Ver Versão Completa : Levantar o niva...
Leandro Chico
04/10/2005, 14:53
Boas galera, to afim de levantar um pouco a viatura, afim de deixar com um ar mais agressivo...Minha suspensao eh a original, gostaria de saber oq voces recomendam e como faze-lo....Mais um obrigado !!!!
[]s!
Chico
MANFREDI
04/10/2005, 16:38
Tem um kit de suspensão já pronto prá isso.
Acho que encontra no www.alternativa4x4.com.br ou www.donati4x4.com.br ou www.garra4x4.com.br ou www.casadolada.com.br
Dá uma olhada no Natal4x4 ou Niva clube ABC ou Niva Gerais que tem fotos e passo a passo para voce mesmo fazer o trabalho.
Grande abraço
Leandro Chico
04/10/2005, 16:43
Tem um kit de suspensão já pronto prá isso.
Acho que encontra no www.alternativa4x4.com.br ou www.donati4x4.com.br ou www.garra4x4.com.br ou www.casadolada.com.br
Dá uma olhada no Natal4x4 ou Niva clube ABC ou Niva Gerais que tem fotos e passo a passo para voce mesmo fazer o trabalho.
Grande abraço
Mais uam vez obrigado Manfredi...Vou dar uma olhada, eu vi um kit na APOIO 4x4 mas levanta somente 3cm, eu keria um pouco mais q isso :twisted: :twisted:
[]s!
MANFREDI
05/10/2005, 10:20
Se não me engano, se levantar mais vai ter problemas com a engrenagem do diferencial traseiro.
NIVEIROS: me ajudem a confirmar se está correta esta informação pois lembro de ter lido algo sobre isso, mas não estou certo se é realmente isso.
Espero não ter complicado mais.
O meu NIVA foi levantado pelo Bibe em Curitiba. Levantou 6cm, contados do meio do jipe, sem problemas com o diferencial. Os calços (kit) são fabricados em alumínio e não em vinil como muitos por aí.
O Bibe é um dos mecânicos que mais entendem de NIVA no Brasil, ele tbém faz uma excelente adaptação da caixa de direção do Maverick no NIVA. Quem quiser pode ligar pra ele no telefone 41 3356 5047.
Abraços
Ira
MANFREDI
05/10/2005, 12:02
Valeu Ira pela ajuda. Fico mais tranquilo em saber que poderia levantar mais.
Grande abraço
thomas wistuba
05/10/2005, 12:34
Fala Povo,
Há 2 meses ele mecheu no meu carro, erguei a suspensão, trocou rolamentos, arrumou a correia do motor, valvula termostática, limpou e ajustou carburador...
olha, parece outro carro...
O cara é muito caprichoso e é um verdadeiro especialista em Niva.
Recomendo ao pessoal que precisar....
um abraço
Leandro Carvalho
05/10/2005, 13:35
O meu NIVA foi levantado pelo Bibe em Curitiba. Levantou 6cm, contados do meio do jipe, sem problemas com o diferencial. Os calços (kit) são fabricados em alumínio e não em vinil como muitos por aí.
O Bibe é um dos mecânicos que mais entendem de NIVA no Brasil, ele tbém faz uma excelente adaptação da caixa de direção do Maverick no NIVA. Quem quiser pode ligar pra ele no telefone 41 3356 5047.
Ira
Esse Kit que vc comentou já levanta a suspensão em 6cm ou vc fez mais alguma adaptação? O pivô original morre nessa adaptação? As molas e os amortecedores foram retrabalhados? Pô te enchi de perguntas :parede: Desculpa... :oops:
Abraço. :mrgreen:
O meu NIVA foi levantado pelo Bibe em Curitiba. Levantou 6cm, contados do meio do jipe, sem problemas com o diferencial. Os calços (kit) são fabricados em alumínio e não em vinil como muitos por aí.
O Bibe é um dos mecânicos que mais entendem de NIVA no Brasil, ele tbém faz uma excelente adaptação da caixa de direção do Maverick no NIVA. Quem quiser pode ligar pra ele no telefone 41 3356 5047.
Ira
Esse Kit que vc comentou já levanta a suspensão em 6cm ou vc fez mais alguma adaptação? O pivô original morre nessa adaptação? As molas e os amortecedores foram retrabalhados? Pô te enchi de perguntas :parede: Desculpa... :oops:
Abraço. :mrgreen:
É, esqueci de comentar isso.
Os pivôs não foram trocados. Quanto às molas, acredito que tbém não foram mexidas. Somente os amortecedores, que eram originais, tive de trocar e coloquei traseiros da Kombi Cliper, ficou beleza.
Um abraço
Ira
christian govastki
05/10/2005, 23:15
Isto está meio estranho, levantou de que forma?
Na dianteira o que se consegue levantar só calçando não é muito, acho que tem que trocar as molas e necessariamente os amortecedores.
E como ficou o ângulo de trabalho das homocinéticas (este sim é o grande problema em levantar demasiadamente o niva, se elas começarem a trabalhar em ângulo excessivo dai "estalar" em pouco tempo.)
Na traseira, se levantar demais tem que aumentar a barra estabilizadora senão o eixo vai ficar "jogado" para a esquerda...e trocar os amortecedores também. Além de ter que alongar a barra da válvula compensadora de carga.
Ok, pessoal.
No final de semana postarei fotos do trabalho de levantamento que foi feito no meu NIVA.
Para quem quer levantar muuuiiito a suspensão, terá de redimensionar muita coisa.
A msg abaixo eu copiei do fórum do nivasgerais ( www.nivasgerais.com.br ), acho que pode ser útil.
Abraços
Ira
__________________________________________________ ____________
““LEMBREM-SE:
No caso do levantamento traseiro, o dispositivo que regula a atuação do freio traseiro deverá ser modificado, caso contrário, terão o freio traseiro atuando mais que o dianteiro, digamos que teremos um "cavalo de pau" quando usado em curvas.
Abr.
De:nivasgerais4x4@yahoogrupos.com.br
Para:"Camaradas" Camaradas_do_Niva@yahoogrupos.com.br
Cópia:
Data:Thu, 6 Oct 2005 08:35:38 -0300 (ART)
Assunto:[Grupo NivasGerais4x4] Levantando a Suspensão com Molas maiores
> SEGUE ABAIXO ALGUMAS INFORMAÇOES SOBRE MOLAS E AMORTECEDORES.
>
> LEMBRANDO QUE TODAS AS MODIFICAÇÕES IMPLICA EM RESULTADO: CONSUMO, DIRIGIBILIDADE, CENTRO GRAVITACIONAL, ESTABILIDADE E OUTROS CONHECIDOS POR TODOS JÁ.
>
> DIANTEIRA
> Mola original diant. Altura livre = 278mm
>
> Molas GM
>
> ECHE 14 Opala 6cc c/AR 69/79 – Altura livre 373mm
>
> ECHE 21 Opala 6cc 80/87 – Altura Livre 429mm
>
> ECHE 37 Opala 6cc 88/92 – Altura livre 392mm
>
> **ECHE 38 Opala 6cc c/AR 88/92 – Altura livre 398mm
> Calço de Pivô e Pivô de D-20
> Arruelas ou (kit já pronto de outro material) nas bandejas
>
> Amortecedor maior por ex. Opala e outros
>
> TRASEIRA
>
> Mola original tras. Altura livre = 434mm
>
> Mola Ford
>
> EFOR 36 Corcel II, Belina II, Del Rey 82/89 – Altura livre 500mm
>
> EFOR 39 Corcel II, Belina II, Del Rey c/AR 82/89 – Altura livre 482mm
>
> ***EFOR 69 Pampa 1.8 89/... – Altura Livre 502mm
>
> EFOR 68 Del Rey 1.8 c/AR 89/91 – Altura Livre 512mm
> Calço de opala ou rodinha de supermercado
>
> Caso coloque alguma mola EFOR não a necessariamente coloca o calço, vai depende da altura q fico a frente.
> Amortecedor maior por ex.:
>
> Kombi Clipper 36/60
>
> Rancho 9118 35/56
>
> Pampa 32/52
>
> L-200 36/62
>
meu niva esta com os acessorios em destaque mola e amortecedor e pivo de D-20, meu niva ergueu uns par de centimetro nao sei exatamente eu só sei q dá para coloca os pneus 7.50 (tem 32" ou 82cm) pois ja foi feito teste com esses pneus em TRECHO URBANO "onroad" e nao pegou na caixa de roda devidamente "aberta" por um funileiro.””
Finalmente estou postando as fotos dos calços de alumínio que usei para levantar minha Viatura. Ficou muito bom e não afetou em nada os componentes da suspensão e homocinéticas, a única exceção foram os amortecedores, que troquei pelos da Kombi Cliper.
[] :concordo:
Ira
Ira,
a frente vc usou somente as arruelas na bandeja ou teve algum calço na parte superior ??
[]s
Sim, tem uma arruela grande na parte superior tbém. Estou postando novas fotos, agora com o Jipe lavado...
rbrunato
28/10/2005, 14:33
Lembrem-se que nunca se deve crescer apenas para cima, deve se crescer tambem para os lados!!!
Aproveito para dizer que estou vendendo as rodas de aco do meu vitara.
Se alguem tiver interesse...
entrem em contato! por MP, email ou fone.
12-91516639
ricardo.brunato@gmail.com
christian govastki
29/10/2005, 00:09
Prezado Ira
O ganho total de altura que vc relatou não é se deve somente pelo calços da suspensão. O ganho destas modificações relatadas/mostradas nas fotos são as mesmas dos kits do Albino, do Rui Scherer e outros, não dá os 6 cm que vc fala.
Você alterou também os pneus?
Caro Christian
Estou usando pneus Frontieira 650x16. Medi com a trena, deu 40 cm do chão!
A configuração original do NIVA mostra um vão livre do solo de 21,7cm
http://www.bomer.com.br/niva_ct01.htm
Abraços
Ira
christian govastki
30/10/2005, 17:11
Prezado Ira
O problema está na sua referência. O vão livre original do Niva é medido no ponto mais baixo do carro, que provavelmente é ou o diferencial dianteiro ou o traseiro :dance: . Para medir o seu ganho de altura vc deve medir no mesmo ponto. Ou então, medir a distância de um ponto qualquer do carro na medida original e neste mesmo ponto no seu carro. E de qualquer forma, pelas suas contas vc teria conseguido um aumento de 18,3 cm e não os 6cm que vc falou, o que é muito.
Seu ganho, pelo serviço na suspensão é de mais ou menos 2,5 cm, o ganho proporcionado pelo pneu eu não posso quantificar, mas não deve ser muito. E teoricamente o pneu 6.50x16 é menor que o original (175/80R16), o que efetivamente "rebaixaria" o carro.
Para dirimir a dúvida, sugiro que vc confira suas medições. Não quero ser chato :concordo: , mas é que o ganho que vc apresenta não é proporcional ao serviço realizado :pensativo: . Sem modificações mais profundas é impossível alcançar estes resultados...
christian govastki
30/10/2005, 17:17
Só para a informação, a menor distância original da caixa de ar (lateral do niva) ao solo é de 32,2 cm., se vc medir próximo ao pneu traseiro a distância é maior.
Boa tarde aos meus camaradas niveiros de plantão,
coloquei um kit como este do Ira no "Ladainha" e de fato aumentou 6cm na dianteira e na trazeira,
mas após a 1ª trilha, retirei o calço trazeiro, que era aparentemente uma roda de nylon, tipo estas de carrinho se mercado, ele permitia que a mola saisse do seu centro, se deslocando para o lado de fora, (a maioria das vezes) por não ter mais o assento original, e pegava na roda, tendo que parar e bater de volta para o centro, isso se repetia em toda torção mais forte.
Tirei o calço e coloquei uma mola de Pampa 1.8 ano 97 acima, se não estou enganado, ai ficou bom, porque a mola fica dentro do encaixe original do niva e não sai do seu centro, só que ficou mais alto,
perto de 10/14 cm. O carro fica levemente empinado para frente, mas como a carga da trilha é grande, fica nivelado.
Não tive problemas com cardã e nem com junta homorcinéticas, tb uso os pneus Pirelli Garra 650x16, que são maiores que os originais 175/80R16 russos que como o Cristian falou, teoricamente devem ser menores, mas não são.
Quanto a barra parrard, o Cristian tem razão, o eixo desloca para o lado direito, e bastante, usei a solução do site do natal, ficou ótimo, e a barra do compensador do freio , simplesmente tirei fora, o camarada ficou muito bom.
Abraços a todos
Amaneto
Caros amigos Niveiros, :D
Eu tive a sorte de conhecer o papa dos projetos de Nivas que se chama Rogerio Bacelar :concordo: ele é o inventor de varios produtos usados por nivas de todo o mundo. Por exemplo o KIT BR2000 que é utilizado para adaptar o motor AP np Niva e tambem a homocinetica no diferencial tambem é dele. Ele projetou e produziu a minha suspençao que antigamente era de calços e empenou as bandejas de uma maneira que quando foram retirados nao montavam mais corretamente. :discordo: Alem de trocar a suspençao completa foram projetadas molas novas com as dimençoes corretas do Niva maiores e suportes especiais para os amortecedores que se nao forem trocados seram completamente destruidos pela força exercida neles pela transformaçao. vejam as fotos e depois me digam o que acham comparado com um simples calço que altera completamente o funcionamento da suspençao.
Boa tarde meu camarada Braszil,
eu sou um admirador do seu "cacique" desde que o vi a 1ª vez aqui no forum,
e compartilho com vcas ideias da suspenção, mas sabe como é infelizmente muitos de nós não podem ter acesso a esse trabalho maravilhoso do Rogério, por uma causa ou outra, a minha pelo menos é grana curta.
Este ano eu juntei uma grana e encomendei um kit de cx de direção do Rogério, mas demorou uns 90 dias e nada da encomenda, dai eu desisti.
Prá vc fica mais fácil, já que está em Sampa mesmo.
um abração, qdo puder ir à Sampa, eu vou tentar entrar em contato com vc.
Amauri Neto
Estarei em contato com o Rogerio na proxima semana se desejar eu me encarrego de entrar em contato com voce da oficina dele e ai voce pode ter sua direçao. É muito mas muito macia e o funcionamento dela é muito bom.
Abraços
Sergio
Realmente o meu levantou em torno de 6cm. O pneus fronteira que uso, recapados, são bem maiores que os originais. (Vou esperar pra ver se minhas bandejas vão empenar...)
Sérgio, diz aí onde vc arrumou esse snorkel??? :shock:
abraços
Ira
Na OGZ eles sao os fabricantes e é desenhado especificamente para o Niva
braszil,
Qual foi o ganho de altura com o kit do Bacelar?
Ou com qtos cm está agora o vão livre mínimo? (creio q agora o mínimo é sob a barra q amarra os 2 lados da suspensão e não mais sob os diferenciais)
Esse seria o maior lift fabricado pelo Bacelar ou ele fabricaria outro maior (animal :twisted: ) sob encomenda?
Só por curiosidade: qto custou o lift?
valeu
Marcio Rossetto
20/07/2007, 19:05
Colegas , alguem tem no seu niva instalado os Pivos da D20 com o KIT do Rui Scherer .
Pergunto , porque estou pensando em comprar esse kit do Cicero la de porto alegre .
Gostaria de saber se fica bom .
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