PDA

Ver Versão Completa : Alternador do Tempra no Niva



christian govastki
02/10/2005, 19:27
Prezados, preciso de ajuda, ao que tudo indica meu alternador foi para o espaço, dado o ocorrido estou pensando na possibilidade de adaptar um de 90A do Tempra no meu Niva.

Algum dos prezados poderia me passar dicas mais concretas como é feita a adaptação e os custos envolvidos...

Grato pela ajuda

Abraços desenergizados

ANDRÉ PEIXOTO
02/10/2005, 22:06
Christian, eu uma vez li lá no nivasite uma dica de ao trocar o alternador pelo do Tempra90A, vc deve usar a polia do chevett e colocar um novo esticador além de trocar os rolamentos por 6201 pequeno e 6302 grande. Foi o que eu li.
Mantem a galera informada se vc for fazer mesmo. Boa sorte

Cavalcante
02/10/2005, 22:19
Christian, porque você não coloca o do Santana? É praticamente "plug'n'pray" :twisted:

Mas, antes de fazer a troca, quais são os sintomas?

christian govastki
03/10/2005, 08:55
Prezado Cavalcante

Os sintomas são:
- Ele está gerando mas a voltagem está muito baixa (pouco mais que 12V... Mas agora me embananei, pois no manual da Lada a tensão nominal é 12V (marcha lenta) sendo a máxima em 14V/44A a 5000 rpm... achava que o normal era algo como 13,2 a 13,8V em condições normais)...Se for só isto pode ser que um ajuste ou troca do regulador de voltagem resolva.

- A luz indicadora do painel não está acendendo, que pode ser desde lâmpada queimada a curto no extator (que não consta como hipótese no caso de estar gerando com baixa voltagem)

Não sei realmente se haverá a necessidade de reparos extensos no alternador, mas estou me preparando para a pior hipótese.

No caso do alternador do santana quais são as modificações necessárias?

Na bem da verdade prefiro manter o alternador original...como os 99,5% do carro... :D

Cavalcante
03/10/2005, 11:46
É Christian, essa tensão está um pouco baixa, mas não muito. Está no limite mínimo de 10% aceitável.
O regulador é uma boa vítima. Pra você ter úma idéia, o meu carro varia de 12,8 a 15,9 V, dependendo do giro.
Você vem verificando isto a muito tempo? Se os valores foram obtidos por meio de um voltímetro de painel, a precisão destes instrumentos não é muito boa. É mais uma referência...
O alternador do Santana é tirar um e por outro, não tem o que fazer, a não ser a fixação, que também não é difícil.
Mas acho que você não deve fazer nada...

christian govastki
03/10/2005, 12:32
Na bem da verdade, tentar resolver os problemas do carro via telefone é meio complicado, ainda mais quando quem está ao lado do "mechânico" não entende muito da coisa.

Meu Niva estava sem bateria a um bom tempo, agora resolvi comprar uma, para finalmente "normalizar" o uso dele, só que quem se encarregou da compra da bateria foi meu pai e o entregador da auto-elétrica é que testou e disse que a tensão está muito baixa, mas de qualquer forma, na sexta eu vou para Brasília e vou verificar "in-loco" o que está acontecendo mesmo...

A luz da bateria eu já havia constatado da última vez que usei o carro, com uma bateria emprestada, eu particularmente acho que a parte da geração está legal, provavelmente é algum mal contato no painel, pois uma vez nenhuma lâmpada acendeu...

De qualquer forma agradeço a ajuda.

lhneves
03/10/2005, 17:49
Chistian, quando comprei o meu, medimos a tensão e estava por volta dos 12 volts. O eletricista disse que poderia ser porque o carro ficou bastante tempo parado antes da venda, 4 meses, e poderia ser que a bateria estivesse dando resistência. Depois de alguns dias o alternador pifou de vez. Gastei 160 reais e o auto-eletrico reformou o do niva mesmo , inclusive com a troca dos rolamentos. Ficou perfeito e com tensão que beira os 14 volts, 13 e alguma coisa.

fredohenriquez
25/11/2005, 17:15
Christian, tive problemas parecidos!

Eu acabei de trocar meu alternador esta semana. Os seguintes sintomas foram:

- Queimei 2x um alarme positron e um resgate
- Mesmo com o regulador dando 12v a 13v sem extremas variações.

Até que na sexta feira passada eu tava desmontando ele pra trocar uma lâmpada e um fusível, ele descarregou completamente a bateria. Coloquei outra no lugar, andei uns 50km com ele, fui até a faculdade e etc. Ao voltar pra casa ele não ligava nada, as luzes ficavam piscando mas muito fracas e as vezes muito fortes, parecia que ele tava POSSUÍDO! :twisted:

Queimou o positron a 3x, perdi a garantia, meu carro parou de funcionar, nao ligava nada fazia barulho e faísca e ainda soltava fumaça dentro do painel! Coisa de louco não?

Isso td com o regulador medindo 12v a 13v sem mais nada a se pensar, por isso nao se deixem enganar por ele! Levei no mecânico e eletricista de confiança e ele me disse para colocar o alternador do Tempra, paguei R$ 200,00 nele + R$ 150,00 de mão de obra (adaptações e afins) agora ele está sem o regulador de voltagem, o que é ótimo pois a voltagem agora é regulada diretamente no alternador.

Essa foi a minha saga, o alternador original tem muitos problemas, prefira o do Tempra pois além de ser nacional e de fácil manutenção tem uma amperagem maior e o regulador de voltagem é eletrônico, além de se poder instalar mais apetrechos elétricos no carro sem medo algum!
Um abraço!

MANFREDI
30/11/2005, 11:09
Galera, uma dúvida.

O meca disse que o "alternador" do Niva não é alternador e sim um DÍNAMO, e que esse dá muito problema mesmo principalmente quando é molhado. Meu carro já tinha percebido isso. Toda vez que lavava o carro ficava acesa a luz interna da bateria e enquanto não deixava no sol secando bem, não voltava a apagar a luz e a carregar a bateria.

Falou que trocando por um ALTERNADOR mesmo, este problemas acabariam e que mesmo molhando não tem mais problema, além de muitos fios sem necessidade serem retirados, e que a vida útil da bateria seria muito maior.

PROCEDE? :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?:



Christian, porque você não coloca o do Santana? É praticamente "plug'n'pray


Cav. você trocou o seu pelo do Santana. Tem idéia de preço deste alternador?

Grande abraço

Cavalcante
30/11/2005, 13:43
Manfredi, não precisei trocar ainda...
O seu meca falou barbaridade. O meu já ficou com água até o distribuidor (este sim eu tive que secar) e continua na mesma. Por sinal, devo desmontá-lo em breve para troca de rolamentos, que estão roncando.
Não há fios sem necessidade. É só um, se tirar esse, vai viver do que?
O que melhora é que o regulador de tensão nos alternadores mais modernos é eletrônico e incorporado ao alternador. Em compensação, é muito mais caro. Igual bomba de combustível de carro ie. Se cuidar não dá problema, mas quando dá... $$$

Quando isso acontecer no seu carro, faça o seguinte teste: ligue o carro, deixe o motor funcionando e desconecte a bateria. Se o carro apagar, é o alternador e/ou regulador de tensão. Se continuar funcionando, é o circuito do indicador de alternador, especialmente seu relé. Verifique também os conectores do circuito de carga (tem um monte na área entre a bateria e o alternador e um bloco de conexão que fica pouco atrás do motor do limpador). É o mais provável. Eles devem estar oxidados e gerando mau contato.

[]s

MANFREDI
30/11/2005, 15:37
Cav, estive no eletricista agora a pouco e o carinha disse que realmente o alternador com o regulador eletronico é bem carinho, pediu 250 mangos no do Santana, completo de 75 ah. Um outro de 120 ah queria 350 mangos.

Vou deixar pra lá por enquanto a troca e tentar a limpeza mesmo dos terminais e fios. Depois posto os resultados.

Grande abraço e obrigado mais uma vez