PDA

Ver Versão Completa : diesel s10 nos motores antigos

fernando ricardo
09/05/2013, 20:44
Gostaria da ajuda dos amigos, minha band deu problema na bomba injetora, travou , o bombista me disse que era por causa da qualidade do diesel, que o diesel amarelo era muito ruim, então desmontei o tanque, as manqueiras e substitui todas, passei a usar o diesel s10 nela e na minha hilux 2.8, mas veio um mecanico e me disse que vai dar problema na minha bomba, pois não posso usar o diesel novo,alquém saberia me indicar se posso ou não usar.

HERICK
09/05/2013, 21:01
dá uma olhada aqui http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/105017-diesel-s50-11.html

fernando ricardo
09/05/2013, 21:11
Herick, obrigado pois não tinha achado nenhum topico até iniciar este, e vi que a dúvida é geral, na hilux eu achei mesmo ela com um desempenho melhor e um consumo maior. Obrigado

HERICK
09/05/2013, 22:08
Na dúvida coloca sempre um aditivo e só! forte abraço.

birawc
14/05/2013, 22:15
Fernando da uma olhada na resolução ANP Nº 65, DE 9.12.2011 - DOU 12.12.2011, quanto ao uso do S-10 pode usar a vontade o meio ambiente agradece, os veículos com motorização anterior a janeiro de 2012 pode usar qualquer dos óleos diesel (S-10, S 500, S 1800), lembrando que o s1800 deixa de ser produzido em janeiro de 2014, ficando em seu lugar o s500. Só a restrição para os veículos produzidos a partir de janeiro de 2012 estes só devem usar o S-10.
www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=5&ved=0CEsQFjAE&url=http%3A%2F%2Fnxt.anp.gov.br%2Fnxt%2Fgateway.dl l%3Ff%3Did%24id%3DRANP%252065%2520-%25202011&ei=J92SUY63Ac6v0AG5-YD4Cg&usg=AFQjCNGRuNsw7aScWww4YMhQthEgrZ70Ww&bvm=bv.46471029,d.dmQ

dudu83
15/05/2013, 00:14
eu ja rodei mais de 20.000 km usando s50 ou melhor tudo certo ate agora...

Lengler
15/05/2013, 09:55
Gostaria da ajuda dos amigos, minha band deu problema na bomba injetora, travou , o bombista me disse que era por causa da qualidade do diesel, que o diesel amarelo era muito ruim, então desmontei o tanque, as manqueiras e substitui todas, passei a usar o diesel s10 nela e na minha hilux 2.8, mas veio um mecanico e me disse que vai dar problema na minha bomba, pois não posso usar o diesel novo,alquém saberia me indicar se posso ou não usar.

Na minha band após abastecer o s10, como não rodo muito, o diesel junta agua (disse o dono do posto), aí tive que fazer a bomba tbm... Esgotei o tanque e saiu muita agua!

Na minha cidade nessas ultimas duas semanas foi muito caminhão fazendo a bomba e todo mundo voltando pro diesel antigo :confused:

birawc
15/05/2013, 22:07
Lengler tem alguma coisa de errado, pois o s10 tem que ser bem armazenado, sendo assim existe todo um cuidado com sua cadeia de distribuição, desde as distribuidoras aos postos de combustíveis, os caminhões tanques que fazem o transporte deste combustível são checados por estas distribuidoras p/ que não haja contaminação do produto, ele pode ser contaminado facilmente por água, existe um cuidado muito grande com o transporte e o armazenamento deste produto, ele tem um prazo de validade p/ os postos de 30 dias. O S10 não ajunta água porem ele pode ser facilmente contaminado por ela, aconselho a todos abasteçam sempre em um só lugar assim vc tem como reclamar, os preços podem variar um pouco, mas não existem milagres a margem que se ganha no diesel e muito pequena, sei disto, pois sou proprietário de um posto.

Bira

Lengler
15/05/2013, 23:11
Lengler tem alguma coisa de errado, pois o s10 tem que ser bem armazenado, sendo assim existe todo um cuidado com sua cadeia de distribuição, desde as distribuidoras aos postos de combustíveis, os caminhões tanques que fazem o transporte deste combustível são checados por estas distribuidoras p/ que não haja contaminação do produto, ele pode ser contaminado facilmente por água, existe um cuidado muito grande com o transporte e o armazenamento deste produto, ele tem um prazo de validade p/ os postos de 30 dias. O S10 não ajunta água porem ele pode ser facilmente contaminado por ela, aconselho a todos abasteçam sempre em um só lugar assim vc tem como reclamar, os preços podem variar um pouco, mas não existem milagres a margem que se ganha no diesel e muito pequena, sei disto, pois sou proprietário de um posto.

Bira

Abasteci e encostei a band 3 semanas... qdo liguei ela novamente já percebi a bomba totalmente diferente, e constatei agua no tanque

mecamaniaco
16/05/2013, 08:45

Bira

Fala Bira, o diesel pode juntar agua sim, isso prq ele absorve a umidade do ar a sua volta. O diesel aditivado possui alguns agentes inibidores desse fenômeno, mas ainda estão sujeitos a contaminação....

Minha ex band usava filtro de diesel misto e com sensor de água (Original).... Quando alertava no painel era só drenar o filtro!

Fband
16/05/2013, 09:31
A água do Diesel não para no copinho de vidro logo em baixa da bombinha que faz sangrar o sistema ?

Abraço

Sergioporto
16/05/2013, 10:21
O certo é colocar um filtro separador de água entre o tanque e a bomba auxiliar.Neste filtro acumulará a água,bastando drenar de vez em quando.

mecamaniaco
16/05/2013, 10:42
A água do Diesel não para no copinho de vidro logo em baixa da bombinha que faz sangrar o sistema ?

Abraço

Devido a sua densidade a água tende a fica "embaixo" do diesel, mas a separação só ocorre quando em repouso ou usando filtros específicos.

Dimasi
16/05/2013, 13:42
Olá Bruno.
Esse sensor de água funciona ? Ví o chicote ligado ao filtro, mas nunca acendeu.
Abs

mecamaniaco
16/05/2013, 14:06
Olá Bruno.
Esse sensor de água funciona ? Ví o chicote ligado ao filtro, mas nunca acendeu.
Abs

Funciona sim, comigo só acendeu uma vez.... Mas toda vez q vc trocar o filtro vc pode testá-lo com a mão mesmo.....

Dimasi
16/05/2013, 14:21
Como se faz o teste ?

mecamaniaco
16/05/2013, 15:34
Pega-se a boia e a movimenta com os dedos... pode colocar água no filtro antigo e ver se alerta tbm!

regisnavarro
22/10/2013, 22:20
O link abaixo é bastante didático, comprova que o diesel S10, devido às suas "propriedades higroscópicas" retém água, sendo necessário um monitoramento constante do sistema... Será o caso de colocar um filtro separador de água nas Bands? Alguém aqui já colocou?
http://www.metalsinter.com.br/metalsinter/pdf/duvidas%20S10.pdf

Dimasi
22/10/2013, 22:38
Interessante e preocupante. Aqui no Rio está cada vez mais difícil achar o S500 e não dá para confiar nem um pouco no cuidado com armazenamento dos donos de posto.
Abs

aguinel martins
24/10/2013, 14:14
Mandei fazer a bomba numa autorizada Bosch e o cara me falou pr usar só o diesel antigo segundo ele o s10 tem menos enxofre ou não tem e por isso acaba com a bomba, me parece que o enxofre ajuda na lubrificação da mesma

AVIZBATISTA
20/10/2014, 10:22
Caros amigos,
Como bem sabemos o velho diesel comum S1800 será extinto, logo, nossos carros antigos só terão à disposição o diesel S10, que tá famosinho. pois, passa pro um processo de refino diferente q melhora a ignição e o desempenho dos carros, etc.. etc.. Contudo, segundo alguns mecânicos por aqui destacam q o sistema antigo não está verdadeiramente pronto para processar um combustível (como o S10) com solventes que o fazem, como diz a própria Petrobrás "...como se ele fosse mais próximo de um querosene", logo, isso provocaria um desgaste prematuro dos Bicos Injetores (dos modelos antigos, é claro). Esse FDS confirmei esse parecer escutando de muitos, reclamações quanto ao problema em motores "velhos".

Sendo assim, pergunto aos camaradas: há bicos injetores e/ou BI q suportem o S10 e possam ser aplicado numa band OM314?

480872

fabiano r
20/10/2014, 13:47
Caros amigos,
Como bem sabemos o velho diesel comum S1800 será extinto, logo, nossos carros antigos só terão à disposição o diesel S10, que tá famosinho. pois, passa pro um processo de refino diferente q melhora a ignição e o desempenho dos carros, etc.. etc.. Contudo, segundo alguns mecânicos por aqui destacam q o sistema antigo não está verdadeiramente pronto para processar um combustível (como o S10) com solventes que o fazem, como diz a própria Petrobrás "...como se ele fosse mais próximo de um querosene", logo, isso provocaria um desgaste prematuro dos Bicos Injetores (dos modelos antigos, é claro). Esse FDS confirmei esse parecer escutando de muitos, reclamações quanto ao problema em motores "velhos".

Sendo assim, pergunto aos camaradas: há bicos injetores e/ou BI q suportem o S10 e possam ser aplicado numa band OM314?

480872

Boa tarde Batista! O problema maior não está nos bicos injetores e sim na bomba injetora, já falei com mecanicos bombistas todos falaram a mesma coisa que o diesel s-10 vai acabar com a bomba injetora, inclusive tem bombista falando que nunca fez tanta bomba depois que começaram a colocar o s-10 no mercado, um jogo de bico injetor custa no máximo 320,00 já para fazer a bomba de 1500 a 2500 (a propósito tenho 2 jogos de bicos injetores originais para om-314 um delphi e outro bosch vendo os dois por 300 pilas mais frete cada um rodou menos de 5000km pois troquei bicos de maior vazão)

Carlo Pecca
25/10/2014, 17:10
OK pessoal mais lenha na fogueira, apanhado de outro forum colaboração dos Srs Odair, Edin, Leandro e Davi:

"Pra piorar, o biodiesel tem vida útil mais curta do que o diesel convencional e deteriora em curtíssimo tempo. Pesquisas comprovam que cerca de um mês após ser produzido, o biodiesel já está parcialmente estragado ou com perdas significativas em suas propriedades."

" Odair - Uma das empresas que dou consultoria é produtora de compósitos aqui no interior de SP. Na feira náutica, conversando com os fornecedores de motores diesel náutico, eles queriam distancia do biodiesel em motores náuticos. Por razões óbvias. Mas acho que a Petrobras conseguiu implementar este ano o biodiesel náutico.

Tanto a Tracker qto a Hilux eu coloquei um filtro separador adicional que de tempos em tempos eu dreno. Intercalo abastecida sim, abastecida não, meio tubo de aditivo STP diesel treatment. Depois que fiz a geral na Tracker, acabou o tormento de luz de injeção acesa e corte de motor.
A Hilux como tratei bem desde zero, nem carbonizada a EGR está.

Pra finalizar, o S10 já era usado na Alemanha em 2005 qdo eu ia pra lá. Eu fui muitas vezes a trabalho até 2010. Eles usavam em todos os carros e nunca vi ninguém reclamar. Só não lembro da taxa de adição de Biodiesel. Nem lembro se tinha. Boa parte dos meus colegas por lá usavam e usam carros de passeio a diesel. Eu mesmo usava uma Audi A3 2003 diesel que rodava muito e sempre passava nos testes de emissões, que por lá são bem rígidos.

Eu jamais coloquei óleo que não fosse diesel no tanque. O manual do fabricante não menciona e fiz questão de ligar para a assistência técnica da Toyota que me falou de forma clara " não adicione nada que não seja óleo diesel no tanque da sua caminhonete".

Outro dia, um frentista tentou me convencer a colocar 5 litros de querosene no tanque. Esta de óleo de motor eu já tinha ouvido também. As montadoras desenvolvem tecnologia para reduzir emissões e aumentar desempenho.

O Assistente da Toyota me falou que até óleo de 2T estão colocando nos motores diesel por causa deste boato que está virando paradigma.

Tá parecendo aquela historia de colocar garrafa PET com água em cima do relógio de energia pra baixar a conta de luz.
Realmente existe essa do querosene, mas para quando está frio e o seu motor não tem vela de aquecimento de diesel.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jpx/40...rreto.html (http://www.4x4brasil.com.br/forum/jpx/4085-querosene-no-diesel-qual-o-percentual-correto.html)
Os motores modernos tem vários dispositivos para não precisar de mais nada além de diesel.
"Outra vantagem (que para alguns pode não ser inicialmente uma vantagem, já iremos falar sobre isso) é o fato do Diesel S-10 ser mais solvente que o Diesel comum (S-500/1800), isso significa que ele possui mais hidrogênio, e assim um comportamento ligeiramente mais solvente de sujeiras. Segundo a própria Petrobrás:

Mal comparando, é como se ele fosse mais próximo de um querosene e, sabidamente, o querosene é mais capaz de limpar uma superfície que o óleo diesel tradicional.
Para os veículos novos, que desde o início estão sendo abastecidos com o Diesel S-10 (ou que já começaram sendo abastecidos com o S-50 e agora migraram para o S-10) isso é uma grande vantagem, já que se tomadas as devidas precauções (abastecer em postos com filtros adequados, que filtrem o diesel no ato do abastecimento; manter o tanque cheio quando for ficar estacionado períodos maiores; não deixar o veículo parado com combustível no tanque por mais de 15 dias, etc) a tendência é que haja uma menor formação de sedimentos no tanque e nos componentes do sistema de combustível.
Já para os veículos que vinham sendo abastecidos com Diesel S-500/S-1800, pode ser uma desvantagem inicial, já que se o veículo não passou pela lavagem do tanque, troca dos filtros e limpeza do sistema de combustível, o Diesel S-10 tenderá a dissolver a sujeira presente no tanque, empurrando essa sujeita para o sistema de combustível, entupindo filtros, mangueiras e bicos, causando um transtorno inicial muito maior. "
- See more at: http://www.petropuro.com.br/blog/index.p...YElUi.dpuf (http://www.petropuro.com.br/blog/index.php/biodiesel/diesel-s10-e-suas-diferencas-para-o-diesel-s50/#sthash.Z7uYElUi.dpuf)

Pode ser essa a causa do problema nas bombas que mostrou além, claro, da possível falta de um bom filtro no posto na hora de abastecer e não o pré filtro de diesel comum.
Então, no apanhado de informações, o vilão é o Biodiesel, que na sua deterioração acaba produzindo a tão temida água no diesel. Porém, tanto no s10 quanto no s500 existe a presença do biodiesel. Só que a taxa de enxofre maior no s500 acaba por combater as bactérias e por isso forma menos água que no s10, está correto?

Então, acabo concluindo o que já concluí a respeito de óleo de motor: óleo bom é óleo novo (no caso que fique 6 meses no máximo, mesmo que não atinja a km). Seria então "diesel bom é diesel novo", ou seja que não está parado no posto, seja s500 ou s10 (principalmente, pela vida útil curta).

Se o carro roda pouco ou fica parado alguns dias, o ideal seria usar o 500. Se roda direto (pelo menos 1 tanque por mês), tanto faz. Se quer usar as propriedades aditivas do s10, dá pra usá-lo numa viagem por exemplo, que vai queimar logo (isso se o tanque e o sistema todo já não estiver sujo).

Mas o ideal mesmo seria abastecer sempre em posto com muita rotatividade de diesel, geralmente onde caminhoneiros abastecem, pois o diesel é sempre mais novo do que em postos de cidade.

O que acham?

Lembrando que o s500 já é um diesel de baixo teor de enxofre pros carros mais antigos, que foram desenvolvidos para rodar com o s1800."

Roger Evangelista
19/08/2015, 14:34
Tenho uma F1000 1989 e tive a mesma duvida, resolvi ligar no 0800 da Shell para perguntar se teria q fazer alguma alteração em bicos ou bombas e eles me enviaram a resposta que não tem nenhum problema eles só sugeriam que eu fizesse a troca aos pouco por causa da sujeira q poderia ter no sistema. Já a minha experiencia com o S10 foi positiva já que a caminhonete estava com problema naquela bombinha de tirar ar ela colava direto bloqueando a passagem do diesel e em 1 semana o problema foi resolvido sem que eu mandasse ela para i bombista. Agora sobre o bombista falar que não pode acho que ele tá mais preocupado em vender o peixe dele, quanto menos sujar a bomba menos ele ganha. E dou nota 10 ao 0800 da Shell são muito atenciosos e retornão com uma resposta.

Denise Ávila
19/08/2015, 16:13
Tenho uma F1000 1989 e tive a mesma duvida, resolvi ligar no 0800 da Shell para perguntar se teria q fazer alguma alteração em bicos ou bombas e eles me enviaram a resposta que não tem nenhum problema eles só sugeriam que eu fizesse a troca aos pouco por causa da sujeira q poderia ter no sistema. Já a minha experiencia com o S10 foi positiva já que a caminhonete estava com problema naquela bombinha de tirar ar ela colava direto bloqueando a passagem do diesel e em 1 semana o problema foi resolvido sem que eu mandasse ela para i bombista. Agora sobre o bombista falar que não pode acho que ele tá mais preocupado em vender o peixe dele, quanto menos sujar a bomba menos ele ganha. E dou nota 10 ao 0800 da Shell são muito atenciosos e retornão com uma resposta.

Oi Roger
O que pude apurar nas minhas pesquisas é que o S10 tem menor teor de enxofre, componente essencial pra lubrificar o modelo de BI usado nas Bands. Outro efeito colateral deste menor teor de enxofre é que torna o diesel um tanto "adstringente". Limpa, mas resseca. Ressecamento = falta de lubrificação. Falta de lubrificação = oxidação. E isso vale tanto pra BI como pra toda a linha de combustível. Não é à toa que os veículos mais modernos, que têm que fazer uso do S10, tem as peças preparadas contra a oxidação, com o escape de inox, por exemplo.

LEONELO FORTINI
20/08/2015, 01:15
Oi Roger
O que pude apurar nas minhas pesquisas é que o S10 tem menor teor de enxofre, componente essencial pra lubrificar o modelo de BI usado nas Bands. Outro efeito colateral deste menor teor de enxofre é que torna o diesel um tanto "adstringente". Limpa, mas resseca. Ressecamento = falta de lubrificação. Falta de lubrificação = oxidação. E isso vale tanto pra BI como pra toda a linha de combustível. Não é à toa que os veículos mais modernos, que têm que fazer uso do S10, tem as peças preparadas contra a oxidação, com o escape de inox, por exemplo.

Boa noite Denise,

Quando eu fiz a manutenção da BI na minha Band (14b), perguntei a bombista qual o posto confiável ele me indicaria na minha cidade. Resposta- Não indico nenhum. Tirou o dele fora de qualquer problema que eu viria a ter com Diesel com abastecimento. MUITO BEM. Estudei muito e troquei informações. Quando eu tive uma D20 o meu tio orientava-me para colocar um pouco de querosene, para lubrificar a BI e outra opinião é para que eu colocasse um óleo lubrificante de motor quatro tempos bem fininho adicionado ao Diesel. Usei isto tudo e não me arrependo, só que, fumaça um pouco, porém lubrifica a BI. Dizem também que antigamente o óleo Diesel tinha uma qualidade muito superior ao atualmente comercializado, lubrificava a BI sem nenhum problema.
Na minha Band hj, uso o S10 mais diluição no tanque o Max Pouwer para lubrificar a BI. Entendo que tem que ter uma lubrificação adicional a BI, seja qual for o produto que se utiliza, tendo em vista a péssima qualidade do combustível que não lubrifica a BI, tornando sua vida útil encurtada.

Denise Ávila
20/08/2015, 10:35
Oi Leonelo!
Talvez se você perguntasse ao bombista qual o diesel mais indicado, ao invés do posto, você tivesse uma resposta mais produtiva. Realmente a qualidade do diesel brasileiro é muito ruim, ainda tem adição do biodiesel, sem contar os possíveis batismos feitos pelos donos de postos. Se já é difícil confiar no diesel, quanto mais no posto.
Meu bombista me fez a mesma orientação sobre adição de uma porcentagem de óleo lubrificante pra compensar o menor teor de enxofre. Porém fica sempre aquela sensação de paliativo.
Antigamente tínhamos o diesel S1800 (em 2009 substituído pelo S500) e em 2012 tivemos a entrada no mercado do S50 (em 2013 substituído pelo S10 ) e não continha adição de biodiesel. Cada nova fórmula de diesel diminui a proporção do enxofre e como se isso por si só já não fosse problema suficiente, só piora com a adição de biodiesel. Sendo um elemento orgânico, o biodiesel facilita a proliferação microbiana, afetando o desempenho dos motores. Aumentando a quantidade de biodiesel aumenta também a quantidade de bactérias que se alimentam da matéria orgânica do biodiesel. A combinação biodiesel/menos teor de enxofre, propicia um ecossistema favorável à proliferação de bactérias, aumenta a formação de borra e o entupimento, consequentemente o aumento dos custos de consumo e manutenção dos motores e demais sistemas de combustível.
Só nos resta fazermos malabarismos.
Bjcão

Sergioporto
20/08/2015, 13:20
Dias atrás fiquei meio encucado com problema na minha toy.Sempre pegou de primeira,sem falhar,sem fumacear ,motor está com 280.000 kms,só lembro de mandar regular bi e bicos quando turbinei.mas vamos ao que interessa:
Ao ligar pela manha ,depois de abastecer três tanques com S 10 ,pegou falhando como se tivesse uma válvula queimada,custou à equilibrar funcionamento ,julgo que possa ser o tal de S 10 que não mantem lubrificação eficiente .Agora abasteço meio à meio e estou cuidando se aparece problema novamente.

enasor
20/08/2015, 13:44
... Meu bombista me fez a mesma orientação sobre adição de uma porcentagem de óleo lubrificante pra compensar o menor teor de enxofre ...

Amigos ...

Relativamente à adição de lubrificantes e querosene ao diesel, respeitosamente, se me permitem colaborar, para o amadurecimento de nossas opiniões, gostaria de apor o ponto de vista de uma outra fonte à apreciação dos nobres colegas ...

http://www.clubedodiesel.com.br/?p=1549

http://www.clubedodiesel.com.br/?p=1666

http://www.clubedodiesel.com.br/?p=1350

Forte abraço.

E.T.:

Relativamente ao melhor aditivo, tem vários aditivos sendo comercializados na praça e que prometem verdadeiros milagres ... Repriso aqui, exatamente o que já mencionei em outro tópico ... Por enquanto, estou usando um tal de Teccom 10 ... vai dar resultado, pelo menos relativamente à melhoria da lubricidade do S10 e contenção dos efeitos nocivos de bactérias/fungos e oxidação/envelhecimento do diesel no tanque da viatura??? ... sei lá!!!! ... uso mais para desencargo de consciência, para que amanhã, ou depois, se minha viatura vier a ter problemas em bomba e/ou bicos, eu não tenha que dizer para mim mesmo que, apesar de tomar todos os cuidados preventivos, deixei de utilizar um aditivo no diesel ...

Relativamente ao melhor combustível, particularmente, acho que o melhor diesel para as nossas viaturas (seja o S500, seja o S10), é aquele que não está envelhecido ou contaminado no tanque de nossas viaturas ... e, com relação a este último (tanque e sua linha), estando o mais limpo possível e isento, ou com um mínimo de ferrugem, borras, água, etc. ... sem contar os cuidados com os filtros ... e os cuidados para isso, desnecessário mencionar, eis que já foram exaustivamente debatidos e comentados em vários tópicos deste fórum pelos mais experientes colegas ... Eu, particularmente, uso o S10 (uso o da BR porque sou cliente de um grande posto de grande rotatividade de diesel, mas dizem que o Evolux da Shell é excelente, pois, ainda proporciona boa limpeza de bicos) ... e uso o S10, simplesmente porque é uma exigência do manual de minha viatura, que preconiza utilizar o S500 somente numa eventual necessidade, após o que, voltar para o S10 ... e não quero correr o risco de perder a garantia do veículo, numa eventualidade de necessitar desta ... mas, se não fosse por isso, usaria o S500 sem nenhum susto, e tomando todos os cuidados preventivos já ensinados aqui neste fórum ... porém, há manuais que preconizam o uso do S500 para determinadas viaturas de determinados anos e o S10 para outras ...

Apenas para constar: Tenho um colega, muito cuidadoso, que tem uma picape L200 outdoor, câmbio mecânico, ano 2010 (comprou zerada) ... abastece somente com S500 e não coloca nenhum aditivo ... está com aproximadamente 110.000 kms ... utiliza a viatura na cidade e campo ... nunca lhe deu qualquer problema ... só abastece e anda ... e disse desconhecer problemas com bomba e bicos ... e também tenho outros colegas, cuidadosos, que abastecem com S10 viaturas do mesmo ano e gênero ... também desconhecem problemas de bombas e bicos ...

Walter da Camper
20/08/2015, 14:28
Essa questão de adição de lubrificante, querosene ou aditivos específicos é muito polêmica e quase não existem fontes confiáveis de informação. As montadoras de veículos e distribuidoras de petróleo agem com parcialidade ao emitir opinião contrária. Esse site clubedodiesel é muito superficial em suas postagens e sempre limita-se a repetir o que está nos manuais, sem apresentar qualquer fundamento técnico. Não é preciso ser engenheiro nem químico para saber que a adição de óleo lubrificante aumenta a lubricidade de qualquer combustível e eles ainda insistem em dizer que não. Além disso, para carbonizar a câmara de combustão e as válvulas é preciso adicionar mais do que 2% de óleo (os motores 2T trabalham com 4% e demoram a carbonizar).
Em tempos de consciência ambiental nenhum órgão, entidade ou empresa vai assumir publicamente que a adição de óleo lubrificante aumenta a vida útil dos sistemas de injeção, pois isso implicaria em anular os benefícios das medidas tomadas pelo governo para redução de poluentes.
Na falta de fontes confiáveis, o que nos resta é o conhecimento adquirido pela experiência prática, cujo compartilhamento é o objetivo desse forum.
Eu particularmente vou continuar adicionando 0,5% de óleo 2T nos meus tanques de diesel (tanto no 14B mecânico quanto no Troller eletrônico).
E que continuemos relatando nossas experiências, pois é a única arma que temos contra esse sistema que tende a tornar o veículo automotor cada vez mais descartável.

Walter da Camper
20/08/2015, 14:34
Acrescentando, a título de curiosidade, o diesel marítimo tem 5.000 (cinco mil) PPM de enxofre e não recebe adição de biodiesel.
Tenho para mim que o setor marítimo é bem mais "sério" que o automotivo e ainda não foi tomado pela filosofia do descartável.
Ouvi de um engenheiro de montadora que caminhões que ficaram parados por 3 ou 4 meses no pátio da montadora tiveram os 6 bicos travados (e inutilizados) em razão da oxidação causada pelo biodiesel (provavelmente pelo excremento das bactérias). Por isso a montadora estava tentando junto ao governo uma autorização excepcional para utilização de diesel marítimo nos testes iniciais dos motores, já que a venda desse diesel para outros fins é proibida.

fabiano r
20/08/2015, 17:15
Acrescentando, a título de curiosidade, o diesel marítimo tem 5.000 (cinco mil) PPM de enxofre e não recebe adição de biodiesel.
Tenho para mim que o setor marítimo é bem mais "sério" que o automotivo e ainda não foi tomado pela filosofia do descartável.
Ouvi de um engenheiro de montadora que caminhões que ficaram parados por 3 ou 4 meses no pátio da montadora tiveram os 6 bicos travados (e inutilizados) em razão da oxidação causada pelo biodiesel (provavelmente pelo excremento das bactérias). Por isso a montadora estava tentando junto ao governo uma autorização excepcional para utilização de diesel marítimo nos testes iniciais dos motores, já que a venda desse diesel para outros fins é proibida.

Vamo incendia o assunto!

Vi uma BI aberta tem uns 15 dias cheia de borra preta (detalhe bi feita a pouco tempo) segundo o dono do caminhão o problema ocorreu depois que ele começou abastecer em um posto que adiciona biodiesel. O caminhão é usado para entregas e foi abastecido sempre no mesmo posto por algum tempo e depois disso o caminhão foi perdendo força até parar na oficina.

Isso que o Walter falou sobre os caminhões parados já me foi relatado por donos de maquinas agrícolas.

Grande abraço!

enasor
20/08/2015, 18:05
... Vi uma BI aberta tem uns 15 dias cheia de borra preta (detalhe bi feita a pouco tempo) segundo o dono do caminhão o problema ocorreu depois que ele começou abastecer em um posto que adiciona biodiesel ... o caminhão foi perdendo força até parar na oficina ...

Interessante notícia ...

Acredito que esse é o efeito que se observa naqueles veículos que antes usavam o S500 e, em seguida, sem uma prévia limpeza do tanque e de sua linha, passa a utilizar o S10 (o qual tem efeito limpante, "mal comparando, é como se ele fosse mais próximo de um querosene" - tirei isso do Manual Técnico do Diesel S10 da BR-Petrobrás - pg. 6 - http://www.br.com.br/wps/wcm/connect/bbf8ea004de4797c8e8adf73cb9b3dc7/manual-tecnico-diesel-s-10.pdf?MOD=AJPERES). Toda aquela borra, e impregnações existentes no tanque e sua linha acabam sendo empurrados para filtros, bomba, bicos, etc., no efeito de limpeza. Daí, a recomendação preconizada no item 5, cumulada com a do item 8, do Manual da Metalsinter (Dúvidas Frequentes sobre o Diesel S10):

5. “... É obrigatório efetuar uma limpeza do tanque de combustível e de sua linha, antes da introdução do novo biodiesel S-10 ... Além disso, toda a linha de injeção de combustível no tanque deve ser limpa, incluindo a troca dos filtros.”

8. "... um componente que pode existir dentro de um tanque, pode reagir com componentes desse novo combustível e desencadear efeitos indesejáveis. Isso é mais provável de ocorrer nos veículos muito antigos, pois dentro desses tanques existem depósitos e formações de vários subprodutos ... para os veículos mais antigos, é essencial uma limpeza do tanque."

http://www.metalsinter.com.br/metalsinter/pdf/duvidas%20S10.pdf

Veja, abaixo, relato semelhante, onde o colega também não teve esta precaução de limpeza prévia, e, por sorte, não teve problemas mais sérios em sua viatura:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/140031-duvida-diesel-s10-s500-s10-danos-na-bomba-injetora-e-tanque-6.html#post2289796

Abs.

PP5GAS
20/08/2015, 22:31
Abasteço exclusivamente com S10 há mais de dois anos. Rodei perto de 30k até agora e nenhum problema apareceu ainda.

Carlo Pecca
24/08/2015, 09:46
Pessoal uma sugestão:
Alguém do Forum que tenha conhecimento em química, poderia nos ajudar apresentando um teste, peferencialmente simples, de como identificar quando um diesel esta muito contaminado com água!
Já foi dito que o excesso de espuma indica água na mistura, pois bem, fazendo um teste simples com uma pet transparente de dois litros, abasteci com o Diesel comum e o S10, um bujão de 10 litros e a única diferença, foi que o S10 quase não espumou.
Lembre-se que: a água, arrebenta os nossos motores.
Grd Abç a todos.

Walter da Camper
24/08/2015, 10:46
Carlos, a presença de água, ao menos em grande quantidade, é bem fácil de detectar. Basta colocar o combustível num recipiente transparente e esperar alguns minutos que a água se separará do diesel e ficará visível na parte de baixo.
Faço isso quando troco ou dreno o filtro de diesel e raramente aparece algum vestígio.
Para ter uma melhor ideia com como é essa visualização, é só colocar o diesel no recipiente a adicionar um pouco d'água.
O problema é quando a quantidade for muito pequena, situação em que desconheço como medir ou verificar sua presença.

Pessoal uma sugestão:
Alguém do Forum que tenha conhecimento em química, poderia nos ajudar apresentando um teste, peferencialmente simples, de como identificar quando um diesel esta muito contaminado com água!
Já foi dito que o excesso de espuma indica água na mistura, pois bem, fazendo um teste simples com uma pet transparente de dois litros, abasteci com o Diesel comum e o S10, um bujão de 10 litros e a única diferença, foi que o S10 quase não espumou.
Lembre-se que: a água, arrebenta os nossos motores.
Grd Abç a todos.

Carlo Pecca
25/08/2015, 10:56
Oi Walter,
valeu pelo alo!
Grd Abç.

dudu83
26/08/2015, 23:32
desde que lançou o s50 e depois o s10 so uso eles em praticamente tudo, no meu caso a grande vantagem e o cheiro menos desagradável na garagem subterrânea...

o que realmente estraga e essa merda de biodiesel..

Dalmo Borges
02/09/2016, 21:22
Tenho provas concretas que o diesel s10 não é bem aceito por motores mais antigo, tenho uma l200 outdoor gls 2007
abasteço só em postos ipiranga, e um amigo disse que era bom o s10 ,comecei a usar,mas apos uns 5dias de uso comecei a
perceber o baixo rendimento do motor , e seu atacasse um pouco mais o motor a luz de injeção acendia e o motor morria de imediato ao ponto de ter que devolver pra 4 marcha até mesmo em linha reta,troquei filtro de combustivel e coloquei original, que por sinal é uma fortuna. porém desligando o motor esperando por uns 2 minutos voltava ao normal mais ainda com pouco rendimento.desconfiei de tudo menos do diesel.por acaso fui abastecer e havia acabado o diesel s10 do posto , e resolvi abastecer com o comum.... e a coisa mudou da agua pro vinho, motor macio,com uma força tremenda,e em hipotese alguma acendeu a luz da injeção .resumindo tenho prova pra qualquer um que queira comprovar que o s10 não é bem aceito pelos motores mais antigos, pra não dizer no consumo que aumenta uns 20 por cento

Sergio c
03/09/2016, 12:42
Tenho provas concretas que o diesel s10 não é bem aceito por motores mais antigo, tenho uma l200 outdoor gls 2007
abasteço só em postos ipiranga, e um amigo disse que era bom o s10 ,comecei a usar,mas apos uns 5dias de uso comecei a
perceber o baixo rendimento do motor , e seu atacasse um pouco mais o motor a luz de injeção acendia e o motor morria de imediato ao ponto de ter que devolver pra 4 marcha até mesmo em linha reta,troquei filtro de combustivel e coloquei original, que por sinal é uma fortuna. porém desligando o motor esperando por uns 2 minutos voltava ao normal mais ainda com pouco rendimento.desconfiei de tudo menos do diesel.por acaso fui abastecer e havia acabado o diesel s10 do posto , e resolvi abastecer com o comum.... e a coisa mudou da agua pro vinho, motor macio,com uma força tremenda,e em hipotese alguma acendeu a luz da injeção .resumindo tenho prova pra qualquer um que queira comprovar que o s10 não é bem aceito pelos motores mais antigos, pra não dizer no consumo que aumenta uns 20 por cento
Também concordo contigo, motores modernos e projetado p uso desse diesel S10, tudo bem, mas motores antigos eu uso e aconselho o bom e velho S500, até quando for distribuído. Imagina aqueles tratores antigos Valmet e Massey, tinha em ambas as marcas uns menos potentes com motores 3 cilindros, projetados e usavam o S1800, se botar o S10, não sei não.....

Dori s10
15/10/2016, 16:03
A minha s10 2014 começou apresentar problemas no motor .perdia força.auto consumo e etc...foi pra agência e tiveram que abri o motor.resultado o motor estava todo carbonizado. Ficou 1 semana parada.hoje fui pegar ela eo mecânico me falou que é pra min não usar mais o diesel s10"devido a carbonização "e ele me falou também que está acontecendo com bastantes camionetes .e com isso a gm tá pedindo que evitemos o s10 .que comecemos a usar o aditiva do. Devido ao excesso de mamona na composição do s10 .

mfdomingues
15/10/2016, 17:37
A minha s10 2014 começou apresentar problemas no motor .perdia força.auto consumo e etc...foi pra agência e tiveram que abri o motor.resultado o motor estava todo carbonizado. Ficou 1 semana parada.hoje fui pegar ela eo mecânico me falou que é pra min não usar mais o diesel s10"devido a carbonização "e ele me falou também que está acontecendo com bastantes camionetes .e com isso a gm tá pedindo que evitemos o s10 .que comecemos a usar o aditiva do. Devido ao excesso de mamona na composição do s10 .

Vai usar o s500 ou o s10 evolux?

Se usar o s500 depois volts para dizer como ficou sua EGRA.

Dori s10
15/10/2016, 22:33
Já estou usando o s500 até agora tá se comportando bem.não está falhando eo motor está um relógio

Sergio c
16/10/2016, 10:10
Já estou usando o s500 até agora tá se comportando bem.não está falhando eo motor está um relógio
Mas a partir de 2012 não é obrigatório o uso do diesel S10???? Pode estar resolvendo o problema momentaneamente, mas pode ter maiores logo adiante.

mfdomingues
16/10/2016, 13:03
Mas a partir de 2012 não é obrigatório o uso do diesel S10???? Pode estar resolvendo o problema momentaneamente, mas pode ter maiores logo adiante.

Pois eh, motor eletrônico com DPF, EGR etc usando s500 gostaria de ver ao longo prazo como ficaria.

Não esqueça também do óleo, o s500 a contaminação do enxofre será maior ainda, mas, enfim eh uma solução que nunca vi e gostaria de saber como vai funcionar.

Carbonização com o s500 será maior ainda.

Agora me diz o mecânico disse oficialmente? Ou foi conversa de pé-de-capo?

Cuidado com conselhos, verifique bem antes se seguir abertamente e irrestritamente. Lembro de um meca preparador que recomendou uma junta "preparada" com liga de cobre, era a revolução da tecnologia e da engenharia automobilística, durou 6 mese, custo R$ 500,00 para instalar e agora o bonitão queria R$ 1.000,00 para colocar a original, boa neh? Freguês a cada 6 meses.

Cuidado hein, acompanhe bem de perto os sintomas.

enasor
16/10/2016, 20:15
A minha s10 2014 ... motor estava todo carbonizado ... não usar mais o diesel s10 ... gm tá pedindo que evitemos o s10
.que comecemos a usar o aditivado ...

Prezado amigo Dori ...
Boa noite.
Vejo que seu veiculo é ano 2014 ... Caso o mesmo ainda esteja na garantia de fábrica, tome muito cuidado ... quanto a utilizar o S10 aditivado, tudo bem ... mas, quanto a utilizar o S500, utilize-o somente em situações especiais, quando, por algum motivo de força maior, não seja possível encontrar o S10 ... muito cuidado com determinados “conselhos” sugerindo utilizar o S500 sistematicamente ... leia atentamente o manual do veículo e veja as recomendações ... veja esse relato meu, de um acontecimento que presenciei pessoalmente numa oficina da própria GM ...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/picapes/156119-amarok-higline-2016-posso-fazer-uso-continuo-do-diesel-s500-1.html#post2369834
Forte abraço e boa sorte.

dudu83
17/10/2016, 13:05

a gm esta pedindo que evite o s10 numa picape 2014??????????????? quero só ver o fumo que vai tomar por causa da opinião "especializada" do mecânico

mfdomingues
17/10/2016, 15:55
Por isto perguntei "foi algo oficial ou conversa de pé de ouvido".

O Mexânico deve estar querendo é garantir o fregues......

Sergio c
17/10/2016, 22:19
Mecânicos de confiança e que entendem do riscado hoje em dia é uma raridade.....

wagner th
07/12/2017, 00:46
ola pessoal.
esse topico ja é antigo mas gostaria de deixar uma informacao que recebi deu um amigo que trabalha na mercedes ha muitos anos na area de testes.perguntei se melhoraria o desempenho do motor ou traria algum beneficio usar o s10 e eu comentei tambem a respeito de eu cojitar colocar um separador de agua na minha band 91 com o om 364. ele me alertou de que eu NUNCA deveria usar o s10 pois os motores e as bombas (e se nao me engano os bicos) mais antigos iriam estragar logo principalmente pela falta de enchofre no diesel. entao pessoal, nao usem o s10 nas toyotas pois vai encurtar muito a vida util delas e vai dar problema. e a respeito do separador de agua ele me disse que nao é necessario pois esse sistema antigo aguenta um pouco de agua no diesel, ja foi projetado contando com um pouco de agua.

Sergioporto
07/12/2017, 13:07
ola pessoal.
esse topico ja é antigo mas gostaria de deixar uma informacao que recebi deu um amigo que trabalha na mercedes ha muitos anos na area de testes.perguntei se melhoraria o desempenho do motor ou traria algum beneficio usar o s10 e eu comentei tambem a respeito de eu cojitar colocar um separador de agua na minha band 91 com o om 364. ele me alertou de que eu NUNCA deveria usar o s10 pois os motores e as bombas (e se nao me engano os bicos) mais antigos iriam estragar logo principalmente pela falta de enchofre no diesel. entao pessoal, nao usem o s10 nas toyotas pois vai encurtar muito a vida util delas e vai dar problema. e a respeito do separador de agua ele me disse que nao é necessario pois esse sistema antigo aguenta um pouco de agua no diesel, ja foi projetado contando com um pouco de agua.
Não concordo com este mecânico de testes dizendo que bi foram projetadas para aceitarem um pouco de água.Isso não existe.Bombas em linha resistem mais que bombas rotativas isto é fato.Se bomba rotativa "pegar" uma gota dágua já era.Separador de água nunca é demais,se puder colocar coloca.

AndreyPrevidelli
07/12/2017, 14:30
ola pessoal.

Tarde...
Essa é uma situação complicada. Tenho uma Band 82 OM 314 e uma 2001 14B. Na band 82 só uso diesel comum. Já na 2001, tive o cuidado de conversar com o antigo dono e desde sempre ele usou S10. Então para não correr risco e pagar pra ver, vou tocando dessa forma

Dimasi
07/12/2017, 18:31
O problema é que o S500 está em extinção. Na cidade do Rio praticamente não tem mais. Só em estrada.

Sergioporto
07/12/2017, 22:17
O problema é que o S500 está em extinção. Na cidade do Rio praticamente não tem mais. Só em estrada.
Já coloquei s 10 na minha band ,a única coisa que notei foi a diminuição da fumaça, no resto,potencia,aquecimento ,não notei nada demais,consumo o mesmo.O dia que acabar o diesel comum,coloco s 10 mas com oléo lubrificante no tanque também.
Motor da toy está com 380.000 kms,só regulei bi e bicos quando turbinei,pode estar frio do jeito que estiver ,é meia volta e pega de primeira então porque vou arriscar com s 10 se bi ,bicos não estão aptos para este diesel ?

VOVÔ DO TROLLER
07/12/2017, 22:48
Pois é. Acredito que no máximo em cinco anos, só vai ter S10, aí não vai ter jeito. A previsão era que em 2018 o S500 seria banido do país, mas com toda essa roubalheira da BR deu m.....

Sergio c
08/12/2017, 13:09
Com o S 500 eu já uso um pouco de óleo lubrificante junto com o diesel. Quando tiver que colocar S10 vou aumentar um pouco a quantidade.
Já coloquei s 10 na minha band ,a única coisa que notei foi a diminuição da fumaça, no resto,potencia,aquecimento ,não notei nada demais,consumo o mesmo.O dia que acabar o diesel comum,coloco s 10 mas com oléo lubrificante no tanque também.
Motor da toy está com 380.000 kms,só regulei bi e bicos quando turbinei,pode estar frio do jeito que estiver ,é meia volta e pega de primeira então porque vou arriscar com s 10 se bi ,bicos não estão aptos para este diesel ?

AndreyPrevidelli
08/12/2017, 17:40
Com o S 500 eu já uso um pouco de óleo lubrificante junto com o diesel. Quando tiver que colocar S10 vou aumentar um pouco a quantidade.

Fala Sergio c

Qual oleo lubrificante vc usa com o diesel comum???

Abc

Sergio c
08/12/2017, 19:33
O mesmo que vai no motor, em um tanque de aproximadamente 40 litros eu coloco uns 200ml, o que dá 5 ml de queima por litro de diesel. Não fumaceia a mais e a BI agradece.
Fala Sergio c

Qual oleo lubrificante vc usa com o diesel comum???

Abc

AndreyPrevidelli
08/12/2017, 20:18
O mesmo que vai no motor, em um tanque de aproximadamente 40 litros eu coloco uns 200ml, o que dá 5 ml de queima por litro de diesel. Não fumaceia a mais e a BI agradece.
Valeu pela dica
grato
abc