RodrigoPD
28/04/2013, 13:03
Amigos, gostaria de, mais uma vez, pedir um auxílio.
Hoje estava indo para a Guarapiranga com a Explorer.
Num longo trecho da Av. Interlagos, o trânsito, sei lá por qual motivo, estava caótico. Um tremendo anda e pára. Fiquei nesse congestionamento por aprox. 1 hora.
Num dado instante, senti que a Explorer estava um pouco acelerada, e uma vibração estranha parecia vir do câmbio.
Comecei a checar tudo e vi o ponteiro da temperatura perto do limite de funcionamento (marca branca).
Encostei num posto, deixei-a ligada, câmbio em neutro. A temperatura baixou um pouquinho.
Peguei uma outra avenida com o trânsito livre e vim andando, depois peguei as Marginais e, com a velocidade, a temperatura foi voltando ao normal.
Ao chegar aqui onde moro, a temperatura estava normalizada, e o funcionamento do câmbio idem.
Acredito que o câmbio teve o óleo aquecido por conta do aquecimento do motor, por isso ele funcionou de forma irregular.
Contudo, fica a dúvida: o que será que provocou o aquecimento?
- Bomba de água? Acho pouco provável, pois a temperatura baixou quando peguei a marginal.
- Acoplamento viscoso do ventilador? Acho plausível, pois a temperatura abaixou quando peguei a marginal (o ventilador atua mais no trânsito, pois, na estrada, o ar de impacto é o principal responsável pela refrigeração do radiador).
- Algum problema no motor? Chequei a pressão de óleo, e ela permaneceu normal o tempo todo. Geralmente, quando há um aquecimento no motor, a pressão de óleo tende a cair pelo afinamento do óleo, né.
- Algum problema no câmbio? Será que o câmbio "sentiu" o trânsito e esquentou, fazendo com que o motor não conseguisse manter a temperatura da agua normal?
Alguém já teve algum problema parecido na viatura?
E agora???
Obrigado!
Hoje estava indo para a Guarapiranga com a Explorer.
Num longo trecho da Av. Interlagos, o trânsito, sei lá por qual motivo, estava caótico. Um tremendo anda e pára. Fiquei nesse congestionamento por aprox. 1 hora.
Num dado instante, senti que a Explorer estava um pouco acelerada, e uma vibração estranha parecia vir do câmbio.
Comecei a checar tudo e vi o ponteiro da temperatura perto do limite de funcionamento (marca branca).
Encostei num posto, deixei-a ligada, câmbio em neutro. A temperatura baixou um pouquinho.
Peguei uma outra avenida com o trânsito livre e vim andando, depois peguei as Marginais e, com a velocidade, a temperatura foi voltando ao normal.
Ao chegar aqui onde moro, a temperatura estava normalizada, e o funcionamento do câmbio idem.
Acredito que o câmbio teve o óleo aquecido por conta do aquecimento do motor, por isso ele funcionou de forma irregular.
Contudo, fica a dúvida: o que será que provocou o aquecimento?
- Bomba de água? Acho pouco provável, pois a temperatura baixou quando peguei a marginal.
- Acoplamento viscoso do ventilador? Acho plausível, pois a temperatura abaixou quando peguei a marginal (o ventilador atua mais no trânsito, pois, na estrada, o ar de impacto é o principal responsável pela refrigeração do radiador).
- Algum problema no motor? Chequei a pressão de óleo, e ela permaneceu normal o tempo todo. Geralmente, quando há um aquecimento no motor, a pressão de óleo tende a cair pelo afinamento do óleo, né.
- Algum problema no câmbio? Será que o câmbio "sentiu" o trânsito e esquentou, fazendo com que o motor não conseguisse manter a temperatura da agua normal?
Alguém já teve algum problema parecido na viatura?
E agora???
Obrigado!