PDA

Ver Versão Completa : motor de opala X Ap



William_NATAL
03/10/2005, 10:09
Sei que ja rolou este assunto por aqui, mas pesquisei e não consegui localizar, o caso é o seguinte tenho um CJ com motor 1.8 AP alcool cambio de chevete, estou achando meio fraco para trilhas (desenvolve bem na estrada) sera que se trocar o motor pelo de opala 4 cil , gasolina, seria uma boa solução? e o cambio , o de chevete da p/ aproveitar?

Agradeceria pelas dicas,

Tatão
03/10/2005, 10:32
num sei não :pensativo:

ao que parece o pessoal tem defendido o motor ap, por ser mais moderno, etc...


eu até ja comprei um motor opala 4C, porem foi por falta de latinhas, ja que eu troquei por serviço (só 400 latinhas, motor parcial , ou seja, sem carburador, alternador, etc, mas isso tudo eu tenho aqui na oficina) porem, se eu não tivesse nessa "pindura", com certeza iria colocar um AP 2.0, alcool, com injeção mpi, por varioas motivos (mais potencia, motor moderno, facil achar peça, poucos pontos fracos, mais rotação,se quebra a correia dentada, na maioria das vezes, não entorta valvula, etc)

um dos pontos fracos que eu acho no ap, é a possibilidade de entrar um pedrinha na capa de correia dentada, ai a trilha vai pro saco, mas isso é facil resolver com um bocado de silicone, silver tape e outras gambiarras


abraços......


Willian, gostei da sua assinatura, hehehe(de quem ja teve cunhada gostosa, )))))

Ronaldo B.
03/10/2005, 11:10
Willian,

Eu tenho o GM151 a álcool no CJ e não tenho do que reclamar, tenho alguns amigos que tem o AP no CJ e também não reclamam, cada um tem pontos positivos e negativos, na minha opinião os principais pontos positivos do GM151 são o preço do motor que é mais barato que o AP, as peças de reposição que também são baratas e a facilidade de manutenção, acho que ele até pode perder para o AP 2.0 em termos de tecnologia e potência, mas iso é fácil de resolver, prá quem quer dar uma melhorada na performance do GM é só dar uma olhada no link abaixo:

http://www.amigosdoopala.com.br/site/vernoticia.php?id_noticia=40

[]´s

Carlos ZN
03/10/2005, 12:18
Olá Amigos,

Depende da utilização, shopping, passeio ou trilhas.
O motor AP é muito bom mas a vantagem do Opala é boa lubrificação no AP depende da inclinação não bombeia oleo, Opala é um motor frio o AP é muito quente em termos de regrigeração, Opala trabalha muito bem em baixa rotação, o AP é um motor de alta.
Estas são algumas diferenças.

lucas.sanches
03/10/2005, 17:44
O motor do jipe q eu to andando agora eh um AP 2000 turbo.. e o bixim nao deixa na mao nao.. eh bem valente....so q foi um parto acertar a turbina... agora q ta tudo certo ta as mil maravilhas!!

[]'s turbinados!!

William_NATAL
04/10/2005, 12:43
Lucas,

Como era o jipe antes com o motor AP sem a turbina ?

E como é que funciona o torque da turbina em baixa rotação , lembrando que é necessario ter bom torque em baixa em trilhas, ou vc mete o pe na jaca e vai esgoelando o jipinho.

Vinicius_4x4
04/10/2005, 15:53
Conheço um cara que tem um jipe com motor AP turbinado e é uma zueira pra ele passar pelos atoleiros. É na base do pé de chumbo mesmo :lol: .
A minha humilde opinião para utilização deste motor: tem que ter o jipe bem leve e com pneus não muito grande (no máximo 31" e olhe lá).

[]´s

Alessandro Henrique
04/10/2005, 16:42
William_NATAL,
Falar sobre motores eh um tanto complicado. Cada um tem o seu preferido. Eu mesmo prefiro motores com bom torque em baixa rotacao.
Alguns colegas aqui do forum utilizam esta configuracao e parecem estar satisfeitos e outros estao pretendendo utiliza-la, se nao me engano ha inclusive um topico aberto sobre esta adaptacao.
Antes de culpar o pobre motorzinho, avalie tambem as relacoes dos diferenciais e do tamanho de pneu utilizado.
E so lembrando, a reduzida existe para ajudar!

Sds.

William_NATAL
04/10/2005, 16:59
Alessandro

O meu jipe anda bem em estrada , chega a 130 facil, mas qdo é a hora do off road, principalmente em dunas, que o bicho tem que embalar e embalar muito rápido a coisa pega um pouco, tenho que meter o pé , o carro sai pulando pra cacete nas pequenas lombadas para poder chegar no pé da duna com alguma velocidade pra poder subir, ai se tiver qualquer obstaculo oiu declive lateral , ja viu, ja os motores de opala com bom torque em baixa rotação acabam dando conta do recado , por outro lado são lentos em estrada.

p.peleje
04/10/2005, 20:54
Alessandro

O meu jipe anda bem em estrada , chega a 130 facil, mas qdo é a hora do off road, principalmente em dunas, que o bicho tem que embalar e embalar muito rápido a coisa pega um pouco, tenho que meter o pé , o carro sai pulando pra cacete nas pequenas lombadas para poder chegar no pé da duna com alguma velocidade pra poder subir, ai se tiver qualquer obstaculo oiu declive lateral , ja viu, ja os motores de opala com bom torque em baixa rotação acabam dando conta do recado , por outro lado são lentos em estrada.

Qual seu cambio? qual sua relação de diferencial? qual seu pneu?

Temos o exemplo do Marcel que tem AP 1.8 injetado com pneus 37". Ele ñ reclama.

O meu estou terminando a adaptação e vai ficar com AP Mi, 5,38 nos diferenciais, cambio 4 marchas original por enqto, 3K 31" e deep tec.

O AP é muito mais moderno que o GM 151, as peças são tão baratas qto o gm, fácilimo de achar peças, manutenção simples, mesmo se tratando do MI. Muito mais ecônomico que o gm. Desenvolve melhor na estrada e pede mais o uso da reduzida na trilha coisa que ñ é nenhum absurdo, pelo contrário acaba poupando todo conjunto mecânico.

O AP fica legal pra jeep leve.

[]s

Peleje

p.peleje
04/10/2005, 22:36
Esqueci de dizer que é fácil dar uma fuçada leve no AP, trocar comando (para ganhar torque em baixa), colocar polia variável do comando, colocar chip com mapeamento de injeção mais nervoso e milhares de outras coisas sem necessitar de turbo nem nada.

[]s


Peleje

proença
04/10/2005, 23:28
Alessandro

O meu jipe anda bem em estrada , chega a 130 facil, mas qdo é a hora do off road, principalmente em dunas, que o bicho tem que embalar e embalar muito rápido a coisa pega um pouco, tenho que meter o pé , o carro sai pulando pra cacete nas pequenas lombadas para poder chegar no pé da duna com alguma velocidade pra poder subir, ai se tiver qualquer obstaculo oiu declive lateral , ja viu, ja os motores de opala com bom torque em baixa rotação acabam dando conta do recado , por outro lado são lentos em estrada.

curiosidade :pensativo:
esse trajeto vc tem realizado com a tração e a reduzida acionados?
não será esse o problema da falta de potência?

[ ]´s

Giovani
05/10/2005, 00:29
Qual seu cambio? qual sua relação de diferencial? qual seu pneu?

O AP é muito mais moderno que o GM 151, as peças são tão baratas qto o gm, fácilimo de achar peças, manutenção simples, mesmo se tratando do MI. Muito mais ecônomico que o gm. Desenvolve melhor na estrada e pede mais o uso da reduzida na trilha coisa que ñ é nenhum absurdo, pelo contrário acaba poupando todo conjunto mecânico.

O AP fica legal pra jeep leve.
X2! :mrgreen:

Responda à essas questões do Mr. Peleje, aí ficará mais fácil descobrir o "furo", pois esse motor não é ruim não... E entre AP e Opala 4 cil., prefira o 1°!
Não sei a relação de marchas do câmbio que vc utiliza, mas o resto é fácil. De forma geral, terá que usar relação de diferencial 43/8 e pneus de no máximo 31". Tem gente aí com pneus de 33, 35 e até 37", mas são casos excepcionais, com motores mexidos, 2.0, ou uso específico. O melhor desempenho, com AP original, fica nessa configuração...

[]'s

Lippe
05/10/2005, 00:43
cada motor tem seu pros i contras sem falar qui com u seu USO voce
ira saber qual melhor AP ou GM ! na minha opniao prefiro u GM
com uma relação boa i esse cambio 5 marchas ele anda bem lembrando
que ele tem si nao mi engano 19 di torque a 1800 ou é 2000 RPM ou seja 18
de torque bem cedo! i falar qui ele nao é bom em estrada e bobagem com uma boa
relacao i esse cambio da pra manter uma velocidade cruzeiro di 100 km tranquilo :wink:
pra que voce vai querer seu jeep andando a 130km? jeep nao foi feito pra correr i alem do mais
e perigoso! :)

William_NATAL
05/10/2005, 11:52
Meu jipinho tem motor 1.8 AP alcool+ caixa de chevete 4m com a relação original de do CJ 64 acredito ser bem reduzida. Utilizo roda 265 75 aro 16.

Qdo disse que o "jipe anda ate 130" não quis dizer que andava nesta velocidade em estrada , mas que para estrada estava otimo e um pouco ruim nas dunas e aclives pesados.

Estou revendo toda a carburação e ignição etc...., para ver se dou uma melhorada geral.

Abraços,

p.peleje
05/10/2005, 14:17
Meu jipinho tem motor 1.8 AP alcool+ caixa de chevete 4m com a relação original de do CJ 64 acredito ser bem reduzida. Utilizo roda 265 75 aro 16.
Abraços,

Com essa configuraçnao não era para estar fraco. Deve ter algo de errado. Analise bem toda a mecânica de sua viatura. Lembrando que reduzida ñ está lá apenas pra casos extremos. Procure passar os obstáculos com calma, sem esforçar.

Quais são seus pneus? ñ medidas, mas desenho do pneu.

Compare sua viatura com uma outra parecida.

[]s

Peleje

Thiago Rodeghel
05/10/2005, 14:34
[quote=p.peleje]
Não sei a relação de marchas do câmbio que vc utiliza, mas o resto é fácil. De forma geral, terá que usar relação de diferencial 43/8 e pneus de no máximo 31". Tem gente aí com pneus de 33, 35 e até 37", mas são casos excepcionais, com motores mexidos, 2.0, ou uso específico. O melhor desempenho, com AP original, fica nessa configuração...

[]'s

Pior q tem uns doido arrastando 35 com esses AP :mrgreen: . Mas é a tal coisa, 2.0 e diferenciais 8/43 e 9/53 :concordo: ... Outra em areia precisa ver se está utilizando os pneus corretos para isso, coisa e tal.

[s]Apzados

lucas.sanches
05/10/2005, 16:53
Lucas,

Como era o jipe antes com o motor AP sem a turbina ?

E como é que funciona o torque da turbina em baixa rotação , lembrando que é necessario ter bom torque em baixa em trilhas, ou vc mete o pe na jaca e vai esgoelando o jipinho.


Willian
Opa.. desculpe a demora..
O motor sempre foi turbinado.. foi colocado (antes era um bf) e turbinado junto.. na trilha ele vai numa boa.. nada q a reduzida nao resolva..a turbina ta com .8 kg de pressao e calçado com um 33..o jipe ta bem forte.. ja ate passamos onde nenhum outro jipe passou!

resumindo.. tem q pisar um pouco..a turbina nao funciona antes dos 3000 rpm...dps disso vai q eh uma beleza...

[]'s

wilson ghetti
05/10/2005, 21:27
Boa noite. tenho motor opala no meu CJ, e só faço trilhas com ele, está com mais de 10.000Kms.(de trilhas), e tbem na minha região tem com motor ap, como falaram antes, o ap na estrada é um pouco melhor, mas andando numa média de 100Kms./h os dois vão bem, mas na trilha........aí só da opala mesmo, mas se quiserem mais motor, ponha um 6 cilindros(esse vai ser o próximo motor da minha viatura), e mandam pau, aí nem ap turbo chega perto,


Abraços chevroletmaníacos pra todos...

William_NATAL
06/10/2005, 12:05
É verdade muito bem lembrado ,

Gostaria que a galera se pronunciasse a este respeito ou seja motor 6 cil (opala) x AP

custo benefício? vantagens e desvantagens.

Alessandro Henrique
06/10/2005, 12:09
Gostaria que a galera se pronunciasse a este respeito ou seja motor 6 cil (opala) x AP

Referente ao GM 6 , so elogios :concordo:

Sds.

p.peleje
06/10/2005, 13:44
É verdade muito bem lembrado ,

Gostaria que a galera se pronunciasse a este respeito ou seja motor 6 cil (opala) x AP

custo benefício? vantagens e desvantagens.

VC tá querendo comparar algo totalmente fora de proporção.

gm6cil é 4.1 e o AP em questão é 2.0, ou seja o dobro do tamanho, embora isso tb ñ signifique muito.

[]s

Peleje

William_NATAL
06/10/2005, 14:15
Não é comparação é somente racionalizar o custo beneficio para uma mesma utilização: levando em conta que a viatura pesa + de 1,5 ton.

tem que ser otimo para trilha e bom de estrada ate 100km/h .

abçs,

p.peleje
06/10/2005, 20:23
Não é comparação é somente racionalizar o custo beneficio para uma mesma utilização: levando em conta que a viatura pesa + de 1,5 ton.

tem que ser otimo para trilha e bom de estrada ate 100km/h .

abçs,

Olha o peso correto de um cj5 no manual na seção de dowload.

Lembrando que qquer carro de passeio grande pesa em torno de 1.500Kg. Ex.: Santana Quantum automática.

Jeep excelente em trilha ñ é feito apenas de motorzão.:D
Na maioria das vezes pneus conta muito mais que motor.:dance:

Vc acha que uma viatura de motorznao sem pneu, sem bloqueio sem nada, passa no mesmo lugar onde um jeep leve, com bloqueio, pneus com bom desenho passa?

O que determina o bom sucesso da construção de um jeep é´um conjunto mecânico equalizado. :concordo:

Muito melhor tem um motor leve, moderno, trabalhar em relação a câmbio, relação de diferencial, guincho, bloqueio do que ficar apenas pensando em motorzão. :dance:

Pra bem da verdade, um cj originalzinho bem conservado faz milagres.:lol:

[]s

Pelej

Giovani
06/10/2005, 20:50
É verdade muito bem lembrado ,

Gostaria que a galera se pronunciasse a este respeito ou seja motor 6 cil (opala) x AP

custo benefício? vantagens e desvantagens.

Nem comparação... São 2 coisas muito diferentes... Tem muita coisa sobre ambos aqui no fórum, é só pesquisar... :concordo:

[]'s

Tatão
11/10/2005, 18:57
Pra bem da verdade, um cj originalzinho bem conservado faz milagres.





X2 :concordo:

(de quem ta fazendo trilha 6 meses com motor continental Go-Devil fumando pra Kacete)