PDA

Ver Versão Completa : Informação sobre estrada entre OLGAGUE (CHILE) ATÉ UYUNI (BOLÍVIA)



Gustavo Luis
06/05/2013, 16:30
Amigos estou levantando um roteiro para uma viagem que farei em janeiro de 2014. Gostaria de saber se algum colega tem informações recentes, sobre a estrada entre Olague e Uyuni.


Sei que o trecho é ruim, porém tenho achado informações antigas, que não ajudam.


O trecho será feito de moto, com pneu all terrain


Obrigado a todos!

Robram
22/05/2013, 23:06
Gustavo,

Estive na Bolivia em janeiro deste ano, entrei na Bolivia em Villazon, fui ate Tupiza, e depois para Uyuni.

De uyuni segui ate San Cristobal e Alota, depois entrei pelo Deserto rumo as Lagunas ate o Chile no Paso Hito Cajon.

Nao havia começado a temporada de chuva, e as estradas de sai de Uyuni em direcao a Ollague no Chile, estava perfeita, o solo compactado parecia asfalto, dava pra andar tranquilo a 100 km/h. Usei pneu mitas E07. Leve combustivel extra, em San Cristobal tem posto, em Alota lugar para dormir. GPS Garmin, e mapas viajero, conosur e Mapear, vc vai ter q saber compreender qdo sera necessario trocar os mapas, pois um vai complementar o outro.

Leia meu relato na integra, vc tera todas informacoes necesarias e recentes, mas lembre-se, em um ano uma estrada de terra, pode mudar e muito...

bmwg650gs.net - Fórum BMW G 650 GS • Exibir tópico - PY, AR, BO, CH deserto e pasos Argentinos (http://www.bmw650gs.net/viewtopic.php?f=23&t=1991)

Mas va, nao tenha medo, experiencia em off road, ajuda e muito.

Lembrando meu filho de 19 anos, estava junto com uma XRE...

Se tiver duvidas depois de ler tudo, poste la q eu responderei.

abraço,

Robson
robram2004@hotmail.com

Nelson Defender 110
01/07/2013, 17:19
Caros colegas,

minha pergunta é meio off topic mas....

Vcs fizeram ou vão fazer extensão de seguro para a Bolivia?

O seguro do meu carro é da Sulamerica e só vale para o MERCOSUL.

Estou planejando uma viagem em Dezembro para Bolivia e Peru.

Planejo seguir de Corumbá para Santa Cruz de La Sierra.

mauro.
02/07/2013, 12:17
Oi Nelson,
voltei da Bolivia a pouco tempo e fomos sem seguro para lá. Maaaas na fronteira (entramos por Copacabana) tive que dar um sambarylove, pois me pediram sim. Depois da fronteira não me pediram nenhuma vez. Mas ficamos correndo o risco.
No Peru você também vai precisar de seguro, nós fizemos e nos pararam algumas vezes pedindo pra vê-lo.

Gustavo,
não fiz o trecho Olague-Uyuni, mas como o Robram, recomendo fazer San Pedro Atacama (Chi)-Uyuni(Bol). Foi um dos trechos mais bonitos que fizemos e o melhor da América do Sul. Não é tão difícil assim e a estrada estava razoável. Mas se estiver sozinho, recomendo fazer o trecho pela "estrada" principal, sem desviar para passar na árvore de pedra, pois por lá o caminho estava bem pior e é mais complicado seguir a trilha.

Boa sorte,
Mauro

Preá 4x4
02/07/2013, 16:14
Gustavo, peguei um trecho da estrada Ollague Uyuni final de Março e começo de Abril. Esse trecho estava bem conservado.
Mas assino embaixo tudo o que o Mauro disse. O trecho entre o vulcão Licancabur (Laguna Verde e Blanca) e Uyuni é um dos mais bonitos de toda as Américas e um dos mais interessantes para 4x4.
Caso opte pelo trecho Licancabur-Uyuni: após passar a Laguna Colorada, você terá opção de seguir a "estrada" principal que segue para nordeste ou então pegar a trilha secundária que segue mais para noroeste. Esse trecho secundário, está realmente ruim, com muita erosão, principalmente entre a Arbol de Piedra e Laguna Hedionda . Tanto que algumas algumas agências estão evitando esse trecho e fazendo a rota melhor conservada. Se for fazer esse trecho em específico, é bom ir com um outro carro para garantir ajuda caso dê algum problema. E você sempre acha um outro carro para ir junto.
Mesmo no verão use anti-congelante. Se estiver muito frio, é bom esquentar o motor umas 2 vezes durante a noite (fazia isso meia noite e 3 da manhã, sempre por 30 minutos cada vez). Tenha uma boa e nova bateria (alta CCA). E evite ser o último a sair do acampamento de manhã com seu carro, pois se seu carro der problema para ligar, terá algum outro carro para te ajudar.
Nas 3 vezes que cruzei a fronteira por lá, nunca me pediram seguro, nem na saída no lado do Titicaca. Mas talvez para quem entre vindo do Peru eles peçam, pois quem entra no Peru por Desaguadero sempre tem que pagar o seguro.
Vou procurar fotos da "estrada" entre Licancabur e Laguna Hedionda (via Colorada e Arbol) e posto em breve.
Abraço

Nelson Defender 110
02/07/2013, 19:16
Pessoal,

minha preocupação é com o seguro do carro para caso de roubo, assalto ou perda total.

Fiz o seguro Carta Verde quando estive na Patagonia - Argentina e Chile.

Mas acho que a Carta Verde se refere a seguro para Terceiros ou responsabilidade civil.

Gostaria de viajar com a viatura segurada para todas as situações.

mauro.
15/07/2013, 22:48
Preá 4x4, perfeita a recomendação do anticongelante; de preferência use 50% etileno glicol e leve algum extra pois caso tenha algum problema complete com a mistura 50/50 também. A média de altura é uns 4300m e a aduana fica a uns 5000m. Mesmo no verão faz bastante frio à noite, e apesar de ser bem seco neva com frequencia.
E também é bom levar filtro de combustível extra também, o combustível boliviano é horrível !

Nelson,
como entrei no Mercosul pelo Chile, fiz lá meu seguro "carta verde". Fiz o nosso em Calama, na loja Paris, que tem em (quase) todo o Chile: https://www.seguroscencosud.cl/vseg-paris/desplegar-ficha.do?idRama=1&idSubcategoria=36

Abs, Mauro