Ver Versão Completa : PROCURA-SE VIAPOL OU ALGO PARECIDO
ANDRÉ PEIXOTO
30/09/2005, 14:07
E ai camaradas!
Arranquei todo o forro velho do Niva Jabiraka e algora tá tudo só na lata. O jipe tá pelado!!! :mrgreen:
Estou tentando fazer as dicas do amigo Christian
1º - arranquei aquele lixo todo manta gosmenta preta com feltro envelhecido;
2º- Raspei (até minha patroa ajudou) todo o emborrachamento antigo e agora estou vendo a lataria bonita e original do Niva (salvo alguns pontos que achei podridão e precisarei mandar chapear);
3º - Agora pretendo, passar o Ferrox na lataria interna;
4º - Vou passar o emborrachador Max Rubber;
5º - Vou colocar a manta de aluminio tipo Viapol.
E é ai que estou tendo problemas. Aqui em Nova Friburgo-RJ só encontrei algumas sendo vendidas em rolo enormes (e caro!) nas casas de materiais de construção. Além do mais, as mantas só tem um lado em aluminio e em baixo é tipo pixe (para derreter no massarico e moldar).
A manta que eu queria mesmo é essa tipo a da foto que segue abaixo.
OBS. No mês passado fui à São paulo (na Rua Duque de Caxias) e lá na "CASA DA BORRACHA" achei um revestimento termo acústico em feltro (grosso que nem o original do Niva e com capa de um lado em aluminio. Foi o mais próximo que achei. Entretanto ainda insisto em tentar a da foto abaixo.
Quem puder me ajudar, o camarada agradece.
MANFREDI
03/10/2005, 11:17
Tô com o meu no mesmo estágio que você, unica diferença é que passei uma mão de bate pedra bem diluido no assoalho após o ferrox secar.
Galerinha que ler este tópico. Só uma coisita aconteceu: apareceu no meio do bate pedra umas manchas amareladas parecidas com ferrugem.
Seria a diluição do bate pedra que estimulou alguma ferrugem mesmo com o Ferrox seco, ativo?
E agora, poderia deixar assim ou será que vou ter que retirar esta camada fina do bate pedra e passar ferrox novamente?
Aguardo sugestões.
ANDRÉ PEIXOTO
03/10/2005, 12:31
entrei no site da VIAPOL e os caras me tocaram para outro site que lida com revestimento para automoveis. Parece que o nome desse material que quero na foto é MASTIQUE. Tentei escrever para eles mas o site tá com problemas e não mostra nem o telefone dos caras!!!! :cry: :twisted: :(
christian govastki
03/10/2005, 12:45
Manfredi, qual batida de pedra que você usou? Qual o solvente? Quantas camadas você passou. No meu eu usei o PFC, não deu problema algum por sinal em alguns lugares que passei o PFC e não pintei até hoje está preto-esverdeado como quando passei.
Só tive um pouco de problema na hora de pintar, pois como o solvente da tinta é o mesmo do massa anti-ruído (usei a max-rubber) e pintei com rolinho, eu passava camadas bem finas de tinta e muito rápido para que a reação fosse mínina e não arrepiasse a massa, esperava a tinta secar um pouco para poder dar a 2a. mão na pintura.
André, esta manta que vc está procurando não chama mástique não, pois mástique é uma massa semi-flexível usada na construção civil para fazer a vedação de juntas de dilatação. Deve ser algum outro tipo de material.
Bom dia André,
não sei onde encontrar essa manta, mas eu coloquei esta que vc falou que é feltro com uma camada de aluminio do outro lado, mas coloquei somente sobre o tunel do cambio e parede corta fogo(debaixo do painel), no restante do assoalho, coloquei uma placa de borracha de uns 7/8 mm, recortada de acordo com o tamanho do assoalho.
se vc vai andar somente no asfalto, estas mantas são otimas, mas se vai fazer trilhas, como é meu caso, o feltro no assoalho todo não serve, sempre molha, e fica com aquele cheiro de cachorro molhado, o que não acontece com a borracha, mas é claro que apliquei antes o bate pedra e impermeabilizei com tinta duco, porque senão(usei o bate pedra a base de agua) ele solta.infelizmente não tirei fotos, mas ficou ótimo.
abraços
Amaneto
MANFREDI
03/10/2005, 15:50
Passei bate pedra Maxi rubber base agua, diluido com agua, claro, uma camada fina e unica por enquanto, era mais pra cobrir o assoalho e segurar o ferrox Depois ia passar o anti ruido numa camada mais grossa. Deixar secar tudo e pintar.
Fiz algo errado?
MANFREDI
03/10/2005, 15:56
Usei Maxi rubber bege, uma fina camada diluida em agua somente pra dar uma cobertura pra esconder o escuro do ferrox. Depois is passar o anti ruido em camada mais grossa e por cima outra vez o bate pedra e por ultimo a pintura.
Certo ou errado?
christian govastki
03/10/2005, 16:03
Manfredi, pode até ser que o bate-pedra a base d'água seja "ecologicamente correto", mas continuo preferindo a base de solvente mesmo...
O ferrox deveria ter neutralizado toda a ferrugem, e de qualquer forma não deveria ter reagido com a massa. Será que ele não estava totalmente seco quando você passou a massa? Entre em contato com o SAC do frabricante do Ferrox e da massa antes de prosseguir com o serviço...
Pode ser também alguma sujeira no pincel que você usou para aplicar a massa...agora se vc está suspeitando que algo não está correto, é bom parar agora antes de que perca mais tempo e analise a possível causa do mesmo...
Manfredi, estou com o meu neste estágio, limpei a parte interna, tinha muito óleo da caixa de transferência e agora estou pensando como ageito aquela meleca. Gostaria de saber se tem alguma dica para passar o Ferrox, pois acho que vou fazer isto primeiro e depois entro com o bate pedra e aí fico aguardando para ver se alguem encontra aquela manta luminizada dos nostros hermanos.
Abraços
ANDRÉ PEIXOTO
04/10/2005, 00:55
galera, dêm uma espiada neste site. Lá tem uns materiais próprios para revestimento termo-acustico. foi o pessoal da Viapol que me indicou. O problema é que o site não funciona para estabelecer contato. :(
http://www.toro.com.br/port/prod_f.htm
MANFREDI
04/10/2005, 12:12
Neves, eu limpei toda área, retirando a proteção antiga, deixando na lata. deixei no sol pra secar bem e em alguns locais onde tinha algum buraco de ferrugem, usei a furadeira com escova de aço e escovei bem, inclusive abrindo até mais os buracos. Mandei soldar uma chapa tapando os orifícios e depois passei uma camada de ferrox com pincel grande. Camada bem generosa e deixei secar por uns 3 dias. Dai passei a camada fina do bate pedra diluido em agua.
Christian, ontem a noite estava mexendo no carro e tentando analizar porque ficou amarelado a camada de bate pedra. Acho que foi por reação mesmo com o ferrox.
Pensei assim: O ferrox estava bem seco, tenho certeza disso. Só que andou chovendo muito por aqui e acho que a umidade do ar estava muito alta quando passei a camada fina do bate pedra e este ainda diluido em agua. Conclusão: alguma ferrugem foi produzida e se misturou na camada do bate pedra. Ontem peguei uma espatula e tentei tirar esta camada de alguns lugares mais amarelados e notei que a lata NÃO tinha sinais de ferrugem. Fiquei contente com isso. Acho que foi só reação mesmo com a diluição.
Amanhã vou passar uma camada de anti ruido generosa por cima do bate pedra tentando deixar próximo do original.
Depois passo mais detalhes.
equipeminas4x4
04/10/2005, 12:41
Viapol à venda pelo telefone (31)9972-1744 em qualquer espessura. Falar com Wasley.
[]´s
beleza moçada!
No meu niva, coloquei a manta no túnel, e no piso como sempre molha nas trilhas, fiz o seguinte:
Peguei os tapetes do carro e colei o feutro na parte debaixo do tapete, assim quando faço trilhas, só tiro os tapetes e ponho no porta malas.
Se por acaso molhar, fica mais fácil para secar.
valeu!
Adriano - NL
Niva Bandido/94
Colegas
Vide assunto semelhante sendo tratado no forum da Land Rover.
Abraços
ANDRÉ PEIXOTO
04/10/2005, 23:09
Manfredi, como vc deve estar acompanhando, eu estou na fase em que o carro tá só na lata. Retirei até o tanque de gasolina. Na lataria que recebe o tanque havia muita corrosão por baixo daquele emborrachamento original. Por incrivel que pareça, foi minha esposa que tirou tudo usando um formão! Depois aspiramos, escovamos e lixamos. O bagúio tá até brilhando. Eu passei a lixadeira no tanque também e ele ficou prateadão. Foi então que meti um zarcão (cor cinza-verde) em todo o tanque. Ficou super bonito. Amanhã, pretendo passar o ferrox (vou usar um tal de tf7 não sei bem ao certo o nome). Depois pretendo passar o emborrachador Max rubber ou então o tal BRASCOVED PINCEL DA 3M que o Ed sugeriu. Queria saber porque é necessário a diluição do batepedra (ou antiruido)? Não posso passar ele puro? :pensativo:
OBS PARA A GALERA: Hoje encontrei uma "manta-térmica" parecida com a que tanto procuro (como a foto lá em cima...) Custo 6L o metro (largura de 1,20 +-). Ela tem +- 4mm. Tem a capa naquele material de aluminio mas o miolo é tipo uma espuma (seria poliotileno???). Comprei uns 2 metros para fazer um teste. Vou revestir o tanque de gasolina com essa manta. Caso alguém tenha alguma informação quanto à restrições, pelo amor de Nossa Senhora dos Niveiros Desamparados, me avise, ok!? :putz:
A função desta manta parece ser somente térmica. Eu tô pensando em colar em pedaços moldados de borracha e na parede cortafogo, colar a parada. :roll:
Abraços a todos, André
MANFREDI
05/10/2005, 09:38
André
Claro que pode. Eu dilui para ficar mais fácil de aplicar. Hoje a noite vou aplicar o anti ruido em algumas parte com uma diluição bem pequena, e novo, somente pra ficar mais facil a plaicação com pincel.
Agora porque vai revestir o tanque com a manta?
Sinceramente acho sem necessidade.
Grande abraço
ANDRÉ PEIXOTO
05/10/2005, 10:45
Na verdade eu vou revestir o baú que recebe o tanque (pra ficar bonito e para manter uma temperatura boa no tanque. O tanque mesmo, eu não vou revestir. Mas entre o tanque e aquele placa de ferro, vou colocar essa manta. Antes tinha umas tiras de borrachas nessa placa, mas tava tudo podre. Te falei que achei um lugar que vende aquela placona de aluminio tipo piso de onibus. Então... após colocar ferrox, batepedra, manta (ou borracha solta), pretendo moldar todo o assoalho com essas placas.
( ai Christian! não vem me dizer que vai ficar muito tunning, pois se fosse assim ônibus seria tunning power , né!? :wink: )
Mandredi, eu vi um camarada (acho que o nome do Niva dele é PenaKov) que colocou em todo o assoalho. Só que ele tirou os bancos traseiros (isso eu não quero fazer!). Mas achei que ficou bem legal. Olha só:
MANFREDI
05/10/2005, 11:59
Este Niva é 94 ou 95, que a tampa do porta malas chega até o parachoque. Neste Niva acho que é uma p...a solução pra espaço. Como o meu é o antido, não ficaria bom e também não quero mexer assim pois meus filhos não iriam gostar de ficar sem os bancos deles. ehehehe
Eu não ia tirar o tanque do meu mas como você falou que o seu estava com a protação podre, acho que vou tirar o meu também e ver como está.
Pensei em fazer uma espécie de tapete com aquela placa mas com as bordas elevadas contornando uns 05 cm de altura, para tentar conter sujeira. Acho que até ficaria mais fácil de limpar.
Que pena que moramos tão longe, poderíamos discutir estes acabamentos pessoalmente.
Precisamos mesmo fazer o D.A.G NIVA.
ANDRÉ PEIXOTO
05/10/2005, 14:37
Manfredi, o meu NIva tambem é o antogo 90/91. Eu não vou tirar os bancos trasieros, pois deu mó trabalho para adaptar (são os do Fox, lembra!?). Mesmo assim vou fazer o acabamento parecido comm o da foto.
cara, te dou a maior força para retirar o tanque. Vc vai ter surpresas quando examinar a podridão que fica em alguns cantinhos. Não se esqueça de retirar toda a gasolina antes hein! :concordo:
Se eu morasse perto, faria para vc com as mãos nas costas - eu adoro desmontar as peças do niva! :mrgreen:
Quanto ao D.A.G.Niva, eu tô dentro. Só estou torcendo para protelarem para novembro, quando terei certeza de que a jabiraka vai estar andando e com os IPVAs em dia. hehehe :)
Abraços,
André.
MANFREDI
05/10/2005, 15:50
Pelo andar das carroagens, digo dos Nivas, acho que tâ pintando mesmo pra Novembro pois este mês acho que o pessoal tâ meio ou inteiro enrrolados.
:lol: :lol: :lol: :lol:
Agora, será mesmo que tenho que retirar o alcool :?: :?: :?:
Bom, também é tão fácil.
Vamos em frente.
christian govastki
05/10/2005, 23:04
André, eu tentei passar a massa sem diluir e o resultado...deu um trabalho e ficou uma m...., não conseguia alisar de jeito nenhum, ai parti para a diluição, ficou muito mais fácil de aplicar e fica super-liso facilitando a limpeza do interior.
No meu eu estou pensando em fazer a seguinte modificação, já perceberam que embaixo do porta-malas tem um baita espaço perdido? bastando apenas relocar o escape... Há três alternativas, ampliar o porta-malas, colocar um segundo tanque para ampliar a autonomia ou então fazer um meio a meio, um tanque complementar (tipo uns 25 a 30 litros) e um rebaixo para colocar a caixa de ferramentas, e toda a tranqueirada que se carrega dentro do niva ou ainda uma segunda bateria para quem tem guincho....já que estamos mexendo no interior...
Gente, vamos parar de desmontar os nivas e vamos colocar eles nas trilhas...
ANDRÉ PEIXOTO
05/10/2005, 23:21
Christian, lança um novo tópico para este assunto, pois acho que vai ser bem legal de debater.
Será que ampliando essa parte ai de baixo do porta malas, não vamos perder ângulo de saída? Um Niveiro argentino colocou um cilindo de GNV alí. Eu queria mesmo era aproveitar as 2 laterais trazeiras do porta malas para guardar ferramentas. Para isso, Mais uma vez entra a historia da substituição do acabamento lateral trazeiro em fibra no lugar dos frágeis plásticos (sempre empenados). Com a fibra deve ser possivel colocar uma especie de portinha para ter acesso a esse "esconderijo".
Coloca ai um tópico novo sobre o tema! :P
MANFREDI
06/10/2005, 09:38
Bom dia Niveiros
Que idéia legal de aproveitar o espaço do porta malas. Caixa de bateria extra, ferramentas, agora cilindro de gnv ou tanque extra, será que caberia? :pensativo: :pensativo: :pensativo:
Ontem foi a vez das portas serem desmontadas e limpas, incrivel que não tinha nada de ferrugem, inclusive ainda estava com a proteção anti ruido e os plásticos praticamente perfeitos. Fiquei surpreso e contente ao mesmo tempo. :dance: :dance: :dance: :dance:
Tentei passar anti ruido no assoalho sem diluir: QUE MERDA.
Desisti e passei o bate pedra em camada generosa com pincel, SEM DILUIÇÃO. Passei depois um pincel largo de cerdas finas bem de leve no sentido longitudinal do carro. Não ficou totalmente lisinho mas ficou bom.
E vamo que vamo nas nossas reformas. GOIAS, RIO E SP :palmas: :palmas: :palmas:
Vocês estão tirando fotos do passo a passo ou não :?: :?: :?: :?:
Eu estou mas como minha máquina não é digital e o filme é de 36 poses, ainda vai demorar pra publica-las.
Grande abraço
Caros colegas, estou com o meu Niva só na lata e gostaria de fazer essas vedações que vcs fizeram nos seus.O que é ferrox? O que é bate pedra? Onde encontro? E o anti ruído? Onde compro? Vai ser aplicado em cima do que? Desculpem a séries de perguntas imbecis, mas é que nunca fiz isto antes...
ANDRÉ PEIXOTO
02/11/2005, 20:48
Prezado Nazafks,
Ferrox é um produto que funciona como base e antiferrugem. É para ser aplicado direto na lataria antes de receber o antiruido.
O Anti-ruido ou Bate-pedra é um produto (tinta) que possui uma consistência bem grossa e serve para amenizar o ruido no fundo do carro. Existe um tipo de anti-ruido muito bom chamado EMBORRACHADOR MAXX RUBBER. Vc acha essas coisas para vender em lojas de tintas automotivas.
No atalho abaixo, vc vai encontrar um roteiro muito bom para vc mesmo fazer sua reforma.
Boa sorte e havendo dúvidas escreva. Eu e o Manfredi estamos fazendo um trabalho em nossos nivas que ficará com um isolamento termo-acustico de primeira.
Abraços,
André
http://www.nivacuritibae4x4.pop.com.br/adicas005.htm
Caro Nazafks
Complementando as informações do André:
-Ferrox quando aplicado sobre ferrugem,tansforma-a quimicamente,evitando a sua progressão.
-Anti-ruido se aplica com pincel ou pistola.Quando apliquei com pincel,passei(bati) com uma esponja ,esta que os pedreiros usam para dar acabamento na massa fina,pois da uma aparencia melhor.Passei por dentro dos paralamas e na lateral abaixo do estribo.
Estive vendo na parte de baixo do meu Niva e ele é pintado com uma tinta grossa e meia crespa que deve ser este bate pedra.Só que em alguns pontos (vários) ela está soltando em virtude de ferrugem entre a tinta e a lata.O que vcs recomendariam? Raspar todo o assoalho por baixo acho meio impossível, mas imagino que se deixar a ferrugem se alastrar o prejuízo será grande.Alguém já teve um problema como esse?Outra coisa, na parte do assoalho que fica em cima dos cardans e cx de câmbio/transferência existe um revestimento grosso tipo uma manta de 3 ou 4 milímetros de espessura.Devo raspar toda esta manta para dar o devido tratamento com ferrox e anti-ruído?
Desculpem tantas perguntas e se puderem me ajudar estarei muito grato e satisfeito.
ANDRÉ PEIXOTO
03/11/2005, 10:36
Vc esta falando de um tipo de feltro com uma camada parecida com pixe, toda melequenta? Ou está falando de uma pintura meio emborrachada que esta sobre o asoalho abaixo deste feltro ? No meu caso eu arranquei tudo, raspei, limpei com querozene, depois passei fartas demãos de Ferrox (passei um similar chamado TF7), depois entri com o emborrachador Maxx Rubber, depois uma manta parecida com o viapol, e agora enfim estou aguardand para entrar com as chapas de aluminio tipo piso de onibus. Se não tivesse as chapas, colocaria tapetes de borracha (até os genéricos para Fiat 147 cabem). Se vc olhar algumas fotos que coloquei de exemplo neste tópico, vai entender que tipo de manta eu estou falando.
Se vc tiver fotos de como esta o seu asoalho, fica mais fácil de te ajudar.
Dá uma olhada neste atalho também:
http://www.parque4x4.com.ar/lada/pisos/pisos.html
Abraços,
André
MANFREDI
03/11/2005, 11:29
Naza, ainda complementando os colegas, vamos lá com algumas coisas do meu carro:
1. Como o André, eu também removi esta manta preta dura e com aspecto de borracha que você falou, mas somente onde estava solta. Removi com espátula de aço. Onde estava bem grudado na lata, como sobre a caixa de cambio,dentro do carro, deixei sem mexer. No assoalho, só estava integro a parte traseira do lado motorista. restante foi tudo retirado, lixado, e passado FARTAS demãos de ferrox.
2. DEIXAR SECAR BEM, de preferencia no sol, vai ficar até bem esbranquiçado. Depois eu lixei com escova de aço na furadeira e aspirei toda sujeira. Dai nova camada de ferrox e deixa-se secar bem.
3. Daqui em diante é passar o anti-ruido diluido com tinner (mistura bem aquela pasta com o tinner até dissolver bem) e passei com pincel e bem generoso. Você vai perceber nesta hora que pode deixar a massa anti-ruido mais ou menos diluido (mais grossa ou mais fina) Quanto mais grossa a diluição mais se gasta de massa e a camada fica mais grossa na lata mas é mais difícil de espalhar. Então melhor é passar VÁRIAS camadas de massa um pouco mais diluido. Até agora passei uma só mais grossa e vou passar outras antes da montagem da manta térmica.
4. O bate pedra (bege) acho que deveria ser usado somente como última camada após pronto e seco o anti-ruido para deixar mais fácil de pintar o carro e melhora o aspecto preto.
5. Uma dica a todos, Quando retirei aquela proteção preta da caixa de roda dianteira que fica presa por parafusos e tem uma borracha numa das laterais que encosta no paralama dianteiro, ví que tinha uns 10 cm de barro/terra ali acumulados de trilhas passadas. Após lavar muito o local, inclusive com a bomba de pressão de agua-vap, apareceram podres na lata interna, não no paralama que por sorte está inteiro. Estes podres estão no final da caixa da porta. Tem um acesso a esta caixa retirando uma borracha grande que fica por dentro do carro. Botei a mangueira de agua ali e saiu muuuuuuuuuuiiita terra acumulada. Dai resolvi lavar dentro de todas as longarinas e onde tinha podre: FERROX NELA.
7. Amanhã meu carro vai pra funilaria geral e correção destes podres.
Qualquer dúvida é só perguntar.
Grande abraço
zattamarco
03/11/2005, 12:25
Fiz o mesmo no meu e também saiu muita terra. Apareceram podres por dentro onde fica a antena.
A caixa em baixo da porta do motorista estava aparentemente boa com um ponto de ferrugem. Quando fui retirar saiu quase toda. O pior é que por dentro também tem muita ferrugem.
Já desmontei todo o carro e também vou levar para uma geral e pintura essa semana.
Quanto irá gastar na oficina com o seu?
Estão me pedindo entre 2000,00 e 2500,00 aqui em Florianópolis.
MANFREDI
03/11/2005, 12:44
Zatta, vou pagar 1500 reais mas é uma funilaria mais simples. Em outra que fiz orçamento, o carinha disse que tinha camara de luz, e mais umas coisas que encareceriam a pintura.
Neste que vou fazer não tem camara de pintura e então vou depender do tempo estar bom quando o carro estiver todo preparado para receber a pintura. Provável 2 a 3 semanas.
Como já tive qeu esperar até agora, umas a mais ou a menos não vão fazer diferença. Outra vantagem é que vou passar TODOS OS DIAS na oficina para ver a evolução e ficar em cima do cara pra não fazer bobagens.
Vou usar tinta "mais moderna" e aplicar verniz após, pois a pintura original do Niva não tinha verniz. Vai brilhar muito. :lol: :lol: :lol:
Grande abraço
christian govastki
03/11/2005, 13:34
Prezados, não esqueçam do lado de dentro das portas, caixas seladas, por trás do painel, e tudo mais que não fica aparente. Vcs estão imaginando algo para o teto do Nivão, para diminuir o calor que por ali irradia?
ANDRÉ PEIXOTO
03/11/2005, 13:44
Christian, foi muito bom vc ter lembrado deste ponto. Eu fiz um teste no meu teto. Lá na parte trazeira o forro (aquele de furinhos) estava solto. Consegui puxá-lo (como se fosse arrancar) até metade do carro (+- 1 metro) Ai coloquei (e não colei) 90 cm de manta (aquela que tem uma espuma branca de 3mm e uma capa aluminizada) com a parte metálica voltada para a lataria (teto do Niva). Ai então prendi o forro original novamente, cobrindo essa manta. cara!!! É impresionante como a parte que recebeu o revestimento ficou mais fresco. O melhor teste foi deixar o carro parado no Sol. Estou doido para revestir o teto inteiro. Só acho que depois, ao cobrir com o forro, esse serviço deve ser feito por um "capoteiro", pois fica sem acabamento. Como o meu caso foi só teste, eu prendi com tachinhas mesmo. Mas já comprei um forro (também furadinho) na cor cinza. E assim que entrar uma graninha vou levar num capoteiro para substituir. O problema maior vai ser retirar o parabrisa da frente sem quebrar!!! Depois vou ter que usar o borrachão do opala 92 que vc havia sugerido outrora.
Abraços,
André.
OBS. Manfredi! Se ligou nessa de colocarmos a manta no teto também ?
Pessoal, muito obrigado pela atenção.André, eu estava falando justamente dessa pintura emborrachada só que na parte de baixo do carro entendeu? Tem alguns pontos que estão descascando por causa da ferrugem mas não tem podre.Tenho que dar um jeito de conter esta ferrugem...
christian govastki
03/11/2005, 14:25
Tirar o para-brisas é fácil, é só cortar a borracha original, o problema é na hora de recolocar. Liga primeiro nos fornecedores de vidro e peças para niva e verifica o preço e disponibilidade para uma eventualidade, e conversa com o cara que vai fazer o serviço para ele se responsabilizar em caso de quebra. Não esqueça da massa de calafetar e de desentupir os drenos...
ANDRÉ PEIXOTO
03/11/2005, 14:29
Cara, eu tenho este mesmo problema. Só que para trabalharmos neste ponto precisaríamos levantar o carro e fazer uma raspagem com pequenas ferramentas e muita paciência. As pequenas ferramentas e a paciência eu tenho, mas me falta um elevador para suspender o Niva. Alguns camaradas já sugeriram, mandar pulverizar oleo diesel ou querosene na parte de baixo...
Meu sonho era poder deixar o fundo que nem a foto abaixo.
Mas como diz o ditado: " sonhaaaaarrr... não custa nada..."
Abraços,
André.
MANFREDI
03/11/2005, 15:51
Tenta fazer como fiz em casa.
Dois blocos de pedra( 50 cm do chão) e rampa para acesso das rodas traseiras, assim quando jogava agua com a mangueira enfiada nas longarinas, a agua saia rapidinho com toda a sujeira.
Depois de quiser pode fazer o inverso.
GRande abraço
André,
Saberia informar onde vc consegui a manta asfaltica que vc se refere. Tô pensando de usar essa manta em todo o assoalho, após a aplicação dor Ferrox e emborrachador (max Ruber)
Abç.
emtsuhako
11/06/2006, 21:26
Colegas, eu fiz a reforma de meu Niva por dentro... desmontei ele por dentro, até mesmo o painel... refiz o assoalho e a parte elétrica... no assoalho primeiramente retirei todo o piche original com uma espátula de aço, limpando com bastante gasolina para retirar os resíduos de piche... depois passei ferrox, lixei, limpei novamente com gasolina, passei ferrox novamente, limpei com thinner e repintei com fundo anti-oxidante. Por cima passei duas camadas de emborrachador com a ajuda de um pincel grande, deixando a superfície rugosa e, por fim, coloquei um feltro com piche em um dos lados. Só pra lembrar, tanto o emborrachador como a manta asfáltica tem mesma função, de isolar ruídos, então ou vc coloca um ou coloca o outro, mas o emborrachador é mais barato e próprio para uso automotivo (a manta asfáltica é de uso para construção civil). Mesmo com duas camadas de emborrachador, o isolamento acústico deixou a desejar, tanto que vou passar mais algumas camadas, só que agora com espátula de plástico, para dar um acabamento mais liso. Para isolar o calor, o correto é colocar uma manta aluminizada no cofre do motor, mais exatamente na parede corta-fogo. Ao longo do escapamento pode-se colocar chapa de alumínio (de 1mm) para evitar que o calor gerado pelo escapamento chegue ao assoalho. Pra quem não quiser colocar chapas ao longo do escapamento, pode-se colocar somente onde vai os abafadores, principalmente o traseiro, que fica debaixo do porta-malas. Ah, vale a pena tb passar emborrachador dentro das portas.
emtsuhako
11/06/2006, 21:47
Só pra complementar, eu utilizei emborrachador (massa anti-ruído) da Milflex, que não é a base de água (dilui com gasolina, seguindo instruções do vendedor). Um funileiro muito bom, colega meu, disse que é melhor do que Max- Rubber.