PDA

Ver Versão Completa : Limpador do Parabrisa a Vacuo

gglauber
01/10/2005, 17:55
ola...gostaria de reativar o limpador à vacuo do meu jeep...

o sistema esta em ordem... mas sem as mangueiras...

como faço para coloca-lo em funcionamento !??!

obrigado !

Fabiano-SL
01/10/2005, 19:06
Vai neste link q vc encontrará as informações....

http://www.film.queensu.ca/CJ3B/Tech/Wipers.html

Luciano de Castro
01/10/2005, 23:15
Glauber,
Se vc só entende de inglês como eu, (The Boock is on the table, Its a bird, Its a sun glass), esse fantástico site não ajuda muito. Pelo que me lembro do tempo em que sofri com esse limpador, num passado longínquo e remoto, eu sofria um bocado.
A mangueira do limpador vai ligado no coletor, que é onde faz vácuo. Na hora da chuva, se acelerar, o bicho pára. Eu tinha que amarrar um barbante de cada lado, e hora puxa daqui, hora puxa dali. Tentar tampar o suspiro do limpador, também ajudava.
Hoje estou com problema de limpador no meu Kaiser m606 (cara de cavalo), que o quadro do para-brisa é basculante, e como ele é fininho, não cabe desses limpadores elétricos modernos e fantásticos (já usei num caminhão REO 6x6).
Ou instala um a vácuo, que funciona precáriamente, ou usa um elétrico original de jipe que também não é grandes coisas, ou adapta um elétrico moderno (recomendo), ou importa dos EUA um limpador a vácuo ZERO, caso seja colecionador.
Acabo de ver na sua mensagem "TODO ORIGINAL", então, importe uma "peça nova antiga" por uns US 45,00 mais frete.
Já importei os 4 jumelos "U" originais e novos por R$200,00 que achei ser um preço justo.
E boa sorte com seu cara-de-cavalo que considero o melhor jipe que passou pelo Brasil. Nunca vi um chassi desses quebrado ou rachado como é comum nos CJ5.
Lula

gglauber
03/10/2005, 14:28
pelo q vi... existia uma bomba de combustivel ...jah construida com o sistema para fazer funcionar o limpador...

e qq outra esquema que nao use a referida bomba... na vai funcionar bem... tendo funcionamento intermetente....

meu jeep nao tem essa bomba... tampouco acho q posso adpta-la...

posso intao descosiderar utilizar outras fontes de vacuo e obter um funcionamanto bom ???

vi nas fots alguns modelos... com apenas um bico... o meu limpador tem 2 bicos..pq seria ??

Luciano de Castro
03/10/2005, 19:57
Glauber,
Já vi limpador com uma entrada p/ o coletor, e uma saída para ligar em outro limpador do lado do passageiro.
Pelo que me lembro (20 anos atrás), a mangeira era ligada no coletor de admissão, próximo do carburador.
Nunca vi limpador ligado em bomba de gasolina, nunca vi bomba que fizesse vácuo.
Sabe aquele furo na lateral do jipe, próximo da dobradiça do parabrisa?
É para passar essa mangueira do limpador.
Quando baixar o parabrisa, a mangueira acompanha.
Seu limpador tem um bracinho para ser usado manualmente?
Tem um monte de tipo de limpador a vácuo, até de plástico.
Quanto a limpador de parabrisa a vácuo funcionar bem, eu nunca vi.
Mas procure no e-bay que vc acha limpador original na embalagem (new old parts).
Boa sorte!
Lula

Luciano de Castro
05/10/2005, 18:06
Glauber,
Vc tem razão. Existe bomba de gasolina, que também tem bomba de vácuo. Vi hoje, mas era bomba de M-38, é uma bomba enorme, devia se chamar míssel de gasolina, de tão grande que é.
Nunca tinha visto antes, acho que só veio em M-38, talvez nos M-38A1.
Mas não tem problema, o limpador a vácuo funciona normalmente ligado no coletor de admissão (CJ2, CJ3A, CJ3B e CJ5).
O cara que me mostrou essa bomba no seu M-38, tem dois limpadores a vácuo na sua Kaiser M-715 que funcionam perfeitamente, sendo o da esquerda com a saída para ligar no da direita como o seu.
Procure no WWW.ebay.com que vc acha.
Boa sorte.
Lula

Fabiano-SL
05/10/2005, 21:05
Olá!

Vc tem razão. Existe bomba de gasolina, que também tem bomba de vácuo. Vi hoje, mas era bomba de M-38, é uma bomba enorme, devia se chamar míssel de gasolina, de tão grande que é.
Nunca tinha visto antes, acho que só veio em M-38, talvez nos M-38A1.

Não... essa bomba de gasolina era a original dos motores hurricane F head - que equipou os cj3b e alguns cj5 e militares que tiveram este motor.... Veja foto.

Veja aqui: é em ingles mas tem várias fotos http://www.film.queensu.ca/CJ3B/Engine/Rebuild8.html

[]'s

Luciano de Castro
05/10/2005, 23:08
Fabiano,
A foto que vc postou, dá para ver o trambolho da bomba de gasolina, com a parte inferior sendo a bomba de vácuo. Dá p/ ver a saída do cano p/ o vácuo, mas não dá p/ ver a outra conexão que fica na bomba, talvez seja a entrada de ar.
Nas fotos do site (que é fantástico esse site para nós, donos de cara-de-cavalo), parece a linha de combustível, e a linha da tubulação de refrigeração da tampa de válvulas, mas não dá p/ ver os detalhes do vácuo.
O seu jipe tem dessa bomba, ou bomba de gasolina comum?
Vc já usou limpador a vácuo ligado no coletor?
Seu limpador funciona de verdade?
Boa sorte!
Lula

DougBRSP
06/10/2005, 09:36
Os limpadores da minha Kaiser tbem são a vácuo com 2 conexões, mas pelo que vi nos manuais dela são ligados por mangueiras independentes e com uma válvula antes delas, meu problema é pegar o vácuo do motor 4.1 que está nela, mas nem penso em substitui-los por elétricos.

No meu CJ-5 utilizei a tomada de vácuo do coletor para ligar o servo-freio, mas continuo com o limpador a vácuo, para não ficar sem limpador estou usando uma gambi até adaptar um elétrico: quando o tempo está ruim ligo a mangueira do limpador no caninho do carburador que vai pro avanço a vácuo do distribuidor, em dias de sol reconecto o avanço ao carburador, tem quebrado o galho e não tenho muitas queixas do limpador a vácuo, pra mim tem cumprido sua função, e o limpador do passageiro continua manual esse não dá pau nunca, minha namorada que o diga. :lol:

[]s

Fabiano-SL
06/10/2005, 10:56
Fala Luciano!

Meu jeep tem motor Hurricane, o qual foi todo retificado....está com uma bomba de combustível adapatada do jeep 6cl... tem funcionado bem! :P

A ligação de vácuo que tem no meu jeep é a seguinte: saí ali abaixo do coletor e vai até a base do carburador...só isso. Comprei a tubulação e alguns nipel e fiz a ligação. Meu jeep está em reformas e por motivos de SEGURANÇA irei abrir mão da originalidade e adaptar um novo sistema de direção e freio a vácuo.... desta forma usarei essa tubulação de vácuo que criei....

Meu limpador é eletrico no meu lado e manual do outro....não tenho o que reclamar dele. Eu tive um a vácuo pra colocar no meu jeep, mas acabei desistindo e vendendo ele quando vi uma discussão aqui no forum sobre este tipo de limpador.... ´pelo q entendi é bom só se vc quer placa preta e manter a originalidade a qualquer preço, mesmo tendo um sistema nao muito funcional.... lembra que o jeep era carro de fazenda e guerra, nao foi feito pra andar em estradas BR congestionadas e cheias de loucos.... nós é que insistimos em colocar nossos jeeps nessas estradas e outras :pensativo:

Se os limpadores a vácuo fossem bons, a willys e ford, não teriam trocado e colcoado eletricos nos jeeps... :concordo:

Coloca um original eletrico (tem na agromotor) ou colocar um adapatado eltrico (tem donatti)... o jeep perde o charme da originalidade, mas ganha em segurança.

[]'s

Luciano de Castro
06/10/2005, 13:34
E aí, Doug, que pneus está usando na M-715?
Tem fórum sobre esse tema por aqui?
Lula

DougBRSP
06/10/2005, 14:18
Luciano, infelizmente estou usando os 265/75/16 até arranjar os 900x16 militares. :twisted:

[]s

ribon
06/10/2005, 14:20
Luciano,

Não é ruim (pelo menos a velocidade é constante, diferente do a vácuo que quando se acelera ele vai diminuindo a velocidade), mais têm melhores...

Como meu jipe não tem nada de original eu não me importo de ficar cortando ou soldando coisas nele... HEHEHEHEHE

Hoje estou colocando o traseiro do UNO.

Mais poderia ser traseiro de GOL também...

Abraço.

Luciano de Castro
06/10/2005, 22:19
Ribon,
Meu jipe de original só tem a aparência (M-606 militar, inclusive pneuzinho), de resto, motor GM 151, câmbio C10 3m, freio a disco, pedaleira suspensa, cx direção maverick, capota conversível. Não sou colecionador, meu carro é de uso diário, e está sem limpador.
Já usei o elétrico original, nacional, durou bem pouquinho.
Como o quadro do pb é basculante, A espessura da moldura, onde fixa o limpador, é bem fininha, não dá para alargar na espessura necessária para esses fantásticos BOSH que vende na DONATTI e outras. A menos que eu faça um rombo sobre o quadro basculante, e fixe o limpador uns 8 cm mais acima. Já fiz isso num REO 6x6, mas vamos mudar de assunto se não as lágrimas rolam... :cry:
Lula

ribon
07/10/2005, 07:23
Luciano,

Veja o do UNO, acho que vai servir para vc... O pescoço dele é bem longo e fino...

Abraço