Ver Versão Completa : Motor sob condições "extremas" - pode-se amenizar ?
Angelo RJ
07/05/2013, 09:09
Olá,
lí neste forum que carros que rodam apenas um pequeno percurso, não dando tempo para o motor chegar na temperatura correta, estão submetendo esses motores a uma "condição extrema" . Certo ?
Pois bem, me encaixo bem nesta realidade, pois saio de casa de madrugada, rodo cerca de 3km, paro o carro no estacionamento e só pego ele no final da tarde, onde rodo novamente cerca de 3km até chegar em casa.
Ao ler sobre esse assuto no fórum, passei a fazer o seguinte:
Acordo, ligo o carro na garagem, enquanto isso me arrumo, abro o portão e só depois saio com o carro. Desse modo, ele está ficando cerca de 5 minutos mais tempo ligado.
Sei que desse modo estou gastando mais gasolina, mas acho que posso estar amenizando o problema relatado acima, pois quando paro o carro no estacionamento percebo que o botão indicador da temperatura do motor já está bem no meio, onde costuma ficar quando rodamos mais tempo.
O que estou fazendo procede ?
Cocatriz
07/05/2013, 20:56
Pro carro sim, o problema de rodar a baixa temperatura e percurso curto é que não dá tempo do lubrificante circular pelo motor corretamente, não sei se precisa todo esse tempo, mas eu sempre deixo ele ligado 1min antes de sair pelo menos.
Eu dirijo pouco também na rotina diária pouco mais de 7km, mas 3km é uma caminhada de 40 minutos é muito morro? não dá pra ir de bicicleta? (curiosidade mórbida).
Interessante isso do óleo frio no motor..
O carro de vcs depois q liga estando frio não fica uns 3 min +/- acelerado sozinho (tipo um afogador automático)? Andando na boa os primeiros km até esquentar um pouco eu acho que seria suficiente, ou melhor dizendo, eu ligo, saio e ando devagar mas não deixo parado.
Sempre achei que condições extremas "mascarasdas" seriam aqueles dias de transito ferrenho em que só se anda em 1a. e 2a. durante mais de uma hora, por exemplo.
[ ]
rodrigo.hoffman
07/05/2013, 23:03
Eu tb tenho a mesma impressão do Chuva
Na minha cabeça um motor que aquece demais e num transito pesado, ao meu ver e uma condição mais extrema doque se andar tão pouco com o carro a ponto dele nao alcançar a temperatura ideal de trabalho..
Acredito que um carro que anda nessas condições tende a ser menos economico que outro ande mais e que trabalhe na temperatura ideal (carro frio consome mais combustivel).. Qt ao oleo ele e justamente mais fino qd frio pra lubrificar tudo e depois com a elevação da temperatura vai ficando mais viscoso
[ ]´s
pessoal, essa é a atitude correta! não se anda com um motor frio! antigamente os carros tinham uma temperatura de trabalho entre 76º e 88°, hoje a temperatura de trabalho dos veículos é muito próxima aos 100°, isto pq se descobriu que com temperatura maior, ocorre maior dilatação dos componentes metálicos consequentemente menos atrito, dando maior durabilidade, desempenho ao motor com menor consumo!
Angelo RJ
08/05/2013, 08:12
Pois é ....é assunto interessante.
Chuva, meu GV fica acelerado sim, ao ligar,,depois normaliza.
Eu moro na região serrana do RJ, e quando saio de casa, as 05 da manha, as vezes a temperatura está em 10 graus.
Agora to fazendo desse jeito que falei, ligo ele, deixo ele ligado um pouco e depois saio. E vou devagar até o ponto do ônibus, pois assim dá tempo para o motor esquentar.
abs
Cocatriz
08/05/2013, 11:03
Sim, todo carro (com injeção eletronica ) fica acelerado até a temperatura subir, exatamente para se atingir a temperatura ideal de trabalho do motor.
Trânsito pesado, 1, e 2 é uma situação extrema, mas se o motor estiver em ordem (principalmente o sistema de arrefecimento ) não é tão prejudicial quanto rodar com ele frio no quesito lubrificação...
Os óleos tem uma faixa de de temperatura que eles atuam ( eu não sei qual é, mas é indicado pelo 5-40, 10-50 etc... ).
Então, se o motor estiver nessa faixa de temperatura está ok, se tiver abaixo a lubrificação fica comprometida, por falta de circulação ( óleo todo no fundo do carter ), ou por perda da viscosidade por conta da temperatura ( cozer o óleo ).
Eu acho que transito pesado judia muito mais do cambio que do motor em sí.
Acho isso tb Cocatriz,
Seguindo essa filosofia da viscosidade do óleo a frio, eu na época coloquei o 5w30.
Hoje acho q o ideal seria o 10w40.
Já o mais indicado 20w50 vai depender do motor. Na maioria dos casos de um motor mais rodado seria o ideal, mas para os motores mais redondinhos pode-se user os óleos mais finos.
O próprio manual indica o 10w30, o q nunca achei pra vender.
Tudo isso que falei é semi-sintético. Só o 20w50 que é o mineral.
Segue o que se pode por no gasolina 2.0:
Óleo lubrificante SAE 10W30 / 10W40 /
10W50 / 15W40 / 15W50 / 20W50
SE, SF, SG, SH, SJ, SL ou superior
Angelo RJ
08/05/2013, 15:12
Pessoal, mudando rapidamente de assunto:
pra chegar em casa, preciso subir uma ladeira bem íngreme, onde todo carro só sobe de 1a marcha.
Pois bem, notei que o GV sobe essa ladeira com um pouco de dificuldade (posição "D" do cambio automatico). Teria outra posição do cambio automático para eu subir a ladeira sem esforçar tanto o carro ?
EvandroES
08/05/2013, 15:59
Pessoal, mudando rapidamente de assunto:
pra chegar em casa, preciso subir uma ladeira bem íngreme, onde todo carro só sobe de 1a marcha.
Pois bem, notei que o GV sobe essa ladeira com um pouco de dificuldade (posição "D" do cambio automatico). Teria outra posição do cambio automático para eu subir a ladeira sem esforçar tanto o carro ?
O ideal é subir com o câmbio em L ou 1ª.
Angelo, nas dicas de carro automático que escrevi lá atrás já tem essa informação.
Cocatriz
08/05/2013, 17:33
O cambio automático normalmente tem umas posições mais reduzidas para ladeiras, geralmente tem 1 ou 2 na marcação. pelo que me lembre dos cambios automáticos.
Angelo RJ
08/05/2013, 19:51
ok pessoal, obrigado pela ajuda.
Giu Bernardon
08/05/2013, 20:36
Uma medida importantíssima a se tomar com um carro que trabalha nessas condições é trocar o óleo com uma quilometragem menor, tipo metade da recomendada pelo manual. Independente do que o ponteirinho de temperatura mostra no painel, um motor pode levar mais de uma hora de trabalho para estabilizar sua temperatura. O ponteirinho do painel está medindo a temperatura do líquido de arrefecimento, não do bloco do motor...
Uma vez li que não adianta muito deixar o motor aquecendo antes de sair, no caso de injeção eletrônica. O motor esquenta mesmo é rodando.
Mas por via das dúvidas, sempre que posso deixo ele funcionando um pouco antes de sair e evito acelerar forte antes do ponteiro da temperatura subir.
Abraço
Rainer 89
09/05/2013, 00:48
Uma boa medida é usar Molykote A2 (bissulfeto de molibdênio).
O bissulfeto de molibdênio é utilizado como lubrificante adicional em varias aplicações industrias. Uma característica interessante deste aditivo é que este se "agrega" nas ranhuras do metal formando uma capa de lubrificante mesmo em temperatura mais baixa e no momento da partida onde o óleo praticamente não está lubrificando.
Já foi discutido alguma coisa sobre este aditivo aqui no fórum. Mas sempre foi tirado como baboseira da internet.
Sou estudante de engenharia, e andei pesquisando bastante sobre aditivos de óleo, e descobri que o bissulfeto de molibdênio é o mais eficiente de todos. Conheci um engenheiro mecânico que trabalha com geradores, que usa em todos os geradores da empresa. Segundo ele alem da maior durabilidade do motor e redução da manutenção, tem atingido uma economia de até 30% de combustível.
Essa semana vou trocar o óleo do meu carro e vou colocar o aditivo. Também rodo todo dia, pouco e em transito pesado.
Quando começar a rodar com o aditivo posto minhas impressões aqui.
O Molikote é muito bom para motores velhos. Tampa todos os buracos e nao deixa o motor velho fumar.
Muito usado em lojas de carros que pegam o carro com motor no final e colocam para parecer redondinho.
Para carros mais novos, pelos aspectos quimicos, até acredito que melhora a vida util, mas não vi um mecânico até hoje falar bem de molikote.
É um assunto com controvérsias, eu pelo menos preciso de mais parâmetros.
[ ]s
Rainer 89
09/05/2013, 10:12
Chuva,
O pessoal é sempre setico a respeito do uso do Molykote ou melhor bissulfeto de molibdênio (O Molykote A2 é um dos produtos que contem essas substancia). Por isso andei pesquisando, acabei conhecendo um engenheiro que trabalha com geradores que a muito tempo usa o produto, e economiza muito dinheiro em manutenção e combustível. Inclusive ele usa nos veículos dele. Ele me explicou por que mecânico não gosta de Molykote. O bissulfeto tem uma cor grafite escura e deixa o óleo da mesma cor, dando aspecto de óleo velho. Se o mecânico mexeu no motor e deixou alguma junta mal vedada, o molykote vai funcionar quase como um contraste mostrando o vazamento que seria mascarado com óleo novo.
Bem... vou usar no meu carro e posto as impressões.
mrlang71
25/05/2013, 13:45
Angelo, como você roda muito pouco, não deixe de trocar o óleo pelo tempo ao invés da kilometragem, o ideal é não passar de 6 mêses. Quanto a subida com cambio automático, você tem 3 opções, quando o cambio mudar de marcha e fucar fraco aperte o acelerador até o fundo para dar o kickdown e deixe lá, o cambio vai manter a alta rotação sem mudar a marcha, ou aperte o botão power ao lado do cambio do Grand Vitara que ele estica mais as marchas, ou ainda, coloque em uma marcha mais baixa que não seja o D ou o 3, ai você limita a marcha que vai mudar.
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