PDA

Ver Versão Completa : Álcool no BF 161



Edinhodalight
01/10/2005, 15:01
Gostaria de parabenizar a todos , pois tenho visto que são pessoas
sérias e procuram ajudar nas duvidas de muitos que por iqui passam .
É o seguinte fiquei sabendo que é possível usar ácool no motor BF 161
, é claro com algumas modificaçoes . Então vai pergunta .

Quais são as modificações mais efiçientes ?
O carro está rodando bem , sem problemas ?
O custo benefícil compenssa ?[/b]

Kim
18/10/2005, 10:15
Bom dia!
Sei que a resposta vai com atraso, mais para passar esse motor a álcool é simples.
gicle 30;
Ventula do carburador passa de 27 milímetros para 24;
Adianta o ponto para 7º.
Qualquer dúvida, visitar o site: http://ruralwillys.tripod.com/ , após, tópico "técnica", entra em "dicas de manutenção".
Meu Jeep 62 passou a fazer 4,5 a 5 Km/l na cidade e + - 6 Km/l na cidade.
Você só precisa de um torneiro para fazer a garganta, de resto faz em casa.
Obs. não esqueça da partida a frio, pois a primeira partida do dia tem que dar um cheiro de gasolina, depois funciona bem.
Atte,
Gntil Filho.

Edinhodalight
21/10/2005, 11:23
Valeu Kim !!!
Eu penssei que não ia ter resposta de ninguen .
E ai tu tem notado alguma falha , ou perda de potência ?


Um abraço companheiro !

Eduardo Felix
21/10/2005, 12:35
Boa Tarde

A minha rural ja faz tempo que esta no alcool,troquei o venture ,coloquei ignição ,troquei as velas ,adiantei o ponto e ate agora e so alegria (6km estrada,4km cidade)

Kim
21/10/2005, 13:55
Boa tarde!
Esqueci de postar sobre a válvula termostática, onde no Jeep coloquei da ford (del rey/corcel - álcool) - vai dentro da mangueira superior do radiador, para manter a temperatura do motor.Não coloquei ignção eletronica, mais deu um trato na mecânica, desmontando-a inteira e a lubrificando e trocando platinado.
Feito estes procedimentos fica jóia.
Atte,
Gentil Filho.

Edinhodalight
23/10/2005, 16:49
Boa tarde !!!

Bem , como eu já tinha dito a minha preocupação era com o rendimento do motor e possíveis falhas que poderiam o correr com o uso de álcool em um motor progetado p/ trabalhar com gasolina .
Tendo em vista que todos ou quase todos que passaram a usar álcool no lugar da gasolina aprovaram , decidi tambem esprimenta ja que é revercível a converção . E como a ga$olina está bem cara vai valer a pena ter um jeep Total Flex ou FlexPower como preferir .
Sei que vou receber muitas criticas dos companheiros , mas o melhor de tudo é poder abastecer e não ter que contar os trocados para dar pro frentista sem medo de faltar e ter de usar o checão p/ 30 ou entra no cartão de inquerito . :concordo: :concordo:


Um abraço companheiros !!!!!

Kim
24/10/2005, 09:49
Bom dia!
Após fazer a conversão do motor de sua máquina, gostaria que postasse a resposta para nós se possivel; quanto as críticas dos companheiros, não serão tantas assim, possivelmente vão querer copiar de você a modificação.
Abraços.
Atte,
Gentil Filho.

ribon
24/10/2005, 13:32
Pessoal,

Eu e um amigo já fizemos em 3 CJ, dois bf 161 e um Willys 3000.

Receita BF:
Difusor (venturi): 25mm (o de 24mm não dava lenta ou afogava em alta).
Giclês de .29 (foi o que melhor se adaptou)

Tem que mexer no ponto do motor.. Deve ficar por volta de 7º, mais cada motor teve um comportamente em relação a isso... Use o 7º como referencia...

Termostatica pode usar do Opala a gasolina... Tome cuidado em usar a alcool, pois seu BF vai rodar muito quente...

Para ficar legal tem que ter afogador e injetor de gasolina...

Velas pode usar as originais sem problemas...

Conclusão...

Um BF tava bebendo pra inferno... Solução foi usar outro filtro de ar... Pois o que tinhamos adaptado esta restringindo a entrada de ar...

O meu eu fiz só uma media de SJC a Ilha Bela... 7,5Km/L... Um valor mais razoavel seria 6,5Km/L

Adaptamos distribuidor eletronico em um CJ.. Vamos ver como vai ficar o resultado...

Quem estiver com alguma duvida ou problemas em conseguir peças para a conversão é só falar... Consigo tudo aqui...

Abraço;;;

Edinhodalight
24/10/2005, 14:21
E ai pessoal !

No exato momento estou com problemas no meu BF ,mais exatamente no sexto cilindro ou seja , o danado não quer fumcionar e da aquele ratiado irritante :evil: . Já verifiquei velas , platinado , cabo e o mesmo esta sujando a vela um pouquinho , coloquei um castelo que de nada adiantou , ele nem sequer respondeu . Acho que vou ter que abrir o motor , isso foi o que me desanimou pois de pendendo do que daria $$$$$$ eu o trocaria por um do opala . Mas quando fiquei sabendo da converção p/ álcool a istória mudou tomei coragem de encarar as difículdades $$$ vou leva-lo a um meca p/ operar o moleque .
Ficando pronto com certeza entro em contato para divulgar os resultados . Esto penssando em confeccionar um coletor da ar quemte e usar um filtro novo como nos motores a álcool . :pensativo: :pensativo:


Um abrço companheros !!!

Edinho .

Kim
24/10/2005, 20:26
Boa noite Edinho!
Antes da conversão do meu CJ, ele estava ratiando muito, então removi o cabeçote dele e troquei a junta do mesmo.
Eu prorpipo fiz o serviço, como era um segundo veículo, sempre trabalhava após as 18:00, pois sempre saio aos sábados para "trilhar".
É um trabalho razoavelmente simples, basta um torquímetro e um cálibre para as válvulas "frias".
Ficou muito bom após a operação, e a rateação sumiu, ficando redondo no seu funcionamento.
Atte,
Gentil Filho.

Kim
24/10/2005, 20:33
Continuando...
devido o coletor do BF-161 estar integrado ao cabeçote e, ser em ferro fundido (os modernos em alumínio), após o aquecimento não tem mais problema, não precisa esquentar a cabeça com coletor.
Quanto ao filtro, estava usando o a óleo do fiat (lembra!) - (o fiat saiu com dois filtros, o primário a óleo e um secundário de papel).
Se quiser fazer uma capa para o coletor de escapamento para pegar "ar quente", acho que fica bom!
Atte,
Gentil Filho.

Fred Almeida
25/10/2005, 13:31
Fala Montanha(Edinho)
Muito bom este tópico q vc criou.
Estou de olho em todas as respostas da galera e com certeza aparecerá uma saída para o nosso problema de con$umo.
Vc sábe q o meu Bf funciona igual a um reloginho, por isso sempre penso duas vezes antes de fazer uma alteração nele.

Abraços
Fred

Edinhodalight
25/10/2005, 21:57
Boa noite galera!


É Fred o seu Jeep é Show .


Kim , eu tive problemas com meu mtr .Ele estva com problemas p/ pegar frio e quando aquecia parava , então troquei a junta do cabeçote , facei , regulei as folgas de valvulas tudo em casa , o carro nem parecia o mesmo só que depois de uma semana me apareceu o rateado . :pensativo:
Por isso vou levar ao meca quem sabe não me passou algo despercebido :cry: :cry:
Ja o coletor de que citei é uma tomada de ar p/ o filtro sobre o coletor de descarga ja que o álcool é mais viscoso que a gasolina e tem uma maior capacidade de congelamento .
Sera que há a possíbilidade de instalar um outro carburador p/ álcool (Del Rei) pelo seu tratamento .


Um abraço companheiros.

Kim
07/11/2005, 23:09
Boa noite!
Desculpe-me pela demora na resposta.
Quanto a outro carburador, é compativel, se não me engano o que vc citou está correto, como também do corcel, a base da borboleta continua a mesma, trocando somente a parte de cima.
Quanto ao rateado, verificou se não há trinco no cabeçote? Isso pode ser a causa do rateado.
Atte,
Gentil Filho.

Ricardo Bersch Borges
13/11/2005, 21:06
Gostaria de saber como foi o trabalho de diminuição do diametro do difusor, pois estou interessado em fazer esta conversão no meu bf. Será que daria certo fazer somente um embuchametno na parte central do difusor (que é a parte que contem os 27mm) ou essa diminuição da bitola tem que acompnhar ate a borda do difusor (bocal)?

Kim
13/11/2005, 22:01
Boa noite!
Caro Ricardo, o embuchamento é o caminho correto, pode ser feito tanto em tecnil, como em "metal" {ferro, alumínio, bronze, latão(parece bronze)}, daí, tudo depende do torneiro mecânico que fará para vc.
A vantagem do embuchamento é que é totalmente reversível, retira-se e volta o motor a gasolina, sem problema.
Quanto a transformação, já descrevi anteriormente.
Atte,
Gentil Filho.

Edinhodalight
21/11/2005, 11:38
Bom dia kim!

Tenho andado sumido , me desculpe a demora é porque desde o dia 28 de outubro não tenho tido tempo nem cabeça p/ entrar no Forum .
É que no dia 28 sexta feira estava sendo realizado o 1 FESTIVAL OFF ROAD DA SERRA AZUL organizado pelos jeep clubes da ILHA DO GOVERNADOR e do SERRA AZUL no qual faço parte , estavamos ralando na aferição do Raid e fomos surpreendidos por uma forte chuva onde pude notar a presença de algumas pedrinhas de graniso bem até ai tudo bem . Só que eu moro a uns 80 km da trilha e ao chegar em casa pude ver a verdadeira força da chuva ou melhor temporal :putz: , p/ encurtar converça tive meu telhado arrancado entre outros prejus ,onde até a capóta do jeep ficou igual a uma peneira dai ainda não mandei o jeep ao meca p/ ver o rateado :roll: , mas tenho umas desconfianças de que seja valvula pois ao montar o cabeçote não encontrei nenhuma fissura e notei que estava fazendo uma batida próximo ao cil. defeituoso . Agora vai ter esperar um pouco :x .
Ja o evento ficou show pois a chuva veio p/ desafiar a todos os que gostão de muita lama .


Um abraço companheiro !!

Edinho .

haundrich
03/10/2006, 21:54
Pouco entendo de BF-161, gostaria de saber se esse cabeçote tipo F do 161 permite rebaixamento, para aproveitar melhor a receita da conversão para álcool?

cangu
04/10/2006, 13:22
não rebaixe o cabeçote pois se ouver algum prob com teu cabeçote terá de arrumar outro se vc tiver muita vontade de rebaixar o maximo qu da é 2 mm então rebaixe 1 mm mas num vai faer muita diferença pois parece que passa para uns 8 a 8,5 de txa muito baixa pra alcool ainda

Edinhodalight
09/10/2006, 19:33
Ola pessoal .
Ainda ñ adaptei meu jeep , toquei o motor e está a venda . Mas estou adquirindo uma F75 com BF 161 e com certeza vai rodar no alcool . Já no caso de rebaixamento do cabeçóte ñ seria muito legal rebaixa-lo devido este tipo de peça ñ ter altura suficiente p/ tal .

Carlos Alberto da Silva
15/10/2006, 11:27
ola seria pocivel postar algumas fotos para orienter melhor o trabalho pricipalmente o do carburador

Kim
15/10/2006, 13:01
Caros amigos!

Posto aqui o caminho para outro tópico:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=21090

Ajudará sobre o BF 161 a álcool.

Abraços.

Kim.

Edinhodalight
28/11/2006, 11:19
Bom dia .


Neste fim de semana resolvi colocar em pratica o que vem se falando nesse tópico . Passei no torneiro e mandei fazer um anél de nylon com diamêtro interno de 24mm p/ o difusor , troquei o giglê de 25 p/ 30 , isntalei uma válvola termostatica de corcel II álcool . Ainda ñ adiantei o ponto .
Bem feito isto dei partida no motor frio e sem ingetar gasolina . O verdinho pegou de primeira , fique surpreso ,sem falhas nem nada legal . porem ultilizei uma garrafa pet como reservatório de álcool e quando estava andando a mesma se soltou por ñ esta bem presa faltando então combustivel na cuba do carburador e travando o estilete . Ainda ñ deu p/ medir o comsumo pois tenho que dar uma geral no carbu , mas foi bastante animadora a reação do motor .

Cacá
01/12/2006, 23:17
:-( Será que funciona no OHC? O próprio governo já está convertendo
a Gasolina pra Alcool...

[s],

patoloco
07/12/2006, 00:03
Bem pessoal,ja que temos que ficar brigando com nossos (possantes:( )e nossos bolsos:cry: pra conseguirmos economizar algumas latinhas,passando eles pra outros combustiveis que achamos serem mais economicos,....aq vai algumas coisas q fiz em jeeps aq de CURITIBA onde tenho oficina,e e muito frio o ano todo, oq prejudica a performance da queima do alcool ,em primeirissimo lugar colocar ignicao eletronica,sem faisca decente nao se tem economia alguma!!!!!depois colocar bobina do gol mi 1.6 injetado,compre em demanches a original ja com o plug de encaixe da fiacao,coloque velas novas originais com + ou - 1mm de abertura,troque os cabos de velas pelos usados em carros a gnv, de preferencia com aterramento(suportam tanta corrente quanto os ACCEL e MALLORY)e sao bem mais baratos e tambem sao coloridos!!!!!:razz: ,verefiquem o aterramento do motor ao chassis na duvida troquem,verefiquem as buchas do motor de arramque (ele consome muita energia,e a bateria fica fraca roubando importante eletricidade do motor,aproveite e verifiquem o estado da mesma!!!!:cool: .....geralmente rodamos poucos km com os jeeps na cidade e os alternadores nao geram corrente o suficiente.....assim ja teremos uma fonte de eletricidade potente e confiavel pra queimarmos o alcool.agora a taxa deve ser aumentada para + de (12.1) oq nos motores antigos e bem complicado principalmente nos willis,como aq nao vai dar pra fazer o,rings no lugar da junta,nem enchermos a cabeca dos pistoes com material,nem usarmos velas mais compridas!!!!:parede: rebaixem o cabecote em 1,7 mesmo. e :putz: entao ficamos com um problemao,o uso do turbo aq e inviavel pelo desenho pobre da camera de combustao e pessima lubrificacao do willis.....:parede: entao vamos de taxa pobre mesmo 8.6 pra ponto de 6graus.com uma taxa tao ruim sera impossivel ganhos de potencia com o alcool ,o comando tambem nao ajuda muito.....falando em fluxo o carbura deve ser feito como o pessoal falou mas seguindo um pouco mais de criterio na confeccao do difusor,ele devera ter 24,3 por causa do diagrama do comando de valvulas e ser feito um inteirinho novo, nada de ganbiarras no carro que te leva pra desestressar !!!!!!!!!!!!!!!!ainda mais numa peca tao simples e barata como esta ($$$25.00) gicle dependera de motor pra motor,mas o 30 e o inicio...... regulagens de ar seram ainda mais especificas, tem que ser usado injetor de teflon (aqueles pretinhos)e nao o de couro que incha com alcool,filtro de baixa restricao mas alto poder de filtragem ,sem esta de serpentina deixem isto pra ar condicionado:-D :-D :-D colocar valvula termostatica nos jeeps do sul, mais injetores de gasolina para partida a frio e afogador pode ser do gasolina mesmo,nos de la de cima , acho que nao precisarao,desborbulhadores sao interessantes mas tem que ficar na linha da cuba de preferencia,com retorno logo atraz da bomba nao precisa jogar no tanque,............bem gente acho que e isto de cabeca. Os carros aq da oficina fazem em torno de 6 km de alcool na media, pressao e desenho dos pneus, oleo lubrificante ,embreagem e jeito de dirigir influi um monte mas eles rodam sussegados!!!!!!!!!e nao me lembro de me incomodarem por causa disto........:dance: a lembrem que pedir aumento de salario tambem ajuda !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!carasuja 4x4

Kim
07/12/2006, 13:09
... desborbulhadores sao interessantes mas tem que ficar na linha da cuba de preferencia,com retorno logo atraz da bomba nao precisa jogar no tanque...

Caro patoloco!

Me desculpe, mais discordo plenamente de você neste item!


Se o ar voltar logo atraz da bomba, este retornará ao desborbulhador, que retornará para o intervalo entre o tanque e a bomba, que irá para o desborbulhador, que provavelmente virá mais ar na linha do combustível...para que éra o desborbulhador mesmo?:shock:

Hááá, retirar o ar da linha do combustível!!!:parede:

Então, tem que retornar para o tanque, para que o ar fique na "atmosfera" (pressão igual a externa) (pressão positiva = pressão maior que a do ambiente; pressão negativa = vácuo = ausencia de ar; atmosfera = pressão ambiente).

Como o desborbulhador trabalha com pressão positiva, tal peça pode fica em qualquer nível, pode ser embaixo do chassi ou encima do quedro do parabrisa, tudo depende do gosto do cliente, Se ele quiser ficar olhando o combustível passar, não tem problema.

No demais concordo com você sem problemas.:concordo:

Abraços.

Kim.

Mauricio Rossetto
13/12/2006, 14:45
E Diesel, têm alguém que saiba de uma adaptação desses motores para Diesel?

Kim
13/12/2006, 23:24
Caro Mauricio Rossetto!

A única que sei é a do gm 6cc.

Usa-se o cabeçote do mercedes 1111, adapta uma bomba injetora e então vira um "misto quente".

Éra muito usado na década de 60/70 nas pick-up chevrolet - C14.

Pensa em gambirra!!!!:shock: :putz:

Abraços.

Kim.

haundrich
24/12/2006, 13:57
Kim

e qual era a taxa de compressão obtida com essa gambi de motor 4.1 + cabeçote de 608?

Feliz Natal

Lama
24/12/2006, 17:45
Então, tem que retornar para o tanque, para que o ar fique na "atmosfera" (pressão igual a externa) (pressão positiva = pressão maior que a do ambiente; pressão negativa = vácuo = ausencia de ar; atmosfera = pressão ambiente).

Como o desborbulhador trabalha com pressão positiva, tal peça pode fica em qualquer nível, pode ser embaixo do chassi ou encima do quedro do parabrisa, tudo depende do gosto do cliente, Se ele quiser ficar olhando o combustível passar, não tem problema.

Kim.



Kim,

Sem querer fazer muito alvoroço mas, discordo em relação ao posicionamento do desborbulhador.

Esta peça serve para duas coisas - praticamente falando:
1) Retirar o ar da linha antes de chegar ao carburador, evitando que o carro engasgue ou afogue em subidas muito ingrimes, afinal, dentro do carburador só entra combustível;
2) controlar a pressão da linha para não sobrecarregar carburador e bomba de combústivel;

É por causa do #2 que o retorno tem que ser feito para o tanque, o que acontece é que se a bomba mandar mais gasolina do que o carburador consegue consumir - muito comum em bombas mecânicas - a pressão da linha aumenta e o desborbulhador faz o desvio do combústivel excedente de volta para o tanque, evitando dispredício. Caso não tenha desborbulhador o que acontece é vazamento no carburador e bomba e desgaste maior na bomba também.

O único porém é que a pressão que o desborbulhador "transmite" para o carburador é muito baixa, exatamente para não fazer o carburador trabalhar com muita pressão (sobrecarga), ou seja, se colocar o desborbulhador muito a baixo do carburador (chassis, por exemplo) a pressão do combústivel que está na mangueira entre o desborbulhador e o carburador (causada pela gravidade) pode ser maior que a pressão que o desborbulhador "transmite", ai o conbústivel volta todo para o tanque e o carburador fica seco.

Resumindo:

Desborbulhador poder ser classificado como: separador de vapor - nome tecnico dado inclusive pelos fabricantes - e regulador de pressão - após a bomba.

Outra coisa que discordo - apesar de não agregar muito conhecimento para a manutenção e melhorias dos "brinquedinhos" de nossos amigos - é o fato de não existir "pressão negativa", o que existe é diferencial de pressão negativo, e isso é bem diferente. Pergunte para um professor de ciências térmicas se existe uma pressão de 1bar,psi,Kg/cm²,etc. negativa.

A resposta é não.

Por exemplo: A pressão dentro do tanque de combústivel é de 1 atm (atmosfera) e a bomba que puxa o combústivel causa uma pressão menor antes dela - não sei o valor exato, mas que seja 0,5 atm, por exemplo.
A sua diferença de pressão vai ser de (0,5 atm - 1 atm) o que gera um diferencial de pressão de -0,5 atm ("pressão negativa" - vacuo).

Um forte abraço a todos e Feliz Natal.

Kim
25/12/2006, 20:08
Como diria Jack o "estripador":shock:

Vamos em partes!!!

haundrich!

O cabeçote é do 1111 6cc, nunca ví funcionando, mais dizem os mais velhos que éra uma verdadeira gambiarra, fumaceava pra caramba, sem contar os vazamentos...

Lama!

Tudo bem, estamos aqui para trocar informações, conhecimentos.
No meu caso, uso abaixo do nível e não tenho problemas, funciona bem.

Quando mencionei pressão negativa, queria me referir ao vácuo, igual aquele que faz na tubagem entre a bborboleta do acelerador e as válvulas, só isso.
agora que o retorno tem que ser no tanque, isso ninguem muda minha opinião, pois se houver ar no sistema ele ficará rodando pela bomba.

Só isso.

Abraços.

Kim.

cesarsouza
25/12/2006, 21:15
Enfim, compensa passar o BF para alcool ?

Kim
25/12/2006, 23:07
Bem, na minha opinião, compensa!

O meu Jeep éra, eu não tinha problemas com ele.

Manda uma MP ao rodrigo59.

Abraços.

Kim.

cangu
27/12/2006, 10:06
Oi pessoal vcs não acham que bf com alcool vai ficar meio beberrão pq meu bf a gasolina bebe o mesmo que a c-20 do meu pai que é 4.1 e ela é ums 500 kg mais pesada sem contar que esse motor é um projeto beeemmmm antigo é dificil almentar a taxa a potencia é baixa apesar de ser um ótimo motor e aceitar que funcione com alcool mas o gas natural esta ae na minha coloquei gas esta o resto todo original com platinado mesmo o unico problema que tenho é que tenho que trocar o platinado com maior frequencia nãso sei se o custo com combustível depois compensa visto quee o alcool aqui no rj não esta muito mais barato que a gasolina

Lama
27/12/2006, 21:36
Não dá pra saber se compensa ou não!

Depende muito de onde vc esta e qual é o preço do alcool e da gasolina na sua região.

Aqui em Curitiba a gasolina tá por volta dos R$2,50/L e o Alcool por volta dos R$1,48/L. Calculando o consumo para uma Rural que faz 6Km/l na gasolina, ela tem que fazer, no mínimo, 3,6Km/L no alcool. Ai sai "elas por elas"

Só não esqueçam uma pequena coisa que se chama AUTONOMIA!!!!!

Quando faço trilhas não preciso parar pra colocar mais combústivel na Aleluia por que na gasolina eu consigo rodar mais. Já alguns amigos meus, inclusive um que tem um willys com motor opala 4cc, sempre tem que parar pra completar com o tanque reserva. Caso contrário, é pane seca na certa!

Abraço.

Lama
22/01/2007, 20:45
Pessoal!!!


Volto ao tópico após quase 1 mês para que vc's possam tirar uma dúvida sobre o rebaixamento do cabeçote do BF-161.

Falou-se muito em rebaixar cabeçote para tentar aumentar a taxa e com muito suor e reza brava chegar aos 8,6 de compressão para ter melhor rendimento no alcool.

Pergunto: O que acontece se rebaixar o cabeçote buscando essa taxa (8,6 de taxa) e continuar rodando na gasolina?
Será que vira um carro bomba?
Será que pode acontecer de trincar ou quebrar o cabeçote, quebrar ou entortar bielas, quebrar pistões ou outra coisa de genero?

Acham que isso é estupidez, viável ou não faz diferença?

Kim
22/01/2007, 20:53
Caro Dá la i Lama

Bem, podê, pode, porém provavelmente começará a bater pino.
Caso ocorra esse problema, poderá atrazar um pouco o ponto de ignição.
Agora que fica forte, isso fica sem dúvida!

Abraços.

Kim.

Lama
23/01/2007, 18:35
Kim.

Primeiro: Obrigado pelo elogio mas, não chego nem na joanete do pé esquerdo desse homem. Eu estaria mais pra "La vai Lama". KKKKKKKKKKKKK


É bem nesse ponto que queria chegar. No fundo, queria saber como ganhar mais potência e por uma consequencia, ou não - acho que acaba influenciando - , ficar um pouco mais econômico.

Fala a verdade, tenho uma Rural com motor 6 cilindros, se quisesse economia comprava uma Biz. Infelizmente economia anda junto com autonomia e isso me incomoda. Odeio ter que parar no meio da trilha pra colocar tanque reserva!!!

Bom, tirada minha dúvida inicial, vamos à próxima: Se rebaixo o cabeçote pra continuar andando na gasolina ganho potência mas corro o risco de bater pino. Então, quanto devo rebaixar pra ganhar potência e NÃO bater pino????????????????????

Aquele abraço.

Kim
23/01/2007, 19:45
Bem para responder a essas perguntas, terei que ter ajuda dos amigos!

Para tal feito chamo...

ELMERRRRR.....

ou

LEOPOLDOOOOO...

Isso que perguntou, não saberei responder.

Abraços.

Kim.

JORGE A MARIN
24/01/2007, 23:06
Srs. Boa noite.
Tem um bom tempo que so leio os tópicos, principalmente este da Rural e F-75, feito "mineirinho" só "ispiando", sem participar, mas quero relatar minha experiencia com a minha Vick "Rural 65": O motor dela é o 3000 o mesmo do Maveco, bem parecido do Willys 2600. Era a ga$olina, queria mai$ economia e prefiro o cheiro do álcool ao da gasolina, embora não beba. A primeira tentativa foi com o DFV 228 c/ difusor menor, giclê maior etc., sem muitos quase nenhun resultado. Passado um tempo peguei um cabeçote, rebaixei 2mm e pimba, roncou legal por um tempo, mas nada de afirmar, falhava da média p/ alta, até que, queimou junta entre 4º e 5º cil. Junta nova (sabó), cabeçote limpo e [surpresa] trinca junto da rosca da vela. Ainda em dúvida, passei a faca, ou melhor a fresa, no único cabeçote disponível, o original que havia tirado e guardado pensando no pior. De novo, junta nova, montar, regular, etc.. Animado, tentava avaliar se de fato havia melhoras, já que p/ mim, rodar no álcool (R$ 0,90) já era um prazer, sem o cheiro ($$$$) da gasolina (R$ 2,00), Mais animado ainda, a confiaça e o pézão mais pesado e outra junta queimada, desta vez vindo do encontro em Tambaú, + de 100 Km mas cheguei. Dúvidas eu tinha e chamei amigos mecanicos p/ avaliar a questão. O cabeçote foi aplainado em mandrilhadora CNC, e estava OK, o bloco bem examinado, tambem estava OK, De novo, junta nova, envernizada, e pau na jáca, até que num domingo indo p/ um "porco no rolete" em Rio Claro, junto com os amigos, apenas uns 8 Km da cidade, "tak tak tak tak", outra vez a junta, tudo igual. Jogar o motor fora? NÂO. Encomendei uma junta recoberta com cobre em Rib. Preto, e desta vez exagero! 12 Kg de aperto final nos prisioneiros do cabeçote e fim. Rodei +- 2000 Km e até agora tudo bem. Esqueci de dizer que entre a 1ª e 2ª troca das juntas eu troquei o DFV p/ 1 Solex DEIS 40, que ao meu ver foi o que deu o melhor resultado, junto com o rebaix. do cabeçote. Recentemente ganhei um aquecedor p/ o pé do carburador, instalado percebí de imediato uma boa diferença principalmente no torque em baixa, e não falha mais, o funcionamento está firme, nem parece o mesmo motor.

Lama
25/01/2007, 20:46
Beleza Jorge.

Acho muito legal esta troca de experiências entre o pessoal do forum. Li sua postagem e ja comecei a ter idéias.

O único problema é que não quero rodar no álcool. Podem até me chamar de louco mas, por um motivo que ainda desconheço, prefiro a gasolina.

Estava pensando em fazer algo do tipo:
*Rebaixar cabeçote, uns 0,8mm ou 1mm no máximo - se for preciso, tenho como fazer isso até em retifica plana tangêncial;
*Colocar uma junta porreta (conforme experiências do meu amigo Joge);
*Ignição eletrônica (a qual eu já possuo mas ainda não instalei porque vou fazer a elétrica interia junto);
*trocar a carburação por alguma coisa do tipo "2E" (não pesquisei no forum, será que fica bom? Tem como adaptar?)
*não sei mais o que!

Acho que por ai eu consigo ganhar alguma coisa em potência (rebaixar cabeçote) e, quem sabe, em economia (ignição, carburação...).


Alguma idéia ou opinião?

Será que estou falando muita besteira ou até que faz algum sentido?

Aproveitando para ajudar um pouco o meu camarada Kim, também grito por socorro!!

ELMERRRRR.....

ou

LEOPOLDOOOOO...

ou

ALGUÉM MAIIISSS...

Abraços!

Cedric
30/01/2007, 21:10
Às perguntas do companheiro Lama logo acima, vou acrescentar mais uma, qual seja:

Transformado o BF 161 para o alcool, com o abaixamento do cabecote entre 1 e 2 mm e carburação adequada etc, não seria o mesmo um ótimo candidato também para o GNV (como combustível alternativo) ?

Ótimo no sentido de se neutralizar - parcialmente, talvez ? - a perda de potência que acompanha o uso de GNV em motores projetados para rodarem com gasolina ?

Isso porque o GNV ganha de gasolina e de outros combustíveis líquidos em materia de eficiência térmica - por mínimo que seja - por já dar entrada no duto de admissão em forma gasosa.

Além disso, os componentes mecânicos em íntimo contato com GNV não sofrem com a "lavagem" do óleo lubrificante como ocorre no caso dos combutíveis líquidos.

Se essas considerações forem procedentes, talvez vale a pena transformar o BF 161 para rodar com alcool...... e sim, GNV também, em função do preço !

Lama
05/05/2007, 17:51
Oi galera!

Bom, já se passaram quase 5 mêses e nada de respostas para as minhas dúvidas e as do companheiro Cedric. Perguntei para alguns mecênicos - nenhum deles especializados em retifica de motores de fato - e a única coisa que tive como resposta foi um monte da cara feia, como quem queria dizer: Éééééééé... até que pode dar certo!!!

Então, só pra não deixar morrer o assunto, volto a postar as mesmas dúvidas para, caso alguém saiba as respostas, favor sana-las!

Obs.: Para saber quais dúvidas estou falando, basta ler as duas últimas mensagens postadas, fora essa.

Valeu galera!

Kim
07/05/2007, 22:28
Caro amigo Lama!

Sobre repontecializar o BF, pode ser uma boa, principalmente com o uso do GNV.
Talvez não aguente a gasolina, mais colocando a junta de cobre, por exemplo, não haverá problema.

A colocação do 2E, é possivel, desde que tenha paciência para o ajuste de giclagem.

Como vai mecher no motor para repotencializa-lo, com o cabeçote fora e desmontado, faça a flange para a colocação do 2E, onde consiste em reabrir a entrada do coletor, utilize os prizioneiros para prender a falange, colocando uns mais curtos.

Tenho pouca experiência nesse tipo de preparação, o que fiz, foi passar o meu BF a álcool pois abasteço na usina e, mesmo sem rebaixar o cabeçote, ficou muito bom.

Na minha cidade tem um menino que so mexe com bura para turbo, recentemente colocou um 3E em uma panorama e turbinou, somente para arrancada, tava levando tudo. (em matéria de interior, não vou comparar com os carros que vejo nas capitais, onde o poder aquisitivo é maior)

O negócio é começar e ser persistente, pois tropeços haverão.

Abraços.

Kim.

cangu
08/05/2007, 00:51
amigos rebaixar o cabeçote do bf 161 é algo complicado não esqueção que a vela fica logo acima da valvula de descarga ceio eu que 2 mm seria algo complicado pois caso acontecer de cabeçote empenar soh outro pois não vi ter como retirar mais material se naum a vela bate na valvula!!!!!

Kim
08/05/2007, 09:11
Caro amigo cangu!

Acho que não stá utilizando as velas corretas!

No BF, tem que ser a vela do VW fusca, aquelas curtas.

As longas para serem colocadas, somente se forçar bastante a amizade com o cabeçote, pois será numa marra danada.

Sei disso, pois tentei colocar no meu BF quando o transformei a álcool. A intenção seria aumentar um pouco a taxa, preenchendo o espaço com uma vela maior.

Então, se a vela for a original, não haverá problema da válvula encontrar a vela.

Abraços.

Kim.

Jaciel
25/07/2012, 18:24
Olá pessoal!

Acabei de adquirir um willys 59 com motor bf 161 a gasolina.

compensa converter motor bf 161 para alcool?

Att,,