PDA

Ver Versão Completa : Boia do Tanque FII

Wilson Franklim
30/09/2005, 14:03
Caros Colegas
Sou novato, adquiri um fase II e estou restaurando. Estou com problemas na boia do tanque. Alguem saberia dizer de qual carro é essa bóia.
Grato
Wilson

Andrejur
30/09/2005, 20:41
Salve Amigo Wilson.

Seja bem-vindo.

Abs.

André/Niterói/RJ
Guaiamu

gnecchi
02/10/2005, 11:20
Seja bem vindo Wilson,

Fico feliz em saber que em breve teremos outro Engesa rodando :palmas: :palmas:

Quanto à boia do tanque eu sugiro vc partir para uma bóia adaptada do tipo "tubular", pois a original de braço deixa o ponteiro marcador de nível oscilar muito.

Na foto abaixo tem os dois modelos, sendo que o de cima é do mesmo tipo que a bóia original do Engesa, sendo que a de baixo é a tubular que estou comentando. Ainda estou com a bóia original e o meu marcador é totalmente louco :mrgreen: . Teria como melhorar, mas já que é para mexer, irei partir para a bóia tubular também (no meu caso tb estou com problema no relógio).
http://sitecliente.paginasamarelas.com/paginas/cliente/555/boiado%20saite(1).jpg

Nesse link vc vai ver o que já foi discutido sobre Bóia de Tanque para Engesa e Camper http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=1853&start=0

Não esqueça de abrir um tópico específico para o seu Engesa no fórum "Frota 4x4 Brasil". Nesse link vc poderá colocar a ficha completa do seu Engesa, ou até mesmo ir relatando a evolução da sua restauração.

[]'s e seja bem vindo :concordo:

CARLOS MOREIRA
05/10/2005, 11:03
Caro Marco, teria mais detalhes desta bóia tubular? Marca, modelo, numeração ...
Achei que pode ser interesante.

[]´s

gnecchi
05/10/2005, 19:22
Caro Marco, teria mais detalhes desta bóia tubular? Marca, modelo, numeração ...
Achei que pode ser interesante.

[]´s

Sugiro procurar uma oficinal de instrumentos de medição de autos.
Aqui em São Paulo tem várias delas :pensativo: :pensativo:

Eles fazem esta bóia tubular de acordo com a profundidade de cada tanque, calinbrado-a com o medidor de nível de combustível.

Eu irei instalar na Tacobrás:
:arrow: Tacobras Serv Com Instr. Medição Ltda.
Av. Santo Amaro 1182 Vila Nova Conceição
São Paulo - SP - CEP: 04506-001
Telefone (11) 3845-3266 fax.(11) 3044-5259
email:tacobras@terra.com.br
www.tacobras.com.br

Conheço outras oficinas aqui em Sampa:

:arrow: O Rei do Painel - Posto de Serviço Autorizado VDO
Tacógrafos, Rodo-ar, Marcadores em Geral
Rua Tamoios, 330 - Jd Aeroporto - São Paulo - SP - CEP 04630-000
reidopainel@reidopainel.com.br
Fone: 5034-0177 / Fax: 5034-0836 / Televendas: 6965-5177

:arrow: Gaivota Auto Instrumentos Ltda.
Av. João Dias, 1408
Santo Amaro - SP
Fone: (11) 5641-4419 / 5652-2455
email: velocimetrosgaivota@yahoo.com.br

Uma idéia é vc mandar a Tacobrás fazer uma bóia idêntica (eles pegam o meu tanque como base) a que eu irei instalar no meu Engesa, já que o tanque do Fase II e do Fase III são idênticas.

[]'s

CARLOS MOREIRA
06/10/2005, 16:42
Grande Marcos, tô localizado no interior do interior do Paraná. As coisas são mais dificeis do que Sampa :parede:

Marcos Gnecchi escreveu:

Uma idéia é vc mandar a Tacobrás fazer uma bóia idêntica (eles pegam o meu tanque como base) a que eu irei instalar no meu Engesa, já que o tanque do Fase II e do Fase III são idênticas.

Excelente idéia, vc já tem uma noção do preço? Tem alguma pessoa na Tacobrás para que eu possa fazer contato?
Desde já agradeço o amigo :concordo:

[]´s

gnecchi
06/10/2005, 19:29
Grande Marcos, tô localizado no interior do interior do Paraná. As coisas são mais dificeis do que Sampa :parede:

Marcos Gnecchi escreveu:

Excelente idéia, vc já tem uma noção do preço? Tem alguma pessoa na Tacobrás para que eu possa fazer contato?
Desde já agradeço o amigo :concordo:

[]´s

Quando passei lá no final de agosto me deram o valor de R$75,00 com sendo o valor máximo, pois só saberiam informar o valor certo com o tanque na mão. Acho meio salgado o valor dessa bóia, mas acho que vale o investimento para poder confiar no marcador de combustível. Atualmente eu fico de olho na quilometragem que rodei pra saber se tenho combustível,,,,,,,, mas na trilha o bicho pega, pois o consumo depende muito da encrenca que encontramos pela frente.

Irei demorar um pouco para deixar o Predator lá, pois primeiro preciso que o FDP do meu mecânico termine uns serviços.

Quem me atendeu na Tacobrás foi a "Lú".

Pode deixar que quando eu levar eu lembro de pegar o preço exato e te aviso. Se vc quiser posso até enviar pelo correio para vc.

[]'s

CARLOS MOREIRA
07/10/2005, 09:11
Por enquanto BRIGADÃO :palmas: O preço é o dobro da bóia convencional, mas acho que se funcionar, vale a pena.
Fico no aguardo do seu retorno. Quando eles tiverem com o tanque na mão, mando fazer a minha também :concordo:

[]´s

Eriksom Teixeira Lima
07/10/2005, 16:03
Carlos

Normalmente, as bóias usadas pela Engesa/Envemo são do Monza ou do Opala. Mas, ATENÇÃO, como existem bóias e bóias, as que são usadas são aquela que tem a escala entre 0 e 96 ohms, que é a escala de aferição do relógio. Procure nas páginas da VDO (fábrica de marcadores) os catálogos para baixar e descubra o código delas. Baixe os catálogos das linhas leve e pesada (pois tem muita coisa de caminhão que serve exatamente no carro)

Lembre-se sensor/marcador SEMPRE tem de ter escalas compatíveis (ohms ou hz) com os relógios, caso contrário não marcam direito.

Eriksom

CARLOS MOREIRA
10/10/2005, 09:04
Eriksom, o relógio marcador da minha viatura é o original do Engesa. Vc sabe se ele se encaixa nesta especificação (0 a 96 ohma)?
A idéia da bóia tubular achei uma boa, pois vai oscilar muito menos no tanque. Se não me engano, os Mercedinhos (608 e afins) usam este tipo de marcador. O que vc acha?
Gnecchi, vc comentou com o pessoal da Tacobrás sobre as especificações? Era bom confirmar estas escalas para não termos mais surpresas :pensativo:

[]´s

gnecchi
10/10/2005, 12:15
Gnecchi, vc comentou com o pessoal da Tacobrás sobre as especificações? Era bom confirmar estas escalas para não termos mais surpresas :pensativo:

[]´s

No meu caso eu tb colocarei um marcador de nível de combustivel novo que tb é da Tacobrás (fabricante Turotest http://www.turotest.com.br )...... mas de qualquer forma vejo com eles qual seria o esquema pra istalar com o relógio original do Engesa (VDO).

[]'s

CARLOS MOREIRA
10/10/2005, 15:09
Ok, fico no aguardo :concordo:

[]´s

Eriksom Teixeira Lima
12/10/2005, 13:57
Carlos

Que eu saiba os marcadores da ENGESA deveriam ser esses, pois esse é o padrão dos opalas e chevettes.

Quanto ao marcador tubular, não posso responder, mas digo apenas que o que uso é de bóia e não oscila tanto assim. Talvez por eu ter refeito todos os chicotes do carro, inclusive aterramentos.

Eriksom

gnecchi
12/10/2005, 16:50
Carlos

Que eu saiba os marcadores da ENGESA deveriam ser esses, pois esse é o padrão dos opalas e chevettes.

Quanto ao marcador tubular, não posso responder, mas digo apenas que o que uso é de bóia e não oscila tanto assim. Talvez por eu ter refeito todos os chicotes do carro, inclusive aterramentos.

Eriksom

Isso mesmo Eriksom, vc está certo :concordo: o padrão é esse de opala mesmo.

Meu problema maior está no marcador e não na bóia, mas como estou trocando tudo (toda parte elétrica e marcadores) irei colocar a bóia tubular. Aliás decidi que irei trocar o tanque tb por um de aço-inox, já que não pretendo sair da cachaça :mrgreen:

[]'s

Eriksom Teixeira Lima
12/10/2005, 18:19
Marcos

Se você está trocando TUDO ..... olhe o catálogo da VDO e compre TUDO junto, bóia e marcador "casadinhos" :lol:

Há vários tipos de marcadores, vários daqueles independentes (montados em "copinho") e mais vários daqueles de montar no interior de um painel (só o relógio para encaixar no painel).

E dos marcadores, já que você vai fazer um tanque novo, compre uma bóia mais fácil de encaixar do que as padrão do Engesa (haja paciência para elas :evil: )

Eriksom

CARLOS MOREIRA
13/10/2005, 08:51
Eriksom, vou dar uma pesquisada melhor nessas bóias do Opala ou Chevette.
Algum tempo comprei na ROTA a tal "bóia original" e não funcionou. Ela não deu regulagem e acabei ficando sem combustível com o relógio marcando 1/4 de tanque. Aí coloquei a antiga que estava no tanque, que pelo que pude apurar nas auto peças é do Santana :pensativo: Provavelmente o ex proprietário já havia trocado e eu fiquei sem referência :parede:
Por enquanto, obrigado.

[]´s

CARLOS MOREIRA
17/11/2005, 10:24
Grande Marcos, alguma previsão de instalação?? Desculpe encher o saco, mas tô precisando resolver o problema da bóia/marcador.
Tem alguma novidade????

[]´s

gnecchi
17/11/2005, 21:02
Grande Marcos, alguma previsão de instalação?? Desculpe encher o saco, mas tô precisando resolver o problema da bóia/marcador.
Tem alguma novidade????

[]´s

Carlos,

Se não for na próxima semana, com certeza estarei encostando o PREDATOR na Tacobrás na outra. Podexá que te deixo informado.

[]'s

CARLOS MOREIRA
21/11/2005, 10:02
BLZ Marcos, tô aguardando.

[]´s

gnecchi
01/12/2005, 23:48
BLZ Marcos, tô aguardando.

[]´s

Carlos,

Segunda-feira (05/12) o Predator vai para a Tacobrás para instalar os instrumentos e bóia. Não esqueci de vc não..... irei verificar com eles o preço da bóia e ver se a instalação é Plug&Play.

[]'s

CARLOS MOREIRA
02/12/2005, 09:15
Ok, continuo aguardando. Se puder, vê tbem o preço do marcador (diâmetro no painel 52 mm, fundo preto), numa dessa compro completo.
Desde já agradeço o amigo.

[]´s

gnecchi
13/12/2005, 10:19
Ok, continuo aguardando. Se puder, vê tbem o preço do marcador (diâmetro no painel 52 mm, fundo preto), numa dessa compro completo.
Desde já agradeço o amigo.

[]´s

Carlos,

Encostei o Predator na Tacobrás ontem de manhã. A previsão é que amanhã a tarde fique pronto. Se der para eu passar lá pra ver a instalação da bóia irei tirar umas fotos.

O técnico que deu entrada no Predator me avisou que a bóia tubular trabalhando com o tq à álcool terá sua vida útil reduzida para menos de 2 anos, pois o álcool é muito agressivo com o alumínio....... o que não acontece com a gasolina e o diesel :pensativo: , mas mesmo assim irei insistir nessa bóia tubular.

No máximo na quinta-feira te informo o preço do marcador de Ø 52mm com a bóia tubular.

[]'s

CARLOS MOREIRA
14/12/2005, 10:55
Beleza amigão, estamos aguardando.
Só prá informação, o RINO é diesel - Q20B.

[]´s

gnecchi
14/12/2005, 19:33
Carlão,

Aí vão os preços da Tacobrás:

O marcador de combustível com Ø 52mm, fundo preto ==> R$78,00
Bóia tubular ==> R$95,00

Essa bóia é bem cara e ainda por cima o álcool detona ela rapidinho, mas esse não seria o seu caso, pois o RINO é à diesel :concordo:

Para saber se serve exatamente a mesma bóia que fizeram para o PREDATOR é necessário que vc confirme se a boca onde a bóia atual é fixada tem exatamente a mesma característica das fotos abaixo (é só abrir o alçapão que deve estar no porta-malas).

Aguardo sua avaliação financeira / confirmação da característica do bocal.

[]'s

CARLOS MOREIRA
15/12/2005, 08:41
Rapaz, não dê uma notícia desse jeito assim na bucha. Se eu tivesse algum problema no coração, já era :cry: Brincadeiras a parte, é cara, mas se for bôa, tá resolvido :concordo:
Seguinte, o bocal para fixação da bóia no RINO é original do tanque do fase 2, i.é, tem "estrias" onde vc coloca a bóia e gira para encaixar. Este tanque comprei na ROTA. Vc conhece?

[]´s

Eliseu
19/12/2005, 16:13
Esse seu marcador é do tamanho do original? E a bóia, será que serve no fase I? O meu é fase I e preciso trocar a bóia, e estou querendo colocar a tubular, só que aqui não tem e ninguém conhece. Se puderem me ajudar.... :D

CARLOS MOREIRA
20/12/2005, 10:05
Eliseu perguntou:

Esse seu marcador é do tamanho do original?

Acredito que sim, todos os relógios do painel do RINO têem este diâmetro.

E a bóia, será que serve no fase I?

Não sei te responder.

E aí Marcos, ficou boa a marcação? Conseguiu identificar o tipo de encaixe do tanque do RINO?

[]´s

CARLOS MOREIRA
20/12/2005, 10:05
Eliseu perguntou:

Esse seu marcador é do tamanho do original?

Acredito que sim, todos os relógios do painel do RINO têem este diâmetro.

E a bóia, será que serve no fase I?

Não sei te responder.

E aí Marcos, ficou boa a marcação? Conseguiu identificar o tipo de encaixe do tanque do RINO?

[]´s

gnecchi
02/01/2006, 20:50

Carlos, desculpe-me a demora em responder, mas estava viajando :mrgreen:

A marcação ficou boa sim. Pelo menos agora não tem nada de oscilação e posso confiar no que está relógio sem medo.

O único problema é que o sistema de bóia tubular é ideal para tanques que tenham o mesmo volume ao longo da marcação da bóia.

Como o tanque dos Engesas tem uma "torre" que se encaixa no meio do chassi o volume de combustível dessa "torre" é menor que o volume do restante do tanque. Com isso é perceptível no marcador que o 1º/4 baixa mais rápido que o 2º/4 e que do 3º/4 em diante a marcação é constante e baixa mais lentamente.

Estou pensando em fazer um tanque que se encaixe no chassi (conforme croqui). Alguém já fez algo parecido?

[]'s

Eriksom Teixeira Lima
02/01/2006, 21:11
O único problema será encher de combústivel os volumes adicionais = o ar sairá por onde?

:pensativo:

Eriksom

PS: não acha que está complicando demais :stop:

gnecchi
02/01/2006, 22:47
O único problema será encher de combústivel os volumes adicionais = o ar sairá por onde?

:pensativo:

Eriksom

PS: não acha que está complicando demais :stop:

Do mesmo jeito que sai na atual parte superior ... respiro :!:

Não vejo que seja complicar ... eu mesmo faço o tanque de inox :dance: :dance: se o investimento é viável é outra história :pensativo: :pensativo:

Na realidade o meu "pobrema" é o motor GM 4.1 à álcool fazendo 4 km/l :mrgreen: , portanto a idéia é aumentar o volume do tq para melhorar a automia em grandes deslocamentos.

[]'s

Kim
02/01/2006, 22:55
Caros amigos!!!!
Feliz 2006 a todos!!!!!!!!!!! :D :D :D
Gostei do projeto do suplemento de combustível.
POde ser feito em qualquer tanque, sem necessitar sua troca, basta ir a uma firma que trabalha com dobras de chapa, passar o desenho da caixa, sem a parte que assentará no tanque.
No tanque faça furos para o combutível passar a parte superios (4 a 6, 1/2").
Mande soldar com solda oxigênio "amarela" (evita vazamento).
obs: para soldar o tanque, pegue um veículo a diesel, coloque uma mangueira no escapamento e a outra ponta no tanque (mangueira de diametro grosso). A fumaça não deixa os gases entrarem em combustão, pois não há oxigênio.
Para extrair o ar do volume adicional é só confeccionar um respiro como no original, e entao liga-los entre si, com 2 "T", sendo da seguinte forma:
sai do lado direito, segue até o centro, coloca um "T", segue até o proximo suplemento, coloca outro "T", então segue para o cano de abastecimento.
Espero que tenho ajudado, não complicando!

Atte,
Gentil Filho.

Kim
02/01/2006, 23:07
Caros amigos!!!!
Feliz 2006 a todos!!!!!!!!!!! :D :D :D
Gostei do projeto do suplemento de combustível.
POde ser feito em qualquer tanque, sem necessitar sua troca, basta ir a uma firma que trabalha com dobras de chapa, passar o desenho da caixa, sem a parte que assentará no tanque.
No tanque faça furos para o combutível passar a parte superios (4 a 6, 1/2").
Mande soldar com solda oxigênio "amarela" (evita vazamento).
obs: para soldar o tanque, pegue um veículo a diesel, coloque uma mangueira no escapamento e a outra ponta no tanque (mangueira de diametro grosso). A fumaça não deixa os gases entrarem em combustão, pois não há oxigênio.
Para extrair o ar do volume adicional é só confeccionar um respiro como no original, e entao liga-los entre si, com 2 "T", sendo da seguinte forma:
sai do lado direito, segue até o centro, coloca um "T", segue até o proximo suplemento, coloca outro "T", então segue para o cano de abastecimento.
Espero que tenho ajudado, não complicando!

Atte,
Gentil Filho.

Eriksom Teixeira Lima
03/01/2006, 11:36
O único problema será encher de combustivel os volumes adicionais = o ar sairá por onde? :pensativo:

O ar das "torres" de volumes adicionais NÃO sairá pelo respiro central ou pelo da boca, pois ele ficará pressionado no topo das "torres". Ou seja, você terá de fazer respiros adicionais para cada "torre".

Quanto ao complicar, o que eu lhe perguntava é se o volume adicional que você ganhará com essas duas "torres" é tão significativo assim para tanto trabalho. Lembro que a parte baixa do tanque encaixa debaixo das longarinas, logo você teria de prolongar tranversalmente essa parte baixa para colocar em cima dela suas duas torres, que ficarão do lado de fora da longarina, próximo a pneus. :pensativo: :?: :putz:

Você não acha melhor examinar a possibilidade de aumentar o tanque longitudinalmente, observando cuidadosamente a distância em relação ao espaço de deslocamento do eixo? :pensativo: Adicionalmente, comprar galões suplementares e usá-los quando em deslocamentos longos, afinal, todo mundo faz isso, mesmo que seja movido a diesel. :pensativo:

Eriksom

PS: Estou dando pitaco no seu tanque, pois tenho mexido com isso. Na minha camper eu TAMBÉM vou mudar o tanque, aumentando-o. Mas o chassis foi refeito e está cerca de 3 polegadas mais largo, eu tenho opção de crescer para cima, pois a carroceira é 10 cm mais alta, crescer para a frente, até a caixa de ferramentas (nesse caso tenho de analisar o comportamento do eixo e do cardan e mais outra coisinha que só falo se ficar bom :dance: )

gnecchi
03/01/2006, 11:52
O único problema será encher de combustivel os volumes adicionais = o ar sairá por onde? :pensativo:

O ar das "torres" de volumes adicionais NÃO sairá pelo respiro central ou pelo da boca, pois ele ficará pressionado no topo das "torres". Ou seja, você terá de fazer respiros adicionais para cada "torre".

Quando me referi que tb sairia com respiro já estava considerando um respiro para cada "torre" :concordo: :concordo:

Por enquanto estou apenas rabiscando pra ver o que é possível ser feito.
Mesmo aumentando a capacidade do tq, não descarto o transporte do camburão reserva (que hj já faço uso) :pensativo:

O meu Engesa é um Fase 3 e tem espaço para aumentar o tq na boa, mas entendi bem o seu recado e concordo :concordo: que é preciso ter cautela pra não fazer KG@d@ :mrgreen:

[]'s

CARLOS MOREIRA
12/01/2006, 10:57
CARLOS MOREIRA escreveu:

Grande Marcão. Com as informções que te passei, conseguiu identificar o encaixe da bóia no tanque ??

Abrs,

gnecchi
12/01/2006, 11:15
CARLOS MOREIRA escreveu:

Grande Marcão. Com as informções que te passei, conseguiu identificar o encaixe da bóia no tanque ??

Abrs,

E aí Carlos, td blz?

Meu tq é original, portanto é igual ao que tem na ROTA 4x4. O bocal é igual a esse da foto. Acho que seu tq e o meu são idênticos.

[]'s