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Ver Versão Completa : Câmbio de 4 marchas vazando óleo - Até que ponto é "nor



Alexandre Targino
04/10/2005, 11:36
Troquei o câmbio do CJ (Motor BF161) 3 marchas 1º seca, por um câmbio de 04 marchas o qual apresentou vazamento de óleo :cry: ...

Na base do visual tentei identificar o vazamento, na base da tentativa e do erro, troquei o feltro e o chicote do velocímetro (o vazamento aparentava ser nele).....só que nada resolvido :| o câmbio continuava vazando e MUITO , a ponto de SECAR a caixa......e tbem "enganchar" a 3º marcha...

Depois de várias tentativas de diminuir o vazamento e de várias latas de óleo e de várias "enganchadas" de marcha:roll: ...decidi levar num especialista em câmbio, que trocou algumas engrenagens, retentor, feltro e deichou o câmbio muito bom!!!

Só que depois de 6 meses o câmbio voltou a apresentar vazamento :( só que não na qtde anterior :shock: depois de 3 dias na garagem parado apresentou uma mancha no chão de mais ou menos 20 cm de diâmetro...

Diante do exposto e de diversas afirmações que já escutei de que: "não existe Jeep CJ que não vaze óleo", pergunto: ATÉ QUE PONTO É NORMAL O VAZAMENTO DE ÓLEO DA CAIXA DE MARCHA? :? SE É QUE É NORMAL...COMO FAÇO PARA DIMNUIR O VAZAMENTO :?:

leopoldo
04/10/2005, 12:32
NÃO !!!!!!

se o serviço foi feito com garantia, volta lá.

se não tem + garantia, tira umas fotos para a gente opinar de onde pode estar vazando e por que .

Alexandre Targino
04/10/2005, 15:51
Valeu leopoldo!

Vou ver se neste final de semana levo o Jeep para o cara que fez o serviço dar uma olhada.....mas em paralelo vou tirar umas fotos e anexar no forum.... :mrgreen: várias cabeças pensando é bem melhor!

Leopoldo, qual o câmbio do seu jeep? Apresenta ou já apresentou algum vazamento :pensativo: :?: Vc tem alguma idéia de onde possa ser este vazamento no câmbio :?: Tipo: Onde costuma vazar......... :pensativo:

Sergio Rocha
04/10/2005, 16:08
Alexandre

Como mestre Leopoldo explicou, não é normal vazar. A caixa do meu jeep acredito ser igual a sua.original de 4m. O Jeep do Leopoldo, esquece é um projeto secreto desenvolvido pela Nasa e ele. :wink:

Bota as fotos da caixa que ELE mata a charada.

[]'

Alexandre Targino
04/10/2005, 16:29
É isto mesmo, Sérgio :)

Tava dando umas olhadas nas fotos do Leopoldo e é coisa para a NASA mesmo! :D :lol:

Pelo menos estou mais tranquilo, pois com pessoas de tal nível que temos aqui no forum, acho que encontraremos a solução :!:

Vou agilizar as fotos do cÂmbio para anexar aqui no forum na quinta ou sexta-feira (07/10)!!

Alexandre Targino
07/10/2005, 09:29
Pessoal, segue a foto do infeliz do vazamento (poça) :( e da caixa de cÂmbio, apesar de não consegui identificar o local do vazamentto (só pude tirar as fotos e inspecionar a caixa ontem a noite) :cry: , tenho a esperança que alguem no forum consiga "dar uma luz" e sanar este problema. :pensativo:

Neste final de semana, vou ver se limpo durante o dia a caixa e se coloco o CJ num elevador e encontro este FDP de vazamento e tiro mais algumas fotos! :evil:

Por enquanto segue as fotos para análise! :pensativo:

Alexandre Targino
07/10/2005, 09:36
Pessoal, acho que estas fotos estão menos ruins de identificar.... :)

alexandrej
07/10/2005, 09:56
Parece que esta cola para junta é que está apresentando problema, em algum lugar faltou, ai vaza mesmo...

p.peleje
07/10/2005, 10:01
Alexandre, bom dia,

o vazamento é no cambio ou na tcase?

Parece que o vazamento é na tcase.

Seria legal trocar as juntas e usar a cola certa, existe uma cola que ñ me lembro o código da loctite, só sei que é preta própria pra juntas.

[]s

Peleje

Alexandre Targino
07/10/2005, 11:55
p.peleje, Bom dia amigo!

Desculpe minha ignorância, mas t-case é a redução, ok? :pensativo:

Estou achando que o vazamento é na caixa, mesmo.... :? Como te falei a cx apresentou vazamento logo que eu a coloquei...levei num mecÂnico e trocamos algumas engrenagens, as juntas e ele usou uma cola veda juntas............
Passou uns 6 meses sem nem pingar, só que agora voltou a vazar :( só que com menos intensidade...

Não queria ter que arriar a caixa novamente.....(lá se vão mais algumas latinhas....)Mas para trocar as juntas e colocar a cola vou ter que arriar a cx né :?:

Carlos ZN
07/10/2005, 14:14
Olá Alexandre,

Pelas fotos o vasamento é na T-case = a redução onde sai os cardãs é uma peça separada do câmbio.
Agora o oleo que está no chão é grosso ou fino?
Pode ser do motor que escorre para o Câmbio, a tendencia é ir para tras quando vc. anda.
Pela foto cx por baixo2 parece que é do dreno.

Alexandre Targino
07/10/2005, 15:25
Carlos ZN, O t-case é a peça onde sai o cardã com a cruzeta, a qual aparece em detalhe na foto cx 4 e cx1 , ok?

O óleo que esta no chão é de câmbio mesmo, inclusive o motor do CJ, por incrivel que pareça, não tem um vazamento ele esta ABSOLUTAMENTE ENXUTO, principalmente nas juntas do cabeçote....

De toda forma vou comprar a cola para junta de motor a diesel 3M (embalagem preta) e vou tentar identificar o local exato e tentar vedar!!! Acho que a cola mais apropriada é essa, né?

Tomara que não tenha que descer a caixa mais uma vez :roll:

leopoldo, vc identificou mais algum local que possa estar acarretando este vazamento?

Agradeço a todos que me ajudem de alguam forma a acabar com este fdp de vazamento! :x

equipeminas4x4
07/10/2005, 15:57
Câmbio de 4 marchas vazando óleo - Até que ponto é "normal"?

Normal até parar de vazar, pois se parar o óleo acabou. :concordo:

[]´s... colaborativos da 6ª sem lei.

leopoldo
07/10/2005, 18:42
....vc identificou mais algum local que possa estar acarretando este vazamento?

Alexandre,

Olhei as fotos mas o contraste da tinta com o óleo não permite identificar um ponto de vazamento já que parece que está tudo melado.

Para vc não ficar na mão, vou explicar então uma sequência do que pode ser:


:idea: A- Junção cambio/transferência - possibilidades:

- Foi usado o modelo de rolamento entre as caixas que pode ter sido instalado com o anel elástico externo: não é comum acontecer isso mas é possível. O rolamento certo não tem anel elástico na capa externa. É diferente do rolamento do eixo piloto. Assim, as caixas não se juntam e vaza óleo pelo espaço entre as duas.

Solução: desmontar, remover o anel elástico e montar de tudo novo .... nova junta .... nova colagem ..... etc .....


2- Na parte traseira da caixa de cambio, entre ela e a transferência há 2 eixos que são travados com uma pequena chapa metálica. Essa chapa metálica pode ter sido montada fora da posição ideal e ao juntar as 2 caixas, há interferência, portanto não juntam como deve.

Solução: desmontar, reposicionar a chapinha e montar tudo de novo .... nova junta .... nova colagem ..... etc .....


3- Por causa de montagens deficientes anteriores, devido a essa chapinha ter ficado forçada entre as carcaças, a carcaça da transferência rachou naquela parte de baixo onde só há um parafuso solitário para juntar as 2 carcaças. A trinca é visível a olho nú e acompanha o raio do arredondamento.

Solução: Uma vez detectada a trinca, é possível recuperar a carcaça demontando tudo e fazendo uma solda com eletrodos de níquel com a carcaça pré-aquecida em forno para não trincar na solda. Serviço profissional.

depois é só montar tudo de novo .... nova junta .... nova colagem ..... etc .....



:idea: B - junta da tampa do carter da transferência - possibilidades:

1- mau assentamento da tampa pois estava empenada nos furos e ninguém viu.

Solução: remover a tampinha e numa bigorna, acerte a planicidade da mesma. Depois é só montar tudo de novo .... nova junta .... nova colagem ..... etc .....

2- Parafusos mais compridos que o normal. Ao apertar, parece que apertou mas a junta não ficou pressionada.

Solução: corte os parafusos um pouco mais curtos ou use combinação de arruela lisa grossa e a de pressão.

Depois é só montar tudo de novo .... nova junta .... nova colagem ..... etc .....

3- o bujão do carter espanou ou a rosca da tampa trincou:

Solução: Troque a tampa e/ou o bujão.

comentário adicional: se o vazamento vem da junta e/ou dos parafusos da tampa da overdrive/PTO, remova, limpe, troque a junta e use cola de silicone vermelho não acetico.

As roscas dos parafusos podem ser vedados com teflon



:idea: C - Porca da flange da cruzeta montada sem a arruela lisa:

O óleo migra pelo entalhado e vaza pela ponta do eixo - na rosca . Típico de orelhada de motagem.

Solução: Remova a cruzeta, remova a porca, coloque a arruela e re-aperte de novo.

Só isso ?????

Não

O aperto dessa porca é feito com a chave parada enquanto vira-se a chave de flange para não dar carga sobre o rolamento parado.

exige técnica de montagem.

leia o tópico:

ajustando os rolamentos de munhão e cubo

para entender do que estou falando.



:idea: D - Não foi feito o ajuste da pré-carga dos rolamentos cônicos do eixo primário, ele trabalha com folga e já comeu o retentor na flange que eu falei acima.

Como pode ser visto isso?

Deite em baixo do jeep com ele numa posição plana, com o freio de mão solto. Pegue a flange com as 2 mãos e force para cima-para baixo. Sentiu um movimento de folga? DANOU.

Solução: entre a carcaça da saida da flange e a carcaça da transferência tem uma série de calços de ajuste. Não estão lá de enfeite.

Veja o manual de manutenção do jeep e como ajustar essa folga, combinado com as técnicas do tópico acima.

serviço complicado !!!!!!



:idea: E - esqueceram de colocar os retentores nas hastes das alavancas.

Solução: coloque os retentores, com a molinha para o lado da carcaça. Se o retentor tiver molinha dos 2 lados, qualquer um seve.



:idea: F - Vazamento pelo respiro:

possível mas improvável.

comentário adicional: para vazar pelo respiro, ou a transferência está de óleo até a goela ...... ou o feltro não está dentro do tubo - se for o respiro largo - ou a tampinha do respiro fino está esquecida em alguma mesa ou gaveta



:idea: G - vazamento pelo cabo do velocímetro:

Solução: remover o cabo, o pinhão do velocímero e trocar o O'ring.



:idea: H - Apertaram os parafusos das carcaças como se fosse tampa de mamadeira:

Solução: re-apertar tudo !

comentário adicional: é um caso a ser estudado com carinho pois parafusos soltos querem dizer: ou o aperto foi insuficiente ou eles soltaram sózinhos, o que quer dizer que valeria a pena tirar a caixa, limpar tudo, re-apertar os parafusos mas colocando trava química, pois vão soltar de novo.....e bem lembrado.....trocar as juntas e colocar o silicone NÃO acetico nos 2 lados, deixar curar e montar. Existem outras variações de montagem.....


:idea: I - O colo da flange de saida da cx de transferência tem um calo e o retentor não assenta mais.

troque a flange e ponha um retentor novo.


casos C D & I: não esquecer de collcar o feltro no anel interno da luva !


MINHA OPINIÃO : ITEM + PROVÁVEL : D

tavio_g
08/10/2005, 09:05
O Meu estava melejando, e com tinha aberto o cambio a uns 6 meses, fui confrerir o aperto,
vários parafusos deram apertos...
apertei e parou de vez.
Outra coisa que vaza é aquela cebolinha da luz de ré q pode ser colocado na caixa.
Se a rosca não estiver bem feita e ali td vedado vaza td pra baixo.
+1 antes meus diferenciais melejavam bastate(nao chegava ao ponto de vazar). Os respiros estavam entupidos.
Quando tirei eles e fiz com snorkel, resolveu td problema, agora tá td sequinho.

Abraços

Thiago Rodeghel
08/10/2005, 16:23
A marca dos retentores tbm influencia :pensativo:

Tem algumas marcas por aí beeem vagabundas, se possível $$$ sempre coloque da Sabó ou da Eureka, o resto é porcaria :parede: :parede: Da Eureka não cheguei a usar ainda, mas me pareceu tão boa qto a Sabó.

Nas juntas, meu meca deu uma dica de além da junta, usar o silicone, ajuda e muito a eliminar os vazamentos. Mas o silicone tem q ser passado dos 2 lados da junta :concordo:

[s]

Alexandre Targino
10/10/2005, 09:01
leopoldo, que aula hein amigo!!! Show de bola! :palmas:

Levei o Jeep no mecânico neste sábado, e ele constatou que

O óleo migra pelo entalhado e vaza pela ponta do eixo



rolamentos cônicos do eixo primário, ele trabalha com folga e já comeu o retentor na flange que eu falei acima.

conforme muito bem identificado pelo leopoldo (D)!, desconectamos as cruzetas da transmissão, retiramos as porcas e colocamos UM RETENTOR e cola para juntas e completamos o nível da cx! :dance:
Serviço: 10 latinhas = r$ 20,00
Graças a Deus até agora o VAZAMENTO parou!!! 8)

Resta saber quanto tempo vai durar sem vazamento :pensativo: , visto os procedimentos indicados pelo leopoldo (itens C e D) não terem sido aplicados na integra (só vi a resposta hj.... :putz: )
:pensativo: :pensativo:

Mas agradeço a todos as orientações e a ajuda!! :concordo:

Pelo menos por enquanto estou livre do incomodo que é o vazamento de óleo!!! :dance:

douglasfrener
26/08/2014, 17:56
Meu jeep está equipado com motor de maverick 4cc com caixa de cambio 4m e estou com vazamento que começou a algum tempo e até então era pouco, mas agora está uma poça imensa em baixo do jeep e acho que seja da caixa de cambio, pois ele saiu da oficina a 4 dias para fazer uma geral no motor e troca de óleo do motor e até agora não baixou, por isso acho que deva ser do cambio e é bem escuro o que está pingando. Como meu mecânico não tem tempo para duas semanas, como faço para ver como está o nivel do óleo da caixa e como faço para repor este óleo e qual usar.