Ver Versão Completa : Suspensão TR4
Celso Viana
06/05/2013, 09:37
Amigos, sou estreante aqui no 4x4brasil e estou com uma dúvida.Fiz um passeio ontem com meu Pajero TR4 2006 em estrada de terra eem determinados locais mais esburacados a suspensão "batia", como se um ou outro amortecedor chegasse ao fim do curso gerando um barulho seco. É normal isso? Meu TR4 está com 70.000 km. Tá na hora de trocar os amortecedores?
Grato.
uvantuil
06/05/2013, 12:21
Ja soube de amortecedor ta vazando ou estourado, ou mesmo terem sido trocados por de outros carros... e com isso o conjunto não ficava correto. Da uma olhada... mas a sua desconfiança de amortecedor ou mola faz todo sentido nesse caso relatado
Celso Viana
06/05/2013, 14:57
Ja soube de amortecedor ta vazando ou estourado, ou mesmo terem sido trocados por de outros carros... e com isso o conjunto não ficava correto. Da uma olhada... mas a sua desconfiança de amortecedor ou mola faz todo sentido nesse caso relatado
Obrigado pela resposta, mas eu já inspecionei visualmente os amortecedores e não vimos nenhum vazamento. Li aqui no site sobre vários ruídos na suspensão nos TR's 4. Eu queria saber se esse barulho de estar batendo como se fosse o amortecedor atingindo final de curso dele, nos buracos e saliências, seja um desses barulhos "normais" observados nas maiorias dos TR's-4.
Igor_tr4
14/05/2013, 01:19
Temos muitos casos aqui no fórum dessa pancada seca de fim de curso na suspensão traseira. Na minha nunca percebi, mas sempre andei sem muito peso. Normalmente é o primeiro sintoma de cansaço do conjunto mola/amortecedor... Se for trocar e desejar fazer um lift é o momento ideal... o pessoal coloca mola dianteira de escort zetec com ar na susp. traseira da tr4... é mais rígida, e vc acaba ganhando 1,5" na altura da susp. traseira e colocam calço na dianteira... Pesquise os tópicos de lift que tem bastante informação... veja também a altura do paralama ao chão no centro de roda... o pessoal comenta que a TR4 Flex susp. orginal traseira mede 81 cm e na dianteita mede 80 cm de paralama ao chão pelo centro da roda...
adamomatheus
19/05/2013, 04:29
Temos muitos casos aqui no fórum dessa pancada seca de fim de curso na suspensão traseira. Na minha nunca percebi, mas sempre andei sem muito peso. Normalmente é o primeiro sintoma de cansaço do conjunto mola/amortecedor... Se for trocar e desejar fazer um lift é o momento ideal... o pessoal coloca mola dianteira de escort zetec com ar na susp. traseira da tr4... é mais rígida, e vc acaba ganhando 1,5" na altura da susp. traseira e colocam calço na dianteira... Pesquise os tópicos de lift que tem bastante informação... veja também a altura do paralama ao chão no centro de roda... o pessoal comenta que a TR4 Flex susp. orginal traseira mede 81 cm e na dianteita mede 80 cm de paralama ao chão pelo centro da roda...
Igor, q tópico é esse? Ou senão vc pode explicar melhor esse esquema da mola de escort?
Sem Loção
19/05/2013, 09:06
Igor, q tópico é esse? Ou senão vc pode explicar melhor esse esquema da mola de escort?
Amigo esta batida é bastante comum, mesmo com o carro novo... tenho uma 2011 que bate a traseira em pisos mais acidentados e com o carro carregado.... o pequeno curso da suspensão é um dos vilões, sem dúvida...
Se vc fizer o lift, ou seja, aumentar a altura do carro, se montar um conjunto bom (molas + amortecedores) esse problema diminui
Se o seu carro está com 70.000km e nunca trocou amortecedor, mesmo que não esteja visualmente comprometido, já passou da hora.... molas aguentam em torno de 80.000km também... parece que seu conjunto, apesar de ser "comum" essa batida, já está cansado.. ;)
Mais informações sobre o lift -> http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/35498-body-lift-calco-na-pajero-tr4.html
Meu tópico sobre as manutenções e modificações da minha outra TR4 (2006) -> http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/94531-oficina-do-sem-locao-questoes-da-tr4-2006-a.html
abraço!
adamomatheus
19/05/2013, 09:29
Amigo esta batida é bastante comum, mesmo com o carro novo... tenho uma 2011 que bate a traseira em pisos mais acidentados e com o carro carregado.... o pequeno curso da suspensão é um dos vilões, sem dúvida...
Se vc fizer o lift, ou seja, aumentar a altura do carro, se montar um conjunto bom (molas + amortecedores) esse problema diminui
Se o seu carro está com 70.000km e nunca trocou amortecedor, mesmo que não esteja visualmente comprometido, já passou da hora.... molas aguentam em torno de 80.000km também... parece que seu conjunto, apesar de ser "comum" essa batida, já está cansado.. ;)
Mais informações sobre o lift -> http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/35498-body-lift-calco-na-pajero-tr4.html
Meu tópico sobre as manutenções e modificações da minha outra TR4 (2006) -> http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/94531-oficina-do-sem-locao-questoes-da-tr4-2006-a.html
abraço!
rsrs o carro ja tá com 89.000km
é uma flex 2009 MT
troquei a correia agora a pouco, o mecânico disse que agora ta vazando um óleo do câmbio, e que tem que desmontar tudo pra arrumar... alguem sabe sobre isso?
a susp. e mola trocarei em breve, vou dar uma olhada nesses 2 tópicos..
obrigado a ajuda
Salve pessoal,
Alguém sabe quais as marcas do batente/coxim dianteiros vendidos pelas concessionárias mit? O amortecedor me disseram que é Kayaba.
Ou então indicação de uma marca paralela confiável, pois achei algumas no mercado, mas sem referência é complicado....
Obrigado desde já qualquer dica!!
Jorginho4100
24/01/2020, 17:47
Salve pessoal,
Alguém sabe quais as marcas do batente/coxim dianteiros vendidos pelas concessionárias mit? O amortecedor me disseram que é Kayaba.
Ou então indicação de uma marca paralela confiável, pois achei algumas no mercado, mas sem referência é complicado....
Obrigado desde já qualquer dica!!
Ano passado liguei pra alguma concessionária aqui do Rio e os amortecedores eram Cofap TurboGás. Os batentes não sei.
RafaelVans
05/02/2020, 16:39
Pessoal, percebi que minha tr4 no asfalto balança bastante de um lado para outro quando o asfalto esta irregualar, a ponto do carro fazer zig-zag na pista ate estabilizar. É normal isso? Será os amortecedores?
diogofalcomer
05/02/2020, 18:54
Pessoal, percebi que minha tr4 no asfalto balança bastante de um lado para outro quando o asfalto esta irregualar, a ponto do carro fazer zig-zag na pista ate estabilizar. É normal isso? Será os amortecedores?
Buchas do Tirante... Normal ficarem ruins com o tempo.
RafaelVans
06/02/2020, 09:06
Buchas do Tirante... Normal ficarem ruins com o tempo.
Obrigado diogofalcomer, vou verificar.
AirtonLieuthier
06/02/2020, 11:48
As buchas da barra estabilizadora costumam dar pau nesse modelo de TR4...cheguei a trocar da minha, que é até relativamente simples de substituir.
Uma curiosidade para verificar a mola: A mola costuma aguentar quase que o dobro da vida útil do amortecedor...na casa dos 80 a 100 mil km...
Mas para verificar se a mola está "cansada", uma inspeção visual ajudará. Ao se olhar os elos da mola, procure marcas de "desgaste" entre eles, o que indicaria que um elo está tocando no outro e marcando. Nesse caso, a substituição da mola é necessária.
Antigamente, quando eu trabalha em centro automotivo, existia uma máquina, da própria COFAP, chamada "shocktester"...
Ele testava todo o conjunto (mola e amortecedor) e através de um gráfico, dava pra saber o quanto estava desgastado um e outro componente...não sei se ainda existe algum equipamento para isso hoje em dia.
Espero que essa informação auxilie os colegas.
Abraços
Waltão Voador
18/02/2020, 16:52
Pessoal,
Alguém indica oficina especializada em suspensão da TR4 em São Paulo?
Obrigado.
diogofalcomer
18/02/2020, 18:36
Pessoal,
Alguém indica oficina especializada em suspensão da TR4 em São Paulo?
Obrigado.
Street Motors em Guarulhos, o Cebola só é o mago das TR4 hehe.
Rafael spa
01/04/2020, 11:06
Alguém sabe as medidas da mola do Escort Zetec dianteira com ar para fazer kit lift na tr4 ? É quantos centímetros mais alta que a original?
RafaelVans
06/04/2020, 09:53
Xará, geralmente na dianteira instala um calço na medida que pretende erguer, entre o coxinho do amortecedor e a carroceria. Na traseira troca-se a mola ou colaca um calço tambem. Na minha optei em trocar a mola para a da tr4 mesmo reforçada para kit gnv. Ela é maior e mais forte, o que acaba com problema de fim de curso tambem. Com isso subiu a traseira para 87 cm e dianteira 86 cm. O que da 2 polegadas na traseira e menos de 2 polegadas na dianteira. Ja vi tambem usarem molas de delrey na traseira mas nao me agradou não.
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