Conectar

Ver Versão Completa : COMO TRANSFORMAR UMA RURAL 4X2 EM 4X4

ANTONIO LUCIANO
03/10/2005, 19:05
TENHO UMA RURAL WILLIS 4X2 COM MOTOR MWM, FEIXE DE MOLAS NA DIANTEIRA, COM CAMBIO CLARK DE 4 MARCHAS, QUERIA TRANSFORMA - LA EM 4X4, SABENDO - SE O CARTER DO MWM NAO PERMITE A PASSAGEM DO CARDÃ PARA O EIXO DIANTEIRO, ME AJUDEM COM ORIENTAÇÃO E ONDE ENCONTRAR AS PEÇAS.
UM ATÉ BREVE E UM TRÍPLICE FRATERNAL ABRAÇO.
ANTONIO LUCIANO.

Kako
06/10/2005, 14:23
ANTONIO,

Tem fotos?

[]'s

Gleisson
14/10/2005, 17:42
:roll:
Prezado colega, boa tarde;

É fundamental que o motor seja instalado levando-se em consideração que um diferencial volumoso será instalado logo abaixo dele.

Tive uma F1000 com motor MWM e de fato ele é bem alto desde o fundo do carter até as tampas de valvula.

De três uma:

- O motor vai ter que subir... ou...
- O motor vai ter que ser recuado... ou ...
- O motor var ter que subir, ser recuado e a Rural vai ter que ficar mais alta com um lift(SPOA, Jumelão, ou mesmo calços altos para a carroceria)

Eu alterei o conjunto propulsor de minha Rural recentemente, e na ocasião tudo foi baseado no espaço existente no cofre, naquela ocasião já com o diferencial dianteiro em ordem...

Aparentemente no seu caso quando o MWM(baita motor) foi instalado não havia do diferencial dianteiro, fazendo com que o motor fosse instalado abaixo dos limites impostos pelo Diferencial...

Quanto a comprar as peças... Bem... Só em ferro velho.

Aliás... Foi minha maior dificuldade, apesar de que aqui em Belo Horizonte haver um bom número de Jeeps rodando, o material anda hepervalorizado... Assim qualquer pecinha fica fácio em 200, 300, 500 e assim por diante...

Paguei por uma caixa de redução para reforma: R$ 300,00 enquanto uma em bom estado custava +- R$ 900,00

Paguei por um conjunto diferencial diantéiro completo, até mesmo com freio a disco, más precisando trocar as juntas R$ 1.200,00

Sem falar na novela que foi adaptar a caixa de redução no câmbio que eu havia escolhido, um de C10 com 3 marchas...

Acabei por instalar a caixa de redução no meio do chassis, separadamente da caixa de marchas, utilizando para tanto três cardans...

Olha, um trabalhão !!!

Hoje eu não compraria um 4X2 para passar para 4x4 pelo tanto de trabalho que me deu... Más quero deixar claro que esta é a minha opinião...

Aqui na nossa região Jeeps e Rurais 4x4 estão com preços muito inflacionados(boas a gasolina em torno de 10 a 12 mil) e como eu já tinha uma Rural 4x2 a mais de 10 anos resolvi incrementa-la ao invéz de troca-la por outra. Más eu não faria de novo, afinal entre desmontagens, montagens, testes, peças, dinheiro e mecânicos enrolados eu gastei mais de R$ 5.000,00 afinal, apesar de conhecer do riscado, não dava para gastar todos os finais de semana mechendo na viatura, pois a esposa e os meninos reclamavam...

Espero ter ajudado...

Gleisson

valmor
23/01/2006, 15:27
É possiver transformar uma F75 4x2 para 4x4 ?

Como faço ?

Quanto custa ?

[]´s

Arnaldo Tomazetti
23/01/2006, 15:53
Hummm...possível é...mais dá um trabalhão...e $$$ também...
-Trocar o eixo rígido dianteiro por um diferencial completo, c/ roda livre e cardã dianteiro
-Tirar o canhão traseiro do câmbio e colocar uma caixa de transferência
-Trocar o diferencial traseiro (na 4X2 a bola é central, na 4X4 é deslocado pra direita) tem que ser os dois com a mesma relação
-Adaptar as alavancas de acionamento da tração e reduzida
-Mudar a saída do cabo do velocímetro
Não tenho certeza se tem que mexer no comprimento do cardã, e acho que tem que desviar o escapamento também
A grosso modo deve ser isso aí...
abs

rafaelsouza
23/01/2006, 18:14
Amigo Valmor, como disse o amigo Arnaldo da pra fazer sim, só não dá se ela for as de mola aspiral na frente, aí não dá pois o chassis é diferente
NÃO PASSA VONTADE PÕE 4X4 NESSA VIATURA !!!!! :concordo:

valmor
23/01/2006, 20:54
tive uma oferta de uma F75 4x2..mas como pretendo usa-la em estrada de lama .....fica complicado.
Parece que é melhor procurar uma 4x4 mesmo... :pensativo:
Obrigado pelas respostas :concordo:
...sou completamente leigo em F75 :pensativo:

nado2
10/03/2006, 14:08
-Trocar o diferencial traseiro (na 4X2 a bola é central, na 4X4 é deslocado pra direita) tem que ser os dois com a mesma relação

Cara to ferrado :?
Eu comprei uma rural 62 4x2 e estamos transformando 4x4, e agora compramos o diferencial dianteiro, como ela esta em fase de montagem, eu ainda nao tinha pensado nesse problema do diferencial trazeiro, é com a bola no meio.
:parede: :parede: :parede: não aguento mais gasta nessa rural.
O importante é que vai fica show :twisted:
Qual é a melhor solução para o meu problema????

Dias
10/03/2006, 17:36
Fala Nado2, blz ?? dá uma olhada na seção de venda de peças. . tinha um cara vendendo um eixo traseiro de F75 com a bolota deslocada, sem relação. . . daí vc vende o seu. . .

[ ]´s
Dias

otto
11/03/2006, 22:16

Cara to ferrado :?
Eu comprei uma rural 62 4x2 e estamos transformando 4x4, e agora compramos o diferencial dianteiro, como ela esta em fase de montagem, eu ainda nao tinha pensado nesse problema do diferencial trazeiro, é com a bola no meio.
:parede: :parede: :parede: não aguento mais gasta nessa rural.
O importante é que vai fica show :twisted:
Qual é a melhor solução para o meu problema????

otto
11/03/2006, 22:21
rural todas tem a bolota no meio

Wilson Oliveira Santos
12/03/2006, 23:28
Nado2
Não precisa comprar outro diferencial para o eixo traseiro, pois como a rural é mais comprida e também a bitola (distânica entre as rodas) é maior que do jeep. Em todas as rurais a bola(deferencial) fica no centro.

A bola do eixo dianteiro fica à direita do motorista se voçê estiver usando a caixa de transferencia/redução willys. O que voçê deverá observar é que os dois eixos tenham a mesma relação(11:41 ou 12:47 ou
8:43 ou 9:44) Estas relações vão depender do tipo de motor e cambio que voçê colocar e também o emprego que estiver pensando para sua rural(cidade/trilhas/lama/pedreirasubir no coqueiro etc)

Obs: o cardã ficará meio angulado, não se preocupe, pois vem de fabrica assim mesmo.

Cícero Franco
13/03/2006, 09:15
Ve o arquivo anexo.

Arnaldo Tomazetti
13/03/2006, 10:14
Na Rural OK, e central, mas na F-75 tem algumas diferenças, ela é dimencionada para carregar carga, muito mais carga que a Rural, também o tanque de gasolina não fica atrás como na Rural, na F-75 o tanque fica do lado esquerdo entre o chassi e o cardã, justamente onde há o deslocamento, atrás vai o estepe.
abs

Cícero Franco
13/03/2006, 10:23
Sim, mas o eixo dianteiro é igual!

Arnaldo Tomazetti
13/03/2006, 10:34
Quando me referi à bolota deslocada, eu estava respondendo à pergunta do Valmor que queria transformar uma "F-75" em 4x4, não falei nada sobre Rural que é diferente.

Cícero Franco
13/03/2006, 10:36
Certo. E eu postei a foto inferior da Rural 4x4 para ele ver o eixo dianteiro, que ficaria igual. Só isto.

Cássio
15/03/2006, 09:35
Transformei minha F-75 4x2 em 4x4 e não troquei o eixo traseiro, com diferencial centrado, e ficou beleza.

nado2
20/03/2006, 13:09
Valew Pessoal :concordo:
Agora entendi !!!
Eu já tava até começando uma discussão com o meu pai :oops:

Valeu!

Ismar Leal Machado
29/05/2008, 14:26
amigos me diga uma coisa eu consigo transformar sem muitas complicações uma f 75 4x2 em 4x4. agradeço a quem ajudar.

leandro_favero
29/05/2008, 19:57
Ismar,

É relativamente simples, vamos lá:

- Vai precisar do eixo dianteiro da 4x4, pois da 4x2 não tem diferencial, nem a roda livre. Compre ele completo e não precisa esquentar a cabeça.

- Cardã pequeno se for a caixa original, ou um cardã que de o tamanho se for uma caixa adaptada. Cruzetas e luvas!

- Será necessário furar o chão para as alavancas da 4x4 e reduzida.
- O cardã traseiro ñão vai alcançar se for a transferencia original, se for adapatada terá que ser cortado e balanceado.

- comprar uma caixa e reduzida de uma 4x4. Pode ser original, ou pode adaptar uma 4x4 de outro veiculo. Eu por exemplo tenho pra vender por R$1500,00 uma caixa de transferência do GrandVitara (esta sem a corrente, mas pode comprar na GM). Ela é menos reduzida, mas mais moderna, silenciosa, leve e engata a 4x4 em movimento. Vc adapta ela na saida no cardã.

Veja abaixo a diferença entre a 4x2 e 4x4:
http://ruralwillys.tripod.com/modelos/chassirural4x2std.gif
http://ruralwillys.tripod.com/modelos/chassirural4x4.gif

Adriano M
30/07/2008, 10:29
Não precisa trocar o diferencial traseiro?
qual tração daria certo no cambio 4 marchas da f 75, e seria mais facil?

maanunes
30/07/2008, 10:40
Agora tem de ser feixe de mola na dianteira, se for molas helicodais não dá certo?

Ramiro - Bin Lôco
30/07/2008, 12:27
amigos me diga uma coisa eu consigo transformar sem muitas complicações uma f 75 4x2 em 4x4. agradeço a quem ajudar.

Ismar, eu também estava com as mesmas dúvidas. Andei me informando e as informações que colhi batem exatamente com as belas explicações do amigo Leandro Favero.:palmas:

Mas minhas dúvidas são referentes a parte legal (documentação:pensativo:).

Acontece que comprei 2 F-75 para restauro (uma 4X2 e outra 4X4) todas documentadas, pretendo fazer das duas uma só que a mais inteira é a 4X2 tanto de chassi quanto de lataria.
E como quero uma F-75 4X4, para facilitar (ou não) penso em passar a mecânica da 4X4 para o chassi/lataria da 4X2 transformando-a em 4X4.

Aí vem minhas perguntas:
Existe algum impecílho legal nessa "transformação"?
No documento TEM que constar que ela é 4X2 ou 4X4?
Existe algum código na numeração do chassi/plaqueta especificando se ela é original 4X2 ou 4X4?

Desde já agradeço pela atenção dos amigos!!!:concordo:

[]'s

Loiro
30/07/2008, 13:44
Ismar, eu também estava com as mesmas dúvidas. Andei me informando e as informações que colhi batem exatamente com as belas explicações do amigo Leandro Favero.:palmas:

Mas minhas dúvidas são referentes a parte legal (documentação:pensativo:).

Acontece que comprei 2 F-75 para restauro (uma 4X2 e outra 4X4) todas documentadas, pretendo fazer das duas uma só que a mais inteira é a 4X2 tanto de chassi quanto de lataria.
E como quero uma F-75 4X4, para facilitar (ou não) penso em passar a mecânica da 4X4 para o chassi/lataria da 4X2 transformando-a em 4X4.

Aí vem minhas perguntas:
Existe algum impecílho legal nessa "transformação"?
No documento TEM que constar que ela é 4X2 ou 4X4?
Existe algum código na numeração do chassi/plaqueta especificando se ela é original 4X2 ou 4X4?

Desde já agradeço pela atenção dos amigos!!!:concordo:

[]'s

Pelo que andei lendo o chasi tem os numeros diferentes comforme a traçao! Senao mi engano a adptaçao teria que ser feita por oficina credenciada no Imetro pra poder licenciar.
Se estiver errado pesso desculpas...
[]´s

Ramiro - Bin Lôco
30/07/2008, 14:29
Pelo que andei lendo o chasi tem os numeros diferentes comforme a traçao! Senao mi engano a adptaçao teria que ser feita por oficina credenciada no Imetro pra poder licenciar.
Se estiver errado pesso desculpas...
[]´s

Pois é Loiro, voce tem razão.:palmas:

O código no nº do chassi muda identificando se ela saiu de fábrica 4X2 ou 4X4.
Veja a tabela que encontrei na net, se bem que isso diz respeito as F-75 Willis. Já as F-75 Ford não sei mas deve ser o mesmo esquema.
Portanto, colocar um motor diesel numa F tranformada 4X4 por exemplo se torna bem mais difícil.:pensativo:

-------------------------------------------------------------------------

O numero do chassi da Rural e Pick Up/F-75 normalmente informa o ano de fabricação, modelo da caminhonete e número de serie. O primeiro algarismo identifica o ano de fabricação, por exemplo o numero "2" pode significar que foi fabricado em 1962 ou 1972. Os proximos quatro algarismos identificam o modelo do veículo e tipo de tração conforme a tabela abaixo.

Codigo do Chassi Modelo e tipo de tração
8126 Rural 4x2 std. (eixo rigido)
8122 Rural 4x2 "Luxo" (mola espiral)
8322 Rural 4x2 "Luxo" (mola espiral)
8222 Rural 4x4
9121 Pick Up 4x2 std. (eixo rigido)
9122 Pick Up 4x2 "luxo" (mola espiral)
9321 Pick Up 4x2 "luxo" (mola espiral)
9221 Pick Up 4x4

Vejamos um exemplo com o seguinte número de chassi: 292210160. Esta caminhonete é uma Pick Up Willys 4x4 (9221) fabricado em 1962 com o número sequencial de serie 0160. O numero do chassi normalmente é gravado na lateral da longarina do chassi atras da roda dianteira direita e aparece tambem na documentação do veículo. Com o número do chassi você pode saber se a Rural saiu de fábrica com tração original 4x2 ou 4x4 ou se sofreu alterações na tração. É comum encontrar Rural 4x2 transformado para 4x4 e o número original do chassi ajuda a identificar esta alteração. Os ultimos F-75 fabricados pela Ford utilizavam outro sistema de numeração do chassi que identificava tambem a cor e local de fabricação.
--------------------------------------------------------------------------

[]'s

Adriano M
30/07/2008, 15:08
Mas afinal vale apena, da certo, é viavel e confiavel para rodar , qual seria o esquema?

Loiro
30/07/2008, 18:57
Pois é Loiro, voce tem razão.:palmas:

O código no nº do chassi muda identificando se ela saiu de fábrica 4X2 ou 4X4.
Veja a tabela que encontrei na net, se bem que isso diz respeito as F-75 Willis. Já as F-75 Ford não sei mas deve ser o mesmo esquema.
Portanto, colocar um motor diesel numa F tranformada 4X4 por exemplo se torna bem mais difícil.:pensativo:

O que pode ser feito ja foi ate comentado aqui no Forum. Senao me engano comentarao sobre levar uma copia de um documento da Ford sobre as mesmas sairem 4x4 originais de fabrica, pois a lei fala em caixa de reduçao e traçao 4x4 originais de fabrica. Teria que ver a capacidade de peso da F pra tentar fazer pela lei de carga (1ton).
Quem pode lhe instruir melhor é o pcervieri (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=6332).
Ele tinha comentado aqui....
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=487595#post487595
...sua dificuldade na hora da documentaçao! No topico tem as dicas que falei...
[]´s

Loiro
30/07/2008, 19:02
Mas afinal vale apena, da certo, é viavel e confiavel para rodar , qual seria o esquema?

O jeito é pegar a t-case, o eixo dianteiro, cardan, as alavancas e a flage de adaptaçao da t-case na caixa e fazer a adaptaçao. A bronca fica relativa ao documento!
Lembro que se o motor e caixa forem originais tudo fica mais facil!! As peças seram facilmente encontradas!!
Nao tem nada de perigoso ao rodar desde que a adaptaçao seja feita por uma Oficina boa. Se tivesse bronca nao iria ter 4x4 original pois fica quase a mesma coisa.
O que muda seria o que comentaste em uma mensagem anterior. O eixo trazeiro da 4x4 tem a bolota deslocada para o lado. A do 4x2 se nao me engano é centralizada. Mas isso nao interfere em nada!!!
Vai sem medo!
[]´s

Leonardo Raffi
30/07/2008, 19:21
Para uso normal ou até radicalizar em trilha é tranquilo.... caso nenhum chassi tenha o numero ou se o 4x4 é placa amarela e o chassi bom 4x2 não tem numeração tranquilo usa os doc. do 4x4 q na hora de passar p placa cinza eles autorizam uma regravação...
te aconselho a usar os doc. do 4x4 original de fabrica pois tem um valor de mercado maior pois pode voce ou alguem q vier a compra-la querer colocar motor a diesil... e a original 4x4 de fabrica PPÒÒÒÒÒDDDDIIII..

Ramiro - Bin Lôco
30/07/2008, 20:34
Valeu Leonardo pela dica!!!

De fato, vou passar a lataria para o chassi da 4X4 e pronto, fico com documentos de veículo original de fábrica 4X4.

[]'s

Ramiro - Bin Lôco
30/07/2008, 20:47

Se vale à pena?
Depende para qual fim voce vai usar a viatura.

Se dá certo?
Sim com certeza.

Se é viável e confiável para rodar?
Sim se for bem feito por profissional que sabe o que está fazendo.

Qual seria o esquema?
O Leandro Favero já postou e ilustrou a receita da transformação.

Então...... mãos-à-obra!!!:dance:

[]'s:concordo:

Ronaldo Petri
31/07/2008, 15:19
Se vale à pena?
Depende para qual fim voce vai usar a viatura.

Se dá certo?
Sim com certeza.

Se é viável e confiável para rodar?
Sim se for bem feito por profissional que sabe o que está fazendo.

Qual seria o esquema?
O Leandro Favero já postou e ilustrou a receita da transformação.

Então...... mãos-à-obra!!!:dance:

[]'s:concordo:

E aí Ramiro!

Caramba, vejo que tenho muito que aprender...aqueles códigos que vc conseguio são até que ano, são válidos só pras F´s ou para rural também?

Na minha rural 4x4 1976 o número do chassi é totalmente diferente do exemplo que vc deu, daí não consegui identificar se ela é 4x4 original ou se foi transformada. O código começa com LA2BS...........

Um abraço

bez
31/07/2008, 17:49
E aí Ramiro!

Caramba, vejo que tenho muito que aprender...aqueles códigos que vc conseguio são até que ano, são válidos só pras F´s ou para rural também?

Na minha rural 4x4 1976 o número do chassi é totalmente diferente do exemplo que vc deu, daí não consegui identificar se ela é 4x4 original ou se foi transformada. O código começa com LA2BS...........

Um abraço

Identificação pelo número do chassi

Para os números de chassi que começam com L pode ser identificado país de origem, linha de montagem, modelo do veículo e ano e mês da montagem.
Vamos usar como exemplo o chassi LA1BTK44571.
L- é o país de origem, no caso Brasil
A- Linha e montagem, A para São Paulo, C para Jaboatão PE, ambas da Ford
1B- Modelo, 1B Jeep, 3A F-75 4X2, 3B F-75 4X4
T- Ano da entrada na linha de montagem. S 1976, T 1977, U 1978, V 1979 até B 1983.
K- mês da entrada na linha de montagem. K outubro. Não identifiquei os outros meses.
44571- Sequência numérica individual de cada veículo. Para linha de montagem de São Paulo, Ipiranga, começa a partir de 00001 até 79.999, quando volta para 00001. Para a linha de Jaboatão, PE, começa de 80.000 até 99.999 quando volta para 80.000 e assim sucessivamente.

Identificação pelos dados da plaqueta

Através dos dados da plaqueta de identificação, pode-se conhecer mais um pouco das http://orbita.starmedia.com/~paulo_fragoso/garajeep/plaqueta2.jpgcaracterísticas originais do seu Jeep.
Entre-eixos- 2.057mm para Jeep, 2.654mm para Rural e 2.997 para F-75.
Cor- identificação alfabética de cores. Não possuo a tabela de relação entre letras e cores. Ajudem mandando as cores originais de seus Jeeps.
Modelo- método Willys de modelos. 5224 Jeep CJ-5, 6224 CJ-6 duas portas, 6225 CJ-6 quatro portas, 8122 Rural 4X2, 8222 Rural 4X4, 9121 F-75 4X2, 9221 F-75 4X4.
Carroceria- Formado por uma letra e dois números. A letra indica estofamento A para preto e F para especial. Os números são para tipo de cabina. 81 Normal, 84 Curvão e 85 Pára-brisa
Transmissão- indica tipo de caixa de marchas. D 4 velocidades. Não tenho as letras para outros tipos de caixa, por favor mandem os dados de seus Jeeps.
Eixo- tipo de diferencial. K 4.89:1, L 5.38:1, 4 anti derrapante 4.89:1, 5 anti derrapante 5.38:1
Motor- indica qual motor utilizado. N para 4 cilindros OHC cilindrada 140 pol. cúbicas (2.300) - carburador de 1 venturi. Existem outras letras que diferenciam tanto motor como carburação usada, mas não possuo a relação. Por favor mandem dados de seus Jeeps.
Peso Bruto Max.- Varia de modelo para modelo e também é influenciado pela motorização.
Data- Indica data do término da montagem do veículo, usa cinco algarismos que indicam, dois números de 01 a 31 para o dia, 01 a 12 para o mês e 0 a 9 para o ano. Portanto 09028 significa que foi produzido em 09/02/1978.
Ano-Modelo- representado pelos dois últimos algarismos do ano. 77=1977, 78=1978...

Ramiro - Bin Lôco
31/07/2008, 17:55
Pois é Ronaldo,

Aqueles códigos de chassi são válidos para Rural e F-75 fabricados pela Willis.
O mesmo não se aplica para Rural e F-75 da Ford (as mais "novas").

As F-75 que eu estou comprando são Ford e a numeração do chassi tem o mesmo padrão da sua Rural (começa com LA...).

Os códigos que eu postei, peguei no site http://ruralwillys.tripod.com

Se eu achar os códigos Ford, postarei aquí.

[]'s

Ronaldo Petri
31/07/2008, 23:34

Para os números de chassi que começam com L pode ser identificado país de origem, linha de montagem, modelo do veículo e ano e mês da montagem.
T- Ano da entrada na linha de montagem. S 1976, T 1977, U 1978, V 1979 até B 1983.
K- mês da entrada na linha de montagem. K outubro. Não identifiquei os outros meses.
44571- Sequência numérica individual de cada veículo. Para linha de montagem de São Paulo, Ipiranga, começa a partir de 00001 até 79.999, quando volta para 00001. Para a linha de Jaboatão, PE, começa de 80.000 até 99.999 quando volta para 80.000 e assim sucessivamente....[/SIZE][/LEFT]

Muito legal as informações que você passou, pelo que entendi, seguindo seu modelo das F 75 e dos jeeps, na rural deve ser 2A para 4x2 e 2B para 4x4 certo.

Ronaldo Petri
31/07/2008, 23:48
Pois é Ronaldo,

Aqueles códigos de chassi são válidos para Rural e F-75 fabricados pela Willis.
O mesmo não se aplica para Rural e F-75 da Ford (as mais "novas").

As F-75 que eu estou comprando são Ford e a numeração do chassi tem o mesmo padrão da sua Rural (começa com LA...).

Os códigos que eu postei, peguei no site http://ruralwillys.tripod.com

Se eu achar os códigos Ford, postarei aquí.

[]'s

Pelo que nosso amigo "bez" falou a minha deve ser 4x4 original, mas no documento a não ser este código, não consta mais nada em ser 4x4 e reduzida, e até onde eu sei a McLaren sempre passou de boa em vistorias pelos antigos donos sem estar claro no documento sobre a tração, a não ser que os caras manjam desses códigos do chassi, o que eu acho bem difícil.

E aí vai montar outro monstrinho com as caminhonetas ou só pra dar umas voltas mesmo?

Ramiro - Bin Lôco
01/08/2008, 09:05
Realmente Ronaldo, muitas vezes nós estamos mais bem informados do que nossos "competentes" burocratas servidores públicos. A não ser que um sistema informatizado de banco de dados conste essas codificações para "brecar" alguma modificação.

Não meu amigo, nada de monstrinho... já chega o PV.:concordo:
Pretendo fazer uma bem bonita para dar umas voltas no shopping! hehehe...

Minha fonte inspiradora é essa aí embaixo (só que mais alta)!

Ronaldo Petri
01/08/2008, 19:38
Legal, uma dessa aí altona vai ficar animal....Boa reforma!

Adriano M
06/08/2008, 11:28
Pena a minha é 4x2 original, com numeração no chassi, ai desanima,acho que ñ vale apena por 4x4,bem que gostaria:parede:

o cara da rural 67
07/08/2008, 16:34
Oi Amigos
Possuo uma rural 4x4 original de fabrica, mas sei que é possivel se fazer a 4x2 para 4x4 sem problemas, mas ela deve ter feixe de molas, e não molas espirais.
Outra coisa, o chassis da 4x2 é um pouquinho diferente da 4x4 original de fabrica (assim me disseram) na parte onde vai o diferencial a mais. Mas é um problema soluvel, segundo tenho visto as rurais adaptadas

um abraço a todos

Loiro
19/08/2008, 12:57
Duvida!!!
To vendo uma Rural que provavelmente vamos comprar e ao checar o numero do chassi tem 8122. Esse numero é referente as "Luxo" e nao as 4x4's originais. Alguma dica?
*Detalhe: O chassi nao parece ter nenhuma adaptaçao. So se foi feita pela fabrica mesmo de tao boa....
[]´s

oliverasap
21/09/2008, 20:39
Valew Pessoal :concordo:
Agora entendi !!!
Eu já tava até começando uma discussão com o meu pai :oops:

Valeu!caro colega nao e necessario seguir como manda o figurino.. porque nao ser diferente..o deslocamento nao afeta em nada (por isso) existe a cruzeta...OBS se por ventura quebrar alguma ponta de eixo a facilidade para encontrar sera bem MAIOR..palpite de quem ja fez varias ...:concordo::concordo:certo mano!!

Diego Roque Valandro
22/09/2008, 18:45
Blz Galera

Eu acabei de incurtar minha F75 e tracionei ela, não precisei trocar o eixo traseiro.
Eu gastei bastante, mas valeu a pena.

Abraços

marco ferrara
05/10/2008, 15:06
Blz Galera

Eu acabei de incurtar minha F75 e tracionei ela, não precisei trocar o eixo traseiro.
Eu gastei bastante, mas valeu a pena.

Abraços

Diego qual a relação que voce colocou ? tenho iuma 76 igual 4x2 adaptada 4x4 com diferencial traseiro central e relação 47x11 mas quero trocar por 44x9 para ficar mais curta tenho um ohc 4 cil a alcool e pesada para sair é foda haja embreagem abs

marco ferrara
05/10/2008, 15:12
Olivera tenha uma mocha76 4 cil ohc alcool adaptada 4x4 com relação 47x11 preciso encurtar voce acha bom 44x9 ou qual recomendaria.

A proposito voce pode dizer se na trilha esse diferencial com bola central pode não ter muito curso pelo pequeno angulo existente no cardã e estourar algo?

oliverasap
06/10/2008, 21:18
Olivera tenha uma mocha76 4 cil ohc alcool adaptada 4x4 com relação 47x11 preciso encurtar voce acha bom 44x9 ou qual recomendaria.

A proposito voce pode dizer se na trilha esse diferencial com bola central pode não ter muito curso pelo pequeno angulo existente no cardã e estourar algo?:discordo:nao!!44x9 seria 6cc o original 4cc ohc e 43x8..:concordo:

mecamaniaco
10/10/2008, 03:42
Você não precisa mudar o diferencial traseiro não, os diferenciais deslocados são colocados para não deixar o cardã na diagonal onde em jipes curtos isso poderia causar danos quando estivesse passando por buracos já que as cruzetas estariam trabalhando em seu angulo máximo!

Snoop
24/01/2010, 23:05

44571- Sequência numérica individual de cada veículo. Para linha de montagem de São Paulo, Ipiranga, começa a partir de 00001 até 79.999, quando volta para 00001. Para a linha de Jaboatão, PE, começa de 80.000 até 99.999 quando volta para 80.000 e assim sucessivamente.

Amigo,

Tinha duvidas sobre numero de identificacao da Belarmina (comprei a pouco) heheh o numero chassi é LA3BST37921...bateu certinho pois o 3B indica 4x4 de fabrica o que posso sonhar com um motor diesel um dia...quem sabe...eheheh

Valeu...

[]s

Snoop
24/01/2010, 23:06
E aí Ramiro!

Um abraço

Sua duvida era a mesma minha...tudo solucionado...

[]s

Renan Folly
30/01/2010, 21:33
a dois meses a tras eu mandei por um 4x4 na minha pick-up gastei tres mil no serviço, o mecanico aproveitou o cardã traseiro, tirou o eixo morto da frente, colocou um diferencial, o cardã dianteiro e a caixa de redução no documento eu não fiz alteração alguma, já que não era feito esse tipo de controle na epoca de produção do carro. Está excelente o 4x4

Snoop
30/01/2010, 22:45
Realmente Ronaldo, muitas vezes nós estamos mais bem informados do que nossos "competentes" burocratas servidores públicos. A não ser que um sistema informatizado de banco de dados conste essas codificações para "brecar" alguma modificação.

Não meu amigo, nada de monstrinho... já chega o PV.:concordo:
Pretendo fazer uma bem bonita para dar umas voltas no shopping! hehehe...

Minha fonte inspiradora é essa aí embaixo (só que mais alta)!

Ramiro,

Agora imagina o seguinte, se desse para colocar uma suspensao a ar por exemplo, ou algo do genero, chegaria de uma fazenda ou sitio, ou mesmo de uma trilha, troca peneus, rebaixa, coloca as caixas de som na caçamba, lava e passa uma cerinha liquida...ja imaginou (dá trabalho) mas tem praticamente duas vtr em uma só...pra quem nao vai pra terra todo dia...é uma baita saida...

[]s

richardh
07/05/2011, 21:53
boa noite voce comece alguem que tenha uma rural que era chassis 4x2 com mola e suspenssao de bandeja e colocou a tracao 4x4 ? se soubr de alguem me indique por favor pois gostaria de fotos para que eu tenha uma ideia do servico e gostaria de saber se ficou bom
obrigado

Fontoura
07/05/2011, 23:27
Dá para fazer mas não compensa. Tem de trocar a ponta do chassis, senão fica sempre batendo no eixo.

antonio umino
08/05/2011, 00:56
O CHASSIS da Rural ou Pickup F 75 de mola espiral é diferente das de mola de feixe. Portanto se for transformar em 4x4 tem que trocar o chassis.. Tanto as 4x4 ou 4x2 os chassis são identicos, só altera a colocação do eixo dianteiro de tração, e muda somente o batente do eixo no chassis, tanto no eixo trazeiro como no dianteiro..como também um suporte da caixa de reduzida na travessa do cambio.....abraço.

fguerreiro
08/05/2011, 19:21
Achei bem interessante este tópico!

Fiquei com uma dúvida: a F75 4x2 com suspensão dianteira de feixes de mola tem chassis igual ao da F75 4x4?
Caso contrário quais são as diferenças?

Grato

Fontoura
08/05/2011, 21:19
Achei bem interessante este tópico!

Fiquei com uma dúvida: a F75 4x2 com suspensão dianteira de feixes de mola tem chassis igual ao da F75 4x4?
Caso contrário quais são as diferenças?

Grato

O chassis é o mesmo. Só o chassis da com balança é que é reto.

Roberto Pires
09/11/2014, 14:39
Bom dia amigos,
Comprei uma Rural Wilys ano 75 4x2 (dianteira com feixes de molas) e aos poucos venho buscando reformar e melhorar. O motor eh original 6 cilindros e cambio eh no volante. Pretendo transforma-la numa 4x4 e colocar um cambio melhor no assoalho (pensei no do chevete). Peço aos colegas que tem mais conhecimento me orientar sobre o que devo comprar para mudar o cambio e colocar a reduzida na viatura, transformando de 4x2 em 4x4. Meu conhecimento de mecânica eh nada, por isso peço paciência e bastante detalhamento das peças que tenho que comprar. Desde já obrigado.

georgevalle
10/11/2014, 08:44
Bem vindo ao fórum, vai precisar de uma caixa com reduzida acoplada e do eixo dianteiro, somando a isso muita mão de obra.

Roberto Pires
11/11/2014, 22:27
Obrigado amigo. So não sei se vai ser fácil de encontrar.

cangu
06/12/2014, 13:19
não esqueça que a relação tem que ser a mesma da trazeira!

paulinho_haiti
08/12/2014, 12:49
Só não dá para documentar ela como 4x4. Mas a adaptação é tranquila....

Ruralnoceronte
28/02/2015, 14:49
Lembre-se que a alavanca da Rural é na coluna e tem um kit de alavanca única no chão para vender num site 4x4. Na minha coloquei a caixa de c10 3 marchas(mais barata) e motor 6cc opala, mas pode colocar a de 4 ou marchas, esses kit também vendem nos sites. Você tem que ver o que vai fazer com a Rural, pois em trilha pesada a caixa de chevette não sei se aguenta!

Gilberto da Cruz
04/06/2017, 12:38
Leandro vc sabe quanto vou gastar p transformar um jeep 54 ,4X2 em 4X4. Onde tem as peças um orçamento de MO e peças? Se vou ter problemas com documentação?
Veja abaixo a diferença entre a 4x2 e 4x4:
http://ruralwillys.tripod.com/modelos/chassirural4x2std.gif
http://ruralwillys.tripod.com/modelos/chassirural4x4.gif[/QUOTE]