samurai?!
Lógico, teria que fazer a troca dos eixos, mudar conjunto de cambio+tcase e reforçar o chassis....

Mas seria possivel?! Será que o cofre do motor do samurai aceita esse motor?!

Abs

Marvin..

Eu vi alguem postando ontem no facebook um Vitara 3p com motor 14b.. mas eram eixo e o resto tambem da band. Era um oficina especializada em 4x4 que estava montando um desses.. tinha ate foto. Vou ver se acho que e posto depois..

abraços

Marvin_CPS
20/06/2013, 12:36
Blz Rubens,
Aguardo seu retorno com o link!

Abs

Rubens Linhalis
21/06/2013, 09:25
Blz Rubens,
Aguardo seu retorno com o link!

Abs

Marvin..

Procurei ontem e nao achei o link mais no facebook.. se aparecer novamente e volto e posto aqui !

diogo ludovico
22/06/2013, 00:07
Esquece 14B no samurai!
Só o motor pesa quase o peso do carro inteiro!!!!
No meu Ex Samurai coloquei o motor GM 2.0 e ficou apertado no cofre!
Se quer diesel, pense em um conjunto motor/cambio/caixa de tração de L200 antigas ou de hilux (quadradinhas).