Ver Versão Completa : Defender vs descida
ocimarpelegrino
30/04/2013, 22:18
Pessoal, tem um local que gosto de ir pescar e acampar, considero um refúgio, pois quase ninguém chega até a beira do rio, é que pra chegar lá, só tem um caminho, é uma estradinha abandonada e no final dela tem um descidão ferrado, até ano passado eu descia com o Def, mas esses dias atrás, voltei lá e quando comecei a descer (bloqueado, 1ª reduzida e sem frear) a viatura deslizou pro lado, ai dei a ré e não tive coragem de descer.
Aconteceu que a chuva deixou a estrada inclinada (sei lá, mas acho que uns 20 ou 25 graus) e como tem barranco dos dois lados além de ter chovido no dia, tive a certeza que se continuasse ia parar no barranco e ganhar umas cicatrizes.
Minha pergunta é a seguinte, existe alguma técnica especifica para esses tipo de terreno além da que usei?
Ou não tem jeito mesmo, barro mais piso inclinado pro lado é barranco na certa?
Valeu....
SergioMedeiros
30/04/2013, 23:23
A primeira reduzida é muito forte.. com o terreno muito liso é bom não gerar tanto atrito pois o peso do carro vai fazer tender mais para o lado do que para baixo. Com uma marcha maior voce vai tender todo peso do carro para baixo, ficando mais no trilho. Só que analise bem antes se vai conseguir manter o controle do carro com a velocidade que a segunda chega ok?
Quais os seus pneus? Mud ajuda muito.
Mas, fiquei curioso... onde fica esse teu "recanto"? É aqui em Curitiba e região metropolitana mesmo?
Abs
Waldmartins
30/04/2013, 23:49
Ia falar dos pneus tb...mas tem outro detalhe...tem espaço pra embalar o carro na subida? Não adianta nada descer bem e ficar preso lá embaixo...rsrs
dar umas pequenas aceleradas pra corrigir a trajetoria tb ajuda, mesmo em 1 reduzida!!!!
ocimarpelegrino
01/05/2013, 08:34
Sérgio, meus pneus são os BF All-T, o que não ajuda muito, pois já no começo eles enchem de barro, mas dá próxima vou tentar com a 2ª.
É melhor embalar um pouco ou ir na mãnha?
Quanto ao local, fica a uns 150 km de Curitiba, em Antonio Olinto, na beira do rio iguaçu, se gostar de pescar ou acampar, quem sabe não marcamos da próxima rsrsrs.
Wald, pra subir não me preocupo, o guincho resolve rsrsrs.
Pelegrino,
com os BF AT, reduzindo a pressão para 15psi você ganhará muita tração, pois o peso será transferido para os ombros que tem sulcos bastante agressivos.
Agora tenha certeza de ter um excelente compressor para inflar novamente os pneus, os chineses baratos não prestam para isso. Compressor bom é ARB, Warn, etc...
Abs
Clemente
Sérgio, meus pneus são os BF All-T, o que não ajuda muito, pois já no começo eles enchem de barro, mas dá próxima vou tentar com a 2ª.
É melhor embalar um pouco ou ir na mãnha?
Quanto ao local, fica a uns 150 km de Curitiba, em Antonio Olinto, na beira do rio iguaçu, se gostar de pescar ou acampar, quem sabe não marcamos da próxima rsrsrs.
Wald, pra subir não me preocupo, o guincho resolve rsrsrs.
ocimarpelegrino
01/05/2013, 21:18
Clemente, fazia tempo que tava namorando um compressor da ARB, tua dica serviu para bater o martelo rsrsrs.
SergioMedeiros
01/05/2013, 22:30
Sérgio, meus pneus são os BF All-T, o que não ajuda muito, pois já no começo eles enchem de barro, mas dá próxima vou tentar com a 2ª.
É melhor embalar um pouco ou ir na mãnha?
Quanto ao local, fica a uns 150 km de Curitiba, em Antonio Olinto, na beira do rio iguaçu, se gostar de pescar ou acampar, quem sabe não marcamos da próxima rsrsrs.
Wald, pra subir não me preocupo, o guincho resolve rsrsrs.
Esse lugar vou querer conhecer sim! A próxima que for e quiser companhia me avisa que to dentro! Por acaso tem as coordenadas? Ou arquivo GPX do local?
Quanto a descida, sempre vá na manha, se possível na velocidade correta para não deslizar para o lado e nem pra baixo. Qualquer desaceleração em uma descida lisa pode acarretar em perder o pouco atrito que tem e deslizar para baixo ou para o lado, que é tudo que voce quer evitar. Minha dica é põe segunda e deixa o carro descer, sem acelerar e nem desacelerar. Faz o que o Clemente falou... baixa a calibragem dos pneus também. Quer o compressor ARB? Por que já não coloca o bloqueio ARB na traseira, e de quebra ganha o compressor? hehehehe
Grande abraço
ocimarpelegrino
01/05/2013, 22:53
Sérgio, não tenho nenhuma coordenada, sempre vou pelo cheiro rsrsrs. Mas dá próxima eu te aviso sim....
Felipepeixotogouvea
03/05/2013, 11:22
Então , não sei se presta mas vou repassar uma informação que um tio meu que é bugueiro me passou, só não tive tempo ainda de implementar na viatura. Ele me falou que os bugueiros fazem isso e ele mesmo deixa no carro do dia a dia para eventual emergencia
O que ele faz é muito simples , ele enche o estepe até 40-50 libras, não me lembro direito quanto e teria que ver se nossos estepes aguentam ou são diferentes de um pneu de bug, ele compra uma mangueira de ar de posto mesmo, com seus 2-3 metros o bastante para chegar nos pneus do estepe e manda colocar duas pontas daquela do posto, esvazia o pneu para andar nas dunas e quando sai das dunas ele enche um pouco cada pneu por diferença de pressão, ele falou que é o bastante para poder andar em segurança até o posto mais próximo, em uma eventual emergencia, pneu furado, de vez de trocar o pneu você enche ele até chegar até o borracheiro, ou um algum lugar mais seguro dependendo aonde você estará, só tem que lembrar de esvaziar o pneu caso va troca-lo.
Espero que possa ajuda-los, vou esperar ele me visitar de novo e vou pedir que me faça essa mangueira, agora o certo seria ver o quanto o pneu sem carga aguenta de pressão para poder aproveitar o maximo dessa "tática".
Abraços
SergioMedeiros
03/05/2013, 11:43
Felipe, presta sim. Já vi muito jipeiro que faz isso... particularmente não gosto muito, prefiro adquirir um compressor para ter no carro, pois não sabemos a pressão que estaremos colocando e também não gosto de forçar o estepe. Mas é válida sim.
Outro problema é quando temos o estepe com pneus menores que os Mud que usamos no carro. A quantidade de ar no estepe é menor que nos pneus montados, aí não é suficiente para os quatro pneus.
Abs
Funciona para um único pneu.
Façam as contas...
No bugue pode até dar certo para dois pois a pressão dos pneus traseiros é BEM baixa.
abs
Clemente
Então , não sei se presta mas vou repassar uma informação que um tio meu que é bugueiro me passou, só não tive tempo ainda de implementar na viatura. Ele me falou que os bugueiros fazem isso e ele mesmo deixa no carro do dia a dia para eventual emergencia
O que ele faz é muito simples , ele enche o estepe até 40-50 libras, não me lembro direito quanto e teria que ver se nossos estepes aguentam ou são diferentes de um pneu de bug, ele compra uma mangueira de ar de posto mesmo, com seus 2-3 metros o bastante para chegar nos pneus do estepe e manda colocar duas pontas daquela do posto, esvazia o pneu para andar nas dunas e quando sai das dunas ele enche um pouco cada pneu por diferença de pressão, ele falou que é o bastante para poder andar em segurança até o posto mais próximo, em uma eventual emergencia, pneu furado, de vez de trocar o pneu você enche ele até chegar até o borracheiro, ou um algum lugar mais seguro dependendo aonde você estará, só tem que lembrar de esvaziar o pneu caso va troca-lo.
Espero que possa ajuda-los, vou esperar ele me visitar de novo e vou pedir que me faça essa mangueira, agora o certo seria ver o quanto o pneu sem carga aguenta de pressão para poder aproveitar o maximo dessa "tática".
Abraços
Alexandre Tietsche
03/05/2013, 21:47
Fazendo inveja pro Chuck Norris
Então , não sei se presta mas vou repassar uma informação que um tio meu que é bugueiro me passou, só não tive tempo ainda de implementar na viatura. Ele me falou que os bugueiros fazem isso e ele mesmo deixa no carro do dia a dia para eventual emergencia
O que ele faz é muito simples , ele enche o estepe até 40-50 libras, não me lembro direito quanto e teria que ver se nossos estepes aguentam ou são diferentes de um pneu de bug, ele compra uma mangueira de ar de posto mesmo, com seus 2-3 metros o bastante para chegar nos pneus do estepe e manda colocar duas pontas daquela do posto, esvazia o pneu para andar nas dunas e quando sai das dunas ele enche um pouco cada pneu por diferença de pressão, ele falou que é o bastante para poder andar em segurança até o posto mais próximo, em uma eventual emergencia, pneu furado, de vez de trocar o pneu você enche ele até chegar até o borracheiro, ou um algum lugar mais seguro dependendo aonde você estará, só tem que lembrar de esvaziar o pneu caso va troca-lo.
Espero que possa ajuda-los, vou esperar ele me visitar de novo e vou pedir que me faça essa mangueira, agora o certo seria ver o quanto o pneu sem carga aguenta de pressão para poder aproveitar o maximo dessa "tática".
Abraços
ocimarpelegrino
03/05/2013, 22:29
Com certeza o compressor é a melhor solução pro meu D110, até porque vou poder encher colchão, boias e principalmente fazer aquele ventinho quando a lenha da fogueira teimar em não acender.
Mas a dica do step do Felipe caiu como uma luva, pois uso muito um reboque no dia a dia e volta e meia ele fura o pneu, como tem step, vou manter sempre cheio e arranjar uma mangueira para fazer a transferência e poder chegar até a borracharia. (detalhe não uso o Def para trabalhar, e de jeito nenhum vou comprar dois compressores rsrsrs)
Waldmartins
04/05/2013, 14:03
Funciona para um único pneu.
Façam as contas...
No bugue pode até dar certo para dois pois a pressão dos pneus traseiros é BEM baixa.
abs
Clemente
Tem esse acessório sendo vendido na Donati 4x4 que acho que ajuda bastante já que ele tem medidor de pressão.
Donatti4x4 - Peas equipamentos e acessrios 4x4 para jeep e veculos off road (http://www.jet.com.br/donatti4x4/detalhes.asp?idproduto=572465)
Achei interessante...:pensativo:
Abs
Wald
Waldmartins
04/05/2013, 14:16
Aliás, vi o anúncio direito agora...ele não vem com o medidor de pressão nas mangueiras...vc mede depois...rsrs
Abs
Wald
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