Ver Versão Completa : antena
gustavo seixas
08/05/2013, 22:53
comprei um ht baofeng uv 5r, mas queria colocar uma antena com um ganho mais alto pois não tô muito satisfeito coma recepção dele
ouvi falar de uma chamada nagoia, pesquisei e achei uma retrátil, vi um vídeo na internete onde um cara explica algumas funções do mesmo rádio e ele tá usando uma antena parecida com a do vr 160r voyage.
se alguem puder ajudar, pois comprei o rádio pra usar no meu serviço mas não consigo fazer ele pegar as frequências, só pega em alguns lugares, se eu tiver q ficar parado em um mesmo lugar pra ele pegar pra mim não adianta.
mark_4x4
09/05/2013, 13:19
Boa tarde Gustavo
Esse Ht é um dual band, atua nas faixas de VHF (136-174 Mhz) e UHF (430-450 Mhz) cada faixa de frequencia tem uma caracteristica diferente: vhf funciona melhor para longas distâncias e campo aberto ou com poucos obstáculos, ja uhf tem um rendimento melhor quando usado em curtas distâncias e consegue transpor melhor obstáculos (predios, paredes e etc) Sendo assim pode ser que você não esteja tendo um rendimento muito bom devido a essas características de cada faixa de frequencia. vale lembrar que Você utilizando uma antena com melhor ganho consiga um resultado mais satisfatório, abaixo seguem os links de algumas antenas que podem lhe auxiliar,você deve ficar atento ao tipo de conector usado pela antena e pelo ht pois existem varios tipos, geralmente tem o modelo do conector no manual do ht, dai é só escolher a antena com o modelo correspondente macho ou fêmea. boa sorte !!!
Antena Dual Ht Diamond Sh951s Vhf Uhf Sma Mult Band - R$ 65,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-480377442-antena-dual-ht-diamond-sh951s-vhf-uhf-sma-mult-band-_JM)
Antena Nagoya Na-702 Sma-fêmea Dualband (144/430mhz) - R$ 55,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-475161288-antena-nagoya-na-702-sma-fmea-dualband-144430mhz-_JM)
adrianoquatro
09/05/2013, 14:43
Também tô bem insatisfeito com a recepção do meu HT. Achei interessante umas antenas telescópicas devido à portabilidade. Tô pensando seriamente em abraçar essa:
Antena Telescópica Ht Nagoya Na-774 Sma-m Dual Band Vhf/uhf - R$ 44,99 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-483093312-antena-telescopica-ht-nagoya-na-774-sma-m-dual-band-vhfuhf-_JM)
mark_4x4
09/05/2013, 17:25
Essa antena é uma excelente opção tb ainda mais por ser fácil de carregar até mesmo no bolso.
gustavo seixas
10/05/2013, 08:25
mark, muito obrigado pela dica e explicações, vou dar uma olhada
adriano, obrigado pela dica, tbm vou ver.
abrçs!!!
igorbambu
13/05/2013, 17:16
Gostaria de aproveitar o tópico do Gustavo para tirar uma dúvida minha!
Comprei um cobrinha (Cobra 19 Ultra III) e queria montar ele, mas na hora do orçamento...
Antena aquaário 190
bi-articulado 90
cabo 70
M.O 80
total 430 reais!
Quase infartei.... paguei 120 no cobrinha...
Posso por uma Maria Mole? Não sou jipeiro ainda :roll: é pro GM Prisma. Só pra pegar rodovia.
Achei Maria Mole por 110 reais o kit até com fio. Tá valendo?
Instalação é outra história... :D
Help pfv
73 o/
Igor
Uma opção é a antena com base magnética. Um kit custa em torno de 50 reais.
A Maria Mole também é possível, mas aí tem a instalação. Na outra é só colocar em algum lugar na lata, preferencialmente no teto.
igorbambu
14/05/2013, 11:26
PP5GAS
Eu pensei sim na magnética, mas não me agradou nem um pouco a estética, segurança... sei lá.
Mas o lance da maria mole, pra instalar, é complicado?
É basicamente instalar o rádio, passa o fio da antena por dentro do carro e fixar a antena ou tem algum segredo profissional ultra mega secreto que leigos não são capazes de desvendá-lo? :D
PP5GAS
Eu pensei sim na magnética, mas não me agradou nem um pouco a estética, segurança... sei lá.
Mas o lance da maria mole, pra instalar, é complicado?
É basicamente instalar o rádio, passa o fio da antena por dentro do carro e fixar a antena ou tem algum segredo profissional ultra mega secreto que leigos não são capazes de desvendá-lo? :D
Nenhum segredo, mas tem que verificar a ROE para não danificar o rádio. Ou melhor, é preciso medir a "Estacionária" com um medidor de ROE (SWR). Em alguns rádios já existe o medidor, porém creio que no Cobrinha não tem.
Quando se compra o kit cabo mais antena já com os conectores fixados normalmente já existe o casamento entre antena e cabo com ROE baixa. Porém se for necessário retirar o conector para passar o cabo, então não tem jeito. Vai ter de medir a estacionária.
Bom trabalho aí na montagem.
73
igorbambu, considere que uma antena magnética PX de baixo custo, como a CB-20 da Voyager (faixa de R$ 50), tem uma qualidade de construção bem duvidosa. Portanto caso escolha essa opção, não crie muitas expectativas com relação a isso. Funcionar, funciona, mas como disse, a construção em si não é das melhores (cabo, parafusos allen, bobina, etc). E confirmando: esse Cobra não possui medidor ROE.
Sobre a antena telescópica para HT, é melhor que a original sem dúvida, mas se puder ter uma antena externa no veículo irá ter um rendimento ainda melhor, pela utilização de um sistema de antena com plano-terra (a carroceria /chassis do veículo). Uma antena magnética já seria um opção interessante, ou então, um suporte fixo na carroceria do veículo. Enfim, são outras opções a considerar também. De qualquer forma, não se pode esperar muito milagre com um equipamento de 5W em VHF como o HT, a antena telescópica ou externa melhora, mas nunca terá o rendimento de um equipamento base, que tem no mínimo 55W de potência.
adrianoquatro
20/05/2013, 23:43
Também tô bem insatisfeito com a recepção do meu HT. Achei interessante umas antenas telescópicas devido à portabilidade. Tô pensando seriamente em abraçar essa:
Antena Telescópica Ht Nagoya Na-774 Sma-m Dual Band Vhf/uhf - R$ 44,99 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-483093312-antena-telescopica-ht-nagoya-na-774-sma-m-dual-band-vhfuhf-_JM)
Comprei e já testei. Fez uma p*ta diferença. Recomendo o vendedor também.
J Carlos
05/12/2013, 09:47
As antenas da Comet tem um valor alto, alguém utiliza e sabe informar se tem realmente toda essa diferença (de rendimento) para as demais antenas ?. Verifiquei no site da Radiohaus, esses dois modelos CA-2x4 SRB e CSB-750A qual seria a diferença entre esses dois modelos ?
Obrigado,
73
As antenas da Comet tem um valor alto, alguém utiliza e sabe informar se tem realmente toda essa diferença (de rendimento) para as demais antenas ?. Verifiquei no site da Radiohaus, esses dois modelos CA-2x4 SRB e CSB-750A qual seria a diferença entre esses dois modelos ?
Obrigado,
73
Grande PU7AJC
Na minha pequena experiência e extensiva pesquisa posso te dizer que a grande diferença está na instalação.
A melhor forma de instalar a antena é no teto. Acredito que o melhor que fiz foi furar o teto, usando a luz de cortesia para acesso. Não foi necessário desmontar a forração do teto, o furo é discreto e causa menor dano do que aqueles clips removíveis, com todo o problema de passagem do cabo, dobras nas tampas, etc.
Experiência:
Colega com um Rádio Icom 75W com antena fixada por presilha a meia altura da tampa traseira (um dos piores lugares considerando-se um bom funcionamento do plano terra) fixação muito comum de se encontrar.
Meu rádio Yaesu 50W com antena Comet SSB-5 (incluindo cabo Comet CR-5M) fixada através de furo no teto.
A minha transmissão cobria (passava por cima da transmissão do colega) e alcançava maiores distâncias (mesmo observador ouvindo as duas transmissões). Para mim, usando um transmissor menos potente, esta evidência é clara.
Quanto a marcas de antena não tenho tanta experiência assim, mas aprendi que a antena representa 50% (talvez mais) da performance do rádio. Eu repetiria a compra na Comet, na verdade eu já fiz isso, comprei a SBB-1 para usar dentro da cidade com repetidoras.
O colega Alan deste site aqui, mudou meus paradigmas: KØBG.COM (http://www.k0bg.com)
Aprendi muito com ele.
Não saberia opinar sobre os modelos, mas é tudo questão de física. Quanto maior, melhor, além de, claro, ser adequada a potência do seu transmissor. A SBB-5 superou minhas expectativas.
Abraços e bons QSOs
JCC
J Carlos
08/12/2013, 10:54
Obrigado pelas dicas JCC, estou aguardando um retorno da Radiohaus referente a CSB-770A e CSB-790A (sem estoque). Utilizo um FT8800 e antena no teto, mas com suporte (foto). Olhei o site indicado, é uma mina de conhencimentos, muito bom.
Obrigado.
73442405
Fernando Camelier
09/12/2013, 09:55
Amigo PU7AJC, saudações!
Estou olhando a foto de sua antena e vejo que foi uma solução interessante, mas não se esqueça de tirá-la quando for passar por uma trilha onde exista mata mais ou menos fechada pois ela poderá se quebrar.
Um abraço!
J Carlos
09/12/2013, 21:43
Ok Fernando, não esqueço não, depois que o dono do alheio levou uma incluindo parte da base, tenho todo cuidado com a antena :concordo:.
mark_4x4
10/12/2013, 12:45
Obrigado pelas dicas JCC, estou aguardando um retorno da Radiohaus referente a CSB-770A e CSB-790A (sem estoque). Utilizo um FT8800 e antena no teto, mas com suporte (foto). Olhei o site indicado, é uma mina de conhencimentos, muito bom.
Obrigado.
73442405
Boa tarde J carlos
Olha a radiohaus é uma loja muito careira não sei os preços que lhe passaram, já que as antenas da comet dispensam comentários em relação a qualidade. Hoje utilizo na base antena da Nagoya (ma6000) é um produto chinês mas de muito boa qualidade, tenho tido resultados tão bons quanto os que tinha com a comet (GP9) nesse site :::: Feirinha DIGITAL - o site do Radioamador - ::: (http://www.feirinhadigital.com.br/rbr/exibe-anuncio.asp?classi=119230) tem um modelo para uso móvel que tem uma relação custo beneficio muito boa, vou adquirir uma para colocar na viatura junto com o meu ft7800 mas vou comprar pelo ebay pois o valor é bem mais em conta e ainda tenho a opção de pedir logo o suporte de mala e cabo. 73 a todos
J Carlos
11/12/2013, 11:42
Oi Mark_4x4, é careira mesmo o problema é nossa falta de opção. Já tinha verificado na Feirinha Digital, inclusive entrei em contato com um cara que estava vendendo uma comet mas cheguei atrasado já tinha vendido, resultado, morri na faca chega, fiz uma encomenda na Radiohaus.
73