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Ver Versão Completa : GV 1.6 e Sonda Lambda



mfjunior
05/05/2013, 17:11
Olá!
Há pouco mais de 15 dias fiz um passeio na Chapada Diamantina, entrando no Vale do Capão e retornando para casa pelas estradas de terra da região (minha cidade fica a 180km de Lençóis). Ao chegar senti o carro fraco e engasgando demais em baixa rotação, dando verdadeiros trancos ao sair de um quebra molas em 2º marcha. Também senti que em certos giros o carro era lançado para frente e depois segurado, sem movimentos no pedal do acelerador.
Consegui achar um mecânico que se aventurou em trabalhar com o carro (meu maior problema aqui...quando vêm o Grand Vitara nem se dão ao trabalho de olhar já falam...não pegamos serviço com esse ai...)e suspeitou de gasolina alterada. Troquei:

Velas
Cabos
Filtros
Óleo
Sonda Lambda
A sonda foi condenada por ele que disse ter feito testes com multímetro e acusou resistência queimada. Comprei uma Bosch universal finger 0 258 986 507, conforme orientação do catálogo da própria bosch.
Peguei o carro numa quinta feira (25/04) e estava redondinho, sem falhas e com bom desempenho. No sábado dei umas voltas pela região e no domingo...luz do check engine apareceu...
Não achei ninguém para passar o scanner então resetei, retirando o plug negativo da bateria.
Finalmente achei alguém que se "interessou" a trabalhar no GV. Passou o scanner e não encontrou nada (claro, havia resetado) mas tirou a sonda lambda e disse que era de modelo errado, que a sonda velha era planar.
A luz do check engine voltou a acender.
Pensamos em retornar a sonda antiga mas o técnico confirmou que a resistência estava mandando sinal 0.
Procurei a sonda lambda original por toda parte. Na Suzucar só do modelo 2.0, perguntei se servia e a resposta foi negativa.
Mesmo com a luz do check engine acesa o desempenho era normal (consumo alto mas não aferi com precisão)
Ontem fiquei sabendo que a sonda Bosch 0258986602, indicada para o Jimny, Gol GIII Mi e outros, pode servir.
Como o desempenho estava normal resolvi dar um giro pela região, passando por uma reta de 36km até chegar às estradas de terra. O GV chegou fácil aos 120/130km. Pouco tempo depois de sair do asfalto a luz do check engine apagou e o motor ficou outro...sem força nenhuma, falhando e com uma vibração esquisita em ponto morto. Para subir um barranquinho tive que ir de reduzida. A vibração estranha me incomodou..
O que pode ter causado esta queda, justamente com o apagar do check engine?
O GV usa realmente sonda planar? O catálogo Boshc está errado?
E a vibração em ponto morto?
Obrigado a quem puder me dar uma luz.

mfjunior
07/05/2013, 12:03
Alguém sabe se o GV 1.6 2000/01 usa sonda planar ou finger?

LFC
07/05/2013, 16:17
Alguém sabe se o GV 1.6 2000/01 usa sonda planar ou finger?

Dá uma olhada no catálogo da MTE-Thomson:
http://www.mte-thomson.com.br/site/wp-content/uploads/2012/07/MTEcatLambdaNewProducts.pdf
Lá tem alguma coisa. No meu Vitara, eu usei uma universal da MTE-Thomson.
Abs,
LFC

LFC
07/05/2013, 16:21
Dá uma olhada no catálogo da MTE-Thomson:
http://www.mte-thomson.com.br/site/wp-content/uploads/2012/07/MTEcatLambdaNewProducts.pdf
Lá tem alguma coisa. No meu Vitara, eu usei uma universal da MTE-Thomson.
Abs,
LFC

Olhe aqui tb, pois tem dicas para vc reconhecer o tipo:
http://www.mte-thomson.com.br/site/wp-content/uploads/2012/06/MTE-Cartaz-Lambda-Conectores-2013.pdf
Abs,
LFC

mfjunior
07/05/2013, 20:08
Obridado!
Pelo que vi a original era planar...

Rodrigo Cristofolini
16/08/2013, 18:18
Olá mfjunior!
Sei que está tendo muitos problemas com seu GV e torço para que consiga resolvê-los aí na sua região. Nesta postagem você disse que para subir um barranquinho teve que ir de reduzida. Gostaria de te perguntar como ficou o desempenho depois da troca da sonda lambda? Chegou a testá-lo em algum morro após a troca? Melhorou o desempenho? Se a resposta for positiva, gostaria que me especificasse exatamente o modelo e a referência da sonda que colocou, pois gostaria de trocar a minha. Um grande abraço e muito obrigado!!!

mfjunior
16/08/2013, 19:29
ola!
o problema era mais sério...já troquei até cabeçote e a parte eletrônica está podre...
Em relação à sonda, comprei uma tal de DPL mas já disseram que é ruim....
neste site http://www.c123.com.br/dpl/res.asp?l1=792 veja o código 608407
Assim que der vou colocar esta universal da bosch https://www.soinjecaoeletronica.com.br/produto/266402/Sonda_Lambda_BOSCH_Universal_4_Fios_0258986602.htm l

Rodrigo Cristofolini
17/08/2013, 11:11
Entendi! Agradeço seu retorno Júnior! Boa sorte nos ajustes! Abraço!