PDA

Ver Versão Completa : embreagem arranhando marcha

fpc3
06/05/2013, 08:22
Minha 90tinha começou a arranhar marcha, hora sim hora não.Ela pede para entrar no tempo.Pode ser um fluido de embreagem?Pode ser o fim da embreagem?Normalmente depois de motor quente é que acontece.

Waldmartins
06/05/2013, 08:30
Fernando,

me esclarece uma dúvida. O que vc chama de arranhar a marcha? Dá aqueles barulhos igual em carros pequenos ou tipo ela entra meio que forçado?

É que a minha primeira as vezes só entra forçado ("depende da lua") e a terceira, as vezes tipo engasga pra entrar (não sei se isso é o arranhado que vc fala...)

Bom, talvez seja pq eu ainda não aprendi a dirigir essa locomotiva... :o

Abs

Wald

fpc3
06/05/2013, 09:00
Fernando,

me esclarece uma dúvida. O que vc chama de arranhar a marcha? Dá aqueles barulhos igual em carros pequenos ou tipo ela entra meio que forçado?

É que a minha primeira as vezes só entra forçado ("depende da lua") e a terceira, as vezes tipo engasga pra entrar (não sei se isso é o arranhado que vc fala...)

Bom, talvez seja pq eu ainda não aprendi a dirigir essa locomotiva... :o

Abs

Wald

Wald,

Exatamente isso que você descreveu, primeira as vezes entrando forçado e terceira nem tanto mas tambem fora do padrao normal.Meu mecânico via telefone disse que vai conferir os fluídos dela e ae te dou um retorno do que pode ser.

Waldmartins
06/05/2013, 09:08
Wald,

Exatamente isso que você descreveu, primeira as vezes entrando forçado e terceira nem tanto mas tambem fora do padrao normal.Meu mecânico via telefone disse que vai conferir os fluídos dela e ae te dou um retorno do que pode ser.

Aproveitando...onde vc leva sua 90tinha em BH?

Abs

Wald

fpc3
06/05/2013, 10:45
Rogério motors.Avenida Ivaí 905.Eu tento resolver antes de ir, hoje vou conferir isso antes de passar para eles.Eles são bons de serviço.

lucar
06/05/2013, 11:42
fpc3

confere o nível do fluido, é fácil e rápido.

Pode ser sincronizadores do cambio....se fosse embreagem arranharia em todas as marchas.... a quem diga que a passagem da 2ª para 3ª é meio chata mesmo... e as vezes arranha!

fpc3
06/05/2013, 14:05
Fluído ta perfeito.Se for sincronizadores tem que abrir a caixa e ae gasta uma grana né?Você acha que seria ideal trocar óleo da caixa e ver se da resultado?

lucar
06/05/2013, 14:22
Quando foi a ultima troca?? checou o nível??

Se estiver no nível e dentro do prazo não tem necessidade. Se nunca trocou... deve rocar quanto antes!

Waldmartins
06/05/2013, 20:54
Rogério motors.Avenida Ivaí 905.Eu tento resolver antes de ir, hoje vou conferir isso antes de passar para eles.Eles são bons de serviço.

Fernando,

eu "descobri" a Rogério Motors na semana passada. Eles trocaram as minhas molas e amortecedores e parecem ser bom de serviço mesmo. Além de ter um preço justo.

Quem é o seu mecânico lá? O Roney?

Abs

Wald

Waldmartins
06/05/2013, 20:57
fpc3

confere o nível do fluido, é fácil e rápido.

Pode ser sincronizadores do cambio....se fosse embreagem arranharia em todas as marchas.... a quem diga que a passagem da 2ª para 3ª é meio chata mesmo... e as vezes arranha!

Lucar, no meu caso,

como fiz o motor recentemente, eles trocaram o fluido de embreagem...Mas vou verificar. Tô achando que o meu caso pode ser sincronizador ou então esse caso de 2nda pra 3irda mesmo.

Agora a primeira tem hora que parece que vai quebrar pra entrar...rsrs

Abs

Wald

fpc3
06/05/2013, 21:57
Eu vou ligar lá amanha para agendar os amortecedores, pois o meu ta pendurado do lado do motorista.Na realidade são os dois irmãos que olham meu carro, cada hora um.Gostei muito de lá.Ae já olho o óleo, tava no nivel mas acredito que vencido, pois lendo no forum vi que a característica do oleo vencido é esquentar os pés na viagem e cheguei a fazer um isolamento térmico de tanto que cozinhava.

fpc3
11/05/2013, 10:59
Troquei todos os fluídos e ficou bom demais.Segundo o Roney é para trocar denovo daqui a 40 mil km.Eles tem um serviço de reaperto geral ao qual o land rover é significantemente sensivel, custa 270 reais e pelo que conversei com os amigos vale cada centavo.É meu próximo serviço lá e dou um retorno para vocês aqui.

Waldmartins
12/05/2013, 11:56
Blz Fernando!

Conversei com meu mecanico (o Alexandre da HP) e ele dirigindo a minha VTR disse que nao esta arranhando. Que a primeira eh meio chatinha de entrar mesmo e que talvez seja meu modo de dirigir. Que tem que deixar uma ligeira rotacao no motor pra marchas entrarem mais suaves (tipo encaixar naturalmente). Ou seja, dirigir igual motorista de caminhao...rsrs

Abs

Wald

fpc3
13/05/2013, 09:39
É isso mesmo, ela tem um tempo próprio e digo que fica até estiloso dirigir assim, heheheheh

Djalma Inoue
13/05/2013, 11:55
Acredito que se procurar passar as marchas entre 2800 a 3000 giros deve melhorar isso e até a fumaça, a minha quando passo a marcha entre 2800 a 3000 ela volta com 2000 se passar com menos ela volta abaixo de 2000 e da uma fumaçada tipo forçando. Eu evito passar por quebra molas e sair em 2ª pois se apertar o pé lá vai o fumaceiro preto. Eu sempre procuro olhar no retrovisor para ver a fumaça e notei que mantendo as mudanças desta maneira pelo menos em minha viatura fica melhor.

fpc3
13/05/2013, 22:38
Essa fumaceira é perceptivel sim, o carro de trás meio que some né.Tem o giro melhorzinho mesmo para trocar as marchas.Mas acho que essa caixa tem um enjoamento mesmo, como tinha a clark 240 V do meu antigo engesa, essa era sistematica mesmo.

Djalma Inoue
14/05/2013, 09:51
Uma coisa que pode estar acontecendo é que o garfo da embreagem pode estar furando e a qualquer momento vc ficar sem embreagem também, segundo relatos aqui do forum a ambreagem começa a ficar mais dura e se esta furando a regulagem também vai para o espaço.

Essa fumaceira é perceptivel sim, o carro de trás meio que some né.Tem o giro melhorzinho mesmo para trocar as marchas.Mas acho que essa caixa tem um enjoamento mesmo, como tinha a clark 240 V do meu antigo engesa, essa era sistematica mesmo.

Waldmartins
09/06/2013, 17:07
galera,

Outra coisa que notei na minha embreagem que não sei se acontece com mais alguém aqui.

Pela manhã, após a primeira partida, a primeira e a segunda entram com dificuldade (SEMPRE). Depois da segunda ou terceira troca de marchas (parece que depois que o carro esquenta) as marchas entram mais suavemente.

É normal isso?

Abs

Wald

fpc3
09/06/2013, 20:17
o meu tambem.

Djalma Inoue
10/06/2013, 00:16
Não é normal a minha viatura entra todas as marchas macias, independente de estar frio ou quente.

Waldmartins
10/06/2013, 00:55
Não é normal a minha viatura entra todas as marchas macias, independente de estar frio ou quente.

Se não é normal, não consigo achar uma explicação para isso...amanhã vou fazer uns "experimentos" pra tentar chegar a alguma hipótese...

Abs

Wald

CGAUER
10/06/2013, 03:21
Normal...

Conforme o carro vai envelhecendo piora até o ponto que a troca dos sincronizadores do câmbio é necessária para evitar arranhões nas trocas. A minha dica é esticar um pouco mais a primeira e pacientemente colocar a segunda ou saltar diretamente para 3a marcha até que finalmente tudo está aquecido.

Em carros mais novos o efeito é menor.

Fato é, nosso câmbio é pesado e requer trocas de marcha bastante lentas para preservar os sincronizados, como fazem os motoristas de caminhão, como se estivessem engatando no tempo.

Abs

Clemente

galera,

Outra coisa que notei na minha embreagem que não sei se acontece com mais alguém aqui.

Pela manhã, após a primeira partida, a primeira e a segunda entram com dificuldade (SEMPRE). Depois da segunda ou terceira troca de marchas (parece que depois que o carro esquenta) as marchas entram mais suavemente.

É normal isso?

Abs

Wald

Cezar Moraes
10/06/2013, 07:04
É bom sempre acertar bem a altura do pedal de embreagem(regulagem no cilindro mestre)e depois esperar sempre o cambio sincronizar, caixa da land é como uma orquestra cada instrumento toca conforme a partitura
O óleo da Ronda é sempre importante (MTF-06)

Preá 4x4
10/06/2013, 08:21
Coloca o MTF da Honda amigo. Nao precisa bissulfato de molibdenio.
'E o que eu sempre uso e da certo. Lembrando que a minha caixa 'e LT77

Waldmartins
10/06/2013, 09:34
Normal...

Conforme o carro vai envelhecendo piora até o ponto que a troca dos sincronizadores do câmbio é necessária para evitar arranhões nas trocas. A minha dica é esticar um pouco mais a primeira e pacientemente colocar a segunda ou saltar diretamente para 3a marcha até que finalmente tudo está aquecido.

Em carros mais novos o efeito é menor.

Fato é, nosso câmbio é pesado e requer trocas de marcha bastante lentas para preservar os sincronizados, como fazem os motoristas de caminhão, como se estivessem engatando no tempo.

Abs

Clemente

Pois é...eu dirijo igual motorista de caminhão mesmo :D. Na hora da troca de marchas, eu passo pelo ponto morto, dou uma acelaradinha e deixo a marcha entrar suavemente (quase no automático...rsrs).

O problema é só na hora de sair da garagem mesmo. Tenho que sair de ré e na hora de engatar a primeira pra descer a rua é um suplício. Quase tenho que dar uma porradinha :boxing: A segunda a mesma coisa...mas depois que viro a esquina e na próxima redução na outra esquina já está entrando macio de novo...

Abs

Wald

Lifetoyou
03/09/2013, 19:06
Tb estou com a minha na terceira, meio lerda... Acho que devo passar as marchas mais lentamente mesmo.. A primeira e segunda e quarta entra sem esforco, a terceira da uma paradinha no meio e entra mas sem barulho.... Devemos passar as marchas lentamente mesmo? É facil de eu mesmo checar o nivel de oleo da caixa??? Acabei d pegar a minha 110.... Abss

GLMedina
03/09/2013, 19:44
Pois é...eu dirijo igual motorista de caminhão mesmo :D. Na hora da troca de marchas, eu passo pelo ponto morto, dou uma acelaradinha e deixo a marcha entrar suavemente (quase no automático...rsrs).

O problema é só na hora de sair da garagem mesmo. Tenho que sair de ré e na hora de engatar a primeira pra descer a rua é um suplício. Quase tenho que dar uma porradinha :boxing: A segunda a mesma coisa...mas depois que viro a esquina e na próxima redução na outra esquina já está entrando macio de novo...

Abs

Wald

Ufa. Pensei que era apenas eu que dirigia assim!

Waldmartins
03/09/2013, 20:38
Ufa. Pensei que era apenas eu que dirigia assim!

Pois é Medina, eu acho massa esses "repiques" no acelerador, estilo caminhoneiro de FNM (FÊNÊMÊ)...:chorandoderir:

Abs

Wald