PDA

Ver Versão Completa : SW4 "ziguezagueando" na pista

Guido Michaelis
29/04/2013, 16:24
Boa tarde, caros foristas!
A questão é a seguinte: Minha SW4 97 está vazando fluido de direção, mas não sei se isso tem relação com o problema que vou relatar.
Fora esse vazamento, a direção não apresenta nenhum problema, tampouco os amortecedores. Porém, quando em velocidades próximas a 100km/h, se pego alguma depressão, ondulação ou qualquer variação no asfalto, o carro começa a "ziguezaguear" na pista!
Será que isso caracteriza alguma folga na caixa de direção que só aparece nessa situação, ou amortecedores vencidos? Socorro!

HERICK
29/04/2013, 16:33
a VTR fica tremendo a direção quando cai em buracos???

Guido Michaelis
29/04/2013, 16:36
a VTR fica tremendo a direção quando cai em buracos???

Não preciso cair em buracos, basta qualquer defeitinho no asfalto que o carro treme as rodas, não a direção...
E não é uma trepidação leve, é um ziguezague mesmo

HERICK
29/04/2013, 16:43
Vai ter que dar uma geral na suspa, não tem outro jeito, amortecedor ruim costuma vibrar o volante, mas somente as rodas???? não sei não pode ser o braço auxiliar, braço pitman, buchas estragadas em geral, pivôs sups e infs, caixa de direção com folga além do normal que ela já tem, vai ter que gastar um $$$$$$

Guido Michaelis
29/04/2013, 16:59
Vai ter que dar uma geral na suspa, não tem outro jeito, amortecedor ruim costuma vibrar o volante, mas somente as rodas???? não sei não pode ser o braço auxiliar, braço pitman, buchas estragadas em geral, pivôs sups e infs, caixa de direção com folga além do normal que ela já tem, vai ter que gastar um $$$$$$

Pois é, já to com dor no bolso hahahaha
Adianto que não são buxas nem pivôs, acabei de trocar todos

jorge.duarte
29/04/2013, 17:13
Guto,
Suspeite dos amortecedores...quando vencidos oscilam além do normal, provocando esse sintoma. Outra possível causa, seria o Caster negativo, roda recuada. Antigamente encontrávamos lojas onde era possível avaliar amortecedores, mas infelizmente não existem mais, ou pelo menos não conheço aqui no Rio...não confio em teste fora do carro.

Abs

Abs

dpab
29/04/2013, 22:49
Guido,
Eu desconfiaria dos braços axiais e/ou das ponteiras de direção !
A propósito, vc diz que trocou todas as buchas, estão incluídas as buchas de fixação da caixa de direção ?
Pode ser que a caixa inteira esteja se movimentando lateralmente...
Um abraço, Delfim

HERICK
30/04/2013, 05:37

Colocou peças originais? Ocorre muito de peças paralelas não suportarem o esforço de todo o conjunto, não perca tempo troque os amortecedores e mande verificar a caixa de direção, boa sorte!

Guido Michaelis
30/04/2013, 14:51
Guido,
Eu desconfiaria dos braços axiais e/ou das ponteiras de direção !
A propósito, vc diz que trocou todas as buchas, estão incluídas as buchas de fixação da caixa de direção ?
Pode ser que a caixa inteira esteja se movimentando lateralmente...
Um abraço, Delfim

Não troquei as de fixação não, Delfim. De qualquer forma, a caixa está com folga sim. Estou voltando para o RJ amanhã e vou levar em uns dois mecânicos pra achar exatamente o que está errado e orçar o conserto.

dpab
30/04/2013, 21:12
Guido,
Faça isso e dê-nos um "feedback" depois...
Um abraço, Delfim

RPedrini
01/05/2013, 00:47
Boa noite,
Leio o forum a muito tempo, e essa é minha primeira contribuição.
A minha é uma 2002, com 180 mil km, toda revisada. Estava com a mesma característica.
Como eu tinha certeza que tudo estava em bom estado, mandei fazer uma boa geometria (no caso aqui de Florianópolis o único lugar correto é a Depaschoal) e ficou perfeita, sem mais guinadas!
Acho que vc poderia dar uma conferida na geometria!
Boa sorte

Amadeus_band
06/05/2013, 21:33
E aí Gildo alguma novidade?

Falou com o mecânico depois que ele desmontou a caixa?

Guido Michaelis
12/05/2013, 18:15
E aí Gildo alguma novidade?

Falou com o mecânico depois que ele desmontou a caixa?

Valeu pelas dicas, galera!
Peguei o carro na oficina ontem. Cremalheira cromada, kit de reparo e tubo de pressão novos.
Morri em umas 1.400 pratas mas o carro tá show!

calhiandro
12/05/2013, 18:27
Pessoal a minha está o mesmo problema quando em velocidades mais altas, fica balançando bastante em qualquer irregularidade por menor que seja. Quando fui verificar óleo da caixa, redução e diferenciais percebi que a bieleta da roda dianteira direita da barra estabilizadora estava quebrada, solta mesmo. Pergunto substituindo essa bieleta será que o problema será resolvido?