PDA

Ver Versão Completa : Equipando Troller.

Eleandro Brum
04/05/2013, 10:22
Salve povo!

Sou novo no mundo 4x4, sempre fui apaixonado por lama finalmente consegui juntar as moedas e comprar uma viatura para brincar com a filharada.
Comprei um Troller 2003 que esta cru, gostaria da opinião dos senhores veteranos em como equipar melhor o bichinho, pois ele está como vem da loja, como e o que reforçar nele para aguentar trilhas pesadas sem ter dor de cabeça de quebra de peças, quais os acessórios úteis para o brinquedo e peças mais resistentes.

Agradeço muito a ajuda.

jipeiroMT
04/05/2013, 14:02
Dá uma pesquisada Eleandro. Tem muitos tópicos com esse tema. Pra fazer trilha pesada, acessórios indispensáveis são guincho e pontos de ancoragem (mais 1 gancho no lado que não tiver na frente, engate na traseira e/ou pontos de ancoragem no parachoque). E acessórios para desempenho: O teu 2003 com certeza não tem mais nada de LSD na traseira, então é bom investir em pelo menos 1 bloqueio traseiro, de preferência 100% selecionável. E pneus, depende do tipo de trilha que você vai encarar... Tem gente usando pneus 31", 32", 33", 35" recapados e muds de 37", 38", 40", 41", ...., então o limite é a grana e o nível de preparação que você almeja.

Eleandro Brum
04/05/2013, 14:21
Muito obrigado jipeiroMT, coloquei nele os pneus 31" já ficou com mais cara de lameiro de verdade rs... Mas antes de ele encarar o mato quero reforçar os amortecedores ja que percebi que os meus estão gastos acho que os antigos proprietários nunca fizeram isso, sobre a preparação, irei tentar transformar o bixo em um trator colocar o essencial minha grande preocupação é com as peças que mais dão problemas e tentar reforçar ao máximo.

Eleandro Brum
04/05/2013, 14:24
Perdão os pneus são 33".

GabrielCelant
04/05/2013, 15:32
Boa Tarde Eleandro,
no meu tem:
-protetor para os diferenciais.
-protetor para caixa reduzida.
-amortecedor rancho (que permite regulagem de maciez).
-guincho (essencial em algumas situações, para não forçar muito o carro e sair de situações difíceis).
-pneus 31, pois uso o carro no dia a dia.

Sandrãobh
04/05/2013, 15:35
Eleandro seja bem vindo, as proteções debaixo do carro, cambio e tanque principalmente acho essenciais.... e como disse o JipeiroMT: guincho (trilha pesada, compra warn), patesca, cintas e também uma boa turma com experiência para assegurar a diversão....
Quebras ocorrerão, sugiro que use o que tens no carro e a medida que quebrarem vá substituindo por peças reforçadas, por exemplo: as RL (rodas livres) ao quebrarem coloque HP high performance de boa marca, o mesmo se aplica às pontas de eixo e homocinéticas.... a menos que vc queira, e tenha condições, de trocar tudo agora e na hora de vender o carro coloque tudo original de volta...

abç.

jipeiroMT
04/05/2013, 21:38
Dá uma pesquisada Eleandro. Tem muitos tópicos com esse tema. Pra fazer trilha pesada, acessórios indispensáveis são guincho e pontos de ancoragem (mais 1 gancho no lado que não tiver na frente, engate na traseira e/ou pontos de ancoragem no parachoque). E acessórios para desempenho: O teu 2003 com certeza não tem mais nada de LSD na traseira, então é bom investir em pelo menos 1 bloqueio traseiro, de preferência 100% selecionável. E pneus, depende do tipo de trilha que você vai encarar... Tem gente usando pneus 31", 32", 33", 35" recapados e muds de 37", 38", 40", 41", ...., então o limite é a grana e o nível de preparação que você almeja.

Só complementando, eu esqueci mesmo de colocar o mais básico do básico, mas a galera lembrou! As proteções! Tem muita gente que prefere fazer trilha pesada sem peito de aço, mas proteções de câmbio, t-case e tanque são importantes. Se puder, coloque as proteções de diferencial (aquelas de tampa, que não tiram vão livre).

E com relação aos itens que mais dão problemas, com certeza depende da sua tocada.
Tenho amigo que faz trilha pesada de pneu mud 35" com tudo original. Outro com pneu recapado 33" (mesmo peso ou um pouco mais do que um mud 35") já precisou trocar semi-eixo. O que realmente vai te fazer poupar quebras, além de um bom conhecimento de pilotagem 4x4, são bloqueios 100% selecionáveis. Você liga no enrosco e passa devargazinho onde outros ficam brigando pra transpor o obstáculo. E são nessas brigas que acontecem 99% das quebras.

Semi-eixo, homocinética e roda-livre são os itens que mais sofrem, porém no geral upgrades nesses itens só são realmente indispensáveis para pneus mud 37" ou maiores e recapados 35" ou maiores. Não se esqueça do desgaste acentuado no resto do conjunto, como terminais de direção, por exemplo.

Eleandro Brum
05/05/2013, 21:07
Muito obrigado povo pela recepção e dicas, muito obrigado mesmo esta semana colocarei todos os protetores pois vi hoje que são essenciais, com relação a experiência em pilotagem 4x4 hoje foi a primeira vez que entrei em uma trilha como piloto, sorte que apenas estavam a patroa e as filhas de criticas, procurei em alguns fóruns pelo povo da lama aqui de Curitiba mas esta difícil povo meio escondido assim resolvi encarar uma trilha em carreira solo, trilha media estava muito bom mas quando começou a esquentar resolvi voltar pois não me pareceu uma boa ideia já que estava sozinho e na mata atlântica não pega celular, o que foi uma pena mas realmente acho que o bode não iria aguentar sem mais preparo para ele, esta semana encontrarei uma oficina qualificada e colocarei estas peças que me indicaram principalmente os bloqueios que vi que irão me fazer muita falta, colocarei tmb os pará-choques pontos de ancoragem entre outros acessórios o principal que vi pelo medo de ficar quebrado no meio da trilha sozinho é o famoso px, assim que estiver pronto postarei as fotos do bode para darem uma olhada em como ficou.

No mais quero agradecer de coração a todos que estão ajudando pois aqui em Curitiba ta difícil pacas encontrar o povo das trilhas pessoal ta mais fechado que a maçonaria mas como bom brasileiro não desisto nunca :)

Boa semana a todos.

paulosergio
05/05/2013, 21:20
Muito obrigado povo pela recepção e dicas, muito obrigado mesmo esta semana colocarei todos os protetores pois vi hoje que são essenciais, com relação a experiência em pilotagem 4x4 hoje foi a primeira vez que entrei em uma trilha como piloto, sorte que apenas estavam a patroa e as filhas de criticas, procurei em alguns fóruns pelo povo da lama aqui de Curitiba mas esta difícil povo meio escondido assim resolvi encarar uma trilha em carreira solo, trilha media estava muito bom mas quando começou a esquentar resolvi voltar pois não me pareceu uma boa ideia já que estava sozinho e na mata atlântica não pega celular, o que foi uma pena mas realmente acho que o bode não iria aguentar sem mais preparo para ele, esta semana encontrarei uma oficina qualificada e colocarei estas peças que me indicaram principalmente os bloqueios que vi que irão me fazer muita falta, colocarei tmb os pará-choques pontos de ancoragem entre outros acessórios o principal que vi pelo medo de ficar quebrado no meio da trilha sozinho é o famoso px, assim que estiver pronto postarei as fotos do bode para darem uma olhada em como ficou.

No mais quero agradecer de coração a todos que estão ajudando pois aqui em Curitiba ta difícil pacas encontrar o povo das trilhas pessoal ta mais fechado que a maçonaria mas como bom brasileiro não desisto nunca :)

Boa semana a todos.

O aprendizado mais importante: NUNCA VA PARA TRILHA SOZINHO. Ainda bem que voce teve cabeca e voltou. Voce com o tempo encontrara a galera da lama. abs

Sandrãobh
05/05/2013, 21:29
O aprendizado mais importante: NUNCA VA PARA TRILHA SOZINHO. Ainda bem que voce teve cabeca e voltou. Voce com o tempo encontrara a galera da lama. abs

Um bom lugar de começar a entrosar..... https://www.google.com.br/search?q=jeep+clube+de+curitiba&rlz=1C1IKYM_enBR499BR499&aq=f&oq=jeep+clube+de+curitiba&aqs=chrome.0.57j5j61j60j0l2.13064j0&sourceid=chrome&ie=UTF-8 .... um jeep clube..!!!!

abç

uvantuil
06/05/2013, 12:57
Revise o carro inteiro...
Instale protetores - Caixa carter tanque ....
pontos de aconragem...
pneus...
e ae va para estetica e perfumaria....

Vinicius.goncalvesmoreira
07/05/2013, 11:17
Pessoal, aproveitando o tópico qual lugar para comprar o bagageiro para o Troller 13??

Concessionária está saindo por 1150,00.

Obrigado

robson caxias
07/05/2013, 11:33
power of road exelente qualidade

Frederico Mendes
07/05/2013, 11:38

Boa semana a todos.

Eleandro, um dos mais famosos instrutor de off road do Brasil é seu conterraneo. Curso Técnica 4x4 (http://www.tecnica4x4.com.br/index.html)
Fiz um curso com ele, quando morava em Minas. Entre no Google, procure a turma dos Jipes Clubes daí.
Vá nas oficinas especializadas, sempre tem um jipeiro perdido por la.

Equipe o jipe de acordo com a necessidade, de acordo com a turma que vai encontrar, com toda certeza, precisará comprar um radio comunicador, o tipo (px ou py), vai depender da turma local. O radio é muito importante por dois motivos, primeiro - comunicar com os outros jipeiros da area, para saber o que está acontecendo, e segundo, em caso de emergencia, é o seu meio de comunicação, afinal como mesmo disse, nas trilhas nao pega celular.
Cuidado, isso vicia, logo vai querer colocar um bloqueio (quando entender o pra que serve), pneus maiores, mais agressivos, guincho, etc...
Importante: O máximo que voce deve fazer sozinho (único jipe), é trafegar em estradas com lama, pois caso fique "enrroscado", vai passar alguem para te ajudar. Trilha nunca.
Espero ter ajudado

paulosergio
07/05/2013, 12:14
Pessoal, aproveitando o tópico qual lugar para comprar o bagageiro para o Troller 13??

Concessionária está saindo por 1150,00.

Obrigado

Eu comprei com Marcio da trilha interlagos e paguei 700,00, nao é original mas tambem nao é tipo net, é muito bom.

Richardprado
07/05/2013, 14:08
Eu comprei com Marcio da trilha interlagos e paguei 700,00, nao é original mas tambem nao é tipo net, é muito bom.

O meu negociei e veio como " brinde" no ato da compra do Troller , é original e pega o teto todo .Excelente.
Abraços

Leandro-SC
07/05/2013, 17:00

Boa semana a todos.

Eleandro

Eu tinha o mesmo pensamento que vc, medo de quebrar tudo original, cara isso tu liga a reduzida, enfia uma terceira cola o pé no fundo que vai!!!! Depois que vc pega o jeito no negocio isso vai, so fica de olho no contagiro pra não passar do giro, depois que vc se acostuma com o ronco vc ja sabe quando ta acelerando demais...

Se o teu é tudo original, principalmente a bomba nao é aberta nao vai ter muito perigo de quebra complicada. Eu tinha medo de quebrar depois que andei com outros trollers vi que o troço aguenta, claro que nao é indestrutivel, mas conforme ele for quebrando vc vai reforçando.

Quando decidi de comprar um troller nunca nem tinha andando de carona, e so andei quando comecei a fazer test drive nos carros. nunca tinha andado nem de carona numa trilha, ja tive gaiola andei com jeep em trilha, mais troller nunca, tive o mesmo receio que vc, mais isso passa.

Minha dica é, se vai precisa ligar a roda livre nunca esteja sozinho, o ideal é se for só 2 carros um precisa de guincho, ou andar em 3 carros, pq nem sempre um carro sozinho tira o outro do lugar, ja amarrei 3 jeeps na frente do meu carro pra tirar ele do lugar....