Ver Versão Completa : Mestre Bill
equipeminas4x4
30/09/2005, 11:29
o Sr, com toda sua calma, paciência, espírito de colcaboração, conhecimento teórico, técnico e prático, poderia por favor, dissertar acerca do termo SPOA? Solicito isto, em função de ainda persistirem muitas nuvens ao redor de tão polêmico assunto.
Agradeço antecipadamente a grande contribuição para o meio off-road nacional.
[]´s
Rogério Tortato
30/09/2005, 11:37
é isso aí, eu também to curioso para saber sobre isso.
o que é spoa hein?
ficarei muito grato se o colega e amigo jipeiro me der uma luz, assim como também ao companheiro Marcel, inocente de tudo acerca deste assunto.
abraços.
Martin Melcop
30/09/2005, 11:42
Marcel,
manda mp para ele, e aproveita e pergunta para o Wallace sobre o mercado de guincho nacional e qual seria uma compra interessante!!!! :pensativo:
Eriksom Teixeira Lima
30/09/2005, 12:17
Marcel,
manda mp para ele, e aproveita e pergunta para o Wallace sobre o mercado de guincho nacional e qual seria uma compra interessante!!!! :pensativo:
Eu acho que deveria ser aberto um novo tópico só para esse tema
:twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
Eriksom
PS: só de curiosidade, em Camper dá para colocar SPOA :pensativo:
:lol: :lol: :lol: :lol:
Olá Marcel,
Bom, obrigado pelos elogios. Procuro sempre ajudar o próximo, compartilhando o meu humilde conhecimento em assuntos 4x4 acumulado ao longo dos anos. Sendo velho tem lá suas vantagens.......... :P
Ao que interessa. Você pergunta sobre SPOA. Este termo se refere à uma sigla de palavras em inglês, sendo SPring Over Axle. Nada mais é que de ter os feixes de mola passando por cima do tubo do eixo. Embora até existem veículos de fábrica com esta configuração no eixo traseiro, se não me engano as pick-ups Dodge vem assim, não é comum. E no eixo dianteiro, acredito que não há veículos originais assim.
O Spoa proporciona algumas vantagens para o jipeiro, mas vem também com certas desvantagens. Como qualquer coisa nesta vida, não tem almoço grátis........ O que ganha é altura para colocar pneus maiores e mais curso de suspensão devido à força alavanca maior sobre as molas. O que perde é estabilidade devido ao aumento no centro de gravidade.
Estou sendo muito simplista nas explicações, pois realmente estou sem tempo. O trabalho está pesando. Mas tenho feito uma receita para fazer SPOA num Samurai e se pode achar este arquivo no site do amigo Xis:
http://www.suzukioffroad.com.br/portal2/index.php?option=com_content&task=view&id=26&Itemid=2
Como falei, isso é para Samurai, mas se aplica para qualquer outro 4x4, com certas adaptações.
Como falei também, estou um pouco ocupado no trabalho agora, mas se quiser, poderia arrumar um tempo para trocarmos idéias sobre SPOA e outros assuntos de jipe. Pela pergunta, percebo que você tem interesse no assunto, suspeito que você está pensando em fazer SPOA na sua viatura. Caso for, poderia até passar lá na oficina e conversar com o seu mecânico, talvez orientando ele melhor.
Estou aqui para ajudar, o fórum é para isso. Qualquer coisa, estamos a disposição.......... :concordo:
Abraços do amigo,
Duda Lopes
30/09/2005, 12:29
Hahahahahahahahahaha.
[]´s me mijando de rir...
equipeminas4x4
30/09/2005, 12:34
Mestre Bill,
Li e reli atentamente sua detalhada receita no site do X capotinha. Entretanto, ainda restam dúvidas. Sei que não tenho o conhecimento que o amigo possui, contudo volto a frisar a dificuldade entre nós leigos em entender alguns pontos da receita, sem que existam fotos ou outro registro visual das modificações.
Sem querer abusar de seu conhecimento e do seu precioso tempo, mas se o Sr. puder ser mais claro em alguns pontos todos agradeceríamos muito. Com certeza seria de ótima valia a visita à oficina, para orientar o meca, porém, hoje estou pensando no bem da comunidade. O que adianta resolver o meu problema se não poderei compartilhar com os amigos foristas, tais soluções???
Novamente, peço desculpas pelo precioso tempo tomado do sr.
[]´s
Rogério Tortato
30/09/2005, 12:39
Pô! to chateado.
o Bill só falou com o Marcel.
nem me cumprimentou.
Marcel,
Você poderia me ajudar em muito nesta tarefa se pudesse me falar dos aspectos da receita que gerem dúvidas. Creio que sejam pontos facilmente explicáveis, podendo ser até geradas pelas dificuldade que tenho com a português. Acredito que estou melhorando com o tempo, esta receita foi escrita há uns 04-05 anos e não sei se sabe, mas não sou nativo daqui, nasci em outro pais.......
Abraços do amigo,
Duda Lopes
30/09/2005, 12:45
Rogério Tortato,
Pô! to chateado.
nem me cumprimentou.
Rogério,
Não esquenta com isso, o mestre Bill é uma pessoa muito ocupada e deve ter esquecido de te comprimentar.
:putz:
Mas ele gosta muito de vc, tenha certeza disso. :mrgreen:
[]´s.
Pô! to chateado.
nem me cumprimentou.
Me desculpe Rogério. Peço desculpas também dos demais colegas. É que fiquei empolgado para responder a pergunta técnica, esquecendo do cumprimentos. Falha nossa............. :oops:
Abraços do amigo,
Beto Lacerda
30/09/2005, 12:48
na receita me atentei a um porem
Abraços,
Bill
Riberão Pires, SP, Brasil
1998 Samurai "Spider"
1994 Niva "Parmesão"
o Bill ja teve niva :twisted: :twisted: sempre me esqueço deste detalhe de alto valor p/ os tiradores de sarro de plantão
[]'s
leovalle
30/09/2005, 12:51
Mestre Bill,
Fui no médico e após um exame me disse que eu estava com uma substância no meu órgão, mas não sabia se era SPOA ou Esmegma.
Será que era SPOA?
[]'s
Beto Lacerda
30/09/2005, 12:52
vc's dão muito valor p/ opinião de um ser que usou não um mas dois eixos dianteiros de engesa (é aqueles maravilhosos dana 30 :twisted: ) num carro e ainda por cima teve um niva ??
fala serio ne gente
[]'s
equipeminas4x4
30/09/2005, 12:59
Amigo Bill, creio que possa me referir ao sr. desta forma, já que se auto intitula assim.
Nesta parte:
5) ESTA É A ETAPA MAIS IMPORTANTE NO PROCESSO INTEIRO. NADA DE GAMBIS
AQUI. Raspar fora a tinta da área que vão os berços novos. Alinhar
milimetricamente os berços novos diretamente opostos e com as faces
paralelos aos existentes. Soldar os berços ao tubo do eixo, cuidando em não
introduzir muito calor no tubo para não o furar ou entortar. Limpar e
pintar as soldas.
Qual seria a melhor forma para linhar milimetricamente os novos berços??
Onde poreria confeccionar tais berços? eles são vendidos prontos?? Vc fabrica eles para mim??
Obrigado.
[]´s
leovalle
30/09/2005, 13:29
Mestre Bill,
Apesar de ainda não ter podido responder meu questionamento, por com certeza estar muito atarefado, já faço o segundo. É um pouco off-topic, mas se puder ajudar:
Sabe dizer qual a influência da menstruação das baleias azuis na coloração do Mar Vermelho?
A salinidade também pode ser afetada ou não?
[]'s
Primeiro, ao amigo Beto Lacerda........... Sim, já tive Niva. E para o meu uso, ele serveu muito bem. Usei no dia-dia, não em trilha. E não gastei NADA em manutenção. Alias, vendi o carro por R$ 1.000 mais do que paguei............ :wink: Quanto aos eixos Dana 30 do Engesa, isso aí sim, foi um erro. Estive na RC4x4 outro dia, onde os eixos se encontram hoje. Como são pequenos!!! Não sei o que estava pensando naquela época em achar que iriam aguentar o meu uso. Isso é a vantagem que você novatos têm hoje, de aproveitar das experiências dos mais velhos. Por isso estamos aqui, para compartilhar este conhecimento para que vocês não cometem os mesmos erros........... :concordo:
Agora Marcel, se alinha milimetricamente os berços utilizando um paquímetro. Caso você queira que os berços novos estejam perfeitamente paralelos aos antigos, se deve medir os dois lados do berço, igualizando-os. Caso queira inclinar os berços novos para reposicionar a bola do diferencial, então se deve usar este ponto de paralelismo com referência, mas aumentar a medida de um lado do berço e diminuir o outro. Replicando para o outro lado do eixo as mesmas medidas é importante para manter o alinhamento.
Os berços se pode confeccionar com qualquer serralheiro. Infelizmente, não tenho acesso aos equipamentos para fabricá-los, se tivesse, faria para você. Mas se quiser, posso falar com o seu mecânico por telefone, explicando para ele este processo..........
Abraços do amigo,
leovalle
30/09/2005, 13:41
Mestre Bill,
Noto que ainda não teve tempo para responder minhas questões, acredito que não pela relevância mas pela total falta de tempo.
Tenho outra questão:
Fui passear com meu cão que se chama Nabunda. No meio da trilha deparei-me com um rio caudaloso e com uma correnteza um tanto forte. Fiquei com medo do meu cachorro se afogar e resolvi deixar Nabunda. Contei isso para o Marcel e ele me chamou de desumano e que se fosse ele na mesma situação levava Nabunda.
Te pergunto, oh mestre: - se fosse vc, levaria Nabunda ou deixaria Nabunda?
[]'s
Mestre Bill,
Apesar de ainda não ter podido responder meu questionamento, por com certeza estar muito atarefado, já faço o segundo. É um pouco off-topic, mas se puder ajudar:
Sabe dizer qual a influência da menstruação das baleias azuis na coloração do Mar Vermelho?
[]'s
Amigo Léo,
Não sei muito destes assuntos. Pode ser que o amigo Marcel saiba, acho que ele trabalha numa zoológica.........
Abraços do amigo,
Mestre Bill,
Noto que ainda não teve tempo para responder minhas questões, acredito que não pela relevância mas pela total falta de tempo.
Tenho outra questão:
Fui passear com meu cão que se chama Nabunda. No meio da trilha deparei-me com um rio caudaloso e com uma correnteza um tanto forte. Fiquei com medo do meu cachorro se afogar e resolvi deixar Nabunda. Contei isso para o Marcel e ele me chamou de desumano e que se fosse ele na mesma situação levava Nabunda.
Te pergunto, oh mestre: - se fosse vc, levaria Nabunda ou deixaria Nabunda?
[]'s
Bom, não tenho costume de entrar em discussão, pois só gera um mal-estar entre os colegas. Só muito pacífico, preferindo acreditar que as suas decisões dos outros, tomadas no momento, foram acertadas dentre da circunstância que enfrentava.
Abraços do amigo,
leovalle
30/09/2005, 13:48
Mestre Bill,
[]'s
Amigo Léo,
Não sei muito destes assuntos. Pode ser que o amigo Marcel saiba, acho que ele trabalha numa zoológica.........
Abraços do amigo,
É verdade. Ele trabalha sim, digamos como ator. ´Quem quiser vê-lo é só procurar o cercado do Veado Campeiro.
Vou consultá-lo
[]'s
equipeminas4x4
30/09/2005, 14:13
Mestre Bill,
[]'s
Amigo Léo,
Abraços do amigo,
É verdade. Ele trabalha sim, digamos como ator. ´Quem quiser vê-lo é só procurar o cercado do Veado Campeiro.
Vou consultá-lo
[]'s
Amigo Leo, o cercado do veado campiro, fica ao lado do cercado da vaca louca, que vc conhece muito bem, por habitar o mesmo cercado que sua filhinha linda.
[]´s... esclarecedores.
Sergio Rocha
30/09/2005, 15:54
:palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas:
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Leo
vc que demonstra ser uma pessoa interessada em fauna, poderia talvez me esclarecer uma duvida.
Jacaré no seco anda ou atola ?
[]'
leovalle
30/09/2005, 16:02
Jacaré no meuco nada
Jacaré no seco mora
[]'s
Sergio Rocha
30/09/2005, 16:31
Jacaré no meuco nada
Jacaré no seco mora
[]'s
hehehehehehe
Assumiu o seu lado feminino ?
[]'
Sa_Mourao
30/09/2005, 16:55
Ó Meste Bill.
Tenho uma dúvida quando a libragem a ser usada em um pneu 33" com recapamento da fábrica 3K modelo Frederico. O mesmo encontra-se sem câmara (pq câmara é coisa de viado).
Por favor Mestre assim q tiver um tempinho, responda a essa dúvida intrigante.
Favor mencionar o pressão atmosférica ideal, bem como umidade do ar e materiais necessários para aferição da perfeita libragem. Os mesmos devem ser calibrados em laboratórios específicos ?
Abraço ao grande Mestre.
equipeminas4x4
30/09/2005, 16:59
Srs.,
Infelizmente as questões colocadas ao sr. Willian Arnold Johnson, terão que aguardar pelas devidas respostas até a próxima 2ª feira. O sujeito conhecido com o Bill, foi ao médico Dr. Quededo, tomar a famosa DEDADA.
[]´s... explicativos.