PDA

Ver Versão Completa : Radio PX ou PY para Defender

Waldmartins
05/05/2013, 23:13
Galera,

qdo comprei minha 90tinha, ela veio com um radio PX Voyager VR94m plus, igual esse que está a venda no ML (Px Voyager Vr94m Plus - R$ 449,99 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-479289068-px-voyager-vr94m-plus-_JM)). Como achei ele meio grande (ele estava preso no cubby box não dava pra eu apoiar o braço lá confortavelmente), eu retirei o mesmo.

Agora estou prestes a minha primeira viagem mais longa (mini-expedição) para a Chapada Diamantina e achei prudente (ainda mais com todos os "Pepinos" que vem acontecendo com a minha VTR) ter um rádio no carro.

Minha dúvida agora recai em qual tipo comprar. PX ou PY?

Já li algumas coisas no forum a respeito, mas não consegui me decidir. Talvez os que possuem radios em suas VTR possa me ajudar na escolha.

A minha idéia de ter rádio é mais para pedir "socorro" em locais onde não há sinal de telefonia celular do que me comunicar com outras VTR. Mesmo pq vou sozinho com minha namorada nessa mini-expedição.

Achei no ML esse modelo aqui barato: Radio Yaesu Vhf Ft-1900 Homologado - Pronta Entrega - Novo - R$ 479,99 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-474487611-radio-yaesu-vhf-ft-1900-homologado-pronta-entrega-novo-_JM)

O vendedor me informou que os PX funcionam a uma distância de até 30km ou mais de 2000km e que entre 30 a 2000km, a melhor opção seria o PY mesmo.

Confere isso?

Outra coisa que me "preocupa" e que li é que para ter um PY, tem que fazer um exame na ANATEL e pagar uma taxa anual.

É isso mesmo?

Aguardo sugestões, opiniões, criticas, etc...

Abs

Wald

Ps. eu devo ser doido! Minha VTR com problemas de superaquecimento e eu pensando em equipá-la mais...rsrs

SergioMedeiros
05/05/2013, 23:47
Wald, realmente os PY são melhores em alcance e qualidade que os PX... muito melhores! O 1900 é um ótimo rádio, mas lembre-se que tudo depende da antena também. O problema realmente é a licença da Anatel para operar esse rádio.
Ele pode sintonizar as frequencias restritas... Policia, bombeiros, etc... por isso para seu uso tem que ser bem cauteloso. Alguns vem desbloqueados inclusive para transmitir nas frequencias reservadas. Legalmente podemos ouvir as frequencias da policia, por exemplo, mas não podemos transmitir. Mesmo assim precisa da licença de radio amador e se não me engano mais uma, que não sei ao certo. Esse assunto é bem controverso... alguns falam em mais de uma licença, outros não.... alguns falam que dá até cadeia operar sem licença, que a policia pega no pé, carro apreendido, etc....
Por outro lado, atualmente os jipeiros só usam PY em função de todas as suas vantagens.
Abs

Waldmartins
06/05/2013, 00:20
Wald, realmente os PY são melhores em alcance e qualidade que os PX... muito melhores! O 1900 é um ótimo rádio, mas lembre-se que tudo depende da antena também. O problema realmente é a licença da Anatel para operar esse rádio.
Ele pode sintonizar as frequencias restritas... Policia, bombeiros, etc... por isso para seu uso tem que ser bem cauteloso. Alguns vem desbloqueados inclusive para transmitir nas frequencias reservadas. Legalmente podemos ouvir as frequencias da policia, por exemplo, mas não podemos transmitir. Mesmo assim precisa da licença de radio amador e se não me engano mais uma, que não sei ao certo. Esse assunto é bem controverso... alguns falam em mais de uma licença, outros não.... alguns falam que dá até cadeia operar sem licença, que a policia pega no pé, carro apreendido, etc....
Por outro lado, atualmente os jipeiros só usam PY em função de todas as suas vantagens.
Abs

Pois é Sergio, eu li aqui no forum (acho que na parte de radiocomunicação) que para PY tem que fazer um exame (que tem que estudar uma apostila) pra conseguir a licença.

Minha antena é aquela "maria-mole" e deve ter uns 2,70 a 3 metros de comprimento.

Outra coisa que li é que os PY são bons pra comunicação entre VTRs e os PX são bons pra conversar com caminhoneiros e saber condições de estrada, acidentes e tals. Nesse aspecto, os PX parecem melhores se vc for viajar sozinho não?

Pior que não sei nada de radioamador e acho que vou ficar todo confuso pra conversar com alguém...mesmo que pra pedir ajuda...rsrs

Abs

Wald

hmoq
06/05/2013, 10:58
Bom dia colegas,

Ambos os tipos de serviços, PX (Rádio do Cidadão) ou PY (Radioamador), necessitam de autorização da Anatel. No caso dos PX, o procedimento de autorização é simplificado. A principal diferença técnica entre os serviços é a faixa de frequência utilizada.

Outra questão importante é a necessidade de utilização de equipamentos certificados/homologados pela Anatel.

Atenção: é crime desenvolver clandestinamente atividade de telecomunicação (Lei Geral de Telecomunicações):
"Art. 183. Desenvolver clandestinamente atividades de telecomunicação:
Pena - detenção de dois a quatro anos, aumentada da metade se houver dano a terceiro, e multa de R$ 10.000,00.
Parágrafo único. Incorre na mesma pena quem, direta ou indiretamente, concorrer para o crime."

Abraço,

Henrique

lucar
06/05/2013, 11:39
Eu tenho um PX na viatura, não tenho licença e nem sei se tem homologação da ANATEL meu rádio... tenho ele a mais de 10 anos e já usei no Willys ... Sempre que uso é em trilha/passeio com mais jeeps que tem em faixa combinada previamente (geralmente canal 16 = 4x4)
Também uso ele na estrada para escutar os "Macanudos" (caminhoneiros) sobre as condições da estrada e possíveis comandos policiais quando não conheço bem o trecho.
Quanto a transmitir, a última vez que transmiti foi agora quando instalei o rádio na Defender... provavelmente quem copiou foi algum macanudo. Sempre com educação e pedindo licença para adentrar a conversa. Depois que testei a a recepção e o envio eu logo agradeci e expliquei o motivo de estar falando. Desde então só liguei para escuta. Ando com a antena recolhida (maria mole) o que impossibilita o uso... assim acredito que a policia não vai encanar, com ela baixada se transmitir e tiver em contato com a lata, voce queima a saída do rádio... pelo menos me disseram isso logo quando comprei o radio a 10 anos.
Quanto ao alcance dele é limitado sim, porém existem repetidoras... eu mesmo uma em Espirito Santo do Pinhal, subi um morro que leva a uma antena num sei de que, fui pois estava molhado e um amigo de Javali CBT me levou com meu Willys... Lá en cima eu recebi conversas de pessoas no Rio Grande do Sul... mas não consigo enviar (a não ser repetindo). Tem quem diz que consegue falar com o mundo todo com o aparelho / antena certos atraves das repetidoras.

O PY é outra história...que conheço pouco pois é Radio Amador e Não Faxia do Cidadão... precisa sim fazer uma prova na Anatel e pagar uma taxa anual para manter seu prefixo nem é caro.
Eu estou pensando em adquirir um PY porém é bem capaz de optar por um desse tipo como exemplo(Rádio Ht Th-22at Kenwood - Py - R$ 350,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-478584472-radio-ht-th-22at-kenwood-py-_JM)) não com base fixa no veiculo e antena. seria usado para transmitir no mesmo esquema só emergencia mesmo, a escuta é liberada.....até sair uma prova na anatel e eu conseguir a licença. Ai sim partir para uma base fixa na viatura e deixar o portátil com a mulher em casa...kkk

henrique wamser
06/05/2013, 14:49
é melhor se "espertar"
agora em fevereiro, indo para Ushuaya, a PRF me parou em Vacaria(RS) e perguntou se tinha autorização para usar radio.
ainda bem que estava com "LICENÇA DE FUNCIONAMENTO DE ESTAÇÃO MÓVEL" da Anatel e ainda a carteirinha de
voluntário da Defesa Civil -Rede Estadual de Emergência de Rádio - REER.
devia ter perguntado o que aconteceria se não tivesse nada.....mas esqueci:parede:

SergioMedeiros
06/05/2013, 14:55
Henrique, poderia nos ajudar e indicar o que é necessário para essa licença? Pelo que vi somente a de radio amador não é suficiente, certo? Quais os passos para podermos operar o PY?

Obrigado desde já.

Abs

henrique wamser
06/05/2013, 17:45
pode ser feito direto com a Anatel, mas aqui em Curitiba é mais fácil ligar na LABRE 32244996 à tarde.
eles agendam a prova.
são duas provas para classe "C" COM VINTE QUESTÕES CADA - legislação e técnia-ética.
tem de acertar 50% em cada uma.
todas as possíveis questões estão em py2gea (http://www.py2gea.com.br) apostilas
abc

vwinit
06/05/2013, 22:27
pode ser feito direto com a Anatel, mas aqui em Curitiba é mais fácil ligar na LABRE 32244996 à tarde.
eles agendam a prova.
são duas provas para classe "C" COM VINTE QUESTÕES CADA - legislação e técnia-ética.
tem de acertar 50% em cada uma.
todas as possíveis questões estão em py2gea (http://www.py2gea.com.br) apostilas
abc

Valeu Henrique!!

Marado
06/05/2013, 22:59
Ps. eu devo ser doido! Minha VTR com problemas de superaquecimento e eu pensando em equipá-la mais...rsrs

Penso que você não deveria ir sozinho. No minimo duas viaturas. Ir sozinho é que é doideira.

Abs.

Ps: Comprei a minha D110.

Waldmartins
06/05/2013, 23:22
Penso que você não deveria ir sozinho. No minimo duas viaturas. Ir sozinho é que é doideira.

Abs.

Ps: Comprei a minha D110.

Fala isso pro Preá que está indo pro "Alaska sozinho". Na VTR só ele e um amigo...rsrs

Abs

Wald

scadufax
06/05/2013, 23:44
Wald,

só viajei até hoje sozinho, as agendas nunca deram certo (Machu Picchu via Acre, Argentina e Chile no inverno, todas capitais do Nordeste, Ushuaia + Carretera Austral) ... sempre com a 110 1999.

Sobre PX ou PY o que vale é qual rádio que o Comboio utiliza, se todos estão de PX o PY não valerá nada .... Eu tenho o PY - aquele que vc mencionou (Yaesu FT-1900), deve ser muito bom rádio, só leio elogios, porém só fico na escuta, vou estudar para fazer a prova.

abraço

rodrigo.nb
07/05/2013, 00:00
Tenho um PY da Yaesu, modelo FT-2500M.

Quando andávamos nunca fomos parados pela polícia por causa dele, e a antena é bem visível (2,5m). A autorização está paga e tenho o certificado da Anatel em algum lugar, agora é só achar. Porém ele é válido somente se o responsável pelo identificador que fez o certificado está no veículo?

Djalma Inoue
15/05/2013, 12:32
Eu andei futucando aqui no 4x4 e encontrei no forum uma área que o pessoal fala muito de rádio e peguei la este endereço http://www.crarsul.com.br/?id=institu/teste para se fazer provas simuladas, é muito legal e vc aprende muito. Estou pensando em colocar um PX acredito que serve para o básico e estou estudando se vale o custo benefício, gostaria que vcs que usam o rádio dessem uma opinião, sei que rádio amador é igual landeiro é um virus e já estou até ficando com medo de me contaminar rsrsrs

Dá uma olhadinha no forum
Comunicação via Rádio
Henrique, poderia nos ajudar e indicar o que é necessário para essa licença? Pelo que vi somente a de radio amador não é suficiente, certo? Quais os passos para podermos operar o PY?

Obrigado desde já.

Abs

Djalma Inoue
18/05/2013, 17:46
Alguem instalou maria mole na Defender?? Qual o melhor lugar???
Tem outra antena que atende e fica melhor?

Djalma Inoue
18/05/2013, 17:52
Estava futucando na Anatel e é tão fácil tirar uma licença para o uso de PX que não vale a pena não legalizar e andar na clandetinidade extrai algumas informações que estão abaixo:

Os interessados em explorar o Serviço Rádio do Cidadão devem se dirigir a um dos escritórios regionais ou unidades operacionais da Anatel (para conhecer os endereços das representações estaduais da Agência, clique aqui (http://www.anatel.gov.br/hotsites/Anatel_nos_Estados/enderecos_da_anatel_inter.htm)), munidos de Carteira de Identidade e Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) do Ministério da Fazenda, e preencher requerimento próprio padronizado. O requerimento pode ser impresso a partir do site da Anatel (para fazê-lo agora, clique aqui (http://www.anatel.gov.br/Portal/exibirPortalRedireciona.do?codigoDocumento=217646&caminhoRel=In%EDcio-Comunica%E7%F5es%20Via%20R%E1dio-Apresenta%E7%E3o)). Caso tenha domicílio fora de uma capital brasileira, o interessado poderá enviar pelo Correio o requerimento preenchido e assinado, acompanhado de cópia da documentação necessária, para a representação regional da Anatel na capital do estado de seu domicílio.

Para obter a autorização do Serviço Rádio do Cidadão é necessário o recolhimento de Taxa de Fiscalização da Instalação (TFI), por meio de boleto bancário. Atualmente, a TFI equivale a R$ 26,83 para cada estação móvel e R$ 33,52 para cada estação fixa, além dos valores cobrados pelo direito de execução do serviço e pelo direito do uso das radiofreqüências (este último equivalente a R$ 10 por estação).

henrique wamser
19/05/2013, 11:22
Estava futucando na Anatel e é tão fácil tirar uma licença para o uso de PX que não vale a pena não legalizar e andar na clandetinidade extrai algumas informações que estão abaixo:

Os interessados em explorar o Serviço Rádio do Cidadão devem se dirigir a um dos escritórios regionais ou unidades operacionais da Anatel (para conhecer os endereços das representações estaduais da Agência, clique aqui (http://www.anatel.gov.br/hotsites/Anatel_nos_Estados/enderecos_da_anatel_inter.htm)), munidos de Carteira de Identidade e Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) do Ministério da Fazenda, e preencher requerimento próprio padronizado. O requerimento pode ser impresso a partir do site da Anatel (para fazê-lo agora, clique aqui (http://www.anatel.gov.br/Portal/exibirPortalRedireciona.do?codigoDocumento=217646&caminhoRel=In%EDcio-Comunica%E7%F5es%20Via%20R%E1dio-Apresenta%E7%E3o)). Caso tenha domicílio fora de uma capital brasileira, o interessado poderá enviar pelo Correio o requerimento preenchido e assinado, acompanhado de cópia da documentação necessária, para a representação regional da Anatel na capital do estado de seu domicílio.

Para obter a autorização do Serviço Rádio do Cidadão é necessário o recolhimento de Taxa de Fiscalização da Instalação (TFI), por meio de boleto bancário. Atualmente, a TFI equivale a R$ 26,83 para cada estação móvel e R$ 33,52 para cada estação fixa, além dos valores cobrados pelo direito de execução do serviço e pelo direito do uso das radiofreqüências (este último equivalente a R$ 10 por estação).

Olá, DJalma
Eu tenho licença de Px a 10 anos, esta vencendo e nao pretendo revalidar.
O legal e ser RAdio AMador e poder operar em 2 metros(vhf). 10 metros(28mhz usa a Maria mole), 1,4 mts(Uhf) 'e 80 mts 3,5mhz. Para isto e preciso ser radioamador classe C. com provas facílimas de legislação e técnica-ética
Mamão com açúcar .
Eu consigo f alar no radio do jipe em um raio de 1000😳 km. Na Faixa de 40 mts (7mhz)com RAdio e antena apropriados, além de ser habilitado na classe A, que envolve provas de radio eletricidade e código morse.
Qualquer duvida, estou a disposição .

CLAUDIOCAMARA.ADV@UOL.COM.BR
26/06/2013, 19:53
Olá, como vai, tudo bem?
Nao aprendi ainda a navegar neste, site. Nao consigo nem ver o seu nome...rss
Tenho uma Defender 110- 2005.
Estou tentando me iniciar em expediçoes.
Vc poderia me dar uma dicas?
Agradeceria muito.
Abs,
Claudio Camara

Djalma Inoue
26/06/2013, 20:28
Grande Claudio tudo bem, acredito que a primeira coisa para vc começar em expedições é saber qual o destino que vc pretende fazer pois dependendo do lugar que vc for terá que levar algumas ferramentas para as expedições como por exemplo corrente para os pneus, cintas para reboque, galões para combustível extra, etc...

Ah me esqueci de uma coisa se vc gostar de algum post e quiser receber informações atualizadas na parte superior tem "ferramenta de topico" e depois "acompanhar tópico"

Olá, como vai, tudo bem?
Nao aprendi ainda a navegar neste, site. Nao consigo nem ver o seu nome...rss
Tenho uma Defender 110- 2005.
Estou tentando me iniciar em expediçoes.
Vc poderia me dar uma dicas?
Agradeceria muito.
Abs,
Claudio Camara

lucar
24/07/2013, 02:12
QUanto a licença para operar o radio px posso tirar ela via correio mesmo?? tirei o radio px que tinha e vou dar ele para um colega que anda de defender também.... pois arrumei um cobra 148 gtl / ex e quero ver essa licença para andar na lei perder uma relíquia dessas em uma blitz não seria legal. O radio tem mais de 20 anos e não acredito que tenha homologação na ANATEL como a maioria dos vendidos por ai também não tem... alguem sabe como proceder neste caso??