Ver Versão Completa : Adaptar terminal de MB 608.
GuTo_Cerulli
02/10/2005, 09:45
Bom,
É isso ai, como ponho esses terminais e a barra do 608 no Jeep?
[]'s
Rogério Tortato
02/10/2005, 13:52
será que precisa tanto?
uma dica, a barra e terminais da toy band são muito fortes e não precisa de adaptação. os da barrinha menor tem exatamente a mesma bitola do furo do munhão do jeep. precisará apenas mexer no tamanho da barra, o que um bom torneiro faz sem problemas.
entretanto, se quer insistir nas peças de caminhão... acho que terá que mexer também no tamanho da barra, o que o "bom torneiro" já mencionado fará.
eu não tenho certeza, mas acho com quase certeza, que o furo é diretente, aí voce terá que mecher nos furos dos munhões, retirando a furação original e soldando outra feita pelo torneiro na exata medida do terminal que voce quer.
aí é o problema, solda no munhão tem que fazer com muito critério por causa do material, não sei se compensa, mas, se é isso que quer, vá em frente. acho que nunca mais terá problemas com as barras e terminais.
mas veja bem, não adiante reforçar demais a barra e deixar o resto fraco, reforce todo o conjunto. desde o pitman, tudo.
abraços.
GuTo_Cerulli
02/10/2005, 16:33
será que precisa tanto?
uma dica, a barra e terminais da toy band são muito fortes e não precisa de adaptação. os da barrinha menor tem exatamente a mesma bitola do furo do munhão do jeep. precisará apenas mexer no tamanho da barra, o que um bom torneiro faz sem problemas.
entretanto, se quer insistir nas peças de caminhão... acho que terá que mexer também no tamanho da barra, o que o "bom torneiro" já mencionado fará.
eu não tenho certeza, mas acho com quase certeza, que o furo é diretente, aí voce terá que mecher nos furos dos munhões, retirando a furação original e soldando outra feita pelo torneiro na exata medida do terminal que voce quer.
aí é o problema, solda no munhão tem que fazer com muito critério por causa do material, não sei se compensa, mas, se é isso que quer, vá em frente. acho que nunca mais terá problemas com as barras e terminais.
mas veja bem, não adiante reforçar demais a barra e deixar o resto fraco, reforce todo o conjunto. desde o pitman, tudo.
abraços.
Opa!
Valeu pela dica, vou investigar...mas essa solução do 608 o pessoal tá usando por aqui, queria saber como faz...
[]'s
ramiro_eli
03/10/2005, 10:50
Guto,
Eu acabei de colocar barras e terminais do 608 no Devasso.
É um trabalho relativamente fácil e não é nescessário o uso de solda.
Assim que ele ficar pronto posto fotos. :concordo:
Rogério Tortato
03/10/2005, 22:20
taí,
dessa eu realmente não sabia, por isso não dei certeza.
aprendi mais uma e me desculpe pelo palpite errado.
só pra lembrar. se os pinos do terminais tem a mesma bitola dos furos dos munhões, realmente estão livres dessa soda.
mas acho dificil a própria barra ser exatamente do mesmo tamanho e, se precisar encurtar, vai precisar sim de solda, mas aí é muito mais simples.
abraços.
e me desculpe "as bola fora"
Elmer_Jeep
04/10/2005, 09:39
será que precisa tanto?
Grande Rogério. O q não precisa é algumas coisas que vc falou, vou expor minha experiencia com esse tipo de adaptação :concordo:
São fortes mas já quebrei dois na F75 do meu pai(eixos band e pneus 900x16). Os conicos dos terminais toyota band são mais finos que os originais do jeep então pra usar eles teria que embuchar o alojamento dos terminais na carcaça do munhão(reduzindo o furo).
Sobre encurtar a barra estou de acordo.
A barra deve ser encurtada também. O alojamento dos terminais é diferente, o que deve ser feito é: reabrir os furos pois o cônico dos terminais do 608 são mais grossos que os originais do jeep.
Pra isso pode ser feito um furo cônico na medida do terminal ou pode-se usar uma retificadora elétrica(manual) com um rebolo(esmeril) adequado e ir reabrindo e testando o tamanho do furo usando o novo terminal.
Não precisa soldar nada, inclusive fazer solda em carcaça de munhão é arriscado.
Realmente depois que adaptamos esses terminais e barras na F75 do meu pai acabou o quebra-quebra.
De preferência não use nada do sistema de direção original do jeep :mrgreen:
[]'s
ramiro_eli
04/10/2005, 13:41
Rogério,
Não esquenta não! :concordo:
No Devasso eu simplesmente abri os furos nos munhões c/ uma broca cônica até que os terminais MB608 se encaixassem perfeitamente.
As barras foram cortadas e soldadas com um tubo interno de reforço. O ideal seria cortar a barra e fazer rosca no local, mas não é possível nestas barras :putz: , pois elas tem o diametro da seção maior que o diametro nas pontas, onde os terminais são rosqueados.
Pessoal,
Quanto custa em medias estes terminais do 608?
Abraço.
ramiro_eli
04/10/2005, 14:13
Paguei 238,00 na barra c/ 2 terminais nakata
Marcos Ojeda
04/10/2005, 14:25
eu paguei 38,00 em cada terminal e fiz a barra.
GuTo_Cerulli
05/10/2005, 08:59
Opa,
Agora isso me interessou....! Ainda mais que vi ao vivo esses terminais!
[]'s
Todos,
Que devem durar mais que os da Bandeirantes eu não duvido... Mais não tem que retirar muito material do munhão?
O braço do munhão onde vai o pivô já não é muito fragil?
Até..
desculpem a ignorancia :oops:
mas os senhores estão reforçando tanto os terminais de direção por que motivo?
pneus muito grandes?
SPOA?
( )" curiosos....
GuTo_Cerulli
05/10/2005, 11:39
tatão,
A reposta é (no meu caso): Todos os motivos que você citou... :mrgreen:
[]'s
ramiro_eli
05/10/2005, 11:55
A diferença do diâmetro do pino do terminal do jeep e do 608 não é muito grande.
O furo no braço do munhão não tem que ser muito aberto. E pessoalmente nunca ví um braço de munhão quebrado.
Elmer_Jeep
05/10/2005, 14:10
Todos,
Que devem durar mais que os da Bandeirantes eu não duvido... Mais não tem que retirar muito material do munhão?
O braço do munhão onde vai o pivô já não é muito fragil?
Até..
Amigo ribon.
Retirando o material necessário ainda fica uma boa parede em volta do furo. Em minha oficina já utilizamos os terminais da D20 que tem os cônicos mais grossos que os de 608, certa vez um braço do munhão trincou quando o conico foi apertado :parede:
Ponto positivo pros terminais de 608 que tem os conicos bem dimensionados e o corpo esférico bastante espessos.
Hoje é feriado aqui na cidade, amanhã quando eu estiver na oficina vou tirar algumas fotos e posto aqui.
[]'s
Valeu galera,
Outra duvida: Que barra que se usa com este pivô?
Abraço.
Elmer_Jeep
05/10/2005, 14:39
Outra duvida: Que barra que se usa com este pivô?
A própria :!: que deve ser encurtada :mrgreen:
Beto Lacerda
05/10/2005, 21:33
eu vou partir p/ os de F-1000 ...
[]'s
Como vocês fazem a ligação no munhão que tem que ter dois terminais?
O 608 usa um terminal como o CJ ou Bandeirantes que tem um cônico para ligar dele a caixa?
[ ]´s
Elmer_Jeep
10/10/2005, 10:51
O 608 usa um terminal como o CJ ou Bandeirantes que tem um cônico para ligar dele a caixa?
[ ]´s
Vc tá falando do terminal duplo?
Se for isso, eu uso um pedaço da barra de direção da F1000 aproveitando aquele furo existente na mesma que receberá a barra que vem do pitman, do lado direito desse furo deve ser adaptado uma rosca interna pra receber o terminal da roda direita e ao lado esquerdo é feita uma rosca externa p/ receber a barra de direção.
To devendo as fotos pq emprestei a câmera...
[]'s
Valeu Elmer...
Mais uma duvida... No terminal da F-1000 que você usa o conico é proprio para o terminal do 608 ou tem que retrabalhar?
Abraço.
Elmer_Jeep
10/10/2005, 11:35
Tem que ser refurado também, furo cônico como mencionei na página anterior :concordo:
[]'s
Ok...
Valeu Elmer...
Agora vai ser uma peregrinação em desmanches a procura de uma barra destas...
Abraço.
Elmer_Jeep
10/10/2005, 12:08
Ok...
Valeu Elmer...
Agora vai ser uma peregrinação em desmanches a procura de uma barra destas...
Abraço.
bom, essa é a solução que eu encontrei, prefiro montar as barras dessa forma do que fixar as duas no braço do munhão direito e correr o risco de sofrer um bumpsteer.
Não sei se alguém tem outra idéia... :pensativo:
[]'s
luciano Rodrigues
20/10/2005, 00:14
:shock: Aí pessoal, gostei da idéia, troquei a caixa de direção do meu jipe e tive que reabrir os furos do munhão, na verdade no original os pivos eram de baixo para cima e agora estão de cima para baixo, aí já tinha um munhão que estava com o furo que não era mais cônico, conclusão: ficou tudo bambo, nem aperto consigo, pois começam a girar junto com o chave, pois o furos ficaram retos, estive pensando em encher o furo de solda e refaze-los, mas como dito, pelos experts não é recomendado. Então se usar os pivos da Toyota ou do 608 é só abrir um pouco mais o furo de forma cônica ai resolvo o problema, é isso ?
Então se usar esses pivos precisarei trocar as barras ?. :lol:
Alguém já conseguiu fotos ?
Obrigado, um abraço
Pessoal ! Usei muito os terminais do 608 e recomendo...
Só um detalhe:
Reforcem com uma barra chata de 10 x 10 mm o pescoço do munhão senão VAI QUEBRAR!!! e por se tratar de uma peça de segurança..... não deve ser niglegenciada.
era isso !
Fui em um conhecido que vende peças recondicionadas para ver se ele tinha a barra de direção da F-1000, pois queria fazer a receita do Elmer.
Para minha surpresa ele tinha uma da Ranger, tirei umas medidas e parece que a mesma serve certinho no CJ, tendo somente que desempenar ele, pois em empenada de fabrica.
Irei fazer um teste nos próximos dias... Se tudo der certo ou posto umas fotos aqui...
[ ]´s
Elmer_Jeep
20/10/2005, 10:25
Só um detalhe ribon, o q eu usei foi apenas o furo existente na barra da F1000 que recebe o terminal que vem da caixa.
E outra, se vc for "desempenar" uma peça "torta de fábrica" o material vai fadigar e pode rachar ou apresentar micro-fissuras.
[]'s
ribon... eu peguei um pedaço de aço furei e soldei direto no terminal..tá lá até hoje !
Ah..vou tirar tudo pra colocar a Full hydro...inclusive tenho os munhões já furados e reforçados...
vc já sabe! :concordo:
Elmer_Jeep
28/11/2005, 13:48
[ ]´s
Se for isso, eu uso um pedaço da barra de direção da F1000 aproveitando aquele furo existente na mesma que receberá a barra que vem do pitman, do lado direito desse furo deve ser adaptado uma rosca interna pra receber o terminal da roda direita e ao lado esquerdo é feita uma rosca externa p/ receber a barra de direção.
[]'s
Bom, a explicação já foi dada agora vamos às fotos:
terminal encurtado
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/81440cbe7d7d78201dc35bce7949b305.jpg
pedaço da barra com rosca interna(direita)
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/f92e3d5b09e98e1cff4b91a3e51dac29.jpg
olhal da barra F1000 retrabalhado com rosca direita
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/da7828ac6877a9865891879fe8871b01.jpg
componentes do terminal duplo direito
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/2fac9ba2913e0bae046352c8224a88be.jpg
Terminal duplo direito em sua montagem final, faltando solda no olhal e abraçadeira no terminal
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/44033c4e29a2ef1be8e91edca75245f9.jpg
Terminais instalados:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/f95a1e0a926e456495ba389e9cc98f2c.jpg
abraços.
mak (SP/ZN)
29/11/2005, 13:02
[]'s
Quais os beneficios dele contra os de Band e de 608? :pensativo:
O que foi feito nesse terminal duplo Stephan ??? Solda ?
Tô pensando em fazer a mesma coisa só que do lado oposto da roda (direção vw)
Qual solda usou ? Usou o conico de outro terminal e soldou num simples.
fernandão
11/12/2005, 17:56
[]'s
Quais os beneficios dele contra os de Band e de 608? :pensativo:
X2 :?: :pensativo:
cristiano
21/12/2006, 19:03
No Devasso eu simplesmente abri os furos nos munhões c/ uma broca cônica até que os terminais MB608 se encaixassem perfeitamente.
Nunca vi uma broca cônica, como ela é? Vou procurar...
cristiano
21/12/2006, 19:04
eu paguei 38,00 em cada terminal e fiz a barra.
A barra é maciça? se não, qual a espessura da parede? Obrigado.
Estou querendo colocar terminais de 608 na Bandeirante.
Elmer_Jeep
22/12/2006, 00:28
Cristiano, se não quiser substituir as barras originais da band vc pode procurar os terminais da van MB180. Eles tem a cabeça/pivô com o mesmo tamanho dos de MB608 e a rosca na mesma medida dos terminais band.
[]'s
cristiano
22/12/2006, 05:26
Cristiano, se não quiser substituir as barras originais da band vc pode procurar os terminais da van MB180. Eles tem a cabeça/pivô com o mesmo tamanho dos de MB608 e a rosca na mesma medida dos terminais band.
[]'s
Elmer, essa sua dica é genial.... obrigado!!
E aquele terminal com olhal, será que o MB180 também tem um terminal daqueles?
Elmer_Jeep
22/12/2006, 09:12
Creio que não, provavelmente vc vai ter que mandar fazer o mesmo esquema que postei na mensagem #34. Não sei se alguém tem outra dica...
[]'s
cristiano
05/03/2007, 16:55
Elmer
Fui numa auto peças e mandei descer três tipos de terminais, Toyota, 608 e MB180. E os dois últimos são mais grossos (ops) que o da Bandeirante.
Você já fez isso? digo, colocar terminal de MB180 em barra de Toyota Bandeirante?
Acho que o jeito vai ser comprar a barra do 608 e aproveitar os terminais, como você havia dito em outro tópico.
Elmer_Jeep
05/03/2007, 18:06
Bom, era pros de MB180 terem a mesma rosca da band...
Mas é possível refazer a rosca no torno pra deixar com a mesma medida dos terminais da band.
Outro detalhe, acho q os braços de munhão originais não tem material suficiente pra receber o pivo do 608, as minhas viaturas com munhão band são equipadas com high-steer que foi feito com uma barra maciça e que possui bastante material pra encaixar um pivo mais grosso.
[]'s
cristiano
05/03/2007, 18:14
Eu pensei numa coisa também, me corrija se estiver falando besteira.
Já que o problema dos terminais da Toyota são a folga, devido a uso de pneus grandes e DH, então pensei em refazer a rosca do terminal do 608 no torno, comendo o material até ficar na espessura do original Toyota.
Claro que vai afinar, mas não acredito que seja o suficiente para quebrar, já que vai ficar na espessura do original Toyota, e o mesmo não quebra.
Elmer_Jeep
05/03/2007, 18:23
Mas é possível refazer a rosca no torno pra deixar com a mesma medida dos terminais da band.
entendeu ?
cristiano
05/03/2007, 18:28
entendeu ?
:parede: :mrgreen:
Só não sei se tem material suficiente para fazer a rosca da Toyota no terminal do 608, eu cheguei a medir e anotar numa colinha a largura do pino da rosca dos três tipos (MB180,608,Band), mas perdi. :putz:
Marcos ET
08/03/2007, 17:01
nao sei qual destes terminais recebe tratamento térmico.. nem mesmo qual é.. mas uma coisa que me lembro vagamente era de uma tal "tempera superficial".... se for o caso, usinar o terminal vai enfraquecer a peça... mas é claro que nem tenho mta noção doq estou falando... acho que esta é para nosso professor Leopoldo! rs
leopoldo
08/03/2007, 18:33
do 608 para o jeep >
Usinar não só enfraquece o material mas também é infernal de usinar.
O material, pela aparencia, deve ser forjado, depois temperado e revenido.
A camada externa fica bem dura.
PORÉM, ao dizer enfraquecer o material, temos que levar em consideração de: para qual esforço foi dimensionado, pois aqui entra carga e fadiga.
Ao usinar, sem duvida resulta em material mais fraco, porém, para AQUELE esforço.
Agora comparemos com o Jeep. "Pode ser" ( mais para pode ser que sim do que não) que o material ainda tenha resistencia mecanica de sobra para o jeep. Levemos em consideração também que jeep com pneu 31" é uma coisa, mas com 36"x15"x15" é algo um pouco diferente.
No caso do ELMER, ele soldou componentes que antes eram tratados termicamente.
Sem duvida, a peça tem menor resistência que uma nova da prateleira da loja, porém devemos levar em consideração o que foi dito até agora. E dependendo do caso, pode teimar em trincar.
Para ter certeza do que se está montando, e não ter crise de dor de barriga toda vez que se pega uma estrada, dou uma sugestão:
Monte uma peça piloto ... uma dessas que se pretende usar.
Leve a alguma escola SENAI de mecanica.
Peça para eles fazerem um ensaio de tração na peça original do jeep e na modificada.
O resultado do ensaio já dará uma ideia ......
Uma segunda opção é a comparação:
No meu CJ, ainda uso terminais TRW e driveway ... ainda não viraram driving away ....
mesmo com os pneus 35" e as 2 toneladas eles até que aguentam bem.
Veja só:
A minha barra panhard dianteira arrebentou outro dia e a suspensão dependurou em cima dos terminais driveway numa curva na rua.
A barra de direção, feita da F-75 que é de 1" até envergou um pouco mas os terminais não quebraram.
A experiência demonstrou que não é qualquer carga que rompe um terminal CURTO.
Mas vou da um desconto pois estávamos em caso de compressão .... se fosse tração, quem sabe?
Já não seria mesma coisa se usasse o duplo.
Com este, já tive um rompimento num esterçamento com a roda parada ... sem + nem - ! esse é uma Bo st @ !!!.
Uma ultima sugestão:
Ligar para a fábrica e perguntar para a engenharia, os valores de resistência das peças.
cristiano
08/03/2007, 22:02
Leopoldo
Só um correção, é do MB608 para o Toyota Bandeirante.
leopoldo
08/03/2007, 23:33
seja como for
eu estava falando das peças usadas pelo ELMER como exemplo e elucubrando pelo fato do seu questionamento.
a teoria é a mesma.
é o uso de um componente de caminhão para um utilitário.
Elmer_Jeep
12/11/2009, 13:44
Estive conversando ontem no messenger com o Pavani e lembrei de adicionar esta informação aqui, a marca da barra com terminais é NAKATA e o código N545
Estão neste catálogo: http://www.nakata.com.br/files/catalogo/arquivo/10.pdf no final da página 98
[]'s
Fala Elmer
Ainda em estudo se mantenho o botão da tração e chicote do mesmo na minha cabine F750 de repente adapto para luz espia da tração pois comprei 2 eixos MB1113 e cx de transferencia Mb traçado nao tem jeito vai ser 4x4 breve SDS Pedro
Espero que o link a seguir acrescente ajuda ao tópico http://www.the-jeep-guy.com/steering.htm
Lááááá.........atrás, o Ramiro Eli falou numa broca cônica para reabrir os furos dos munhões para a medida do terminal 608.
Qual a medida dessa broca?
Abraço barra pesada!
Elmer_Jeep
01/12/2009, 13:56
Lááááá.........atrás, o Ramiro Eli falou numa broca cônica para reabrir os furos dos munhões para a medida do terminal 608.
Qual a medida dessa broca?
Abraço barra pesada!
Caveso, encontrei alguma coisa sobre isso aqui: http://www.neboluz.com.br/escariadores%20angulares.escareadores.htm
Ou talvez o melhor seria passar uma broca com a medida menor e usar um alargador conico pra dar o acabamento final: http://www.neboluz.com.br/alargador.alargadores%20ALARGADOR%20ALARGADORES%20 alargador%20expansivo%20ALARGADOR%20EXPANSIVO%20al argador%20ajustavel.htm
Só não sei qual bate com a medida do pivo do terminal de 608... :putz:
[]'s
samukanvas
01/12/2009, 16:17
Quem tem uma broca dessas é o bill. Ele adaptou terminais no meu carro e teve que refurar. São mais parecidas com a do segundo link do elmer...
Estava procurando essas brocas por aqui e não achava :concordo:
abs
Bacanas esses alargadores cônicos....
Só falta descobrir qual medida dá pra fazer o furo para o terminal MB....
Elmer,
A F75 de seu pai ainda roda com a configuração de direção citada neste tipico?
digo... barra longa de MB608 com um olhal de F1000 na ponta direita (carona) ???
Pergunto pois estou planejando alterar o sistema de meu troller 2000.
primeiramente estava pensando em trocar as duas barras (longa - de roda a roda e curta - de pitman p/ roda) e fazer o high steer na curta.
mas lendo seu post, pensei na possibilidade de fazer o que vc colocou... mas pra isso eu teria que fazer high steer nos dois lados, correto?
o que voce indicaria pra mim?
Elmer_Jeep
03/02/2010, 17:20
Zeca, a F75 do velhão agora tá Spoa e ele preferiu fazer outro braço de high-steer no lado direito onde são fixados os dois terminais, um da barra longa(roda-a-roda) e outro da barra curta(que vem do pitman) Tipo no kit da foto abaixo, então pra este caso não se utiliza o olhal da F1000.
http://www.trail-gear.com/images/130001-1-k-600.jpg
Mas no prateado continua da mesma forma, como nas fotos que postem em paginas anteriores, atualmente está com pneus guerra 37 e recentemente foi trocado um terminal(lembrando que instalei esse jogo em 2005).
Tenho aqui algumas fotos do esquema feito no troller, mas em todos que fiz a suspensão é 2link/panhard dispensando de high-steer:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=149176&d=1229711212
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=149179&d=1229713645
Mais fotos no tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=769233#post769233
Outra opção seria refurar os olhais do seu munhão pra montar os terminais por cima e com isso já ganharia um pouco de altura mesmo sem high-steer e pra tentar posicionar as barras paralelamente(evitando bumpsteer) poderia confeccionar uma peça tipo fiz no meu Jeep atual (Crocodillo).
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=157086&d=1234557834
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=157093&d=1234559977
Bom, acho que é isso
[]'s
Rodrigo Baratti
04/07/2010, 22:03
Pessoal,
Alguém pode informar o diametro da barra para usar os terminais do 608?
Valeu :concordo:
[]
Elmer_Jeep
05/07/2010, 08:59
Pessoal,
Alguém pode informar o diametro da barra para usar os terminais do 608?
Valeu :concordo:
[]
A original tem 28mm interno X 36mm externo.
[]'s
vavarusso
09/02/2012, 22:44
[]'s
Elmer essa adaptação é para que tipo de caixa? Opala? E se for a dh VW como vc faria para por os terminais por cima?
Elmer_Jeep
10/02/2012, 10:38
Elmer essa adaptação é para que tipo de caixa? Opala? E se for a dh VW como vc faria para por os terminais por cima?
Opala e S10
Eu não recomendo usar caixa de direção de automóvel num Jipe.
Tem um tópico aqui com bastante conteúdo sobre essa adaptação mas eu nunca me interessei pelo assunto, pode ser que encontre solução pra sua dúvida:
:arrow: http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/872-diferencas-de-instalacao-de-direcao-vw.html
[]'s
vavarusso
10/02/2012, 12:21
Opala e S10
Eu não recomendo usar caixa de direção de automóvel num Jipe.
Tem um tópico aqui com bastante conteúdo sobre essa adaptação mas eu nunca me interessei pelo assunto, pode ser que encontre solução pra sua dúvida:
:arrow: http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/872-diferencas-de-instalacao-de-direcao-vw.html
[]'s
Obrigadao Elmer! Até que enfim vc respondeu uma pergunta minha. Sim, mais os terminais como vc faz para colocá-los de cima para baixo? Ou seja como inverter a conicidade do furo?
Elmer_Jeep
10/02/2012, 12:35
Obrigadao Elmer! Até que enfim vc respondeu uma pergunta minha. Sim, mais os terminais como vc faz para colocá-los de cima para baixo? Ou seja como inverter a conicidade do furo?
Leia esse tópico desde o início que vai encontrar a resposta
[]'s
vavarusso
10/02/2012, 12:45
Grande Rogério. O q não precisa é algumas coisas que vc falou, vou expor minha experiencia com esse tipo de adaptação :concordo:
São fortes mas já quebrei dois na F75 do meu pai(eixos band e pneus 900x16). Os conicos dos terminais toyota band são mais finos que os originais do jeep então pra usar eles teria que embuchar o alojamento dos terminais na carcaça do munhão(reduzindo o furo).
Sobre encurtar a barra estou de acordo.
A barra deve ser encurtada também. O alojamento dos terminais é diferente, o que deve ser feito é: reabrir os furos pois o cônico dos terminais do 608 são mais grossos que os originais do jeep.
Pra isso pode ser feito um furo cônico na medida do terminal ou pode-se usar uma retificadora elétrica(manual) com um rebolo(esmeril) adequado e ir reabrindo e testando o tamanho do furo usando o novo terminal.
Não precisa soldar nada, inclusive fazer solda em carcaça de munhão é arriscado.
Realmente depois que adaptamos esses terminais e barras na F75 do meu pai acabou o quebra-quebra.
De preferência não use nada do sistema de direção original do jeep :mrgreen:
[]'sNão esquenta não!
As barras foram cortadas e soldadas com um tubo interno de reforço. O ideal seria cortar a barra e fazer rosca no local, mas não é possível nestas barras , pois elas tem o diametro da seção maior que o diametro nas pontas, onde os terminais são rosqueados.
Blz! É isso aqui. Né Elmer. Agora para os terminais originais nao serve.
Alemao4x4
10/02/2012, 13:02
Se não me engano a barra original do jeep vai ser algo perto de 22 mm por fora 18 mm a rosca por dentro, o aumento é brutal, 50%, não tem algo intermediário, qual a medida da barra do Toyota?
Elmer_Jeep
10/02/2012, 13:12
Blz! É isso aqui. Né Elmer. Agora para os terminais originais nao serve.
Pra aproveitar os mesmos terminais teria que fazer buchas cônicas.
[]'s
Elmer_Jeep
10/02/2012, 13:17
Se não me engano a barra original do jeep vai ser algo perto de 22 mm por fora 18 mm a rosca por dentro, o aumento é brutal, 50%, não tem algo intermediário, qual a medida da barra do Toyota?
Não sei de cabeça as medidas da barra da band, o problema são os terminais mais frageis que os do jeep.
Outra opção seriam os da F1000, a ENSIMEC produz um kit de barras com terminais da F1000
[]'s
vavarusso
10/02/2012, 17:42
Pra aproveitar os mesmos terminais teria que fazer buchas cônicas.
[]'s
Obrigado Elmer.
Elmer aqui ainda nao encontrei um torneiro bom, tenho que levar tudo pronto para que ele execute. O que idealizei para os terminais originais por cima foi: Reabrir os furos dos munhoes, deixando-os cilindricos e mandar embuxá-los com buchas conicas na medidas dos pinos dos terminais. Que tal? Vc entendeu? O furo cilindrico teria a medida interna a mesma da maior medida externa do pino conico do terminal. O que vc acha???
Elmer_Jeep
10/02/2012, 18:04
Obrigado Elmer.
Elmer aqui ainda nao encontrei um torneiro bom, tenho que levar tudo pronto para que ele execute. O que idealizei para os terminais originais por cima foi: Reabrir os furos dos munhoes, deixando-os cilindricos e mandar embuxá-los com buchas conicas na medidas dos pinos dos terminais. Que tal? Vc entendeu? O furo cilindrico teria a medida interna a mesma da maior medida externa do pino conico do terminal. O que vc acha???
Cara, o procedimento é esse mesmo, eu não sei desenhar no computador senão faria uma ilustração pra vc. Lembrando que a bucha tem que entrar de baixo pra cima e deve ter uma borda(flange) na parte inferior.
[]'s
vavarusso
10/02/2012, 22:26
Cara, o procedimento é esse mesmo, eu não sei desenhar no computador senão faria uma ilustração pra vc. Lembrando que a bucha tem que entrar de baixo pra cima e deve ter uma borda(flange) na parte inferior.
[]'s
Grande Elmer!! Nao tinha pensado nisso., muito bom, obrigado. a bucha vai ter o aspecto (externo) daquelas buchas de PU dos jumelos. Vai ser igual as buchas colocadas nas câmara de espingardas.
Valeu!
Rodrigo Baratti
11/02/2012, 07:35
Vavarusso,
Não entendi porque vc quer passar a barra original para cima no munhão?!
[]'s
vavarusso
11/02/2012, 15:47
Vavarusso,
Não entendi porque vc quer passar a barra original para cima no munhão?!
[]'s
Rodrigo segundo o Edison Chivante(4x4garage) eu estou me precipitando, pois to testando adaptação da DH VW no Jeep sem motor e sem amortecedores, o que deixa as molas muito arqueadas e o terminal duplo pega nas mesmas. Mas o debate foi bom pois aprendi muito de barra por cima. "Tudo vale apena quando a alma nao é pequena"
Vc usa esse sistema? E aí pega em alguma situação?
Rodrigo Baratti
12/02/2012, 10:41
O meu usava essa caixa, mas foi soldado outro olhal no munhão, coisa que eu não recomendo.
Mas espera até estar com o peso todo para ver como fica.
[]`s
Pessoal, alguém tem informações sobre a qualidade da barra e terminais do 608 fabricados pela driveway? Por aqui não consegui da nakata como o Elmer indicou no outro post (ref. N545).
Podemos confiar na driveway?
abs
Alan
4X4GARAGE
23/04/2012, 15:19
ei pessoal,um amigo meu começou a adaptar terminais importados,quem precisar é só falar!!!
https://fbcdn-sphotos-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash4/s320x320/251555_167318086664452_164073653655562_428680_4370 245_n.jpghttps://fbcdn-sphotos-a.akamaihd.net/hphotos-ak-snc6/248433_167318179997776_164073653655562_428683_3779 528_n.jpghttps://fbcdn-sphotos-a.akamaihd.net/hphotos-ak-snc6/248596_167316593331268_164073653655562_428638_2270 711_n.jpghttps://fbcdn-sphotos-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash4/246822_167317619997832_164073653655562_428660_1909 680_n.jpg
ele da agarantia tb!!!diz que é madeira chic peroba neles!!!https://fbcdn-sphotos-a.akamaihd.net/hphotos-ak-snc6/247856_167316249997969_164073653655562_428630_1232 330_n.jpg
https://fbcdn-sphotos-a.akamaihd.net/hphotos-ak-snc6/252671_167316936664567_164073653655562_428645_3020 626_n.jpg
[]s
Fabiano-SL
23/04/2012, 17:58
4X4GARAGE,
Está vendo muito o facebook do meu jeep...
4X4GARAGE
23/04/2012, 18:00
hahahhahahahhaha vc acha hahahhahahha
antonio umino
23/04/2012, 18:31
Isto aí da foto deve ser para tirar medida.
Será que tem tanta gambiarra assim..... Um pedaço de árvore, como barra????
Tá louco sô.
até mais.
Fabiano-SL
23/04/2012, 20:04
Isto aí da foto deve ser para tirar medida.
Será que tem tanta gambiarra assim..... Um pedaço de árvore, como barra????
Tá louco sô.
até mais.
Garage4x4, Tu não postou a equipe!
Olha a equipe de "engenheiros" e o "reforço" da barra ecológica...
Parece que andou... se foi 100 metros ou 100km eu não sei.
antonio umino
23/04/2012, 20:32
É pelo Jeito andou assim......
Tava duvidando..... mas o reforço em cinta, acho que tá valendo..
Mas vendo , crendo, e é pra tirar o chapéu.....
que coisa..... heim
até mais.
gabriel-cj61
23/04/2012, 23:07
malditos asiaticos, mal vejo seus movimentos... hahahahah os caras são ninjas MESMO!
Galera minha dúvida é o seguinte, tenho uma caixa de s10 para adaptar, uma adaptação já bem conhecida por aqui.
Pretendo colocar todo aquele conjunto de barras e high steer da ensimec com terminais f1000 e a questao é: a barra que vai de munhao a munhao tem um tamanho padrao até entao tudo bem, e meu medo seria comprar e a segunda barra nao ter tamanho suficiente para ligar até o setor s10.
Alguém aqui do forum já comprou as respectivas barras e poderia me dizer o tamanho.
Grande abraço a todos!!
Caio Melis
15/05/2014, 13:23
PessoALL,
Estive lendo sobre o assunto, inclusive em tópicos associados a este e preciso de mais informações para a minha necessidade, creio que vcs podem me ajudar! ou me informar o respectivo tópico!
Recentemente fiz a instalação de uma DH do opala no meu Javali, tive que fazer várias soldas (terminal duplo e pitman) e lendo a respeito assumo a merd.... que fiz.
Enfim, tenho a obrigação de regularizar a situação. aí vão as perguntas:
- Será que o munhão do javali suporta o terminal do 608?
- Será que existe um pitman reto que o cônico fica de cima para baixo que dê certo na caixa do opala? pois da forma que está o meu, com o curso da direção o terminal pega na barra que ligas as rodas.
- Alguém tem a especificação do rebolo cônico para usar na furadeira e aumentar o olhais do terminal?
Segue fotos para o auxilio:
Notem que cortei o terminal duplo e soldei com o cone para cima (criminoso!)
O Pitman é do javali mas cortado e soldado (criminoso!)
462904462905462906
Para resolver a questão da fixação do braço que vem do pitman, vou fazer o esquema do ELMER com a barra da F1000, por incrível que pareça este cônico tem que ficar para trás pois o meu pitman está para aquele lado. Em todos os tópicos que procurei não encontrei nenhuma outra adaptação que precisava colocar o "olhal duplo" para trás.
Toda sugestão será bem vinda!
PessoALL,
Caio, adaptação é adaptação e vai variando de um carro para o outro mesmo.
Tem de resolver os preobleminhas que vão aparecendo. !
Quanto ao pitman o que está na minha caixa é nesse esquema, o terminal entra de baixo para cima, como no seu cortado, mas ele é original assim, não foi modificado não.
É isso que precisa?
[]´s
Caio Melis
15/05/2014, 14:57
OPC + JR,
Preciso de um Pitman que o terminal vá de cima para baixo, ou seja o inverso do meu e do seu, assim o bendito terminal para de esbarrar na barra de baixo. Ou um Pitman que faça uma curva para cima (não sei se existe!)
Caso encontre o tal "rebolo cônico" uma solução será fazer o cone de cima para baixo, e para isto o seu pitman parece não ter material para suportar o terminal do 608.
Agradeço a ajuda, valeu a sugestão.
PS. Desculpa invadir o tópico do Willys com adaptações de Java!
OPC + JR,
Preciso de um Pitman que o terminal vá de cima para baixo, ou seja o inverso do meu e do seu, assim o bendito terminal para de esbarrar na barra de baixo. Ou um Pitman que faça uma curva para cima (não sei se existe!)
Caso encontre o tal "rebolo cônico" uma solução será fazer o cone de cima para baixo, e para isto o seu pitman parece não ter material para suportar o terminal do 608.
Agradeço a ajuda, valeu a sugestão.
PS. Desculpa invadir o tópico do Willys com adaptações de Java!
O que tenho é de omega, ele é levemete inclinado para cima, mas o terminal entra por baixo mesmo.
De cima para baixo ai eu não conheço.....
Tem de dar uma pesquisada e ver se encontra um pitman com bastante material.
O elmer diz que faz isso ai com aquelas retificas manuais, da uma lida no tópico inteiro que tem alguma mensagem sobre isso.
Ou então tem de mandar fazer uma ferramente com a inclinação do conico do pitman que vai usar, isso é o que eu acho.
[]´s
4X4GARAGE
16/05/2014, 09:09
eu uso alargador conico aqui na oficina,mas tambem quando o terminal é muito grande coloco uma bucha enxertada pois a parede fica fina!
[]s
Caio Melis
16/05/2014, 10:06
eu uso alargador conico aqui na oficina,mas tambem quando o terminal é muito grande coloco uma bucha enxertada pois a parede fica fina!
[]s
4X4 GARAGE,
Obrigado pela ajuda!
Caio Melis
19/05/2014, 07:43
4X4 GARAGE,
Me ajuda com mais uma,
O alargador cônico que vc usa está adaptado para furadeira manual, ou vc utiliza na furadeira de bancada?
Pergunto pois comprei um e o mesmo vem com o encaixe para o lugar do mandril da furadeira.
4X4GARAGE
19/05/2014, 09:07
oq eu uso era para de bancada mas usinei ele para usar na furadeira manual
[]s
Caio Melis
23/06/2014, 08:15
Srs,
Para quem é do ABC paulista:
- Alargador cônico: COPAFER Av. dos estados - vende por kilo, sai aproximadamente R$25,00
- Barras de direção do 608 - RIALAN AUTO PEÇAS (SCS) - R$190,00 longa - R$160,00 curta
- Adaptar alargador para furadeira R$40,00 (quem quiser empresto o meu já adaptado)
- Chapa 100X50mm soldada em 3 abraçadeiras de cardã do caminhão 1620.
- Inverter um terminal da barra curta com a da barra longa - para melhorar o ângulo da barra que vai para o pitman.
- 2 anéis de 34 mm interno - para soldar ao lado das abraçadeiras
Segue fotos do javali:
467686
467687
467688
Valeu 4X4GARAGE pelas dicas
Srs,
- Alargador cônico: COPAFER Av. dos estados - vende por kilo, sai aproximadamente R$25,00
- Barras de direção do 608 - RIALAN AUTO PEÇAS (SCS) - R$190,00 longa - R$160,00 curta
- Adaptar alargador para furadeira R$40,00 (quem quiser empresto o meu já adaptado)
- Inverter um terminal da barra curta com a da barra longa - para melhorar o ângulo da barra que vai para o pitman.
Pelas fotos o trabalho ficou bem limpo.
Sei que é tarde mas se o terminal entrasse por baixo do pitman era zero bumpster ai...
Se isso te incomodar dá uma olhada no terminal da f1000 92 que acho que serve na sua caixa.
Valeu pelas dicas do material, quando chegar a hora vou entrar em contato com esses caras ai.
[]´s
Elmer_Jeep
23/06/2014, 09:32
Sei que é tarde mas se o terminal entrasse por baixo do pitman era zero bumpster ai...
Se isso te incomodar dá uma olhada no terminal da f1000 92 que acho que serve na sua caixa.
Valeu pelas dicas do material, quando chegar a hora vou entrar em contato com esses caras ai.
[]´s
Boa iniciativa, fiquei interessado no alargador.
Pra melhorar faltou deslocar o suporte quadrado mais pra extremidade direita da barra inferior.
[]'s
Pra melhorar faltou deslocar o suporte quadrado mais pra extremidade direita da barra inferior.
[]'s
X2! belo serviço!!
[]'s
Caio Melis
23/06/2014, 10:57
[]´s
OPC+JR
O terminal era por baixo antes, só que com o curso da suspensão esbarrava uma barra na outra, a única forma foi colocar o terminal por cima!.
Valeu pela dica
Caio Melis
23/06/2014, 11:01
[]'s
Elmer,
A dica de colocar a barra do pitman mais para a direita é boa, mas optei por não fazer solda nesta barra, ficando a barra pequena do 608 com o terminal longo. Achei que o ângulo ficou razoável!!
Se vc precisar de um alargador me avisa que te mando.
Francisco Maciel
23/01/2015, 11:38
Bom dia pessoal.
Resolvi partir pra adaptação de terminais de direção mais reforçados no meu Troller.
Pesquisei bastante sobre as possibilidades existentes e me deparei com este tópico do Elmer. Li inúmeras vezes e sempre fiquei incomodado com o fato de não termos no mercado nacional, um terminal olhal robusto e fácil de adaptar. Até que me deparei com o terminal da Dodge Ram, que é vendido no mercado nacional, só não é fabricado no Brasil, mas isso é o de menos.
Pesquisei sobre as medidas do terminal da Dodge Ram e resolvi comprar. Quando recebi o produto, fiquei surpreso com a robustez e qualidade do mesmo.
Em síntese, neste tutorial do Elmer, ele construiu um terminal olhal a partir do terminal do MB 608. E eu queria pular esta etapa e pegar algo pronto, de modo que reduzisse o número de abraçadeiras na barra de direção. Desta forma se um dia o alinhador esquecer uma abraçadeira folgada, o terminal não venha a pular fora.
Ainda não instalei, farei isso no inicio de fevereiro. Estava verificando quais seriam os outros terminais que usaria na adaptação e optarei pelo MB 608 ou os terminais curtos da F-250, por terem medidas de rosca e cônico bem próximas.
Vou postar algumas fotos do estudo que fiz e espero que ajude os amigos daqui.
Na primeira foto mostro um exemplo de como ficará minha instalação, logicamente que usarei os terminais acoplados por baixo do munhão. Nas duas últimas fotos, fiz uma comparação com os tamanhos do terminal da Dodge Ram, com o terminal do MB 608.
cristiano
27/01/2015, 08:23
Fantástica alternativa!
Elmer_Jeep
28/01/2015, 11:07
E lá se vão 10 anos desde o primeiro post desse tópico.
Interessante o comparativo Francisco, até agora eu desconhecia um terminal nesse formato com dimensões semelhantes às do 608.
Essa descoberta vai facilitar muito a adaptação e confecção das barras, principalmente no troller onde o espaço é um pouco limitado.
[]'s
Francisco Maciel
28/01/2015, 13:13
E lá se vão 10 anos desde o primeiro post desse tópico.
Interessante o comparativo Francisco, até agora eu desconhecia um terminal nesse formato com dimensões semelhantes às do 608.
Essa descoberta vai facilitar muito a adaptação e confecção das barras, principalmente no troller onde o espaço é um pouco limitado.
[]'s
O Interessante, é que o preço dele não é caro. Comprei em dezembro no mercado livre e recebi na segunda quinzena de janeiro.
Na época da compra paguei R$84,98 do terminal + R$25,30 do frete = R$110,28.
Hoje estive vendo o anuncio e teve um reajuste no preço, o valor atual é de R$102,59 (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-621602448-terminal-ponteira-direcao-dodge-ram-3500-1994-ate-1997-_JM)
Assim que instalar no meu troller, eu vou postar as fotos aqui.
squinzani
29/01/2015, 00:39
Bom dia pessoal.
Resolvi partir pra adaptação de terminais de direção mais reforçados no meu Troller.
Pesquisei bastante sobre as possibilidades existentes e me deparei com este tópico do Elmer. Li inúmeras vezes e sempre fiquei incomodado com o fato de não termos no mercado nacional, um terminal olhal robusto e fácil de adaptar. Até que me deparei com o terminal da Dodge Ram, que é vendido no mercado nacional, só não é fabricado no Brasil, mas isso é o de menos.
Pesquisei sobre as medidas do terminal da Dodge Ram e resolvi comprar. Quando recebi o produto, fiquei surpreso com a robustez e qualidade do mesmo.
Em síntese, neste tutorial do Elmer, ele construiu um terminal olhal a partir do terminal do MB 608. E eu queria pular esta etapa e pegar algo pronto, de modo que reduzisse o número de abraçadeiras na barra de direção. Desta forma se um dia o alinhador esquecer uma abraçadeira folgada, o terminal não venha a pular fora.
Ainda não instalei, farei isso no inicio de fevereiro. Estava verificando quais seriam os outros terminais que usaria na adaptação e optarei pelo MB 608 ou os terminais curtos da F-250, por terem medidas de rosca e cônico bem próximas.
Na primeira foto mostro um exemplo de como ficará minha instalação, logicamente que usarei os terminais acoplados por baixo do munhão. Nas duas últimas fotos, fiz uma comparação com os tamanhos do terminal da Dodge Ram, com o terminal do MB 608.
fica melhor que usar de F250? (não conheço de f250 como é.. é que foi me recomendado isso).
qdo instalar pode posta pra gente?
Francisco Maciel
29/01/2015, 01:33
fica melhor que usar de F250? (não conheço de f250 como é.. é que foi me recomendado isso).
qdo instalar pode posta pra gente?
Eu ainda não tive a chance de merdir pessoalmente os terminais de direção da F-250. Só pesquisei as medidas, e também são próximas a do 608, mas acredito que os do 608 sejam mais resistentes.
Show de bola essa descoberta, fira realmente bem mais fácil a adaptação. :palmas:
[]´s
willys1960_ctba
03/02/2015, 23:30
Bom dia pessoal.
Francisco, boa noite..
Parabéns pela ideia...
Kra, vc tem os dados exatos desse terminal? Quero ver se encontro nas lojas aqui em Curitiba.
Estou colocando eixos de troller no me Willys e chegou a hora de fazer as barras e HS.
[]s e obrigado
Francisco, boa noite..
Parabéns pela ideia...
Kra, vc tem os dados exatos desse terminal? Quero ver se encontro nas lojas aqui em Curitiba.
Estou colocando eixos de troller no me Willys e chegou a hora de fazer as barras e HS.
[]s e obrigado
Raphael, tenho esses terminais aqui da Marca Moog, linha problem solver, são mais reforçados.
Os caras fornecem para a NASCAR.
Comprei pro meu jeep a uns 4 meses atras, mas o projeto está estacionado e nem sei se um dia anda kkkkkk.
Me manda um e-1/2
Abçs
kaiser64
04/02/2015, 10:48
tem que usinar muito o olhal do munhao do jeep para colocar um terminal desses? ou é coisa pouca?
Francisco Maciel
04/02/2015, 11:13
tem que usinar muito o olhal do munhao do jeep para colocar um terminal desses? ou é coisa pouca?
Uns 2 a 3mm no diâmetro, em média.
Raphael, tenho esses terminais aqui da Marca Moog, linha problem solver, são mais reforçados.
Comprei pro meu jeep a uns 4 meses atras, mas o projeto está estacionado e nem sei se um dia anda kkkkkk.
Me manda um e-1/2
Abçs
Posta uma fotos deles...
[]´s
Já tinha cantado a bola sobre esse lance a um tempo, o problema é que o forum tem muita informação.
Esse é o esquema de direção mais utilizado pelos 4x4 nos EUA, inclusive dos rock crawlin, procurem na net que vai aparecer muita coisa, inclsuive na four wheler, facilitando a vida segue uma ai:
http://www.fourwheeler.com/how-to/suspension-brakes/1310-jeep-wrangler-steering-and-suspension-upgrade-front-foibles/
No link abaixo ai o Zeca ajudou a comparar as medidas para quem interessar e ali também tem os códigos dos terminais, só tem que lembrar onde é rosca esquerda e onde é direita:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/80161-troller-2000-vortec-4-3l-v6-taxi-37-a-104.html
Para quem interessar, pesquisei bastante pela net e a melhor marca recomendada é Moog, um pouco mais caro, mas já que vai pagar frete e imposto, fora que direção é uma peça importante, coloca logo o que resolve pois lá tambem reclamam de peças xing-ling, segue o diferencial do material indicado pelos caras:
http://www.moogproblemsolver.com/category/technology
O lance para baratear o custo de adaptação é usar os terminais que ligam roda a roda gringos, ai um deles tem o olhal que o colega colocou aqui, e usar terminais que ligam o pitman a outra barra do 608, a diferença nos conicos é bem pequena, sendo o do 608 um pouco menor.
Seja do 608 ou os gringos, tem que alargar o conico da peça um pouco sim, para saber quanto é só comparar com o conico original.
O Maciel colocou que comprou esses terminais como sendo de RAM, mas nos EUA vão encontrar eles como sendo para Suburbam, K1500 entre outras da linha GM, procurem por "GM 1 Ton tie rod end" que vai aparecer bastante coisa.
Já falei demais, espero ter esclarecido um pouco.
[]´s
Francisco Maciel
04/02/2015, 11:45
Francisco, boa noite..
Parabéns pela ideia...
[]s e obrigado
Raphael, o código deste terminal olhal é ES3249RT, você pode procurar na net como Tie Rod End ES3249.
Francisco Maciel
04/02/2015, 11:46
Me manda um e-1/2
Abçs
OPC, pode postar foto dos teus terminais pra gente?
Posta uma fotos deles...
[]´s
Fugger, manhã coloco sim.
Mas os bichos são parrudos, bem diferente do que temos aqui.
[]´s
Francisco Maciel
04/02/2015, 11:53
OPC, este que comprei é da Dodge mesmo.
Os que o Zeca tava comprando é da Chevy 1Ton.
O da Dodge é maior a rosca do terminal e a medida do cônico tem pouca diferença pros da Chevy. Além do fato deste terminal olhal ser vendido no Brasil. Dê uma olhada na imagem em anexo. As medidas em vermelho são em milimetro e em preto está em polegada.
Rosca do terminal Chevy: 7/8 de polegada (aprox. 22mm)
Rosca do terminal Dodge: 1 polegada (aprox. 25.4mm)
kaiser64
05/02/2015, 11:53
Uns 2 a 3mm no diâmetro, em média.
Mas consigo fazer isso com uma furadeira comum indo devagar e testando ou obrigatoriamente precisa ter uma broca conica?
Francisco Maciel
05/02/2015, 12:03
Mas consigo fazer isso com uma furadeira comum indo devagar e testando ou obrigatoriamente precisa ter uma broca conica?
O ideal é a broca cônica. Se fizer diferente corre o risco de ovalizar o furo e comprometer a vida útil do terminal ou do munhão.
junior4x4
08/02/2015, 15:10
Srs,
Segue fotos do javali:
467686
467687
467688
Amigo VC sabe informar a conicidade desse alargador cônico que VC usou
willys1960_ctba
09/02/2015, 22:50
Raphael, o código deste terminal olhal é ES3249RT, você pode procurar na net como Tie Rod End ES3249.
Francisco, boa noite.
Vc comprou apenas esse terminal ou comprou os 3 ou 4?
[]s
Francisco Maciel
10/02/2015, 10:56
Francisco, boa noite.
Vc comprou apenas esse terminal ou comprou os 3 ou 4?
[]s
Comprei apenas o terminal olhal. Tem muita coisa no Brasil que dá pra usar nestas adaptações, sem a necessidade de ficar importando.
antonio umino
10/02/2015, 13:13
Comprei apenas o terminal olhal. Tem muita coisa no Brasil que dá pra usar nestas adaptações, sem a necessidade de ficar importando.
Vc comprou de qual viatura.
Esta da Dodge Ram???
quanto pagou?
Abraços
Francisco Maciel
10/02/2015, 13:32
Vc comprou de qual viatura.
Esta da Dodge Ram???
quanto pagou?
Abraços
Comprei da Dodge Ram mesmo. O engraçado é que o furo do terminal olhal é idêntico ao cone do terminal do Troller.
Na época da compra paguei R$84,98 do terminal + R$25,30 do frete = R$110,28.
Hoje estive vendo o anuncio e teve um reajuste no preço, o valor atual é de R$102,59.
Segue o link: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-621602448-terminal-ponteira-direcao-dodge-ram-3500-1994-ate-1997-_JM
willys1960_ctba
10/02/2015, 22:34
Entendi, minha ideia é usar todos os terminais de um carro só, padronizar o máx. que eu conseguir.
[]s
Francisco Maciel
10/02/2015, 23:44
Entendi, minha ideia é usar todos os terminais de um carro só, padronizar o máx. que eu conseguir.
[]s
Eu já me decidi, vou usar este terminal olhal do lado do passageiro, e os demais da F1000. Os cônicos são iguais e as roscas são de 1 polegada.
OPC, pode postar foto dos teus terminais pra gente?
Seguem as fotos dos terminais ai...... os furos em cima são para bico de engraxar.
492607492608
[]´s
Francisco Maciel
11/02/2015, 20:37
Seguem as fotos dos terminais ai...... os furos em cima são para bico de engraxar.
492607492608
[]´s
OPC, o terminal curto, é rosca esquerda ou direita? Você está vendendo eles?
Você tem os códigos dos terminais?
Francisco Maciel
13/03/2015, 11:09
Bom dia pessoal.
Inciei ontem a adaptação dos novos terminais no Troller.
Aproveitei que estava fazendo a revisão do diferencial dianteiro, então resolvi mexer em tudo.
Ontem foram abertos os novos cônicos no munhão para uso dos terminais que já havia informado que usaria.
O serviço está sendo feito na oficina de um amigo, especializado em picapes e jeeps. Qualidade de primeira.
Hoje estará sendo confeccionada as barras para ligar munhão a munhão.
OPC, o terminal curto, é rosca esquerda ou direita? Você está vendendo eles?
Você tem os códigos dos terminais?
Francisco, só vi agora pois ando meio fora do forum aqui.
MAs é isso mesmo um terminal tem rosca esquerda e o outro direita.
Usando os dois com a mesma rosca eu achei que facilita a confecção da barra de direção.
To vendendo porque o jeep tá hibernando sem data de nascimento, nem sei se nasce.... :sad:.
Anunciei lá nos classificados.
[]´s
Francisco Maciel
13/03/2015, 14:27
Francisco, só vi agora pois ando meio fora do forum aqui.
MAs é isso mesmo um terminal tem rosca esquerda e o outro direita.
Usando os dois com a mesma rosca eu achei que facilita a confecção da barra de direção.
To vendendo porque o jeep tá hibernando sem data de nascimento, nem sei se nasce.... :sad:.
Anunciei lá nos classificados.
[]´s
Opc, tenho interesse em comprar, para usar como reposição no futuro.;
Quanto vc quer pelos 2?
Opc, tenho interesse em comprar, para usar como reposição no futuro.;
Quanto vc quer pelos 2?
Maciel,
Segue o link do anuncio ai.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-pecas-e-acessorios/147299-terminais-direcao-gm-1-ton.html
[]´s
Osmir
Francisco Maciel
15/03/2015, 17:54
Maciel,
Segue o link do anuncio ai.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-pecas-e-acessorios/147299-terminais-direcao-gm-1-ton.html
[]´s
Osmir
Opc, infelizmente os terminais que vc está vendendo são diferentes dos que estou usando. Muda o comprimento e o tamanho da rosca.
Francisco Maciel
15/03/2015, 22:51
Nesse final de semana foi feito a primeira barra.
Gostei bastante do resultado. Acredito que depois de tudo pronto a direção vai ficar bem firme.
A barra ficou boa, os parafusos e terminais ficaram em boa posição, não gerando o risco de encostar ou bater em algum componente, como os amortecedores, por exemplo.
Ian Jeep
15/03/2015, 23:13
Nesse final de semana foi feito a primeira barra.
Gostei bastante do resultado. Acredito que depois de tudo pronto a direção vai ficar bem firme.
A barra ficou boa, os parafusos e terminais ficaram em boa posição, não gerando o risco de encostar ou bater em algum componente, como os amortecedores, por exemplo.
Muito Bom, Parabéns!!
Serviço limpo e muito bem feito.
Abraços
Francisco Maciel
16/03/2015, 14:17
Muito Bom, Parabéns!!
Serviço limpo e muito bem feito.
Abraços
Obrigado, Ian.
Francisco Maciel
17/03/2015, 14:38
Ontem foi feita a segunda barra (drag link).
Ficou bom também. Estou ansioso para testar o resultado.
Anexando a foto de como ficaram as duas barras instaladas.
Evandro Cheroka
23/03/2015, 21:37
Ontem foi feita a segunda barra (drag link).
Ficou bom também. Estou ansioso para testar o resultado.
Anexando a foto de como ficaram as duas barras instaladas.
Ola Francisco,
Parabéns pelo trabalho, estava bem em duvida de como adaptar a barra de direção em meu troller e vou seguir o seu exemplo.
Essa alteração que esta fazendo é devido a seu carro "passarinhar" na estrada? Qual o ano de seu carro?
Que altura de molas e pneus você utiliza?
Quais os demais terminais que utilizou?
Obrigado pela atenção.
Francisco Maciel
23/03/2015, 21:55
Ola Francisco,
Parabéns pelo trabalho, estava bem em duvida de como adaptar a barra de direção em meu troller e vou seguir o seu exemplo.
Essa alteração que esta fazendo é devido a seu carro "passarinhar" na estrada? Qual o ano de seu carro?
Que altura de molas e pneus você utiliza?
Quais os demais terminais que utilizou?
Obrigado pela atenção.
Evandro, meu carro é um 2005, 2.8.
Estranhei muito a direção boba do troller, achei muito instável. Daí resolvi partir pra uma adaptção que fosse rápida e fácil de fazer.
Não queria ter que importar peças então parti em busca de alguma coisa disponível no Brasil. Daí achei no mercado livre o terminal olhal da Dodge Ram (94 a 97).
Esse terminal tem medidas próximas a do MB 608. Eu preferi usar os terminais da F1000, juntamente com esse da Dodge.
Meu carro tem suspensão original, uso pneus 33 com distanciadores de roda de 32mm.
Espero ter ajudado.
Evandro Cheroka
23/03/2015, 22:26
Evandro, meu carro é um 2005, 2.8.
Estranhei muito a direção boba do troller, achei muito instável. Daí resolvi partir pra uma adaptção que fosse rápida e fácil de fazer.
Não queria ter que importar peças então parti em busca de alguma coisa disponível no Brasil. Daí achei no mercado livre o terminal olhal da Dodge Ram (94 a 97).
Esse terminal tem medidas próximas a do MB 608. Eu preferi usar os terminais da F1000, juntamente com esse da Dodge.
Meu carro tem suspensão original, uso pneus 33 com distanciadores de roda de 32mm.
Espero ter ajudado.
Francisco, obrigado pelas respostas. A ideia de produtos nacionais e com fácil reposição é muito boa. Ja fiz a compra e vou aguardar os terminais chegarem. Meu carro elevei 2 polegadas com molas e amortecedor da f250. Ja revisamos todos os terminais, não tem folga em nada e o carro "passarinha" acima de 90 Km/h. Estive lendo bastante de decidi fazer a alteração como a sua, minha barra de direção ira ficar na mesma furação no munhão, porem por cima, assim retomando o angulo praticamente original da barra de direção e também farei um adaptador para reposicionar a barra panhard nas mesmas proporções. No teste realizado hoje e sexta estou com pneu 33x12,5R15 e estou para receber os pneus novos 37x14,5R15.
Todos que converso dizem que não precisa fazer nada para o carro ficar estável, que somente com mola e amortecedor é possível viajar com o carro, e percebi que não é bem isso, vou iniciar com esse mesmo sistema seu correção do angulo de trabalho da panhard, para depois ver o resulta e talvez alterar mais alguma coisa.
Qual material utilizou para fazer as barras? As rocas dos terminais de F1000 são as mesmas medidas do terminal da dodge?
Evandro Cheroka
23/03/2015, 22:31
Completando.
Qual terminal exatamente utilizou da F1000? Qual ano? Curto ou Longo?
Obrigado pelas informações.
Francisco Maciel
23/03/2015, 23:08
Completando.
Qual terminal exatamente utilizou da F1000? Qual ano? Curto ou Longo?
Obrigado pelas informações.
Você vai precisar de:
1 terminal direito da dodge ram + 1 esquerdo (curto) da f1000 pra ligar roda a roda.
1 terminal longo da f1000 + 1 curto pra ligar do pitiman ao terminal olhal.
Francisco Maciel
23/03/2015, 23:09
Você vai precisar de:
1 terminal direito da dodge ram + 1 esquerdo (curto) da f1000 pra ligar roda a roda.
O ano eu não sei exatamente. Preciso ver na referência.
Evandro Cheroka
23/03/2015, 23:17
Obrigado mais uma vez. E qual material foram feitas as barras?
Francisco Maciel
24/03/2015, 00:43
Obrigado mais uma vez. E qual material foram feitas as barras?
Tubos de parede grossa, escolhi o que tinha disponivel na hora, que era um tubo de 1045.
Evandro Cheroka
29/03/2015, 13:19
Ola Francisco. Ja testou o carro com a modificacao?
Francisco Maciel
29/03/2015, 21:03
Ola Francisco. Ja testou o carro com a modificacao?
Boa noite, Evandro.
Vou testar amanhã. Tive alguns contra-tempos que me impediram.
Depois posto o resultado e opinião final.
Francisco Maciel
30/03/2015, 22:59
Infelizmente não pude testar o carro durante o dia. Tive que testar a noite mesmo.
O carro ainda não foi alinhado, mesmo assim senti uma boa melhora na direção. Não senti mais a trepidação característica em velocidades mais altas.
Gostei do alinhamento das barras e acredito que talvez eu tenha que usar um amortecedor de direção um pouco maior, pois a impressão que tive é que a direção está firme, contudo achei o a direção mais leve, talvez seja apenas bobagem pelo tempo que passei sem dirigí-lo.
Desculpas pelas fotos ruins, mas foram feitas pelo celular e noite não ajudou.
squinzani
06/04/2015, 13:36
Me manda um e-1/2
Abçs
poderia me dizer aonde conseguiu eles?
me manda um PM ai...
qual barra direção vai usar?
Francisco Maciel
06/04/2015, 14:14
poderia me dizer aonde conseguiu eles?
me manda um PM ai...
qual barra direção vai usar?
O OPC criou um tópico para venda destes terminais: http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-pecas-e-acessorios/147299-terminais-direcao-gm-1-ton.html
Fale com ele, o preço está muito bom.
Evandro Cheroka
06/04/2015, 22:06
Francisco, as porcas dos terminais você mandou usinar ou achou prontas para comprar?
Francisco Maciel
06/04/2015, 22:29
Francisco, as porcas dos terminais você mandou usinar ou achou prontas para comprar?
Foram usinadas, juntamente com as barras.
Evandro Cheroka
06/04/2015, 22:35
Foram usinadas, juntamente com as barras.
Valeu francisco, mais uma vez obrigado. Abraço.
squinzani
07/04/2015, 16:42
O OPC criou um tópico para venda destes terminais: http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-pecas-e-acessorios/147299-terminais-direcao-gm-1-ton.html
Fale com ele, o preço está muito bom.
pelo que vi lá ele tem 2 terminais, além deles para usar no cj5, precisaria de mais 2 terminais
usaria um com o olhal... que é aquele lá... e dai precisaria 1 para conectar naquele olhal, seria quele outro curto?
ou usaria qual para conectar no olhal do terminal do lado direito? deixando aquele curto para o lado esquerdo, é isso?
quais 2 outros terminais poderia usar para fechar o kit?
e qual o aço ideal para se usar se fizer uma barra usinada?
Francisco Maciel
07/04/2015, 18:28
pelo que vi lá ele tem 2 terminais, além deles para usar no cj5, precisaria de mais 2 terminais
usaria um com o olhal... que é aquele lá... e dai precisaria 1 para conectar naquele olhal, seria quele outro curto?
ou usaria qual para conectar no olhal do terminal do lado direito? deixando aquele curto para o lado esquerdo, é isso?
quais 2 outros terminais poderia usar para fechar o kit?
e qual o aço ideal para se usar se fizer uma barra usinada?
Isso mesmo.
Daí vc escolhe quais os outros terminais que você vai usar. Pode usar do 608, da F-1000, da F-350. Tem muitas opções no mercado. A vantagem dos terminais do 608 é que são bem baratos.
Evandro Cheroka
07/04/2015, 20:39
Você vai precisar de:
Boa noite Francisco,
Eu enchendo novamente, comprei os terminais muito parecidos por fotos com os seus, porem são todos rosca direita.
Você combinou rosca esquerda com direita?
Seguem os terminais comprados:
1 Terminal Dodge RAM 1500/2500/3500 94/97 com olhal Marca DLZ Cod. 19512 (rosca direita)
1 Terminal F1000 TRW TS.3399R/TIE ROD END RIGHT FORD BF2C.3289.C/TERM DIR LD [CURTO, BARRA MENOR] (rosca direita)
2 Terminais F1000 TRW TS.3409L/TIE ROD END LEFT FORD BF2C.3290.B/TERM DIR LE [CURTO, BARRA MAIOR] (rosca direita)
Poderia confirmar quais os códigos dos seus terminais?
Muito agradecido.
Francisco Maciel
07/04/2015, 22:44
Boa noite Francisco,Eu enchendo novamente, comprei os terminais muito parecidos por fotos com os seus, porem são todos rosca direita.Você combinou rosca esquerda com direita?Seguem os terminais comprados:1 Terminal Dodge RAM 1500/2500/3500 94/97 com olhal Marca DLZ Cod. 19512 (rosca direita)1 Terminal F1000 TRW TS.3399R/TIE ROD END RIGHT FORD BF2C.3289.C/TERM DIR LD [CURTO, BARRA MENOR] (rosca direita)2 Terminais F1000 TRW TS.3409L/TIE ROD END LEFT FORD BF2C.3290.B/TERM DIR LE [CURTO, BARRA MAIOR] (rosca direita)Poderia confirmar quais os códigos dos seus terminais?Muito agradecido.Vou checar amanhã com a oficina que fez a adaptação pra mim. O Luiz, que é o dono me disse que tinha usado tudo de F-1000 e o olhal da Dodge Ram.Que eu mal lhe pergunte, mas vc pagou quanto no terminal da Dodge Ram?
squinzani
08/04/2015, 00:22
Boa noite Francisco,
Eu enchendo novamente, comprei os terminais muito parecidos por fotos com os seus, porem são todos rosca direita.
Você combinou rosca esquerda com direita?
Seguem os terminais comprados:
1 Terminal Dodge RAM 1500/2500/3500 94/97 com olhal Marca DLZ Cod. 19512 (rosca direita)
1 Terminal F1000 TRW TS.3399R/TIE ROD END RIGHT FORD BF2C.3289.C/TERM DIR LD [CURTO, BARRA MENOR] (rosca direita)
2 Terminais F1000 TRW TS.3409L/TIE ROD END LEFT FORD BF2C.3290.B/TERM DIR LE [CURTO, BARRA MAIOR] (rosca direita)
Poderia confirmar quais os códigos dos seus terminais?
Muito agradecido.
pode me passar o preço e onde comprou?
Evandro Cheroka
08/04/2015, 08:42
Vou checar amanhã com a oficina que fez a adaptação pra mim. O Luiz, que é o dono me disse que tinha usado tudo de F-1000 e o olhal da Dodge Ram.Que eu mal lhe pergunte, mas vc pagou quanto no terminal da Dodge Ram?
O terminal da Dodge Ram comprei no mercado livre como você, com frete saiu R$ 122,35.
Aguardo seu retorno, obrigado.
Evandro Cheroka
08/04/2015, 08:45
pode me passar o preço e onde comprou?
O Da Dodge RAM com olhal comprei no mercado livre, segue link: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-639888621-terminal-ponteira-direcao-dodge-ram-3500-1994-ate-1997-_JM.
Os demais comprei aqui em São Carlos mesmo, paguei R$ 90,00 cada. Caso tenha interesse posso passar para você pois não me servirão.
Francisco Maciel
08/04/2015, 10:07
O terminal da Dodge Ram comprei no mercado livre como você, com frete saiu R$ 122,35.
Aguardo seu retorno, obrigado.
Evandro, vamos lá as explicações...
Realmente foram usados terminais de F-1000, iguais aos que você comprou. Ambos são roscas direitas, o curto é rosca direita 7/8-18 fios, o longo é 1"-16 fios. O que o Luiz fez foi converter o longo para rosca esquerda 7/8-18 fios, feito em torno mesmo.
Segundo ele já são 15 anos fazendo este tipo de trabalho sem dores de cabeça ou qualquer ocorrência de quebra.
Com certeza alguém vai falar: "Ah mas se tornear vai tirar a dureza do material!"
Conversa afiada. Estes terminais são forjados e não recebem tratamento térmico para endurecimento superficial, logo a dureza é praticamente homogenia em toda a região da peça. Palavra de Engº Mecânico com anos de experiência em forjamento e usinagem.
Se achar que não vai ficar confiável, você pode usar outros terminais, tem os da F-350 antiga, que são fáceis de achar e também custam barato.
Abraços.
Senhores;
Qual foi o benefício da barra munhão munhão?
Eu instalei o amortecedor da 250 4x4 e já posto a foto de como ficou.
San Sei, qual o modelo (código) e adaptações necessárias?
Obrigado.
Evandro Cheroka
21/09/2015, 19:54
Evandro, vamos lá as explicações...
Realmente foram usados terminais de F-1000, iguais aos que você comprou. Ambos são roscas direitas, o curto é rosca direita 7/8-18 fios, o longo é 1"-16 fios. O que o Luiz fez foi converter o longo para rosca esquerda 7/8-18 fios, feito em torno mesmo.
Segundo ele já são 15 anos fazendo este tipo de trabalho sem dores de cabeça ou qualquer ocorrência de quebra.
Com certeza alguém vai falar: "Ah mas se tornear vai tirar a dureza do material!"
Conversa afiada. Estes terminais são forjados e não recebem tratamento térmico para endurecimento superficial, logo a dureza é praticamente homogenia em toda a região da peça. Palavra de Engº Mecânico com anos de experiência em forjamento e usinagem.
Se achar que não vai ficar confiável, você pode usar outros terminais, tem os da F-350 antiga, que são fáceis de achar e também custam barato.
Abraços.
Ola Francisco,
Acabei minhas modificações, agora só falta calçar a fibra:
512506512507512508
Elmer_Jeep
22/09/2015, 10:08
Ola Francisco,
512506512507512508
Legal, onde conseguiu essas barras sextavadas ?
Evandro Cheroka
22/09/2015, 16:31
Aço 1045 sextavado
Francisco Maciel
23/09/2015, 10:11
Ola Francisco,
512506512507512508
Evandro, ficou sensacional. Parabéns pelo esmero e detalhes.
Conte como está a dirigibilidade do carro após esta adaptação?
Evandro Cheroka
23/09/2015, 11:03
Bom dia Francisco,
Obrigado, realmente foi gasto um bom tempo e dedicação.
Apesar da altura e dos pneus grandes, gostei muito do carro na estrada, o maior detalhe foi acertar o balanceamento desses pneus. Anda bem mais macio que original.
Esse carro esta com molas Rock Crawler Progressivas do Wrangler dianteiras, com 2,5" na dianteira e 3,5" na traseira. Amortecedores se não me engano da F250, elevei o suporte da panhard para o mesmo angulo que ficou a barra de direção e fizemos regulagem nos braços de suspensão para corrigir o caster.
Seguem mais algumas fotos:
512612512613
512614512615
512616
Francisco Maciel
23/09/2015, 12:08
Bom dia Francisco,
Obrigado, realmente foi gasto um bom tempo e dedicação.
Apesar da altura e dos pneus grandes, gostei muito do carro na estrada, o maior detalhe foi acertar o balanceamento desses pneus. Anda bem mais macio que original.
Esse carro esta com molas Rock Crawler Progressivas do Wrangler dianteiras, com 2,5" na dianteira e 3,5" na traseira. Amortecedores se não me engano da F250, elevei o suporte da panhard para o mesmo angulo que ficou a barra de direção e fizemos regulagem nos braços de suspensão para corrigir o caster.
Seguem mais algumas fotos:
512612512613
512614512615
512616
Evandro, muito bom mesmo o resultado.
Comprei molas RK para usar no meu. Contudo optei por molas de 1,5" e 2,5". Pretendo usar no máximo pneus 35.
Sua sensação é que mudou da água pro vinho, a dirigibilidade?
Francisco Maciel
23/09/2015, 12:14
Evandro, a regulagem para o diferencial, foi feita apenas nos links traseiros?
Evandro Cheroka
23/09/2015, 12:21
Na verdade, não andei com o carro somente com as molas. Fizemos todas as alterações de uma vez. O carro ficou excelente a dirigibilidade. Não tenho nada do que reclamar, somente na dianteira faz um barulho quando entra rápido em lombada, acredito que seja a mola pegando no prato devido a ela ter o diametro um pouco maior que a original.
Evandro Cheroka
23/09/2015, 12:22
Foi feita nos dois, dianteira e traseira.
Francisco Maciel
23/09/2015, 12:29
Na verdade, não andei com o carro somente com as molas. Fizemos todas as alterações de uma vez. O carro ficou excelente a dirigibilidade. Não tenho nada do que reclamar, somente na dianteira faz um barulho quando entra rápido em lombada, acredito que seja a mola pegando no prato devido a ela ter o diametro um pouco maior que a original.
Está usando mangueira de borracha nas molas? Na parte que apoia no prato?
Evandro Cheroka
23/09/2015, 13:07
Na parte inferior fui usado mangueira e entra bem justo. Na parte superior o diametro interno da mola não acentava por completo pois pegava na solda do tubo onde vao os batentes. O mecanico fez um calco de borracha de uns 5 milimetros para que a mola apoiasse toda por igual.
Francisco Maciel
23/09/2015, 15:03
Na parte inferior fui usado mangueira e entra bem justo. Na parte superior o diametro interno da mola não acentava por completo pois pegava na solda do tubo onde vao os batentes. O mecanico fez um calco de borracha de uns 5 milimetros para que a mola apoiasse toda por igual.
Legal, já vou me preparar pra instalar as minhas.
matrakaum
28/09/2015, 12:35
Elmer_Jeep,
Qual o material vc. usou para fazer seu HS?
abço
Elmer_Jeep
30/09/2015, 11:26
Elmer_Jeep,
Qual o material vc. usou para fazer seu HS?
abço
Aqui na região não temos muita opção, e tinha menos ainda há 10 anos atrás, fiz com aço 1045. Tá cumprindo seu papel até hoje (funcionando perfeitamente).
[]'s
matrakaum
16/10/2015, 10:02
Vortando...
Consegui fazer a peça. Mas estou com um problema bem difícil. Não consigo ninguém para fazer o furo cônico aonde vai o pivô.
Alguém aí tem uma ideia de como fazer?
Elmer_Jeep
16/10/2015, 11:39
Vortando...
Consegui fazer a peça. Mas estou com um problema bem difícil. Não consigo ninguém para fazer o furo cônico aonde vai o pivô.
Alguém aí tem uma ideia de como fazer?
Opção 1:
o primeiro passo é fazer os furos (em furadeira de bancada) com broca que tenha o diametro da medida menor do cônico do terminal.
Depois de feitos os furos vc vai precisar de uma retificadora manual desta:
http://www.zimt.com.br/media/catalog/product/r/e/retifica_bosch_ggs_27_l_650w_220v-b21050.jpeg
usando esta lima rotativa pra reabrir:
http://www.amatools.com.br/html/amatools_spa/img_produtos/corte/foto_produto_73.jpg
Todos que fizemos aqui foi assim e nunca tive problema, pode testar antes numa chapa mais "doce" pra ir treinando.
Opção 2:
Se tiver sorte de encontrar uma broca cônica na medida do terminal, dá menos trabalho, só usa a furadeira ou torno. O acabamento fica muito melhor que o da opção 1.
http://brcferramentas.com.br/files/fotos/113_original_7_7.jpg?1293103433
[]'s
matrakaum
16/10/2015, 12:02
Eu tenho uma micro-retífica.
Esta broca cônica qual é o nome dela?
Eu achei esta
http://www.orionferramentas.com/broca-haste-conica-16mm-cm2
https://www.walmart.com.br/lima-rotativa-conica-raio-14-metal-duro-16mm-comp-de-corte-33mm-haste-6x47mm-kingtools-sl-6m/3254031/pr
Ian Jeep
16/10/2015, 13:13
Eu achei esta
https://www.walmart.com.br/lima-rotativa-conica-raio-14-metal-duro-16mm-comp-de-corte-33mm-haste-6x47mm-kingtools-sl-6m/3254031/pr
Alargador Cônico ou Alargador para cones.
514399
matrakaum
16/10/2015, 14:12
Será que não existe ninguém aqui na região de Osasco capaz de fazer isto? Vi que até no torno dá para fazer... na verdade um esquema de aulas do Senai ensinando exatamente isto.
Elmer_Jeep
17/10/2015, 11:04
Eu achei esta
A do primeiro link não serve, pois só tem conicidade na haste, é um modelo que usa na furadeira de bancada sem a necessidade de fixar com mandril.
Essa segunda achei muito cara, e teria que medir os conicos do terminal pra ver se o formato da lima é compatível.
E por esse preço vc consegue comprar esses 3 modelos aqui e ainda sobra troco:
http://www.fresascnc.com.br/produto/Lima-c%F4nica-arvore.-%28FTR1067%29.html
http://www.fresascnc.com.br/produto/Lima-C%F4nica-Arvore.-%28FTR459%29.html
http://www.fresascnc.com.br/produto/LIMA-C%D4nica.-%28FTR1053%29.html
Quando eu tinha retífica fizemos alguns no torno, aí só depende da boa vontade e habilidade do torneiro.
[]'s
matrakaum
17/10/2015, 14:02
Elmer vc. é um gênio...
Qualquer uma destas que vc. colocou serve? Se servir vou lá na segunda comprar....
marciorank@gmail.com
17/10/2015, 22:37
se tiver ascesso a torno pega um aço rapido e usina no grau igual ao do terminal e faz uma ferramenta, passa a broca no diametro menor e calibra o conico com a ferramenta, ja fiz e fica 100%
Elmer_Jeep
19/10/2015, 10:27
Elmer vc. é um gênio...
Qualquer uma destas que vc. colocou serve? Se servir vou lá na segunda comprar....
Não sei qual é a mais adequada, primeiro teria que medir o pivô do terminal pra depois comprar a lima um pouco menor.
matrakaum
19/10/2015, 15:15
Não sei qual é a mais adequada, primeiro teria que medir o pivô do terminal pra depois comprar a lima um pouco menor.
Elmer liguei na loja. O rapaz falou que para aço 1045 seria esta aqui
http://www.fresascnc.com.br/produto/LIMA-C%D4NICA-ARVORE.-%28FTR1054%29.html
Eu medi o pivô (original do Jeep) ele tem na área mais grossa 16mm e na ponta 14mm. Será que está aí vai servir?
Elmer_Jeep
20/10/2015, 10:33
Elmer liguei na loja. O rapaz falou que para aço 1045 seria esta aqui
http://www.fresascnc.com.br/produto/LIMA-C%D4NICA-ARVORE.-%28FTR1054%29.html
Eu medi o pivô (original do Jeep) ele tem na área mais grossa 16mm e na ponta 14mm. Será que está aí vai servir?
Talvez sirva porque pra fazer o furo cônico dessa forma (manual) a ferramenta precisa ser um pouco menor que o pivô do terminal pra que vc tenha espaço pra movimentá-la conforme vai "desenhando" o furo.
Meça o do 608 e veja a diferença.
Willão64
02/11/2015, 02:52
Caio, estou precisando de um alargador desses. Teria como você comprar e enviar um pra mim? Pago todas as suas despesas.
Srs,
Segue fotos do javali:
467686
467687
467688
kiko ribeiro
02/11/2015, 15:45
não acredito que não tenha algum torneiro ai na suas regiões , é pra fazer um furo conico no munhão?
matrakaum
03/11/2015, 09:21
eu encontrei....e não muito longe daqui aonde estou. Inclusive ele tinha jeep.
Perguntei o pq. dos torneiros terem me dito que não dava pra fazer aí ele foi enfático "Pq. não sabem fazer"
Ele fez sem broca especial, pelo que entendi ele tirou os ângulos e foi ajustando na própria máquina. Eu havia lido em uma aula do Senai que era possível sim fazer...
Ficou muito bom diga-se de passagem. Já estou com uma outra peça para levar lá pra ele... agora é o acabamento do gargalo do tanque de combustível... vai ficar parecido com o da RD350
Caio Melis
04/11/2015, 05:44
Caio, estou precisando de um alargador desses. Teria como você comprar e enviar um pra mim? Pago todas as suas despesas.
Willao64,
Compro sim! São peças usadas mas que abrem tranquilo o munhao. Pode ser dia 13/11?.
Me passe o endereço. Tem algum telefone para contato.
Valeu francisco, mais uma vez obrigado. Abraço.
Evandro,
sabe quem vende esse kit de barras munhao a munhao completo?
willys1960_ctba
20/10/2016, 07:31
bom dia pessoal, ressuscitando o tópico.
Para construir as barras de direção do zero, estou pensando em barra de 38mm externo com parede de 3mm. Aço 1020. Algo mais?
PS.: Vou utilizar terminais de 608 (já comprados).
Obrigado.
Rodrigo Baratti
05/01/2017, 22:58
Fala turma,
Alguém sabe se o terminal do 608 tem cônico muito diferente da F1000?
[]'s
Elmer_Jeep
17/07/2017, 16:08
Fala turma,
Alguém sabe se o terminal do 608 tem cônico muito diferente da F1000?
[]'s
O pino do 608 é 1mm mais grosso que o da F1000.
A rosca do 608 é M24. Já nos de F1000 tem rosca 7/8" e também de 1".
Opa, chegando agora mas o assunto me interessa, pois estou namorando esta adaptação já tem algum tempo.
Eu perdi a total confiança nos terminais do jeep pois um simplesmente quebrou comigo. A sorte que eu estava devagar e dentro da cidade. Só percebi que o jeep encavalou na dianteira e parou. Desci pra ver a barra estava caída no chão. Segue as fotos do dito cujo.
Então agora penso em passar para um terminal maior, já cheguei a olhar do MB1113 mas são muito grandes.
No meu caso tenho pneus 35", DH, e Bloqueio de diferencial pra ajudar a pesar mais um pouco.
Há muitos anos atrás eu usava um outro bracinho cônico no lugar do original, preso naqueles 4 parafusos em cima do munhão, porém sempre afrouxava os 4 parafusos, quando não os quebravam. Por isso penso que fazer um high steer prendendo nos 4 parafusos da lateral do munhão, mais nos 4 em cima, e mais um no olhal original do jeep, tendo assim 3 pontos bem apoiados. Não quero abrir o olhal original com broca cônica pois já vi ele quebrar bem ali.
Elmer_Jeep
18/07/2017, 09:51
Há muitos anos atrás eu usava um outro bracinho cônico no lugar do original, preso naqueles 4 parafusos em cima do munhão, porém sempre afrouxava os 4 parafusos, quando não os quebravam. Por isso penso que fazer um high steer prendendo nos 4 parafusos da lateral do munhão, mais nos 4 em cima, e mais um no olhal original do jeep, tendo assim 3 pontos bem apoiados. Não quero abrir o olhal original com broca cônica pois já vi ele quebrar bem ali.
Fala Monge, já tem algumas marcas de high-steer pra munhão de willys com os devidos reforços, vi esses dias no Mercado Livre.
Fala Elmer, valeu pela dica.
Willy - F75 AP turbo
29/10/2018, 22:10
Eu mesmo estou projetando meu high steer, porem estou fazendo para prender somente nos parafusos que seguram os retendores do munhão, sem usar o sos do munhão, sera que aguenta, ou é melhor ultilizar os 4 parafusos do sos tambem?
Então, já que foi comentado neste tópico. Eu fiz a minha adaptação, só que fui mais radical, já passei tudo para o terminal do mb 1313. Ficou extremamente reforçado. Usei tudo dele, barra de direção, terminais, olhais e fiz um retrabalho nos meus munhões que ficou como se fosse original.
Segue algumas fotos.
Vejam a foto de comparação do terminal original do jeep e o novo terminal. O do 608 é pouca coisa maior que do jeep e achei que iria continuar com mesmo problema. Tinha que trocar de terminais a cada 3, 4 meses.
Agora pelo menos vai durar bem mais.
Aristides Jr
30/10/2018, 08:59
Olá Monge!
Fiquei impressionado com o que fez com os munhões! Mucho Loco!
A maioria das pessoas não recomendariam esta solda no ferro fundido.
Como voce fez com a barra que liga da caixa até o munhão?
M-Beltrame
30/10/2018, 09:33
Caramba usar de 1313 nunca vi hahaha
Os de 608 dão conta, uso há anos e até hj nem a coifa estourou.
O seu cubo é original do willys?
Parece jogar a roda mais pra fora...
Abraços
Olá Monge!
Fiquei impressionado com o que fez com os munhões! Mucho Loco!
A maioria das pessoas não recomendariam esta solda no ferro fundido.
Como voce fez com a barra que liga da caixa até o munhão?
Eu também fiquei receoso quanto a solda no munhão. Mas foi usado eletrodo específico para este tipo de solda, e o modo que foi feito jamais quebrará. Foi cortado os olhais originais, ficando o pescoço, no olhal do caminhão foi cortado em V para encaixar no pescoço original do munhão do jeep. Depois soldado tudo encaixado. Enfim deu este ar de original, porém extremamente robusto.
Na barra que liga a caixa até o munhão foi soldado um olhal por cima da barra do caminhão, fazendo a ligação das duas.
Elmer_Jeep
30/10/2018, 15:55
Então, já que foi comentado neste tópico. Eu fiz a minha adaptação, só que fui mais radical, já passei tudo para o terminal do mb 1313. Ficou extremamente reforçado. Usei tudo dele, barra de direção, terminais, olhais e fiz um retrabalho nos meus munhões que ficou como se fosse original.
Segue algumas fotos.
Vejam a foto de comparação do terminal original do jeep e o novo terminal. O do 608 é pouca coisa maior que do jeep e achei que iria continuar com mesmo problema. Tinha que trocar de terminais a cada 3, 4 meses.
Agora pelo menos vai durar bem mais.
Os de 608 aguentam o tranco.
Usei os de 608 no CJ5 que eu tinha, com motor diesel e pneus 37, tive que trocar um terminal 5 anos depois.
Na Band que tenho (spoa e pneu 33) uso os do 608 desde 2014 e já se foram 60 mil km rodados.
No meu Jeep com Dana 60 e Pneus 40 eu uso os terminais de 1113 (fotos).
Caramba usar de 1313 nunca vi hahaha
Os de 608 dão conta, uso há anos e até hj nem a coifa estourou.
O seu cubo é original do willys?
Parece jogar a roda mais pra fora...
Abraços
Ah, quando eu medi a diferença é pouca do jeep para o 608, e como já cansei de trocar terminais de direção e 4 chegaram a quebrar comigo, resolvi fazer um sistema que não quebrasse mais. Tenho bloqueio de diferencial e pneus 35", fica muito pesado para os originais, e achei que um pouco maior não ia resolver muito. Então preferi exagerar e esquecer esta parte por um tempo... heehehehehehe
É o cubo original do jeep, tenho só freio a disco e uso espaçador de roda, porem na foto não esta aparecendo.
Os de 608 aguentam o tranco.
Usei os de 608 no CJ5 que eu tinha, com motor diesel e pneus 37, tive que trocar um terminal 5 anos depois.
Na Band que tenho (spoa e pneu 33) uso os do 608 desde 2014 e já se foram 60 mil km rodados.
No meu Jeep com Dana 60 e Pneus 40 eu uso os terminais de 1113 (fotos).
Então Elmer, já que eu ia mexer, achei melhor exagerar, já tive o desprazer do terminal do jeep quebrar 4 vezes e eu ficar sem direção. Foram duas vezes em trilha e duas vezes no meio do trânsito. Aí não quis arriscar com um terminal pouca coisa maior que o original.
Aristides Jr
30/10/2018, 17:04
Olá Monge!
Já quebrou antes, o Jeep foi aumentado e modificado, o sistema também, esse não quebra mais!
Os terminais e barras evoluiram assim como o restante das adaptações!
Gostei do que fez e acho que está muito certo!
Podemos dizer ficou mais forte!
Então Aristides, acredito que nunca mais terei quebras com o sistema de direção. ehehehehe
A sensação de incapacidade quando o jeep fica sem direção é muito ruim, vc só pode torcer para não bater em nada nem em ninguém. Não quero passar por isso novamente.
Aristides Jr
30/10/2018, 18:41
Monge!
O sistema original é bom! forte!
Mas foi projetado para pneus 600-16 e diferencial aberto!
Foi muita confiança manter o original.
Também pôôh, pneus 35 e bloqueio é demais para o original.
Mas até que "guentou"
Aguentou assim... trocava os terminais a cada 3, 4 meses. Uma hora tiro uma foto das caixas de terminais de direção que tenho lá em casa. Tem uma pilha lá na garagem.
Bom dia Pessoal
Segue que aconteceu com o munhão do meu jeep.
Uso caixa de direção hidraulica do opala.
uso barras reforçadas com terminais originais, pneus 265/75r16 frontiera, suspensão original.
foi soldado um olhal em cima da barra de direção que liga roda a roda lado direito (barra ficou bem reta que vem do braço pitman ao olhal soldado , igual muitos ja fizeram.
Direção ficou perfeita, nem amortecedor de direção precisei usar.
mas quebrou o olhal do munhão, esse olhal(munhão) foi refurado no furo original (que estava desbocado) e feito um bucha conica no torno e soldado dentro do furo.
agora não sei se foi por isso que quebrou ou o sistema esta fazendo algum tipo de alavanca esforço a mais nesse munhão.
Ai a duvida, troco o munhão por um bom original ou ja coloco os braços High Steer.
Elmer_Jeep
16/01/2021, 09:48
Bom dia Pessoal
Segue que aconteceu com o munhão do meu jeep.
Uso caixa de direção hidraulica do opala.
uso barras reforçadas com terminais originais, pneus 265/75r16 frontiera, suspensão original.
foi soldado um olhal em cima da barra de direção que liga roda a roda lado direito (barra ficou bem reta que vem do braço pitman ao olhal soldado , igual muitos ja fizeram.
Direção ficou perfeita, nem amortecedor de direção precisei usar.
mas quebrou o olhal do munhão, esse olhal(munhão) foi refurado no furo original (que estava desbocado) e feito um bucha conica no torno e soldado dentro do furo.
agora não sei se foi por isso que quebrou ou o sistema esta fazendo algum tipo de alavanca esforço a mais nesse munhão.
Ai a duvida, troco o munhão por um bom original ou ja coloco os braços High Steer.
Na minha opinião essa quebra pode ter ocorrido por dois fatores, na primeira foto tem uma marca de solda no olhal do munhão, talvez essa solda tenha destemperado a peça.
Na segunda foto podemos notar que há uma certa distância entre o olhal da barra longa e o munhão, isso faz com que ocorra sim um efeito alavanca que desvia parte do esforço que vem da caixa de direção. O ideal é que tivesse usado aquele terminal duplo original do willys pra que fosse diminuída essa distância entre o olhal e munhão.
https://http2.mlstatic.com/D_NQ_NP_626750-MLB32913604779_112019-W.jpg
Melhor partir pra um jogo de high steer, se for manter a suspensão original pede os braços com a furação de baixo pra cima e não use terminal duplo, aumente a barra que vem do pitman pra montar esse terminal diretamente no high steer.
Na minha opinião essa quebra pode ter ocorrido por dois fatores, na primeira foto tem uma marca de solda no olhal do munhão, talvez essa solda tenha destemperado a peça.
Na segunda foto podemos notar que há uma certa distância entre o olhal da barra longa e o munhão, isso faz com que ocorra sim um efeito alavanca que desvia parte do esforço que vem da caixa de direção. O ideal é que tivesse usado aquele terminal duplo original do willys pra que fosse diminuÃ*da essa distância entre o olhal e munhão.
https://http2.mlstatic.com/D_NQ_NP_626750-MLB32913604779_112019-W.jpg
Melhor partir pra um jogo de high steer, se for manter a suspensão original pede os braços com a furação de baixo pra cima e não use terminal duplo, aumente a barra que vem do pitman pra montar esse terminal diretamente no high steer.
Bom dia Elmer
Quanto a solda que esta vendo, isso foi uns pingos de demos em uma fazenda perto da trilha onde quebrou so para tentar levar no towbar, ate em casa.
Esse olhal do munhão foi embuchado vamos dizer e soldado a bucha conica, (tipo um olhal dentro do olhal original) pois o conico estava ruim.. a solda dessa bucha pode ter enfraquecido a peça, Mas externo do munhão/olhal nunca foi soldado antes. Talvez a solda dessa bucha interna deveria ter sido melhor e soldado toda a superfecie.
Quanto ao terminal duplo eu tentei colocar mas pegou no feixe de mola. E o conico do terminal onde ligaria a barra que vem da caixa de direção teria q ser invertido.
Soldamos o olhal na barra de direção que liga roda a roda mais proximo de onde achamos seguro sem afetar a rosca do terminal e a parte da barra que é mais grossa. pois so as pontas de rosca para os terminais são original. A barra em sua extensão é mais grossa.
no piso liso, suspensão reta percebemos que não força, estersa sem muito esforso. Agora nas trilhas com suspensão abrindo e fechando é outra coisa, tenho bloqueio Rotax 100% na dianteira, percebo que na trilha força mais a direção do que o jeep do meu pai que não tem bloqueio por exemplo.
OBS: Eu sou uma pessoa que toma bastante cuidado para não esterço parado e sempre verificando se não tem algo travando/segurando a roda nas trilhas, apesar q trilha é trilha ne.. sempre força .
1- Tenho a saida de trocar o munhão para um bom e continuar as barras como estão.
2- Trocar o munhão e tentar deixar o olhal que vai na barra roda a roda mais proximo do terminal da roda. (igual você comentou)
3- Trocar o munhão e deixar roda a roda ligado neles, usar high steer so para barra que vem do pitman (caixa de direção)
4- Colocar high steer dos dois lados e abandonar os olhais dos munhões, ligar o barra que vem do pitman (caixa de direção) tambem high steer.
segue fotos dos high steer e video do meu jeep.
Jeep willys cj5 1971 - motor maverick 6c BF184 aspirado, Vitor Paulucci - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=wm7a-FKZ2oA)
Bom dia segue mais fotos de como estava montado e do olhal quebrado. Agora da para ver a bucha que foi colocado com o novo cônico e soldado dentro do olhal original. Quando foi aberto/refurado o furo original do munhao para colocar essa bucha cônica, parece que não soldaram na volta inteira da bucha no olhal, assim a parede do olhal original que segura o esforço ficou sozinho vamos dizer .
Como se tivesse aberto o furo do munhao para colocar um terminar mais grosso .
E depois colocado uma bucha/calço para voltar o terminal original. E com essa solda dessa bucha também deve ter ajudado destemperar o material que já estava com pouca Parede.
Agora volta a dúvida, o que fazer ??
Opção 1, 2, 3 ou 4 igual citado na na mensagem acima . Bom seria sempre o menor custo. Kkkk
Elmer coloquei a foto da distancia entre os terminais para ter uma ideia se está muito longe .
Elmer_Jeep
17/01/2021, 12:45
Eu recomendo a opção 4, os high steer da HD 4x4 estão com um preço bem em conta comparado com os das outras marcas.
Já instalei no Jeep de um cliente e gostei das peças.
Reforco do Munhao Willys (High Steer) - HD4x4 - Pecas OFF ROAD (https://www.hd4x4.com.br/reforco-do-munhao-high-steer-)
Eu recomendo a opção 4, os high steer da HD 4x4 estão com um preço bem em conta comparado com os das outras marcas.
Já instalei no Jeep de um cliente e gostei das peças.
Reforco do Munhao Willys (High Steer) - HD4x4 - Pecas OFF ROAD (https://www.hd4x4.com.br/reforco-do-munhao-high-steer-)
Opção mais cara, mas é definitiva e 100% garantido a 4.
Estava na dúvida porque o munhao do lado esquerdo é zero e consegui um zero para substituir o direito, (perfeito estado original os olhais) mas peças visualmente perfeita, mas antigas e pode ter fadigas já ne .
Por isso passei as medidas entre o terminal e olhal que foi soldado na barra longa e a angulação da barra que vem da caixa (pitmam). Se esta muito fora ou visível que faz muita alavanca, que me fala??
Mas desde de quando montei fiquei na dúvida sobre esse sistema de barra que estou usando.
Apesar que tenho certeza que a quebra foi por conta do enfraquecimento ao colocar a bucha e solda.
Mas já que vai mexer e estamos falando de um sistema que pode te custar a vida.....
Vi da adaptbrasil, Que é direto nos rolamentos, pois da hd4x4 vai por cima do quadrado (4 parafusos). Falei com a hd4x4 e eles disseram que não da certo com a suspensão original. (Informação deles).
Adaptbrasil falou que da certo pedindo os furos para os terminais entrarem de baixo para cima, como se fosse original.
https://www.adapbrasil.com.br/MLB-783204468-kit-braco-sos-munho-jeep-high-steer-par-adap-brasil-_JM#position=2&type=item&tracking_id=a7536bb9-6b16-4889-85ca-7f2eda92a923
Aristides Jr
04/02/2021, 19:36
Aguentou assim... trocava os terminais a cada 3, 4 meses. Uma hora tiro uma foto das caixas de terminais de direção que tenho lá em casa. Tem uma pilha lá na garagem.
Olá Monge!
Lá atrás alguém já comentou como sugestão, daí fiquei pensando no assunto, senti que dá para reforçar o sistema, alterando o pino do terminal substituto, sem mexer no munhão!
Seria assim:- Usinar o pino cônico do terminal mais reforçado/maior até ele atingir a medida para caber no munhão original do Jeep.
Daí que que vem a pergunta:- Neste período que trocou todos estes terminais algum estragou ou quebrou o pino cônico na parte que se conecta no munhão?
Att. Aristides Júnior
Olá Monge!
Lá atrás alguém já comentou como sugestão, daí fiquei pensando no assunto, senti que dá para reforçar o sistema, alterando o pino do terminal substituto, sem mexer no munhão!
Seria assim:- Usinar o pino cônico do terminal mais reforçado/maior até ele atingir a medida para caber no munhão original do Jeep.
Daí que que vem a pergunta:- Neste período que trocou todos estes terminais algum estragou ou quebrou o pino cônico na parte que se conecta no munhão?
Att. Aristides Júnior
Bom dia
não nenhum, estão bem justo,apesar de ter rodado apenas 700 km com o jeep após a montagem dele completa. achei um munhão em perfeito estado , Assim vou deixar ligados barra no munhão roda a roda original e estou fazendo o braço high steer, logo coloco as fotos .
Aristides Jr
05/02/2021, 10:56
Olá Dimmy!
Foi por conta do seu caso que fiquei pensando no assunto!
Geralmente o terminal do Jeep (e de outros veículos também) desgasta e dá folga na articulação, nunca vi problemas no cônico macho!
Baseado nisso imagino que é boa a solução de utilizar terminal e barras maiores, podem ser de 608 ou outros caminhões ou tratores, sem mexer no cônico fêmea do munhão.
Vai ficar mais reforçado.
Abraço Aristides Júnior
Aristides Jr
05/02/2021, 11:02
Olá Dimmy,
Se o lado oposto (que não quebrou) tem modificação parecida com o que foi feito neste quebrado.
Mais um conselho:- Procure outro para trocar, tudo indica que o serviço que foi feito é o vilão desta sua história.
Olá Dimmy!
Foi por conta do seu caso que fiquei pensando no assunto!
Geralmente o terminal do Jeep (e de outros veículos também) desgasta e dá folga na articulação, nunca vi problemas no cônico macho!
Baseado nisso imagino que é boa a solução de utilizar terminal e barras maiores, podem ser de 608 ou outros caminhões ou tratores, sem mexer no cônico fêmea do munhão.
Vai ficar mais reforçado.
Abraço Aristides Júnior
Então folga/quebra que falo é no cônico do olhal do munhão , NÃO do terminal/pivô parte cônica ou móvel, eu tinha problemas quando os terminais/pivô era de engraxar, entravam sujeira/terra e pegava folga rápido, agora esses novos blindados duram muito na parte móvel também.
No meu caso nunca aconteceu do cônico do terminal desgastar ou quebrar, como uso pneu 32" vamos dizer não força muito esses terminais originais. (na verdade meu olhal do munhão quebrou porque mandei embuchar e soldou a bucha, enfraqueceu/destemperou a peça).
obs: o outro munhão esta perfeito em todas as partes (lado esquerdo), nunca mexido em nenhum local, agora consegui um munhão praticamente zero para lado direito (que foi o lado que tinha quebrado) e estou fazendo high steer como meu desenho/especifico para o espaço que tenho, fiquei com medo de comprar pronto e ter que mexer ou não dar certo pois tenho suporte e amortecedores diferentes dos originais, somente os feixes são originais.
OBS: minha barra de direção é praticamente maciça, fiz nova.
logo mando as fotos.
Os meus nunca quebraram pino. Os que quebraram, quebraram na rosca do terminal de direção. Eu não lembro mais se eu postei fotos do meu sistema lá atrás. Mas eu troquei o olhal do meu pelo de caminhão. Em aço. Foi feito um trabalho muito cauteloso e criterioso para não ter problemas. E desde que o fiz nunca mais tive problemas. Caso não tenha postado as fotos me fale que eu envio.